quinta-feira, 5 de setembro de 2013

CURSOS, SEMINÁRIOS, OFICINAS, DEBATES

Fortaleza sedia workshop temático sobre Teatro Musical

O Teatro Musical em Fortaleza dá passos largos para a sua consolidação. Buscando a formação contínua de artistas locais, a Verlig promove a segunda edição da Série Workshops entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro. Tendo o musical “Chicago” como tema, a oficina será ministrada por Germana Guilhermme (SP), Vinnie Colfer (SP) e Aline Sampaio (CE) na Academia de Dança Michelle Fontenelle.
Trabalhando interpretação, canto e dança, o workshop será um laboratório de criação constituído de estudo, análise e construção de cenas livremente inspiradas em “Chicago”, de John Kander, Fred Ebb e Bob Fosse.
Para Leandro Cavalcante, co-fundador da Verlig, é notória “a imensa necessidade de aprimoramento técnico, além da ânsia por desenvolvimento que os participantes e entusiastas dos recentes projetos, montagens e workshops vêm demonstrando”.
SERVIÇO:
Série Workshops – 2ª Edição – temático Chicago
Local: Academia de Dança Michelle Fontenelle (Rua dos Milagres, 18, Aldeota)
Dias: 30 de setembro a 4 de outubro
Horário: 13h às 17h
Valores: R$ 30,00 (até 27/9) e R$ 45,00
Pré-inscrições via e-mail verlig.oficial@gmail.com
Mais informações: www.facebook.com/verlig.oficial







“Filosofia, Linguagem e Identidade” é tema de debate no Café e Filosofia 

Durante o mês de setembro, o Sesc realiza mais uma edição do projeto “Café e Filosofia”, com debates que possuem como tema central a “Filosofia, Linguagem e Identidade”. Os encontros acontecem às quintas-feiras, sempre das 18h às 20h30, na Unidade Centro do Sesc. A entrada é gratuita.
Nesta edição, assuntos como Movimentos Sociais, Construção da Identidade e do Gênero, Identidade Feminina no Humor Stand-Up e Percursos da Identidade serão abordados em encontros ministrados por professores e pesquisadores em linguística e letras. Após comentários dos palestrantes, acontecem debates e contrapontos de idéias entre os participantes.


PROGRAMAÇÃO
Dia 26/9
Quem faz o quê com a Identidade? Viver em Fronteiras
Palestrante: José Idésio Ribeiro Couto (Especialista em Metodologia de Ensino) e Marcos Alberto Xavier Barros (Mestrando em Lingüística Aplicada/UECE)

Local: Sala Cine Vídeo – Unidade Centro do Sesc (R. 24 de Maio, 692 – Centro)
Horário: 18h às 20h30               
Informações: 3455-2118
:::Gratuito:::
www.sesc-ce.com.br






  
II Seminário Outros Olhares acontece de 25 a 27 de setembro
Com o tema “Direitos Humanos e Marcadores da Diferença”, a ONG Fábrica de Imagens realiza o II Seminário Outros Olhares, na Casa Amarela Eusélio Oliveira

Na segunda edição do evento, a ONG promove um conjunto de conferências, mesas de discussão, minicursos e vídeo-debate, contando com a presença de professores(as), lideranças e representantes de importantes grupos de pesquisa, movimentos e organizações sociais brasileiras.
Em 2012, o Projeto Outros Olhares inovou suas modalidades de ação ao realizar o I Seminário Outros Olhares: Educação em Direitos Humanos, Diversidade e Sociedade, na Universidade Estadual do Ceará – UECE. Durante quatro dias de evento, mais de 300 pessoas de 25 cursos de graduação, 17 Instituições de Ensino Superior e sete cidades diferentes participaram da programação.
O êxito na realização desta empreitada fomentou a continuidade desse espaço onde pesquisadores(as), estudantes, educadores(as) e movimentos sociais podem dialogar acerca dos Direitos Humanos e suas conexões com as dimensões de Gênero, Sexualidade, Raça e Etnia, Geração, Classe, dentre outras.
Neste ano, a Conferência de abertura ficará à cargo de Solon Viola, Professor da Universidade Vale do Rio Sinos (RS) e autor do livro “Direitos Humanos e Democracia no Brasil”. Entre os(as) convidados(as), figuram ainda nomes importantes do cenário acadêmico local e nacional, como Ana Rita Fonteles (UFC), Aparecida Montenegro (UFC), Eduardo Estevam (PUC/SP), Epitácio Macário (UECE), Fernando Pocahy (UNIFOR) e Raquel Jales (INTA). Destaca-se também a participação de Jandira Queiroz, Assessora de Ativismo e Mobilização da Anistia Internacional, além de Rosa da Fonsêca, militante e fundadora do grupo Crítica Radical.  Encerrando as atividades, o Seminário traz à Fortaleza o Juiz Federal Roger Raupp Rios, professor do Centro Universitário Ritter dos Reis (RS) e autor de livros como “Direito da antidiscriminação” e “A homossexualidade no Direito”.
Assim como na edição anterior, durante todo o evento, a organização arrecadará alimentos não perecíveis que serão doados à Central de Segurança Alimentar do Fórum do Movimento Social de Luta contra a Aids do Ceará. As inscrições inciam-se pela manhã do dia 25 e a Conferência de abertura, às 18h.
O II Seminário Outros Olhares é uma ação da Fábrica de Imagens com o apoio da Casa Amarela Eusélio Oliveira/UFC, do Laboratório Multiversos - Corpo, Gênero e Sexualidade nos Processos de Subjetivação (PPGP/UNIFOR), patrocínio da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) e Petrobras, através do Programa Desenvolvimento e Cidadania.
Mais informações pelo site: www.projetooutrosolhares.wordpress.com







Porto Iracema das Artes oferece Masterclass gratuito com Roberto Alvim

A Escola Porto Iracema das Artes realiza nesta sexta-feira (13), o primeiro Masterclass do Laboratório de Pesquisa Teatral, com o diretor e dramaturgo Roberto Alvim (da Cia. Club Noir, SP). O encontro acontecerá às 19h30, no Auditório do Centro Dragão do Mar.

A palestra, que tem como tema "Teatro como invenção: tradição, ruptura, desdobramentos", visa apresentar ao público um panorama dos mais inovadores procedimentos cênicos empregados por dramaturgos e encenadores na contemporaneidade, mostrando como estas estratégias dialogam com a História do Teatro, promovendo ressignificações e deslocamentos insuspeitados nos fundamentos do drama tradicional. O evento é aberto ao público e terá direito a certificado. As inscrições podem ser feitas no site www.inscricoesportoiracema.com.br
No sábado (14), o dramaturgo encontra-se com os grupos do Laboratório de Pesquisa Teatral, tendo como objetivo avaliar os projetos e trabalhar o aperfeiçoamento dos mesmos.

Roberto Alvim (1973) é dramaturgo, diretor e professor de Artes Cênicas. Escreveu e dirigiu dezenas de peças, encenadas no Brasil e em países como França, Argentina, Suíça, México e Bélgica. Leciona Dramaturgia e História do Teatro em diversas instituições e universidades. Como diretor e dramaturgo, já foi indicado e venceu os prêmios mais importantes do teatro brasileiro – Prêmio BRAVO!, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio Shell, Prêmio APCA. Desde 2006 reside na cidade de São Paulo, onde dirige a companhia CLUB NOIR, dedicada a encenar obras de autores contemporâneos. Publicou em 2012 o livro DRAMÁTICAS DO TRANSUMANO, contendo novos conceitos acerca de criação dramatúrgica.

Serviço:
Masterclass do Laboratório de Pesquisa Teatral com Roberto Alvim
13/09 – 19:30h - Auditório do Centro Dragão do Mar

Nenhum comentário: