terça-feira, 2 de setembro de 2008

PATRIMÔNIO HISTÓRICO

Museu Sacro São José de Ribamar em reforma

O Museu Sacro São José de Ribamar, equipamento cultural ligado à Secult e que completa 41 anos no próximo dia 27, está em reforma. Uma parceria entre a Secult e a prefeitura municipal de aquiraz, onde o museu se localiza, está revitalizando o prédio do primeiro museu sacro do Ceará, que é tombado pelo Governo do Estado. A revitalização do prédio consta de reparo da calçada do seu entorno e pintura interna e externa. Além disso, a prefeitura de Aquiraz alugou um prédio ao lado do Museu Sacro, onde passará a funcionar a parte administrativa e a reserva técnica do mesmo. Dessa forma, as 460 obras sacras, todas datadas do século XVIII e XIX, que hoje fazem parte do acervo do museu poderão ser melhor distribuídas para visitação do público. O agendamento para a visitação está suspenso durante a reforma, que tem previsão de conclusão até o final do mês de setembro. Mais informações: (85) 3101-2818.



Acervo do Sobrado Dr. José Lourenço aberto para visitas e práticas educativas

Sobrado Dr. José Lourenço: Construído na segunda metade do século XIX, o Sobrado da Rua da Palma – hoje Rua Major Facundo – é testemunha de uma época. Primeira edificação de três andares construída no Ceará, para cumprir as funções de residência e consultório do médico sanitarista Dr. José Lourenço de Castro Silva (1808-1874), abrigou posteriormente oficina de marcenaria, repartição pública e bordel. Tombado pela Secretaria da Cultura do Ceará, foi restaurado em 2006 pelo Governo do Estado. Inaugurado em 31 de julho de 2007, o Sobrado Dr. José Lourenço abriu as portas ao público com nova identidade: um novo centro cultural aglutinador das artes visuais do Ceará. O espaço abriga salas para exposição, auditório e café, consolidando-se como local de convivência e difusão das artes visuais, possibilitando o acesso gratuito da população a uma programação comprometida com a criatividade artística e a inclusão cultural.


Ação Educativa:
O Programa de Ação Educativa do Sobrado Dr. José Lourenço oferece como atividade permanente o atendimento ao público de diversas áreas de conhecimento e níveis de escolaridade. São realizadas atividades específicas de formação e fruição com educadores e alunos.

Encontro com Educadores: é um momento de apresentação e discussão das exposições em cartaz no Sobrado e das questões afins ao campo da arte e da educação não-formal. Durante o encontro, os professores recebem materiais de apoio, visitam as exposições e participam de oficinas. Ao final do encontro, os educadores do Sobrado reúnem-se com os professores e realizam o atendimento personalizado para o planejamento pedagógico das visitas.

Para os alunos, durante a visitação, os educadores do Sobrado fazem o acompanhamento e a mediação nas exposições. São oferecidas oficinas para os alunos a partir de técnicas artísticas afins às obras expostas.

ENCONTRO COM EDUCADORES
Sábado, dia 27 de setembro de 2008
1a. turma, das 09h às 12h
2a. turma, das 14h às 17h

Sábado, dia 04 de outubro de 2008
1a. turma, das 09h às 12h
2a. turma, das 14h às 17h

Os eventos têm participação gratuita, mediante inscrição prévia.

Atualmente, estão em cartaz no Sobrado Dr. José Lourenço os trabalhos de Luiz Hermano (30 ANOS E UM DIA) e Nuno Ramos (SÓ LÂMINA).



Horário de visitação:
Terça-feira à Sábado das 10h às 19h. Domingo das 14h às 18h.


Sobrado Dr. José Lourenço
Rua Major Facundo, 154 – Centro - Fortaleza/CE
tel: (85)3101-8826 e 3101-8827
info: www.secult.ce.gov.br e sobrado@secult.ce.gov.br
entrada franca



Conselho de Patrimônio discute tombamento da Igreja de São Pedro dos Pescadores

Conselheiros atendem a solicitação de moradores do Mucuripe

O Conselho de Patrimônio Histórico-Cultural (Comphic), da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secutfor), realizou a sua quarta reunião na manhã da última terça-feira (2). Uma das pautas de discussão dos conselheiros foi o processo de tombamento da Igreja de São Pedro dos Pescadores, no Mucuripe. O Comphic é formado por representantes de 17 entidades da sociedade civil e do poder público.
O processo de tombamento da Igreja foi aberto em janeiro deste ano, atendendo a solicitação da comunidade do Mucuripe. Os moradores do bairro enviaram abaixo-assinado com mais de 1800 assinaturas à Câmara Municipal de Fortaleza, que encaminhou o documento à Prefeitura Municipal de Fortaleza.
Durante a última reunião do Comphic, os conselheiros analisaram as pesquisas técnicas já realizadas sobre a Igreja, necessárias para a preparação da Instrução de Tombamento (levantamento arquitetônico e histórico do imóvel). Os estudos foram conduzidos pela equipe da Coordenação de Patrimônio Histórico Cultural (CPHC), da Secultfor. A reunião de terça-feira marcou a abertura das discussões sobre o tombamento definitivo do imóvel, que ainda será deliberado pelo Comphic. No entanto, com o processo aberto, a Igreja já está protegida como patrimônio cultural do Município.
A pedra fundamental da Igreja de São Pedro dos Pescadores foi colocada em 1852. Na época, ela era chamada de Capella Nossa Senhora da Saúde do Mucuripe. O templo já foi lugar de mobilização da comunidade em 1909, quando os moradores se uniram em oposição à Diocese, que havia determinado o arrolamento dos bens e a instalação de um cofre no local. A Igreja ficou fechada durante sete anos, sendo reaberta em 1937, com o nome de Capella de Nazaré, para só depois receber o nome de São Pedro dos Pescadores.
Sobre o ComphicDe acordo com a lei de Proteção ao Patrimônio Histórico-Cultural e Natural de Fortaleza, o Comphic tem as seguintes atribuições: deliberar sobre os tombamentos e registros de bens de natureza material e imaterial, respectivamente; formular diretrizes de política de preservação e proteção de bens culturais e naturais; opinar sobre planos e propostas de proteção ou de outras intervenções na cidade que possam afetar a integridade dos bens protegidos ou passíveis de proteção; fiscalizar, arbitrar e aplicar sanções quando da ameaça ou ação predatória sobre os bens protegidos; entre outras.

Nenhum comentário: