quinta-feira, 5 de setembro de 2013

PATRIMÔNIO HISTÓRICO

Fórum de Museus acontece nesta terça-feira (24) no Teatro Antonieta Noronha

Programação acontecerá ao longo de todo o dia, a partir das 8h até às 17h

Implementar o Sistema Municipal de Museus de Fortaleza (SiMF), bem como discutir propostas para organizar e articular os museus da cidade, no âmbito da administração pública municipal. É com este intuito que a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria de Cultura, realiza nesta terça-feira, dia 24, o Fórum de Museus. O evento acontece ao longo do dia, das 8h às 17h, no Teatro Antonieta Noronha.
Durante a manhã, haverá o credenciamento dos participantes, a leitura do regimento interno do Fórum e, logo após, uma discussão sobre os desafios e estratégias para a implantação de um Sistema de Museus. A partir das 10h30, haverá leitura e discussão da proposta de projeto de lei do Sistema Municipal de Museus.
À tarde, a programação terá início a partir das 13h30, quando será apresentada a proposta de minuta do projeto de lei do Sistema. Em seguida, haverá eleição de representantes para a comissão provisória e estabelecimento de calendário de reuniões para o fechamento das proposições. Encerrando o Fórum, haverá leitura da Ata, bem como a distribuição do Termo de Adesão e considerações finais.
O resultado desse diálogo resultará na disseminação de experiências de programas educativos e de processos técnicos que induzam políticas museológicas para a área de educação em Fortaleza. Este encontro é o ponto inicial e estratégico para a participação e a colaboração das instituições públicas e privadas de museus para a elaboração de um plano municipal e um estatuto, a fim de tornar possível uma política pública para as instituições museológicas da cidade.


Sistema Municipal de Museus de Fortaleza

O Sistema Municipal de Museus de Fortaleza se propõe a integrar e compor um circuito entre as instituições museológicas presentes na cidade, que irão compor um plano estratégico, baseado nas diretrizes da Política Nacional de Museus. Entendendo que toda e qualquer política pública somente se concretiza com a participação da sociedade, a Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza propõe, junto aos Museus da Cidade, criar um Sistema que envolva e democratize estruturas e experiências a fim de melhor desenvolver a atuação do setor no município.

Serviço:
Fórum para Implantação do Sistema Municipal de Museus em Fortaleza
Quando: terça-feira, 24 de setembro, das 8h às 17h
Onde: Teatro Antonieta Noronha (Rua Pereira Filgueiras, nº 4 – Centro)
Mais Informações: 31051291 - Coordenação de Patrimônio Histórico e Cultural


PROGRAMAÇÃO:
8h às 9h - Credenciamento

9h às 9h30 - Leitura do regimento interno do Fórum

9h30 às 10h30 - Mesa: Desafios e estratégias para a implantação de um Sistema de Museus

10h30 às 12h - Leitura e discussão da proposta de projeto de lei do Sistema Municipal de Museus, destaques e discussões

13h30 às 15h - Apresentação da proposta de projeto de lei do Sistema Municipal de Museus

15h às 15h40 - Eleição de representantes para a comissão provisória e estabelecimento de calendário de reuniões para o fechamento das proposições

16h às 17h - Leitura da Ata do Fórum, distribuição do Termo de Adesão e considerações finais

Nenhum comentário: