quarta-feira, 8 de abril de 2009

DESTAQUES


Feriado em Jericoacoara

Desfiles, Nando Reis e Chico César são as atrações do 2º Jeri Eco Cultural

Jericoacoara é a capital internacional do Ceará. É naquela praia escondida e famosa (como pode?), com ventos perfeitos para esportes radicais, além de paisagens e clima romântico, que acontece nesse feriadão de Dia do Trabalho o segundo Jeri Eco Cultural. A primeira edição do evento foi realizada em novembro do ano passado, com Luis Melodia e Paulinho Moska. O 2 º "Jeri Eco Cultural", um projeto que visa despertar a consciência ecológica e de conservação ambiental, utilizando um dos meios mais eficazes até agora conhecidos: a música aliada a cultura.
Hoje no Restaurante Sky acontece a festa de lançamento do evento com vídeos da primeira edição, a partir das 22h. Na sexta, Dia do Trabalho, na Praia de Jericoacoara, às 17h45 acontece a abertura oficial do evento. Às 18h tem show com Chico César, e às 19h30, show com grupo Groovytown (Fortaleza)
Sábado, dia 02/05 na praia, o evento começa às 18h com desfiles de moda com estilistas e lojas locais (com coordenação de Cláudio Silveira e Inara Almeida). Às 19h tem show do “Trio Acústico” com Nando Reis, e às 21h, show com grupo local.
Além da programação musical, haverão feiras de artesanato, oportunidade aos talentos locais e os desfiles de moda, que na primeira edição alteraram o comportamento da comunidade aumentando a auto-estima. Os espetáculos acontecerão nas primeiras horas da noite, depois do por do sol mais famoso do mundo. Durante cada apresentação os artistas estimularão os participantes a recolherem seu lixo.
O projeto será gratuito possibilitando o acesso de toda a comunidade e turistas nacionais e estrangeiros. Informações: 85 – 3261.0665 / 85 – 9985.0223.


Ex-'BBB' Josy cai na passarela em feira de moda de Fortaleza

TV DIVIRTA-CE

A ex-participante do 'BBB 9' Josy Oliveira, que estará na capa de maio da 'Playboy', levou um tombo ao desfilar coleção na passarela do Festival da Moda de Fortaleza (FMF), realizado entre os dias 22 e 26 de abril na capital do Ceará





TEATRO


Peça com Gloria Menezes

Atriz estará apresentando o espetáculo “Ensina-me a Viver” no Teatro José de Alencar

Para quem vai ficar em Fortaleza, a melhor opção é o teatro. A Procult traz a Fortaleza dois espetáculos de João Falcão. Maude é Glória Menezes, um ícone das artes dramáticas que já alimentava o desejo de viver a personagem que personifica o prazer, a liberdade. “Ensina-me a viver” chega ao Teatro José de Alencar nesse fim de semana, em mais uma produção local de Mario Alves. O ator Arlindo Lopes, idealizador do projeto, guiado pelo desejo de viver esta história e interpretar Harold, encontrou na tradução inédita de Millôr Fernandes a sensibilidade e humor aproximando o texto teatral de sua versão cinematográfica, referência para muitas gerações.
“Ensina-me a viver”, que já ganhou diversas adaptações, inclusive no cinema, e narra o encontro amoroso entre Harold e Maude. Harold é um senhor de quase vinte anos, obcecado pela morte. Maude é uma menina de quase oitenta anos, apaixonada pela vida Sensível, inteligente e rico, Harold não conheceu o pai. Convive com uma mãe indiferente e autoritária, numa relação desprovida de qualquer contato afetuoso. Atormentado, Harold tenta chamar a atenção materna simulando tragicômicas tentativas de suicídio.
A quase octogenária Maude, ao contrário, tem uma paixão incomparável pela vida. Aproveita cada segundo de sua existência como se fosse o último. O contato entre esses dois não poderia ser mais inusitado e improvável. “Ensina-me a Viver” é uma tocante e bem-humorada história de descobertas, que leva o espectador a acreditar que simplificar a vida é o melhor caminho e que o amor continua sendo o melhor remédio.
Treze personagens, representados por nove atores, abraçados pela encenação poética de João Falcão, um dos mais talentosos encenadores brasileiros da atualidade. À frente de grandes projetos em teatro, TV e cinema, João prima pela capacidade de modernizar os clássicos, sem perder em sensibilidade e o lirismo. Suas obras, sempre autorais e contemporâneas, fazem dele um dos mais respeitados diretores de sua geração.



Teatro: melhor opção do feriado em Fortaleza
“A Ver Estrelas”, de João Falcão. Nos dias 2 e 3 de maio

Além de Ensina-me a Viver, João Falcão traz a Fortaleza mais um espetáculo do seu repertório de sucessos. O musical infanto-juvenil A Ver Estrelas fará curtíssima temporada no Grande Theatro José de Alencar, dias 2 e 3 de maio (sábado e domingo), às 17h. Escrita em 1985, a peça ganha nova roupagem e narra a trajetória de Jonas, um garoto quieto e pacato que vive na tranquila Vila da Solidão, situada no reino A Ver Estrelas. Uma história envolvente e repleta de fantasias, que leva o espectador ao mundo da imaginação e tem encantado crianças de diversas gerações a cada versão. “Desde a estreia até hoje, adaptei a montagem cinco vezes. Tivemos 5 indicaçãoes ao Prêmio Zilka Salaberry, único direcionado ao teatro infanto-juvenil do Rio de Janeiro e vencemos na categoria Melhor Direção”, afirma João Falcão. A Ver Estrelas revela semelhanças com Ensina-me a Viver. Além da mesma direção, traz os atores Arlindo Lopes e Fernanda de Freitas, vivendo os protagonistas Jonas e Bruxa. O elenco apresenta ainda Stella Maria Rodrigues, Antônio Fragoso, Guilherme Siman, Verônica Valentim, Wallison de Souza, Victor Rosalen e Ricco Viana. Na história Jonas, sozinho em seu quarto, se perde em pensamentos observando as estrelas. Num misto de sonho e realidade, ele se vê cercado pelos seres que moram na sua imaginação. De repente, transporta-se em um lugar onde tudo pode acontecer: o País do Navegar. Nessa trajetória de aventuras estranhas, Jonas sai da monotonia do reino A Ver Estrelas e descobre uma nova forma de aproveitar a vida. A trilha sonora, com música original de João Falcão e direção musical de Ricco Viana, os figurinos de Helena Araújo e Djalma Brilhante e a cenografia minimalista de Sérgio Marimba levam o público ao universo dos contos de fadas numa leitura moderna e arrojada.



CINEMA



Cinema 3D no Ceará

Complexo de Cinemas do Via Sul foi aberto na quinta

Desde o dia 30 de abril, a primeira sala de tecnologia 3D do Ceará está aberta ao público no Complexo de Cinemas Via Sul Shopping. No dia 29 de abril, o espaço, que é inédito no Ceará, foi apresentado à imprensa durante coquetel de inauguração. O complexo possui, no total, seis salas em formato stadium – localizadas no 4º. Piso do Shopping, com capacidade para 1388 poltronas numeradas e bandeira da Centerplex Cinemas.
Segundo Sérgio Gomes, um dos empreendedores do shopping e presidente da North Empreendimentos, o Via Sul, foi concebido como centro integrado de compras e, principalmente, de lazer e entretenimento. “Lançar o primeiro cinema 3D do Estado marca nossa história e traz, para nossos espectadores, a possibilidade de assistir aos longas-metragens com a qualidade de projeção seis vezes maior que as convencionais. Fortaleza se consolida, de vez, no mercado cinematográfico do Brasil”, observa Sérgio Gomes. O empresário Luís Cidrão, também empreendedor do Via Sul, comenta que o Complexo de Cinemas “agrega valor ao empreendimento, na medida que funcionará como um atrativo a mais para o Shopping”. A partir do dia 30 de abril, os primeiros filmes a serem exibidos na sala 3D serão “Monstros Vs. Alienígenas” e “Dia dos Namorados Macabro”. A sala tem 306 lugares numerados.

LIVROS - NÃO-FICÇÃO

Os donos do poder

“A Tirania do Petróleo” explica a capacidade das petrolíferas de moldar o mundo ao seu favor


A escritora americana Antonia Juhasz investigou fundo para trazer à tona os esquemas de poder das companhias petrolíferas. Com base em pesquisas, reportagens e entrevistas Juhasz construiu um elucidativo e preocupante painel sobre como o dinheiro e a influência das grandes corporações manipulam as instâncias de poder – em especial o governo americano – a seu favor. Tudo muito bem descrito e explicado em A Tirania do Petróleo, que a Ediouro traz para o Brasil. Este é um livro de oportunidade rara. Primeiro por ser uma espécie de inventário do que foi o governo Bush na sua permanente e pouco discreta orientação pró companhias petrolíferas. Segundo, por abordar um setor que ajudou a promover, através da especulação desenfreada, a bolha financeira internacional, mas que agora submerge no crash global.
Em A Tirania do Petróleo , Antonia Juhasz, detalha como o petróleo se tornou um artigo tão valioso, capaz de originar tanto poder e controle. Um enredo que vai da descoberta do primeiro poço americano até o ponto auge do poder das Big Oil – as grandes empresas petrolíferas - no governo Bush. Sempre mostrando a forma de influir e de administrar destas companhias para obter o maior lucro.
No livro, Juhasz cita a Guerra do Iraque, que devolveu a exploração do petróleo da região para as Big Oil, como o provável momento máximo – e mais radical – deste jogo de poder.


MÚSICA

60 anos de Djavan

Coletânea realça a pluralidade da obra e celebra aniversário do compositor

CD duplo Djavan por Eles e por Elas reúne 28 gravações históricas de intérpretes como Maria Bethânia, Ivete Sangalo e Ney Matogrosso

A assinatura pessoal e intransferível da obra autoral de Djavan – perceptível já no primeiro álbum do compositor, A Voz, o Violão, a Música de Djavan, lançado em 1976 pela gravadora Som Livre – não impediu que, ao longo desses 30 e poucos anos, artistas dos mais diversos universos e origens tivessem se aventurado com êxito por esse cancioneiro urdido com apurado senso rítmico, melodias sinuosas e letras construídas com palavras que, unidas com maestria, formam sonoridade e significados especiais. Djavan Por Eles e por Elas reúne 28 gravações em que cantoras e cantores djavaneiam o pop jazz das Alagoas num mix de ritmos como samba, balada, toada e blues. A coletânea dupla editada pela Som Livre celebra os 60 anos do compositor, completados em 27 de janeiro de 2009.


CINEMA

De volta às origens

O 11º filme da saga "Star Trek" retoma a juventude de Kirk e Spock.

Com Anton Yelchin, Chris Pine, Simon Pegg, Karl Urban, John Cho e Zoe Saldana


A Guerra Fria terminou. A era Bush também. Mas a
"Jornada nas Estrelas" continua no espaço. O 11º filme da saga "Star Trek" chega aos cinemas brasileiros no dia 8 de maio, retomando os personagens originais da série televisiva -o célebre capitão Kirk e seu companheiro Spock- com elenco renovado por alguns novos rostinhos de Hollywood: Chris Pine e Zachary Quinto (o Sylar de "Heroes").
Como se manter fiel à saga, respeitar os fanáticos incondicionais (trekkers ou trekkies) e ainda criar algo com cheiro de novo e que agradasse especialmente à nova geração? Tentando resolver essa equação, os produtores, o diretor J.J. Abrams (um dos criadores de "Lost") e a equipe técnica revisitaram à exaustão a série: cenários, figurinos, efeitos sonoros, detalhes. A ideia central: recriar, mas sem desfigurar.
"Não é um trabalho simples. Pessoas da minha geração têm um julgamento sobre "Star Trek", seja ele bom ou ruim. Acho que os jovens estão mais abertos para algo novo", disse Abrams durante uma rodada de entrevistas em Paris.


TOP DVD - NAS LOCADORAS


Amor, música e nostalgia

“Nick e Norah” é comédia lançada diretamente nas locadoras pela Sony


Após o sucesso de Juno, em 2007, era natural que surgissem alguns filhotes pelo caminho, tanto na temática quanto no estilo. Um deles é Uma Noite de Amor e Música, lançado aqui no Brasil diretamente no mercado de vídeo, apesar das criticas animadoras que recebeu nos EUA quando lá estreou no final de 2008.

O filme abre sua história nos apresentando Nick (Michael Cera). Ele está em depressão. Acabou de ser abandonado pela namorada Tris (Alexis Dziena). Sem conseguir esquecê-la, passa as tardes deixando extensos recados na caixa postal do celular dela (e depois percebe que os apagou) e gravando CDs com coletâneas das suas das suas canções favoritas para dar de presente no dia da reconciliação. O que Nick não sabe é que Tris nunca deu muita bola para estes mimos. Para as amigas do colégio, ela não nunca fez questão de esconder que sempre achara as capas desses CDs e as músicas lá gravadas meio ridículas. Mais um acaba de chegar às suas mãos – o 12º – e ele vai imediatamente para o lixo. Nora (Kat Dennings), que detesta Tris, já recolheu as onze gravações anteriores do cesto e, às escondidas, faz o mesmo com a última versão. Ela não consegue entender como Tris pode ser tão insensível a ponto de não valorizar o presente do (ex)-namorado e de não gostar das canções gravadas. De tanto Nora falar dos CDs, Caroline (Ari Graynor), sua amiga inseparável, já percebeu que ela está meio que apaixonada por um desconhecido.


TELEVISÃO

SBT prepara show de calouros moderno

Sílvio Santos não apresentará o novo programa


O SBT planeja estrear na segunda quinzena de junho uma versão moderna do formato de show de calouros. O programa, ainda sem nome, não terá apresentador. Será conduzido pelos quatro jurados, no palco, e por uma repórter, Isabela Camargo, diretamente dos bastidores. Lembra o americano "America's Got Talent", da NBC.
A atração será semanal e entrará na chamada "linha de shows" (como "Hebe" e "A Praça É Nossa"). Encomenda de Silvio Santos, está sendo produzido a toque de caixa. A direção será de Ocimar Castro, que comandou o "Olha Você". O time de jurados deverá ser fechado nesta semana. A previsão é que na semana que vem, com cenário já pronto, sejam gravados os primeiros pilotos.
O novo show de calouros reunirá aspirantes a todo tipo de atividade artística (cantor, mágico, dançarino), mas promete rigor na seleção. Os participantes terão de ser inéditos ou apresentar números nunca antes exibidos na TV. Não serão aceitas bizarrices. A ideia é revelar novos talentos. O programa irá ao ar em temporadas de 13 ou 14 episódios. Cada episódio terá um vencedor. No último, os vencedores disputarão um prêmio, que será superior a R$ 100 mil.
O show de calouros integra pacote de programas em que o SBT pretende reagir à queda de audiência. Em terceiro lugar, a emissora quer primeiro evitar ser ultrapassada pela Band.
Sem o Sílvio Santos, as atrações grotescas, como o “Isto é Incrível” e o Desafio das Transformistas, e os jurados toscos, o programa não deverá fazer muito sucesso. Fica a dificuldade da emissora de diferenciar este formato do programa “Astros”, também do SBT.



Humor: O Poder de Inri


Para começar a semana bem humorado e ver o poder deste "profeta", Inri Cristo, e suas versões místicas de músicas de sucesso de Madonna, Britney, Amy Winehouse e outros

TV Divirta-CE























Tristeza no jornalismo cearense

Rogilton Conde: despedida

Realmente o destino nos prega peças. O jornalismo cearense perdeu uma grande força no começo do mês de abril, com a partida do nosso querido amigo Rogilton Conde. Uma pessoa ímpar, simples, competente, que nos ensinava com sua simpatia que a vida valia a pena. Atuou em diversos meios de comunicação, mas foi com a independência de sua Indústria de Assessoria que ele alçou grandes voos, conquistou grandes clientes, abriu até mesmo um escritório em São Paulo, fazendo coberturas de eventos de moda internacional. Garantiu também a criação da revista Seven, uma das melhores publicações de moda e comportamento feita no Ceará nos últimos tempos. É muito triste escrever palavras de despedida desse grande profissional e amigo, sempre tão presente e atuante. Às vezes penso: tanta gente ruim resiste há tanto tempo, que parece que Deus leva os bons sempre antes. Fica aquela imagem do homem íntegro, honesto, sincero que sempre nos cativou.

ARTES PLÁSTICAS


50 anos de arte


“Caminhos da Serigrafia” comemora carreira de Zé Tarcísio


Próximo de completar 50 anos de carreira artística, José Tarcísio Ramos, mais conhecido como Zé Tarcísio, apresenta em Caminhos da serigrafia uma releitura de sua obra, especialmente aquela das décadas de 1960-1970. A exposição que acontece de 28 de abril a 28 de maio no Museu do Ceará, é uma parceria da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará(Secult) e Associação de Amigos do Museu do Ceará. O pintor, gravador, escultor, cenógrafo, figurinista e colecionador cearense Zé Tarcísio nesta mostra expõe 15 desenhos em serigrafias. Alguns em tom memorialista, relembra cenas de suas idas e vindas à Canindé e Juazeiro do Norte na infância, acompanhado de sua madrinha, Dona Luisinha (Bibi). Além de oferecer uma releitura de sua obra, Zé Tarcísio apresenta uma série assinada e numerada, tendo como impressor o profissional Oswaldo Barbosa, que conta a história do saber serigráfico.
Na mostra, o artista apresenta, por meio da serigrafia, o auge do período “pop” e da “nova figuração brasileira” quando sua produção surge no panorama das artes plásticas nacional, com a exposição Círculos, inaugurada no XV Salão Nacional de Arte Moderna, no Rio de Janeiro (1966) e com grandes painéis na IX Bienal Internacional de São Paulo (1967), onde obteve o Prêmio de Aquisição Itamaraty. São desse período os desenhos em autocontraste, retratando o desespero dos anos de chumbo e o terror da tortura que se alastrava pelo Brasil.
Nascido em Fortaleza em 1941, Zé Tarcísio já expôs em mostras internacionais na Europa, EUA, outros países da América do Sul e várias capitais brasileiras. Em 1971, foi um dos representantes do Brasil na VII Bienal de Paris, França. Sua obra mais famosa é “Regando pedras”, escultura que conquistou o Prêmio XXIII Salão Nacional de Arte Moderna, em 1974, no Rio de Janeiro. Em 1976, a obra se transformou em selo, editado pela Empresa de Correios e Telégrafos.
O artista realizou seus primeiros trabalhos na década de 1960. Incentivado pelo pintor Antônio Bandeira. Entre as exposições de que participou, destacam-se: Salão Nacional de Arte Moderna, Rio de Janeiro, várias edições entre 1966 e 1974 (neste Salão, conquistou os prêmios Isenção de Júri, 1972; prêmio viagem ao país, 1973; e prêmio viagem ao exterior, 1974); IX e XV Bienal Internacional de São Paulo, 1967 e 1979 (Prêmio Aquisição, 1967); VII Bienal de Paris, França, 1971; Arte/Brasil/Hoje: 50 Anos Depois, na Galeria Collectio, São Paulo, 1973; Panorama de Arte Atual Brasileira, no Museu de Arte Moderna, São Paulo, 1975; 30 Anos: Atividades Artísticas, no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1990; e Síntese da Fase Ecológica de Zé Tarcísio, Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro, 1992.




BARES, CAFÉS, SANDUÍCHES

O MELHORES PETISCOS

BOTECO

O chão quadriculado em preto e branco e os vitrais coloridos na janela tornam o Boteco um dos ambientes mais leves e despojados da cidade. Por entre as mesas de madeira, o garçom passeia levando uma bandeja cheia de gostosuras: coxinha de caranguejo, surpresa de bacalhau, enroladinho de macaxeira com charque (R$ 6,90), quibe e mais um monte de opções, cada uma com sua especificidade.

A coxinha de galinha
(R$ 6,90) é feita com peito desfiado e parte da coxa da galinha mesmo, com ossinho e tudo. A massa leva leite e, de tão cremosa, parece ter catupiry. Assim como a coxinha de frango, a de caranguejo (R$ 6,90) traz a carne do crustáceo desfiada e, no topo, a patinha - aquela mesma que é servida empanada.

A surpresa de bacalhau
(R$ 8,90) não fica atrás: é (bem) recheada com lascas do peixe, e o tempero é uma delícia. As massas utilizadas na feitura desses salgadinhos é especial. De coloração esverdeada, leva espinafre e hortelã, que conferem leveza ao resultado final.

Além das opções fritas, também é destaque no cardápio a Paella de Bode (R$ 9,90), prima nordestina do prato espanhol. O arroz leva açafrão, pimentões e pimenta de cheiro no tempero, com carne de bode desfiada. Por cima, pedacinhos de linguiça de bode e um carré (corte francês da costela) ao centro. Bom para três ou quatro pessoas petiscarem. As opções geralmente acompanham o chope à moda Boteco (R$ 4,30, 200 mililitros), carro-chefe da casa, servido com um colarinho cremoso.

SERVIÇO
Boteco. Aberto diariamente, a partir das 18h. Avenida Antônio Sales, 3177. Dionísio Torres. Fone: 3461 2872.

VILA BAR & BISTRÔ

O miolo que concentra os bares Maria Bonita, Bebedouro e Fafi conta com o Vila Bar & Bistrô como uma opção mais intimista para passar a noite. Com uma ampla varanda, iluminação planejada e música tranqüila, o Vila é uma ótima pedida para ir a dois. No menu, petiscos bem variados, como o Gratinado de
Carne-de-sol e macaxeira (R$ 21), que lidera os pedidos, e a Costela de Cordeiro (R$ 35), que acompanha geléias de hortelã, pimenta e gengibre.

Pensando em paladares mais exigentes, o Vila acaba de lançar os Camarões Exotiques (R$ 39), deliciosamente exóticos, como já sugere o nome. O petisco é composto por 12 camarões bem grandes, empanados com especiarias: quatro vêm cobertos de gergelim branco, quatro de gergelim preto, e os outros quatro de sementes de papoula.

De casquinhas crocantes, os camarões guardam os sabores de cada especiaria utilizada. O de gergelim branco tem sabor marcante. O de gergelim preto é mais suave, de paladar bem diferente do primeiro.

Mas a surpresa do prato fica por conta das sementes de papoula. Pequenininhas, elas formam uma crosta delicada sobre os camarões, que ganham um realce bem interessante no sabor. Para acompanhar as delícias, azeite e molhos picante e de gengibre. Para beber, a casa oferece uma boa carta de coquetéis como o Femme (R$ 8), feito com suco de manga, suco de abacaxi, curaçau blue, vodca e grenadine, uma espécie de xarope de morango.

SERVIÇO
Vila Bar & Bistrô. Aberto de terça a sábado, a partir das 17h. Rua Sabino Pires, 5, esquina com a rua Desembargador Leite Albuquerque. Aldeota. Fone: 3224 3348.




Café com salada
O diferencial da cafeteria Santa Clara, no Dragão do Mar, pode ser percebido desde a entrada: uma porta grande, trabalhada com vitrais e, ainda, uma vitrine repleta de bonecos feitos em madeira. Ao adentrar o restaurante, outras surpresas. Grãos de café espalhados pelas mediações, mesas decoradas com renda, vasos de plantas desérticas, quadros de xilogravuras. São vários aspectos que denotam o que poderíamos chamar de regional-chique.

Após o primeiro momento de percepções, inevitavelmente emerge uma dúvida. Onde sentar? São três estilos de mesa com suas peculiaridades, que compõem novos ambientes. Se a conversa é longa, sugiro as mesas mais ao fundo, com capacidade para quatro pessoas. Quem está de passagem, uma opção interessante é a sala de visitas da cafeteria. São cadeiras e sofás que cedem ao lugar um charme próprio. O atendimento é outro ponto que merece destaque. Com capacidade para poucas pessoas, no máximo 50, o restaurante revela-se com um atendimento rápido e cortês.

Eleito três vezes pela a revista Veja como a melhor cafeteria da cidade, as opções dessa delícia saltam aos olhos e, claro, também merecem destaque. Contudo, o que vem chamando a atenção dos clientes nesses últimos tempos, para sermos mais exatos, há cinco meses, são as opções de saladas. Em quatro variações, elas podem ser encontradas num valor de R$ 10,00 à R$12,50.

A salada crocante, que leva alface, rúcula, espinafre, tomate, rosbife, cenoura, queijo mussarela e batata palha, é uma das mais requisitadas pelo público light. Já os menos empenhados em manter a forma escolhem a salada premium, que leva uma quantidade generosa de carne de sol, alface, rúcula, tomate, espinafre, mussarela de búfula e milho verde. Para acompanhar as duas porções, nada melhor que um suco de abacaxi com hortelã. Se a fome não estiver em grandes proporções, vale uma dica: divida a salada com alguém, pois, como ressaltei, as quantidades são bem generosas.

Para melhorar, a cafeteria, apesar de não possuir música ao vivo, tem um acervo de cantores que vem a calhar com o estilo do restaurante. Nomes como Seu Jorge, Norah Jones e Chico Buarque compõem a música ambiente. Enfim, pessoas descoladas em suas longas conversas, ambiente aconchegante, bom atendimento e, sobretudo, bons pratos, fazem da cafeteria Santa Clara uma excelente opção, seja para um fim de tarde, como também após uma longa jornada de trabalho. Não há nada melhor.


SERVIÇO

Santa Clara. Centro Cultural Dragão do Mar. Funciona das 15h às 22h, de terça a domingo. C: H, M, D, V, R. Informações: 3219.6900.


Cachorro-quente

Basicamente, uma salsicha e um pão. Suporte para o que mais convir de acompanhamentos outros como os já indissociáveis molho de tomate, milho, ervilha e a crocante batata palha. Hoje, confira algumas opções diferentes de cachorro-quente Sobre seus primórdios, conta-se que um cozinheiro de Frankfurt, na Alemanha, teria batizado a salsicha produzida por ele com o nome da raça de seu cachorro: bassê - dachshund em alemão. Um tal imigrante germânico chamado Charles Feltman levou, ainda na segunda metade do Século XIX, o embutido para os Estados Unidos, onde vendia com pão e molhos quentes variados em um carrinho de mão. Ficou o nome hot dog. Aqui, o hot dog foi abrasileirado, tornando-se uma das principais opções de lanches, acrescido de ingredientes como milho, ervilha e batata palha. Entre a atual profusão de sabores de sanduíches, dos gordurosos fast foods aos mais lights, o cachorro-quente integra um seleto grupo de receitas simples e tradicionais, ao lado dos não menos apetitosos hambúrguer, misto e do clássico pão com ovo. Em Fortaleza, seja nas madrugadas após as farras, seja no lanche rápido e barato à beira da rua, a salsicha, às vezes partida de banda por economia, juntou-se à carne moída e se confundiu com o “gostosinho” ou, em sua denominação pejorativa e carinhosa ao mesmo tempo, o velho conhecido “cai duro”. O lanche que se popularizou nos estádios dos Estados Unidos no começo do século passado chegou, nos nossos dias, às lanchonetes sobre quatro rodas, às banquinhas que improvisam praças de alimentação ao redor de casas de shows e aos lanches caseiros. Ganhou versões variadas, figurando também em cardápios mais saudáveis e em restaurantes mais requintados. Não bastasse, dispensou o tradicional pão alongado, virou pizza.

AS MELHORES OPÇÕES DE hot dog EM FORTALEZA


No Real Sucos é servido o cachorro-quente com salsichão, pão de hot dog grande, molho tártaro (maionese, catchup e mostarda) e batata palha. O lanche custa R$ 5,30. Endereço: avenida Carapinima, 2200 - Shopping Benfica, 2º piso. Mais informações: 3281 4029

Uma das opções mais baratas de hot dog na lanchonete Catatau é o mini-dog, de R$ 1,95, que leva salsicha, batalha palha, alface, milho e o molho especial (tomate, catupiry, cebola, pimenta de cheiro). Ainda é possível pedir o Catatau-dog, que leva duas salsichas e sai por R$ 3,70. Endereço: avenida Bezerra de Menezes, 950-A. Mais informações: 3223 3000

Na Balu, é possível encomendar pequenos hot dogs, que levam um molho à base de mostarda e creme de leite. O número mínino a ser pedido é de 25 unidades (R$ 30). O cento sai por R$ 120. Endereço: rua Pe. Antonio Tomás, 2133 - Aldeota. Mais informações: 3261 7779

No Dor’s Burguer custa R$ 3,80 e é servido com queijo, milho, ervilha, alface, tomate e batata palha. Endereço: avenida Pontes Vieira, 1377. Mais informações: 3257 8800

Cachorro-quente em pão árabe. Essa é a novidade no Tio Lanches (R$ 3). Endereço: avenida Desembargador Gonzaga, 496. Info.: 3279 2521 CIA. CEARENSE DE MOLECAGEM



CALDO DE CANA


LEÃO DO SUL
- Com o terceiro dono em atividade a lanchonete Leão do Sul possui mais de 81 anos de tradição. Nos arredores da Praça do Ferreira ela tornou-se ponto de encontro para longas e saudosas conversas ao sabor doce da cana-de-açúcar. As opções são diversas e o preço, accessível. A dupla mais pedida é o pastelzinho e caldo de cana. Nos sabores frango, queijo e carne eles saem por R$ 2,20 a unidade. Saboreado com o caldo de cana 300ml, o valor sai por apenas R$ 3,20. Se a sede não for saciada existem outras opções, a garrafa de 500ml, R$ 2,00, e de 1 litro, por R$ 4,00. Funciona de segunda a sexta, das 9h às 18h30. Aos sábados somente até 13h30. Não aceita cartão.

CASA AMAZÔNIA - Há sete anos na praça, a Casa Amazônia possui dois estabelecimentos no Centro da cidade. Funciona como lanchonete e loja de confeitaria. Além de tortas, confeitos, docinhos, salgados, pastéis, caldos de carne e canja, a Casa Amazônia também oferece o tradicional caldo de cana. Os preços variam de acordo com o tamanho. O de 300ml sai por R$ 1,00, o de 400ml, R$ 1,30 e a opção de 500ml fica por R$ 1,70. O acompanhamento predileto dos clientes para o lanche, segundo a vendedora, é o pastel de frango. Juntos, eles saem por R$ 2,60. Funciona de segunda a sexta das 7h às 19h, e sábado, até às 17h. C: H, V, M.

ART PASTEL - A pastelaria tem a comodidade de funcionar dentro de um shopping. O cardápio oferece mais de 35 sabores de pastéis. O caldo de cana também possui algumas variedades. Moído na hora, ele pode ser encontrado nos tamanhos 300ml, 500ml, 1 litro e 2 litros. Os valores variam de R$ 1,80 à R$ 6,00, dependendo do tamanho. Outra opção bastante procurada é a mistura do caldo de cana com o suco de limão. O pedido sai pelo mesmo valor do caldo tradicional. Para acompanhar, a proprietária Luana indica o pastel de carne com azeitonas, R$3,50, e o pastel de queijo coalho, R$ 3,00. Para quem tem a fome maior, vale experimentar o super pastel que tem formato redondo e vem com quatro sabores, a escolha do cliente (R$5,50). Funciona diariamente, das 10h às 22h. Não aceita cartão.


Serviço:

Leão do Sul - Rua Pedro Borges, 193 - Centro. Fone: 3231.0306
Casa Amazônia - Rua Major Facundo, 595 - Centro. Fone: 3254.5777
Art Pastel - Avenida Dom Luis, 500, Lj 418 - Meireles. Fone: 3458.1144



SANDUÍCHES DO VIGNOLI

Após três anos de êxitos com suas famosas pizzas fininhas e crocantes, o empresário Cláudio Vignoli (foto ao lado) amplia suas ações no ramo gastronômico, abrindo a Vignoli Sanduíches (R. Frederico Borges, 81 – Varjota - Fone: (85) 3267 4879). Em pleno funcionamento, a sanduicheria traz a primazia do uso de ingredientes da melhor qualidade e oferece 10 tipos diferentes de deliciosos e originais sanduíches, além de apetitosas sobremesas.

Em ambiente acolhedor e climatizado, a Vignoli Sanduíches tem capacidade para 40 pessoas confortavelmente sentadas, com decoração de ar rústico e funcional, repleta de interessantes antiguidades.

Entre as deliciosas pedidas na Vignoli Sanduíches, o elaborado cardápio dispõe de 10 tipos diferentes de sanduíches, entre os quais o de Lombinho com Mango Chutney no pão baguete, além de novidades na cidade, como sanduíches com fartas fatias de Mortadela Defumada; o de Calabresa com pasta de tomate seco, mussarela gratinada, orégano e ricota temperada, além de um especial de Calabresa com refogado levemente apimentado. Ainda entre as alternativas no pão integral estão os sanduíches Salada de Atum Light e o de Salada de Camarão, ambos com alface, rúcula, tomate seco, ricota temperada, azeitona preta e gergelim.

Nova sanduicheria de Fortaleza aposta em 10 saborosas opções personalizadas, ambiente acolhedor e diferenciais para conquistar paladares
A acolhedora Vignoli Sanduíches tem capacidade para 40 pessoas confortavelmente sentadas, em ambiente climatizado de ares rústicos com o aconchego dos interessantes elementos decorativos e antiguidades. Uma suave trilha sonora, que vai do melhor do pop ao mais fino do jazz, acompanha a peculiar atenção do atendimento da casa.

Os sanduíches Vignoli são oferecidos em dois tipos de pães, levemente aquecidos com textura crocante. Entre as opções, no pão baguete, estão os sanduíches de Mortadela Defumada em fartas fatias; Calabresa com pasta de tomate seco, mussarela gratinada, orégano e ricota temperada e ainda o especial de Calabresa com refogado levemente apimentado. Ainda na baguete, os sanduíches de Presunto de Peru Defumado; Presunto de Parma; Salame Tipo Italiano, o elaborado de Lombinho com Mango Chutney e o fino de Carpaccio de Salmão com lascas de parmesão e rúcula. As alternativas no pão integral são os sanduíches Salada de Atum Light e o de Salada de Camarão, ambos com alface, rúcula, tomate seco, ricota temperada, azeitona preta e gergelim.

Para acompanhar os sanduíches, sucos de frutas e refrigerantes. A casa também irá dispor de bebidas diversas como cafés expresso e capuccino, chás, cervejas e uma ampla carta de vinhos com mais de 200 rótulos. Para finalizar a refeição as sobremesas, contam com o irresistível Petit Gâteau e uma variedade refrescante de delícias geladas, como tortas de chocolate, banana, limão, cheese cake e crostata de maçã, entre outros. O ponto conta ainda com uma vitrine com mostras de massas congeladas(canelones, lazanhas, rondele e nhoques nos já tradicionais molhos da casa), que podem ser adquiridas para viagem, e dispõe também no local várias marcas de vinhos.

Sanduíches Vignoli – R. Frederico Borges, 81 – Varjota - Fone: (85) 3267 4879
Horários de funcionamento: de segunda a segunda, das 14 às 22 horas.
Cartões – Rede Master Card / Visa / Dinners / Oboé Card


SPUTNIK
Tem quem defenda que catchup e mostarda estragam o sabor de uma boa pizza. No caso dos sanduíches do Sputnik acontece o contrário. Por lá, os dois são itens obrigatórios para deixar a refeição com um toque especial. Os condimentos, das marcas Heinz e French´s, são importados. Seguem a onda da americanização do ambiente, inspirado nos diners dos EUA dos anos 50. No entanto, o uso deles não é mero capricho: eles realmente enriquecem o sabor dos hambúrgueres dali, a especialidade da casa.

E olha que enfrentar um deles não é fácil. Não é raro ver alguém dividindo o lanche com outra pessoa. O Sputnik (R$ 14) leva 150g de hambúrguer de picanha, queijo, tomate, alface e cebolas grelhadas no pão bola. Parece simples, mas não é. O primeiro diferencial é o molho chimichurri (azeite com ervas), que vem à parte com o prato. O outro é o tamanho do pedaço de carne, que tem uns 2 a 3 cm de altura e pode ser preparado ao gosto do cliente: ao ponto, mal passado ou bem passado. “Nós passamos o hambúrguer primeiro na grelha. Depois, levamos pra chapa para cozinhar também”, explica o gerente Luciano Avelino.

A novidade do cardápio é o sanduíche Mucho Macho (R$ 12), que sustenta 150g de hambúrguer de fraldinha com queijo prato, chilli picante, bacon e cebolas grelhadas. Outro muito pedido é o Dallas (R$ 12). Nele, o hambúrguer vem com queijo cheddar, bacon, alface, tomate e molho barbecue. A casa tem ainda opções mais leves, com sanduíches frios preparados no pão sírio (alguns servem até três pessoas). No entanto, a sugestão é mesmo esquecer o excesso de gordura e curtir o que o Sputnik faz de melhor.


SERVIÇO

Sputnik - Aberto de domingo a quinta-feira das 17h às 0h. Às sextas e sábados, o restaurante estende o funcionamento até as 4h. De terça a domingo, a casa abre para almoço das 12h às 15h. Oferece serviço de entrega em domicílio. Av. Senador Virgílio Távora, 1085-A - Aldeota. Tel.: 3244.7788



OUTRAS OPÇÕES DE sanduíches


X DO JOÃO - Aberto de terça a domingo a partir das 17h. Av. Júlio Abreu, 160 - Varjota (continuação da av. Dom Luís). Tel.: 3267.7188.

DOR´S BURGUER - Aberto de domingo a quarta-feira das 14h às 2h e, de quinta a sábado, das 14h às 6h. Oferece serviço de entrega em domicílio. Av. Pontes Vieira, 1377 - Dionísio Torres e R. Crisanto Moreira da Rocha, 1131 - Edson Queiroz. Tel.: 3257.8800

TIO LANCHES - Aberto de domingo a quinta das 17h às 2h. Às sextas e sábados, o funcionamento é das 17h às 6h. Av. Desembargador Gonzaga, 496 - Cidade dos Funcionários. Tel.: 3279.2521 ou 3279.5454.

AÇAIZEIRO - Aberto de segunda a sexta-feira das 15h30 à 0h. Aos sábados, domingos e feriados a casa funciona das 17h à 0h. Oferece entrega em domicílio. O cardápio, com os preços, está disponível no site www.acaizeiro.com.br. R. Oswaldo Cruz, 1326 - Aldeota. Tel.: 3268.2330

MARIETTA - Aberto diariamente das 10h às 22h. Oferece entrega em domicílio. Av. Washington Soares, 85 - 2º piso do Shopping Iguatemi - Edson Queiroz. Tel.: 3241.0700.

LANCHONETE CANGACEIRO - Às sextas e sábados, fica aberta das 18h às 6h. De domingo a terça, das 18h à 1h. Na quarta, o horário vai até as 3h e, na quinta, até as 4h. Rua Costa Barros, 1210 - Aldeota. Tel.: 3231.8993

BEBELU SANDUÍCHES - Às sextas e sábados, fica aberta das 11h à 5h. De domingo a quinta-feira, das 11h à 1h. Entrega em domicílio até as 2h. São 17 lojas em Fortaleza. Alguns endereços: Av. Senador Virgílio Távora,837 - Meireles. Av. 13 de Maio, 875 - Bairro de Fátima. Av. Oliveira Paiva, 2601 - Cidade dos Funcionários. Tel.: 3089.9999

MADRUGÃO LANCHES - Aberto de domingo a quinta-feira das 14h às 4h. Às sextas e sábados, o expediente se prolonga até as 6h. Entrega em domicílio das 14h à 1h. Av. Aguanambi, 1000 - Bairro de Fátima. Tel.: 3231.3033

X DA XICA - Aberto de domingo a quinta-feira das 17h à 0h. Na sexta e no sábado, fica aberto até as 4h. Entrega em domicílio até as 23h. Av. Antonio Justa, 3455 - Meireles. Tel.: 3242.8514


CAFFÉ CASTAGNO - Aberto de terça a sexta-feira das 13h até as 23h. Aos sábados e domingos, a casa funciona das 16h até o último cliente. É possível reservar mesas por telefone. Endereço: Av. Monsenhor Tabosa, 1573 - Meireles. Tel.: 3248.0519



COQUETEL


CAFÉ PAGLIUCA - O lugar é uma ótima opção para saborear um bom drink ao som de boa música. É que a casa tem uma programação voltada para o jazz, samba jazz, bossa nova e clássicos do rock'n'roll. Um diferencial do café é que os coquetéis são preparados por uma barwoman, a Socorro Félix, que há mais de quatro anos realiza as misturas. A bebida mais procurada é o Mojito, coquetel que o proprietário trouxe ao bar depois de uma viagem a Cuba. A bebida é preparada com a base de rum e leva hortelã, limão, xarope de açúcar, limão e água com gás e custa R$ 6,60. Uma bebida bastante procurada em dias e noites quentes é a refrescante Cuba Libre, a tradicional bebida de rum com coca-cola e rodelas de limão. O Kirroyale, mais indicado pela noite, traz creme de cacau, conhaque, creme de leite e canela e compõe a carta da casa que engloba mais de 20 tipos de coquetéis alcoólicos e alguns coquetéis de frutas não-alcoólicos. Funciona de segunda a sábado, das 12h às 15h e das 17h30 à 1h. Cartões: Master, Diners, Amex e Visa. Possui estacionamento próprio.
Onde: Rua Barbosa de Freitas, 1035. Fone: 3224.1903.

BLUE TREE TOWERS - O looby do hotel, onde também funciona o restaurante Mandacaru, é um ambiente perfeito para um bom coquetel. Como paisagem, a piscina com cascata e a decoração rústica e chique do ambiente aberto diariamente a partir das 10h e até a meia-noite. Nele, é possível degustar uma variedade de 12 drinks, mas o cliente tem a opção de pedir a sua bebida favorita. O barman tem um amplo conhecimento de diversos coquetéis internacionais, basta levar o nome da bebida. Entre as opções da carta, estão o Maria Bonita, bebida criada pelo barman da casa, o Nonato, feita licor de menta, vodca, creme de leite e suco de laranja, servida dentro de um abacaxi. Ideal para o consumo durante o dia ou em noites quentes, a bebida custa R$ 10,00. Outra opção é o Bloody Mary, mistura de suco de limão, suco de tomate temperado e vodca, que custa R$ 8,00. Uma bebida bastante procurada na casa é o Mojito, feito a base de run, com suco de limão e folhas de hortelã, por R$ 9,00. Aceita todos os cartões de crédito, exceto Hiper Card. Estacionamento com manobrista.
Onde: rua Dr. Atualpa Barbosa de Lima, 500. Fone: 4008.4008.

LUPUS BIER - O lugar que é conhecido pelos shows de humor oferece uma grande variedade de coquetéis, com mais de 20 tipos. A especialidade da casa, desenvolvido na própria choperia, é o Lupus, uma coposição de malibu, coraçal blue (licor azul), suco de laranja, suco de abacaxi, sorvete de creme leite, condensado e leite de coco. Uma dica é o drink Lagoa Azul, preparado com suco de limão, coraçal blue, vodca e soda limonada. A casa oferece uma novidade: são os drinks feitos com o chopp fabricado na própria Lupus, em dois tipos, o com abacaxi e o coquetel com o licor alemão steinhager. Funciona de segunda a sábado, a partir das 19h30. Cartões: V e M.
Onde: rua dos Tabajaras, 340 Praia de Iracema. Fone: 3219.2829.

ARRE ÉGUA - O ambiente é bem regional, num misto de restaurante e casa de shows, o Arre Égua cultua a vida sertaneja com sua decoração rústica com casas de taipa, igrejinha, rede de cordas, lamparinas, imagens de santos, retratos pintados entre outros. Com drinks variados, o local também agrada pelo preço das babidas. O coquetel Arre Égua, a base de control (licor) e cachaça ypioca. As bebidas com frutas, vodca e leite condensado tem preços variados, custando em média R$ 6,00. Entre as opções, estão o abacaxi, cajá, kiwi, tangerina. Funciona de terça a sábados, a partir das 19h horas. Aos domingos, aberto a partir das 11h. Terças e setas shows com as bandas Matéria Prima e Dona Zefa.
Onde: rua Delmiro Gouveia, 420 Varjota . Fone: 3267.7838.



CAIPIRINHAS


ZUG CHOPERIA Considerado um dos bares mais aconchegantes de Fortaleza pelo público cearense, a Zug Choperia está no roteiro de todos aqueles que desejam tomar um bom drink e depois ir curtir a noitada, ou então, aproveitar no próprio bar, ao som de bandas de destaque do cenário pop. Para quem quer saborear a tradicional caipirinha, que leva limão açúcar e gelo, deve desembolsar R$ 4,50. As caipirinhas compostas de frutas de época também fazem muito sucesso no bar. As mais pedidas que saem por R$ 5,50 são as de cajá, caju e siriguela. Aos que não querem perder a ida, a dica é aproveitar as caipirinhas mais acessíveis, como a moranguinha R$ 5,50, abacaxirinha R$ 4,50, limarinha R$ 4,50 e tangerinha R$ 4,50. Os apreciadores da cachaça stinhäger, vão ter o prazer de saborear a caipirinha stinhäger, que sai por R$ 5,50. Funciona de segunda a sábado das 17h30 até o último cliente. C: V, M.

ÓRBITA BAR O local, que funciona como boate, é também conhecido pelas suas deliciosas caipirinhas. A tradicional que leva limão do tipo cravo sai por R$ 3,00. Outra pedida para combinar com o azedinho da fruta é a caipirinha de maracujá (soda limonada, cachaça, maracujá, gelo, açúcar). A opção fica por R$ 4,00. Dentre as caipirinhas sazonais a mais requisitada é a caipirinha com frutas vermelhas que é composta por cachaça, xarope de romã, morango, framboesa e amora. O valor desta é R$ 6,00. Funciona de quinta a domingo a partir das 21h. C: M, D, V, A.

LUPUS BIER A primeira microcervejaria do Ceará trouxe opções diversas drinks para a cidade. Uma delas é a caipirinha de vinho que leva limão, açúcar e vinho e sai por R$ 4,50. A caipirinha tradicional também fica pelo mesmo valor. As caipirinhas tropicais também chamam a atenção da clientela. Os sabores manga, cajá e graviola são os mais pedidos e saem por R$ 7,50 cada. Funciona das 20h até o último cliente. C: V, M.

Serviços:
Zug Choperia Rua Professor Dias da Rocha, 579 - LJ4 - Meireles. Fone: 3224.4193
Órbita Bar Rua Almirante Jaceguai, 93 - Centro. Fone: 3453.1421
Lupus Bier Rua dos Tabajaras, 340 também - Praia de Iracema. Fone: 219.2829


OUTROS BARES



CHOPP DO BIXIGA - Discoteca, bar e restaurante. Mas o famoso e tradicional mesmo do Bixiga é o chopp de vinho, preparado sob encomenda para a casa. A música ao vivo rola diariamente e os tira-gostos (entre eles salgadinhos e filets) também fazem parte do variado cardápio. Ótimo para ir com os amigos.
Rua Dragão do Mar, 108. Praia de Iracema. Fone: 3219.7690 / Diariamente de 15h até o último cliente / A, V, M, R e H / Não possui estacionamento

BOTECO - O chopp gelado e com uma consistência mais cremosa é uma das marcas da casa. Além dele, petiscos como a coxinha de caranguejo, as empadas de camarão e palmito são de dar água na boca. A partir de terça-feira também é possível conferir música ao vivo. Tudo num ambiente descontraído e muito animado.
Avenida Antonio Sales, 3177. Fone: 3461.2872. / Segunda a quinta de 17h até o último cliente e sábados e domingos de meio-dia até o último cliente / Cartões: M, V, D, C e R / Não possui estacionamento.

BASTIDORES - CELEBRIDADES

BELEZA

NARIZ ARREBITADO EM POUCOS MINUTOS E SEM CIRURGIA

O cirurgião plástico Maurício de Maio, reconhecido internacionalmente por suas técnicas minimamente invasivas, acaba de trazer ao Brasil mais uma inovação. Trata-se do que há de mais atual e prático para quem quer levantar a ponta do nariz e resolver um problema que chega com o passar dos anos e se revela com um simples sorriso.

O procedimento consiste na aplicação de ácido hialurônico no local. As vantagens são múltiplas. A técnica dispensa cirurgia e, portanto, o desconforto do pós-operatório. Em apenas 20 minutos chega-se a um resultado bastante eficiente e que pode ultrapassar 12 meses de duração. Ou seja, um nariz jovem e arrebitado em pouco tempo.

À frente da Clínica que leva o seu nome em São Paulo, Maurício de Maio ressalta que a aplicação de ácido hialurônico na ponta do nariz é novidade no Brasil. No exterior seu uso já é frequente, principalmente no meio artístico, em ocasiões especiais, como a participação no Festival de Cinema de Cannes. Foi isso que relataram a ele colegas médicos que, ao seu lado, participaram como palestrante do 7th AMWC –Anti-Aging Medicine World Congress, um dos mais importantes congressos mundiais sobre medicina antiidade, ocorrido em Montecarlo, Mônaco, no mês passado.



Sobre o Maurício de Maio

Maurício de Maio é cirurgião plástico, mestre em Medicina e doutor em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e membro da International Society of Aesthetic Plastic Surgery, é reconhecido preceptor e consultor internacional em Toxina Botulínica, preenchimento facial e técnicas minimamente invasivas, tendo publicado os livros Tratado de Medicina Estética, Ed. Roca/Brasil, em 2004, Fillers in Aesthetic Medicine (Substância de Preenchimento em Medicina Estética), Ed.Springer-Verlag/Alemanha, em 2006, e Botulinum Toxin in Aesthetic Medicine (Toxina Botulínica na Medicina Estética), Ed.Springer-Verlag/Alemanha, em 2007.

Mais informações no site http://lattes.cnpq.br/9989511932974167




Páscoa: Comer chocolate aumenta a oleosidade na pele?

Apesar da crença popular, não há nenhuma comprovação científica de que qualquer alimento ocasione ou agrave a oleosidade e, consequentemente, a acne. Embora estes alimentos não sejam a causa das espinhas e cravos, eles podem acarretar outros tipos de problemas para saúde como obesidade e, em longo prazo, até problemas cardíacos. Porém, é esperado que algumas pessoas com propensão ao desenvolvimento de acne apresentem mais lesões após exagerar no consumo. É nesse momento que os géis de limpeza tornam-se fundamentais na remoção de impurezas e no controle da oleosidade da pele.



As marcas Clean & Clear®, Neutrogena® e RoC® da Johnson & Johnson indicam alguns produtos para comer chocolate, sem preocupação, nessa Páscoa.



O Clean & Clear® Advantage Gel Anti-Acne de Ação Rápida

Gel secativo que age logo após a aplicação. Diminui o tamanho, o inchaço e a vermelhidão da espinha em oito horas.



Clean & Clear® adstringente anti-cravos

Pensando em proporcionar uma limpeza profunda adequada para remover e prevenir cravos, Clean & Clear oferece o adstringente anti-cravos. O produto ajuda o adolescente e o adulto a colocar um ponto final nos pontinhos pretos que tanto incomodam.



NEUTROGENA® Deep Clean Energizing Espuma de Limpeza Facial

Sua fórmula líquida se transforma em uma rica e abundante espuma que penetra e limpa os poros, deixando a pele energizada. Testado por dermatologistas, o produto possui como principais ingredientes a glicerina e o mentol.



NEUTROGENA® Deep Clean Adstringente

Contém ativos capazes de reduzir o diâmetro dos poros da pele, diminuindo a quantidade de óleo liberada por eles. Seu diferencial frente aos demais adstringentes é a associação de dois ativos, o beta hidroxiácido e o extrato de hamamélis. O primeiro penetra profundamente nos poros, removendo a poeira, a maquiagem e as células mortas. O segundo é um ativo adstringente que age na redução da oleosidade e no controle do excesso de brilho.



RoC® Purif-AcTM Gel de Limpeza

Elimina células mortas e reduz a secreção sebácea. Assim, é ideal para auxiliar no tratamento da acne e na prevenção de comedões (acúmulo de células mortas que obstrui os poros da pele). A fórmula apresenta o bactericida Extrato de Cedro e o antiinflamatório Portulaca para manter a pele saudável.



Preço sugerido:

Clean & Clear® Advantage Gel Anti-Acne de Ação Rápida: R$ 16,00

Clean & Clear® adstringente anti-cravos (uso diário): R$ 14,10

NEUTROGENA® Deep Clean Energizing Espuma de Limpeza Facial (177ml): R$ 24,90

NEUTROGENA® Deep Clean Adstringente: R$ 19,90

RoC® Purif-AcTM Gel de Limpeza (80g): R$ 25,00

CENA GLS

MAIO é o mes da....
A Meet está fazendo um aninho!!!
E para comemorar com você, nosso aniversário, preparamos 3 grandes festas.
Confira nossa programacao....
________________________________________________________________________________
QUINTA, 30 de MAIO - 23H
Hoje a festa LA MADAME na Meet promete animar a noite das meninas mais fervidas de Fortaleza!!!
Mulheres comandam uma festa so para mulheres, uma das atrações é a Banda Baby Dolls.
Alem da promoção de TEQUILA em DOBRO a noite inteira...
Meninas com nome na lista ou convite entram 1h antes na festa e participam do
coquetel de lancamento do projeto oferecido pela casa das 22h as 23h.
SEXTA, 01 DE MAIO - 23H
A sexta-feira mais fomasa da cidade esta fazendo aniversarioooooo!
Um ano de NICE TO MEET YOU, o projeto fixo da Meet que mudou a cara das suas sextas-feiras.
Durante o mes de Maio, clientes com comandas sorteadas vão ganhar prêmios especiais da casa.
Nesta primeira, sortearemos 1 par de convites para a festa que celebrará 01 ano de Meet, no dia 09 de maio.
SABADO, 02 DE MAIO - 23H
E sabado?! Sabado todos vao perder o controle ao som de Rafael Lellis (SP) e Diego Grecchi (CE).
( ( LOSS CONTROL ) ) Serao 9 horas seguidas de festa!!!! Energetico em dobro durante a noite
pra que todos aguentem no pique. Voce compra um Mad Dog e ganha outro na mesma hora.
""No começo tudo não passava de uma brincadeira. Eu tinha uma pasta com alguns samples copiados de outras músicas e alguns programas de edição de áudio que para a época eram bem avançados. Segui nessa brincadeira por mais algum tempo até que, aos 20 anos, conheci a vertente da House Music que me fascina até hoje; O Club House, ou Tribal House. Quando isso aconteceu eu já era um rapaz apaixonado por bigbeat, techno, trance, dance e muitas outras vertentes, mas aquilo que eu escutara era muito diferente e mexeu com minha alma de uma forma que não sei explicar. " ( Rafael Lellis )
Maiores informações em nosso site:

|:: Promoter: Monah Monteiro ::|
|:: Assesoria e RP: Thalles Walker ::|
|:: Info: 85 - 88065537 ou 32675689::|
|:: Local: Rua Coronel Jucá, 273 - Varjota ::|






SURPREENDER !!!
MUSIC BOX
Por isso vamos presentear aqueles que, durante os 1095 dias de nossa existência, nos ajudam a escrever nossa história.
Devido a uma pequena mudança, por motivos de choque nas datas das atrações tivemos que ADIAR, só por uma semana, a festa da Barraca ATLANTIDZ (agora será dia 16 de MAIO).
Como não poderíamos deixar nosso público sem uma balada boa, dia 09 de MAIO a festa HAPPY BOX DAY - 3 ANOS DE MUSIC BOX BAR, será na SUÍTE MANDALA do MOTEL ASSAHI - palco de duas das melhores festas produzidas por nós: WISH e LOV.E.
O aniversário é do MUSIC BOX, mas o presente é de TODOS.
Essa festa, no MOTEL ASSAHI, será EXCLUSIVAMENTE para convidados.
Sim, será uma PRIVATE.
A melhor forma que encontramos de presentear nossos amigos é com aquilo que sabemos fazer melhor: BALADA BOA !!!
Os convites serão disponibilizados assim:
  • dia 05/05 - LOJAS FORUM - IGUATEMI E ALDEOTA
  • 06/05 - VILA BAR E BISTRO
  • 07/05 - MUSIC BOX BAR
  • 08/05 - MUSIC BOX BAR
NÃO SERÃO DISPONIBILIZADOS CONVITES POR E-MAIL
VENHA BRINDAR NOSSOS 3 ANOS DE SUCESSO.
ATÉ 01 DA MANHÃ,O ESPUMANTE É POR NOSSA CONTA, VAMOS COMEMORAR !!!
IMPORTANTE: OS CONVITES SÃO LIMITADOS (500), PORTANTO NÃO DEIXE PARA ÚLTIMA HORA E GARANTA LOGO O SEU.
________________________________________________________________________________________________
HAPPY BOX DAY - MUSIC BOX BAR 3 ANOS
09 DE MAIO - ASSAHI MOTEL
SUMMER PARTY - PROJETO MUSIC HOUSE ITINERANTE
16 DE MAIO - BARRACA ATLANTIDZ
5 DJS RESIDENTES + ATRAÇÕES INÉDITAS + LUGAR PARADISÍACO = BALADA FANTÁSTICA
A PARTIR DE SÁBADO (02/05) TODOS OS DETALHES SOBRE ESSA MEGA FESTA !!!
________________________________________________________________________________________________
AGUARDE UM MÊS DE MAIO CHEEEEEIO DE SURPRESAS ...
VEM AÍ: BBB
________________________________________________________________________________________________
ACESSE:
MAIORES INFORMAÇÕES:
+ 55 85 3219-3699 / 8730-3032

CENTROS CULTURAIS


1O ANOS DO CENTRO DRAGÃO DO MAR

Dia 28 de abril, terça, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura completa 10 anos de atividades. Neste dia, às 20h, o Governo do Estado, a Secretaria de Cultura e o Instituto de Arte e Cultura do Ceará apresentaram o projeto Ano 10 do Dragão do Mar. A solenidade aconteceu no Teatro do Dragão do Mar com entrega dos kits de aniversário e coquetel a seguir na Sala Multiuso, em frente ao cinemas. Convidamos a todos os colegas de imprensa a comparecer ao evento, confirmando presença por email. Abaixo seguem os projetos a serem apresentados nesta terça.


- Seminário Diversidade Cultural e Pensamento
A partir de maio/2009
A Cidade e os Centros Culturais – convidados: Dirigentes dos principais Centros Culturais do Brasil e de alguns países, em parceria com o Ministério da Cultura, com o objetivo de promover o encontro de experiências de gestão e de articular parcerias internacionais;
Seminário Internacional – Museu:Patrimônio de Todos
Seminário Internacional de Cosmologia - O Sol, as Estrelas, o Universo e a Relatividade Geral com a participação vários países – 26 a 29 de Maio/2009 – O evento é uma promoção da Rede Internacional de Centro de Astrofísica Relativística, em parceria e sediado pelo Centro Dragão do Mar;


- Ações de difusão:
A partir de julho/2009
Encontro Nordeste: um encontro reunindo grandes nomes da música brasileira popular do Nordeste e jovens talentos atuais;
Encontro Brasil: um encontro reunindo grandes nomes da música do Brasil e jovens talentos atuais;
Encenação: peças de teatro com montagens de caráter experimental e de grande originalidade, que ainda não entraram no circuito comercial;
Grandes Encontros: Música Instrumental e de Câmara;


- Concurso Seu Olhar sobre o Centro Dragão do Mar
Agosto/2009
Público visitante participará enviando fotos;



- Dragão do Mar Cine Fórum
Durante todo o 2° semestre
Encontro Nordeste: reunirá a mais nova produção audiovisual do Nordeste e sobre o Nordeste, na perspectiva de refletir a construção do Nordeste no cinema;
Encontro Brasil: um encontro reunindo a mais nova produção audiovisual do país, incluindo artistas do Nordeste e de outras regiões do Brasil;
Encontro Mundo: mostra reunindo a mais nova produção do cinema mundial, apresentando filmes das cinematografias da Índia, América Latina, Europa e Estados Unidos;


- Exposição Jangadeiros - Memorial da Cultura Cearense focando a trajetória do Chico da Matilde
Agosto/2009;


- Concurso Estadual de Redação sobre Chico da Matilde
Agosto de 2009
Realizado em parceria com a Secretaria de Educação do Ceará e a Assembléia Legislativa, crianças e adolescentes escreverão sobre o abolicionista e a melhor redação receberá prêmio e será divulgada;


- Concurso de Teatro sobre Chico da Matilde
Agosto de 2009
Produção teatral local de peças ou esquetes sobre a história do abolicionista;


- Estátua de Chico da Matilde
Setembro de 2009
Confeccionada por Murilo Toledo com inscrições informativas, instalada nas dependências do Centro Dragão do Mar;


- Mostra Para Começo do Século
Setembro/2009
No Museu de Arte Contemporânea. O projeto Americanidade se estende reunindo quatro artistas latino americanos, quatro artistas nacionais e quatro artistas cearenses


- Lançamento da reedição do livro "Dragão do Mar – o jangadeiro da Abolição"
Outubro de 2009.
Autor: Edmar Morel. Sobre a vida de Chico da Matilde, o livro teve sua primeira edição em 1949;


- Ano Internacional da Astronomia
O Planetário Rubens de Azevedo estará recebendo em maio de 2009 um complexo tecnológico de última geração (ZKP - 4), de fabricação alemã (Carl Zeiss) e transferindo o atual ZKP - 3 para a cidade de Sobral, em função das comemorações dos 90 anos da constatação da Teoria da Relatividade de Albert Einstein naquela cidade. Todas as atividades referentes ao Ano Internacional da Astronomia 2009 no Estado serão coordenadas pelo Planetário Rubens de Azevedo. Estão previsto encontros, seminários e exibição de filmes científicos durante todo o ano.


- Prêmio Dragão do Mar de Arte e Cultura
Entrega dos prêmios dia 05 de novembro, Dia da Cultura
Homenagem a 10 pessoas que contribuíram para a história do Centro Dragão do Mar; homenagem aos artistas cearenses que se destacaram nos anos de 2008 e 2009; homenagem a primeira diretoria do Instituto de Arte e Cultura do Ceará; e Solenidade de entrega aos agraciados.



Dia 28 de abril, terça, apresentação do projeto Ano 10 do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, às 20h, no Teatro do Dragão do Mar. Aguardo a confirmação de todos.

CIÊNCIA - COMPORTAMENTO - ESOTERISMO


Signos Egípcios

Confira na tabela abaixo qual deus egípcio corresponde ao dia de seu aniversário. Veja quais as influências positivas e negativas dos deuses sobre sua personalidade.



Deusa Bastet............. ...16 de janeiro a 15 de fevereiro
Deusa Tauret ............ ...16 de fevereiro a 15 de março
Deusa Sekhmet............. ...16 de março a 15 de abril
Deus Ptah............ ...16 de abril a 15 de maio
Deus Thoth............ ....16 de maio a 15 de junho
Deusa Ísis............ ...16 de junho a 15 de julho
Deus Rá............ ...16 de julho a 15 de agosto
Deusa Neit............ ...16 de agosto a 15 de setembro
Deusa Maat............. ...16 de setembro a 15 de outubro
Deus Osíris............ ...16 de outubro a 15 de novembro
Deusa Hátor............. ...16 de novembro a 15 de dezembro
Deus Anúbis............ ...16 de dezembro a 15 de janeiro


Deusa Bastet
(de 16 de janeiro a 15 de fevereiro)
Representa o poder benéfico dos raios do sol; é uma das esposas de Rá, divindade dos gatos selvagens, com muita agilidade e vigor. As pessoas que nasceram sob sua proteção são bondosas, humanitárias, leais e muito cordiais e gostam de trabalhar em favor dos mais fracos. São independentes como os gatos, gostam de carinho, mas se mantêm muito distantes; são geralmente alegres e divertidos, gostam de brincar e têm aptidão para a carreira artística. Devem controlar a rebeldia.

Deusa Tauret
(de 16 de fevereiro a 15 de março)
A deusa da felicidade, protetora das mulheres grávidas, do nascimento, do renascimento no reino dos mortos, o Duad. As pessoas que nasceram sob sua proteção têm grande sensibilidade e intuição, tendência para assuntos místicos, esotéricos, astrológicos ou mágicos. Elas têm enorme bondade e capacidade de entendimento; possuem um olhar profundo e doce. As pessoas devem desenvolver essa capacidade inata em prol do bem ao próximo, mas devem evitar desperdício de energia.

Deusa Sekhmet
(de 16 de março a 15 de abril)
A poderosa deusa da força e da guerra, encarregada de destruir os inimigos de Rá e do faraó, é considerada o olho do sol. As pessoas nascidas sob sua proteção têm consciência da própria força, da grande vitalidade e potência física; são igualmente portadoras de grande magnetismo, com senso de organização e muita energia, aventureiras ou inovadoras. É necessário ter cuidado com os excessos, com os impulsos descontrolados, para não destruírem o que está a sua volta . Só encontram o equilíbrio com o casamento. A energia e a força devem ser usadas para construir o bem próprio e dos outros.

Deus Ptah
( de 16 de abril a 15 de maio)
O grande deus da fertilidade masculina, criador de tudo que existe. Ele representa as forças criadoras espirituais, sendo considerado o Grande Construtor ou Divino Artesão, protetor das belas-artes e dos artistas. As pessoas que nasceram sob sua proteção têm firmeza de temperamento, paciência, perseverança, um grande talento para as artes e tudo que se relaciona à construção de objetos. Para alcançar a felicidade devem canalizar todas as virtudes para a realização de coisas que tenham valor espiritual e despertem sentimentos de beleza e harmonia; caso contrário, correm o risco de se transformarem em pessoas que vivem em constante insatisfação e não se realizam. No amor, encontrarão a felicidade quando conseguirem satisfazer sua exigente capacidade sexual.

Deus Toth
(de 16 de maio a 15 de junho)
É uma divindade auto-concebida, que apareceu no mundo sobre uma flor de lótus, no amanhecer dos tempos. É um dos deuses primordiais. É o senhor das palavras, criador da fala e da escrita, deus do tempo e das medidas, criador de todas as ciências, portador das forças civilizadoras. É representado como um homem com cabeça de Íbis, a ave sagrada. Por ter recuperado o olho de Rá, que tinha fugido para Núbia na forma de Tefnut, como prêmio o deus Rá deu a Toth a Lua, e o transformou no deus do disco branco, governador das estrelas; também foi advogado do deus assassinado, Osíris, e de seu filho Hórus. As pessoas nascidas sob sua proteção têm grande capacidade de comunicação e uma inteligência rápida e penetrante. Seus protegidos têm uma natureza dupla, nervosa e inconstante, são muito ativos, sempre inventando coisas para fazer ou dizer. Embora sensíveis como a flor de lótus, no amor eles são frios como a lua e inconstantes como as aves, voando de galho em galho.

Deusa Ísis
(de 16 de junho a 15 de julho)
Irmã e mulher de Osíris, tinha grandes poderes mágicos. Entre outras coisas, era a protetora das crianças, o que a tornava mais popular. As pessoas nascidas sob sua proteção têm grande sensibilidade e poderosa imaginação, forte instinto materno ou paterno; estão sempre prontas para socorrer os necessitados, são fiéis no amor e compreensivas em relações aos outros. Gostam da vida doméstica, são muito sentimentais, fracas para entender os aborrecimentos, gentis, têm um latente mau humor quando as coisas não são como o esperado, tornando-se fechadas e antipáticas. De natureza tímida e introvertida, sua candura natural e sua ingenuidade lhe renderam, tanto da vida quanto dos outros, alguns bons tombos e decepções, o que o fez com que se tornasse desconfiado e um tanto arredio, como que para se proteger. Às vezes, é uma presa fácil de um complexo de inferioridade. Mas se sobressai quando se trata de julgar, colocar as coisas em seus devidos lugares, separar o joio do trigo. Sua melhor qualidade, sem dúvida, é o discernimento. É naturalmente dotado para todas as profissões que exijam precisão e habilidade manual, sabe se filiar à disciplina, trabalhando bem em administrações. Profissão médica ou paramédica são indicadas.

Deus Rá
(de 16 de julho a 15 de agosto)
Deus Rá, o sol, é a principal divindade dos egípcios. As características deste deus são poder, força e criatividade.
As pessoas que nasceram sob sua proteção são extrovertidas, cheias de energia e ótimos líderes. Gostam de enfrentar situações difíceis e de superá-las. Seu ponto fraco é não saber perder. Elas se consideram como o sol, o centro do universo, que tudo gira à sua volta. Se contrariadas, ficam deprimidas.

Deusa Neit
(de 16 de agosto a 15 de setembro)
É a antiga deusa da caça, seu animal sagrado era o cão. Neit era chamada "a que abre os caminhos". As características desta deusa são sua grande capacidade de análise, paciência e senso de organização. As pessoas nascidas sob a sua proteção são muito práticas, cuidadosas e reparam nos mínimos detalhes, porque estão sempre atentas a tudo o que acontece. Sabendo usar as suas qualidades positivamente, alcançam o que consideram a sua maior felicidade, segurança e serenidade, mas sempre correm o risco de perder o equilíbrio por não saberem dar o justo valor a cada coisa.

Deusa Maat
(de 16 de setembro a 15 de outubro)
Filha de Rá, é a deusa da justiça, da verdade e do senso da realidade. No mundo dos deuses, ela ocupa um lugar muito importante. Sem Maat, a criação divina (a Terra e seus habitantes) não poderia existir, pois tudo se afundaria no caos inicial. As características desta deusa são capacidade de observação, senso de justiça e sabedoria para criar harmonia à sua volta. As pessoas nascidas sob sua proteção têm um temperamento simpático e afável, além de um grande senso estético. Usando as suas qualidades positivamente, tornam-se famosas e muito queridas. Em geral, essas pessoas têm problemas em fazer escolhas e precisam sempre da opinião dos outros. Para terem sucesso, no entanto, é necessário aprenderem a fazer suas próprias escolhas.

Deus Osíris
(de 16 de outubro a 15 de novembro)
É o deus mais importante. De acordo com a lenda, ele era o Rei dos deuses. O faraó que, junto com sua irmã e esposa Ísis, governava com justiça, mas era invejado por seu irmão Set que o assassinou por ciúme. As pessoas nascidas sob sua proteção também têm a proteção de Ísis; se caracterizam por terem emoções e sentimentos muito intensos além de terem uma persistência incomum. Possuem uma enorme energia e resistem a todas as adversidades, dispostos sempre a lutar por aquilo em que acreditam. São também vítimas da influência de Set; por isso são extremamente ciumentos e, quando não se encontram, vivem desconfiados de todos. Para ajudá-los, Osíris deu-lhes o dom da intuição que, bem empregado, os livrará das situações perigosas.

Deusa Hátor
(de 16 de novembro a 15 de dezembro)
É a deusa dos céus, a grande sacerdotisa do panteão egípcio, deusa da música e da dança, protetora dos prazeres e do amor, da vaidade feminina e da alegria. As pessoas que nasceram sob sua proteção possuem muita sensualidade e uma grande capacidade de amar; a permanente jovialidade, a alegria, o riso são constantes. Estas pessoas são quase sempre felizes, mas basta um pequeno problema para que se sintam desgraçados.

Deus Anúbis
(de 16 de dezembro a 15 de janeiro)
O deus com cabeça de chacal, o guia dos mortos, o mediador entre o céu e a Terra, temido pela sua frieza e severidade do seu juízo. As pessoas que nasceram sob sua proteção têm grande força de vontade, paciência e inteligência aguda. Essas pessoas sabem conduzir o seu destino, tornando-se pessoas de sucesso em qualquer setor, porém este demora a chegar, porque Anúbis é o senhor do tempo e retarda as conquistas. Embora sejam fiéis, têm excesso de ambição e exagerado orgulho que, às vezes, os torna egocêntricos e pouco modestos.




Dia das mães: para não errar no presente

Numerologia dá dicas para o presente ideal

Jóias, livros, roupas, eletrodomésticos, a dúvida é sempre a mesma: qual presente agrada mais a mamãe ou combina melhor com sua personalidade? Pensando nisso, o escritor e espiritualista André Mantovanni levantou algumas dicas que podem ajudar os filhos na hora da escolha.



Segundo Mantovanni, todos os números emanam vibrações que influenciam diretamente nossas vidas, ajudando a compreender quem somos e o que devemos aprender sobre o destino. “Um nome nunca é escolhido ao acaso, ele traz em si energias que regem a vida desde o momento em que nascemos até o dia que desencarnarmos” explica André.



A data de nascimento indica o Caminho de Vida, ou seja, nos revela muito sobre a personalidade e lições importantes. É a partir dela que iniciaremos a busca pelo presente mais indicado à personalidade de cada mãe.



Para descobrir qual o número corresponde ao nome da mãe, basta fazer a soma simples da seguinte maneira:



Exemplo:

Data de nascimento: 12/01/1949

12 + 01 + 23 (soma dos quatro algarismos do ano de nascimento).

13+ 23 = 36

3 + 6 = 9



É importante somar a data em que realmente ela tenha nascido, caso haja divergências no registro de nascimento.

Somando todos os números e reduzindo-os aos números que estejam entre 1 e 9, chega-se ao resultado.

Depois, a tabela abaixo traz o significado de cada número:



Mãe com Caminho de Vida 1

São mães protetoras e possessivas.

Não gostam de dividir o amor dos filhos com ninguém, mas pode ter certeza que estes sempre poderão contar com ela em qualquer momento de suas vidas.

Essas mães fazem tudo para que os filhos sejam independentes, fortes e corajosos.

Por vezes, chegam a ser egoístas, autoritárias e teimosas e, principalmente não suportam desobediência.

Dê presentes que lhe tragam a sensação de serem únicas e algo que só elas possam usufruir ou terem para si.

Elas precisam se sentir unicamente exclusivas. Uma jóia ou bijuteria fina com design moderno ou roupas e sapatos daqueles que pouquíssimas pessoas possuem e ela ficará muito feliz.



Mãe com Caminho de Vida 2

Estas mães são maravilhosas, pois adoram cuidar dos filhos e estar sempre com eles por perto.

São flexíveis e alegres quando se relacionam, mantendo por toda a vida uma boa relação de companheirismo com seus filhos.

No domingo reúne a família, os filhos, os netos e sua casa será sempre um ponto de encontro. É receptiva e atenciosa, mas às vezes emocionalmente fragilizadas, impacientes, inibidas e indecisas.

Vão adorar ganhar um álbum de fotografias, um perfume levemente adocicado ou um bom almoço com seus filhos.



Mãe com Caminho de Vida 3

São mães dinâmicas que falam muito e adoram novidades.

São criativas, comunicativas, valorizam a beleza, a estética e ambientes requintados. Adoram elogios. São divertidas e otimistas, mas muito tagarelas, exageradas e ciumentas.

Elas têm uma mente aberta e adoram as inovações, acompanhando de perto o desenvolvimento dos filhos.

Com tudo isso, com certeza, ela irá gostar de ganhar um pacote de tratamento estético, uma cirurgia plástica, um dia de beleza nos melhores salões, uma caixa de maquiagem, uma jóia ou um bom perfume.



Mãe com Caminho de Vida 4

São mães trabalhadoras, sinceras, mas impacientes e um tanto inflexíveis.

Querem tudo na mais perfeita ordem e exigem isso dos filhos, pois acima de tudo procuram transmitir-lhes valores sólidos para prepará-los para serem adultos honestos e fortes.

Estão sempre presentes nos deveres escolares e serão comandantes de seus lares, impondo regras e limites sempre.

Vão adorar ganhar um relógio, uma roupa clássica ou uma bolsa elegante.



Mãe com Caminho de Vida 5

Estas mães adoram se comunicar, falam muito e o tempo todo.

São livres, independentes, versáteis e nada tradicionais. São desprendidas, curiosas e aventureiras o que as deixa ansiosas, inquietas, agitadas e impulsivas.

Mudanças não as abalam, por isso, não se preocupe em anunciar programas ou planos de última hora. Só tenha cuidado para não deixá-las nervosas, pois em “cinco” minutos elas podem ter reações inesperadas. Sempre vão motivar os filhos a viajarem, a serem livres e a criarem para si novas experiências.

Elas vão querer ganhar um celular de última geração, algo que lhes traga independência, uma roupa exuberante ou até mesmo uma viagem.



Mãe com Caminho de Vida 6

Estas mães buscam e defendem a harmonia no lar e sempre procuram colocar “panos quentes” nas desavenças familiares, procurando sempre a conciliação.

A principal preocupação delas é a família. Se tudo estiver bem nesse sentido, elas estarão sempre de ótimo humor.

Porém, sacrificam-se demais, pois ficam num excesso de preocupação e muita ansiedade.

São amadas pela família, pelos filhos, pelos amigos dos filhos e procuram estar sempre atentas na educação, no amor e no conforto deles, passando-lhes valores de responsabilidade e harmonia.

Se ganharem um porta-retrato com uma foto da família vão se sentir muito feliz. Também gostarão de receber flores, perfumes ou jóias delicadas, mas seu maior presente é poder ver sua família reunida num clima de amor e paz.



Mãe com Caminho de Vida 7

Estas são as mães delicadas e sensíveis, perfeccionistas e exigentes. São muito observadoras, incentivam os filhos à cultura, à intelectualidade e talvez a questões espirituais e valores de alma.

São educadoras natas, sinceras e espiritualistas, mas também críticas e muitas vezes confusa.

São mães muito meticulosas e cuidadosas com a higiene e a alimentação dos seus filhos e por isso, em alguns momentos, o perfeccionismo delas irritam os filhos.

Vão gostar de ganhar um livro ou CD de auto-ajuda, jóias ou bijuterias discretas ou passeios junto à natureza que lhes propiciem paz interior, pois adoram o silêncio e a calma.



Mãe com Caminho de Vida 8

Aqui não encontramos mulheres maternais e sim mulheres práticas, organizadas e objetivas.

Essas mães saberão conversar e aconselhar nos momentos difíceis, mas não espere grandes manifestações de amor: beijos e abraços não são o seu forte.

São empreendedoras, dinâmicas e farão tudo para que o filho seja um vencedor, investindo na educação, passando-lhes valores importantes quanto à vida.

São eficientes, confiáveis, mas muitas vezes intolerantes e frias.

Dificies de se agradar vão gostar de ganhar um jantar num restaurante chique, um bom vinho ou qualquer objeto de grife que lhes façam sentir-se poderosas e donas do mundo.



Mãe com Caminho de Vida 9

Muito gentis, amorosas, às vezes se mostrarão indecisas pois necessitam da atenção dos filhos para tomarem decisões importantes.

São generosas, compreensivas e muito intuitivas.

Estão sempre abertas para conversar e têm sabedoria nata para dar um bom conselho, um incentivo, um abraço como também para um belo puxão de orelhas.

Seu lema é fazer o bem e não ver a quem, porque o amor incondicional e a compaixão são seus pontos fortes, porém magoam-se com facilidade.

São muito compreensivas com os seus filhos e vivem os seus pequenos problemas com uma grande intensidade e preocupação, muitas vezes sendo dramáticas.

Elas gostarão muito de ganhar um presente que demonstre seu amor e gratidão por tudo que fazem pelos filhos, flores, livros sobre espiritualidade, uma roupa confortável ou um objeto decorativo que possa imprimir boas recordações de seus filhos.




ENTENDA MELHOR O QUE É A CLAUSTROFOBIA E SAIBA COMO IDENTIFICÁ-LA CORRETAMENTE


Medo de lugares fechados, abertos, multidão, escuro, altura, entre outras fobias, são reações normais que servem para qualquer ser racional distinguir o que é perigoso ou não. O exagero, porém, pode ser um distúbio psiquico, mas a cura é possível.

Quem ainda não sentiu medo? Fobias, como outras doenças da mente, sempre existiram desde as épocas mais primitivas. Sem dúvida, o medo nos tempos pré-históricos era totalmente diferente. Já na atual sociedade moderna, tem gente que tem pavor de dentista, avião, montanha russa, altura, entre outros, que são reações psicossomáticas inerentes do organismo diante do perigo iminente, causando sudorese, pânico, o aumento da adrenalina, dos batimentos cardíacos etc.
Há muitas pessoas, contudo, que têm um medo muito exagerado diante de algumas situações do dia-a-dia, principalmente de locais fechados, como elevadores, trens ou aviões, por exemplo. A fobia também pode estar presente quando a pessoa se encontra cercada por uma multidão. A claustrofobia, todavia, não é uma doença, mas um sintoma, geralmente acompanhado de um distúrbio conhecido como agorafobia – o medo de estar em um lugar público lotado de pessoas, de onde o indivíduo não pode sair facilmente, caso se sinta mal.

“As fobias podem ser classificadas em dois grupos. No primeiro, encontram-se as fobias comuns, ou seja, aquelas cujos sinais são o medo excessivo de coisas que todos, numa certa medida, temem, como por exemplo, alguns tipos de animais, a escuridão, a morte, as doenças etc. No segundo, o medo está ligado, não a um objeto específico, mas sim a um certo ambiente, como é o caso das agorafobias. São fobias contingentes, de natureza contextual, ou seja, manifestam-se dentro de um contexto”.
Freud

Agorafobia X Claustrofobia
É muito comum haver confusões na comparação entre Agorafobia e Claustrofobia. Pensa-se que a primeira seria o medo de espaços abertos e, portanto, o contrário da segunda, o medo de espaços fechados. Agorafobia não é medo de espaços abertos como normalmente dizem, mas medo de lugares cuja fuga é embaraçosa ou difícil que, muitas vezes, pode ser um espaço amplo, como uma estação do metrô ou um estádio de futebol. “A confusão deve existir pelo fato de que espaços públicos são lugares amplos e geralmente abertos, mas não é o caso do metrô que é confinado. A afirmação de “que um é contrário do outro” não é verdadeira porque uma pessoa com fobia de elevador pode ter tanto uma Agorafobia como uma Claustrofobia”, explica a psicoterapeuta e diretora do Instituto de Psicoterapia Avançada, Maura de Albanesi.
Outra confusão pertinente é porque as crises acontecem, geralmente, em lugares fechados e também pelo fato de que os conceitos são muito semelhantes (Agorafobia – medo de lugares de difícil escape e Claustrofobia – medo de lugares fechados). Se a pessoa tem medo de elevador somente por ser um espaço confinado é uma Claustrofobia. Se, entretanto, o indivíduo tem medo de passar mal (o que não significa necessariamente estar preso na cabine) e não ser socorrido, caracteriza-se um medo antecipatório, típico da Agorafobia.
Normalmente, Claustrofobia precede situações que podem envolver o desencadeamento de uma crise de pânico. As sensações partem do nível psíquico e chegam ao físico. O ambiente parece se comprimir, o teto se aproximar, as paredes se contraírem, pernas e mãos tremem, o suor começa a escorrer e o coração mais parece uma bomba prestes a explodir. A boca fica seca, e todos os sintomas de um Transtorno de Pânico podem estar presentes. Esta angústia sem precedentes é muito comum e não faz distinção entre raça, sexo, idade ou classe social. Um medo sem razão invade a mente destas pessoas, que normalmente sofrem de uma ansiedade exacerbada.
Mesmo alguns segundos diante de um contexto claustrofóbico é suficiente para desencadear um complexo de sintomas nas vítimas deste transtorno. Elas passam a evitar estas situações, consideradas como de risco. É difícil avaliar quais as causas deste problema, pois elas podem ser múltiplas. Aqueles que sofrem de qualquer tipo de ansiedade têm uma tendência maior a apresentar este distúrbio, pois qualquer vivência de um trauma em um lugar fechado pode ser o estímulo inicial para desenvolver nestas pessoas este gênero de fobia. “Geralmente, estas pessoas se isolam e evitam locais que possam gerar contextos claustrofóbicos, pois se deixam dominar pelo medo, recolhendo-se a lugares nos quais se sentem mais seguros”, explica a psicoterapeuta.

Tratamento
É fundamental, assim, tratar este transtorno, para que ele não se agrave e evolua para outras doenças psíquicas. Neste sentido, é importante aliar a psicoterapia com antidepressivos. A psicoterapia tem como objetivo de reestruturar a mente, identificar os medos e trabalhar os aspectos irracionais de cada um deles. “A cura completa é, sim, algo bem real e possível. Tanto o claustrofóbico quanto seus familiares devem aprender a aceitar esta realidade. Só assim será possível eliminar de vez estes incômodos efeitos do cotidiano muitas vezes massacrante da nossa civilização. O autoconhecimento e a compreensão de si mesmo podem ajudar o paciente a se libertar desta e de outras fobias”, completa Maura.

Maura de Albanesi – é psicoterapeuta, pós-graduada em Psicoterapia Corporal, Terapia Artística, Psicoterapia Transpessoal e Formação Biográfica Antroposófica; Master Pratictioner em Neurolinguística; e mestranda em Psicologia e Religião pela PUC. Diretora do Instituto de Psicologia Avançada.
Site: http://www.mauradealbanesi.com.br