segunda-feira, 11 de agosto de 2008

DESTAQUES


Acrobacias Chinesas

Circo Internacional de Beijing apresentará o espetáculo “O Império da Mongólia” em Fortaleza

No mês que vem chega a Fortaleza a imperdível temporada no Siará Hall do Circo Acrobático Internacional de Beijing. O grupo, criado em 1960, é o único no mundo de origem mongol com nível profissional, e tem como característica principal a incrível versatilidade de seus integrantes, o que lhes permite executar os mais diferentes tipos de números. Eles apresentarão o espetáculo “Império da Mongólia – O Vento de Ghengi´s Khan”, que foi incluído em 1996 pelo Ministério da Cultura da China como no importante catálogo Guia de Produções e Exibições Exportáveis de Nível Comercial, do qual só fazem parte atrações de comprovada qualidade cultural, artística e de entretenimento.



"Cruel", novo espetáculo da Cia. de Dança Deborah Colker, em Fortaleza

Deborah Colker propõe um enigma: uma série aberta de elementos narrativos que só se completa com o olhar do espectador. Corpos em movimento que exigem a decifração, um novo jogo entre o Acaso e a Necessidade. Histórias ordinárias, daquelas que se repetem invariavelmente na vida das pessoas, e que envolvem amores, amantes, família, laços que atam e desatam. Histórias quase sempre cruéis. Foi assim que nasceu seu novo espetáculo, com estreou em abril no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, e agora chega a Fortaleza. As apresentações na capital cearense acontecem sábado, dia 30 de agosto na Praça Verde do Centro Dragão do Mar, sob supervisão da Free Lancer Produções.

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Madonna terá show extra no Brasil

A cantora Madonna irá se apresentar em um show extra no dia 20 de dezembro, em São Paulo. Ela tem outras duas performances marcadas no Brasil - dia 14 no Rio e dia 18 também na capital paulista. Os ingressos para assistir à etapa brasileira da turnê "Sticky and sweet" vão custar entre R$ 160 e R$ 600 nas duas capitais. As vendas começam em 1º (show do Rio) e 3 de setembro (São Paulo). O site responsável pela venda está cadastrando interessados e foram feitas denúncias de taxas abusivas e discriminação (o cadastro seria uma espécie de “peneira” para validar a venda do ingresso). A turnê é do seu 11º disco de estúdio, "Hard candy", que contou com participações e produção de Timbaland, Justin Timberlake e Pharrell Williams. Mais de 40 mil pessoas foram ao show da cantora no sábado (23), no Millennium Stadium de Cardiff, País de Gales, que marcou a estréia da turnê mundial “Sticky & sweet”. Muitos fãs britânicos esperavam na fila desde sexta-feira (22) para assistir à apresentação no estádio que tem capacidade total para 75 mil pessoas (contando a parte que ficou atrás do palco).

Veja como adquirir o ingresso para o show da Madonna >>> OUT CE



THE CULT NO CEARÁ MUSIC 2008

O Ceará Music 2008 acaba de confirmar mais uma atração internacional no casting do festival, a banda The Cult. Em turnê pelo Brasil, os ingleses liderados por Ian Astbury fazem o show de encerramento da temporada brasileira em Fortaleza. Além de The Cult também estão confirmadas as apresentações de Rita Lee, NX Zero e da banda sueca Millencolin. O Ceará Music 2008 vai ser nos dias 9, 10 e 11 de outubro no Marina Park Hotel e no Mucuripe Club. Realizado pela D&E Entretenimento e pela 77 Eventos e Promoções, o Ceará Music é uma mistura de pop, rock e tecno que acontece todos os anos, desde 2001, na capital cearense.

CEARÁ MUSIC 2008:
Local: Marina Park Hotel e Mucuripe Club
Atrações já confirmadas: The Cult, Millencolin, NX Zero e Rita Lee
Dia: 09, 10 e 11 de outubro
Hora: 17h (abertura dos portões)
Preços:
Brazuca Meia =R$ 89,00 (os três dias)
Camarote front Stage Burn = R$ 324,00 (os três dias)

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Um site de dar água na boca

Quem quiser conhecer a linha de produtos da marca Vignoli e conferir as delícias do cardápio da Pizza Vignoli, que vão de antepastos, massas, saladas até as pizzas crocantes, fininhas e leves é só dar uma passadinha no site www.pizzavignoli.com.br, que acaba de ser lançado. Navegando ao som de Wave, de Tom Jobim, é possível conhecer os pratos e adiantar o prazer de saboreá-los antes de pedir pelo delivery ou ir a um dos dois restaurantes, e também conhecer duas novidades da Vignoli: a marca própria Vignoli e o sistema de franquias. No portal, os interessados podem conferir os valores e vantagens de ter uma franquia Vignoli.

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Pancadaria no entorno do Dragão do Mar

Se já não bastassem os pedintes e "guardadores" de carros bêbados e drogados, pertubando, amendrontando e roubando a todos os turistas e cearenses que vão curtir a noite no entorno do Centro Dragão do Mar, agora o local virou palco de guerra de gangues. A "turma" da Graviola resolveu tomar o "ponto" dos pedintes e ladrões da favela Baixa Pau - ou seja - sábado passado teve pancadaria, bem em frente ao prédio da Marinha, ao lado do chopp do Bixiga, próximo a Órbita. A baixaria começou na madrugada, entre 1h30 e 2h. Uma mulher levou um tombo na briga, e ficaram pulando e dando chutes nela. Outra saiu com a cara rachada. A mais valente era uma loura alta, parecendo uma travesti, que se destacava. O Ronda do Quarteirão foi aparecer muito tempo depois, e ficou vários minutos para descer do carro.



Xuxa disputa ibope com menina Maisa neste sábado

A briga pela audiência na TV nas manhãs de sábado vai colocar Xuxa Meneghel, 45, contra a menina Maisa Silva, 6. A Globo volta a exibir o "TV Xuxa" neste sábado (30), das 10h às 11h30. Xuxa terá como concorrente direto o "Sábado Animado", comandado por Maisa no SBT. Com uma estrutura infinitamente menor que o programa global, Maisa passa a manhã atendendo telefonemas de telespectadores e dançando no palco, ao vivo, entre a exibição de um desenho animado e outro. O que chama a atenção do público é a espontaneidade da menina, revelada no programa Raul Gil. O sucesso fez com que Sílvio Santos a proibisse de dar entrevistas e a convidasse para participar de seu "Programa Silvio Santos". Atrevida, no último domingo (24), a pequena Maisa chamou Silvio Santos de "idoso".
O "Sábado Animado" já empatou com a Globo no dia 2 deste mês, quando Xuxa estava fora do ar, com sete pontos de média. No último sábado (23), exibindo a Olimpíada, a Globo ficou em primeiro lugar no Ibope, com 17 pontos, no horário em que disputou com a menina Maisa. O "Sábado Animado", das 7h às 12h29, marcou seis pontos de média. Também exibindo a Olimpíada, a Band ocupou o terceiro lugar, com cinco pontos. Já a Record ficou em quarto lugar, com apenas três pontos. Na volta à TV, Xuxa vai entrevistar o ator e apresentador Márcio Garcia, que estava na Record e foi contratado pela Globo. O "TV Xuxa" foi exibido pela última vez dia 28 de junho, e ficou fora do ar desde então por causa das transmissões esportivas da Globo (Stock Car, vôlei e Olimpíada).

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Justiça proíbe veiculação da 'Playboy' de Carol Castro com foto de terço

Quem ainda não viu, deve correr. A Justiça proibiu ontem a veiculação da "Playboy" da atriz Carol Castro, que aparece seminua com um corpete transparente, segurando um terço em uma das fotos. A multa diária será R$ 1 mil, caso a editora Abril, responsável pela publicação, não recolha a revista das bancas. A "Playboy" diz que só se pronunciará após ser notificada pela Justiça, o que ainda não teria ocorrido. A revista ficaria nas bancas até o dia 9 de setembro, quando chega a próxima edição estrelada pela ex-BBB Gyselle Soares. A censura foi pedida em ação conjunta do Instituto Juventude Pela Vida, do Rio, e por um padre identificado como Lodi, de Goiás, representados pelos advogados Renato Beneduzi e Ricardo Brajterman, que no Carnaval ajuizou a ação que proibiu a Viradouro de desfilar um carro alegórico sobre o Holocausto a pedido da Federação Israelita do Rio. O juiz Oswaldo Freixinho da 29ª Vara Cível do Rio proibiu que novas edições da revista com esta foto sejam veiculadas. "Me inspirei na cena em que Dona Flor sofre ao perder Vadinho. Jorge Amado sempre retratou as mulheres sensuais e religiosas. Não tive a menor intenção de ofender", defende-se Carol Castro, que representa Dona Flor no teatro.




AVENTURA À MODA ITALIANA
Seis mulheres viajando em camionetes 4x4 em contato com a cultura, pessoas e belezas naturais dos locais por onde elas passam. Este é mote do reality show italiano, no ar há 20 anos, Donnavventura, aterrissou no Brasil. Fenômeno de audiência, o programa chega a um milhão de expectadores por episódio. Ao longo de dois meses, as “repórteres” da Itália atravessarão o País. Na Embratur, que dá apoio logístico ao programa, a expectativa é que o reality show aumente o número de italianos em visita ao Brasil. Em 2007, a Itália foi o quarto maior emissor de turistas ao País. As “donnas” italianas estiveram no Ceará (de 19 a 24 de agosto) e passaram por Canoa Quebrada, Fortaleza, Jericoacoara e Camocim, mostrando à expressiva audiência do programa na Itália o que Brasil tem a oferecer.

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INTERVENÇÕES HUMANAS


Grupo formado através do curso de Formação de Agentes Culturais do Pontos de Corte promove intervenção urbana no próximo dia 30


O grupo Intervenções Humanas, idealizado pelos alunos do projeto Pontos de Corte, da Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes, estará no dia 30, a partir das 16h, promovendo encontro das diversas linguagens artísticas na busca de reflexões sobre o espaço urbano. A intervenção acontecerá na Rua Baturité com a Rua José Avelino, na Praia de Iracema. O evento trará oficinas de “Encadernação com papel reciclado" e " Trabalhos com solda – esculturas", palestra: Introdução a história do Cinema, ainda exposições, cineclube com exibições de obras de cineastas locais e show da banda Alegoria da Caverna. Para participar das oficinas é necessário fazer a inscrição antecipadamente pelo email interhumanas@gmail.com. Outras informações através do telefone (85) 8886-3900.




DOMINGO TEM CINEMA DE GRAÇA


O Cinema de Canto a Canto leva cinema de graça aos morados dos bairros de Fortaleza. No próximo domingo, dia 31, exibe os filmes “Historietas Assombradas” (foto), de Victor Hugo Borges, e “No meio da Rua”, de Antônio Carlos da Fontoura. As sessões acontecem a partir das 18h, nas praças: Carlito Pamplona (Avenida Francisco Sá) Antônio Bezerra (Rua Padre Perdigão Sampaio) Mauá (Ruas Paraná e Guanabara, no Pan Americano) Gustavo Barroso (conhecida como Praça do Liceu, no Jacarecanga) Sagrada Família (Rua Humberto Lomeu, esquina com a Rua Sargento Barbosa, no Conjunto Cearazinho) e Praça da Igreja Matriz de Messejana ( Rua tenente Jurandir de Alencar, próximo ao n. 76, em Messejana).


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Juliane Moore no Brasil para lançar "Ensaio sobre a Cegueira"

Filme do brasileiro Fernando Meireles, de "Cidade de Deus", baseado na obra de José Saramago, estréia dia 12 de setembro

A atriz americana Julianne Moore, protagonista do filme dirigido por Fernando Meirelles, Ensaio sobre a Cegueira, retorna ao Brasil neste mês para prestigiar os eventos de lançamento do filme, que estréia nos cinemas em 12 de setembro.

Filmado em 2007, em três diferentes países - Canadá, Uruguai e Brasil - ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA é uma co-produção Brasil, Japão e Canadá que reúne elenco internacional, com nomes de destaque como Julianne Moore, Mark Ruffalo, Alice Braga, Gael Garcia Bernal, Danny Glover, entre outros.

ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA conta a história de uma inédita epidemia de cegueira, inexplicável, que se abate sobre uma cidade não identificada. Tal "cegueira branca" — assim chamada, pois as pessoas infectadas passam a ver apenas uma superfície leitosa — manifesta-se primeiramente em um homem no trânsito e, lentamente, espalha-se pelo país. Aos poucos, todos acabam cegos e reduzidos a meros seres lutando por suas necessidades básicas, expondo seus instintos primários. À medida que os afetados pela epidemia são colocados em quarentena e os serviços do Estado começam a falhar, a trama segue a mulher de um médico, a única pessoa que não é afetada pela doença.

O foco do filme, no entanto, não é desvendar a causa da doença ou sua cura, mas mostrar o desmoronar completo da sociedade que, perde tudo aquilo que considera civilizado. Ao mesmo tempo em que vemos o colapso da civilização, um grupo de internos tenta reencontrar a humanidade perdida. O brilho branco da cegueira ilumina as percepções das personagens principais, e a história torna-se não só um registro da sobrevivência física das multidões cegas, mas, também, dos seus mundos emocionais e da dignidade que tentam manter. Mais do que olhar, importa reparar no outro. Só dessa forma o homem se humaniza novamente.

ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA, dirigido por Fernando Meirelles (de “O Jardineiro Fiel” e “Cidade de Deus”, pelo qual foi indicado ao Oscar de Melhor Diretor), é baseado na obra do escritor português José Saramago, único escritor da língua portuguesa a receber o primeiro Nobel de literatura, e abriu o último Festival de Cannes.

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Declarações polêmicas de Fagner

Bem humorado e sempre com opiniões polêmicas, Fagner respondeu às perguntas do blog DIVIRTA-CE sobre o novo DVD, gravado no Centro Dragão do Mar, “Raimundo Fagner – Ao Vivo”. Ele falou sobre o futuro da música, das gravadoras, dos artistas, internet, política e outros temas.

DIVIRTA-CE – Como foi a vendagem de mais de 700.000 cópias do CD duplo gravado no Centro Dragão do Mar e como espera a repercussão do lançamento deste DVD “Raimundo Fagner Ao Vivo”?
FAGNER – Foi fantástico. Na época em que o CD foi lançado, depois do show, em 2000, não existia muita pirataria como agora, era mais camuflado. O DVD foi lançado com muito sacrifício. Tudo aconteceu graças ao Rosemberg Cariry, inclusive faço um agradecimento especial a ele. Choveu na noite do show e a própria gravadora não havia autorizado a gravação do DVD. Tinha até uns americanos que queriam gravar, só que não foi autorizado.

DIVIRTA-CE – E como e quando Rosemberg e você convenceram a Sony/BMG?
FAGNER – Ano passado, vimos as filmagens, Rosemberg veio ao Rio e pedi para ele mostrar ao pessoal da gravadora. Eles gostaram.

DIVIRTA-CE – Agora com essa pirataria mais “descarada”, como você prevê a vendagem do seu DVD e como vê o futuro da música, das gravadoras e dos artistas com a internet?
FAGNER – Não posso profetizar... Eu queria que comercializassem música na internet, mas não queria que acabassem com a magia do CD, do objeto. Acho que todos que baixassem deveriam pagar pela música. Deveria ter um ministro que reprimisse mais a prática da pirataria nas ruas.

DIVIRTA-CE – Você fala, o Ministro da Justiça?
FAGNER – Não, o da Cultura, o Gil. É que ele nunca vendeu CD. Ele é só laranja da Warner, do Midani, do Lula.

DIVIRTA-CE – Dentro desse assunto político, você já tem candidato em Fortaleza?
FAGNER – Política, eu estou fora. Mas nossa cidade está um pouco abandonada. Ela precisa se reafirmar nacionalmente. Natal já ultrapassou Fortaleza, tanto em destino turístico como no fator econômico. Aracaju, João Pessoa, todas essas outras capitais nordestinas estão encostando em Fortaleza. Precisa que a prefeita mostre que está fazendo o seu trabalho e que os outros que querem ser prefeitos apresentem uma proposta melhor, e que todos decidam.

DIVIRTA-CE – Como foi fazer este DVD para 40 mil pessoas em Fortaleza, com músicas de toda sua carreira, no Centro Dragão do Mar? Foi o show mais marcante dos 35 anos de carreira?
FAGNER – Foi realmente emocionante. Todas aquelas pessoas, aquele coro, uma coisa inesquecível mesmo. Não sei se foi o show mais marcante, porque já aconteceu muitos nesses anos, mas, com certeza, é um dos destaques. O “cenário” do Dragão do Mar ajudou muito. Foi um casamento perfeito – trouxe a massa.

DIVIRTA-CE – Como você analisa os novos talentos da cidade, os músicos, bandas e cantores da cena alternativa do Ceará? Você acha que, mesmo nesses tempos de inovações tecnológicas, é necessário os artistas saírem de Fortaleza para fazerem sucesso no Brasil?

FAGNER- O artista tem que sair da sua aldeia. Eu estou sempre viajando, fico em Fortaleza, na casa de praia, mas estou sempre rodando. Não quero apontar nomes, porque isso causa uma ciumeira... Acho que o grande destaque do Ceará são os músicos. Talvez por isso, tem acontecido grandes festivais, como esse da Ibiapaba, em Viçosa. Os músicos que tocam comigo ficaram comentando a maravilha que é aquilo lá. O pessoal em Fortaleza acredita na melodia, é muito criterioso. O que falta nos meninos é produzirem para as rádios.

DIVIRTA-CE – O que você pensa desses novos hits nacionais eleitos pela mídia como a “Dança do Creu”?
FAGNER – Isso sempre foi assim. A mídia não tem critério de qualidade. A música que eles querem é muito banal. É a música pra suar, pra vender abadá. Mas existe quem goste de música boa.

DIVIRTA-CE – Você é mestre em grandes parcerias e composições. Quais serão as próximas? Já está preparando algum CD de músicas inéditas?
FAGNER – Estou preparando um disco de inéditas, com os parceiros de sempre, Fausto (Nilo), Clodô, Brandão e outros. Música regional de qualidade, música romântica, tudo estará nesse novo CD que trabalharei muito nesse mês de agosto. Já gravei 4 músicas e também estou recebendo sugestões de compositores. Podem enviar seus trabalhos para o Estúdio Ararena (Rua Jaguaribe, 55 - Aldeota).

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'Movimentos Improváveis' potencializa expressividade humana e reinventa cotidiano de Fortaleza

Nossos movimentos estão limitados: todos os dias fazemos os mesmos traçados para casa, trabalho ou estudos. As situações que vivemos são também previsíveis e pouco acrescentam à possibilidade da alegria e da poesia se incorporarem ao dia-a-dia. Não percebemos que esforços quase banais podem ser reelaborados, recompostos, agenciados, para criar perspectivas mais desejáveis para a vida.

Para o projeto intitulado Movimentos Improváveis, foram criadas algumas situações ou brincadeiras, que permitem a um cidadão comum, freqüentador do Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza, perceber sua cidade com renovada curiosidade e até mesmo gerar pequenas alterações em seu funcionamento rotineiro. Gratuitas ao público, a série de oito movimentos acontecerá de terça-feira, 26, a partir das 19h, até sábado, 30 (com término às 17h neste dia).

Inserido na programação do II BNB Agosto da Arte, o projeto Movimentos Improváveis oferece situações e passeios onde os participantes, na qualidade de cidadãos-artistas, terão a oportunidade de andar, olhar, conversar, pesquisar, gravar depoimentos, fotografar. E tirar da invisibilidade territórios da alma.

É nesta recomposição, com ferramentas de uma psicogeografia, que a cidade é alcançável e passível de ser apropriada, capturada e revertida. De cada passeio surgirão textos, fotos, imagens que alimentarão um arquivo a ser utilizado na construção de mapas afetivos de Fortaleza.

O leitor encontrará adiante propostas em que participantes são instigados a experimentarem o deslocamento do corpo no espaço como uma potência da expressão humana, da reinvenção cotidiana da cidade e do universo.

Quando se movimenta com ganas de experimentar novos e nem sempre confortáveis modos de fazer as coisas, e se existe a inquietude, os desdobramentos terão sempre uma dimensão política contundente. Bom proveito.

Movimentos Improváveis em Fortaleza
Inscrições gratuitas: A partir do dia 26 de agosto, na recepção do CCBNB-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 – Centro – fone: (85) 3464.3108)

PROGRAMAÇÃO

Movimentos pelo corpo cotidiano
Data: terça-feira, 26 de agosto
Horário: 19h às 21h
O maracatu e Le Parkour podem ser entendidos como práticas estéticas relacionadas ao ato de passear, onde o corpo e o espaço são articulados como forma de discurso sobre o mundo. A proposta é pôr em diálogo singularidades como ritmo, velocidade, repertório, origens, para refletir sobre a reinvenção cotidiana do corpo. Pequenos passeios e conversas no pólo de lazer da avenida Sargento Hermínio. Participação aberta.

Movimentos cadeirantes
Data: quarta-feira, 27 de agosto
Horário: 10h às 18h
Cinco cadeiras de roda são colocadas à disposição dos usuários do CCBNB-Fortaleza, para que possam circular pelo centro da cidade, propiciando uma situação de empatia com os cadeirantes. Também se pretende criar um lugar privilegiado para observação de temas como acessibilidade e preconceito. Participação aberta.

Movimentos pela sorte
Data: quarta-feira, 27 de agosto
Horário: 18h às 20h30
Divididos em dois grupos, o primeiro irá passear e conversar com um vendedor de Totolec. Ao segundo grupo cabe um vendedor de seguros. Mais tarde, todos se reunirão tendo um filósofo como mediador de uma conversa sobre sorte, probabilidade, segurança, oportunidade – enfim, movimentos em direção a pontos de encontro da imaginação com a realidade. Participação aberta.

Movimentos centrípetos
Data: quinta-feira, 28 de agosto
Horário: 15h às 18h
Pessoas previamente escolhidas por nunca terem ido ao centro da cidade e serem de diferentes bairros se encontram, próximo à Praça do Ferreira, em um espaço onde convivem um café e um salão de beleza. A idéia é usufruir os serviços e dispor da possibilidade de se conhecerem. Depois vão ao CCBNB-Fortaleza, onde se exibe um vídeo do encontro e falam da vivência. Vagas: 12. Participação aberta no bate-papo.

Movimentos lingüísticos
Data: quinta-feira, 28 de agosto
Horário: 19h às 21h30
Passeio para desenvolvimento de conceitos sobre a arte de passear. Após uma exposição de uma proposição de Michel de Certeau (o passeio como expressão e linguagem), um matemático, um lingüista e um profissional da dança coordenarão pequenos passeios, onde investigarão quais conceitos e repertórios de seus campos de trabalho podem ser emprestados à prática estética do passear. Vagas: 12.

Movimentos civis
Data: sexta-feira, 29 de agosto
Horário: 15h às 17h
Um passeio por um monumental ferro-velho ouvindo, com o apoio de um tocador de MP3, o diálogo de Fanchou e Lira, personagens da peça Guernica, do autor espanhol Fernando Arrabal, que não se vêem em meio aos escombros gerados pela Guerra Civil Espanhola. Interpretação de Eugênia Siebra e Gil Brandão. Participação aberta.

Movimentos de escuta
Data: sexta-feira, 29 de agosto
Horário: 19h às 20h30
Caminhar nas imediações do Passeio Público é transpassar universos inalcançáveis, que só aumentam a sensação de distância social entre os fortalezenses. Quem são estas mulheres que ganham a vida no comércio do corpo? O que elas têm dizer sobre a cidade, sobre seu cotidiano, sobre as pessoas que conhecem entre paredes, longe das vistas públicas? Nesta proposta, o participante pode caminhar pelas alamedas do Passeio Público, ouvindo depoimentos de prostitutas que trabalham na região. Participação aberta.

Movimentos mítico-lúdicos
Data: sábado, 30 de agosto
Horário: 15h às 17h
A proposta aqui é atualizar um mito grego criando um jogo que torne a cidade mais lúdica. A narrativa todos conhecem: para vingar a morte de seu filho, Minos entrou em guerra contra Atenas e venceu. Como desforra, ordenou que, todos os anos, sete rapazes e sete moças atenienses fossem enviados para serem devorados pelo Minotauro. No terceiro ano, Teseu ofereceu-se para matar o monstro. Para construir o jogo, sai o labirinto, entra o Beco da Poeira. Serão 14 jogadores fugindo do Minotauro, além de um Teseu caçador. Vagas: 16.




O Cinema em diálogo com a Literatura e as Artes Visuais

A Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAO) promove em agosto duas semanas de seminários abordando o cinema, a literatura e as artes visuais. As inscrições para os seminários "Literatura Brasileira e Cinema" e "Artes Visuais - Percepções e Reflexões em Linguagens Híbridas" estão abertas de 04 a 13 de agosto, na própria Escola. A programação, inteiramente gratuita e com fins educacionais, é direcionada à pessoas com mais de 18 anos. O evento que dá incício em 18 de agosto conta com exibição de filmes seguida de discussão mediada pelos educadores convidados. Ao final da semana, cada educador fará uma palestra.

Um dos convidados é Carlinhos Perdigão, arte-educador e mestrando em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha. O outro é Marcos Lopes, graduado em Artes Plásticas pelo CefetCe, professor da mesma instituição e atualmente aluno da Especialização em Teoria da Imagem e da Comunicação na UFC.

Os participantes que comparecerem a todos os encontros receberão certificado comprovando carga horária de 20 horas. “Os seminários objetivam discutir a linguagem cinematográfica em função de outras linguagens artísticas, incentivando a formação de cineclubes e dinamizando as atividades culturais do bairro Jacarecanga”, explica a coordenadora da EAO, Juliana Marinho.


Confira a programação e horários de inscrição:
Seminário Literatura Brasileira e Cinema
com Carlinhos Perdigão

Seminário Artes Visuais - Percepções e Reflexões em Linguagens Híbridas
com Marcos Lopes
De 25 a 29 de agosto
Através da leitura de obras audiovisuais, refletir sobre os modos de pensar e fazer arte, observando as relações entre percepção, formas visuais e modos de expressão, possibilitando experimentações visuais.
Carga horária: 20 horas

Dia 25 – Babel
Diretor: Alejandro Iñárritu. Com Brad Pitt, Cate Blanchett e Gael García Bernal. Drama. EUA. 2006. 142min.

Dia 26 – Modigliani, Paixão pela vida
Diretor: Mick Davis. Com Andy Garcia, Omid Djalili. EUA, 2004. 128min.
Dia 27 – Discreto charme da burguesia
Diretor: Luís Buñuel. Com Fernando Rey, Julien Bertheau e Paul Frankeur. Espanha/França/Itália, 1972. 102 minutos.

Dia 28 – A pessoa é para o que nasce
Diretor: Roberto Berliner. Com Maria, Regina e Conceição. Brasil, 1998. 6min.
Dia 29 – Palestra Artes Visuais e Linguagens Híbridas
Com o educador convidado Marcos Lopes.

Inscrições: de 4 a 13 de agosto, de 8h às 12h e de 13h30 às 17h30. Vagas limitadas.
Realização: de 25 a 29 de agosto, a partir das 13h30, no Auditório da EAO.


Serviço: Seminário Literatura Brasileira e Cinema, com Carlinhos Perdigão. De 18 a 22 de agosto. Seminário Artes Visuais – Percepções e Reflexões em Linguagens Híbridas, com Marcos Lopes. De 25 a 29 de agosto. De 13h30 às 17h30, no Auditório da EAO. Inscrições de 4 a 13 de agosto, na EAO (Rua Francisco Sá, 1801. Jacarecanga). Informações: (85) 3238 1244. Email: eao@eao.org.br. Site: www.eao.org.br

Contato: Juliana Marinho (85) 8733.8828. Marcos Lopes (85) 8741.1233.



Semana de Lançamento da nova revista eletrônica Entrelugares: palestra, música, dança e muito mais

Revista aborda a sociopoética e abordagens afins


A sociopoética é um método de pesquisa que tem o mérito de valorizar o prazer e a criatividade na construção coletiva do conhecimento.

De acordo com o professor Jacques Gauthier, um de seus disparadores, a sociopoética é um método de pesquisa e aprendizagem que objetiva impedir:
- o não diálogo com as outras culturas, sobretudo as dominadas e/ou de resistência;
- a consideração dos não especialistas como incapazes de participarem da produção do conhecimento;
- a separação entre aprendizagem científica e o desenvolvimento artístico;
- a separação entre o conhecimento e a espiritualidade;
- o corte da cabeça do resto do corpo, da emoção, da intuição, da sensualidade e da sexualidade.

Segundo, Edgard Morin, ela "constitui uma ajuda à estratégia do pensamento”.


Esta semana, Fortaleza recebe Jacques Gauthier e lança revista eletrônica especializada na sociopoética e temas afins. confira a programação:


Transdução e Individuação na obra de Gilbert Simondon – pesquisas sociopoéticas na Educação

* Palestra do Professor Jacques Gauthier
dia 27 de agosto (qua)às 14h30
na sala de aula da Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará

* Primeiro Lançamento da revista eletrônica Entrelugares
dia 28 de agosto (qui) às 19h
no Espaço Cultural da ADUFC (Av da Universidade, 2346 - Benfica)
Programação Cultural: Banda Sopros e Batidas, Pingo de Fortaleza, Samba de Rosas

* Segundo Lançamento da revista eletrônica Entrelugares
dia 31 de agosto (dom) às 19h
no Espaço Tempo Livre (Rua Magistrado Pompeu, 385 - Cidade 2000)
Programação Cultural: vicência com Norval Cruz, apresentações das dançarinas Nadir Nóbrega e Piedade Lino Videira



24 HORAS

ANIVERSÁRIOS - FALECIMENTOS - DATAS




Madonna faz 50 anos sem revelar cirurgias e em turnê mundial

Madonna Louise Veronica Ciccone, a cantora Madonna, completa neste sábado 50 anos e, apesar de seu caráter camaleônico, continua sendo vista como ícone da música pop, sempre com renovadas controvérsias.

Uma das últimas é uma misteriosa bandagem que surgiu em seu tornozelo, espalhando rumores de que o ferimento adiou a festa de aniversário da cantora.


No entanto, Madonna --que também tem como apelidos Nonnie, Maddy, Mo, The Material Girl, Madge, além de se autodenominar Esther na cabala e usar M para se referir a si mesma-- enfrenta o tabu que o envelhecimento se tornou em uma sociedade orientada pelo padrão jovem, algo especialmente cruel na indústria que ela mesma ajudou a configurar.

A idade não afeta o poder da cantora de mobilizar audiências no planeta, mas Madonna, por exemplo, não reconhece fazer cirurgias plásticas e é praticamente "perseguida" pelos paparazzi e cobrada para que "confesse" intervenções.

O designer gráfico Rafael Augusto, 28, do site Madonna Online, afirma que este é um dos principais desafios da cantora atualmente.

Ele já foi a dois shows da cantora e afirma que o site terá um enviado ao espetáculo que dá início à nova turnê, em Cardiff, no Reino Unido.

"Isso é verdade, ela muda o cabelo, mas acho uma questão isso das cirurgias plásticas, acho que deveria assumir", disse Augusto.

Em artigo no tablóide britânico "The Daily Mail", a colunista Liz Jones comentou sobre as fotos nas quais a cantora aparece "doente". Pelo visto, a cantora não estava doente, apenas saía com sua filha de um centro de estudos de cabala, sem maquiagem, ainda um pouco sonolenta pela manhã.

As "críticas" em relação à Madonna abrangem fortemente a vida pessoal da cantora, apesar do relacionamento discreto --comparados a outros do jet set de celebridades-- com o cineasta Guy Ritchie, há rumores de uma suposta crise do casal.

Sua primeira filha, Lourdes Maria, surgiu de um relacionamento à la Madonna, sem muita interferência do pai da criança, Carlos León. Mas, no caso de Ritchie, o casal ficou junto, teve um filho, Rocco, e ainda adotou uma outra criança, um menino do Maláui, David Banda.

Banda em especial foi objeto de polêmica na família Madonna. Grupos acusaram a cantora de burlar regras para adotar o menino e chegaram a veicular entrevistas com o pai da criança condenando o comportamento da cantora, algo posteriormente desmentido pelo Banda pai.

Em mais uma de suas vitórias, Madonna conseguiu finalizar há pouco tempo o processo de adoção. A história está diretamente ligada com a última controvérsia envolvendo Madonna.

O "Daily Mail" publicou que a cantora deve adotar uma outra criança vinda do Maláui.

Rumores de uma nova adoção de Madonna --observe que, ao contrário do casal Angelina Jolie e Brad Pitt, o Brangelina, não se une geralmente o nome de Madonna a Ritchie-- surgiram há algum tempo, sendo desmentidos posteriormente.





Cantor e compositor baiano Dorival Caymmi morreu aos 94 anos



O cantor e compositor Dorival Caymmi, que morreu neste sábado, aos 94 anos, no Rio, teve outras ocupações antes de se lançar na música. Ele serviu ao Exército e chegou a trabalhar na redação de um jornal em Salvador. Também tentou ser vendedor de bebidas, mas bebeu todo o mostruário.


Caymmi começou a carreira musical em programas de rádio na Bahia, ainda na década de 30. Mudou-se para o Rio em 1938, ano em que lançou o samba "O que É que a Baiana Tem?", de sua autoria. Carmen Miranda interpretou a canção no filme "Banana da Terra" e recebeu instruções do compositor para dançá-la.

Sua canção "O Samba da Minha Terra", de 1940, teve também grande sucesso, com os versos "Quem não gosta de samba/ Bom sujeito não é/ É ruim da cabeça/ Ou doente do pé". No mesmo ano, ele se casou com Stella Maris, que viria a ser sua companheira de toda a vida. A primeira filha do casal, Dinahir --que se tornaria a cantora Nana Caymmi--, nasceu em 1941, ano de "É Doce Morrer no Mar", música sua em parceria com o escritor Jorge Amado, e de "Você Já Foi à Bahia?". O segundo filho, Dorival --que se tornaria o músico Dori Caymmi--, nasceu em 1943, e o terceiro, Danilo --também músico--, em 1948.

Na época, Caymmi atuou no filme "Estrela da Manhã", baseado em argumento de Jorge Amado.

A década de 50 trouxe os primeiros LPs de Caymmi, entre eles "Canções Praieiras". Já o sucesso "Maracangalha" veio em um disco de 78 rpm de 1956, e "Saudade da Bahia" foi apresentada ao público em um programa de TV, no ano seguinte.

Com o sucesso de uma canção sua, "Das Rosas", nos EUA, na década de 60, ele lançou o álbum "Caymmi (Kai-ee-me) and the Girls From Bahia" no país.

Em 1975, compôs "Modinha para Gabriela", para a trilha sonora da novela "Gabriela", da Rede Globo, baseada no romance "Gabriela Cravo e Canela", de Jorge Amado. A canção fez sucesso na voz de Gal Costa.

Ao completar 70 anos, em 1984, recebeu diversas homenagens, entre elas o título de Cidadão Honorário pela Câmara de Vereadores do Rio. Na década de 90, sua produção musical diminuiu; em 2001, compôs em parceria com o filho Danilo e com Dudu Falcão a canção "Caminhos do Mar", interpretada por Gal Costa --no mesmo ano, a Editora 34 lançou a biografia "Dorival Caymmi - O Mar e o Tempo", escrita por sua neta, Stella Caymmi, filha de Nana.

A paixão de Caymmi pelo mar foi assim lembrada pelo letrista Paulo César Pinheiro: "seu violão tem cordas de sargaço/ e foi cortado de um pedaço/ de uma velha embarcação/ (...) / a voz é de arrebentação/ (...) Caymmi tem espumas no cabelo." Além do mar e da música, outra grande paixão de Caymmi era a pintura.

Conhecido pelo sorriso aberto, Caymmi declarou, aos 90 anos: "Não sou de dores nem de queixas".



Amigos e familiares velam corpo de Dorival Caymmi no Rio


O corpo do cantor e compositor Dorival Caymmi chegou à Câmara dos Vereadores do Rio, na região central da cidade, por volta das 16h deste sábado. O velório começou cerca de vinte minutos depois.

Familiares de Caymmi falaram sobre o sofrimento do músico nos seus últimos dias de vida, devido à ausência da mulher, Stella Maris, que está internada desde abril deste ano no Hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo (zona sul), e em coma há dez dias. "A ausência dela [Stella] acabou com ele. Ele entrou numa melancolia, desistiu de comer, desistiu de tudo", disse Nana Caymmi, a filha mais velha do músico. "Esses dias todos ficamos tentando que ele levantasse. Ele completou os 94 anos sem ela. Foi horrível."

Nana chegou ao velório do pai por volta das 16h, chorando muito. Perguntada sobre qual das músicas de Caymmi é a sua preferida, Nana citou "Acalanto", que foi escrita para ela pelo pai. "Nem sei se mereço", disse.

"Ele não soube do coma, mas desconfiou, porque ela não ligou mais para ele", disse Stella, filha de Nana e biógrafa do músico, autora de "Dorival Caymmi - O Mar e o Tempo".

Serenidade

"É complicado. Infelizmente, aconteceu", disse Danilo Caymmi, filho mais novo do músico. "Mas aconteceu de uma forma que a família toda desejava, ou seja, ele morreu em casa, como ele mesmo queria, com serenidade".

"Infelizmente, perdemos um grande cantor e compositor, mas a obra fica", concluiu.

Filha de Danilo, Juliana Caymmi lembrou do avô como "exemplo de pessoa". "Foram 94 anos bem vividos", disse, também chorando.

O outro filho do músico, Dori Caymmi, está nos Estados Unidos, segundo a família, e deverá chegar neste domingo (17) pela manhã para se despedir do pai.

Fãs

A cantora Daniela Mercury foi uma das primeiras a chegar à Câmara. Ela disse que Dorival é "um pai e um mestre" para ela. "O amor que tenho pelo país, tenho por ele. Não dá para pensar em samba, Bahia e Brasil sem pensar em Dorival Caymmi". Segundo Daniela, há cerca de três semanas ela contou a Caymmi por telefone a intenção de fazer com outros músicos baianos uma homenagem a ele. Sexta à noite, ainda segundo a cantora, ela gravou até tarde uma versão da famosa "Samba da Minha Terra" como parte da homenagem.

Entre os fãs presentes no velório estão os novelistas Gilberto Braga e Glória Perez, da Globo. "Adoro tudo o que ele fez na vida, tudo dele, e mais os sambinhas alegres que ele fez", afirmou Braga. A música "Sábado em Copacabana", de Dorival Caymmi, foi o tema da abertura da mais recente novela de Braga, "Paraíso Tropical".

Até as 18h, 81 pessoas já haviam passado pelo local. De acordo com o Cerimonial da Câmara, o velório ficará aberto até as 22h deste sábado e a partir das 7h deste domingo. Foi na Câmara de Vereadores do Rio que Caymmi recebeu o título de Cidadão Honorário da cidade, em 1984, ao completar 70 anos. O músico nasceu em Salvador, em 1914, e se mudou para o Rio em 1938.

O enterro ocorrerá neste domingo no cemitério São João Batista, em Botafogo.



Canções de Caymmi acentuam nossa auto-estima, diz Ivete Sangalo

A cantora baiana Ivete Sangalo lamentou a morte de Dorival Caymmi. O músico morreu neste sábado, aos 94 anos, em seu apartamento em Copacabana, na zona sul do Rio. As causas da morte foram insuficiência renal e falência múltipla dos órgãos.

"Dorival Caymmi foi um grande tradutor da Bahia e do Brasil", afirmou Ivete. "Suas canções se perpertuarão, acentuando a nossa auto-estima."


"Eu, como baiana, tenho uma relação intensa com a Bahia de Dorival Caymmi", escreveu a cantora, em nota à imprensa. "Ele foi um grande tradutor das coisas boas da gente, ele era um homem que via poesia em coisas do cotidiano que só ele via, com a sensibilidade que ele tinha."

"Mas acima de tudo, além de traduzir a Bahia, ele traduzia o Brasil", continua Ivete. "Ele foi um homem que levou a sua música para o mundo. O mundo passou a conhecer ainda mais o conteúdo cultural da gente através de Dorival Caymmi."

"Eu particularmente sou uma fã incondicional de Dorival Caymmi e de sua obra. Acho que a Bahia desfrutará sempre dessa auto-estima que ele inseriu em cada um de nós e ele além de um grande compositor, era o poeta da auto-estima que falava da nossa Bahia com tanta propriedade que a gente se despede sentindo muito, mas agradecendo por tudo que ele fez."

Outras personalidades também lamentaram a perda do músico baiano. O também cantor e compositor Chico Buarque afirmou que Caymmi "era um artista fundamental e um amigo muito querido" em comunicado enviado através de sua assessoria.

A jornalista Glória Maria, que entrevistou o músico baiano várias vezes ao longo de sua carreira, disse que "Caymmi foi um dos últimos cavalheiros".

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, através de nota oficial, afirmou que a obra de Caymmi "permanecerá sempre viva na memória dos brasileiros, iluminando a todos com a graça e a alegria de suas músicas".




"Dorival Caymmi era um artista fundamental", diz Chico Buarque

O cantor e compositor carioca Chico Buarque lamentou a morte do amigo Dorival Caymmi. O músico baiano morreu, aos 94 anos, na manhã deste sábado, em seu apartamento em Copacabana, zona sul do Rio.

"Dorival Caymmi era um artista fundamental e um amigo muito querido", disse Chico Buarque, em comunicado enviado à Folha Online através de sua assessoria.

Veja imagens de Dorival Caymmi cantando "Paratodos" ao lado de Chico Buarque e de outros artistas da MPB, como Tom Jobim, Djavan e Daniela Mercury.

Outras personalidades também lamentaram a perda do compositor. A jornalista Glória Maria, que entrevistou o músico baiano várias vezes ao longo de sua carreira, disse que "Caymmi foi um dos últimos cavalheiros".

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, através de nota oficial, afirmou que a obra de Caymmi "permanecerá sempre viva na memória dos brasileiros, iluminando a todos com a graça e a alegria de suas músicas".

Caymmi morreu por volta das 6h, em sua casa no Rio de Janeiro, informaram familiares do músico. As causas foram insuficiência renal e falência múltipla dos órgãos. O músico sofria de câncer.

Ele era casado com a cantora Stella Maris, com quem teve três filhos: Nana Caymmi, Dori Caymmi e Danilo Caymmi, todos músicos como os pais. A mulher de Caymmi está internada em coma, no Rio.

O corpo do compositor é velado na Câmara dos Vereadores, no centro do Rio. O enterro será na tarde deste domingo (17), no cemitério São João Batista, em Botafogo, zona sul da capital fluminense.

ARQUITETURA, DECORAÇÃO, DESIGN



“Jeito cearense de morar” inspira ambientações da Casa Cor Ceará 2008


A Casa Cor Ceará comemora sua décima edição com o tema “Jeito cearense de morar”, que acontece de 8 de outubro a 9 de novembro, na casa da família Furlani, localizada no bairro Edson Queiroz (Rua Augusto Jaime Benevides, 1100), em Fortaleza (CE).

Antes do seu lançamento, o evento apresenta uma retrospectiva dos seus 10 anos no Ceará em forma de mostra na Praça Telão, no Shopping Iguatemi. Esta exposição ocorre entre 2 e 16 de outubro, serão exibidas fotografias e vídeos com depoimentos, fazendo um resgate das edições da Casa Cor Ceará.

Para esta edição, a Casa Cor Ceará conta com área total de 4 mil m², sendo 2 mil m² de área construída, dispondo de mais de 40 ambientes. O investimento está em torno de 3 milhões de reais, gera, nesta primeira etapa de construção, cerca de 1.230 empregos. A estimativa é que mais de 25 mil pessoas prestigiem o evento.

Mantendo a tradição de homenagear grandes nomes, a Casa Cor Ceará escolheu, para a sua 10ª edição, dois grandes representantes do estado. O ambiente “Varanda” será dedicado ao jornalista Demócrito Dummar e o “Escritório do Jornalista” fará menção ao homenageado. Já o empresário Deusmar Queirós terá o ambiente “Refúgio do Empresário” dedicado a ele.

Neste ano, a acessibilidade e a sustentabilidade são duas palavras de ordem. Apesar do evento sempre ter se preocupado com o acesso de idosos e portadores de deficiência, na sua décima edição, esse aspecto foi reforçado. Para isso foi criado um elevador especial que facilita o descolamento entre os dois pisos.

Quanto à responsabilidade ambiental, a Casa Cor Ceará está em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente. “Estamos unidos com arquitetos e construtores para conscientizar a população de cuidados ambientais”, afirma Neuma Figueiredo, coordenadora Casa Cor Ceará.

ARTES PLÁSTICAS

ARTIGOS


Mobilização contra o desemprego precoce


Susana Penteado*


É muito preocupante o resultado de novíssimo estudo referente ao Brasil, divulgado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), que indica ser o desemprego, na faixa etária de 15 a 24 anos, 3,5 vezes maior do que o dos trabalhadores adultos. Mais grave é a constatação de que o problema cresce paulatinamente, atingindo sua proporção mais elevada desde o ano 2000. A falta de oportunidades de trabalho para a juventude não atinge apenas os brasileiros, conforme se observa em estatísticas da Organização Internacional do Trabalho (OIT): 44% dos mais de 200 milhões de desempregados no mundo têm menos de 24 anos.

No entanto, a taxa de desemprego dos jovens no Brasil, em relação à população adulta, é uma das maiores entre dez países incluídos na pesquisa do Ipea, ficando em situação mais favorável apenas em relação à Itália (3,9), Suécia (3,8) e Reino Unido (3,6). O fato é que essa situação, nacional e mundial, compromete seriamente um dos mais importantes compromissos da Declaração do Milênio: “Elaborar e aplicar estratégias que proporcionem aos jovens a possibilidade real de encontrar um emprego digno e produtivo”.

Fica muito clara, portanto, a premência de se cumprirem rigorosamente as determinações do decreto presidencial nº 5.598, de 1º de dezembro de 2005, que regulamenta a contratação de aprendizes no Brasil. Mais do que atender ao marco legal, uma obrigação inalienável de pessoas físicas e jurídicas, trata-se de uma atitude imprescindível de responsabilidade com os jovens e o futuro do País. Como se sabe, tendo como base o total de seus trabalhadores cujas funções demandem formação profissional, todo estabelecimento brasileiro é obrigado a empregar número de aprendizes equivalente a cinco por cento, no mínimo, e 15 por cento, no máximo. Estão dispensadas desse compromisso apenas as pequenas e microempresas e as entidades sem fins lucrativos que tenham por objetivo a educação profissional.

Para o cumprimento adequado desse dispositivo, é importante conhecer alguns detalhes do decreto. Um aspecto que causa certa confusão é a faixa etária — 14 a 24 anos — que caracteriza o aprendiz. Desde que o jovem seja contratado com esse status, não há qualquer choque com a idade mínima de 16 anos a partir da qual é permitido o trabalho no Brasil. Também se deve entender que o contrato de aprendizagem é especial, ajustado por prazo determinado, não superior a dois anos.

Outro requisito é que o empregador compromete-se a assegurar ao jovem, inscrito em programa de aprendizagem, formação técnico-profissional metódica compatível com o seu desenvolvimento físico, moral e psicológico. A validade do contrato de aprendizagem pressupõe, ainda, anotação na Carteira de Trabalho e Previdência Social, matrícula e freqüência na escola, caso não haja concluído o ensino fundamental, e inscrição em programa de aprendizagem desenvolvido sob a orientação de entidade qualificada para este fim.

Este último requisito deve ser objeto de especial atenção das empresas, de modo a se garantir toda a segurança quanto à natureza jurídica e legal dos estabelecimentos de ensino profissionalizante. Somente são reconhecidas, para o devido cumprimento do decreto que regulamenta a contratação de aprendizes, entidades, sem fins lucrativos, que tenham por objetivos a assistência ao adolescente e a educação profissional e sejam registradas no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Há algumas instituições, como o CEPRO (Centro Profissionalizante Rio Branco), em São Paulo, que disponibilizam aprendizes para empresas interessadas e são organismos certificadores. Os estabelecimentos do Sistema S são igualmente aptos.

A perspectiva de uma carreira profissional, sem dúvida, é um dos fatores mais importantes para o processo de amadurecimento, desenvolvimento e consolidação da personalidade dos jovens. No Brasil, é superior a um milhão o número de adolescentes que ingressam todo ano no mercado de trabalho. Nossa responsabilidade perante esse contingente de pessoas é imensa. Não temos o direito de lhes transmitir a amarga sensação do desemprego precoce.



*Susana Penteado é coordenadora do Centro Profissionalizante Rio Branco (CEPRO).




Evolução da área de marketing



Elizabeth Campos*




As empresas utilizam e estruturam cada vez mais suas áreas de marketing, principalmente em segmentos que oferecem restrições como o de auditoria. Atualmente é uma realidade mundial.



A cada dia observamos uma evolução na cultura do mundo corporativo no que se refere à importância dispensada ao marketing e à visão empresarial moderna, que analisa a matéria como forma de obter mais e melhores negócios. É uma visão necessária para qualquer corporação – independentemente de tamanho ou do negócio - porém, ainda, infelizmente, não são todas as companhias que praticam. O marketing, assim como tudo na modernidade, também se adapta. O foco da padronização muda e entra em cena a segmentação, com a personalização de produtos. O desafio da área de Marketing nos dias de hoje é identificar as tendências ou microtendências de comportamento, como alguns preferem chamar.



Ao analisarmos um segmento específico, o de auditoria, podemos observar, com grande notoriedade que, nos últimos 10 anos a evolução da prática de marketing corporativo é uma realidade positiva neste setor. Cada vez mais essa área deixa de ser simplesmente fornecedora de anúncios e publicações para ser uma área que acompanha a estratégia da empresa e trabalha voltada para resultados.



Há mais ou menos 10 ou 12 anos as firmas de auditoria faceavam muitas limitações para divulgar seus serviços e sua marca e essa limitação permitiu que as áreas de marketing desenvolvessem outras ações eficazes para se apresentarem ao mercado e conquistarem clientes. Em uma década as firmas de auditoria se organizaram de tal maneira que atualmente contam com estruturas responsáveis não só por padronizações e publicidade, mas também por meios como organização de eventos; coordenação de assuntos de mídia – através de assessoria de imprensa, oferecendo o grupo de executivos da corporação como fontes de informação de credibilidade – planejamento e desenvolvimento de negócios; pesquisas de mercado e de satisfação, comunicação interna, e muitas outras tarefas que fazem com que essa área seja estrategicamente importante para os negócios.



Por outro lado, é importante dizer que, apesar da evolução do mundo do marketing, constata-se que muitas empresas acabam engessando o trabalho do profissional – que é peça chave para a obtenção de resultados dos negócios – exigindo resultados num curto prazo, impedindo que sejam feitos planejamentos estratégicos que, fatalmente, trariam respostas muito melhores do que as conseguidas sob pressão. O trabalho do profissional de marketing não é simplesmente apagar incêndio.



Neste mundo específico da auditoria, assim como em qualquer outro segmento, o foco no mercado é uma evolução do pensamento do marketing corporativo que visa atender às necessidades desse setor e criar diferenciais que permitam visualizar o melhor target, inclusive mudando, se necessário, a cultura da corporação e de seus executivos. No caso de uma multinacional, como a BDO, a organização e as ações têm de ser padronizadas de forma local, regional e globalmente onde se obtém uma troca das melhores práticas, que fortalece a imagem e a marca permitindo diminuição de custos e maximizando resultados.



Neste segmento os grandes players são redes internacionais presentes no mundo todo, que necessitam de padrões e identidade globais, determinados pela matriz, para que a marca seja reconhecida em qualquer país e também pelos clientes. É nesse sentido que, novamente, o marketing local se faz necessário pois é responsável pela aplicação dessa padronização e adaptação de algumas ações necessárias para que atinjam seus resultados. Quem quiser se manter competitivo e olhar para os mercados em franco desenvolvimento com a intenção de localizar possibilidades de negócios, deve investir em marketing.



Resumindo: É notável a evolução da área de marketing nos segmentos de serviços especializados em auditoria, tributos e consultoria, onde cada vez mais se apresenta como uma grande parceira da área de negócios com o objetivo final de atingir mais e melhores resultados.



Elizabeth Campos é diretora de Marketing da BDO Trevisan.

E-mail: elizabeth.campos@bdotrevisan.com.br

BARES, CAFÉS, SANDUÍCHES


Café com salada

O diferencial da cafeteria Santa Clara, no Dragão do Mar, pode ser percebido desde a entrada: uma porta grande, trabalhada com vitrais e, ainda, uma vitrine repleta de bonecos feitos em madeira. Ao adentrar o restaurante, outras surpresas. Grãos de café espalhados pelas mediações, mesas decoradas com renda, vasos de plantas desérticas, quadros de xilogravuras. São vários aspectos que denotam o que poderíamos chamar de regional-chique.

Após o primeiro momento de percepções, inevitavelmente emerge uma dúvida. Onde sentar? São três estilos de mesa com suas peculiaridades, que compõem novos ambientes. Se a conversa é longa, sugiro as mesas mais ao fundo, com capacidade para quatro pessoas. Quem está de passagem, uma opção interessante é a sala de visitas da cafeteria. São cadeiras e sofás que cedem ao lugar um charme próprio. O atendimento é outro ponto que merece destaque. Com capacidade para poucas pessoas, no máximo 50, o restaurante revela-se com um atendimento rápido e cortês.

Eleito três vezes pela a revista Veja como a melhor cafeteria da cidade, as opções dessa delícia saltam aos olhos e, claro, também merecem destaque. Contudo, o que vem chamando a atenção dos clientes nesses últimos tempos, para sermos mais exatos, há cinco meses, são as opções de saladas. Em quatro variações, elas podem ser encontradas num valor de R$ 10,00 à R$12,50.

A salada crocante, que leva alface, rúcula, espinafre, tomate, rosbife, cenoura, queijo mussarela e batata palha, é uma das mais requisitadas pelo público light. Já os menos empenhados em manter a forma escolhem a salada premium, que leva uma quantidade generosa de carne de sol, alface, rúcula, tomate, espinafre, mussarela de búfula e milho verde. Para acompanhar as duas porções, nada melhor que um suco de abacaxi com hortelã. Se a fome não estiver em grandes proporções, vale uma dica: divida a salada com alguém, pois, como ressaltei, as quantidades são bem generosas.

Para melhorar, a cafeteria, apesar de não possuir música ao vivo, tem um acervo de cantores que vem a calhar com o estilo do restaurante. Nomes como Seu Jorge, Norah Jones e Chico Buarque compõem a música ambiente. Enfim, pessoas descoladas em suas longas conversas, ambiente aconchegante, bom atendimento e, sobretudo, bons pratos, fazem da cafeteria Santa Clara uma excelente opção, seja para um fim de tarde, como também após uma longa jornada de trabalho. Não há nada melhor.


SERVIÇO

Santa Clara. Centro Cultural Dragão do Mar. Funciona das 15h às 22h, de terça a domingo. C: H, M, D, V, R. Informações: 3219.6900.


OUTROS CAFÉS


CAFÉ LA HABANERA TABACOS
- O lugar é ponto de encontro de artistas, boêmios, turistas e casais e é voltado principalmente para o público fumante - e para quem não se incomoda com eles. O campeão das vendas é o capuccino, mas a casa oferece uma grande variedade de cafés e chás, além de charutos diversificados, cigarros, cigarrilhas e cachimbos, assim como acessórios como papel e fumo. Fotos de Fidel Castro, Che Guevara e Orson Wells são ótimas companhias para quem está a fim igualmente de tomar um delicioso café gelado com chantily, um expresso, ou um chá mate. Para matar a fome, salgados variados.
Rua Ararius, 2. Praia de Iracema. Fone: 3219.2259 / diariamente de 8h até 21h / Cartões: M e V / Não possui estacionamento.

TARTATAN - Ambientado na França, o simpático café também funciona como creperia e casa de chá. Logo na entrada, uma convidativa torre Eiffel dá mais charme ao lugar. Entre as bebidas mais procuradas estão o capuccino com chocolate (R$ 3,95 - grande) e a bebida suffoqué, duas bolas de sorvete sufocadas no café quente com chantily (R$ 9,90). Para acompanhar, a casa oferece uma grande variedade de sanduíches ao forno e crepes doces e salgados, que variam de R$ 9,90 a R$ 14,90. Entre as delícias, estão os crepes de ricota com tomates secos, banana com nutela, carne de sol com catupiry, todos acompanhados de uma bola de sorvete. Outra dica é a cesta de pão de queijo com patê, com seis unidades, por R$ 4,95. Os espaços também pode ser reservados para comemorações. Por preços que variam entre R$ 25,90 por pessoa, é possível uma deliciosa reunião de amigos com um chá completo, que inclui biscoitos, crepes refrigerantes, bebidas quentes, coquetéis, entre outros. Aberto de segunda a quarta, das 15h às 21. Quinta a domingo, das 15h à meia noite. No Shopping Open Mall, av. Desembargado Moreira, 1031. Fone: 3264.0135.

SANTA CLARA CAFÉ EXPRESSO - A cafeteria do North Shopping apresenta preços mais baratos que a outra cafeteria do grupo, a Santa Clara Café Orgânico, no Dragão do Mar. Com decoração futurista, espelhos e detalhes em vidro e acrílico compõem o ambiente. O café coado custa apenas R$ 0,70 e é um dos itens mais procurados. Outra bebida bastante pedida é o café expresso, que custa R$ 1,00. O capuccino pequeno custa R$ 2,00 e o grande R$ 3,00. As bebidas podem ser acompanhadas de tapiocas (a partir de R$ 1,50) ou do pão de queijo (R$ 1,00). Funciona de segunda a sábado, das 10 às 22h. Domingos, das 14h às 20h30. C: D, M, H, V.
Onde: North Shopping, av. Bezerra de Menezes, 2450 - 1º Piso. Fone: 3287.1685.

BRAZILIAN COFFEE - O simpático café localizado no Shopping Benfica oferece mais de 20 opções de bebidas. O tradicional café expresso custa, no local, R$ 1,60 e adicionando o leite condensado, a bebida sai por R$ 2,20. O capuccino pode ser saboreado por R$ 2,60. Mas quem prefere optar por preparos mais sofisticados com o café pode saborear o expresso irlandês, que mistura uísque, creme de leite e café. Tapiocas, bolos e salgados estão disponíveis para compor o lanche. Funciona diariamente, das 10h às 22h. Estacionamento do shopping.



CALDO DE CANA


LEÃO DO SUL -
Com o terceiro dono em atividade a lanchonete Leão do Sul possui mais de 81 anos de tradição. Nos arredores da Praça do Ferreira ela tornou-se ponto de encontro para longas e saudosas conversas ao sabor doce da cana-de-açúcar. As opções são diversas e o preço, accessível. A dupla mais pedida é o pastelzinho e caldo de cana. Nos sabores frango, queijo e carne eles saem por R$ 2,20 a unidade. Saboreado com o caldo de cana 300ml, o valor sai por apenas R$ 3,20. Se a sede não for saciada existem outras opções, a garrafa de 500ml, R$ 2,00, e de 1 litro, por R$ 4,00. Funciona de segunda a sexta, das 9h às 18h30. Aos sábados somente até 13h30. Não aceita cartão.

CASA AMAZÔNIA - Há sete anos na praça, a Casa Amazônia possui dois estabelecimentos no Centro da cidade. Funciona como lanchonete e loja de confeitaria. Além de tortas, confeitos, docinhos, salgados, pastéis, caldos de carne e canja, a Casa Amazônia também oferece o tradicional caldo de cana. Os preços variam de acordo com o tamanho. O de 300ml sai por R$ 1,00, o de 400ml, R$ 1,30 e a opção de 500ml fica por R$ 1,70. O acompanhamento predileto dos clientes para o lanche, segundo a vendedora, é o pastel de frango. Juntos, eles saem por R$ 2,60. Funciona de segunda a sexta das 7h às 19h, e sábado, até às 17h. C: H, V, M.

ART PASTEL - A pastelaria tem a comodidade de funcionar dentro de um shopping. O cardápio oferece mais de 35 sabores de pastéis. O caldo de cana também possui algumas variedades. Moído na hora, ele pode ser encontrado nos tamanhos 300ml, 500ml, 1 litro e 2 litros. Os valores variam de R$ 1,80 à R$ 6,00, dependendo do tamanho. Outra opção bastante procurada é a mistura do caldo de cana com o suco de limão. O pedido sai pelo mesmo valor do caldo tradicional. Para acompanhar, a proprietária Luana indica o pastel de carne com azeitonas, R$3,50, e o pastel de queijo coalho, R$ 3,00. Para quem tem a fome maior, vale experimentar o super pastel que tem formato redondo e vem com quatro sabores, a escolha do cliente (R$5,50). Funciona diariamente, das 10h às 22h. Não aceita cartão.


Serviço:

Leão do Sul - Rua Pedro Borges, 193 - Centro. Fone: 3231.0306
Casa Amazônia - Rua Major Facundo, 595 - Centro. Fone: 3254.5777
Art Pastel - Avenida Dom Luis, 500, Lj 418 - Meireles. Fone: 3458.1144



VIGNOLI LANÇA SANDUÍCHES

Após três anos de êxitos com suas famosas pizzas fininhas e crocantes, o empresário Cláudio Vignoli (foto ao lado) amplia suas ações no ramo gastronômico, abrindo a Vignoli Sanduíches (R. Frederico Borges, 81 – Varjota - Fone: (85) 3267 4879). Em pleno funcionamento, a sanduicheria traz a primazia do uso de ingredientes da melhor qualidade e oferece 10 tipos diferentes de deliciosos e originais sanduíches, além de apetitosas sobremesas.

Em ambiente acolhedor e climatizado, a Vignoli Sanduíches tem capacidade para 40 pessoas confortavelmente sentadas, com decoração de ar rústico e funcional, repleta de interessantes antiguidades (veja foto acima).


Entre as deliciosas pedidas na Vignoli Sanduíches, o elaborado cardápio dispõe de 10 tipos diferentes de sanduíches, entre os quais o de Lombinho com Mango Chutney no pão baguete, além de novidades na cidade, como sanduíches com fartas fatias de Mortadela Defumada; o de Calabresa com pasta de tomate seco, mussarela gratinada, orégano e ricota temperada, além de um especial de Calabresa com refogado levemente apimentado. Ainda entre as alternativas no pão integral estão os sanduíches Salada de Atum Light e o de Salada de Camarão, ambos com alface, rúcula, tomate seco, ricota temperada, azeitona preta e gergelim.

Nova sanduicheria de Fortaleza aposta em 10 saborosas opções personalizadas, ambiente acolhedor e diferenciais para conquistar paladares
A acolhedora Vignoli Sanduíches tem capacidade para 40 pessoas confortavelmente sentadas, em ambiente climatizado de ares rústicos com o aconchego dos interessantes elementos decorativos e antiguidades. Uma suave trilha sonora, que vai do melhor do pop ao mais fino do jazz, acompanha a peculiar atenção do atendimento da casa.

Os sanduíches Vignoli são oferecidos em dois tipos de pães, levemente aquecidos com textura crocante. Entre as opções, no pão baguete, estão os sanduíches de Mortadela Defumada em fartas fatias; CalabresaPresunto de Peru Defumado; Presunto de Parma; Salame Tipo Italiano, o elaborado de Lombinho com Mango Chutney e o fino de Carpaccio de Salmão com lascas de parmesão e rúcula. As alternativas no pão integral são os sanduíches Salada de Atum Light e o de Salada de Camarão, ambos com alface, rúcula, tomate seco, ricota temperada, azeitona preta e gergelim.

Para acompanhar os sanduíches, sucos de frutas e refrigerantes. A casa também irá dispor de bebidas diversas como cafés expresso e capuccino, chás, cervejas e uma ampla carta de vinhos com mais de 200 rótulos. Para finalizar a refeição as sobremesas, contam com o irresistível Petit Gâteau e uma variedade refrescante de delícias geladas, como tortas de chocolate, banana, limão, cheese cake e crostata de maçã, entre outros. O ponto conta ainda com uma vitrine com mostras de massas congeladas(canelones, lazanhas, rondele e nhoques nos já tradicionais molhos da casa), que podem ser adquiridas para viagem, e dispõe também no local várias marcas de vinhos.

Sanduíches Vignoli – R. Frederico Borges, 81 – Varjota - Fone: (85) 3267 4879
Horários de funcionamento: de segunda a segunda, das 14 às 22 horas.
Cartões – Rede Master Card / Visa / Dinners / Oboé Card





com pasta de tomate seco, mussarela gratinada, orégano e ricota temperada e ainda o especial de Calabresa com refogado levemente apimentado. Ainda na baguete, os sanduíches de

Capitão Mostarda faz 10 anos com o melhor sanduíche de Fortaleza



A novidade fica por conta do Biruta, à base de carne de caju

Comemorando 10 anos de mercado em Fortaleza, o Capitão Mostarda lança novo cardápio, oferecendo aos seus clientes os sanduíches especiais, que são o carro-chefe da casa, além de saladas, petiscos, massas e sobremesas. A grande novidade, no entanto, fica por conta do Biruta, sanduíche com hambúrguer de caju, pasta de queijo, orégano, acelga, tomate, azeitona e maionese.

A proprietária e administradora do Capitão Mostarda, Vanessa Santos (foto), conta que a idéia surgiu a partir do seu interesse em apresentar sempre aos clientes produtos saudáveis e diferenciados, tanto na qualidade quanto no sabor. Após treinamento na Cione (Companhia Industrial de Óleos do Nordeste) onde pode aperfeiçoar a receita do hambúrguer de caju, ela lançou o Biruta e a seguir esse foi eleito para

participar do Festival Brasil Sabor, promovido pela Abrasel em todo o país.

Além do Biruta, o novo cardápio tem como atrações o retorno do Hélice, que é o sanduíche à base de bacalhau, contando ainda com pratos exclusivos, como o frango ao molho mostarda com castanha de caju e a berinjela em conserva com pão de cerveja. De sobremesa, destaque para a mini-pizza doce nos sabores chocolate, banana com canela e abacaxi com chantilly.

As comemorações dos 10 anos não param por aí, pois os clientes estão sendo presenteados com a promoção do Leme, o sanduíche de maior sucesso do Capitão Mostarda com salame italiano, presunto e peito de peru. Na compra de Leme, o cliente leva outro grátis.

Com tantas novidades, o Capitão Mostarda espera homenagear aos clientes fiéi

s, que tornaram o lugar seu ponto de encontro com os amigos para desfrutar da boa cozinha e do ambiente agradável, além de atrair novo público. "O resultado tem sido bastante positivo para os negócios, pois em apenas dois meses, registramos crescimento de 20%", diz a proprietária.

Programação semanal

Às quartas-feiras, o Capitão Mostarda promove o Sabidão, divertido jogo de perguntas e respostas sobre esportes, música, cinema, TV, literatura e história, que distribui prêmios a cada rodada. A partir das 20h.

Às sextas-feiras é a vez do pagode com o grupo Identidade. A partir das 21h. É cobrado couvert de R$ 4,00 por pessoa.

Aos sábados e domingos, a partir das 18h, é servido o rodízio

com grande variedade em sanduíches e massas. O valor é de R$ 11,90 por pessoa e inclui refrigerante. No caso de eventos, é possível programar o rodízio. Mais informações: 3224.9205

Serviço:

Capitão Mostarda

Av. Barão de Studart, 2023 – Aldeota

Tel.: 3224.9205

Horário de funcionamento: De terça-feira a domingo, das 18h até o último cliente.

Cartões: Credicard, Visa, Visa Electron, Hipercard e Diners.






SPUTNIK
Tem quem defenda que catchup e mostarda estragam o sabor de uma boa pizza. No caso dos sanduíches do Sputnik acontece o contrário. Por lá, os dois são itens obrigatórios para deixar a refeição com um toque especial. Os condimentos, das marcas Heinz e French´s, são importados. Seguem a onda da americanização do ambiente, inspirado nos diners dos EUA dos anos 50. No entanto, o uso deles não é mero capricho: eles realmente enriquecem o sabor dos hambúrgueres dali, a especialidade da casa.

E olha que enfrentar um deles não é fácil. Não é raro ver alguém dividindo o lanche com outra pessoa. O Sputnik (R$ 14) leva 150g de hambúrguer de picanha, queijo, tomate, alface e cebolas grelhadas no pão bola. Parece simples, mas não é. O primeiro diferencial é o molho chimichurri (azeite com ervas), que vem à parte com o prato. O outro é o tamanho do pedaço de carne, que tem uns 2 a 3 cm de altura e pode ser preparado ao gosto do cliente: ao ponto, mal passado ou bem passado. “Nós passamos o hambúrguer primeiro na grelha. Depois, levamos pra chapa para cozinhar também”, explica o gerente Luciano Avelino.

A novidade do cardápio é o sanduíche Mucho Macho (R$ 12), que sustenta 150g de hambúrguer de fraldinha com queijo prato, chilli picante, bacon e cebolas grelhadas. Outro muito pedido é o Dallas (R$ 12). Nele, o hambúrguer vem com queijo cheddar, bacon, alface, tomate e molho barbecue. A casa tem ainda opções mais leves, com sanduíches frios preparados no pão sírio (alguns servem até três pessoas). No entanto, a sugestão é mesmo esquecer o excesso de gordura e curtir o que o Sputnik faz de melhor.


SERVIÇO

Sputnik - Aberto de domingo a quinta-feira das 17h às 0h. Às sextas e sábados, o restaurante estende o funcionamento até as 4h. De terça a domingo, a casa abre para almoço das 12h às 15h. Oferece serviço de entrega em domicílio. Av. Senador Virgílio Távora, 1085-A - Aldeota. Tel.: 3244.7788




OUTROS SANDUÍCHES


X DO JOÃO - Aberto de terça a domingo a partir das 17h. Av. Júlio Abreu, 160 - Varjota (continuação da av. Dom Luís). Tel.: 3267.7188.

DOR´S BURGUER - Aberto de domingo a quarta-feira das 14h às 2h e, de quinta a sábado, das 14h às 6h. Oferece serviço de entrega em domicílio. Av. Pontes Vieira, 1377 - Dionísio Torres e R. Crisanto Moreira da Rocha, 1131 - Edson Queiroz. Tel.: 3257.8800

TIO LANCHES - Aberto de domingo a quinta das 17h às 2h. Às sextas e sábados, o funcionamento é das 17h às 6h. Av. Desembargador Gonzaga, 496 - Cidade dos Funcionários. Tel.: 3279.2521 ou 3279.5454.

AÇAIZEIRO - Aberto de segunda a sexta-feira das 15h30 à 0h. Aos sábados, domingos e feriados a casa funciona das 17h à 0h. Oferece entrega em domicílio. O cardápio, com os preços, está disponível no site www.acaizeiro.com.br. R. Oswaldo Cruz, 1326 - Aldeota. Tel.: 3268.2330

MARIETTA - Aberto diariamente das 10h às 22h. Oferece entrega em domicílio. Av. Washington Soares, 85 - 2º piso do Shopping Iguatemi - Edson Queiroz. Tel.: 3241.0700.

LANCHONETE CANGACEIRO - Às sextas e sábados, fica aberta das 18h às 6h. De domingo a terça, das 18h à 1h. Na quarta, o horário vai até as 3h e, na quinta, até as 4h. Rua Costa Barros, 1210 - Aldeota. Tel.: 3231.8993

BEBELU SANDUÍCHES - Às sextas e sábados, fica aberta das 11h à 5h. De domingo a quinta-feira, das 11h à 1h. Entrega em domicílio até as 2h. São 17 lojas em Fortaleza. Alguns endereços: Av. Senador Virgílio Távora,837 - Meireles. Av. 13 de Maio, 875 - Bairro de Fátima. Av. Oliveira Paiva, 2601 - Cidade dos Funcionários. Tel.: 3089.9999

MADRUGÃO LANCHES - Aberto de domingo a quinta-feira das 14h às 4h. Às sextas e sábados, o expediente se prolonga até as 6h. Entrega em domicílio das 14h à 1h. Av. Aguanambi, 1000 - Bairro de Fátima. Tel.: 3231.3033

X DA XICA - Aberto de domingo a quinta-feira das 17h à 0h. Na sexta e no sábado, fica aberto até as 4h. Entrega em domicílio até as 23h. Av. Antonio Justa, 3455 - Meireles. Tel.: 3242.8514


CAFFÉ CASTAGNO - Aberto de terça a sexta-feira das 13h até as 23h. Aos sábados e domingos, a casa funciona das 16h até o último cliente. É possível reservar mesas por telefone. Endereço: Av. Monsenhor Tabosa, 1573 - Meireles. Tel.: 3248.0519

COQUETEL

CAFÉ PAGLIUCA - O lugar é uma ótima opção para saborear um bom drink ao som de boa música. É que a casa tem uma programação voltada para o jazz, samba jazz, bossa nova e clássicos do rock'n'roll. Um diferencial do café é que os coquetéis são preparados por uma barwoman, a Socorro Félix, que há mais de quatro anos realiza as misturas. A bebida mais procurada é o Mojito, coquetel que o proprietário trouxe ao bar depois de uma viagem a Cuba. A bebida é preparada com a base de rum e leva hortelã, limão, xarope de açúcar, limão e água com gás e custa R$ 6,60. Uma bebida bastante procurada em dias e noites quentes é a refrescante Cuba Libre, a tradicional bebida de rum com coca-cola e rodelas de limão. O Kirroyale, mais indicado pela noite, traz creme de cacau, conhaque, creme de leite e canela e compõe a carta da casa que engloba mais de 20 tipos de coquetéis alcoólicos e alguns coquetéis de frutas não-alcoólicos. Funciona de segunda a sábado, das 12h às 15h e das 17h30 à 1h. Cartões: Master, Diners, Amex e Visa. Possui estacionamento próprio.
Onde: Rua Barbosa de Freitas, 1035. Fone: 3224.1903.

BLUE TREE TOWERS - O looby do hotel, onde também funciona o restaurante Mandacaru, é um ambiente perfeito para um bom coquetel. Como paisagem, a piscina com cascata e a decoração rústica e chique do ambiente aberto diariamente a partir das 10h e até a meia-noite. Nele, é possível degustar uma variedade de 12 drinks, mas o cliente tem a opção de pedir a sua bebida favorita. O barman tem um amplo conhecimento de diversos coquetéis internacionais, basta levar o nome da bebida. Entre as opções da carta, estão o Maria Bonita, bebida criada pelo barman da casa, o Nonato, feita licor de menta, vodca, creme de leite e suco de laranja, servida dentro de um abacaxi. Ideal para o consumo durante o dia ou em noites quentes, a bebida custa R$ 10,00. Outra opção é o Bloody Mary, mistura de suco de limão, suco de tomate temperado e vodca, que custa R$ 8,00. Uma bebida bastante procurada na casa é o Mojito, feito a base de run, com suco de limão e folhas de hortelã, por R$ 9,00. Aceita todos os cartões de crédito, exceto Hiper Card. Estacionamento com manobrista.
Onde: rua Dr. Atualpa Barbosa de Lima, 500. Fone: 4008.4008.

LUPUS BIER - O lugar que é conhecido pelos shows de humor oferece uma grande variedade de coquetéis, com mais de 20 tipos. A especialidade da casa, desenvolvido na própria choperia, é o Lupus, uma coposição de malibu, coraçal blue (licor azul), suco de laranja, suco de abacaxi, sorvete de creme leite, condensado e leite de coco. Uma dica é o drink Lagoa Azul, preparado com suco de limão, coraçal blue, vodca e soda limonada. A casa oferece uma novidade: são os drinks feitos com o chopp fabricado na própria Lupus, em dois tipos, o com abacaxi e o coquetel com o licor alemão steinhager. Funciona de segunda a sábado, a partir das 19h30. Cartões: V e M.
Onde: rua dos Tabajaras, 340 Praia de Iracema. Fone: 3219.2829.

ARRE ÉGUA - O ambiente é bem regional, num misto de restaurante e casa de shows, o Arre Égua cultua a vida sertaneja com sua decoração rústica com casas de taipa, igrejinha, rede de cordas, lamparinas, imagens de santos, retratos pintados entre outros. Com drinks variados, o local também agrada pelo preço das babidas. O coquetel Arre Égua, a base de control (licor) e cachaça ypioca. As bebidas com frutas, vodca e leite condensado tem preços variados, custando em média R$ 6,00. Entre as opções, estão o abacaxi, cajá, kiwi, tangerina. Funciona de terça a sábados, a partir das 19h horas. Aos domingos, aberto a partir das 11h. Terças e setas shows com as bandas Matéria Prima e Dona Zefa.
Onde: rua Delmiro Gouveia, 420 Varjota . Fone: 3267.7838.



CAIPIRINHAS


ZUG CHOPERIA Considerado um dos bares mais aconchegantes de Fortaleza pelo público cearense, a Zug Choperia está no roteiro de todos aqueles que desejam tomar um bom drink e depois ir curtir a noitada, ou então, aproveitar no próprio bar, ao som de bandas de destaque do cenário pop. Para quem quer saborear a tradicional caipirinha, que leva limão açúcar e gelo, deve desembolsar R$ 4,50. As caipirinhas compostas de frutas de época também fazem muito sucesso no bar. As mais pedidas que saem por R$ 5,50 são as de cajá, caju e siriguela. Aos que não querem perder a ida, a dica é aproveitar as caipirinhas mais acessíveis, como a moranguinha R$ 5,50, abacaxirinha R$ 4,50, limarinha R$ 4,50 e tangerinha R$ 4,50. Os apreciadores da cachaça stinhäger, vão ter o prazer de saborear a caipirinha stinhäger, que sai por R$ 5,50. Funciona de segunda a sábado das 17h30 até o último cliente. C: V, M.

ÓRBITA BAR O local, que funciona como boate, é também conhecido pelas suas deliciosas caipirinhas. A tradicional que leva limão do tipo cravo sai por R$ 3,00. Outra pedida para combinar com o azedinho da fruta é a caipirinha de maracujá (soda limonada, cachaça, maracujá, gelo, açúcar). A opção fica por R$ 4,00. Dentre as caipirinhas sazonais a mais requisitada é a caipirinha com frutas vermelhas que é composta por cachaça, xarope de romã, morango, framboesa e amora. O valor desta é R$ 6,00. Funciona de quinta a domingo a partir das 21h. C: M, D, V, A.

LUPUS BIER A primeira microcervejaria do Ceará trouxe opções diversas drinks para a cidade. Uma delas é a caipirinha de vinho que leva limão, açúcar e vinho e sai por R$ 4,50. A caipirinha tradicional também fica pelo mesmo valor. As caipirinhas tropicais também chamam a atenção da clientela. Os sabores manga, cajá e graviola são os mais pedidos e saem por R$ 7,50 cada. Funciona das 20h até o último cliente. C: V, M.

Serviços:
Zug Choperia Rua Professor Dias da Rocha, 579 - LJ4 - Meireles. Fone: 3224.4193
Órbita Bar Rua Almirante Jaceguai, 93 - Centro. Fone: 3453.1421
Lupus Bier Rua dos Tabajaras, 340 também - Praia de Iracema. Fone: 219.2829


OUTROS BARES

CHOPP DO BIXIGA - Discoteca, bar e restaurante. Mas o famoso e tradicional mesmo do Bixiga é o chopp de vinho, preparado sob encomenda para a casa. A música ao vivo rola diariamente e os tira-gostos (entre eles salgadinhos e filets) também fazem parte do variado cardápio. Ótimo para ir com os amigos.
Rua Dragão do Mar, 108. Praia de Iracema. Fone: 3219.7690 / Diariamente de 15h até o último cliente / A, V, M, R e H / Não possui estacionamento

BOTECO - O chopp gelado e com uma consistência mais cremosa é uma das marcas da casa. Além dele, petiscos como a coxinha de caranguejo, as empadas de camarão e palmito são de dar água na boca. A partir de terça-feira também é possível conferir música ao vivo. Tudo num ambiente descontraído e muito animado.
Avenida Antonio Sales, 3177. Fone: 3461.2872. / Segunda a quinta de 17h até o último cliente e sábados e domingos de meio-dia até o último cliente / Cartões: M, V, D, C e R / Não possui estacionamento.


SUCOS DELIVERY

REAL SUCOS - Com três sedes em Fortaleza, o local, como o próprio nome sugere, é especializado em sucos. São 50 variedades, todas em 500ml, que vão desde as frutas mais comuns, como laranja, até mais requintadas como kiwi. Uma dica para os esportistas é o chamado coquetel. O suco leva laranja com cenoura e beterraba e possui alto teor de vitaminas. O valor deste sai por R4 4,00. A entrega em domicílio parte somente do estabelecimento da avenida Heráclito Graça. Abrange toda a Fortaleza e os valores da entrega ficam entre R$ 3,00 e R$ 4,00. Cartões: V, M, A, R.

Em três sedes: Shopping Benfica - Avenida Carapinima, 2200 - Benfica. Funciona das 10 às 22h, diariamente. Fone: 3281.4029
Shopping Aldeota - : Avenida Dom Luis, 500 - Aldeota. Fone: 3458.1104. Funciona das 10 às 22h, diariamente.
Avenida Heraclito Graca, 1709 - Aldeota - Fone: 3244.3923. Funciona de segunda a quarta, das 7 às 2h (da manhã). Quinta a sábado, das 7 às 5 (da manhã).

MARIETTA - Os sanduíches leves e os sucos elaborados da Marietta são o carro chefe da marca que, espalhada pelo país, conta hoje com um café, sorveteria e pizzaria. Localizado no shopping Iguatemi, o local possui mais de 37 combinações de sucos todas na quantidade de 500ml, preparados no próprio local. Os sucos mais procurados são o de abacaxi com hortelã (R$ 4,10) e o malhação (R$ 5,60). No cardápio, o mais caro também tem boa saída. O suco de morango chega a custar R$ 6,80. O serviço em domicílio abrange toda a região metropolitana de Fortaleza e seu valor varia de R$ 4,00 a R$ 30,00. Funciona diariamente, das 10 às 22h. C: V, M, D, H. Estacionamento do Shopping.
Onde: Shopping Iguatemi. Av. Washington Soares, 85, loja 337. Fone: 3241.3787

NATURAL LEVE - O local, além de oferecer sanduíches tradicionais e naturais, trabalha com uma grande variedade de sucos. No total mais de 50 variações são ofertadas aos clientes. Entre os naturais, as vitaminas e os especiais, destaque para o uva verde com água de coco. A delícia sai em 500ml e custa R$ 4,80. Uma outra opção pertencente a classe dos especiais é o suco de laranja couve, agrião, cenoura e mel. A mistura provoca um sabor delirante! Vale destacar os benefícios à saúde. O serviço de delivery abrange toda a capital cearense e a taxa de entrega varia de R$ 2,50 à R$ 12,00 dependendo do bairro. Funciona de segunda a quinta, das 10h à meia noite, sextas, das 10h à 1h, sábados, das 15h à 1h e domingos, das 15h à meia noite. Aceita todos os cartões. Estacionamento próprio.
Onde: Shopping Via Porto Fino, na rua Costa Barros, 2000, lojas 1, 2 e 3 - Aldeota. Fone: 3224.4422.