quinta-feira, 5 de setembro de 2013

NOVELAS

 A volta dos “descamisados” de Carlos Lombardi
 
Autor trocou a Globo pela Record e irá estrear hoje sua nova novela, “Pecado mortal” prometendo uma história repleta de ação, polêmicas e corpos sarados

>Acusado de pedofilia, Fernando Pavão terá desconfiança até da mulher em "Pecado Mortal"

A Record está apostando altas cifras em "Pecado Mortal", primeira novela de Carlos Lombardi na emissora, que estreia hoje, às 22h30. Cada capítulo da produção custa, em média, R$ 500 mil à empresa de Edir Macedo. Foram gastos mais de R$ 11 milhões em infraestrutura, e erguidos 55 cenários.

 O ator Marcos Pitombo interpreta Ramiro

Para a trama, que se passará na Copacabana de 1970, foi recriada uma cidade cenográfica de 7.000 metros quadrados. "O elenco está vestido a camisa, e tirando, também, né?", brincou Lombardi, durante a apresentação da novela, ontem, no Rio. Comenta-se que é o último grande investimento da Record em dramaturgia.

A direção geral da trama será de Alexandre Avancini. A história de “Pecado Mortal” é ambientada na década de 70. Uma fase de um momento muito especial na história do Rio de Janeiro e de uma nova onda que mudou o perfil da criminalidade no Brasil. A mais recente produção da Record entra no ar na próxima quarta-feira, dia 25, a partir das 22h30.  No final dos anos 70 lutava-se pela lei do divórcio e protestava-se contra o fechamento do Congresso. Foram anos felizes para muita gente, os últimos antes da AIDS colocar um freio nos embalos alucinados de sábado à noite, naquela atmosfera onde muitos acreditavam que ninguém era de ninguém.

É nesse contexto que o telespectador acompanhará a vida da família Vêneto. Quando Michele Vêneto (fala-se Mi-ké-le) (Henrique Guimarães/Luiz Guilherme) veio para o Brasil fugindo de problemas com a polícia e das dificuldades financeiras da Europa em guerra, os bicheiros ainda eram senhores das áreas carentes. Era um poder patriarcal onde o bicheiro era ao mesmo tempo benfeitor da comunidade, dono da escola de samba e árbitro da justiça local. Havia temor e o respeito pela figura do bicheiro, mas não existia o clima de terror que o domínio posterior dos traficantes impôs. Muito do que ainda se vê hoje foi consolidado naquela época. Michele, depois de ser leão de chácara de uma boate na Lapa, se tornou chefe da segurança do bicheiro Cebolão (Gracindo Jr.). Acabou herdando o posto numa mistura de sorte com a ajuda decisiva de sua mulher Ana (Maytê Piragibe /Jussara Freire), uma mulher determinada a ter o que quer, custe o que custar. Donana, como Ana ficou conhecida, nunca foi de esperar pela sorte. Mas quando ela perde o filho que espera de Michele, percebe que seu casamento pode estar por um fio. Só que, ao mesmo tempo, Donana descobre que seu marido tem uma amante, Stella (Marcela Barrozo/Betty Lago), e que a moça também está grávida dele. Na verdade, nem Michele sabia que estava prestes a ter um segundo filho de Stella. Com medo da violência dos bicheiros, Stella nunca deixou que Michele soubesse que já é pai de Otávio, um garoto de dois anos que ela habilmente escondeu.

Donana não conta para Michele que perdeu a criança e ameaça Stella, convencendo-a de que o único jeito de seu filho Otávio e da criança que ela está esperando sobreviverem é se forem criados por Donana e Michele. O plano dá certo e Stella foge deixando tudo para trás, sem imaginar que, para evitar problemas, Donana mandou seu irmão Getúlio (Gustavo Leão/Mário Gomes) dar cabo de sua vida. Com Stella morta, a farsa de Donana jamais seria revelada. Esse segredo ficou muito bem guardado até 1977, quando Michele e Donana estão comemorando 38 anos de casados. Agora eles têm quatro filhos: Otávio (Felipe Cardoso), que acredita ser adotivo, Marco Antonio (ator a ser escalado), o segundo filho de Stella que Donana apresentou como sendo dela própria, e os filhos legítimos do casal, Juliano (Henrique Guimarães) e Lívia (Tatyane Goulart). Todos, exceto Marco Antônio, moram com os pais. O preferido, Marco Antônio, fugiu porque não queria herdar a vida de crimes e contravenções de seu pai Michele. Já Otávio quer ser o braço direito do pai, mas é estourado demais para o comando e leva uma vida infeliz preso a um casamento de conveniência com Catarina (Daniela Galli), sobrinha do principal rival de Michele, o bicheiro Omar Ashcar (Ricardo Petraglia), de Niterói. Otávio desconta sua frustração em Tônia (Gabriela Moreyra), a filha de Joana (Aline Borges), cozinheira dos Vêneto e casada com Bernardo (Gero Pestalozzi), o mecânico que ninguém sabe direito que apito toca. Só se sabe que Bernardo luta bem demais para quem nunca teve treino militar. Tônia está de olho no padrasto. Otávio não percebe porque, na verdade, está interessado em Laura (Carla Cabral), a nova moradora do morro, mãe de Gui (Luis Augusto Formal), que jura para o filho que o pai dele está morto. Gui não acredita.
O que importa é que tanta pressão não faz bem para Otávio, que acaba explodindo e batendo em Catarina Ashcar, o que acirra ainda mais os ânimos entre as duas famílias.
Do outro lado, Danilo Aschar (Gustavo Machado) tem um problema maior que os Vêneto: Lili (Laíze Câmara), a mulher de seu tio Omar, a passista que deu o golpe do baú no velho bicheiro, que quer tomar tudo o que Danilo conquistou. O equilíbrio de forças entre os Vêneto e os Ashcar é a maior preocupação de Michele e Donana quando um acontecimento muda o panorama de uma hora para outra: Stella, que todos pensavam que estava morta, volta. E ela não é mais a menina assustada que fugiu com medo de morrer. Agora é uma mulher forte, rica e quer seus filhos de volta. Consagrado por escrever tramas de humor, Carlos Lombardi ressaltou que não deixará de lado o seu estilo. “É uma novela com drama, violência e muitas cenas de ação, mas não vou jogar fora o senso de humor. Acredito que as pessoas vão sentir o clima logo no primeiro capítulo e continuar acompanhando”, aposta o autor.

Pedofilia - Uma polêmica promete chamar a atenção em "Pecado Mortal”. Como o próprio nome sugere, temas pesados serão abordados na estreia de Carlos Lombardi na emissora de Edir Macedo --e a pedofilia está entre eles. Carlão (Fernando Pavão), dono de uma escola infantil, será acusado de cometer crimes sexuais contra crianças e tentará provar sua inocência com a ajuda de sua mulher, Patrícia (Simone Spoladore), que é promotora de justiça. No início, ela desconfiará do marido e o casamento dos dois ficará abalado, mas posteriormente a promotora fará tudo o que puder para ajudá-lo."É realmente um choque, você perde o chão. Você está sendo acusado de uma coisa que não fez, as pessoas começam a olhar feio na rua, te julgar ", diz o ator. "Tem casos reais que aconteceram num passado próximo, mas os acusados foram inocentados."
O ator, que é pai, contou ter ficado sensibilizado com o tema e o sofrimento de Carlão. "Não é uma coisa fácil de se fazer, para quem tem filho, não é. É algo muito nojento e pesado. Quando a gente tem filho, a gente consegue dimensionar um pouco mais isto."No entanto, na opinião de Fernando, a polêmica não é pesada demais para uma novela e ele acredita que o assunto não será rejeitado pelos telespectadores."É uma coisa atual, que acontece. Estamos tratando de ficção. A gente subestima muito o público, que está muito à frente do que a gente imagina", avalia. "Estas questões, dependendo de como você aborda, são muito bem recebidas."
Descamisados - Sempre presentes nas tramas de Carlos Lombardi, os descamisados também serão destaque em "Pecado Mortal" e Fernando Pavão será um deles. Para estar à altura, o ator contou que começou a malhar assim que soube de sua escalação no elenco."Tive um personal [trainer] e vim me preparando desde janeiro. Foi um trabalho progressivo. A gente estava visando o condicionamento físico para aguentar [as cenas] e não ter lesão, nem correr o risco de me machucar."
No entanto, Fernando acabou se ferindo durante a gravação, pois a novela terá muitas cenas de luta. "Machucado em cena é frequente, mas não tem problema, pois isto dá credibilidade e veracidade ao trabalho. Você não consegue fazer uma cena de ação sem o mínimo contato, do contrário fica 'fake'. [Lesionei] dois dedos e as costelas." Fernando vai aparecer em diversas vezes sem camisa em cena e isto não o preocupa. Segundo o ator, Carlão é um homem muito mais profundo, que não se resume em um descamisado. "[Estou] absolutamente tranquilo, porque o personagem é um hippie convicto, clássico, viveu toda a loucura dos anos 1960, não tem pudor algum em relação ao corpo", conta. "O figurino dele é uma bermuda, um jeans e um chinelo. Está no contexto do personagem. É tão a cara dele que quando coloco a camisa, eu estranho. O personagem tem essa leveza, não tem esse pudor." Sobre o aumento do assédio feminino, o intérprete de Carlão disse realmente esperar que isto aconteça. "Espero que sim, porque é um termômetro."














Em "Amor à Vida", com câncer, Silvia pede para Patrícia terminar com Michel

Em "Amor à Vida", após descobrir que está com câncer de mama, Silvia (Carol Castro) procura Patrícia (Maria Casadevall) e pede para ela se afastar de Michel (Caio Castro). A informação foi divulgada no jornal "Extra", que faz parte das Organizações Globo.

"Eu estou apelando pra sua generosidade, Patrícia. Eu sei que é estranho a mulher do cara com quem você tem um caso pedir pra você deixar esse cara. Mas, até agora, eu achava que podia reconquistar o Michel. Ele tem aquele jeito, é galinhão, mas eu pensava... A gente ainda é casado, ele voltou pra casa, então vai dar certo. Mas agora eu estou insegura. Não me sinto capaz de reconquistar o Michel", explica Silvia, que terá que tirar uma das mamas.

Patrícia pergunta se Michel sabe que ela vai ter que tirar o seio. "Ainda não. Eu queria falar com você antes. Eu não me sinto mais em condições de competir com você, Patrícia. Mas eu imagino que, se você se afastar, a gente vai ter uma chance de resgatar o nosso amor. Por favor, me ajuda. Eu acho que não vou conseguir passar por tudo isso, se o Michel não tiver comigo", diz a advogada aos prantos.

"Eu estou atordoada. Eu vim preparada pra brigar, discutir, não esperava que você me fizesse um pedido desse, Silvia", responde Patrícia. Patrícia marca um encontro com Michel e fica ainda mais confusa quando encontra o amante. O médico diz que vai se separar oficialmente de Silvia e se mudar para um flat. A jovem diz que quis encontra-lo para terminar tudo. "É que eu cansei. Eu acho que eu sou meio de lua, eu mudo muito de ideia, de uma hora para outra. Vou voltar com o Guto (Marcio Garcia)". "Pat, você passou todo esse tempo me dizendo que não tinha nada com ele. Você mentiu? Você não ia me largar de repente, sem ter rolado nada antes. Confessa. Você está com Guto faz tempo", diz o médico.

Magoada e triste por se sentir obrigada a terminar com seu grande amor, a advogada continua com a encenação. "Michel, não força a barra, eu tenho os meus motivos pra tomar essa decisão. Em outro momento eu ia ser a mulher mais feliz... Só que as coisas mudaram", fala ela, que vai embora.

Em casa, Michel conta o que aconteceu para Silva, e ela conta a verdade sobre sua operação. "Eu quero te dar apoio. E você também pode me apoiar agora. Me ajuda a superar a perda da Patrícia", pede Michel, ainda muito triste.

Triste, Patrícia pergunta para Guto se ele quer mesmo retomar o casamento com ela. "Eu prometo que nunca mais vou marcar bobeira com você. A gente pode ir voltando aos poucos. Mas eu gosto de você. Só quando eu te perdi, eu descobri como você é importante pra mim. Ah, vem cá, vem", diz o empresário, consolando a mulher, que está chorando.

Nenhum comentário: