quinta-feira, 5 de setembro de 2013

GRÁTIS

“Hamlet: Solo”, Circo de Todas as Artes e Baile no Mercado são destaques no fim de semana
 

O último fim de semana de setembro está repleto de atividades gratuitas para todos os públicos nos equipamentos culturais da cidade. A começar pelo Estoril que, às sextas-feiras, traz música eletrônica com o projeto Set List. A atividade acontece das 17h30 às 21h30 e neste dia 27 apresenta Sapoti Soundz. No sábado e no domingo, a partir das 18h, o público poderá conferir mais uma apresentação do espetáculo “Hamlet:Solo”, do Coletivo Soul, que segue em cartaz até o final de outubro.
Ainda no Estoril, a exposição que reúne trabalhos de fotógrafos cearenses e portugueses, “Entre Mundos”, segue disponível para visitação de quinta a domingo, das 17h às 21h, até esta segunda-feira, dia 30. A exposição faz parte do Encontros de Agosto 2013, evento anual, promovido pelo Fórum da Fotografia – Ceará. Em sua terceira edição, o Encontros de Agosto tem como temática “Memória e Produção de Conhecimento”. Mais Informações: (85) 3261.0525.
No Mercado dos Pinhões, esta sexta-feira é dia de Baile no Mercado. O projeto, que acontece sempre na última sexta-feira do mês, traz o melhor doas anos 60, das 20h às 23h. Nesta edição, a atividade recebe o som do grupo Os Moscas. No sábado, a partir das 18h30, a programação é especialmente da criançada, quando acontece o Cineminha no Mercado. Neste dia 28, a sessão exibirá o filme “Up - Altas Aventuras”. E, fechando o último domingo do mês, tem aquele bom pé-de-serra com o Forró no Mercado,que nesse fim de semana traz, a partir das 19h, o grupo Mestres do Forró.
Já na Biblioteca Municipal Dolor Barreira tem Clubinho de Leitura na sexta-feira. O projeto, que acontece sempre a partir das 9h às 11h e das 14h às 16h, busca incentivar a leitura por meio de atividades lúdicas. A atividade é ministrada por Luana Oliveira e voltado para a criançada com idade entre 8 e 13 anos.
No Passeio Público, já é e lei: as tardes de sábado, das 13h às 15h, são embaladas pelas atrações do Passeio Instrumental. Neste dia 28, quem dá o tom da atividade é o grupo Camará Choro. E no domingo, a criançada tem lugar cativo na programação do Passeio com o Piquenique, sempre a partir das 9h30. Nesse dia 29, Cantando um Conto comanda a programação para os pequenos e para toda a família.
E ainda para a criançada, tem Mostra de Teatro Infantil no sábado (28), a partir das 17h, no Teatro Antonieta Noronha. A Mostra recebe o espetáculo “A Gata Borralheira”, da Cia. Teatral Acontece.
Também no sábado, tem programação no Anfiteatro Flávio Ponte, partir das 17h30, com o Pôr do Sol da Tradição, que recebe o Balé Folclórico Arte Popular de Fortaleza, com a apresentação “De Tudo um Pouco”. E, encerrando o fim de semana, no domingo, a partir das 18h30, tem Retratos do Vento, com apresentação de Felipe de Paula.
Ainda na Praia de Iracema, tem muita música embalando a programação do Largo do Mincharia. Na quinta-feira (26), às 19h30min, a atração é Paulo Façanha. Sexta-feira (27), também às 19h30min, a apresentação é de Roberto Lopes. E, no sábado (28), a animação fica por conta de Lupe.
Neste domingo (29), das 8h às 18h, acontece mais uma edição do Circo de Todas as Artes. A atividade, prevista para ocorrer sempre no último domingo de cada mês, acontecerá em diversos pontos da cidade, nos circos: Intervalo, London, Meridiano, Marlin, Mirtes, Vip e Capucho. A cada edição, lonas serão montadas em vários bairros da cidade e trarão atividades como ações de cidadania, espetáculos, entre outros. (Veja os endereços e a programação completa ao final do texto)







Bate-papo sobre ilustração, oficina, música e teatro no fim de semana

Confira as atividades gratuitas que acontecem nos equipamentos culturais de Fortaleza

Os equipamentos culturais da cidade seguem repletos de atividades gratuitas ao longo do fim de semana. A começar pela Biblioteca Municipal Dolor Barreira, que na sexta-feira traz o Clubinho de Leitura, sempre das 9h às 11h e das 14h às 16h. O projeto, ministrado por Luana Oliveira, é voltado para a criançada com idade entre 8 e 13 anos e busca incentivar a leitura por meio de atividades lúdicas.
No sábado (14), o Baião Ilustrado (foto acima) chega à sua quinta edição trazendo um dos maiores ilustradores brasileiros, o gaúcho Benício, para um bate-papo sobre sua carreira e produção. Com uma trajetória de mais de meia década, José Luiz Benício ou, simplesmente, Benício, criou milhares de capas de livretos de bolso, mais de 300 cartazes do cinema nacional e centenas de capas de disco, anúncios de publicidade e ilustrações de livros. A palestra acontece às 10h, no Teatro Antonieta Noronha e é aberta ao público.
A programação continua às 14h no Estoril com Oficina de Aquarela. Voltada para os interessados em ilustração, artes plásticas, publicidade, arte urbana e fotografia, a oficina será ministrada pela professora Juliana Rabelo. As inscrições serão realizadas no local por ordem de chegada e a turma será limitada a 30 participantes.
Ainda Estoril, a música embala o começo de noite de sexta-feira, a partir das 17h30min, com o Setlist, que traz muita música eletrônica. Nesse dia 13, quem comanda o som é Isadora Capelo. E, a partir deste sábado (14), às 18h, o Estoril também passa a receber a apresentação “Hamlet: Solo”, do Coletivo Soul. As apresentações acontecem aos sábados e domingos e as vagas para assistir ao espetáculo são limitadas.
Outro destaque do Estoril é a exposição “Entre Mundos”, que reúne trabalhos de fotógrafos cearenses e portugueses e segue em cartaz até o dia 30 de setembro. Disponível para visitação de quinta a sábado, das 16h às 21h, e aos domingos, das 16h às 19h, a exposição faz parte do Encontros de Agosto 2013, evento anual, promovido pelo Fórum da Fotografia – Ceará. Em sua terceira edição, o Encontros de Agosto tem como temática “Memória e Produção de Conhecimento”. Mais Informações: (85) 3261.0525.
E tem novidade na programação dos equipamentos culturais. No Mercado dos Pinhões, o chorinho dá espaço para o batuque do samba, nesta sexta-feira (13). É que, a partir de setembro, toda segunda sexta-feira do mês será dia de Samba no Mercado. O projeto acontece das 20h às 23h e nesta primeira edição traz Neymar e os Camarões.
No sábado (14), a programação do Mercado segue com mais uma sessão divertida do Cineminha no Mercado para a criançada. Nesse fim de semana, a atividade exibirá, a partir das 18h30, o filme “Ponyo” (2008) . E, no domingo, não pode faltar aquele pé-de-serra com o tradicional Forró no Mercado. Neste dia 15 quem vai botar o público para dançar coladinho, a partir das 19h, é Paulinho Natureza.
No Passeio Público, a animação começa no sábado com as atrações do Passeio Instrumental. O projeto, que acontece sempre das 13h às 15h, nesse dia 14 recebe Marcelo Leite. No domingo, tem Piquenique a partir das 9h30, para a meninada e toda a família. No dia 15, a programação será comandada por Canta Verso, Conta Prosa.
Também para os pequenos tem Mostra de Teatro Infantil, que acontece sempre aos sábados, a partir das 17h, no Teatro Antonieta Noronha. Neste mês de setembro, a Mostra recebe o espetáculo “A Gata Borralheira”, da Cia. Teatral Acontece.
No Anfiteatro Flávio Ponte sábado também é dia de programação. No finalzinho da tarde, sempre a partir das 17h30, tem Pôr do Sol da Tradição, que nesse fim de semana recebe a apresentação “Tempero Nordestino” do Balé Folclórico Arte Popular de Fortaleza. Encerrando o fim de semana do Anfiteatro tem Retratos do Vento, a partir das 18h30, com o som de Mel Mattos.
Ainda no belo cenário da Praia de Iracema, tem muita música embalando a programação do Largo do Mincharia. Sexta-feira (13), também às 19h30min, a apresentação é Roberto Lopes. E, no sábado, dia 14, a animação fica por conta de Bosco e Paulinho Natureza.








Setlist e Feira de Artes do Estoril são novidades da programação 
O show "Dupla face" é uma das atrações no Estoril

O primeiro fim de semana de setembro está repleto de atividades e chega com novidades. A partir deste dia 6, o Estoril passa a receber o projeto Setlist, que trará, sempre às sextas-feiras, das 17h30 às 21h30, djs da cena local numa programação regada à musica eletrônica. Abrindo a programação, a atração será Denis Dead. No domingo (8), tem outra novidade no equipamento. É a primeira edição da Feira de Artes do Estoril, que acontece a partir das 15h e contará com mais de 20 expositores, que trarão trabalhos de antiguidades, artes plásticas e decoração. Além dos expositores, a Feira contará com apresentação musical, com Dupla Face.
O Estoril também recebe, até o dia 30 de setembro, a exposição “Entre Mundos”, que reúne trabalhos de fotógrafos cearenses e portugueses. Disponível para visitação de quinta a sábado, das 16h às 21h e, aos domingos, das 16h às 19h, a exposição faz parte do Encontros de Agosto 2013, evento anual promovido pelo Fórum da Fotografia – Ceará. Em sua terceira edição, o Encontros de Agosto tem como temática “Memória e Produção de Conhecimento”.
E as atividades dos equipamentos culturais não param por aí. Na Biblioteca Municipal Dolor Barreira sexta-feira é dia de Clubinho de Leitura, sempre das 9h às 11h e das 14h às 16h. O projeto, ministrado por Luana Oliveira, é voltado para a criançada com idade entre 8 e 13 anos e busca incentivar a leitura por meio de atividades lúdicas.
No Mercado dos Pinhões, a música dá boas-vindas ao fim de semana com mais uma edição do Chorinho no Mercado, que recebe nesta sexta-feira (6), às 20h, o Regional Hora Marcada. No sábado (7), tem Cineminha no Mercado para a criançada, a partir das 18h30, com o filme “Tainá III”. No domingo (8), tem o tradicional Forró no Mercado, que vai botar o público para dançar coladinho, a partir das 19h, com o som da banda Mel de Cabaça.
A música também toma conta da programação do Passeio Público, com as atrações do Passeio Instrumental, que embalam o horário do almoço dos dias de sábado, sempre das 13h às 15h. Neste (7), quem comanda a atividade é grupo Astronauta Marinho. Domingo (8) é a vez da meninada curtir o Piquenique, a partir das 9h30, com a apresentação do espetáculo “Circuito do Riso”, com o palhaço Aquele Fulano de Tal.
Também para os pequenos, tem Mostra de Teatro Infantil, que acontece aos sábados, a partir das 17h, no Teatro Antonieta Noronha. Neste mês de setembro a Mostra recebe o espetáculo “A Gata Borralheira”, da Cia. Teatral Acontece.
Sábado, no finalzinho da tarde, às 17h30, também é dia de programação no Anfiteatro Flávio Ponte, quando a cultura popular entra em pauta com o Pôr do Sol da Tradição, que nesse dia 7 recebe o projeto Embalos da Capoeira, com a Associação Viver Capoeira. Fechando a programação do fim de semana do equipamento, tem o Retratos do Vento, que nesse fim de semana recebe o baterista, poeta e professor, Carlinhos Perdigão, com o show “Poemário Musical”, a partir das 18h30. A apresentação une os universos musical e poético por meio de canções autorais criadas a partir de letras publicadas no livro de Perdigão, “Fragmentos: poemas e ensaios”.
Durante o espetáculo, Carlinhos Perdigão (bateria e voz) se apresentará acompanhado de Marcelo Justa (guitarra e voz); Chico Saga (voz); Onni Matos (contrabaixo) e Júnior Faheina (teclados). A apresentação também contará com performances poéticas de Janaina de Paula, Carlos Dantas e Júlio Maciel.
E mais: Ainda na Praia de Iracema, tem boa música no Largo do Mincharia. Na quinta-feira (5), às 19h30min, a atração é Paulo Façanha. Sexta-feira (6), também às 19h30min, a apresentação é Paulo Belim. E, no sábado, dia 7, a animação fica por conta da cantora Lupe.

Nenhum comentário: