O calor do carnaval na serra de Guaramiranga
Festival Jazz e Blues começou com show do guitarrista americano Magic Slim
> Cortejo animou a abertura da edição 2010 do Festival, no sábado de carnaval
Quem esperava um friozinho no começo deste carnaval de Jazz e Blues em Guaramiranga, teve poucos motivos para se agasalhar. Além da temperatura na noite deste sábado ficar em torno dos 21 graus, os shows do festival que já virou tradição na serra cearense esquentaram ainda mais o clima. A menor cidade do Ceará está completamente lotada, com hotéis e pousadas com 95% de ocupação, mas ainda podem ser encontrados ingressos para os shows do Festival 2010.
O primeiro dia do Festival Jazz e Blues, edição 11, começou sábado no Teatro Raquel de Queiroz por volta de 16h, com ensaio aberto de Robertinho Silva, percussionista brasileiro mundialmente conhecido, acompanhado do pianista cearense Antonio José Forte. Os músicos celebraram a amizade falando um pouco da parceria na música "Encontros", composta especialmente para a ocasião, e das minúcias da percussão criativa de Robertinho Silva. Os dois fizeram o show das 20h30 no Teatro, com participação de Carlinhos Ferreira.
Logo após o ensaio aberto, por volta das 17h, um cortejo animou as ruas de Guaramiranga. No comecinho da noite, a umidade com o "calor" da serra fez a cidade ficar cheia de mariposas pelo ar, borboletas que aumentaram ainda mais o clima romântico e inusitado do charmoso local. A noite de abertura do Festival Jazz e Blues contou Caninga Trio, e com o carisma e a potência do guitarrista americano Magic Slim, 70 anos, o gigante do blues, uma das lendas remanescentes do surgimento do gênero. Sábado terminou com a jam session de Arthur Menezes, no novo point do evento, o Café do Tom. O Festival Jazz e Blues continua até terça na serra de Guaramiranga, e no próximo fim de semana estará com suas atrações em Fortaleza, no Teatro José de Alencar.
Confira abaixo a PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL JAZZ E BLUES DE GUARAMKIRANGA 2010
DIA 14 (domingo)
1ª sessão (20 horas)
Túlio Mourão (MG) e Nonato Luiz (CE)
Carlos Malta (RJ)
2ª sessão (22:30 horas)
UAKTI (MG)
DIA 15 (segunda)
1ª sessão (20 horas)
Paula Tesser (CE)
Chico Pinheiro (SP)
2ª sessão (22:30 horas)
Wagner Tiso (MG/RJ) convida Victor Biglione (ARG/RJ)
DIA 16 (terça)
1ª sessão (20 horas)
Rildo Hora (PE/RJ) convida Misael da Hora (RJ)
Márcio Resende (RJ/CE)
2ª sessão (22:30 horas)
Trio Corrente (SP) convida Paquito D’Rivera (CUBA/EUA)
SERVIÇO
Festival Jazz & Blues 2010 – Guaramiranga e Fortaleza – De 13 a 16 de fevereiro (carnaval) em Guaramiranga e de 18 a 20/02 em Fortaleza/CE. Informações sobre o Festival: Via de Comunicação e Cultura: 85-3262.7230.
Site www.jazzeblues.com.br
Café com a energia do mar
Caffé Castagno abre terça nova filial na Beira Mar
Coffe art. Dirceu Veiga faz pinturas usando café sobre papel e estará na noite de abertura
Caffé Castagno. Delicioso cardápio e drinks feitos a base de café.
Para os amantes de um bom café, elaborados drinks com café, delicioso cardápio e ambiente aconchegante, uma boa notícia: o tradicional "Caffé Castagno" abriu mais uma loja na Beira Mar, agora com a energia do mar e uma das mais belas vistas de Fortaleza.
A inauguração aconteceu terça: um evento cheio de sabor, aroma e muito charme, decorado por Chico Filho, serviço especial do café com drinks, whisky Famous Grouse e espumante Toso, além da presença do artista plástico paranaense, que fará caricaturas utilizando o café espresso como tinta.
O Caffé Castagno nasceu de uma proposta inovadora e diferenciada de trazer, para o cenário cearense, o charme dos melhores cafés europeus e, depois de três anos de sucesso do Café Castagno da av. Monsegnor Tabosa, a empresária Deborah Queiroz, traz para pessoas de bom gosto, mais uma opção de cafeteria especializada e qualificada nessa bebida que é uma das mais consumidas, que encanta e é apreciada em toda parte do mundo.
Caroline Queiroz, barista radicada em Curitiba, assinou o cardápio de drinks à base de café, fruto de seus inúmeros cursos no exterior e vasta experiência na arte de praticar essa deliciosa atividade: criar e elaborar coquetéis à base de café, sempre utilizando modernos equipamentos, receitas e técnicas inovadoras que podem ser encontradas nos caffés mais conceituados da Europa e Estados Unidos reunindo, no vasto cardápio, além de todos os tipos de bebidas destiladas, whiskies, chás e vinhos, quinze coquetéis internacionais que misturam café, licores, whisky, sorvetes e cremes.
Todo esse requinte de drinks, aliado ao aconchegante ambiente, não poderia deixar de servir apetitosos sanduíches, tabuas de queijos, patês e frios, quiches, salgados, consumé, tortas e bolos. O Caffé Castagno consolidou o seu nome como produto de qualidade no mercado cearense. Uma marca consumida e muito apreciada localmente pois, possui um diferencial: torra e mói seus grãos que vem do sul de Minas Gerais e Cerrado Mineiro que podem ser degustados em diferentes sabores, mais amargos ou mais encorpados ou em "blend" especial - o "blend " da casa, eles são comercializados em alguns pontos de Fortaleza e mito consumidos pelo público cearense e pelos que visitam a cidade.
Para a noite da inauguração, os convidados contarão com a presença do artista plástico paranense Dirceu Veiga, que faz pinturas usando café sobre papel, sem outros pigmentos ou tintas: a coffe art.
Usando apenas café espresso, Dirceu Veiga dá forma e significado às manchas de café que caem sobre o papel, criando uma nova maneira de apreciar essa bebida e dando à inspiração um novo sabor. Apesar de recente, sua arte com café tem sido fortemente reconhecida mundo afora, recebendo convites para expor em Portugal, Italia e Egito, além de publicações e entrevistas em sites especializados na internet.
Na ocasião, o artista brindará os presentes com retratos em papel feitos com café espresso ao vivo durante o evento. O novo Caffé Castagno fica na Av. Beira Mar, 2200. Tel: 4006 2200 r. 275).
Filme cearense é vencedor da Mostra Tiradentes
“Estrada para Ythaca” foi dirigido por quatro cineastas estreantes
O longa-metragem dirigido por quatro diretores iniciantes do Ceará, “Estrada para Ythaca”, levou os prêmios dos dois júris da edição 2010 da Mostra Tiradentes, entregue sábado a noite, na cidade historica de Tiradentes (MG). Tanto o júri jovem como o júri da crítica elegeram o roadmovie como o melhor filme apresentado na Mostra Aurora, dedicada a cineastas em seus primeiros trabalhos. Guto Parente, Ricardo Pretti, Pedro Diógenes e Luiz Pretti receberam o troféu Barroco emocionados. “Um brinde à resistência e à amizade”, disse Ricardo Pretti, ao receber premiação. O filme “Mulher À Tarde”, de Afonso Uchoa, recebeu a menção honrosa do júri jovem.
O júri popular da 13ª Mostra escolheu “Herbert de Perto”, o documentário de Roberto Berliner e Pedro Bronz. Entre os curtas-metragens, foram premiados o curta Obra-Prima, de Andréa Midori Simão e Thiago Faelli, foi premiado como melhor curta do júri popular da Mostra Panorama.“Recife Frio”, de Kleber Mendonça Filho, foi eleito o melhor curta do júri popular da Mostra Foco e “O Filme Mais Violento do Mundo” recebeu o Prêmio Aquisição do Canal Brasil.
Assinado por Irmãos Pretti e Primos Parente, “Estrada para Ythaca” é um manifesto pelo desejo de fazer cinema a qualquer custo, ou a um custo qualquer, com colaboração de amigos e muita ousadia formal. Seu maior mérito é o de nos deixar suspensos, sem saber como será a próxima cena.
Quatro amigos decidem, após longa bebedeira, fazer uma viagem para Ythaca, mas se perdem pelo caminho, onde se desesperam, sofrem, dançam embriagados, desenvolvem laços que fortalecem a amizade e encontram um disco voador (que leva suas barbas?).
Vale lembrar que o melhor filme da primeira Mostra Aurora (2008), disparado, foi o cearense "O Grão", de Petrus Cariry. Agora, dois anos depois, outro filme do Ceará desponta com louvor. Com menos rigor e apuro estético, mas com uma loucura que entrega o laço que une quatro cabeças que parecem pensar como uma só.
Nos curtas, o Ceará já deu sinal de talento em duas obras: Petrus Cariry retorna à Mostra com o belo "A Montanha Mágica", retrato de infância registrado pelo pai, Rosemberg Cariry, em algumas imagens de Super 8, e pela câmera lírica de Petrus, num emocionante filme de fluxo de memória de uma tarde em um parque de diversões. "As Corujas", de Fred Benevides, impressiona pela criação de uma atmosfera de terror, e pelo filtro inusitado com o qual distorce as imagens. São mais dois exemplos da vitalidade dessa geração de cineastas cearenses.
Clique aqui e saiba tudo sobre os shows de Beyoncé no Brasil que acontecerão a partir deste fim de semana
O favoritismo de Beyoncé na 52ª edição do Grammy foi confirmado pela Academia da Gravação dos Estados Unidos, que entregou neste domingo (31) para a cantora seis prêmios dos dez a que ela concorria no evento mais importante do país no ramo da música.
No entanto, o melhor disco do ano foi para Taylor Swift por "Fearless", que também foi nominado como o melhor disco na categoria country. Impulsionada pelo hit "Single Ladies", Beyoncé conseguiu três prêmios apenas com a faixa: canção do ano, melhor performance de R&B e melhor música de R&B. Ela também levou os gramofones de melhor cantora pop por "Halo", melhor álbum de R&B contemporâneo por "I Am ... Sasha Fierce" e melhor performance de R&B tradicional por "At Last" (do filme "Cadillac Records"). Taylor Swift, que concorria a oito prêmios, levou também os trofeus de melhor perfomance vocal country pela música "White Horse", a mesma faixa que deu a ela o prêmio de melhor canção country. Lady Gaga, que tinha cinco indicações, saiu com os trofeus de melhor álbum dance por "The Fame" e melhor gravação dance por "Poker Face".
> Lady Gaga, como sempre, com roupas malucas
The Black Eyed Peas, que foi indicado para seis prêmios, foi contemplado com os gramofones de melhor performance de grupo por "I Gotta Feeling", melhor álbum vocal pop por "The E.N.D." e melhor vídeo musical curto por "Boom Boom Pow".
A gravação do ano ficou com "Use Somebody", do Kings of Leon, que venceu outros grandes hits de 2009: "Halo" de Beyoncé, "I Gotta Feeling" de The Black Eyed Peas, "Poker Face" de Lady Gaga e "You Belong With Me" de Taylor Swift. O Green Day levou o prêmio de melhor disco de rock por "21st Century Breakdown". "Agora vou poder competir com o Kings of Leon", brincou o vocalista Billie Joe Armstrong ao agradecer pelo trofeu.
Filhos de Michael Jackson agradecem homenagem ao pai no Grammy 2010
Paris e Prince Michael Jackson recebem Grammy póstumo
A anunciada homenagem a Michael Jackson na 52ª edição do Grammy levou os dois filhos mais velhos do rei do pop para o palco do Staples Center, em Los Angeles. Apresentados por Lionel Richie, Prince Michael e Paris agradeceram ao tributo prestado ao cantor.
"Estamos muito orgulhosos por receber esse prêmio em nome de nosso pai. Ele sempre os amou muito, estava sempre preocupado com o planeta e com a humanidade. A mensagem dele era simples: amor acima de tudo. Vamos continuar a disseminar a sua mensagem no mundo inteiro", disse Prince, de 12 anos.
Celine Dion, Jennifer Hudson, Somkey Robinson, Carrie Underwood e Usher uniram suas vozes à do rei do pop virtualmente para interpretar "Earth Song", que Michael tinha incluído nos shows que ia fazer em Londres em 2009.
Após o tributo a Michael, o haitiano Wyclef Jean abriu um espaço durante o Grammy dedicado a recolher fundos para a crise humanitária no Haiti, com apresentação de Andrea Bocelli e Mary J. Blige cantando juntos "Bridge Over Troubled Water".
A cerimônia é realizada no Staples Center, estádio do Los Angeles Lakers. A etapa televisionada vai entregar no total dez dos 109 prêmios concedidos este ano. Os demais trofeus já foram distribuídos em um evento prévio, que também pôde ser acompanhado pelo site www.grammy.com.
Shows
A cerimônia começou a ser transmitida ao vivo pela televisão às 23h, com Lady Gaga cantando um trecho de "Poker Face", hit que concorreu a três categorias. A cantora ainda recebeu Elton John em sua performance, com quem dividiu os versos de "Your Song", um dos grandes sucessos do compositor.
Bon Jovi cantou um trecho do single "We Weren't Born To Follow", dividiu os vocais com Jennifer Nettles do Sugarland e apresentou a música mais votada pelo público, "Livin' on a Prayer". Os fãs votaram na música que a banda deveria tocar na cerimônia, entre "Always", "Bed of Roses", "Have a Nice Day", "It's my Life" e "Wanted Dead or Alive".
Também subiram ao palco para cantar Green Day e o elenco do musical "American Idiot", Pink e a favorita da noite Beyoncé, que fez um medley de "If I Were a Boy" com "You Oughta Know", de Alanis Morissette.
Black Eyed Peas cantou o megahit de 2009, "I Got A Feeling", enquanto Taylor Swift cantou "Today Was A Fairytale" e ainda dividou os vocais com a veterana Stevie Nix nas músicas "Rhiannon", do Fleetwood Mac, e "You Belong With Me", da cantora novata pop. Leon Russell e a Zac Brown Band se apresentaram com "America the Beautiful", "Dixie Lullaby" e "Chicken Fried".
Bon Jovi cantou um trecho do single "We Weren't Born To Follow", dividiu os vocais com Jennifer Nettles do Sugarland e apresentou a música mais votada pelo público, "Livin' on a Prayer". Os fãs votaram na música que a banda deveria tocar na cerimônia, entre "Always", "Bed of Roses", "Have a Nice Day", "It's my Life" e "Wanted Dead or Alive".
> Britney tava tão cafoninha...foi só assistir...
Também subiram ao palco para cantar Green Day e o elenco do musical "American Idiot", Pink, Dave Matthews Band, Roberta Flack e Maxwell, Eminem e Lil Wayne, e a favorita da noite Beyoncé, que fez um medley de "If I Were a Boy" com "You Oughta Know", deAlanis Morissette.
Black Eyed Peas cantou o megahit de 2009, "I Got A Feeling", enquanto Taylor Swift cantou "Today Was A Fairytale" e ainda dividou os vocais com a veterana Stevie Nix nas músicas "Rhiannon", do Fleetwood Mac, e "You Belong With Me", da cantora novata pop. Leon Russell e a Zac Brown Band se apresentaram com "America the Beautiful", "Dixie Lullaby" e "Chicken Fried".
Boas estreias nos cinemas
O novo filme de Clint Eastwood, “Invictus”, outra novidade nos cinemas, usa um poema britânico e um momento da historia como inspiração. Mandela (Morgan Freeman), já presidente da África do Sul, recita o texto para François Pienaar (Matt Damon), o capitão dos Springboks, a seleção sul africana de rugby. O ano é 1995, uma copa do mundo do rugby se aproxima, a ser disputada numa África do Sul ainda profundamente dividida ao longo das linhas raciais.
Nunca se sabe que surpresas reserva um novo filme de Alain Resnais ("Medos Privados em Lugares Públicos"). Aos 87 anos, ele se mostra capaz de desconcertar saudavelmente os espectadores ao trazer para a tela "Ervas Daninhas", estreia da semana no Espaço Unibanco Dragão do Mar. O principal relacionamento focalizado no filme desenvolve-se entre Georges e a dentista Marguerite Muir (Sabine Azéma, também de "Medos Privados em Lugares Públicos"). Seguem-se diversas situações marcadamente nonsense em torno da devolução da carteira - incluindo-se algumas cenas hilariantes numa delegacia em que Mathieu Amalric ("A Questão Humana") interpreta um excêntrico investigador. Estabelece-se, desta forma, uma relação um tanto truncada entre Georges e Marguerite, a princípio mediada por cartas e pela secretária eletrônica da dentista.
Não se engane. "Deixa Ela Entrar", em cartaz no Espaço Unibanco Dragão do Mar, não é o típico filme de vampiros. A presença de um personagem com caninos longos e sugador de sangue pode fazer este filme sueco parecer uma obra de terror, mas esse drama triste e angustiante passa longe. O único horror é sobreviver às crises da adolescência. Oskar (Kåre Hedebrant) tem 12 anos e parece viver no seu próprio mundo. Na escola, é atormentado pelos meninos mais velhos e maiores. Seu único amigo também logo o abandona para ficar com os outros garotos. Em casa, passa boa parte do tempo sozinho enquanto a mãe trabalha. Não é a toa, que a chegada de Eli (Lina Leandersson), sua nova vizinha, é um acontecimento em sua vida.
“O Fim da Escuridão” é a adaptação para o cinema da famosa série de televisão da BBC de 1985, e entra em cartaz também no UCI Ribeiro Iguatemi (confira horários e salas, além da lista completa dos filmes, PROGRAMAÇÃO DE CINEMA). Para a versão cinematográfica, foi convocado o mesmo diretor do original, Campbell, que fez sucesso recentemente com Cassino Royale, que marcou a volta de James Bond aos cinemas. Para o papel de Craven, foi convocado o ator Mel Gibson, que não protagonizava um filme desde “Sinais”, de 2002.
Em “O Fim da Escuridão”, o detetive Thomas Craven (Mel Gibson) é um experiente policial da divisão de homicídios em Boston, porém será obrigado a solucionar seu caso mais difícil. Viúvo, pai da jovem Emma, de 24 anos, Craven vê sua filha ser assassinada na porta de sua casa, sem poder fazer nada por ela. Em pouco tempo, seus colegas já começam a supor que aquele tiro se destinava ao detetive. Para descobrir a verdade, Thomas decide investigar a fundo este crime, independente das consequências.
Região Norte do Ceará é homenageada em livro da jornalista
> Arco Iris na serra de Ibiapaba
“Toda a vida é uma grande viagem e a velocidade não é mais que uma ilusão; não importa a carruagem que usamos, mas o caminho que percorremos”. O referido pensamento de Delia Steinberg Guzmán, coadune com a análise e o olhar crítico e observador da jornalista cearense, Natercia Rocha, que acaba de escrever o livro “Rumo Norte”. O lançamento aconteceu dentro da programação “Quinta Cultural”, no Mercado dos Pinhões, logo após show do músico Melquíades.
Natercia Rocha nasceu em Fortaleza, foi criada em Juazeiro do Norte, mas suas raízes estão fincadas no Norte do Ceará. Ao explicar o título “Rumo Norte”, a jornalista faz questão de enfatizar que o povo que habita aquela região possui traços e costumes que os diferenciam das demais localidades do estado. A ideia do livro surgiu quando Natercia fez por mais de dois anos, a cobertura jornalística por cidades, distritos e lugarejos que formam a zona norte, trabalhando como repórter em Sobral. A aproximação da autora com realidades, sonhos, dores e alegrias, dos mais diversos credos, cores e classes sociais, permitiram leituras que foram além de pautas do jornal.
Aprovado pelo V Edital de Incentivo às Artes de 2008, na categoria Literatura, da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), “Rumo Norte” foi publicado com uma seleção de 30 textos e 31 fotografias, que representam, nessas duas linguagens, experiências vividas e percebidas na intimidade de povos e lugares, quase sempre, imperceptíveis ao cotidiano. Ao lado das imagens, estão propostos pequenos textos literários, escritos em primeira pessoa, captados em instantes singelos e transportados para linguagem de poemas ritmados, onde Natercia Rocha brinca com metáforas, desenha com palavras as imagens que vê, joga com opostos e aprofunda sensações.
Apesar de todo o material do livro ter sido produzido no norte do Ceará, a concepção de textos e imagens está desvinculada de tempo e lugar. “Rumo Norte” traz, também, poema póstumo dedicado ao poeta José Alcides Pinto, com a imagem do momento em que os filhos acompanham o enterro do pai, no sopé do Morro dos Rocha, no Estreito, em junho de 2008. Provavelmente, o único registro da despedida do autor da Trilogia da Maldição. O segundo livro de Natercia Rocha que já está em fase de preparação chama-se “Contos de Ir Embora”.
Problema é a escolha repetitiva de artistas
No Ceará, a animação nas férias está garantida, com shows gratuitos promovidos pelo Governo do Estado, uma iniciativa que o governador Cid Gomes realiza desde o começo de seu mandato, tentando ampliar o turismo nas férias . A partir de 7 de janeiro até dia 7 de fevereiro, os cearenses e visitantes poderão conferir apresentações de bandas nacionais na capital e em diversos municípios cearenses. Uma pena que a seleção de atrações é mal feita –chamam os mesmos artistas que estão sempre por aqui, em festivais como o “Ceará Music”, ou mesmo no projeto “Férias no Ceará” – os produtores poderiam diversificar. Um total de seis bandas animarão as férias em 16 municípios, são eles: Jota Quest ,Skank, Lulu Santos, Nando Reis e Biquini Cavadão. Os shows estão marcados para acontecer sempre a partir das 20h.
Programação de Janeiro de 2010
07 - quinta - Itapipoca - Jota Quest
08 - sexta - Quixeramobim - PRAÇA DIAS FERREIRA - Jota Quest
09 - sabado - Fortaleza - PARQUE DO COCÓ - Jota Quest
10 - domingo - Juazeiro do Norte - PARQUE DE EVENTOS PE. CICERO - Jota Quest
14 - quinta - Crateus - PRAÇA DA MATRIZ - Nando Reis
15 - sexta - Guaramiranga - PRAÇA DO TEATRO MUNICIPAL RAQUEL DE QUEIROZ - Nando Reis
16 - sabado - Fortaleza - PARQUE DO COCÓ - Nando Reis
17 - domingo - Crato - LARGO DA RFFSA - Nando Reis
21 - quinta - Iguatu - PRAÇA 7 DE SETEMBRO - Skank
22 - sexta - Sobral - BOULEVARD DO ARCO - Skank
23 - sabado - Fortaleza - PARQUE DO COCÓ - Skank
24 - domingo - Cascavel - PRAÇA - Skank
28 - quinta - Taua - PARQUE DA CIDADE - Lulu Santos
29 - sexta - Aracati - PRAÇA - Lulu Santos
30 - sabado - Fortaleza - PARQUE DO COCÓ - Lulu Santos
31 - domingo - Barbalha - PARQUE DA CIDADE - Lulu Santos
Programação de Fevereiro de 2010
04 - quinta - Sao Benedito - PRAÇA - Biquini Cavadao
05 - sexta - Camocim - BEIRA MAR - Biquini Cavadao
06 - sabado - Fortaleza - PARQUE DO COCÓ - Biquini Cavadao
07 - domingo - Limoeiro do Norte - PRAÇA - Biquini Cavadao
Flashes do Reveillón 2010
Confira fotos de Iratuã Freitas na virada do ano da Praia de Iracema
Tudo bem que Luizianne Lins praticamente inventou o reveillon de Fortaleza.
Mas dizer que nossa capital é o segundo maior réveillon do Brasil, perdendo apenas para o Rio de Janeiro, é um pouco “superlativo demais”.
Esquecemos de São Paulo, com mais de 2,2 milhões de pessoas? A capital cearense reuniu quase um milhão na Praia de Iracema, para ver shows de Zeca Pagodinho, Margareth Menezes, Dado Vila Lobos e Marcelo Bonfá em homenagem ao Legião Urbana, Forró do Muído, Waldonys, além de humoristas e Djs (esse ano até tenda eletrônica teve!).
Zeca, que tocou antes do ano novo chegar, bem que pode ter recebido o maior cachê, mas quem levantou o público foi mesmo a baiana Margareth, com hits do carnaval.
Bem que a prefeitura poderia incentivar parcerias com hotéis e restaurantes da Beira Mar para aumentar o brilho dos fogos de artifício, colocando em vários pontos da Praia e tornando a festa mais bonita.
Esse ano a queima de fogos foi bonita, mas poderia ser maior e melhor! Fortaleza está batendo recordes na ocupação hoteleira que há mais de 30 anos não alcançava. As férias na cidade prometem.
Confira algumas fotos do réveillon, by Iratuã Freitas, e Feliz 2010 com muita saúde, paz, amor dinheiro, sucesso para os leitores do blog DIVIRTA-CE!
LADY GAGA
A ARTISTA DO ANO
A nova rainha da música pop
Conheça um pouco mais sobre a cantora de apenas 23 anos que conquistou o mundo
Atitude, moda e música. Parceria com estilista fez Lady Gaga ficar mais famosa
Ela se chama Stefani Joanne Angelina Germanotta, nasceu em Nova Iorque, Manhattan, em 28 de março de 1986, e é a atual rainha da música pop mundial. Mais conhecida pelo seu nome artístico Lady Gaga, ela é inspirada por cantores e grupos de glam rock como David Bowie e Queen, mas há quem diga que ela lembre Grace Jones, ou seja a sucessora de Madonna – afinal, essa mulher diferente, performática, de apenas 23 anos e com um talento incrível para causar um frisson em suas apresentações tem mesmo o potencial para fazer o sucesso que Madonna fez – vai depender da trajetória da carreira dessa nova popstar que brilhou mais do que qualquer outro artista em 2009.
Filha mais nova do casal ítalo-americano Joseph e Cynthia Germanotta, com 11 anos de idade, Gaga preferiu sair da escola e ir para um convento: ela foi mandada para a Juilliard School em Manhattan, mas ao invés disto foi para o Convent of the Sacred Heart. Aprendeu a tocar piano aos 4 anos de idade, sendo que compôs sua primeira balada aos 13 e mais tarde já fazia apresentações. Aos 17 anos de idade ganhou admissão na escola de artes da Universidade de Nova Iorque Tisch. Lá, ela estudou música e aperfeiçoou sua habilidades de compor ao escrever dissertações e papéis analíticos focando em assuntos como arte, religião, e organização sócio-política.
Gaga assinou um contrato com a Def Jam aos 19 anos de idade, depois do produtor musical L. A. Reid ouvi-la cantar abaixo da entrada de seu escritório. Entretanto, ela diz que Reid jamais a conheceu, e depois de três meses, ela foi despedida da gravadora. Ela mudou-se para a casa de seus pais e começou a fazer apresentações no centro musical do sudeste de Nova Iorque, acompanhada dos grupos Mackin Pulsifer e SGBand.
Naquele período, começou a usar drogas e apresentar-se em clubes burlesque. Gaga disse que seu pai “apenas não entendia” aquilo, e que não conseguia olhar para ela durante alguns meses. O produtor musical Rob Fusari, quem ajudou Gaga a compor uma de suas primeiras canções, comparou seu estilo vocálico com o de Freddie Mercury. Ele apelidou-a de Gaga por causa da canção “Radio Ga Ga”, do grupo de rock Queen. Ela começou a usar este apelido como seu nome artístico e a partir daí ficou conhecida como Lady Gaga.
A partir de 2007, Gaga passou a trabalhar com Lady Starlight, quem ajudou-a a criar seus figurinos a serem usados em apresentações, como a do festival de música Lollapalooza, onde ela foi aclamada e recebeu muitas críticas positivas. Durante este período, ela passou a compor para artistas contratados da gravadora de Akon, assim como Fergie, Pussycat Dolls, Britney Spears, e New Kids on the Block. Depois de ouvi-la cantar em uma referência vocal para uma de suas faixas, Akon concluiu que ela também era uma boa cantora, e finalmente convenceu o presidente da Interscope Records, Jimmy Iovine para contratá-la e fazer um acordo com sua própria gravadora.
Lady Gaga com a Rainha Elisabeth da Inglaterra>>>>>
Em 2008, Gaga mudou-se para Los Angeles, e passou a trabalhar proximamente da sua gravadora para finalizar seu álbum de estreia The Fame. Gaga disse que combinou vários gêneros diferentes no álbum, “dos tambores e bate-palmas de Def Leppard até tambores de metal em canções urbanas”. Em julho de 2009 as vendas mundias do álbum foram contabilizadas em 3 milhões de cópias. O primeiro single do álbum, “Just Dance”, foi lançado em 8 de abril de 2008, e foi número um em seis países – Austrália, Canadá, Holanda, Irlanda, Reino Unido, e Estados Unidos. Este recebeu uma indicação ao Grammy na categoria “Melhor Canção Dançante”, mas perdeu para “Harder, Better, Faster, Stronger”, de Daft Punk. O segundo single, “Poker Face”, foi lançado em 3 de setembro de 2008, e assim como seu antecessor atingiu o número um, em quase vinte países, incluindo a maioria do comércio musical no mundo.
A primeira turnê oficial da cantora, a The Fame Ball Tour, começou em 12 de março de 2009 e foi muito elogiada pela crítica. Ela também disse ser bissexual e que é inspirada por lindas mulheres, o que ela afirma deixar seus namorados “desconfortáveis.” Sobre sua orientação sexual, Gaga afirmou não querer ser vista como alguém que quer usar a comunidade gay para ser atrativa. Antes desta entrevista ela disse à uma multidão em um dos seus concertos que a sua canção “Poker Face” fala em suas letras sobre fantasiar com uma mulher enquanto estar na cama com um homem. Gaga também apareceu no single do rapper Wale, “Chillin”.
Gaga foi indicada com um total de nove prêmios no MTV Video Music Awards de 2009. Em outubro, Gaga recebeu o prêmio da Billboard “Estrela em Ascenção de 2009”.
Com videoclipe de sucesso, e uma crítica feroz ao difícil mundo das celebridades, “Paparazzi” alcançou também incrível sucesso, assim como hit atual, “Bad Romance”.
Em Outubro de 2009 foi anunciada a segunda turnê da cantora, chamada "The Monster Ball Tour", que teria como base o novo trabalho musical, que seria um digno relançamento do "The Fame", intitulado "The Fame Monster", um belo trabalho, considerado pela crítica como um álbum totalmente independente do The Fame e de maior nível. A nova turnê irá passar por paises como Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e Austrália, por enquanto. Gaga, em uma entrevista a um jornal carioca, afirmou que também passaria pelo Brasil com a "The Monster Ball Tour".
TV DIVIRTA-CE
Confira shows e entrevista com Lady Gaga para o Fantástico
______________________________________________
1ª sessão (20 horas)
Túlio Mourão (MG) e Nonato Luiz (CE)
Carlos Malta (RJ)
2ª sessão (22:30 horas)
UAKTI (MG)
DIA 15 (segunda)
1ª sessão (20 horas)
Paula Tesser (CE)
Chico Pinheiro (SP)
2ª sessão (22:30 horas)
Wagner Tiso (MG/RJ) convida Victor Biglione (ARG/RJ)
DIA 16 (terça)
1ª sessão (20 horas)
Rildo Hora (PE/RJ) convida Misael da Hora (RJ)
Márcio Resende (RJ/CE)
2ª sessão (22:30 horas)
Trio Corrente (SP) convida Paquito D’Rivera (CUBA/EUA)
SERVIÇO
Festival Jazz & Blues 2010 – Guaramiranga e Fortaleza – De 13 a 16 de fevereiro (carnaval) em Guaramiranga e de 18 a 20/02 em Fortaleza/CE. Informações sobre o Festival: Via de Comunicação e Cultura: 85-3262.7230.
Site www.jazzeblues.com.br
Café com a energia do mar
Caffé Castagno abre terça nova filial na Beira Mar
Coffe art. Dirceu Veiga faz pinturas usando café sobre papel e estará na noite de abertura
Caffé Castagno. Delicioso cardápio e drinks feitos a base de café.
Para os amantes de um bom café, elaborados drinks com café, delicioso cardápio e ambiente aconchegante, uma boa notícia: o tradicional "Caffé Castagno" abriu mais uma loja na Beira Mar, agora com a energia do mar e uma das mais belas vistas de Fortaleza.
A inauguração aconteceu terça: um evento cheio de sabor, aroma e muito charme, decorado por Chico Filho, serviço especial do café com drinks, whisky Famous Grouse e espumante Toso, além da presença do artista plástico paranaense, que fará caricaturas utilizando o café espresso como tinta.
O Caffé Castagno nasceu de uma proposta inovadora e diferenciada de trazer, para o cenário cearense, o charme dos melhores cafés europeus e, depois de três anos de sucesso do Café Castagno da av. Monsegnor Tabosa, a empresária Deborah Queiroz, traz para pessoas de bom gosto, mais uma opção de cafeteria especializada e qualificada nessa bebida que é uma das mais consumidas, que encanta e é apreciada em toda parte do mundo.
Caroline Queiroz, barista radicada em Curitiba, assinou o cardápio de drinks à base de café, fruto de seus inúmeros cursos no exterior e vasta experiência na arte de praticar essa deliciosa atividade: criar e elaborar coquetéis à base de café, sempre utilizando modernos equipamentos, receitas e técnicas inovadoras que podem ser encontradas nos caffés mais conceituados da Europa e Estados Unidos reunindo, no vasto cardápio, além de todos os tipos de bebidas destiladas, whiskies, chás e vinhos, quinze coquetéis internacionais que misturam café, licores, whisky, sorvetes e cremes.
Todo esse requinte de drinks, aliado ao aconchegante ambiente, não poderia deixar de servir apetitosos sanduíches, tabuas de queijos, patês e frios, quiches, salgados, consumé, tortas e bolos. O Caffé Castagno consolidou o seu nome como produto de qualidade no mercado cearense. Uma marca consumida e muito apreciada localmente pois, possui um diferencial: torra e mói seus grãos que vem do sul de Minas Gerais e Cerrado Mineiro que podem ser degustados em diferentes sabores, mais amargos ou mais encorpados ou em "blend" especial - o "blend " da casa, eles são comercializados em alguns pontos de Fortaleza e mito consumidos pelo público cearense e pelos que visitam a cidade.
Para a noite da inauguração, os convidados contarão com a presença do artista plástico paranense Dirceu Veiga, que faz pinturas usando café sobre papel, sem outros pigmentos ou tintas: a coffe art.
Usando apenas café espresso, Dirceu Veiga dá forma e significado às manchas de café que caem sobre o papel, criando uma nova maneira de apreciar essa bebida e dando à inspiração um novo sabor. Apesar de recente, sua arte com café tem sido fortemente reconhecida mundo afora, recebendo convites para expor em Portugal, Italia e Egito, além de publicações e entrevistas em sites especializados na internet.
Na ocasião, o artista brindará os presentes com retratos em papel feitos com café espresso ao vivo durante o evento. O novo Caffé Castagno fica na Av. Beira Mar, 2200. Tel: 4006 2200 r. 275).
Filme cearense é vencedor da Mostra Tiradentes
“Estrada para Ythaca” foi dirigido por quatro cineastas estreantes
O longa-metragem dirigido por quatro diretores iniciantes do Ceará, “Estrada para Ythaca”, levou os prêmios dos dois júris da edição 2010 da Mostra Tiradentes, entregue sábado a noite, na cidade historica de Tiradentes (MG). Tanto o júri jovem como o júri da crítica elegeram o roadmovie como o melhor filme apresentado na Mostra Aurora, dedicada a cineastas em seus primeiros trabalhos. Guto Parente, Ricardo Pretti, Pedro Diógenes e Luiz Pretti receberam o troféu Barroco emocionados. “Um brinde à resistência e à amizade”, disse Ricardo Pretti, ao receber premiação. O filme “Mulher À Tarde”, de Afonso Uchoa, recebeu a menção honrosa do júri jovem.
O júri popular da 13ª Mostra escolheu “Herbert de Perto”, o documentário de Roberto Berliner e Pedro Bronz. Entre os curtas-metragens, foram premiados o curta Obra-Prima, de Andréa Midori Simão e Thiago Faelli, foi premiado como melhor curta do júri popular da Mostra Panorama.“Recife Frio”, de Kleber Mendonça Filho, foi eleito o melhor curta do júri popular da Mostra Foco e “O Filme Mais Violento do Mundo” recebeu o Prêmio Aquisição do Canal Brasil.
Assinado por Irmãos Pretti e Primos Parente, “Estrada para Ythaca” é um manifesto pelo desejo de fazer cinema a qualquer custo, ou a um custo qualquer, com colaboração de amigos e muita ousadia formal. Seu maior mérito é o de nos deixar suspensos, sem saber como será a próxima cena.
Quatro amigos decidem, após longa bebedeira, fazer uma viagem para Ythaca, mas se perdem pelo caminho, onde se desesperam, sofrem, dançam embriagados, desenvolvem laços que fortalecem a amizade e encontram um disco voador (que leva suas barbas?).
Vale lembrar que o melhor filme da primeira Mostra Aurora (2008), disparado, foi o cearense "O Grão", de Petrus Cariry. Agora, dois anos depois, outro filme do Ceará desponta com louvor. Com menos rigor e apuro estético, mas com uma loucura que entrega o laço que une quatro cabeças que parecem pensar como uma só.
Nos curtas, o Ceará já deu sinal de talento em duas obras: Petrus Cariry retorna à Mostra com o belo "A Montanha Mágica", retrato de infância registrado pelo pai, Rosemberg Cariry, em algumas imagens de Super 8, e pela câmera lírica de Petrus, num emocionante filme de fluxo de memória de uma tarde em um parque de diversões. "As Corujas", de Fred Benevides, impressiona pela criação de uma atmosfera de terror, e pelo filtro inusitado com o qual distorce as imagens. São mais dois exemplos da vitalidade dessa geração de cineastas cearenses.
Clique aqui e leia mais notícias sobre o CINEMA do CEARÁ
MÚSICA
Beyoncé leva seis prêmios no Grammy 2010
Clique aqui e saiba tudo sobre os shows de Beyoncé no Brasil que acontecerão a partir deste fim de semana
O favoritismo de Beyoncé na 52ª edição do Grammy foi confirmado pela Academia da Gravação dos Estados Unidos, que entregou neste domingo (31) para a cantora seis prêmios dos dez a que ela concorria no evento mais importante do país no ramo da música.No entanto, o melhor disco do ano foi para Taylor Swift por "Fearless", que também foi nominado como o melhor disco na categoria country. Impulsionada pelo hit "Single Ladies", Beyoncé conseguiu três prêmios apenas com a faixa: canção do ano, melhor performance de R&B e melhor música de R&B. Ela também levou os gramofones de melhor cantora pop por "Halo", melhor álbum de R&B contemporâneo por "I Am ... Sasha Fierce" e melhor performance de R&B tradicional por "At Last" (do filme "Cadillac Records"). Taylor Swift, que concorria a oito prêmios, levou também os trofeus de melhor perfomance vocal country pela música "White Horse", a mesma faixa que deu a ela o prêmio de melhor canção country. Lady Gaga, que tinha cinco indicações, saiu com os trofeus de melhor álbum dance por "The Fame" e melhor gravação dance por "Poker Face".
> Lady Gaga, como sempre, com roupas malucas
The Black Eyed Peas, que foi indicado para seis prêmios, foi contemplado com os gramofones de melhor performance de grupo por "I Gotta Feeling", melhor álbum vocal pop por "The E.N.D." e melhor vídeo musical curto por "Boom Boom Pow".
A gravação do ano ficou com "Use Somebody", do Kings of Leon, que venceu outros grandes hits de 2009: "Halo" de Beyoncé, "I Gotta Feeling" de The Black Eyed Peas, "Poker Face" de Lady Gaga e "You Belong With Me" de Taylor Swift. O Green Day levou o prêmio de melhor disco de rock por "21st Century Breakdown". "Agora vou poder competir com o Kings of Leon", brincou o vocalista Billie Joe Armstrong ao agradecer pelo trofeu.
Filhos de Michael Jackson agradecem homenagem ao pai no Grammy 2010
Paris e Prince Michael Jackson recebem Grammy póstumo
A anunciada homenagem a Michael Jackson na 52ª edição do Grammy levou os dois filhos mais velhos do rei do pop para o palco do Staples Center, em Los Angeles. Apresentados por Lionel Richie, Prince Michael e Paris agradeceram ao tributo prestado ao cantor.
"Estamos muito orgulhosos por receber esse prêmio em nome de nosso pai. Ele sempre os amou muito, estava sempre preocupado com o planeta e com a humanidade. A mensagem dele era simples: amor acima de tudo. Vamos continuar a disseminar a sua mensagem no mundo inteiro", disse Prince, de 12 anos.
Celine Dion, Jennifer Hudson, Somkey Robinson, Carrie Underwood e Usher uniram suas vozes à do rei do pop virtualmente para interpretar "Earth Song", que Michael tinha incluído nos shows que ia fazer em Londres em 2009.
Após o tributo a Michael, o haitiano Wyclef Jean abriu um espaço durante o Grammy dedicado a recolher fundos para a crise humanitária no Haiti, com apresentação de Andrea Bocelli e Mary J. Blige cantando juntos "Bridge Over Troubled Water".
A cerimônia é realizada no Staples Center, estádio do Los Angeles Lakers. A etapa televisionada vai entregar no total dez dos 109 prêmios concedidos este ano. Os demais trofeus já foram distribuídos em um evento prévio, que também pôde ser acompanhado pelo site www.grammy.com.
Shows
A cerimônia começou a ser transmitida ao vivo pela televisão às 23h, com Lady Gaga cantando um trecho de "Poker Face", hit que concorreu a três categorias. A cantora ainda recebeu Elton John em sua performance, com quem dividiu os versos de "Your Song", um dos grandes sucessos do compositor.
Bon Jovi cantou um trecho do single "We Weren't Born To Follow", dividiu os vocais com Jennifer Nettles do Sugarland e apresentou a música mais votada pelo público, "Livin' on a Prayer". Os fãs votaram na música que a banda deveria tocar na cerimônia, entre "Always", "Bed of Roses", "Have a Nice Day", "It's my Life" e "Wanted Dead or Alive".
Também subiram ao palco para cantar Green Day e o elenco do musical "American Idiot", Pink e a favorita da noite Beyoncé, que fez um medley de "If I Were a Boy" com "You Oughta Know", de Alanis Morissette.
Black Eyed Peas cantou o megahit de 2009, "I Got A Feeling", enquanto Taylor Swift cantou "Today Was A Fairytale" e ainda dividou os vocais com a veterana Stevie Nix nas músicas "Rhiannon", do Fleetwood Mac, e "You Belong With Me", da cantora novata pop. Leon Russell e a Zac Brown Band se apresentaram com "America the Beautiful", "Dixie Lullaby" e "Chicken Fried".
Bon Jovi cantou um trecho do single "We Weren't Born To Follow", dividiu os vocais com Jennifer Nettles do Sugarland e apresentou a música mais votada pelo público, "Livin' on a Prayer". Os fãs votaram na música que a banda deveria tocar na cerimônia, entre "Always", "Bed of Roses", "Have a Nice Day", "It's my Life" e "Wanted Dead or Alive".
> Britney tava tão cafoninha...foi só assistir...
Também subiram ao palco para cantar Green Day e o elenco do musical "American Idiot", Pink, Dave Matthews Band, Roberta Flack e Maxwell, Eminem e Lil Wayne, e a favorita da noite Beyoncé, que fez um medley de "If I Were a Boy" com "You Oughta Know", deAlanis Morissette.
Black Eyed Peas cantou o megahit de 2009, "I Got A Feeling", enquanto Taylor Swift cantou "Today Was A Fairytale" e ainda dividou os vocais com a veterana Stevie Nix nas músicas "Rhiannon", do Fleetwood Mac, e "You Belong With Me", da cantora novata pop. Leon Russell e a Zac Brown Band se apresentaram com "America the Beautiful", "Dixie Lullaby" e "Chicken Fried".
Boas estreias nos cinemas
Clique aqui e confira trailers e materias completas dos filmes que entram em cartaz esta semana
Uma história intensa de adversidade e esperança. Em "Preciosa", em cartaz no Multiplex UCI Ribeiro Iguatemi, a personagem central é uma adolescente obesa que tem dois filhos do próprio pai (um deles com Síndrome de Down). A mãe a agride frequentemente, fisicamente e psicologicamente. Expulsa da escola, ela acaba em um centro de educação alternativa. Até descobrir que tem um problema ainda maior, de saúde. O filme de Lee Daniels (Matadores de Aluguel), tem participações de Lenny Kravitz e Mariah Carrey (surpreendentemente bem, no papel de uma assistente social), mas a estrela é a estreante Gabourey Sidibe. A garota, 26 anos, filha de um taxista com uma cantora, é aposta certeira para o Oscar. Ela acabou de sair do anonimato e está brilhando em programas de TV nos Estados Unidos. O filme “Preciosa” concorre a prêmios em diversos festivais mundo afora.O novo filme de Clint Eastwood, “Invictus”, outra novidade nos cinemas, usa um poema britânico e um momento da historia como inspiração. Mandela (Morgan Freeman), já presidente da África do Sul, recita o texto para François Pienaar (Matt Damon), o capitão dos Springboks, a seleção sul africana de rugby. O ano é 1995, uma copa do mundo do rugby se aproxima, a ser disputada numa África do Sul ainda profundamente dividida ao longo das linhas raciais.
Nunca se sabe que surpresas reserva um novo filme de Alain Resnais ("Medos Privados em Lugares Públicos"). Aos 87 anos, ele se mostra capaz de desconcertar saudavelmente os espectadores ao trazer para a tela "Ervas Daninhas", estreia da semana no Espaço Unibanco Dragão do Mar. O principal relacionamento focalizado no filme desenvolve-se entre Georges e a dentista Marguerite Muir (Sabine Azéma, também de "Medos Privados em Lugares Públicos"). Seguem-se diversas situações marcadamente nonsense em torno da devolução da carteira - incluindo-se algumas cenas hilariantes numa delegacia em que Mathieu Amalric ("A Questão Humana") interpreta um excêntrico investigador. Estabelece-se, desta forma, uma relação um tanto truncada entre Georges e Marguerite, a princípio mediada por cartas e pela secretária eletrônica da dentista.
Não se engane. "Deixa Ela Entrar", em cartaz no Espaço Unibanco Dragão do Mar, não é o típico filme de vampiros. A presença de um personagem com caninos longos e sugador de sangue pode fazer este filme sueco parecer uma obra de terror, mas esse drama triste e angustiante passa longe. O único horror é sobreviver às crises da adolescência. Oskar (Kåre Hedebrant) tem 12 anos e parece viver no seu próprio mundo. Na escola, é atormentado pelos meninos mais velhos e maiores. Seu único amigo também logo o abandona para ficar com os outros garotos. Em casa, passa boa parte do tempo sozinho enquanto a mãe trabalha. Não é a toa, que a chegada de Eli (Lina Leandersson), sua nova vizinha, é um acontecimento em sua vida.
“O Fim da Escuridão” é a adaptação para o cinema da famosa série de televisão da BBC de 1985, e entra em cartaz também no UCI Ribeiro Iguatemi (confira horários e salas, além da lista completa dos filmes, PROGRAMAÇÃO DE CINEMA). Para a versão cinematográfica, foi convocado o mesmo diretor do original, Campbell, que fez sucesso recentemente com Cassino Royale, que marcou a volta de James Bond aos cinemas. Para o papel de Craven, foi convocado o ator Mel Gibson, que não protagonizava um filme desde “Sinais”, de 2002.
Em “O Fim da Escuridão”, o detetive Thomas Craven (Mel Gibson) é um experiente policial da divisão de homicídios em Boston, porém será obrigado a solucionar seu caso mais difícil. Viúvo, pai da jovem Emma, de 24 anos, Craven vê sua filha ser assassinada na porta de sua casa, sem poder fazer nada por ela. Em pouco tempo, seus colegas já começam a supor que aquele tiro se destinava ao detetive. Para descobrir a verdade, Thomas decide investigar a fundo este crime, independente das consequências.
LIVROS - FICÇÃO
"A bailarina fantasma", de Socorro Acioli, conta historias do centenario do Teatro José de Alencar
Lugar tão vivo e cheio de histórias, o centenário Teatro José de Alencar é o cenário e alma de “A Bailarina Fantasma”, livro que virou realidade a partir das pesquisas e letras da jornalista e escritora Socorro Acioli, cujo trabalho de 2005 a 2009, trazendo na história fantástica também detalhes da construção do TJA, como passeios pela Fortaleza do começo do século 19, a cidade cujo núcleo urbano mais denso se concentrava entre as atuais avenidas Dom Manoel, do Imperador e Duque de Caxias. Hoje, a área é o próprio Centro de Fortaleza.
O livro “A Bailarina Fantasma” (Ed. Biruta, São Paulo) será lançado na quarta, dia 27 de janeiro, no próprio TJA. O lançamento inicia às 16h, horário da última visita guiada do dia no Theatro, que será conduzida pela autora, cruzando os caminhos com trechos do livro, encerrando no palco principal, com projeções de imagens antigas do Theatro e com a leitura de trechos do livro. E o lançamento segue até às 20h, entre broas e bulins (quitutes brancos muito comuns nas ruas do Centro), junto a autógrafos, encontros e boa conversa. Ao longo do ano, “A Bailarina Fantasma” também será lido na íntegra em sessões públicas, por vários leitores, anônimos e célebres, convidados e voluntários.
Um resumo da história da "Bailarina Fantasma" por Socorro Acioli:
“O Theatro José de Alencar estava prestes a passar por uma grande reforma. Marcelo, um arquiteto especialista em construções antigas, foi contratado para coordenar a obra. Sua missão era fazer com que o teatro ficasse exatamente como era no dia da inauguração. Marcelo era viúvo e tinha uma filha, Anabela, que logo no primeiro dia da reforma viveu um encontro assustador com o fantasma de uma jovem bailarina que vivia no teatro há muitos anos. Mesmo contra sua vontade, Anabela embarcou em uma viagem pelo passado daquele teatro e envolveu-se completamente em uma história de amor, ódio e muito mistério, conduzida pelo hálito gelado e a presença diáfana da bailarina fantasma, que só poderia ir embora quando resolvesse, com a ajuda de Anabela, algo muito importante que não pode fazer em vida”.
Serviço:
Livro “A Bailarina Fantasma”, de Socorro Acioli. Lançamento no TJA quarta, 27 de janeiro, das 16h às 20h. Praça José de Alencar, s/n, Centro, telefone (85) 3101.2583 3101.2567.
Lugar tão vivo e cheio de histórias, o centenário Teatro José de Alencar é o cenário e alma de “A Bailarina Fantasma”, livro que virou realidade a partir das pesquisas e letras da jornalista e escritora Socorro Acioli, cujo trabalho de 2005 a 2009, trazendo na história fantástica também detalhes da construção do TJA, como passeios pela Fortaleza do começo do século 19, a cidade cujo núcleo urbano mais denso se concentrava entre as atuais avenidas Dom Manoel, do Imperador e Duque de Caxias. Hoje, a área é o próprio Centro de Fortaleza.
O livro “A Bailarina Fantasma” (Ed. Biruta, São Paulo) será lançado na quarta, dia 27 de janeiro, no próprio TJA. O lançamento inicia às 16h, horário da última visita guiada do dia no Theatro, que será conduzida pela autora, cruzando os caminhos com trechos do livro, encerrando no palco principal, com projeções de imagens antigas do Theatro e com a leitura de trechos do livro. E o lançamento segue até às 20h, entre broas e bulins (quitutes brancos muito comuns nas ruas do Centro), junto a autógrafos, encontros e boa conversa. Ao longo do ano, “A Bailarina Fantasma” também será lido na íntegra em sessões públicas, por vários leitores, anônimos e célebres, convidados e voluntários.
Um resumo da história da "Bailarina Fantasma" por Socorro Acioli:
“O Theatro José de Alencar estava prestes a passar por uma grande reforma. Marcelo, um arquiteto especialista em construções antigas, foi contratado para coordenar a obra. Sua missão era fazer com que o teatro ficasse exatamente como era no dia da inauguração. Marcelo era viúvo e tinha uma filha, Anabela, que logo no primeiro dia da reforma viveu um encontro assustador com o fantasma de uma jovem bailarina que vivia no teatro há muitos anos. Mesmo contra sua vontade, Anabela embarcou em uma viagem pelo passado daquele teatro e envolveu-se completamente em uma história de amor, ódio e muito mistério, conduzida pelo hálito gelado e a presença diáfana da bailarina fantasma, que só poderia ir embora quando resolvesse, com a ajuda de Anabela, algo muito importante que não pode fazer em vida”.
Serviço:
Livro “A Bailarina Fantasma”, de Socorro Acioli. Lançamento no TJA quarta, 27 de janeiro, das 16h às 20h. Praça José de Alencar, s/n, Centro, telefone (85) 3101.2583 3101.2567.
LIVROS - NÃO FICÇÃO
Sentidos de Natercia RochaRegião Norte do Ceará é homenageada em livro da jornalista
> Arco Iris na serra de Ibiapaba
“Toda a vida é uma grande viagem e a velocidade não é mais que uma ilusão; não importa a carruagem que usamos, mas o caminho que percorremos”. O referido pensamento de Delia Steinberg Guzmán, coadune com a análise e o olhar crítico e observador da jornalista cearense, Natercia Rocha, que acaba de escrever o livro “Rumo Norte”. O lançamento aconteceu dentro da programação “Quinta Cultural”, no Mercado dos Pinhões, logo após show do músico Melquíades.
Natercia Rocha nasceu em Fortaleza, foi criada em Juazeiro do Norte, mas suas raízes estão fincadas no Norte do Ceará. Ao explicar o título “Rumo Norte”, a jornalista faz questão de enfatizar que o povo que habita aquela região possui traços e costumes que os diferenciam das demais localidades do estado. A ideia do livro surgiu quando Natercia fez por mais de dois anos, a cobertura jornalística por cidades, distritos e lugarejos que formam a zona norte, trabalhando como repórter em Sobral. A aproximação da autora com realidades, sonhos, dores e alegrias, dos mais diversos credos, cores e classes sociais, permitiram leituras que foram além de pautas do jornal.
Aprovado pelo V Edital de Incentivo às Artes de 2008, na categoria Literatura, da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), “Rumo Norte” foi publicado com uma seleção de 30 textos e 31 fotografias, que representam, nessas duas linguagens, experiências vividas e percebidas na intimidade de povos e lugares, quase sempre, imperceptíveis ao cotidiano. Ao lado das imagens, estão propostos pequenos textos literários, escritos em primeira pessoa, captados em instantes singelos e transportados para linguagem de poemas ritmados, onde Natercia Rocha brinca com metáforas, desenha com palavras as imagens que vê, joga com opostos e aprofunda sensações.
Apesar de todo o material do livro ter sido produzido no norte do Ceará, a concepção de textos e imagens está desvinculada de tempo e lugar. “Rumo Norte” traz, também, poema póstumo dedicado ao poeta José Alcides Pinto, com a imagem do momento em que os filhos acompanham o enterro do pai, no sopé do Morro dos Rocha, no Estreito, em junho de 2008. Provavelmente, o único registro da despedida do autor da Trilogia da Maldição. O segundo livro de Natercia Rocha que já está em fase de preparação chama-se “Contos de Ir Embora”.
EXPOSIÇÕES
Moana mostra o Ceará pela ótica de Cláudio César
O Moana Gastronomia & Arte lançou a exposição do premiado artista Cláudio César, que através de um olhar singular se inspira em recortes do cotidiano para fazer arte. Atuando há quase 20 anos no cenário artístico, Cláudio César levará agora ao restaurante Moana 18 obras – incluindo inéditas - entre pinturas e desenhos que retratam diversas fases de sua produção.
Atraído por uma Fortaleza de casas e ventos receptivos, o carioca Cláudio César – que já foi advogado e radialista – adotou o Ceará como lar há quase três décadas, mas foi em 1994 que resolveu dedicar-se exclusivamente à arte. Julgando-se acima de tudo um observador, Cláudio César é responsável por obras como o “Painel História do Ceará” (2007), que adorna o Hall do Plenário da Assembléia Legislativa, e a escultura “Pescador” (2008) localizada na entrada da Prainha (CE). O artista também já expôs sua produção em países como Portugal, Espanha, França e Itália.
Usando acrílico sobre tela ou desenhando com bico de pena, Cláudio César aborda temáticas como a infância e a natureza. Mas o artista não restringe seu registro apenas ao belo, algumas de suas obras como “Aerolândia” e “Foto da Noite” mostram ao público problemas sociais e outras cenas ricas em cores e traços marcantes. Cláudio César expressa, com pinceladas de ironia, sua indignação em forma de arte.
O Moana Gastronomia & Arte funciona diariamente das 6 horas até 1 hora da manhã e conta com horários especiais de visitação sem consumo. Além do almoço e jantar (a la carte), o Moana ainda oferece café da manhã, em serviço de bufê.
Serviço
Moana Gastronomia & Arte
Avenida Beira Mar, 4260 – no Golden Flat Fortaleza
Mais informações: (85) 3263.4887
* Restaurante (buffet de café da manhã, além de almoço e jantar a la carte). Funciona das 6h às 1h.
* Galeria (visitação sem consumo). Funciona das 9h às 11h e das 14h às 19h. Entrada grátis.
TV DIVIRTA-CE denuncia
O Moana Gastronomia & Arte lançou a exposição do premiado artista Cláudio César, que através de um olhar singular se inspira em recortes do cotidiano para fazer arte. Atuando há quase 20 anos no cenário artístico, Cláudio César levará agora ao restaurante Moana 18 obras – incluindo inéditas - entre pinturas e desenhos que retratam diversas fases de sua produção.
Atraído por uma Fortaleza de casas e ventos receptivos, o carioca Cláudio César – que já foi advogado e radialista – adotou o Ceará como lar há quase três décadas, mas foi em 1994 que resolveu dedicar-se exclusivamente à arte. Julgando-se acima de tudo um observador, Cláudio César é responsável por obras como o “Painel História do Ceará” (2007), que adorna o Hall do Plenário da Assembléia Legislativa, e a escultura “Pescador” (2008) localizada na entrada da Prainha (CE). O artista também já expôs sua produção em países como Portugal, Espanha, França e Itália.
Usando acrílico sobre tela ou desenhando com bico de pena, Cláudio César aborda temáticas como a infância e a natureza. Mas o artista não restringe seu registro apenas ao belo, algumas de suas obras como “Aerolândia” e “Foto da Noite” mostram ao público problemas sociais e outras cenas ricas em cores e traços marcantes. Cláudio César expressa, com pinceladas de ironia, sua indignação em forma de arte.
O Moana Gastronomia & Arte funciona diariamente das 6 horas até 1 hora da manhã e conta com horários especiais de visitação sem consumo. Além do almoço e jantar (a la carte), o Moana ainda oferece café da manhã, em serviço de bufê.
Serviço
Moana Gastronomia & Arte
Avenida Beira Mar, 4260 – no Golden Flat Fortaleza
Mais informações: (85) 3263.4887
* Restaurante (buffet de café da manhã, além de almoço e jantar a la carte). Funciona das 6h às 1h.
* Galeria (visitação sem consumo). Funciona das 9h às 11h e das 14h às 19h. Entrada grátis.
TV DIVIRTA-CE denuncia
+ TEATRO
"Loucuras de Amor" em nova temporada no Teatro do Dragão do Mar
Quando um homem e uma mulher encaram juntos seus conflitos afetivos, o resultado é uma trama de medos, ousadias, intrigas, farsas e surpresas.
Loucuras de Amor é uma sátira comportamental em que a Cia. Cearense de Molecagem promete encenar todo o bom humor do amor com um estilo bem cearense
Numa rodoviária comum, Alberlenia Tenório quer voltar definitivamente para sua terra natal. Sua intenção é deixar o passado para trás e superar o fim de um relacionamento que durou quinze anos. Mas ela nem suspeita que, naquele mesmo momento e lugar, Quintino Paixão, seu ex (ou eterno) amor, vai arquitetar maneiras de convencê-la a mudar de idéia. O casal vai relembrar os momentos felizes e difíceis que viveram juntos e envolver o público nas situações, criando uma identificação instantânea. O espectador se sente cúmplice e passageiro ansioso pelo desfecho desse alucinado engodo romântico. O espetáculo está em cartaz, em nova temporada, dias 09, 10, 16, 17, 23, 24, 30 e 31 de janeiro de 2010, no Teatro do Dragão do Mar.
O ambiente da história é o território denso e impreciso dos apaixonados. A complicada engenharia da atração, os grandes e os pequenos gestos, as fidelidades e infidelidades, os encontros e desencontros. A sátira e a comédia são combinadas para encenar as idas e vindas dos relacionamentos, sob o ritmo do inesperado, do bater do coração. Afinal, por toda parte existem pessoas ansiosas para encontrar a sua outra metade da laranja, o sapato do seu pé, a sua alma gêmea – nem que para isso tenham que fazer uma loucura de amor.
“Loucuras de Amor” é o 16º trabalho da Cia. Cearense de Molecagem e estreou em março, no Teatro da Praia. No elenco, atuam Carri Costa, que encarna um moto-taxista, e Solange Teixeira, uma depiladora.
Serviço: Loucuras de Amor - Espetáculo da Cia. Cearense de Molecagem, com direção de Carri Costa. O espetáculo está em cartaz dias 09, 10, 16, 17, 23, 24, 30 e 31 de janeiro de 2010, no Teatro do Dragão do Mar, às 22h. Ingressos: R$ 25,00 (inteira) e 12,50 (meia). 60 min. Classificação livre.
Exploração sexual e pedofilia em foco
Espetáculo de teatro "Revoar"aborda os temas
Revoar, primeiro espetáculo do Grupo de Pesquisas e Experimentações Teatrais (GPET), estréia em dezembro de 2009 no Teatro Sesc Senac Iracema – nas quintas de janeiro. Revoar aborda o universo da exploração sexual de menores de forma poética. Livremente inspirada na peça “Esta propriedade está condenada”, de Tennessee Williams, o espetáculo é um conjunto de cenas que retratam essa temática e vão sendo costuradas pelo texto de Williams. Direção de Andrei Bessa, com Danilo Castro e Raissa Starepravo no elenco.
“Tornar a voar, voar novamente ou voltar ao ponto de partida” são alguns dos significados que o dicionário dá para a palavra “revoar”. O público é tratado como pássaros que estão livres para ir e vir, diferentes dos personagens centrais – pássaros enfeites para apreciação dos demais.
A peça começa com a inocente conversa de uma garota, Wille, com o menino Tom. Wille mora sozinha em um casarão abandonado, perto de um trem, e para sobreviver precisa dormir com os homens da ferroviária. Já Tom, que parecia ser apenas um garoto à procura de um bom lugar para brincar com sua pipa, não é exatamente quem nós esperávamos.
O espetáculo segue a linha pós-dramática, na qual os atores possuem uma maior liberdade de montar suas cenas. A temática da exploração sexual, um dos temas propostos nas entrelinhas do texto de Tennessee Williams, é tratada na peça de forma corajosa. Afinal, nossa cidade ocupa um lugar de destaque no triste ranking da exploração sexual, mas o tema é, muitas vezes, deixado de lado das discussões.
As cenas criadas pelo grupo e as adaptadas do texto de Williams fazem do espetáculo uma grande mistura, exigindo uma maior atenção por parte da platéia. Por isso mesmo, a peça é apresentada em um palco em forma de arena, mais próximo ao público, deixando a comunicação com os espectadores mais direta e com maior tensão.
GPET, Grupo de Pesquisas e Experimentações Teatrais, é composto por Andrei Bessa, Danilo Castro e Raissa Starepravo. Apesar de o grupo estar estreando nos palcos, os membros do GPET possuem diversas experiências na arte teatral e são formados pelo curso superior em Artes Cênicas pelo IFCE (antigo CEFET-CE).
SERVIÇO
O quê: Peça Teatral Revoar
Quando: 14, 21 e 28 de janeiro de 2010 (quintas), as 20h
Quanto: R$ 10,00 / R$ 5,00
Onde: Teatro Sesc Iracema (Rua Boris, 90 C – Praia de Iracema – ao lado do Centro Cultural Dragão do Mar)
Mais informações: Andrei Bessa (85) 8727.2593
DIVIRTA-CE recomenda
“Cabaré da Dama” volta ao Teatro José de Alencar
O ator Silvero Pereira volta a encenar em nova temporada o solo “Dama da Noite”, baseado em texto de Caio Fernando Abreu. A abertura do espetáculo conta com a participação de atores transformistas formando o “Cabaré da Dama”. As apresentações nesse mês serão nos sábados, 16, 23 e 30 de janeiro, às 20 horas, na sala de teatro Nadir Papi Sabóia.
Criação e interpretação solo de Silvero Pereira, a partir do texto Dama da Noite, de Caio Fernando Abreu (1948 - 1996), Uma flor de dama mostra uma noite na vida de um travesti, que experimenta com argúcia e ironia o que é próprio da condição humana: amor, preconceito, morte. Um jovem ator do Ceará no espetáculo que o consagrou no circuito de festivais Brasil afora. Prêmio de Melhor Ator no Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga.
A personagem encarnada com maestria e domínio pelo jovem ator e diretor Silvero Pereira é mostrada dos momentos em que entra no camarim e se prepara para fazer um show até a ida às ruas para prostituir-se, evidenciados em elucubrações na mesa de um bar. Assim, no fim da noite, sentada num bar tomando a última e quente cerveja, falando sobre sua vida, suas escolhas, seus amores, seus desejos, seu ódio, o público acompanha a trajetória da “Dama da Noite”.
A inspiração no conto de Caio Fernando Abreu foi acrescida de uma pesquisa de campo do ator, que esquadrinhou personagens reais de Fortaleza que lhe deram mais substrato, trazendo à tona temas como HIV, política, preconceito e, especialmente, as escolhas que a vida nos oferece (ou das quais nos priva).
Para chegar a este espetáculo o Grupo Parque de Teatro trabalhou numa pesquisa sobre o "teatro fotográfico", que estabelece diálogos intertextuais entre o teatro e o cinema, chamando atenção para a luz, o close, a interpretação realista, a elipse, a fusão, a sonoplastia, como se tratasse de uma trilha para um filme. Um "despudorado" encontro com uma sensibilidade camp, sensibilidade que atrai e repulsa por seu esteticismo, sua particular visão do mundo, por seu "artificialismo": uma estética à margem da "roda" da vida, que vai de "Priscila", o filme, ao encontro de espelho onde estaria escondida sua face. Diante dele/dela, o corpo-cárcere, o corpo prenhe de significados sociais à revelia da sociedade.
SERVIÇO:
Cabaré da Dama – Uma Flor de Dama
Aos sábados, 16, 23 e 30 de janeiro
20h na sala de teatro Nadir Pápi Sabóia (80 lugares por sessão)
Ingressos: R$ 8 e 16.
Censura: 18 anos
Informações: 8767.1578
Quando um homem e uma mulher encaram juntos seus conflitos afetivos, o resultado é uma trama de medos, ousadias, intrigas, farsas e surpresas.
Loucuras de Amor é uma sátira comportamental em que a Cia. Cearense de Molecagem promete encenar todo o bom humor do amor com um estilo bem cearense
Numa rodoviária comum, Alberlenia Tenório quer voltar definitivamente para sua terra natal. Sua intenção é deixar o passado para trás e superar o fim de um relacionamento que durou quinze anos. Mas ela nem suspeita que, naquele mesmo momento e lugar, Quintino Paixão, seu ex (ou eterno) amor, vai arquitetar maneiras de convencê-la a mudar de idéia. O casal vai relembrar os momentos felizes e difíceis que viveram juntos e envolver o público nas situações, criando uma identificação instantânea. O espectador se sente cúmplice e passageiro ansioso pelo desfecho desse alucinado engodo romântico. O espetáculo está em cartaz, em nova temporada, dias 09, 10, 16, 17, 23, 24, 30 e 31 de janeiro de 2010, no Teatro do Dragão do Mar.
O ambiente da história é o território denso e impreciso dos apaixonados. A complicada engenharia da atração, os grandes e os pequenos gestos, as fidelidades e infidelidades, os encontros e desencontros. A sátira e a comédia são combinadas para encenar as idas e vindas dos relacionamentos, sob o ritmo do inesperado, do bater do coração. Afinal, por toda parte existem pessoas ansiosas para encontrar a sua outra metade da laranja, o sapato do seu pé, a sua alma gêmea – nem que para isso tenham que fazer uma loucura de amor.
“Loucuras de Amor” é o 16º trabalho da Cia. Cearense de Molecagem e estreou em março, no Teatro da Praia. No elenco, atuam Carri Costa, que encarna um moto-taxista, e Solange Teixeira, uma depiladora.
Serviço: Loucuras de Amor - Espetáculo da Cia. Cearense de Molecagem, com direção de Carri Costa. O espetáculo está em cartaz dias 09, 10, 16, 17, 23, 24, 30 e 31 de janeiro de 2010, no Teatro do Dragão do Mar, às 22h. Ingressos: R$ 25,00 (inteira) e 12,50 (meia). 60 min. Classificação livre.
Exploração sexual e pedofilia em foco
Espetáculo de teatro "Revoar"aborda os temas
Revoar, primeiro espetáculo do Grupo de Pesquisas e Experimentações Teatrais (GPET), estréia em dezembro de 2009 no Teatro Sesc Senac Iracema – nas quintas de janeiro. Revoar aborda o universo da exploração sexual de menores de forma poética. Livremente inspirada na peça “Esta propriedade está condenada”, de Tennessee Williams, o espetáculo é um conjunto de cenas que retratam essa temática e vão sendo costuradas pelo texto de Williams. Direção de Andrei Bessa, com Danilo Castro e Raissa Starepravo no elenco.
“Tornar a voar, voar novamente ou voltar ao ponto de partida” são alguns dos significados que o dicionário dá para a palavra “revoar”. O público é tratado como pássaros que estão livres para ir e vir, diferentes dos personagens centrais – pássaros enfeites para apreciação dos demais.
A peça começa com a inocente conversa de uma garota, Wille, com o menino Tom. Wille mora sozinha em um casarão abandonado, perto de um trem, e para sobreviver precisa dormir com os homens da ferroviária. Já Tom, que parecia ser apenas um garoto à procura de um bom lugar para brincar com sua pipa, não é exatamente quem nós esperávamos.
O espetáculo segue a linha pós-dramática, na qual os atores possuem uma maior liberdade de montar suas cenas. A temática da exploração sexual, um dos temas propostos nas entrelinhas do texto de Tennessee Williams, é tratada na peça de forma corajosa. Afinal, nossa cidade ocupa um lugar de destaque no triste ranking da exploração sexual, mas o tema é, muitas vezes, deixado de lado das discussões.
As cenas criadas pelo grupo e as adaptadas do texto de Williams fazem do espetáculo uma grande mistura, exigindo uma maior atenção por parte da platéia. Por isso mesmo, a peça é apresentada em um palco em forma de arena, mais próximo ao público, deixando a comunicação com os espectadores mais direta e com maior tensão.
GPET, Grupo de Pesquisas e Experimentações Teatrais, é composto por Andrei Bessa, Danilo Castro e Raissa Starepravo. Apesar de o grupo estar estreando nos palcos, os membros do GPET possuem diversas experiências na arte teatral e são formados pelo curso superior em Artes Cênicas pelo IFCE (antigo CEFET-CE).
SERVIÇO
O quê: Peça Teatral Revoar
Quando: 14, 21 e 28 de janeiro de 2010 (quintas), as 20h
Quanto: R$ 10,00 / R$ 5,00
Onde: Teatro Sesc Iracema (Rua Boris, 90 C – Praia de Iracema – ao lado do Centro Cultural Dragão do Mar)
Mais informações: Andrei Bessa (85) 8727.2593
DIVIRTA-CE recomenda
“Cabaré da Dama” volta ao Teatro José de Alencar
O ator Silvero Pereira volta a encenar em nova temporada o solo “Dama da Noite”, baseado em texto de Caio Fernando Abreu. A abertura do espetáculo conta com a participação de atores transformistas formando o “Cabaré da Dama”. As apresentações nesse mês serão nos sábados, 16, 23 e 30 de janeiro, às 20 horas, na sala de teatro Nadir Papi Sabóia.
Criação e interpretação solo de Silvero Pereira, a partir do texto Dama da Noite, de Caio Fernando Abreu (1948 - 1996), Uma flor de dama mostra uma noite na vida de um travesti, que experimenta com argúcia e ironia o que é próprio da condição humana: amor, preconceito, morte. Um jovem ator do Ceará no espetáculo que o consagrou no circuito de festivais Brasil afora. Prêmio de Melhor Ator no Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga.
A personagem encarnada com maestria e domínio pelo jovem ator e diretor Silvero Pereira é mostrada dos momentos em que entra no camarim e se prepara para fazer um show até a ida às ruas para prostituir-se, evidenciados em elucubrações na mesa de um bar. Assim, no fim da noite, sentada num bar tomando a última e quente cerveja, falando sobre sua vida, suas escolhas, seus amores, seus desejos, seu ódio, o público acompanha a trajetória da “Dama da Noite”.
A inspiração no conto de Caio Fernando Abreu foi acrescida de uma pesquisa de campo do ator, que esquadrinhou personagens reais de Fortaleza que lhe deram mais substrato, trazendo à tona temas como HIV, política, preconceito e, especialmente, as escolhas que a vida nos oferece (ou das quais nos priva).
Para chegar a este espetáculo o Grupo Parque de Teatro trabalhou numa pesquisa sobre o "teatro fotográfico", que estabelece diálogos intertextuais entre o teatro e o cinema, chamando atenção para a luz, o close, a interpretação realista, a elipse, a fusão, a sonoplastia, como se tratasse de uma trilha para um filme. Um "despudorado" encontro com uma sensibilidade camp, sensibilidade que atrai e repulsa por seu esteticismo, sua particular visão do mundo, por seu "artificialismo": uma estética à margem da "roda" da vida, que vai de "Priscila", o filme, ao encontro de espelho onde estaria escondida sua face. Diante dele/dela, o corpo-cárcere, o corpo prenhe de significados sociais à revelia da sociedade.
SERVIÇO:
Cabaré da Dama – Uma Flor de Dama
Aos sábados, 16, 23 e 30 de janeiro
20h na sala de teatro Nadir Pápi Sabóia (80 lugares por sessão)
Ingressos: R$ 8 e 16.
Censura: 18 anos
Informações: 8767.1578
INFANTIL
"Era uma vez um príncipe que se apaixonou por uma bruxa..." no Teatro Celina Queiroz
A programação se estende por todo o mês de janeiro e início de fevereiro e promete muita diversão para toda a família
O Teatro Celina Queiroz apresenta a peça infantil “Era uma vez um príncipe que se apaixonou por uma bruxa, mas tinha uma princesa para atrapalhar”, que estará em cartaz no mês de janeiro e início de fevereiro na Unifor.
Tudo começa quando as bruxas Malvina e Malina decidem participar de um concurso de maldades do ano, com o intuito de dar uma virada na sorte. Mas elas não contavam com os planos do rei de fazer uma reforma agrária, justamente no pântano onde elas moram. Desesperadas e com medo do bruxo supremo descobrir a afronta, Malvina segue para o castelo a fim de reclamar com o rei e vingar-se, transformando o príncipe em um sapo cururu. Mas o destino prega uma peça em Malvina quando um cupido míope, pensando que a bruxa fosse a princesa, flecha o príncipe olhando para ela, despertando nele um grande amor. Para aumentar a confusão, entra em cena Lina, uma princesa fabricada para casar com um príncipe, que é perfeita em tudo, mas é gaga. A peça promete oferecer muita diversão para pais e filhos.
Serviço:
Data: 16 e 17/1/2010
23 e 24/1/2010
30 e 31/1/2010
6 e 7/2/2010
Horário: 17h
Local: Teatro Celina Queiroz
Grupo: Abre Alas
Informações: 3477-3033
Valor: R$ 5,00 meia e R$10,00 inteira
Via Sul Shopping apresenta “No mundo das Histórias em Quadrinhos”
Mônica, Cebolinha, Magali, Cascão e amigos prometem trazer muita animação para as férias do Via Sul Shopping. O shopping apresenta o espaço “No Mundo das Histórias em Quadrinhos” – com organização da Maurício de Sousa Produções – montado Praça de Eventos do shopping, no Térreo.
De forma gratuita, crianças de 4 a 12 anos poderão aproveitar várias atrações do espaço da Turma da Mônica, como o “Gibi Gigante” (com rede de escalada, torre, escorregadores, ponte colorida, túneis e teatro de fantoches) e o “Estúdio de Arte”, oferecendo lápis, giz de cera, folhas de papel para pintura – com criação de textos à arte-final colorida para criação de uma HQ. Tudo com o acompanhamento de monitores treinados e com capacidade de receber até 36 crianças.
Na área externa do espaço, o público e as crianças poderão conferir, também, uma exposição com a trajetória do autor Maurício de Sousa, a evolução dos personagens da Turma da Mônica e o processo de elaboração de uma história em quadrinhos.
“O Via Sul trouxe a turminha de Maurício de Sousa porque sabe do carinho que tanto adultos quanto crianças brasileiras têm pelo desenhista que, há 50 anos, encanta através da mensagem carinhosa, alegre e descontraída”, diz Roberta Facó, gerente de marketing. Roberta lembra ainda que a iniciativa cultural é também uma comemoração ao Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos – lembrado no dia 30 de janeiro.
Na data, em 1869, o jornal Vida Fluminense, do Rio de Janeiro, publicou a primeira das aventuras do personagem Nhô Quim, do desenhista Ângelo Agostini. O personagem era um caipira que , hoje um dos símbolos da cidade de Piracicaba (SP). Foi o primeiro exemplo mundial significativo de uma história em quadrinhos, com duração de vários números. Considerado o pai brasileiro das HQs, Ângelo foi um dos fundadores da mais importante revista de história em quadrinhos do País do século passado, o Tico-Tico.
FÉRIAS – Além do espaço “No mundo das Histórias em Quadrinhos”, o Via Sul Shopping movimenta as férias de janeiro com outras atrações especiais, como o boliche Via Bowling, de última geração, e a exibição do filme “Avatar” – o único no Ceará com exibição em cinema 3D.
SERVIÇO:
“No mundo das Histórias em Quadrinhos” com a Turma da Mônica
DIAS: de 13 de janeiro a 12 de fevereiro de 2010 –
LOCAL: Praça de Eventos do Via Sul Shopping (Av. Washington Soares, 4335, Térreo).
HORÁRIOS: das 15h às 21h, todos os dias.
MAIS INFORMAÇÕES: 3404-4000 e www.shoppingviasul.com.br .
Gratuito.
A programação se estende por todo o mês de janeiro e início de fevereiro e promete muita diversão para toda a família
O Teatro Celina Queiroz apresenta a peça infantil “Era uma vez um príncipe que se apaixonou por uma bruxa, mas tinha uma princesa para atrapalhar”, que estará em cartaz no mês de janeiro e início de fevereiro na Unifor.
Tudo começa quando as bruxas Malvina e Malina decidem participar de um concurso de maldades do ano, com o intuito de dar uma virada na sorte. Mas elas não contavam com os planos do rei de fazer uma reforma agrária, justamente no pântano onde elas moram. Desesperadas e com medo do bruxo supremo descobrir a afronta, Malvina segue para o castelo a fim de reclamar com o rei e vingar-se, transformando o príncipe em um sapo cururu. Mas o destino prega uma peça em Malvina quando um cupido míope, pensando que a bruxa fosse a princesa, flecha o príncipe olhando para ela, despertando nele um grande amor. Para aumentar a confusão, entra em cena Lina, uma princesa fabricada para casar com um príncipe, que é perfeita em tudo, mas é gaga. A peça promete oferecer muita diversão para pais e filhos.
Serviço:
Data: 16 e 17/1/2010
23 e 24/1/2010
30 e 31/1/2010
6 e 7/2/2010
Horário: 17h
Local: Teatro Celina Queiroz
Grupo: Abre Alas
Informações: 3477-3033
Valor: R$ 5,00 meia e R$10,00 inteira
Via Sul Shopping apresenta “No mundo das Histórias em Quadrinhos”
Mônica, Cebolinha, Magali, Cascão e amigos prometem trazer muita animação para as férias do Via Sul Shopping. O shopping apresenta o espaço “No Mundo das Histórias em Quadrinhos” – com organização da Maurício de Sousa Produções – montado Praça de Eventos do shopping, no Térreo.
De forma gratuita, crianças de 4 a 12 anos poderão aproveitar várias atrações do espaço da Turma da Mônica, como o “Gibi Gigante” (com rede de escalada, torre, escorregadores, ponte colorida, túneis e teatro de fantoches) e o “Estúdio de Arte”, oferecendo lápis, giz de cera, folhas de papel para pintura – com criação de textos à arte-final colorida para criação de uma HQ. Tudo com o acompanhamento de monitores treinados e com capacidade de receber até 36 crianças.
Na área externa do espaço, o público e as crianças poderão conferir, também, uma exposição com a trajetória do autor Maurício de Sousa, a evolução dos personagens da Turma da Mônica e o processo de elaboração de uma história em quadrinhos.
“O Via Sul trouxe a turminha de Maurício de Sousa porque sabe do carinho que tanto adultos quanto crianças brasileiras têm pelo desenhista que, há 50 anos, encanta através da mensagem carinhosa, alegre e descontraída”, diz Roberta Facó, gerente de marketing. Roberta lembra ainda que a iniciativa cultural é também uma comemoração ao Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos – lembrado no dia 30 de janeiro.
Na data, em 1869, o jornal Vida Fluminense, do Rio de Janeiro, publicou a primeira das aventuras do personagem Nhô Quim, do desenhista Ângelo Agostini. O personagem era um caipira que , hoje um dos símbolos da cidade de Piracicaba (SP). Foi o primeiro exemplo mundial significativo de uma história em quadrinhos, com duração de vários números. Considerado o pai brasileiro das HQs, Ângelo foi um dos fundadores da mais importante revista de história em quadrinhos do País do século passado, o Tico-Tico.
FÉRIAS – Além do espaço “No mundo das Histórias em Quadrinhos”, o Via Sul Shopping movimenta as férias de janeiro com outras atrações especiais, como o boliche Via Bowling, de última geração, e a exibição do filme “Avatar” – o único no Ceará com exibição em cinema 3D.
SERVIÇO:
“No mundo das Histórias em Quadrinhos” com a Turma da Mônica
DIAS: de 13 de janeiro a 12 de fevereiro de 2010 –
LOCAL: Praça de Eventos do Via Sul Shopping (Av. Washington Soares, 4335, Térreo).
HORÁRIOS: das 15h às 21h, todos os dias.
MAIS INFORMAÇÕES: 3404-4000 e www.shoppingviasul.com.br .
Gratuito.
RESTAURANTES
Novo Mescla Lounge Bar & Restaurante
No cardápio, uma mistura de pratos da Espanha, Itália e Brasil
Marcelo Pane, Fernanda Uchôa e Antônio Vietri inauguraram o Mezcla Lounge Bar, primeiro restaurante de Fortaleza a mesclar as raízes da culinária da Espanha, Itália e Brasil. A casa conta com grande variedade de pratos, que vão desde pizzas, carnes, peixes, até massas caseiras feitas pro Vietri, que foi dono de restaurante por mais de 20 anos no Rio de Janeiro, trazendo toda a sua experiência para o cardápio do Mezcla, que está funcionando na rua Maria Tomásia, quase esquina com Leonardo Mota, na Aldeota.
No cardápio, uma mistura de pratos da Espanha, Itália e Brasil
Marcelo Pane, Fernanda Uchôa e Antônio Vietri inauguraram o Mezcla Lounge Bar, primeiro restaurante de Fortaleza a mesclar as raízes da culinária da Espanha, Itália e Brasil. A casa conta com grande variedade de pratos, que vão desde pizzas, carnes, peixes, até massas caseiras feitas pro Vietri, que foi dono de restaurante por mais de 20 anos no Rio de Janeiro, trazendo toda a sua experiência para o cardápio do Mezcla, que está funcionando na rua Maria Tomásia, quase esquina com Leonardo Mota, na Aldeota.
CINEMA CEARÁ
Ceará, terra da ficção científica
Conheça os filmes cearenses “Área Q”, sobre ETs, e o futurista “Centopeia”
>Produtores dizem que gastaram R$ 300 em “Centopéia”
Duas produções cearenses estarão nas telas de cinema em breve falando sobre mudanças climáticas no futuro e ETs no interior do Ceará. “Area Q” foi filmado em Quixadá e Quixeramobim, no interior do Ceará , Fortaleza e Los Angeles. Após cinco anos de produção, “Centopeia” O longa é uma parceria entra as co-produtoras cearenses ATC Entretenimentos e Estação Luz Filmes com a Reef Pictures, de Hollywood.
“Area Q” será centrado nos eventos extra-terrestres em cidades do Ceará, que são consideradas centros de atração de visitas alienígenas e terá estrelas da Globo e ator americanod do seriado Grey’s Anatomy. Os testes de elenco ocorreram em Fortaleza, e os atores agradaram o diretor Gerson Sanginitto ('Cadáveres 2'). Uma das atrizes cearenses que está no elenco do filme é Ana Karenina. O início das filmagens acont eceu em setembro, e agora “Area Q” está em fase de pré-produção. O cearense Halder Gomes é o produtor executivo do longa, que deverá ser lançado no primeiro semestre de 2010. O longa é uma parceria entra as co-produtoras cearenses ATC Entretenimentos e Estação Luz Filmes com a Reef Pictures, de Hollywood.
Após cinco anos de produção, o primeiro longa-metragem de ficção-científica feito no Ceará teve lançamento comercial na sexta, 15 de janeiro, no Centro Cultural SESC Luiz Severiano Ribeiro, o Cine São Luiz. Gravado em digital, sem recursos de lei de incentivo, edital ou patrocínio, “Centopeia” foi possível através de parcerias e da colaboração de diversos técnicos. Mesmo com recursos limitados, o resultado é uma produção de qualidade, com elaborados efeitos visuais. O filme é uma realização da produtora Vide Cine e suas gravações foram realizadas em Quixeramobim e Fortaleza. Os produtores de “Centopeia”, Daniel Abreu e Camile Queiroz, calculam que foram gastos aproximadamente R$ 300,00 no filme, principalmente por conta das gravações em Quixeramobim, que exigiram recursos para combustível e alimentação da equipe. No entanto, a falta de um maior aporte financeiro para a realização da obra foi intencional. O diretor, Daniel Abreu, queria ter liberdade de experimentação, sem as amarras de cronograma e orçamento pré-determinados que um patrocínio pudesse gerar. Dessa forma, foi possível uma série de alterações em relação ao projeto inicial, que inclusive nasceu como um curta-metragem e acabou virando um longa.
Conheça os filmes cearenses “Área Q”, sobre ETs, e o futurista “Centopeia”
>Produtores dizem que gastaram R$ 300 em “Centopéia”
Duas produções cearenses estarão nas telas de cinema em breve falando sobre mudanças climáticas no futuro e ETs no interior do Ceará. “Area Q” foi filmado em Quixadá e Quixeramobim, no interior do Ceará , Fortaleza e Los Angeles. Após cinco anos de produção, “Centopeia” O longa é uma parceria entra as co-produtoras cearenses ATC Entretenimentos e Estação Luz Filmes com a Reef Pictures, de Hollywood.
“Area Q” será centrado nos eventos extra-terrestres em cidades do Ceará, que são consideradas centros de atração de visitas alienígenas e terá estrelas da Globo e ator americanod do seriado Grey’s Anatomy. Os testes de elenco ocorreram em Fortaleza, e os atores agradaram o diretor Gerson Sanginitto ('Cadáveres 2'). Uma das atrizes cearenses que está no elenco do filme é Ana Karenina. O início das filmagens acont eceu em setembro, e agora “Area Q” está em fase de pré-produção. O cearense Halder Gomes é o produtor executivo do longa, que deverá ser lançado no primeiro semestre de 2010. O longa é uma parceria entra as co-produtoras cearenses ATC Entretenimentos e Estação Luz Filmes com a Reef Pictures, de Hollywood.
Após cinco anos de produção, o primeiro longa-metragem de ficção-científica feito no Ceará teve lançamento comercial na sexta, 15 de janeiro, no Centro Cultural SESC Luiz Severiano Ribeiro, o Cine São Luiz. Gravado em digital, sem recursos de lei de incentivo, edital ou patrocínio, “Centopeia” foi possível através de parcerias e da colaboração de diversos técnicos. Mesmo com recursos limitados, o resultado é uma produção de qualidade, com elaborados efeitos visuais. O filme é uma realização da produtora Vide Cine e suas gravações foram realizadas em Quixeramobim e Fortaleza. Os produtores de “Centopeia”, Daniel Abreu e Camile Queiroz, calculam que foram gastos aproximadamente R$ 300,00 no filme, principalmente por conta das gravações em Quixeramobim, que exigiram recursos para combustível e alimentação da equipe. No entanto, a falta de um maior aporte financeiro para a realização da obra foi intencional. O diretor, Daniel Abreu, queria ter liberdade de experimentação, sem as amarras de cronograma e orçamento pré-determinados que um patrocínio pudesse gerar. Dessa forma, foi possível uma série de alterações em relação ao projeto inicial, que inclusive nasceu como um curta-metragem e acabou virando um longa.
>“Area Q” foi filmado em Quixeramobim e EUA. Tânia Khalil e Murilo Rosa no elenco
Os quatro anos de produção também serviram para o aperfeiçoamento dos efeitos visuais criados pelo diretor, presentes ao longo de todo o filme. A riqueza das imagens pode ser constatada no trailer, disponível no Blog Divirta-CE (www.divirta-ce.blogspot.com). Os efeitos especiais, no entanto, não dependem exclusivamente da manipulação de imagens no computador. A criatividade e a capacidade de improviso da equipe estão presentes também na maquiagem, no figurino e nos objetos de cena. Tudo isso com o objetivo de criar um ambiente futurista da forma mais convincente possível.
Os quatro anos de produção também serviram para o aperfeiçoamento dos efeitos visuais criados pelo diretor, presentes ao longo de todo o filme. A riqueza das imagens pode ser constatada no trailer, disponível no Blog Divirta-CE (www.divirta-ce.blogspot.com). Os efeitos especiais, no entanto, não dependem exclusivamente da manipulação de imagens no computador. A criatividade e a capacidade de improviso da equipe estão presentes também na maquiagem, no figurino e nos objetos de cena. Tudo isso com o objetivo de criar um ambiente futurista da forma mais convincente possível.
"Centopeia", um filme de arte
Ficção-científica como pano de fundo para um drama filosófico-existencial
Preocupados com comparações que a temática do filme “Centopeia” possa causar, os produtores ressaltam que o filme não segue os moldes do cinema norte-americano. Ao contrário, o longa cearense possui uma estrutura narrativa própria, bem diversa do padrão hollywoodiano. Como exemplo, eles revelam alguns detalhes, como a utilização de planos longos, poucos diálogos e a importância fundamental do posicionamento da câmera, que sugere a distância que o protagonista mantêm entre ele e as outras pessoas.
Todos esses aspectos foram devidamente planejados e se articulam entre si. O filme, na verdade, usa a ficção-científica como pano de fundo para um drama filosófico-existencial. Ele sugere que o meio-ambiente no futuro está seriamente modificado por questões climáticas.
O filme acompanha a trajetória do fazendeiro Joel em sua tentativa de sobrevivência e seu processo de humanização.
“Centopeia” acontece no ano de 2056 e é é recheado de simbologias e referências bíblicas. Nessa época, o Brasil desenvolveu seu programa espacial e envia uma equipe a Marte, comandada por uma astronauta (personagem da atriz Jeanne Feijão). A nave, no entanto, sofre uma pane e perde comunicação com a Terra, que ignora o destino da tripulação.
Paralelamente, descobre-se que um objeto não-identificado está em rota de colisão com a Terra e que seu impacto irá provocar a morte de quase toda a vida no planeta. A trama é narrada pelo ponto de vista de um fazendeiro (interpretado por Camilo Vidal) no interior do Ceará que luta para sobreviver, se deparando com um espiral de situações que subvertem a realidade conhecida.
"Centopeia” estreou no Cine São Luiz, na Praça do Ferreira, em Fortaleza.
TV DIVIRTA-CE
Confira trailer do filme "Centopeia", estreia de sexta no Cine São Luiz
____________________________________
Jornalistas investigam ETs no suspense "Area Q"
Ator do seriado “Grey’s Anatomy” faz filme cearense.
>Isaiah Washington no carro do Ronda
“Area Q“ é sobre um grande repórter, Thomas Matthews (Isaiah Washington), de uma revista conceituada dos Estados Unidos, que atravessa problemas pessoais.
Em um certo momento, seu chefe o obriga a sumir e relaxar. Por sorte, aparece uma história no Ceará – o fim do mundo para eles – de uma onda de aparições de Objetos Voadores Não-Identificados, abduções e curas milagrosas.
Ele vem para o Brasil entender se não é uma paranóia coletiva. Seu ceticismo entra em contato com esse lugar e a vida dele muda de forma inesperada.
O personagem de Tânia Khalil é Valquíria, uma repórter disfarçada que representa interesses de superpotências em transformar evidências de seres do outro mundo em notícia de tabloide, ridicularizar qualquer possível prova.
Murilo Rosa vai interpretar o agricultor João Batista, um personagem presente em três épocas e que foi abduzido. O diretor será Gerson Sanginitto, com quem o produtor executivo cearense Halder Gomes trabalhou em “Cadáveres 2”. As filmagens aconteceram ano passado, em outubro no Ceará, e novembro em Los Angeles, Estados Unidos, e agora
“Area Q” está em fase de pós produção, com colocação de efeitos especiais e montagem. O filme deverá estrear ainda no primeiro semestre de 2010.
Almodóvar e A-HA em Fortaleza
O cineasta espanhol Pedro Almodóvar, 60 anos, celebrou o réveillon em Fortaleza, ficou hospedado no Marina Park Hotel. Fontes afirmam que ele circulou pela cidade num Jaguar preto emprestado. O diretor de filmes como Má Educação, Tudo Sobre Minha Mãe e o mais recente Abraços Partidos seguiu para as praias de Jericoacoara e Canoa Quebrada. Outra novidade é a confirmação do show de despedida do grupo A-HA (foto acima) em Fortaleza: dia 20 no Siará Hall. A notícia foi confirmada pelo dono da casa de shows da Água Fria, na sua página pessoal do microblog twitter.
Ficção-científica como pano de fundo para um drama filosófico-existencial
Preocupados com comparações que a temática do filme “Centopeia” possa causar, os produtores ressaltam que o filme não segue os moldes do cinema norte-americano. Ao contrário, o longa cearense possui uma estrutura narrativa própria, bem diversa do padrão hollywoodiano. Como exemplo, eles revelam alguns detalhes, como a utilização de planos longos, poucos diálogos e a importância fundamental do posicionamento da câmera, que sugere a distância que o protagonista mantêm entre ele e as outras pessoas.
Todos esses aspectos foram devidamente planejados e se articulam entre si. O filme, na verdade, usa a ficção-científica como pano de fundo para um drama filosófico-existencial. Ele sugere que o meio-ambiente no futuro está seriamente modificado por questões climáticas.
O filme acompanha a trajetória do fazendeiro Joel em sua tentativa de sobrevivência e seu processo de humanização.
“Centopeia” acontece no ano de 2056 e é é recheado de simbologias e referências bíblicas. Nessa época, o Brasil desenvolveu seu programa espacial e envia uma equipe a Marte, comandada por uma astronauta (personagem da atriz Jeanne Feijão). A nave, no entanto, sofre uma pane e perde comunicação com a Terra, que ignora o destino da tripulação.
Paralelamente, descobre-se que um objeto não-identificado está em rota de colisão com a Terra e que seu impacto irá provocar a morte de quase toda a vida no planeta. A trama é narrada pelo ponto de vista de um fazendeiro (interpretado por Camilo Vidal) no interior do Ceará que luta para sobreviver, se deparando com um espiral de situações que subvertem a realidade conhecida.
"Centopeia” estreou no Cine São Luiz, na Praça do Ferreira, em Fortaleza.
TV DIVIRTA-CE
Confira trailer do filme "Centopeia", estreia de sexta no Cine São Luiz
____________________________________
Jornalistas investigam ETs no suspense "Area Q"
Ator do seriado “Grey’s Anatomy” faz filme cearense.
>Isaiah Washington no carro do Ronda
“Area Q“ é sobre um grande repórter, Thomas Matthews (Isaiah Washington), de uma revista conceituada dos Estados Unidos, que atravessa problemas pessoais.
Em um certo momento, seu chefe o obriga a sumir e relaxar. Por sorte, aparece uma história no Ceará – o fim do mundo para eles – de uma onda de aparições de Objetos Voadores Não-Identificados, abduções e curas milagrosas.
Ele vem para o Brasil entender se não é uma paranóia coletiva. Seu ceticismo entra em contato com esse lugar e a vida dele muda de forma inesperada.
O personagem de Tânia Khalil é Valquíria, uma repórter disfarçada que representa interesses de superpotências em transformar evidências de seres do outro mundo em notícia de tabloide, ridicularizar qualquer possível prova.
Murilo Rosa vai interpretar o agricultor João Batista, um personagem presente em três épocas e que foi abduzido. O diretor será Gerson Sanginitto, com quem o produtor executivo cearense Halder Gomes trabalhou em “Cadáveres 2”. As filmagens aconteceram ano passado, em outubro no Ceará, e novembro em Los Angeles, Estados Unidos, e agora
“Area Q” está em fase de pós produção, com colocação de efeitos especiais e montagem. O filme deverá estrear ainda no primeiro semestre de 2010.
Almodóvar e A-HA em Fortaleza
O cineasta espanhol Pedro Almodóvar, 60 anos, celebrou o réveillon em Fortaleza, ficou hospedado no Marina Park Hotel. Fontes afirmam que ele circulou pela cidade num Jaguar preto emprestado. O diretor de filmes como Má Educação, Tudo Sobre Minha Mãe e o mais recente Abraços Partidos seguiu para as praias de Jericoacoara e Canoa Quebrada. Outra novidade é a confirmação do show de despedida do grupo A-HA (foto acima) em Fortaleza: dia 20 no Siará Hall. A notícia foi confirmada pelo dono da casa de shows da Água Fria, na sua página pessoal do microblog twitter.
+ SHOWS
As atrações de 2010 do projeto “Férias no Ceará”
Problema é a escolha repetitiva de artistas
No Ceará, a animação nas férias está garantida, com shows gratuitos promovidos pelo Governo do Estado, uma iniciativa que o governador Cid Gomes realiza desde o começo de seu mandato, tentando ampliar o turismo nas férias . A partir de 7 de janeiro até dia 7 de fevereiro, os cearenses e visitantes poderão conferir apresentações de bandas nacionais na capital e em diversos municípios cearenses. Uma pena que a seleção de atrações é mal feita –chamam os mesmos artistas que estão sempre por aqui, em festivais como o “Ceará Music”, ou mesmo no projeto “Férias no Ceará” – os produtores poderiam diversificar. Um total de seis bandas animarão as férias em 16 municípios, são eles: Jota Quest ,Skank, Lulu Santos, Nando Reis e Biquini Cavadão. Os shows estão marcados para acontecer sempre a partir das 20h.
Programação de Janeiro de 2010
07 - quinta - Itapipoca - Jota Quest
08 - sexta - Quixeramobim - PRAÇA DIAS FERREIRA - Jota Quest
09 - sabado - Fortaleza - PARQUE DO COCÓ - Jota Quest
10 - domingo - Juazeiro do Norte - PARQUE DE EVENTOS PE. CICERO - Jota Quest
14 - quinta - Crateus - PRAÇA DA MATRIZ - Nando Reis
15 - sexta - Guaramiranga - PRAÇA DO TEATRO MUNICIPAL RAQUEL DE QUEIROZ - Nando Reis
16 - sabado - Fortaleza - PARQUE DO COCÓ - Nando Reis
17 - domingo - Crato - LARGO DA RFFSA - Nando Reis
21 - quinta - Iguatu - PRAÇA 7 DE SETEMBRO - Skank
22 - sexta - Sobral - BOULEVARD DO ARCO - Skank
23 - sabado - Fortaleza - PARQUE DO COCÓ - Skank
24 - domingo - Cascavel - PRAÇA - Skank
28 - quinta - Taua - PARQUE DA CIDADE - Lulu Santos
29 - sexta - Aracati - PRAÇA - Lulu Santos
30 - sabado - Fortaleza - PARQUE DO COCÓ - Lulu Santos
31 - domingo - Barbalha - PARQUE DA CIDADE - Lulu Santos
Programação de Fevereiro de 2010
04 - quinta - Sao Benedito - PRAÇA - Biquini Cavadao
05 - sexta - Camocim - BEIRA MAR - Biquini Cavadao
06 - sabado - Fortaleza - PARQUE DO COCÓ - Biquini Cavadao
07 - domingo - Limoeiro do Norte - PRAÇA - Biquini Cavadao
Flashes do Reveillón 2010
Confira fotos de Iratuã Freitas na virada do ano da Praia de Iracema
Tudo bem que Luizianne Lins praticamente inventou o reveillon de Fortaleza.
Mas dizer que nossa capital é o segundo maior réveillon do Brasil, perdendo apenas para o Rio de Janeiro, é um pouco “superlativo demais”.
Esquecemos de São Paulo, com mais de 2,2 milhões de pessoas? A capital cearense reuniu quase um milhão na Praia de Iracema, para ver shows de Zeca Pagodinho, Margareth Menezes, Dado Vila Lobos e Marcelo Bonfá em homenagem ao Legião Urbana, Forró do Muído, Waldonys, além de humoristas e Djs (esse ano até tenda eletrônica teve!).
Zeca, que tocou antes do ano novo chegar, bem que pode ter recebido o maior cachê, mas quem levantou o público foi mesmo a baiana Margareth, com hits do carnaval.
Bem que a prefeitura poderia incentivar parcerias com hotéis e restaurantes da Beira Mar para aumentar o brilho dos fogos de artifício, colocando em vários pontos da Praia e tornando a festa mais bonita.
Esse ano a queima de fogos foi bonita, mas poderia ser maior e melhor! Fortaleza está batendo recordes na ocupação hoteleira que há mais de 30 anos não alcançava. As férias na cidade prometem.
Confira algumas fotos do réveillon, by Iratuã Freitas, e Feliz 2010 com muita saúde, paz, amor dinheiro, sucesso para os leitores do blog DIVIRTA-CE!
LADY GAGA
A ARTISTA DO ANO
A nova rainha da música pop
Conheça um pouco mais sobre a cantora de apenas 23 anos que conquistou o mundo
Atitude, moda e música. Parceria com estilista fez Lady Gaga ficar mais famosa
Ela se chama Stefani Joanne Angelina Germanotta, nasceu em Nova Iorque, Manhattan, em 28 de março de 1986, e é a atual rainha da música pop mundial. Mais conhecida pelo seu nome artístico Lady Gaga, ela é inspirada por cantores e grupos de glam rock como David Bowie e Queen, mas há quem diga que ela lembre Grace Jones, ou seja a sucessora de Madonna – afinal, essa mulher diferente, performática, de apenas 23 anos e com um talento incrível para causar um frisson em suas apresentações tem mesmo o potencial para fazer o sucesso que Madonna fez – vai depender da trajetória da carreira dessa nova popstar que brilhou mais do que qualquer outro artista em 2009.
Filha mais nova do casal ítalo-americano Joseph e Cynthia Germanotta, com 11 anos de idade, Gaga preferiu sair da escola e ir para um convento: ela foi mandada para a Juilliard School em Manhattan, mas ao invés disto foi para o Convent of the Sacred Heart. Aprendeu a tocar piano aos 4 anos de idade, sendo que compôs sua primeira balada aos 13 e mais tarde já fazia apresentações. Aos 17 anos de idade ganhou admissão na escola de artes da Universidade de Nova Iorque Tisch. Lá, ela estudou música e aperfeiçoou sua habilidades de compor ao escrever dissertações e papéis analíticos focando em assuntos como arte, religião, e organização sócio-política.
Gaga assinou um contrato com a Def Jam aos 19 anos de idade, depois do produtor musical L. A. Reid ouvi-la cantar abaixo da entrada de seu escritório. Entretanto, ela diz que Reid jamais a conheceu, e depois de três meses, ela foi despedida da gravadora. Ela mudou-se para a casa de seus pais e começou a fazer apresentações no centro musical do sudeste de Nova Iorque, acompanhada dos grupos Mackin Pulsifer e SGBand.
Naquele período, começou a usar drogas e apresentar-se em clubes burlesque. Gaga disse que seu pai “apenas não entendia” aquilo, e que não conseguia olhar para ela durante alguns meses. O produtor musical Rob Fusari, quem ajudou Gaga a compor uma de suas primeiras canções, comparou seu estilo vocálico com o de Freddie Mercury. Ele apelidou-a de Gaga por causa da canção “Radio Ga Ga”, do grupo de rock Queen. Ela começou a usar este apelido como seu nome artístico e a partir daí ficou conhecida como Lady Gaga.
A partir de 2007, Gaga passou a trabalhar com Lady Starlight, quem ajudou-a a criar seus figurinos a serem usados em apresentações, como a do festival de música Lollapalooza, onde ela foi aclamada e recebeu muitas críticas positivas. Durante este período, ela passou a compor para artistas contratados da gravadora de Akon, assim como Fergie, Pussycat Dolls, Britney Spears, e New Kids on the Block. Depois de ouvi-la cantar em uma referência vocal para uma de suas faixas, Akon concluiu que ela também era uma boa cantora, e finalmente convenceu o presidente da Interscope Records, Jimmy Iovine para contratá-la e fazer um acordo com sua própria gravadora.
Lady Gaga com a Rainha Elisabeth da Inglaterra>>>>>
Em 2008, Gaga mudou-se para Los Angeles, e passou a trabalhar proximamente da sua gravadora para finalizar seu álbum de estreia The Fame. Gaga disse que combinou vários gêneros diferentes no álbum, “dos tambores e bate-palmas de Def Leppard até tambores de metal em canções urbanas”. Em julho de 2009 as vendas mundias do álbum foram contabilizadas em 3 milhões de cópias. O primeiro single do álbum, “Just Dance”, foi lançado em 8 de abril de 2008, e foi número um em seis países – Austrália, Canadá, Holanda, Irlanda, Reino Unido, e Estados Unidos. Este recebeu uma indicação ao Grammy na categoria “Melhor Canção Dançante”, mas perdeu para “Harder, Better, Faster, Stronger”, de Daft Punk. O segundo single, “Poker Face”, foi lançado em 3 de setembro de 2008, e assim como seu antecessor atingiu o número um, em quase vinte países, incluindo a maioria do comércio musical no mundo.
A primeira turnê oficial da cantora, a The Fame Ball Tour, começou em 12 de março de 2009 e foi muito elogiada pela crítica. Ela também disse ser bissexual e que é inspirada por lindas mulheres, o que ela afirma deixar seus namorados “desconfortáveis.” Sobre sua orientação sexual, Gaga afirmou não querer ser vista como alguém que quer usar a comunidade gay para ser atrativa. Antes desta entrevista ela disse à uma multidão em um dos seus concertos que a sua canção “Poker Face” fala em suas letras sobre fantasiar com uma mulher enquanto estar na cama com um homem. Gaga também apareceu no single do rapper Wale, “Chillin”.
Gaga foi indicada com um total de nove prêmios no MTV Video Music Awards de 2009. Em outubro, Gaga recebeu o prêmio da Billboard “Estrela em Ascenção de 2009”.
Com videoclipe de sucesso, e uma crítica feroz ao difícil mundo das celebridades, “Paparazzi” alcançou também incrível sucesso, assim como hit atual, “Bad Romance”.
Em Outubro de 2009 foi anunciada a segunda turnê da cantora, chamada "The Monster Ball Tour", que teria como base o novo trabalho musical, que seria um digno relançamento do "The Fame", intitulado "The Fame Monster", um belo trabalho, considerado pela crítica como um álbum totalmente independente do The Fame e de maior nível. A nova turnê irá passar por paises como Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e Austrália, por enquanto. Gaga, em uma entrevista a um jornal carioca, afirmou que também passaria pelo Brasil com a "The Monster Ball Tour".
TV DIVIRTA-CE
Confira shows e entrevista com Lady Gaga para o Fantástico
______________________________________________
3 comentários:
cialis bestellen cialis
generico cialis vendita cialis
cialis comprar cialis madrid
generique cialis cialis pas her
[url=http://kaufencialisgenerikade.com/]cialis preise[/url] cialis
[url=http://acquistocialisgenericoit.com/]cialis acquistare[/url] cialis ricetta medica
[url=http://comprarcialisgenericoes.com/]cialis comprar[/url] cialis necesita receta
[url=http://achatcialisgeneriquefr.com/]acheter cialis[/url] cialis moins cher
[url=http://kaufencialisgenerikade.com/]cialis bestellen[/url] bestellen cialis
[url=http://acquistocialisgenericoit.com/]cialis generico[/url] generico cialis
[url=http://comprarcialisgenericoes.com/]comprar cialis[/url] cialis
[url=http://achatcialisgeneriquefr.com/]cialis generique[/url] cialis 10mg orodispersible
Postar um comentário