quinta-feira, 5 de setembro de 2013

DESTAQUES

CONFIRMADO: David Guetta retorna a Fortaleza em janeiro de 2014

A produtora D&E Entretenimento acabou de confirmar uma nova apresentação do Dj mais famoso do mundo na capital cearense: será dia 7 de janeiro, no Centro de Eventos

D&E Entretenimento anuncia mais uma super atração - David Guetta. Um dos melhores DJs do mundo retorna ao Brasil para uma Summer Tour, em janeiro, e a turnê passa pela capital cearense. O show acontece no Centro de Eventos do Ceará, no dia 7 de janeiro. Segundo a Plus Talente, empresa responsável pela a turnê, o artista se apresenta em 9 cidades brasileiras, no Nordeste, Guetta anima as pick-ups das capitais: Fortaleza, Salvador e Recife. Durante a semana serão divulgados valores e pontos de venda dos ingressos. 


David Guetta na TV DIVIRTA-CE

Veja vídeos da primeira apresentação do Dj em Fortaleza















CLIQUE AQUI E VEJA MAIS VÍDEOS DE DAVID GUIETTA NA TV DIVIRTA-CE 







Vila das Artes celebra aniversário nesta segunda 

A programação de audiovisual inclui oficinas, exibições, debates e jam sessions  

A Vila das Artes está aniversariando e vai realizar uma série de ações abertas ao público. As atividades envolvem audiovisual, dança, música, dentre outras, e acontecem hoje, segunda-feira (30/9), durante todo o dia.
A Escola Pública de Audiovisual realizará um workshop e quatro oficinas pela manhã, com início às 9 horas, seguindo até as 12 horas. Além disso, serão realizadas exibições de filmes e debates no período da tarde. À noite, os presentes participarão de uma jam sessions, com música e projeções ao vivo no estacionamento.
Os vídeos são de autoria de alunos e ex-alunos do Curso de Realização em Audiovisual da Escola Pública de Audiovisual da Vila. A programação inclui a gravação de depoimentos de alunos e público em geral sobre a pergunta "Como foi a primeira vez que você foi ao cinema?". As inscrições nas oficinas serão por ordem de chegada, mediante preenchimento de formulário na Secretaria da Vila das Artes.

Serviço
Aniversiário da Vila das Artes - Programação Audiovisual
Local: Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1.221 - Centro, Fortaleza/CE)
Site: http://viladasartes.fortaleza.ce.gov.br/
Informações: 85 3105.1404
 







BASTIDORES

Morre o ator Cláudio Cavalcanti, aos 73 anos



Cláudio brinca com Bianca Comparato durante sessão de fotos de divulgação da segunda temporada de "Sessão de Terapia", seu último trabalho na Tv, que poderá ser visto a partir do próximo dia 7, no canal GNT


Morreu no final da tarde deste domingo por complicações cardíacas, após uma operação na coluna cervical, o ator Cláudio Cavalcanti, 73. Atualmente, era secretário municipal de Promoção e Defesa dos Animais do Rio. Ele estava internado desde o dia 16 no hospital Pró-Cardíaco Botafogo (zona sul). Carioca, era casado com Maria Lucia Frota Cavalcanti. A morte do ator ocorreu às vésperas de uma volta dupla à TV. No dia 7, no GNT, estreia a segunda temporada de "Sessão de Terapia", na qual ele fez o papel de Otávio, empresário com síndrome de pânico; e nesta segunda (30), no canal Viva, começa a reprise da novela "Água Viva" (1980), em que ele deu vida a Edir.


"Ele veio com muita humildade e muita fome", disse o produtor de "Sessão de Terapia", Roberto d'Ávila. "Parecia um garoto de 17 anos em seu primeiro trabalho." O diretor do programa, Selton Mello, disse que a nova temporada de "Sessão de Terapia" será dedicada a ele. "Era um grande ator, deixou um trabalho extraordinário. É uma lástima que ele não tenha visto esse trabalho pronto, era um recomeço para ele. Isso tudo foi muito súbito e muito surpreendente", disse Mello. "Uma das coisas que me chamaram mais atenção era a disponibilidade física dele. Ele estava ali como um menino, com uma vontade de fazer bonito."
Um dos seus personagens mais marcantes na TV foi Jerônimo, um dos três protagonistas da novela "Irmãos Coragem" (1970), ao lado de Tarcísio Meira e Cláudio Marzo. A novela é a segunda melhor na lista de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, encabeçada por "Roque Santeiro" (1985), na qual Cavalcanti também se destacou, no papel do padre Albano.
Boni lembra com carinho do ator. "Nós trabalhamos em 'Irmãos Coragem', era uma pessoa muito doce, um ser humano especial, muito comunicativo e carinhoso, profissional irrepreensível." Ele recordou que o ator participou da primeira série da televisão brasileira, "22-200 Cidade Aberta" (1965). O ator Osmar Prado foi surpreendido pela notícia. Ele atuou e produziu com Cavalcanti a peça "Era Uma Vez nos Anos 50", no final da década de 1980. "Fizemos sucesso, e o Cláudio ganhou prêmio. É uma grande perda. Parece que a geração dele está indo, há pouco tempo [em 2012] foi o Marcos Paulo."


"Lamentavelmente ele estava na carreira política e um pouco afastado da TV, mas era muito culto, muito preparado", elogiou Prado. Conhecido por sua luta em defesa dos animais, Cavalcanti foi vereador por dois mandatos seguidos (2000-2008). Eleito suplente de deputado estadual pelo DEM em 2006, assumiu o cargo em 2008, após a cassação do deputado Natalino Guimarães. Ainda não há informação sobre velório e enterro.








INFANTIL - TEEN


Sesc recebe mostra argentina de cinema infantil

As unidades do Sesc Ceará recebem, a partir da próxima segunda-feira (30), a Mostra Itinerante do Festival Internacional de Cinema “Nueva Mirada” para Infância e Juventude. Na Unidade Fortaleza do Sesc, as exibições seguem até o dia 4 de outubro, com sessões às 9h30, 14h30 e 18h30, na Sala de Vídeo. A entrada é gratuita.
Composta por longas e curtas-metragens de diversos países, a Mostra argentina chega pela primeira vez ao Brasil e traz produções que priorizam a diversidade cultural e o desenvolvimento sociocultural de crianças e adolescentes.
Resultado de uma parceria entre o Departamento Nacional do Sesc e da associação civil sem fins lucrativos Nueva Mirada (Novo Olhar), da Argentina, o projeto possibilita a crianças e jovens, além de pais, professores, produtores culturais e demais profissionais, o acesso a cinematografia de qualidade e fora dos circuitos comerciais de tevê e do cinema. A Mostra segue ainda para as Unidades do interior do Estado.
 Nueva Mirada é uma associação civil sem fins lucrativos, especializada em cultura, indústria cultural e comunicação, declarada de interesse cultural e educativo nacional pelo governo da Argentina. É membro da Aliança Global para a Diversidade Cultural e da Unesco e do Centro Internacional de Cinema para a Infância e a Juventude (Cifej). O Festival Internacional de Cinema Nueva Mirada é a única mostra de cinema para infância e juventude da Argentina. Para cada uma das edições, o festival recebe aproximadamente 700 obras de diferentes países, dentre as quais são selecionadas cerca de 150 para participar nas sessões de competição oficial e nas sessões paralelas. O festival também realiza a cada ano uma retrospectiva/homenagem a figuras de relevância nacional e internacional no campo do audiovisual para a infância.




Programação:

Dia 30/9


Horário: 9h30
Faixa etária: de 4 a 10 anos
Filmes (curtas): Caça; Contos Celestes: marés; Relógio Cuco; Em casa com a Sra. Hen; O Peixe; Relacionamentos; O Soldado Trifaldón; Corvos; Aventuras Olímpicas; Cores; Pik & Nik.

Horário: 14h30
Faixa etária: de 4 a 10 anos
Filmes (curtas): O Peixinho; Histórias do Vento; O Varredor da Lua; As Novas Espécies; Os Meninos da Lua; Quando Rodam as Maçãs; A Foto Rasgada de Miriam; Grandes Planos; Meu Final Feliz.

Horário: 18h30

Faixa etária: 11 anos
Filme (longa): O Rei Siri (Sri Raja Siri, Sri Lanka, 2008) / Dir. Somaratne Dissanayake.

Local: Sala de Vídeo da Unidade Fortaleza (R. Clarindo de Queiroz, 1740 – Centro)
Informações: (85) 3452.9090
:::Gratuito:::













CURSOS, SEMINÁRIOS, OFICINAS, DEBATES

Fortaleza sedia workshop temático sobre Teatro Musical

O Teatro Musical em Fortaleza dá passos largos para a sua consolidação. Buscando a formação contínua de artistas locais, a Verlig promove a segunda edição da Série Workshops entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro. Tendo o musical “Chicago” como tema, a oficina será ministrada por Germana Guilhermme (SP), Vinnie Colfer (SP) e Aline Sampaio (CE) na Academia de Dança Michelle Fontenelle.
Trabalhando interpretação, canto e dança, o workshop será um laboratório de criação constituído de estudo, análise e construção de cenas livremente inspiradas em “Chicago”, de John Kander, Fred Ebb e Bob Fosse.
Para Leandro Cavalcante, co-fundador da Verlig, é notória “a imensa necessidade de aprimoramento técnico, além da ânsia por desenvolvimento que os participantes e entusiastas dos recentes projetos, montagens e workshops vêm demonstrando”.
SERVIÇO:
Série Workshops – 2ª Edição – temático Chicago
Local: Academia de Dança Michelle Fontenelle (Rua dos Milagres, 18, Aldeota)
Dias: 30 de setembro a 4 de outubro
Horário: 13h às 17h
Valores: R$ 30,00 (até 27/9) e R$ 45,00
Pré-inscrições via e-mail verlig.oficial@gmail.com
Mais informações: www.facebook.com/verlig.oficial













FIM DE SEMANA COM SAMBA EM FORTALEZA

-Péricles foi atração principal da nova casa de shows Musique, nesta sexta
 
-Martinho da Vila celebrou 45 anos de carreira no Delícias do Sertão no sábado

Quem disse que a capital cearense só tem forró, está mentindo. Principalmente neste fim de semana, com duas grandes atrações fazendo show em Fortaleza nesta sexta e sábado. A lenda do samba carioca Martinho da Vila fará apresentação única neste sábado, 28, no Delícias do Sertão. O repertório será recheado de sucessos que ganharam o gosto do público e se tornaram "hinos" do Samba. Além do sambista, a noite contará com a participação dos cantores Almir Fevers e Renato Assunção.
 O cantor comemora 45 anos de carreira e lembrou, em entrevista para uma rádio cearense, que sofreu com a censura no final da década de 60. “Todo mundo sofreu. A primeira música que lancei no Festival da Record, em 1967, “Moça Bonita” foi censurada porque era um período em que não podia falar, queriam valorizar a família e disseram que a música era contra a instituição do casamento”, recorda.
O sambista está trabalhando em dois discos, “Sambabook”  e “Martinho da Vila – 4.5 Atual”. O segundo traz participações de Paulinho da Viola, Diogo Nogueira, Luis Melodia, Tony Garrido, Tunico da Vila, Casuarina e mais. Mais informações sobre o show de Martinho da Vila: 3296.1323 / 3081.6101.
Péricles e Imaginasamba retornam à Fortaleza nesta sexta-feira, 27 de setembro, em mais uma festa ao som de muito samba. O show acontece na recém inaugurada Musique, a casa de shows que já se tornou queridinha dos ‘baladeiros’ de plantão. O público cearense também vai curtir Dj Caio que promete embalar os presentes com os melhores hits do momento.
Um dos nomes mais importantes do samba atual e dono de uma voz potente, Péricles gravou recentemente o segundo DVD da carreira solo em julho de 2013, na Fundição Progresso, no Rio de Janeiro. Em maio de 2012, Péricles alçou voo solo e gravou o seu CD e DVD “Sensações” lançado pela Som Livre. Para a nova fase, trouxe para a sua banda o companheiro de Exalta, Pinha, e o amigo Izaias Marcelo na direção musical. O repertório, que mescla músicas inéditas e regravações, é uma homenagem aos renomados compositores Carica e Prateado e traz 11 canções assinadas pela dupla. Atualmente o cantor faz parte do elenco do programa “Esquenta”, apresentado por Regina Casé. A atração é transmitida todos os domingos pela TV Globo.
O grupo Imaginasamba já tem na bagagem 4 CDs e uma coleção de sucessos nas rádios de todo o país. O novo trabalho – Imagina 10 Anos – é o 1º DVD do IMAGINASAMBA, que se desdobrará no 5º CD, e faz um resgate desses 10 anos de carreira. O CD/DVD, que conta com a produção de Bruno Cardoso do Sorriso Maroto e Lelê, também poderá ser encontrado como kit reunindo os dois formatos (CD/DVD). A gravação aconteceu no dia 06 de setembro de 2012 no Citibank Hall no Rio de Janeiro. “Nessa noite a gente realizou 3 sonhos: gravar um DVD, tocar em uma das maiores casas de shows do país e assinar com uma gravadora”, diz Suel. O contrato com a Warner Music Brasil foi assinado minutos antes de subirem ao palco para a gravação. O Grupo se apresentou em Fortaleza pela primeira vez no Samba Brasil, em julho de 2013 e pretendem retornar com mais um show com a marca registrada do Imagina – o pagode romântico. A 7 Tons Eventos assina a produção da Noite do Samba, hoje, na Musique.

Serviço
Show Péricles, Imaginasamba
Data: 27 de Setembro
Local: Musique – Av. Washington Soares , 6257 – Cambeba
Horário: 22h
Vendas de Ingressos: BLINCLASS (IGUATEMI, NORTH SHOPPING, VIA SUL, BENFICA); PAHILLY (Central);
Preços:
ARENA: (1º lote) R$ 35,00 (meia) R$ 70,00 (inteira)
Camarote (1º lote) R$ 82,00 (meia) R$162,00 (inteira)
Frontstage (1º lote) R$ 52,00 (meia) R$102,00 (inteira)
Camarote Privillége (1º lote)R$ 202,00 (único)

Show Martinho da Vila
Data: 28/09
Local: Delícias do Sertão
Endereço: Avenida Godofredo Maciel, 5421
Ingresso: Pista R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia); Mesa Ouro R$ 320; Mesa prata R$ 300 e Mesa Bronze R$ 280







+ SHOWS

Lúcia Menezes faz apresentação no Café Teatro das Marias


Cantora divide o palco com seu filho, o guitarrista Artur Menezes

Nesta sexta-feira (27) o Café Teatro das Marias apresenta Lucinha Menezes. A cantora que passeia pelos ritmos do samba, baião, maracatu e valsa.  Para o show no Teatros das Marias a cantora apresenta um repertório variado com composições do três últimos discos, entre outras canções que já estão em sua trajetória.

A apresentação está dividida em dois momentos o início é acústico, intimista e conta com a participação do músico Carlinhos Patriolino no violão, e que também assina a direção musical e conta ainda com Denilson na persurssão, o que vai garantir ao público sambinhas, samba-choro, samba de breque… Já na segunda parte do Show Lucinha canta com o filho Artur Menezes e banda. A produção do show é de Ricardo Black.

Serviço:
Data: 27/09
Local: Teatro das Marias  Apresenta
Horário: 22h
Ingresso: R$ 20














Longa cearense “Os Pobres Diabos” é eleito o Melhor Filme pelo Júri Popular do Festival de Brasília 

”Avanti Popolo”, filme de Michael Wahrmann, venceu os Candangos de melhor diretor, melhor filme pelo voto da crítica, melhor ator coadjuvante e o Prêmio Saruê

Rosemberg Cariry e Gero Camilo durante as filmagens
 
O longa-metragem ficcional “Os Pobres Diabos”, roteirizado e dirigido pelo cineasta cearense Rosemberg Cariry, foi eleito o Melhor Filme pelo Júri Popular do 46º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. A cerimônia de encerramento, que aconteceu na terça-feira (24) no Cine Brasília, anunciou os curtas e longas vencedores dessa edição. Na ocasião, a produtora executiva Bárbara Cariry recebeu o cobiçado Troféu Candango e o prêmio de R$ 30 mil em nome da equipe do filme. A obra também venceu o Prêmio Exibição TV Brasil de Melhor Longa no valor de R$ 50 mil e entrará para a grade da emissora.
Além do público que compareceu à exibição de “Os Pobres Diabos” no Cine Brasília, espectadores de cinco cidades satélites também votaram no filme: Sobradinho, Guará, Gama, Ceilândia e Taguatinga. “Estamos muito honrados em receber esses prêmios, já que o Festival de Brasília é um dos mais importantes do País. É satisfatório saber que o filme caiu no gosto popular, mesmo após os problemas técnicos que enfrentamos no primeiro dia de exibição do longa”, afirma Bárbara Cariry.
“Os Pobres Diabos” foi exibido na abertura da Mostra Competitiva, no dia 18 de setembro, e teve a sessão interrompida. O equipamento do festival para exibição de filmes no formato DCP (Digital Cinema Package) apresentou problemas que levaram ao travamento do filme, que teve a exibição reagendada para o dia 20 de setembro. O longa competiu com outras cinco produções nacionais que experimentaram  diversas formas de realização audiovisual.
O resultado demonstra o forte apelo popular da história, que acompanha a difícil jornada dos artistas e trabalhadores de um pequeno circo lutando pela sobrevivência, permeada de aventuras e desventuras dos anti-heróis picarescos inspirados nas artes populares. “Vemos que o espetáculo continua, apesar de todas as dificuldades. O filme tem um espírito bem humorado, mas esbarra em uma dura realidade que se encaminha, no final, para uma tragicomédia”, afirma Rosemberg Cariry.
“Os Pobres Diabos” é estrelado por Silvia Buarque, Chico Diaz, Everaldo Pontes, Gero Camilo, Zezita Matos e grande elenco. Este é o 12º longa-metragem de Cariry e marca o seu retorno à ficção após realizar os documentários “Patativa do Assaré, Ave Poesia” (2007) e “Cego Aderaldo – O Cantador e o Mito” (2012), entre outros. Após o Festival de Brasília, o filme  continuará no circuito de festivais nacionais e internacionais. O lançamento comercial está marcado para o segundo semestre de 2014.
 

Grande vencedor do Festival de Brasília - “Avanti Popolo”, longa-metragem de estreia do cineasta Michael Wahrmann, recebeu os prêmios de melhor diretor (Michael Wahrmann), melhor ator coadjuvante para Carlos Reichenbach (1945-2012), melhor filme pelo voto da crítica (Prêmio Abraccine) e o Prêmio Saruê (concedido pela editoria de cultura do jornal Correio Brasiliense para o melhor momento do festival), também para cineasta Carlos Reichenbach.  Os Candangos foram entregues na cerimônia de encerramento do 46° Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, no Cine Brasília. O filme tem estreia prevista no Brasil no dia 03 de janeiro de 2014.
Em novembro de 2012, o filme venceu o prêmio principal da Mostra CinemaXXI do Festival de Roma e em janeiro deste ano integrou a seleção do Festival de Roterdã. Ainda no início de 2013, Michael Wahrmann recebeu o prêmio de melhor diretor no prestigiado FICUNAM, no México e participou do BAFICI (Buenos Aires Festival Internacional de Cine Independente), IndieLisboa, FIDMarseile e o Festival de Edimburgo, entre outros.
Todos os personagens de “Avanti Popolo” são baseados nos atores que os representam. As características físicas e pessoais de cada um dos intérpretes criam um diálogo com suas personagens fictícias, o que faz com que realidade e ficção se misturem nas representações. O único ator professional do filme é a Estopinha, a cadela que representa Baleia, estrela do programa Dr. Pet. Michael Wahrmann, nascido no Uruguai e radicado em São Paulo desde 2004, é diretor, roteirista e editor.











Mostra Nordeste de Artes Visuais inaugura nova sede do Centro Cultural BNB

A solenidade de abertura teve cortejo do Maracatu Solar

Durante a programação de início de funcionamento das novas instalações do Centro Cultural, haverá a abertura de outra exposição: “A causa de não sermos consumidos”

A busca pelo caráter questionador das expressões artísticas é o mote da Mostra Nordeste de Artes Visuais, que foi aberta no domingo, 22 de setembro, na ocasião do início das atividades do Centro Cultural Banco do Nordeste em sua nova sede (Rua Conde D’eu nº 560, Centro). A exposição, que ficará aberta ao público até 20 de outubro, busca apresentar uma paisagem das artes visuais nordestinas, exibindo obras de artistas cuja produção vem se solidificando desde os anos 2000. Participam da Mostra um grupo de 18 artistas dos nove Estados nordestinos. Além disso, o acervo do Centro Cultural contribui com obras de mais nove artistas.
A Mostra Nordeste de Artes Visuais já passou por Natal e Recife. Nela, são apresentados trabalhos de Ulisses Lociks e Jeanine Toledo (Alagoas), Galo Matos e Ieda Oliveira (Bahia), Waléria Américo e Yuri Firmeza (Ceará), Thiago Martins (Maranhão), Christus Nóbrega e Íris Helena (Paraíba), Bruno Vilela e Juliana Notari (Pernambuco), Jacob Alves, Bebel Frota, César Costa e Elielson Pacheco (Piauí), Sofia Bauchwitz e Marcelo Gandhi (Rio Grande do Norte), e Elias Santos (Sergipe). A entrada é gratuita.
Durante a programação de início de funcionamento das novas instalações do Centro Cultural, haverá a abertura de outra exposição, “A causa de não sermos consumidos”, cujos trabalhos da artista Luisa Nóbrega (SP) evocam um universo contraditório e veemente que encara o mundo de uma perspectiva apocalíptica, em que a palavra só pode nos salvar quando passa pelo crivo do sangue. A mostra também ficará aberta ao público até 20 de outubro, gratuitamente.

O painel de Arte Grafite que também integra a programação de artes visuais, apresenta um painel de 30 metros realizado em conjunto com artistas que trabalham com a linguagem de arte urbana. A obra será apresentada pelos artistas Ingra Rabelo, Cecilia Shik, Bruna Bezerra, Max Léo e Daniel Chastinet, do Grupo Selo Coletivo.
A solenidade de abertura do novo Centro Cultural Banco do Nordeste começou às 17h, com a participação de autoridades, representantes da classe artística e cultural e comunidade em geral. Um pouco antes, às 16h, o cortejo do Maracatu Solar parte da Praça dos Mártires no Passeio Público até as novas instalações. O grupo tem sua musicalidade inspirada nos batuques do Maracatu Az de Ouro, executados entre as décadas de 40 e 50 do século passado, e sua concepção estética de figura faz referências a cultura afro-brasileira e a artesania cearense.
A programação também contou com apresentação de Rodrigo Cardozo e convidados, com concerto de violino, violão e percussão. O repertório está repleto de músicas populares de artistas regionais como Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Fagner.
A noite terminou com a apresentação do grupo Ação HIP-HOP, que promove o intercâmbio das artes de rua e tem por objetivo fortalecer o crescimento da cultura urbana no município, reunindo no mesmo palco: rap, poesias, grafitti, dançarinos de break, basquete de rua, b.boys e batalhas de rimas.
A programação para setembro e outubro contempla eventos como Cineclube e workshop de curtas metragens, Percursos Urbanos, História Passo a Passo e Trem da História, Teatro Infantil, Seminário de Arte e Conversas Filosóficas (anexo).
As atividades do Centro Cultural estão sendo transferidas gradativamente para o novo prédio, que continua em reforma até 2014. Além das ações realizadas nas novas instalações, alguns espetáculos musicais e peças de teatro continuam sendo realizados em espaços de instituições parceiras, como o  Teatro José de Alencar, Teatro Sesc Emiliano Queiroz, Cuca Che Guevara, BNB Clube e Centro Cultural Dragão do Mar.











26 praias próprias para banho na orla de Fortaleza

Nesta sexta-feira (20), a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo), divulga novo boletim de balneabilidade das praias de Fortaleza. Na ocasião, o resultado do relatório de nº 38 aponta o total de 26 praias próprias para banho na orla marítima fortalezense. O boletim destaca análises de 31 pontos da Capital.
De acordo com a Geamo, aspectos tais como condições climáticas, aumento da maré, presença de animais, disposição imprópria de resíduos sólidos e adensamento urbano nas proximidades das praias são alguns fatores negativos que podem interferir no resultado da balneabilidade. O setor ressalta que o monitoramento é realizado seguindo a Resolução 274, de 29 de novembro de 2000, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Resultado das análises em Fortaleza:
Pontos Próprios:

Caça e Pesca
Barraca Arpão Praia Bar
Barraca Itapariká
Barraca Hawaí
Praça 31 de Março
Barraca América do Sol
Barraca Crocobeach
Clube de Engenharia
Barraca Beleza
Início da Rua Ismael Pordeus
Farol
Iate
Estátua de Iracema
Volta da Jurema
Ed. Vista del Mare
Edifício Arpoador
Final da Rua José Vilar
Ideal Clube
Ponte dos Ingleses (Ponte Metálica)
INACE (Ind. Naval do Ceará)
Marina’s Park Hotel
Início da Av. Philomeno Gomes
Kartódromo
Goiabeiras
Barraca Big Jeans
Barra do Ceará

Pontos Impróprios:

Mucuripe
Horta
Início da Av. Pasteur
Colônias
Início da Rua Lagoa do abaeté










Grupo Bagaceira ganha o prêmio Júri Popular do 20º Festival Nordestino de Teatro com “A Mão na Face”

Esta edição do FNT foi marcada pela criação da Rede Nordeste de Festivais de Artes Cênicas.


Depois de oito dias de programação, terminou na noite de sábado, 14, a 20ª edição do FNT - Festival Nordestino de Teatro. “A Mão na Face”, do Grupo Bagaceira de Teatro, que é patrocinado pela Petrobras, foi o vencedor do prêmio Júri Popular de Melhor Espetáculo da Mostra Nordeste, carro-chefe do Festival. Participaram da Mostra sete montagens de companhias teatrais de quatro estados. O vencedor foi agraciado com o Troféu Beija-Flor e R$ 3 mil.
A edição comemorativa de 20 anos do FNT apresentou 35 espetáculos distribuídos nas mostras Nordeste, Mostra Ceará – FNT 20 anos, FNT para Crianças - Mostra SESC, Mostra Nordeste Universitária, além de espetáculos convidados: Na abertura, Grupo Galpão, de Minas Gerais, que é patrocinado pela Petrobras, no encerramento o potiguar Clowns de Shakespeare e, durante a semana, espetáculos do Circuito Palco Giratório, do SESC, e do Curso Princípios Básicos de Teatro (CPBT), do Theatro José de Alencar.
Foram realizados ainda Oficinas, Debates sobre os espetáculos da Mostra Nordeste, Roda de Conversa sobre a Produção Teatral na Universidade e Encontros de Artistas Pesquisadores.

Rede Nordeste de Festivais de Artes Cênicas

 

Esta edição foi marcada pela realização do I Encontro de Programadores e Gestores de Festivais de Artes Cênicas do Nordeste, que resultou na criação da Rede Nordeste de Festivais de Artes Cênicas. Participaram representantes dos seguintes festivais: Festival de Inverno de Garanhuns / PE (Vinícius Carvalho - Diretor Executivo da Secretaria de Cultura de Pernambuco; Coordenador de Programação do Festival), Janeiro de Grandes Espetáculos / PE (Leidson Ferraz - assessor de comunicação do Festival), Festvale / CE (Márcia Oliveira – coordenadora do Festival), Festival Latinoamericano de Teatro da Bahia – FilteBahia  / BA (Luis Alonso - Diretor Artístico e Geral do FilteBahia), Festival de Teatro Infantil do Ceará – TIC / CE (Emídio Sanderson - idealizador e realizador do TIC, como diretor da Invento Assessoria e Produção Cultural), Festival das Artes Cênicas, do Banco do Nordeste (Ricardo Pinto), Festival dos Inhamuns / CE (Robson Cavalcante – coordenador geral do Festival, que é realizado pela Associação dos Amigos da Arte, Ciência e Cultura de Arneiroz  - Arte Jucá), Festival Popular de Teatro de Fortaleza /CE (Raimundo Moreira da Costa), Festival de Teatro de Fortaleza / CE (Lenildo Gomes – representante), Festival Nacional de Teatro de Rua do Ceará (Nelson Albuquerque), Festival Zona de Transição (Izabel Gurgel – diretora do Theatro José de Alencar) e FNT - Festival Nordestino de Teatro / CE (Nilde Ferreira - coordenadora Geral), com a mediação de Dane de Jade – Secretária da Cultura do Crato.
Uma das primeiras ações da Rede será a realização de um mapeamento de festivais de cada estado do Nordeste. Será também criado um site da Rede com dados dos festivais da Região e informações importantes para realizadores e produtores. “A intenção da Rede é potencializar a região Nordeste como um grande polo criativo de ações culturais, a fim de que a fatia orçamentária seja dividida com maior igualdade, para que venham mais recursos para o Nordeste”, diz Dane de Jade.
 

A Mão na Face

Com texto de Rafael Martins, direção de Yuri Yamamoto e apresentado pelos atores Démick Lopes (Gina) e Marta Aurélia (Mara) e o músico Ayrton Cesar, “A Mão na Face” estreou no final de 2012 no Festival Recife do Teatro Nacional, recebeu grandes elogios da crítica especializada. Fez temporada lotada em Fortaleza e criou um bem sucedido calendário de apresentações pelo Brasil.
O texto se passa no camarim de um cabaré de periferia. Uma prostituta veterana, que abre os shows da noite, se despe. Enquanto isso, um jovem travesti se veste para subir ao palco. Em diálogo que oscila entre o patético e o comovente, as personagens vão revelando seus infortúnios existenciais. Ao invés da miséria social, que se costuma ressaltar neste tipo de ambiente, a peça prioriza a vida interior de Mara e Gina. A montagem se alinha ao intimismo do texto, reforçando a proximidade entre as personagens e o público.
O Grupo Bagaceira de Teatro já esteve no FNT em edições anteriores, onde apresentou os espetáculos “Lesados”, “O Realejo”, “Meire Love” (que reapresentou este ano na Mostra Ceará / FNT 20 anos), o infantil “Tá Namorando! Tá Namorando!”, “PornoGráficos”, “InCerto”, além de esquetes.







 
TV DIVIRTA-CE no Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga 2013

Veja vídeos de alguns espetáculos e oficinas da vigésima edição



Clique aqui e leia ENTREVISTA com o ator do Grupo Bagaceira Rogério Mesquita








POLÍTICA CULTURAL

Ex-Coordenador de Comunicação da UFC Paulo Mamede assume Secretaria da Cultura do Ceará

GOVERNADOR  CID GOMES ANUNCIOU ESTA SEMANA NOMES DO NOVO SECRETARIADO DE SEU GOVERNO

ARTISTAS CEARENSES OPINAM SOBRE A ESCOLHA DO NOVO GESTOR E O QUE ESPERAM DO SECRETÁRIO DE CULTURA PAULO MAMEDE


O ex-Coordenador de Comunicação Social e Marketing Institucional da Universidade Federal do Ceará, Paulo Mamede, é o novo Secretário de Cultura do Estado. O anúncio foi feito na tarde de segunda (9), pelo Governador Cid Gomes, em coletiva de imprensa no Palácio da Abolição. Mamede substitui o ex-secretário Francisco Pinheiro, professor de História também oriundo dos quadros da UFC.
Paulo Mamede chegou à Universidade no fim da década de 1970, como aluno da Casa de Cultura Hispânica. Já em 1980, iniciou os estudos no Curso de Comunicação Social da UFC e foi coordenador do Centro Acadêmico.
Pouco depois, implantou o setor de comunicação da antiga Associação dos Docentes da UFC (hoje Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará – ADUFC-Sindicato), onde trabalhou ao longo de 11 anos. Ainda no movimento sindical, atuou na assessoria do Sindicato dos Telefônicos do Ceará e como presidente do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce).
Na gestão do então Reitor da UFC René Barreira, em 2003, assumiu a Coordenação de Marketing Institucional da Universidade, incorporada, em 2007, à Coordenadoria de Comunicação Social.
Naquele ano, durante a gestão do Reitor Ícaro Moreira, Paulo Mamede assumiu a titularidade do setor, onde se destacou como um dos responsáveis pela reestruturação da Universitária FM e pela criação de produtos jornalísticos como a revista Universidade Pública, o Jornal da UFC, o programa de rádio Jornal da Educação e o programa UFC TV.
Foi o idealizador e produtor do Festival UFC de Cultura, um dos principais eventos artístico-culturais de Fortaleza, que chega à 6ª edição em 2013. Lançou, ainda, o projeto Pôr do Som, evento de formação de plateia que tem levado espetáculos musicais a vários espaços da UFC, com apresentações destinadas a alunos de escolas públicas e à comunidade universitária.
Em parceria com as Edições UFC, incentivou a publicação de mais de 20 títulos, entre livros-reportagem, monografias, dissertações e teses. No fim de 2012, assumiu a coordenação de projetos culturais e de marketing através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura.
Mamede atribui sua indicação para a Secretaria de Cultura do Estado ao trabalho desenvolvido na UFC. Embora tenha sido um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT) no Ceará, afastou-se da vida partidária há mais de 20 anos.
Ele afirma que, até dezembro de 2014, buscará aproximar a pasta de Cultura de escolas e universidades, focando o trabalho na formação cultural e no diálogo com artistas e produtores. "Há projetos estruturantes fundamentais e vários espaços a serem ocupados. Não quero construir nada, mas explorar o que já existe. Sei que tenho pouco tempo, mas tentarei pautar a Cultura como algo fundamental na gestão estadual", disse.
O Reitor Jesualdo Farias elogiou a escolha do Governador Cid Gomes. "Conhecendo o Paulo como eu conheço, digo que ele tem todo o potencial, dinâmica e vibração para poder dar uma guinada positiva na Cultura do Estado e de Fortaleza. Carecemos de uma política cultural no Ceará, para que as instituições possam programar suas atividades, suas ações. Espero que o novo secretário tenha essa disposição. A UFC irá colaborar com tudo o que puder", comentou.

REPERCUSSÃO – Alguns artistas cearenses atenderam a solicitação do Jornal O Estado e responderam "o que você achou da escolha de Paulo Mamede como Secretário de Cultura, e você, como artista, o que espera deste novo gestor?". O músico Mimi Rocha fez críticas ao secretário anterior: “Até que enfim teremos um Secretário de Cultura, pois quem era mesmo o anterior? Me parece que nunca assumiu o cargo. O Paulo circula bem em várias áreas e espero que possa realizar um bom trabalho. Desde já digo que estamos aqui para apoiar trabalho sério e boas idéias”.
"Eu não conheço o trabalho do Paulo Mamede como gestor. Só espero que ele faça um grande trabalho, pois a cultura está muito sofrida. O Teatro José de Alencar está caindo aos pedaços", disse o diretor de teatro Paulo Ess, durante o Festival de Guaramiranga.
A coreógrafa Janne Ruth, responsável pelo Festival Internacional de Dança de Fortaleza elogiou a escolha de Paulo Mamede. “Não tenho nada contra, muito pelo contrário, acho um bom nome. Espero que ele possa dar continuidade às políticas que vinham sendo desenvolvidas, apesar dos atropelos que esta pasta passou. Desejo uma boa gestão neste pouco tempo que ele terá. Sugiro que ele procure ouvir mais as classes artísticas de um modo geral”, afirmou.
O cantor, compositor e produtor Isaac Cândido defendeu também que o novo Secretário da Cultura amplie o diálogo com a classe artística. “Hoje em dia, com a quantidade de secretários e promessas que ouvi nesses 20 e poucos anos de carreira, não me iludo mais. A única coisa que realmente espero, é que essa secretaria atenda as necessidades básicas da classe artística, que agilize os projetos engavetados e encontre fórmulas ou espaços para dar visibilidade aos artistas cearenses, nos seus vários segmentos: Música, Artes Cênicas, Artes Plásticas, Cultura Popular... enfim, nosso Ceará ainda não conhece os valores culturais dos nossos artistas”.
O cantor Daniel Peixoto também deu sua opinião: “Eu espero muito que o novo secretário tenha uma visão ampla do que é cultura, espero que ele não se prenda ao óbvio e não esqueça que os artistas que não tem esse tema exclusivamente regionalista também fazem arte. Claro que eles são importantíssimos até pra memória de nossa cultura. Mas o que observo sempre é que somente artistas com esse “tema” tem vez em editais e eventos.”
O escritor Carlos Emílio Correia Lima defendeu seus interesses: “Que ele faça pela divulgação, circulação e difusão da literatura cearense o máximo possível. Basta copiar o que o estado do Rio Grande do Sul já faz há mais de 30 anos. E que faça o mesmo por todos os setores artísticos do estado. O que precisamos é de divulgação de nossa arte e literatura além-fronteiras e no interior do estado e nas periferias das grandes cidades.”
Segundo o cineasta e produtor do Festival de Jericoacoara - Cinema Digital, Francis Vale, "Paulo Mamede tem experiência política e administrativa. Antes de gerir a área de comunicação, marketing e cultura da UFC, foi líder estudantil e sindical. Sabe protestar e dialogar. E tem humildade para ouvir e aprender. Além de bom relacionamento com o meio artístico da cidade. Apesar do pouco tempo de gestão à vista, acredito que ele pode deixar sua marca. Boas idéias não faltam."
O ator, diretor e dramaturgo Ricardo Guilherme achou boa a nomeação de Paulo para a pasta da Cultura no Governo Cid. "Paulo Mamede tem uma militância política de esquerda que fez história inclusive na fundação do Partido dos Trabalhadores. Essa bagagem e também a sua experiência como gestor da área de comunicação da nossa UFC dão a ele o aval para assumir a Secretaria.  É coerente, portanto, esperar dele o exercício da sensibilidade em relação às artes e nela a abertura ao diálogo. Que a sua nomeação possibilite a esse Governo desobstruir os entraves  de implantação de políticas públicas no campo da Cultura."




Nenhum comentário: