quinta-feira, 5 de setembro de 2013

ECOLOGIA

Beach Park e Associação Porto das Dunas comemoram Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias

O Comitê de Sustentabilidade Socioambiental do Beach Park, em parceria com a Associação Porto das Dunas, realiza nesta quarta-feira (25/09) um mutirão de limpeza na praia do Porto das Dunas. Os voluntários irão percorrer uma área de cerca de quatro quilômetros de extensão, que vai da foz do Rio Pacoti até a Rua Aruanã.
A ação é em comemoração ao Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias, celebrado em 18 de setembro, e envolve os colaboradores do Complexo Turístico Beach Park, no intuito de estimulá-los sobre a importância da preservação do meio ambiente e cuidados com o litoral.
Além da limpeza, a ação conta com uma palestra sobre os riscos de exposição ao sol, ministrada pelo Técnico de Segurança do Trabalho Charles de Alencar e por Ildenísio Mendonça, Presidente da CIPA Beach Park, seguida de uma aula de ginástica laboral com exercícios de alongamento para ajudar na flexibilidade e no aquecimento dos participantes. Todos os participantes receberão protetor solar, camiseta e boné.
O mutirão de limpeza do litoral conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Aquiráz, Indaiá e Nestlé.
A Associação Porto das Dunas, fundada em agosto de 2010, envolve residentes e empreendedores do bairro. A entidade nasceu com o intuito de propagar ações voltadas para o desenvolvimento sustentável da região, a fim de mantê-la numa posição de destaque no cenário turístico nacional. Além de continuar potencializando-a como um lugar ideal para se investir, morar, visitar e curtir.
























Apresentações artísticas no Dragão do Mar celebram Dia Mundial de Limpeza de Praias neste sábado 

Neste sábado (21) é comemorado o Dia Mundial de Limpezas de Praias - Clean Up Day. Para celebrar a data, a Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos – Aquasis – realiza no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura uma série de apresentações artísticas gratuitas.  A partir das 19h, os grupos Batuqueiros do Mar (Brigada da Natureza), Maracatu Povo do Mar (IPOM), Coco Farra Sanguia e Flautas do Emaús sobem ao palco do Espaço Rogaciano Leite Filho. As atividades integram o Projeto Limpando o Mundo, que promove ações de coleta de resíduos e educação em 25 localidades de 07 municípios do estado do Ceará (Trairi, Paracuru, Caucaia, Fortaleza, Aracati, Beberibe e Icapuí), com mais de 540 voluntários cadastrados na ação.

A partir das 8h, 27 grupos de voluntários iniciam a limpeza das praias. Os resíduos sólidos removidos serão destinados a centro de recicladores, como SOCRELP e EMAUS. À noite, os grupos se encontram no Dragão do Mar para um grande momento de celebração. Na ocasião, além dos shows, serão divulgados os resultados obtidos durante o dia e exibidos vídeos informativos sobre o projeto e educação ambiental.

Dia Mundial de Limpeza de Praia
O Dia Mundial de Limpeza de Praia ocorre todos os anos no terceiro sábado do mês de setembro. Organizações governamentais e não-governamentais, juntamente com a sociedade civil organizada, se propõem a realizar a limpeza de praias (remoção de resíduos sólidos nas faixas litorâneas) e ações elucidativo-educativas de educação ambiental para a população que carece de orientação quanto às consequências da poluição marinha nos ecossistemas e na vida humana e o destino correto dos resíduos sólidos.

Limpando o Mundo


O projeto iniciou uma nova edição em abril de 2013 e vai até o final de 2014, está visitando as comunidades dos municípios de Fortaleza e Caucaia, realizando cadastro de voluntários e instituições, organizando e formando os grupos de voluntários para as ações de monitoramento e remoção do lixo das praias, rios e mangues. No final do projeto será apresentado o “Diagnóstico do Lixo Marinho” com um banco de dados de imagens e estatística para ajudar nas estratégias e busca de soluções para um dos maiores problemas ambientais do planeta que vem afetando e impactando todos os oceanos e as zonas costeiras.  Ações de educação ambiental, com encontros, oficinas e rodas de diálogos, estão ajudando na sensibilização e levando informações sobre a biodiversidade marinha, conservação e a importância da coleta seletiva como da reciclagem nas grandes cidades gerando uma rede de pessoas em suas localidades multiplicadoras e atentas a nova lei nacional de gerenciamento de resíduos sólidos. Outro ponto forte é a utilização de várias linguagens das artes promovendo um movimento de artistas em torno da causa. A campanha já ganhou duas músicas feitas por jovens voluntários do projeto e tem um movimento de cultura popular com percussão, capoeira, raps, artistas plásticos que se apresentam neste sábado no Dragão do Mar.










26 praias próprias para banho na orla de Fortaleza
Nesta sexta-feira (20), a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo), divulga novo boletim de balneabilidade das praias de Fortaleza. Na ocasião, o resultado do relatório de nº 38 aponta o total de 26 praias próprias para banho na orla marítima fortalezense. O boletim destaca análises de 31 pontos da Capital.
De acordo com a Geamo, aspectos tais como condições climáticas, aumento da maré, presença de animais, disposição imprópria de resíduos sólidos e adensamento urbano nas proximidades das praias são alguns fatores negativos que podem interferir no resultado da balneabilidade. O setor ressalta que o monitoramento é realizado seguindo a Resolução 274, de 29 de novembro de 2000, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Resultado das análises em Fortaleza:
Pontos Próprios:

Caça e Pesca
Barraca Arpão Praia Bar
Barraca Itapariká
Barraca Hawaí
Praça 31 de Março
Barraca América do Sol
Barraca Crocobeach
Clube de Engenharia
Barraca Beleza
Início da Rua Ismael Pordeus
Farol
Iate
Estátua de Iracema
Volta da Jurema
Ed. Vista del Mare
Edifício Arpoador
Final da Rua José Vilar
Ideal Clube
Ponte dos Ingleses (Ponte Metálica)
INACE (Ind. Naval do Ceará)
Marina’s Park Hotel
Início da Av. Philomeno Gomes
Kartódromo
Goiabeiras
Barraca Big Jeans
Barra do Ceará

Pontos Impróprios:

Mucuripe
Horta
Início da Av. Pasteur
Colônias
Início da Rua Lagoa do abaeté

Nenhum comentário: