quinta-feira, 5 de setembro de 2013

CULTURA POPULAR

“Dia de Maracatu” leva Nação Axé de Oxossi a Unifor  

Programação é aberta ao público e terá cortejo e coroação da rainha

Quarta-feira (25), a Universidade de Fortaleza receberá o passo cadenciado do Maracatu cearense com o projeto Dia 25 é Dia de Maracatu. Neste mês de setembro, o grande destaque será do Maracatu Nação Axé de Oxossi. A programação tem início às 20h30, com o cortejo, seguido pela coroação da Rainha. Um intérprete de libras (Língua Brasileira de Sinais), traduzirá o evento para o público surdo que estiver presente na Unifor.
Lançado no dia 25 de março de 2013, data em que se celebra oficialmente o Dia do Maracatu e a libertação dos escravos do Ceará, o Dia 25 é Dia de Maracatu é mais do que um evento mensal para divulgar os maracatus de Fortaleza. O projeto, da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Cultura, é uma política cultural de apoio e disseminação desta tradição ao longo do ano. Acontece todo dia 25, com apresentação de maracatus em diversos pontos da cidade.
O Maracatu Nação Axé de Oxossi é um folguedo popular nascido no ano de 2006, com base na iniciativa e força de vontade da Sra. Fátima Marcelino e de outros moradores da comunidade do Mercado Velho. A identificação com os fenômenos carnavalescos, em especial o gosto pelo batuque e o maracatu cearense, fez com que as pessoas se organizassem numa livre iniciativa para instituir o brinquedo na comunidade.
Tomada a iniciativa popular, "Oxossi preparou seu axé", o maracatu juntou forças, amigos e brincantes. Descarte Gadelha e Inês Mapurunga presentearam a comunidade com sua loa de estreia no carnaval de rua e o batuque foi garantido.
Serviço:
Dia 25 é Dia de Maracatu
Quando: Quarta-feira (25), a partir das 20h30
Local: Unifor (Av. Washington Soares, 1321 - Edson Queiroz)
Informações: (85) 3105.1386




Nenhum comentário: