segunda-feira, 14 de abril de 2014

RÁDIO

Editora Paulus lança o livro "Histórias que o Rádio não contou"

Na década de 60, o jornalista e escritor gaúcho Ernani Fornari publicou pela Editora do Exército, em forma de brochura, o livro O Incrível Padre Landell de Moura, mostrando que o verdadeiro inventor do rádio no mundo não havia sido Guglielmo Marconi, como era divulgado, e sim Landell de Moura, brasileiro, gaúcho, nascido em Porto Alegre/RS.
Quando professor Reynaldo Tavares tomou conhecimento desse livro, buscou mais elementos que pudessem subsidiar um trabalho visando resgatar a memória e os feitos do verdadeiro gênio brasileiro, apontado, segundo ele, pelo próprio Clero, como louco, bruxo, praticante do espiritismo e com ligações com o demônio. Sua pesquisa e curiosidade no tema deu origem à obra Histórias que o Rádio não contou, da PAULUS, que está sendo lançada ainda neste mês de abril.
“O assunto é tão fascinante que às minhas próprias expensas viajei várias vezes para o Rio Grande do Sul, para melhor pesquisar. E, à medida que me aprofundava no tema, descobria mais coisas que não foram reveladas por razões que desconheço, mas posso garantir que o Padre Roberto Landell de Moura estava ‘cem anos luz’ à frente de seus compatriotas, pois, não só foi o inventor do rádio, como descobridor da ressonância magnética e do telefone sem fio, atualmente conhecido como celular”, conta professor Tavares.
Bacharel em Ciências Sociais, Jornalista, Publicitário, Radialista, Escritor, Pesquisador, Memorialista e Professor Universitário na cadeira de Rádio Tele-educação, Reynaldo Tavares não teve equipe alguma na elaboração de sua obra, e levou mais de 10 anos estudando, pesquisando e analisando toda a obra de Landell de Moura.

Valendo-se de sua experiência e vivência na área das comunicações, optou por produzir uma obra que mostrasse ao leitor quem foram os verdadeiros mitos da nossa radiodifusão e, por meio de estudos, pesquisas e entrevistas, conseguiu relacionar, nas diferentes categorias, os locutores, os cantores e as cantoras, a eleição das Rainhas do Rádio, os principais narradores esportivos e assim por diante.

Em Histórias que o Rádio não contou, cada setor traz uma relação de nomes que contribuíram para o sucesso da nossa radiodifusão. Além do texto, a obra é ilustrada com fotografias dos ídolos comentados e, como endosso desse trabalho, traz dois CD’s com registros sonoros e, no corpo da obra, guia que orienta o leitor a identificar as vozes.

“A obra é um retrato da própria história do Brasil, pois no decorrer de minha narrativa, cito datas, nomes e assuntos que, com toda a certeza, fazem parte do curriculum das comunicações em qualquer faculdade. Assim o estudante, o professor e o público em geral, têm a oportunidade de conhecer a verdadeira história do rádio, que no início não se utilizava da energia elétrica”, relata o professor.

Ainda como subsídios, estão incluídas todas as emissoras de rádio AM implantadas no país, por ordem cronológica. De acordo com o autor, essa relação é importantíssima para quem convive no meio.




Nenhum comentário: