quinta-feira, 5 de setembro de 2013

PELO INTERIOR

Peça  “Esperando Comadre Daiana” faz temporada no interior do Ceará

A Unidade Iguatu do Sesc apresenta, de 24 a 27 de setembro, a Cia Livremente de Teatro (Juazeiro do Norte), com o espetáculo “Esperando Comadre Daiana”. As apresentações acontecem nos municípios de Icó, Umari, Baixio e Ipaumirim, respectivamente, a partir das 19 horas, com entrada gratuita.
            Inspirada em um folheto de cordel, a montagem passeia pelas crenças e costumes do povo nordestino, suas relações com a cultura e os ídolos estrangeiros. No enredo, as duas irmãs, Esmeralda e Venância elegem a falecida princesa Lady Daiana para ser a madrinha da garota Perpétua, mais conhecida como “Perpa”, acreditando que a ação trará reconhecimento, fama e fortuna.
            Com texto do dramaturgo Emmanuel Nogueira e direção de Renato Dantas, a comédia traz ao palco a linguagem popular do cearense – o ‘cearês’. No enredo, são utilizadas expressões bem populares que refletem a cultura do Estado e da sua gente.

Programação
Espetáculo “Esperando Comadre Daiana”


Dia 24/9 – Icó
Dia 25/9 – Umari
Dia 26/9 – Baixio
Dia 27/9 – Ipaumirim

Horário: a partir das 19h
Informações: (88) 3581.1130
:::Gratuito:::









6º Jeri Sport Music Festival leva para Jericoacoara a vanguarda da música e competições de kite e windsurf 

Evento acontecerá nos dias 19, 20 e 21 de setembro

Na sexta edição do Jeri Sport Music Festival, visitantes e moradores de Jericoacoara (CE) podem se integrar às programações gratuitas de atividades esportivas inéditas, shows musicais, além do tradicional espetáculo de cores das regatas competitivas de kite e windsurfe.
O festival de música e esportes de Jericoacoara inicia dia 19/09, ao final da tarde, com um democrático aulão de ritmos ao ar livre, promovido pela Ayo Fitness, que levará à orla principal uma série de exercícios para energização e relaxamento. Após o famoso pôr do sol na paradisíaca praia cearense, o Jeri Sport Music Festival abre sua sessão musical com a animada “Farra na Casa Alheia”, festa a cargo dos
DJs Guga de Castro e Rodrigo Fuser, que misturam variações de sonoridades latinas.
No dia 20/09, a programação recomeça com mais um aulão de ritmos na praia, sempre a partir das 16h. Ativados para a noite, às 22h o festival apresenta show de Ilaria Cortese, compositora e poetisa italiana que interpreta canções inéditas em língua italiana e portuguesa. Às 23h30, a veterana Felicidade Suzy, cantora manauara lançada por Baden Powell, um dos ícones da música brasileira, que sobe ao palco de Jeri para entoar repertório de composições MBP, interpretadas em recentes shows pela Itália e Guatemala. Para fechar a noite, os DJs Guga de Castro e Rodrigo Fuser voltam com novas seleções musicais dançantes pela Farra na Casa Alheia.
No último dia, 21/09 as competições de kite e de windsurfe acontecem a partir do meio-dia, reunindo atletas locais, nacionais e estrangeiros. Às 16 horas, na praia, é a vez do 3º AventurAYO, corrida com estações funcionais de até 5 km, em nova atividade coordenada pela AYO Fitness. À noite, a partir das 20 horas, tem show de Noemi e banda mescla MPB e Bossa Nova, antecipando a premiação esportiva, programada para 22h. Os festejos continuam às 23h com a subida ao palco do bloco Luxo da Aldeia, sensação do pré-carnaval de Fortaleza que reverbera composições cearenses em músicas foliãs, como “Bloco do Prazer”, “Batuquê de Praia” e “Zanzibar”, até o encerramento com mixagens sonoras pelos DJs da Farra na Casa Alheia.

Em 2013, o Jeri Sport Music reitera o compromisso de levar à comunidade local e visitantes interações esportivo-culturais de qualidade com atividades que exaltem a exuberância da natureza e a preservação ambiental, em meio à movimentação turística. Nessa sexta edição na paradisíaca vila litorânea cearense, a parceria com a AYO Fitness evidencia o poder de transformação das realidades através das práticas esportivas. O 6º Jeri Sport Music Festival - Encontro das Artes é uma realização da Associação das Pousadas de Jericoacoara (AP Jeri) com apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, Sebrae, em produção da Galgo Entretenimento com parceria da Farra na Casa Alheia, sob patrocínio da Red Bull, contando com a participação e apoio da comunidade local.
Desde a 1ª edição, o Jeri Sport Music Festival vem atraindo outros eventos artísticos à pequena vila e tem sido para muitos artistas, a porta de entrada no mercado cultural, dada a visibilidade gerada além do âmbito estadual. A 6ª edição mantém o padrão de qualidade artística, com programação diversificada para atrair um público familiar exigente e jovem, além de ofertar à população local interações de grande relevância artística somadas às competições e práticas esportivas, que auxiliam no incremento do potencial econômico e desenvolvimento social de Jericoacoara.

PROGRAMAÇÃO 6º JERI SPORT MUSIC FESTIVAL

Quinta-feira, 19 de setembro

16 horas - Aulão de ritmos ao ar livre com a AYO Fitness
22 horas - Abertura musical do 6º Jeri Sport Music Festival com os DJs Guga de Castro e Rodrigo Fuser da Farra na Casa Alheia.

Sexta-feira, 20 de setembro

16 horas - Aulão de ritmos ao ar livre com a AYO Fitness
22 horas - Show da Ilaria Cortese.
23 horas e 30 minutos - Felicidade Suzy.
Sequência com Djs da Farra na Casa Alheia

Sábado, 21 de setembro

A partir do meio-dia - Regatas de kite e windsurfe (inscrições a partir do dia 19.09)
16 horas  - Aventurayo - Corrida de 3 ou 5 km com estações de funcionais com a AYO Fitness
20 horas - Show Noemi e banda
22 horas - Premiação Esportiva
23 horas a banda Luxo da Aldeia.







ARTES PLÁSTICAS, ARQUITETURA, DESIGN

BNB do Cariri tem programação especial de Artes Visuais

Centro Cultural também tem atrações de música, teatro e cultura popular em setembro

Neste mês de setembro, a programação de artes visuais do Centro Cultural Banco do Nordeste – Cariri (Rua São Pedro, 337. Centro. Juazeiro do Norte) contempla três exposições e ainda um seminário avançado de arte. No próximo dia 24 de setembro, os artistas Isis Xenofonte e Luis Fernando apresentam a Galeria Experimenta, que tem como objetivo experimentar processos de curadoria, concepção e montagem de exposições e mediação cultural tendo como protagonistas estudantes do Curso de Licenciatura em Artes Visuais.
Cada projeto promovera um ou dois estudantes com produção artística desenvolvidas nas disciplinas de ateliê e envolvera outros estudantes que atuarão como curador(es), equipe de concepção e montagem e curadoria educativa. A abertura da exposição acontece às 19h, na Galeria do 3º andar. A mostra prossegue até 31 de outubro.
Iniciada em 13 de agosto, a exposição “Street Art -Reinventando a Paisagem Urbana” traz em  suas obras toda a vivacidade do artista João Naccarato (SP). Em cada trabalho, ele mostra sua capacitade de reinventar o cotidiano, por meio de fotografias, pinturas, objetos e instalações. A exposição ficará aberta ao público até 30 de setembro, na Galeria do 4º andar.
Também prossegue até o dia 30 a mostra São Paulo “Ponte” Juazeiro do Norte: Arte Urbana & outras linguagens contemporâneas, na Galeria do 5º andar. O projeto é destinado não apenas para quem atua diretamente com questões artísticas e educativas, mas para o público em geral, que pode ter contato com a arte e também com processos criativos diversos, correspondentes a linguagens variadas, como a arte urbana, muralismo, vídeo, escultura, fotografia, instalações e performances.
No dia 24 de setembro, também começa a I Semana de Artes Visuais, cuja solenidade de abertura acontece às 14h. A iniciativa tem como objetivo promover a reflexão, o debate e instaurar processos de ressignificação dos imaginários locais que ainda compreendem que a formação do artista/professor/pesquisador estaria dissociada dos territórios simultâneos de atuação e formação que envolve tanto o profissional das artes visuais quanto as instituições que promovem as artes visuais na atualidade.
TEATRO E MÚSICA - A programação também contempla apresentação de três espetáculos teatrais (Uma de duas – A vida Comum de LucyLady, Pássaro de Vôo Curto e A Festa Fortaleza), além de uma oficina de iniciação teatral, que visa estudar as aproximaçãoes entre o fenômeno religioso e o conceito de teatro sagrado, delimitado a partir de estudos antropológicos acerca dos processos ritualísticos.
Ainda no mês de setembro, haverá “aula show” com o Quarteto Boa Ideia (RN). O projeto “Boa Ideia” conquistou seu espaço na cena musical Potiguar, por sua sonoridade peculiar e concepção de arranjos. Com uma essência puramente brasileira, o grupo trás em seu repertório muito chorinho, samba, bossa e concepções jazzísticas em uma elegante mistura com ritmos regionais. Sem dúvida, uma boa pedida para aqueles que apreciam o melhor da música brasileira.
O CCBNB-Cariri também promove a apresentação de grandes grupos de tradições culturais:  Banda de Pife do Quilombo Carcará (Potengi-CE), Bacamarteiros da Paz (Juazeiro do Norte-CE e Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto (Crato-CE).












Grupo ATeliê voadOR, da Bahia, apresenta a peça “O Diário de Genet” em Guaramiranga

Confira a programação desta quarta no Festival Nordestino de Teatro 2013 

O Festival Nordestino de Teatro 2013 está com uma extensa programação para esta quarta feira: Mostra Nordeste, Mostra Ceará / FNT 20 anos e FNT para Crianças / Mostra SESC serão encenados neste dia 11, em Guaramiranga. Para o público infantil, às 17h o Grupo Teatraria Espalha-Fato apresenta “A Onça e o Bode de Guarda-Chuva, Guarda-Sol e Sombrinha” na Central de Artesanato.
Na MOSTRA NORDESTE, o baiano ATeliê voadOR Companhia de Teatro encena “O Diário de Genet” às 19h no Teatrinho Rachel de Queiroz. Com texto e direção de Djalma Thürler, esta é a terceira produção do conjunto de peças que batizou de “Trilogia sobre o Cárcere”. Anteriormente o grupo montou “O melhor do homem” (2010- 2013) e “Salmo 91” (2011-2013). A peça é um mergulho da obra de Jean Genet e um avanço na compreensão da ideia de cárcere.
 

Criada especialmente para esta edição comemorativa, a Mostra Ceará / FNT 20 anos terá às 20h30 no Centro Cultural C. Rolim o Grupo Ninho de Teatro com “Avental Todo Sujo de Ovo” e à meia-noite, no Teatrinho Rachel de Queiroz, a Cia Palmas Produções Artísticas encena “Negros – O Poeta em Nova York”.
No Programa de Formação do FNT, às 10 horas acontece Debate sobre o espetáculo da Mostra Nordeste encenado na noite anterior. No mesmo horário haverá a Roda de Conversa sobre a Produção Teatral na Universidade, onde o tema será a Mostra Nordeste Universitária, que estreou nesta edição com a produção teatral das universidades.
Às 14h começa o XII Encontro de Artistas Pesquisadores, que consta de apresentação de trabalhos acadêmicos, constituindo-se em um momento de troca de conhecimentos no campo das artes cênicas e um forte trabalho de intercâmbio cultural em suas mais diversas expressões. Serão dois dias de Encontro na sede da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga – AGUA.
No dia 11 os temas dos pesquisadores são: “Gestão da Cultura para o Desenvolvimento de Cidades – Guaramiranga, um estudo de caso” (UB. Pesquisadora: Selma Santiago), “Teatro de Grupo e Pedagogia do Teatro: Construindo Caminhos” (UFC. Pesquisador: Abimaelson Santos), “Da Propriopepção ao Controle Energético” (IFCE. Pesquisador: Dyego Stefann), “O Jesuíta na Obra Teatral de José de Alencar” (UFMG. Pesquisador: Marcelo Costa) e “Escola Livre: O Que É Isso?” (UFC. Pesquisadora: Izaíra Silvino).
A música também estará na programação de quarta-feira do FNT, com show do Grupo Serráquios, às 21h30 no Odilon Bar. Toda a programação é gratuita.

PROGRAMAÇÃO

11|09 – QUARTA-FEIRA
10h – DEBATE | MOSTRA NORDESTE
Local: Sala 01 do Mosteiro

10h – RODA DE CONVERSA SOBRE A PRODUÇÃO TEATRAL NA UNIVERSIDADE | MOSTRA NORDESTE UNIVERSITÁRIA
Local: Sala 02 do Mosteiro

14h – ENCONTRO DE ARTISTAS PESQUISADORES
Local: AGUA

17h – FNT PARA CRIANÇAS | MOSTRA SESC [FORTALEZA]
A Onça e o Bode de Guarda-Chuva, Guarda-Sol e Sombrinha | Grupo Teatraria Espalha-Fato
Classificação: Livre
Local: Central de Artesanato

19h – MOSTRA NORDESTE [BAHIA]
O Diário de Genet | ATeliê voadOR Companhia de Teatro
Classificação: 16 anos
Local: Teatrinho Rachel de Queiroz

20h30 – MOSTRA CEARÁ | FNT 20 ANOS [CRATO]
Avental Todo Sujo de Ovo | Grupo Ninho de Teatro
Classificação: 14 anos
Local: Centro Cultural C. Rolim

21h30 – MÚSICA NO FNT
Grupo Serráquios | Guaramiranga
Local: Odilon Bar

00h – MOSTRA CEARÁ | FNT 20 ANOS [FORTALEZA]
Negros – O Poeta em Nova York | Cia Palmas Produções Artísticas
Classificação: Livre
Local: Teatrinho Rachel de Queiroz

SERVIÇO
XX Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT) – Até 14 de setembro em Guaramiranga/CE. Contatos: (85)3321-1405, 8634-5960, agua@agua.art.br. Site: www.agua.art.br. Blog: www.xxfntguaramiranga.wordpress.com. GRÁTIS.





TV DIVIRTA-CE no Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga 2013

Veja vídeos de Ariel Gomes de alguns espetáculos e oficinas da vigésima edição













Edição comemorativa de 20 anos do FNT terá na abertura o Grupo Galpão

O grupo mineiro está comemorando 30 anos de trajetória com o espetáculo “Os Gigantes da Montanha”, com direção de Gabriel Villela 


Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga começa no próximo sábado

Depois de dois espetáculos montados na década de noventa – “Romeu e Julieta”, em 1992 e “A rua da amargura”, em 1994, ambos com concepção e direção de Gabriel Villela, o Grupo Galpão, que é patrocinado pela Petrobras, e possui 30 anos de trajetória, volta à parceria bem sucedida com o diretor. Desta vez, com a montagem do último texto escrito pelo dramaturgo italiano, Luigi Pirandello, “Os Gigantes da Montanha”. O espetáculo marcará a abertura da edição comemorativa de 20 anos do FNT – Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga, que acontecerá de 7 a 14 de setembro na cidade serrana do Ceará. A apresentação será às 20h30, no pátio da Igreja Matriz, onde em 1992 o grupo mineiro esteve com o clássico “Romeu e Julieta”, de Shakespeare, em uma célebre apresentação que representa um importante capítulo na história do FNT. Em 2008 o grupo voltou ao Festival, encenando “Pequenos Milagres”, no Teatro Municipal Rachel de Queiroz.
Obra póstuma e inacabada, a peça é uma fábula que celebra a arte do teatro a partir da história de uma companhia decadente que acaba sendo destroçada ao tentar representar seu último espetáculo diante de um estranho público: os misteriosos gigantes, isolados habitantes de uma longínqua montanha. Texto teatral mais longamente trabalhado por Pirandello, “Os Gigantes da Montanha” encerra uma síntese da melhor poesia e das mais contundentes questões em torno da vida e da arte, exaustivamente descritas e perscrutadas na dramaturgia e na literatura do autor.
Previsto para ser encenado em espaços alternativos, praças e parques, como foram as duas montagens anteriores com o diretor, o espetáculo promete atingir grandes públicos das mais diferentes faixas sociais, com uma intensa circulação por cidades de Minas Gerais e do Brasil. Aliando teatro clássico e popular, música executada e cantada ao vivo pelos próprios atores e uma encenação alegórica recheada de magia e encantamento da arte popular mineira, congados, festas folclóricas e personagens populares, a nova montagem do Galpão, com direção de Gabriel Villela, promete reeditar os grandes sucessos de “Romeu e Julieta” e “A Rua da Amargura”, espetáculos premiados que ficaram mais de dez anos em cartaz, encantando os mais distintos públicos nos mais diferentes pontos do país e do exterior.

A noite de abertura será também de Ricardo Guilherme, que abre a Mostra Ceará – FNT 20 anos, criada especialmente para esta edição comemorativa, como uma homenagem a grupos cujas trajetórias registram interseções com o percurso do Festival. O ator, dramaturgo e diretor teatral cearense, que tem uma teatrografia de mais de cem espetáculos realizados, em mais de 40 anos de atividade, retorna ao FNT, às 22h30 no Teatrinho Rachel de Queiroz, com “Flor de Obsessão”, contos de Nelson Rodrigues em um espetáculo-solo com sua atuação e direção, numa produção do Grupo Pesquisa/Teatro Radical.
O espetáculo, que estreou em 1993, reúne três contos de Nelson Rodrigues (Morte pela Boca, Missa de Sangue e Unidos na Vida e na Morte). São contos (publicados na coluna A Vida Como Ela É, mantida pelo escritor nos anos 1950 em alguns jornais cariocas) e mais um prólogo e um epílogo concebidos por Ricardo Guilherme a partir de uma compilação de textos nos quais Nelson Rodrigues explicita os temais centrais de sua obra, ou seja, sua obsessiva predileção por histórias em que o amor e morte se inter-relacionam e se completam.
O XX FNT contará com mostras especiais comemorativas aos 20 anos, e a participação de companhias que marcaram o Festival. Serão ao todo 35 espetáculos teatrais, além de reisados, dramas, cortejo, apresentações musicais e uma série de ações formativas, com toda a programação gratuita.

SERVIÇOS

“Os Gigantes da Montanha”, direção de Gabriel Villela, com Grupo Galpão (MG) - Espetáculo de abertura do XX FNT - Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga, no dia 7 de setembro, às 20h30, no pátio da Igreja Matriz de Guaramiranga. GRÁTIS.

“Flor de Obsessão”, contos de Nelson Rodrigues em espetáculo-solo de Ricardo Guilherme – Abertura da Mostra Ceará FNT 20 anos, do XX Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga, no dia 7, às 22h30, no Teatrinho Rachel de Queiroz. GRÁTIS.

XX Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT) – De 7 a 14 de setembro em Guaramiranga/CE. Contatos: (85)3321-1405, 8634-5960, agua@agua.art.br. Site: www.agua.art.br. Blog: www.xxfntguaramiranga.wordpress.com. GRÁTIS.

Nenhum comentário: