quinta-feira, 5 de setembro de 2013

POLÍTICA CULTURAL

Ex-Coordenador de Comunicação da UFC Paulo Mamede assume Secretaria da Cultura do Ceará

GOVERNADOR  CID GOMES ANUNCIOU ESTA SEMANA NOMES DO NOVO SECRETARIADO DE SEU GOVERNO

ARTISTAS OPINAM SOBRE A ESCOLHA DO NOVO GESTOR E O QUE ESPERAM DO SECRETÁRIO DE CULTURA PAULO MAMEDE


O ex-Coordenador de Comunicação Social e Marketing Institucional da Universidade Federal do Ceará, Paulo Mamede, é o novo Secretário de Cultura do Estado. O anúncio foi feito na tarde de segunda (9), pelo Governador Cid Gomes, em coletiva de imprensa no Palácio da Abolição. Mamede substitui o ex-secretário Francisco Pinheiro, professor de História também oriundo dos quadros da UFC.
Paulo Mamede chegou à Universidade no fim da década de 1970, como aluno da Casa de Cultura Hispânica. Já em 1980, iniciou os estudos no Curso de Comunicação Social da UFC e foi coordenador do Centro Acadêmico.
Pouco depois, implantou o setor de comunicação da antiga Associação dos Docentes da UFC (hoje Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará – ADUFC-Sindicato), onde trabalhou ao longo de 11 anos. Ainda no movimento sindical, atuou na assessoria do Sindicato dos Telefônicos do Ceará e como presidente do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce).
Na gestão do então Reitor da UFC René Barreira, em 2003, assumiu a Coordenação de Marketing Institucional da Universidade, incorporada, em 2007, à Coordenadoria de Comunicação Social.
Naquele ano, durante a gestão do Reitor Ícaro Moreira, Paulo Mamede assumiu a titularidade do setor, onde se destacou como um dos responsáveis pela reestruturação da Universitária FM e pela criação de produtos jornalísticos como a revista Universidade Pública, o Jornal da UFC, o programa de rádio Jornal da Educação e o programa UFC TV.
Foi o idealizador e produtor do Festival UFC de Cultura, um dos principais eventos artístico-culturais de Fortaleza, que chega à 6ª edição em 2013. Lançou, ainda, o projeto Pôr do Som, evento de formação de plateia que tem levado espetáculos musicais a vários espaços da UFC, com apresentações destinadas a alunos de escolas públicas e à comunidade universitária.
Em parceria com as Edições UFC, incentivou a publicação de mais de 20 títulos, entre livros-reportagem, monografias, dissertações e teses. No fim de 2012, assumiu a coordenação de projetos culturais e de marketing através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura.
Mamede atribui sua indicação para a Secretaria de Cultura do Estado ao trabalho desenvolvido na UFC. Embora tenha sido um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT) no Ceará, afastou-se da vida partidária há mais de 20 anos.
Ele afirma que, até dezembro de 2014, buscará aproximar a pasta de Cultura de escolas e universidades, focando o trabalho na formação cultural e no diálogo com artistas e produtores. "Há projetos estruturantes fundamentais e vários espaços a serem ocupados. Não quero construir nada, mas explorar o que já existe. Sei que tenho pouco tempo, mas tentarei pautar a Cultura como algo fundamental na gestão estadual", disse.
O Reitor Jesualdo Farias elogiou a escolha do Governador Cid Gomes. "Conhecendo o Paulo como eu conheço, digo que ele tem todo o potencial, dinâmica e vibração para poder dar uma guinada positiva na Cultura do Estado e de Fortaleza. Carecemos de uma política cultural no Ceará, para que as instituições possam programar suas atividades, suas ações. Espero que o novo secretário tenha essa disposição. A UFC irá colaborar com tudo o que puder", comentou.

REPERCUSSÃO – Alguns artistas cearenses atenderam a solicitação do Jornal O Estado e responderam "o que você achou da escolha de Paulo Mamede como Secretário de Cultura, e você, como artista, o que espera deste novo gestor?". O músico Mimi Rocha fez críticas ao secretário anterior: “Até que enfim teremos um Secretário de Cultura, pois quem era mesmo o anterior? Me parece que nunca assumiu o cargo. O Paulo circula bem em várias áreas e espero que possa realizar um bom trabalho. Desde já digo que estamos aqui para apoiar trabalho sério e boas idéias”.
"Eu não conheço o trabalho do Paulo Mamede como gestor. Só espero que ele faça um grande trabalho, pois a cultura está muito sofrida. O Teatro José de Alencar está caindo aos pedaços", disse o diretor de teatro Paulo Ess, durante o Festival de Guaramiranga.
A coreógrafa Janne Ruth, responsável pelo Festival Internacional de Dança de Fortaleza elogiou a escolha de Paulo Mamede. “Não tenho nada contra, muito pelo contrário, acho um bom nome. Espero que ele possa dar continuidade às políticas que vinham sendo desenvolvidas, apesar dos atropelos que esta pasta passou. Desejo uma boa gestão neste pouco tempo que ele terá. Sugiro que ele procure ouvir mais as classes artísticas de um modo geral”, afirmou.
O cantor, compositor e produtor Isaac Cândido defendeu também que o novo Secretário da Cultura amplie o diálogo com a classe artística. “Hoje em dia, com a quantidade de secretários e promessas que ouvi nesses 20 e poucos anos de carreira, não me iludo mais. A única coisa que realmente espero, é que essa secretaria atenda as necessidades básicas da classe artística, que agilize os projetos engavetados e encontre fórmulas ou espaços para dar visibilidade aos artistas cearenses, nos seus vários segmentos: Música, Artes Cênicas, Artes Plásticas, Cultura Popular... enfim, nosso Ceará ainda não conhece os valores culturais dos nossos artistas”.
O cantor Daniel Peixoto também deu sua opinião: “Eu espero muito que o novo secretário tenha uma visão ampla do que é cultura, espero que ele não se prenda ao óbvio e não esqueça que os artistas que não tem esse tema exclusivamente regionalista também fazem arte. Claro que eles são importantíssimos até pra memória de nossa cultura. Mas o que observo sempre é que somente artistas com esse “tema” tem vez em editais e eventos.”
O escritor Carlos Emílio Correia Lima defendeu seus interesses: “Que ele faça pela divulgação, circulação e difusão da literatura cearense o máximo possível. Basta copiar o que o estado do Rio Grande do Sul já faz há mais de 30 anos. E que faça o mesmo por todos os setores artísticos do estado. O que precisamos é de divulgação de nossa arte e literatura além-fronteiras e no interior do estado e nas periferias das grandes cidades.”
Segundo o cineasta e produtor do Festival de Jericoacoara - Cinema Digital, Francis Vale, "Paulo Mamede tem experiência política e administrativa. Antes de gerir a área de comunicação, marketing e cultura da UFC, foi líder estudantil e sindical. Sabe protestar e dialogar. E tem humildade para ouvir e aprender. Além de bom relacionamento com o meio artístico da cidade. Apesar do pouco tempo de gestão à vista, acredito que ele pode deixar sua marca. Boas idéias não faltam."
O ator, diretor e dramaturgo Ricardo Guilherme achou boa a nomeação de Paulo para a pasta da Cultura no Governo Cid. "Paulo Mamede tem uma militância política de esquerda que fez história inclusive na fundação do Partido dos Trabalhadores. Essa bagagem e também a sua experiência como gestor da área de comunicação da nossa UFC dão a ele o aval para assumir a Secretaria.  É coerente, portanto, esperar dele o exercício da sensibilidade em relação às artes e nela a abertura ao diálogo. Que a sua nomeação possibilite a esse Governo desobstruir os entraves  de implantação de políticas públicas no campo da Cultura."

3 comentários:

Instituto de Ecocidadania Juriti disse...

Por favor gostaria do endereço eletrônico do secretário Paulo Mamede. Tenho urgência!
Atencisamente
Cristina Diogo
Coordenadora do INSTITUTO DE ECOCIDADANIA JURITI.

Instituto de Ecocidadania Juriti disse...

SOLICITO ENDEREÇO ELETRONICO DO SECRETARIO DE CULTURA PAULO MAMEDE.

Instituto de Ecocidadania Juriti disse...

SOLICITO ENDEREÇO ELETRONICO DO SECRETARIO DE CULTURA PAULO MAMEDE.