quinta-feira, 5 de setembro de 2013

EDUCAÇÃO


Ceará ganha franquia da LEGO ZOOM

Com o suporte da empresa na capital, escolas e educadores podem adotar projetos inovadores, por meio da utilização de fascículos e kits tecnológicos do Grupo LEGO voltados para a educação


Representante exclusiva da LEGO® Education no país, a ZOOM é uma empresa brasileira que desenvolve soluções de aprendizagem, utilizando uma proposta pedagógica inovadora e a experiência lúdica para ampliar o conhecimento. Em parceria com o Grupo LEGO, elaborou um projeto de ensino para o País que valoriza e aplica o aprender-fazendo de forma criativa, como meio para desenvolver competências e habilidades em todas as etapas da vida. Com a ZOOM Franquia, foi possível alcançar – por meio da expansão dos programas curriculares e extracurriculares - um número cada vez maior de alunos em instituições de ensino de todo o país.  A exemplo do Ceará,  que acaba de ganhar uma Franquia Premium LEGO ZOOM, sob a gerência da STAE – Centro de Tecnologia Educacional, empresa também responsável pelas operações em Pernambuco.
Desde 2007, o Ceará já recebia a metodologia e os produtos LEGO ZOOM por meio de representantes da Franqueadora. Com a criação da franquia, a empresa passa a fornecer com exclusividade as soluções de aprendizagem para as instituições de ensino da região. A unidade Fortaleza é gerida por Janaina Carvalho (diretora pedagógica), que já atua com a empresa em Pernambuco há quase dez anos,  Émerson Mendes (diretor-geral), Márcio Domingos (diretor de Negócios) e o matemático Ebrahim Rocha  (diretor-técnico).
“O que mais nos motiva é poder ofertar uma proposta pedagógica inovadora no qual crianças, jovens e adultos se envolvem em atividades dinâmicas, parte de um projeto em que eles se tornam protagonistas da sua aprendizagem.”, explica Janaina.
A Franquia Premium Ceará trabalha com três propostas: o programa ZOOM Curricular, que complementa o ensino da sala de aula, em escolas, com a vivência prática por meio de fascículos e kits LEGO; os extracurriculares LÍDER (desenvolvido para trabalhar liderança e empreendedorismo em jovens de 10 a 15 anos) e GENIUS (voltado para o ensino de elementos básicos da robótica a crianças com 7 a 9 anos) ; além de oferecer a possibilidade de uma Franquia Educador, na qual um professor adquire o material das soluções extracurriculares e as aplica em escolas, clubes, instituições etc.
Com material pedagógico exclusivo e kits de tecnologia da LEGO® Education, alunos exercitam a liderança, a criatividade, a solução de situações-problema e de desafios, o desenvolvimento de tarefas em equipe, entre outras competências.
No Ceará, todos os públicos e instituições de ensino podem adquirir as soluções de aprendizagem, desde a Educação Infantil ao Ensino Médio da Rede Privada e Pública de Ensino e o Sistema S – Senai e SESI. Algumas instituições já possuem os programas em andamento no Estado, tais como os colégios privados Darwin , Ágape e Kerigma e cerca de 110 escolas públicas da Prefeitura de Fortaleza.
O modelo pedagógico exclusivo oferecido pela ZOOM está presente em mais de 3 mil escolas públicas e particulares do país, atingindo cerca de um milhão e meio de estudantes. Em parceria com o Grupo LEGO, a ZOOM está ampliando sua área de atuação e exportando sua proposta educacional para outros países, como Argentina, México e China.

 






Programa de mobilidade acadêmica internacional da UFC abre inscrições

Estão abertas as inscrições para o Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional em instituições de ensino estrangeiras conveniadas com a Universidade Federal do Ceará. Podem candidatar-se alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação da UFC, para a realização de estudos no período de um a dois semestres letivos no em 2014.

As inscrições podem ser feitas na sala da Coordenadoria de Assuntos Internacionais, no horário das 8h30min às 11h30min e das 14h30min às 17h30min, observando-se os prazos de encerramento:

1. 16 de setembro, para as candidaturas cujo prazo de aceitação se encerra no dia 30 de setembro;

2. 14 de outubro, para as candidaturas cujo prazo de aceitação se encerra no dia 1º de novembro;

3. 11 de novembro, para as candidaturas cujo prazo de aceitação se encerra no dia 29 de novembro.

Mais informações sobre os prazos no portal da universidade desejada.

Para participar, o aluno deverá ter índice de rendimento acadêmico (IRA) igual ou superior a 6.700; não estar cursando o penúltimo nem o último semestre de seu curso; totalizar, no máximo, três reprovações até o momento da candidatura; ter fluência no idioma oficial do país no qual pretende realizar os estudos, dentre outros.

Alunos dos campi de Sobral, Quixadá, Ufca podem inscrever-se via Sedex. O Programa não prevê a concessão de bolsas.

Mais informações disponível no Edital nº 9, de 4 de setembro de 2013, disponível no site da Coordenadoria de Assuntos Internacionais da UFC (www.cai.ufc.br).










Reabertas inscrições para professor substituto da UFC e da Ufca

Estão reabertas, até o dia 18, as inscrições de seleção para professor substituto da Universidade Federal do Ceará, em Sobral, e para a Universidade Federal do Cariri, tutorada pela UFC. São oferecidas duas vagas, com regime de 40 horas semanais. 
Em Sobral, o concurso é para uma vaga no Curso de Engenharia da Computação, setor de estudo "Física Geral e Matemática". Para a Ufca, é oferecida uma vaga para os cursos de Administração e de Administração Pública, setor de estudo "Economia e Finanças". Podem inscrever-se candidatos com diplomas de graduação.   
Mais informações nos editais nº 275/2013 e 03/2013, disponíveis no site da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UFC (www.progep.ufc.br).

Nenhum comentário: