quinta-feira, 5 de setembro de 2013

ARTES PLÁSTICAS, ARQUITETURA, DESIGN

Homenagem aos artistas Nice e Estrigas 

Exposição "Nicestrigas – Vida e Afeto" foi aberta no Museu da Cultura Cearense
 

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, por meio do Museu da Cultura Cearense, abriu ontem a exposição "Nicestrigas – Vida e Afeto", mostra que apresenta, com fotografias, pinturas, bordados e vídeos, a trajetória dos artistas cearenses Estrigas e Nice. Em duas salas distintas, a mostra recompõe os percursos do casal, apresentando várias fases de suas carreiras. A primeira sala traz fotos de Nice e Estrigas e recria o "estado de espírito poético" do sítio em que viviam com registros e homenagens de diversos autores e admiradores do casal. A segunda sala expõe as produções dos artistas, desde o início dos anos 1950 até os trabalhos mais recentes. A exposição conta com a colaboração de colecionadores que emprestaram peças de seus acervos, além de itens do próprio Minimuseu Firmeza.
O projeto prevê ainda o registro dos espaços do cotidiano permeados pela arte, dos jardins do sítio do casal no Mondubim, onde viveram (e ainda vive Estrigas), da resistência em manterem e preservarem voluntariamente o Minimuseu Firmeza que, fundado em 1969, preserva mais de seis décadas da história da arte no Ceará.
Aprovado no IV Edital Mecenas do Ceará, com o apoio cultural da Coelce, o projeto "Nice e Nilo Firmeza – Encontros com a Arte" tem curadoria de Bené Fonteles e coordenação de Patrícia Veloso. Segundo Bené Fonteles, a mostra é uma forma de reconhecimento ao importante legado artístico deixado por Nice e Estrigas, mas também aos seus esforços em preservar e perpetuar, com o Minimuseu Firmeza, a memória cultural do Ceará.
 

Serviço:
Abertura da Exposição "Nicestrigas – Vida e Afeto" Dia 19, às 19h, nas salas 1 e 2 do Museu da Cultura Cearense do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema). Visitação de terça a quinta, das 9h às 19h (acesso até às 18h30) e sexta a domingo, das 10h às 20h (acesso até às 19h30). Acesso gratuito.








BNB do Cariri tem programação especial de Artes Visuais

Centro Cultural também tem atrações de música, teatro e cultura popular em setembro

Neste mês de setembro, a programação de artes visuais do Centro Cultural Banco do Nordeste – Cariri (Rua São Pedro, 337. Centro. Juazeiro do Norte) contempla três exposições e ainda um seminário avançado de arte. No próximo dia 24 de setembro, os artistas Isis Xenofonte e Luis Fernando apresentam a Galeria Experimenta, que tem como objetivo experimentar processos de curadoria, concepção e montagem de exposições e mediação cultural tendo como protagonistas estudantes do Curso de Licenciatura em Artes Visuais.
Cada projeto promovera um ou dois estudantes com produção artística desenvolvidas nas disciplinas de ateliê e envolvera outros estudantes que atuarão como curador(es), equipe de concepção e montagem e curadoria educativa. A abertura da exposição acontece às 19h, na Galeria do 3º andar. A mostra prossegue até 31 de outubro.
Iniciada em 13 de agosto, a exposição “Street Art -Reinventando a Paisagem Urbana” traz em  suas obras toda a vivacidade do artista João Naccarato (SP). Em cada trabalho, ele mostra sua capacitade de reinventar o cotidiano, por meio de fotografias, pinturas, objetos e instalações. A exposição ficará aberta ao público até 30 de setembro, na Galeria do 4º andar.
Também prossegue até o dia 30 a mostra São Paulo “Ponte” Juazeiro do Norte: Arte Urbana & outras linguagens contemporâneas, na Galeria do 5º andar. O projeto é destinado não apenas para quem atua diretamente com questões artísticas e educativas, mas para o público em geral, que pode ter contato com a arte e também com processos criativos diversos, correspondentes a linguagens variadas, como a arte urbana, muralismo, vídeo, escultura, fotografia, instalações e performances.
No dia 24 de setembro, também começa a I Semana de Artes Visuais, cuja solenidade de abertura acontece às 14h. A iniciativa tem como objetivo promover a reflexão, o debate e instaurar processos de ressignificação dos imaginários locais que ainda compreendem que a formação do artista/professor/pesquisador estaria dissociada dos territórios simultâneos de atuação e formação que envolve tanto o profissional das artes visuais quanto as instituições que promovem as artes visuais na atualidade.
TEATRO E MÚSICA - A programação também contempla apresentação de três espetáculos teatrais (Uma de duas – A vida Comum de LucyLady, Pássaro de Vôo Curto e A Festa Fortaleza), além de uma oficina de iniciação teatral, que visa estudar as aproximaçãoes entre o fenômeno religioso e o conceito de teatro sagrado, delimitado a partir de estudos antropológicos acerca dos processos ritualísticos.
Ainda no mês de setembro, haverá “aula show” com o Quarteto Boa Ideia (RN). O projeto “Boa Ideia” conquistou seu espaço na cena musical Potiguar, por sua sonoridade peculiar e concepção de arranjos. Com uma essência puramente brasileira, o grupo trás em seu repertório muito chorinho, samba, bossa e concepções jazzísticas em uma elegante mistura com ritmos regionais. Sem dúvida, uma boa pedida para aqueles que apreciam o melhor da música brasileira.
O CCBNB-Cariri também promove a apresentação de grandes grupos de tradições culturais:  Banda de Pife do Quilombo Carcará (Potengi-CE), Bacamarteiros da Paz (Juazeiro do Norte-CE e Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto (Crato-CE).



Nenhum comentário: