segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

LIVROS - NÃO FICÇÃO

Os sonhos e a luta de Freddy Maemura – samurai, médico e revolucionário – ao lado de Che Guevara

Livro recupera a figura do guerrilheiro boliviano de origem japonesa que abandonou a carreira para integrar a guerrilha e se dedicar às causas sociais

Mais de 40 anos após a morte do líder revolucionário Ernesto Che Guevara numa emboscada na Bolívia, um personagem importante dessa história, que até então estava mergulhado no anonimato, é revelado nas páginas desta comovente e dramática biografia. Narrado por Mary Maemura Hurtado e H. S. Maemura, SAMURAI DA REVOLUÇÃO narra a vida de Freddy Maemura, médico boliviano de ascendência japonesa que fazia parte da guerrilha comandada por Che para derrotar o ditador René Barrientos do governo da Bolívia, e acabou perdendo sua vida no combate revolucionário.

Marcado desde pequeno pelo enorme espírito solidário, pela vontade inquebrantável, responsabilidade e senso de justiça, Freddy Maemura nasceu em Trinidad e chegou a La Paz nos anos 1960, onde se identificou com o pensamento comunista. De caráter firme e decidido, demonstrou desde cedo uma grande sensibilidade social, que o levou a formar-se em Medicina para mitigar os grandes sofrimentos físicos das pessoas e tornar mais acessível aos mais pobres essa nobre profissão. Suas inquietações revolucionárias brotaram a partir da percepção dos contrastes sociais: a dramática pobreza de alguns e a abundância de poucos.

Sua passagem por Cuba na condição de aluno bolsista formara-o antecipadamente como médico da humanidade, além de dotá-lo da perícia indispensável a uma atenção sanitária de emergência no calor do combate. O perfil que, meses antes, o havia credenciado a integrar o seleto grupo dos guerrilheiros do Che revelou-se integralmente na campanha, quando coube a ele cuidar da retaguarda do líder. Freddy — o ‘Médico’, como o Che o chamava, ou ‘Ernesto’ como era conhecido pelos companheiros de luta — foi um dos primeiros a entrar em combate direto com os soldados bolivianos.

Antes de ser assassinado pelo exército junto com seus companheiros, aos 25 anos, em uma emboscada num vau do rio Grande na região de Ñancahuazú, o ‘Médico’ dá uma prova final de sua integridade: prefere a tortura e a morte a virar delator do grupo de vanguarda no qual se encontrava o comandante Che Guevara. Como os samurais japoneses, dos quais ele herdara o sangue e a têmpera pela linha paterna direta, Freddy Maemura faz do próprio corpo uma muralha no afã de dar tempo para o grupo se afastar da zona de fogo. Às ameaças reage com insultos às mães dos militares, às torturas responde com o silêncio, ao ultimato de denunciar o paradeiro do Che reage com uma cusparada no rosto do capitão do exército boliviano. Baseados em testemunhos e investigação histórica, os autores narram o martírio dos guerrilheiros, que, aos poucos, ficaram famintos, isolados, sem recursos e dispersos, e os últimos dias de Freddy Maemura e do líder revolucionário Che Guevara.

Sua morte prematura nos revela, paradoxalmente, todo o mistério de uma existência rica em experiências cotidianas e comprometida com o próximo, ao mesmo tempo em que constitui uma simbologia heróica da revolução humana. De sua ascendência japonesa, Freddy herdou em grande medida o espírito de luta e a essência da cultura oriental, como um método de autoconstrução, de disciplina e de superação interior, adotando um código de vida estrito, como na tradição samurai, através de princípios inabaláveis que enfatizavam a lealdade e a honra até a morte.








Curso completo de tarô, de Nei Naiff, acaba de ser lançado pela Ed. BestBolso‏

A Editora BestBolso (www.record.com.br) acaba de lançar um dos livros mais completos e acessíveis sobre a arte de jogar tarô. Nei Naiff, um dos melhores instrutores brasileiros na área holística, explica sobre cada carta e ensina diferentes possibilidades de jogos. Curso completo de tarô acaba de sair da gráfica da Ed. BestBolso e chega às livrarias esta semana.

CURSO COMPLETO DE TARÔ (78 cartas no encarte)

Nei Naiff
Edições BestBolso

320 páginas
Preço: R$19,90

Formato:12x18cm

Não ficção

Texto integral, com Nova Ortografia
Inclui 78 cartas para destacar e montar o baralho completo

Nei Naiff destaca-se entre os melhores escritores e instrutores da área holística. Ao longo de sua vasta experiência profissional (tarólogo, astrólogo e terapeuta) adquiriu um conhecimento amplo, o que fica evidenciado neste livro com texto sintético e didática exclusiva. Curso completo de tarô ensina a decifrar o tarô de forma prática e dinâmica permitindo ao leitor ser autodidata. Estruturado em 25 lições que abordam desde a origem histórica até as diferentes formas de previsão, o curso aponta gradualmente como entender a simbologia, o significado e a combinação das cartas (arcanos). Para auxiliar na compreensão, as lições são acompanhadas de estudos adicionais, resumos e testes práticos que permitem ao estudante avaliar passo a passo o próprio aprendizado.

"O que vence pela verdade e pureza" é o significado do nome espiritual Nei Naiff, adotado por Claudinei dos Santos, um dos melhores instrutores brasileiros na área holística. Nascido em Jundiaí (SP), em 1958, Nei é conferencista internacional, tarólogo, astrólogo e escritor. Curso completo de tarô é sua obra de maior sucesso, mas também publicou Tarô, carma e numerologia, Onde está minha felicidade?, Consulte o tarô, Consulte as runas, Consulte o I Ching, Consulte a Bíblia, Florais do mundo, Curso completo de terapia holística entre outras. Sua ampla experiência inclui mais de vinte mil alunos (em curso regular e pela internet) e o atendimento a cerca de dez mil clientes, o que possibilitou uma visão ampla da vida e do universo espiritual que serve de base para suas obras.











Relato emocionante e cheio de surpresas

Dr. Gil Lúcio Almeida conta sua história de vida em “O Engraxate que virou PHD”


O livro “O engraxate que virou PhD”, escrito por Dr. Gil Lúcio Almeida é uma ótima opção para os fãs da boa leitura, principalmente os que gostam de livros de auto ajuda com base em fatos reais.
Uma história verídica de superação e otimismo completa as 190 páginas da autobiografia. O autor declara em sua obra as dificuldades que passou e revela todos os segredos para conseguir mudar de vida, relatando todas as iniciativas que fizeram com que ele crescesse com seus erros e acertos.
Com uma vida de muita simplicidade em São João do Glória MG, o autor com apenas 8 anos de idade começou a trabalhar para ajudar sua família. Gil Lúcio iniciou seu trabalho como engraxate, vendeu frango, verduras e até ajudou o pai vendendo lingüiças feitas por ele. Uma família de poucas posses, mas sempre disposta a crescer. Gil sempre teve a certeza de que as coisas dariam certo; e deram. O livro detalha cada parte sofrida e batalhadora do menino engraxate. Os dez segredos que ele usou para se tornar PHD e que são mostrados no livro em cada um dos 23 capítulos.







Sentidos de Natercia Rocha

Região Norte do Ceará é homenageada em livro da jornalista

> Arco Iris na serra de Ibiapaba

“Toda a vida é uma grande viagem e a velocidade não é mais que uma ilusão; não importa a carruagem que usamos, mas o caminho que percorremos”. O referido pensamento de Delia Steinberg Guzmán, coadune com a análise e o olhar crítico e observador da jornalista cearense, Natercia Rocha, que acaba de escrever o livro “Rumo Norte”. O lançamento aconteceu dentro da programação “Quinta Cultural”, no Mercado dos Pinhões, logo após show do músico Melquíades.
Natercia Rocha nasceu em Fortaleza, foi criada em Juazeiro do Norte, mas suas raízes estão fincadas no Norte do Ceará. Ao explicar o título “Rumo Norte”, a jornalista faz questão de enfatizar que o povo que habita aquela região possui traços e costumes que os diferenciam das demais localidades do estado. A ideia do livro surgiu quando Natercia fez por mais de dois anos, a cobertura jornalística por cidades, distritos e lugarejos que formam a zona norte, trabalhando como repórter em Sobral. A aproximação da autora com realidades, sonhos, dores e alegrias, dos mais diversos credos, cores e classes sociais, permitiram leituras que foram além de pautas do jornal.
Aprovado pelo V Edital de Incentivo às Artes de 2008, na categoria Literatura, da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), “Rumo Norte” foi publicado com uma seleção de 30 textos e 31 fotografias, que representam, nessas duas linguagens, experiências vividas e percebidas na intimidade de povos e lugares, quase sempre, imperceptíveis ao cotidiano. Ao lado das imagens, estão propostos pequenos textos literários, escritos em primeira pessoa, captados em instantes singelos e transportados para linguagem de poemas ritmados, onde Natercia Rocha brinca com metáforas, desenha com palavras as imagens que vê, joga com opostos e aprofunda sensações.
Apesar de todo o material do livro ter sido produzido no norte do Ceará, a concepção de textos e imagens está desvinculada de tempo e lugar. “Rumo Norte” traz, também, poema póstumo dedicado ao poeta José Alcides Pinto, com a imagem do momento em que os filhos acompanham o enterro do pai, no sopé do Morro dos Rocha, no Estreito, em junho de 2008. Provavelmente, o único registro da despedida do autor da Trilogia da Maldição. O segundo livro de Natercia Rocha que já está em fase de preparação chama-se “Contos de Ir Embora”.





Mau humor tem cura

Uma das áreas mais comprometidas pelos sintomas da distimia é o relacionamento interpessoal, principalmente o amoroso e resulta em um grande número de separações

O mau humor ocasional e indisponibilidade para relacionamentos amorosos. Sintomas presentes em todos os seres humanos em diferentes períodos da vida. Até aí nada de anormal. O problema é quando esses sintomas passam a ser frequentes e impossibilitam que o indivíduo leve uma vida normal, sem prejuízo nos relacionamentos interpessoais, principalmente amorosos e nos convívios familiar e na sociedade.

Poucos sabem, mas o mau humor tem cura. Na verdade essa é uma doença, a distimia, espécie de depressão que acomete de 2,9 a 6,3% da população mundial. No Brasil, segundo essa estimativa, algo em torno de 5,5 a 12 milhões de pessoas. "Uma das áreas mais comprometidas pelos sintomas da distimia é o relacionamento interpessoal, principalmente o amoroso e implica em um grande número de separações", explica o psiquiatra Ricardo Alberto Moreno, autor do livro "Distimia - Do mau humor ao mal do humor", lançamento Artmed Editora, obra publicada em conjunto com os especialistas Táki Athanássios Cordás, Antonio Egidio Nardi & Cols.

Segundo Moreno, hoje se sabe que a distimia não se distingue da depressão maior pelos sintomas, mas pela cronicidade e com persistência de pelo menos dois anos. "Por ser crônica e de leve intensidade, cursa com prejuízos nas esferas afetiva, social e profissional", afirma. Deve, no entanto, ser diferenciada de características de personalidade e de transtorno do espectro bipolar, sendo identificado como problema médico-psiquiátrico, passível de tratamento. Outro aspecto dos que apresentam a distimia é o conhecido indivíduo que enxerga 'o lado negativo de tudo', pessoas que não encontram satisfação no trabalho e na vida pessoal.

Serviço
Livro: Distimia - Do mau humor ao mal do humor, diagnóstico e tratamento
Autores: Ricardo Alberto Moreno, Táki Athanássios Cordás, Antonio Egidio Nardi & Cols.
Formato: 16x23
Páginas: 118
Preço: R$ 34,00






Pearson Education lança "Modelos de gestão", guia prático e indispensável a empreendedores


Lançada neste mês pela Pearson Education, a segunda edição de Modelos de gestão é um guia prático e indispensável a qualquer gestor ou aspirante a gestor que prezem pela excelência e praticidade em seu dia a dia.

A obra, com diagramação moderna, linguagem acessível e conteúdo objetivo, traz os 60 modelos de gestão mais comuns organizados em ordem alfabética e dispostos de acordo com a categoria em que são aplicados. Cada modelo é dividido em seções que indicam como e quando devem ser usados.

Prático, o livro auxilia o gestor em sua tomada de decisões de maneira rápida e direta, apresentando tanto os modelos já tradicionais quanto aqueles mais modernos no mundo dos negócios.


Sobre a Pearson

A Editora Pearson está presente em 50 países, oferecendo conteúdo de qualidade para estudantes e instituições de ensino em 13 idiomas. Instalada no Brasil desde 1996, a Pearson publica livros nas áreas de ensino da língua inglesa, com o selo Longman; informática, com o selo Prentice Hall; negócios, com o selo Financial Times/Prentice Hall, er

SERVIÇO
Título: Modelos de gestão, 2ª edição
Autores: Marcel van Assen, Gerben van den Berg e Paul Pietersma.
Número de pág.: 240
Preço: R$ 49,00
Editora: Pearson Education
Selo: Prentice Hall — Finantial Times
****







Novo livro de Zíbia Gasparetto
já é o mais vendido


Em menos de uma semana de seu lançamento, o novo romance de Zíbia Gasparetto, Se abrindo pra vida, ditado pelo espírito Lucius, atinge o primeiro lugar na lista dos mais vendidos na categoria autoajuda elaboradas pelas principais publicações do país com base nas informações das livrarias.

A liderança de Se abrindo pra vida, o novo romance de Zíbia Gasparetto, na lista dos livros mais vendidos e conquistada em apenas uma semana desde o seu lançamento, não chega a ser uma surpresa, pois o mercado editorial sempre aposta no sucesso de suas publicações. Estima-se que a escritora, uma das mais lidas no Brasil, tenha um fiel público de 30 milhões de leitores e que seus 34 livros publicados, 25 dos quais romances ditados pelo espírito Lucius, somem 10 milhões de livros vendidos.

No lançamento de Se abrindo pra vida realizado no auditório da Livraria Saraiva do Shopping Center Norte, na capital paulista, na noite de quinta-feira passada (dia 10), por exemplo, mais de 200 pessoas participaram de um bate-papo com a escritora.

As perguntas, formuladas por pessoas das mais variadas idades - de crianças e adolescentes a idosos - traziam curiosidades sobre a sua vida pessoal, sobre o seu contato com a espiritualidade e até sobre questões relacionadas às catástrofes e crises mundiais. Sempre amável e didática, Zíbia respondeu a todas as dúvidas de seus leitores e, ainda, pacientemente atendeu aos pedidos de autógrafos.

Sobre o novo livro
Se abrindo pra vida também deve tornar-se bestseller, como a maioria de seus livros. O romance, ditado pelo espírito Lucius, narra a história de Jacira, uma mulher de 38 anos, solteira e extremamente dedicada à família, que culpa a todos pela sua infelicidade enquanto acredita ser uma vítima da vida e de não ter o poder de mudar o seu próprio destino. A publicação tem 368 páginas e traz o selo da Editora Vida e Consciência.

"Na vida, o importante é analisar os próprios sentimentos, descobrir qual a sua vocação e verificar o que lhe proporciona mais felicidade. Em seguida, é preciso respeitar seus verdadeiros sentimentos, direcionar suas escolhas com bom-senso e persistência, colocando-se em primeiro lugar nas suas escolhas. Todos precisamos reconhecer que há momentos de dizer sim e de dizer não. Respeitar seus sentimentos é a melhor forma de se valorizar", orienta. ***






INFANTIL

“Meu Primeiro Álbum de Piano Solo”, de Dulce Auriemo e Amilton Godoy

O songbook “Meu Primeiro Álbum de Piano Solo” reúne composições da obra literária e musical infantil “Espantaxim e o Castelinho Mágico” e traz de maneira inovadora e atraente uma notável contribuição à formação musical de um principiante no estudo do piano ou de instrumentos em clave de sol. A belíssima obra, com letra e música de Dulce Auriemo e arranjos para Piano Solo elaborados por conhecido pianista Amilton Godoy, conquistou recentemente o segundo lugar* na edição 2009 do Jabuti, na categoria “Didático e Paradidático”. É indicado para principiantes – de todas as idades – no estudo de piano ou instrumentos em clave de sol.

“Meu Primeiro Álbum para Piano Solo” contém 14 arranjos, classificados por grau de dificuldade crescente, de um a quatro, que são representados através de uma Estrelinha, a personagem Luzinha de Prata. Ao final, há uma faixa bônus especial, de construção mais elaborada, dedicada àqueles que já possuem um maior domínio do instrumento. A edição é bilíngüe e totalmente ilustrada com os simpáticos personagens da turminha do Espantaxim, criados por Dulce Auriemo.


Além dos textos, há versões das letras que possibilitam que as músicas possam ser cantadas em português e inglês. “As versões literais foram elaboradas com apenas algumas adaptações – licenças poéticas – já que a fonologia e a gramática de cada língua são bem diferentes. Assim, sem modificar a mensagem das letras, podem ser também cantadas em inglês. Por essa razão, o foco principal foi mais voltado à métrica dos versos do que à procura de rimas perfeitas”, diz Dulce Auriemo, acrescentando que “cada música apresenta um novo personagem”, como Au Au Au, Princesinha, Castelinho, Sorveteiro, Dentucinho, Ursinho Azul, Indiozinho, Espantaxim e Pomba Mensageira. O livro contém um CD com todos os arranjos para piano solo interpretados por Amilton Godoy.

Segundo Godoy, “é um material musical totalmente brasileiro, que apresenta variedade de pulsações rítmicas, com informações harmônicas através do processo de cifragem internacional, incluindo anotações de dedilhos e nuances”. A obra contém um capítulo especial, com características e análise dos arranjos, que vem ilustrado com fotos dos autores em diversos momentos da elaboração do trabalho.

Para a educadora norte-americana Chris Iddings, a tradutora do livro, o trabalho de Dulce Auriemo é repleto de originalidade e de vitalidade contagiante. “A coleção de músicas incluídas no álbum representa um repertório de ritmos complexos, ainda que a autora os faça parecer simples. Trazendo desde o Samba-Canção, Frevo, Marcha-Rancho e vários outros ritmos, esse álbum nos presenteia com grande energia e o ecleticismo musical que consagrou a música brasileira ao redor do mundo”, afirma.

“Meu Primeiro Álbum de Piano Solo” é o 4º livro/CD do Projeto “Espantaxim e o Castelinho Mágico” (Preço: R$ 58), que tem como foco principal o incentivo a música, o aprendizado musical e a leitura. É totalmente ilustrado com personagens musicais que são os temas das canções e fazem parte da Turminha do Espantaxim, criada por Dulce Auriemo. O projeto tem ainda dois livros e dois CDs. ****

Nenhum comentário: