segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

CINEMA CEARÁ

Filme cearense é vencedor da Mostra Tiradentes

“Estrada para Ythaca” foi dirigido por quatro cineastas estreantes


O longa-metragem dirigido por quatro diretores iniciantes do Ceará, “Estrada para Ythaca”, levou os prêmios dos dois júris da edição 2010 da Mostra Tiradentes, entregue sábado. Tanto o júri jovem como o júri da crítica elegeram o roadmovie como o melhor filme apresentado na Mostra Aurora, dedicada a cineastas em seus primeiros trabalhos. Guto Parente, Ricardo Pretti, Pedro Diógenes e Luiz Pretti receberam o troféu Barroco emocionados. “Um brinde à resistência e à amizade”, disse Ricardo Pretti, ao receber premiação. O filme “Mulher À Tarde”, de Afonso Uchoa, recebeu a menção honrosa do júri jovem.
O júri popular da 13ª Mostra escolheu “Herbert de Perto”, o documentário de Roberto Berliner e Pedro Bronz. Entre os curtas-metragens, foram premiados o curta Obra-Prima, de Andréa Midori Simão e Thiago Faelli, foi premiado como melhor curta do júri popular da Mostra Panorama.“Recife Frio”, de Kleber Mendonça Filho, foi eleito o melhor curta do júri popular da Mostra Foco e “O Filme Mais Violento do Mundo” recebeu o Prêmio Aquisição do Canal Brasil.
Assinado por Irmãos Pretti e Primos Parente, “Estrada para Ythaca” é um manifesto pelo desejo de fazer cinema a qualquer custo, ou a um custo qualquer, com colaboração de amigos e muita ousadia formal. Seu maior mérito é o de nos deixar suspensos, sem saber como será a próxima cena.

Quatro amigos decidem, após longa bebedeira, fazer uma viagem para Ythaca, mas se perdem pelo caminho, onde se desesperam, sofrem, dançam embriagados, desenvolvem laços que fortalecem a amizade e encontram um disco voador (que leva suas barbas?).
Vale lembrar que o melhor filme da primeira Mostra Aurora (2008), disparado, foi o cearense "O Grão", de Petrus Cariry. Agora, dois anos depois, outro filme do Ceará desponta com louvor. Com menos rigor e apuro estético, mas com uma loucura que entrega o laço que une quatro cabeças que parecem pensar como uma só.
Nos curtas, o Ceará já deu sinal de talento em duas obras: Petrus Cariry retorna à Mostra com o belo "A Montanha Mágica", retrato de infância registrado pelo pai, Rosemberg Cariry, em algumas imagens de Super 8, e pela câmera lírica de Petrus, num emocionante filme de fluxo de memória de uma tarde em um parque de diversões. "As Corujas", de Fred Benevides, impressiona pela criação de uma atmosfera de terror, e pelo filtro inusitado com o qual distorce as imagens. São mais dois exemplos da vitalidade dessa geração de cineastas cearenses.






Ceará, terra da ficção científica


Conheça os filmes cearenses “Área Q”, sobre ETs, e o futurista “Centopeia”

>Produtor es dizem que gastaram R$ 300 em “Centopéia”

Duas produções cearenses estarão nas telas de cinema em breve falando sobre mudanças climáticas no futuro e ETs no interior do Ceará. “Area Q” foi filmado em Quixadá e Quixeramobim, no interior do Ceará , Fortaleza e Los Angeles. Após cinco anos de produção, “Centopeia” O longa é uma parceria entra as co-produtoras cearenses ATC Entretenimentos e Estação Luz Filmes com a Reef Pictures, de Hollywood.
“Area Q” será centrado nos eventos extra-terrestres em cidades do Ceará, que são consideradas centros de atração de visitas alienígenas e terá estrelas da Globo e ator americano do seriado Grey’s Anatomy. Os testes de elenco ocorreram em Fortaleza, e os atores agradaram o diretor Gerson Sanginitto ('Cadáveres 2'). Uma das atrizes cearenses que está no elenco do filme é Ana Karenina. O início das filmagens acont eceu em setembro, e agora “Area Q” está em fase de pré-produção. O cearense Halder Gomes é o produtor executivo do longa, que deverá ser lançado no primeiro semestre de 2010. O longa é uma parceria entra as co-produtoras cearenses ATC Entretenimentos e Estação Luz Filmes com a Reef Pictures, de Hollywood.

Após cinco anos de produção, o primeiro longa-metragem de ficção-científica feito no Ceará teve lançamento comercial na próxima sexta, 15 de janeiro, no Centro Cultural SESC Luiz Severiano Ribeiro, o Cine São Luiz. Gravado em digital, sem recursos de lei de incentivo, edital ou patrocínio, “Centopeia” foi possível através de parcerias e da colaboração de diversos técnicos. Mesmo com recursos limitados, o resultado é uma produção de qualidade, com elaborados efeitos visuais. O filme é uma realização da produtora Vide Cine e suas gravações foram realizadas em Quixeramobim e Fortaleza. Os produtores de “Centopeia”, Daniel Abreu e Camile Queiroz, calculam que foram gastos aproximadamente R$ 300,00 no filme, principalmente por conta das gravações em Quixeramobim, que exigiram recursos para combustível e alimentação da equipe. No entanto, a falta de um maior aporte financeiro para a realização da obra foi intencional. O diretor, Daniel Abreu, queria ter liberdade de experimentação, sem as amarras de cronograma e orçamento pré-determinados que um patrocínio pudesse gerar. Dessa forma, foi possível uma série de alterações em relação ao projeto inicial, que inclusive nasceu como um curta-metragem e acabou virando um longa.

>“Area Q” foi filmado em Quixeramobim e EUA. Tânia Khalil e Murilo Rosa no elenco

Os quatro anos de produção também serviram para o aperfeiçoamento dos efeitos visuais criados pelo diretor, presentes ao longo de todo o filme. A riqueza das imagens pode ser constatada no trailer, disponível no Blog Divirta-CE (www.divirta-ce.blogspot.com). Os efeitos especiais, no entanto, não dependem exclusivamente da manipulação de imagens no computador. A criatividade e a capacidade de improviso da equipe estão presentes também na maquiagem, no figurino e nos objetos de cena. Tudo isso com o objetivo de criar um ambiente futurista da forma mais convincente possível.










"Centopeia", um filme de arte

Ficção-científica como pano de fundo para um drama filosófico-existencial

Preocupados com comparações que a temática do filme “Centopeia” possa causar, os produtores ressaltam que o filme não segue os moldes do cinema norte-americano. Ao contrário, o longa cearense possui uma estrutura narrativa própria, bem diversa do padrão hollywoodiano. Como exemplo, eles revelam alguns detalhes, como a utilização de planos longos, poucos diálogos e a importância fundamental do posicionamento da câmera, que sugere a distância que o protagonista mantêm entre ele e as outras pessoas.

Todos esses aspectos foram devidamente planejados e se articulam entre si. O filme, na verdade, usa a ficção-científica como pano de fundo para um drama filosófico-existencial. Ele sugere que o meio-ambiente no futuro está seriamente modificado por questões climáticas.

O filme acompanha a trajetória do fazendeiro Joel em sua tentativa de sobrevivência e seu processo de humanização.

“Centopeia” acontece no ano de 2056 e é é recheado de simbologias e referências bíblicas. Nessa época, o Brasil desenvolveu seu programa espacial e envia uma equipe a Marte, comandada por uma astronauta (personagem da atriz Jeanne Feijão). A nave, no entanto, sofre uma pane e perde comunicação com a Terra, que ignora o destino da tripulação.

Paralelamente, descobre-se que um objeto não-identificado está em rota de colisão com a Terra e que seu impacto irá provocar a morte de quase toda a vida no planeta. A trama é narrada pelo ponto de vista de um fazendeiro (interpretado por Camilo Vidal) no interior do Ceará que luta para sobreviver, se deparando com um espiral de situações que subvertem a realidade conhecida.

"Centopeia” estreou no Cine São Luiz, na Praça do Ferreira, em Fortaleza.





TV DIVIRTA-CE


Confira trailer do filme "Centopeia", estreia de sexta no Cine São Luiz



____________________________________








No suspense “Area Q”, jornalistas investigam ETs


Ator do seriado “Grey’s Anatomy” faz filme cearense.

>Isaiah Washington no carro do Ronda


“Area Q“ é sobre um grande repórter, Thomas Matthews (Isaiah Washington), de uma revista conceituada dos Estados Unidos, que atravessa problemas pessoais. Em um certo momento, seu chefe o obriga a sumir e relaxar. Por sorte, aparece uma história no Ceará – o fim do mundo para eles – de uma onda de aparições de Objetos Voadores Não-Identificados, abduções e curas milagrosas. Ele vem para o Brasil entender se não é uma paranóia coletiva. Seu ceticismo entra em contato com esse lugar e a vida dele muda de forma inesperada.
O personagem de Tânia Khalil é Valquíria, uma repórter disfarçada que representa interesses de superpotências em transformar evidências de seres do outro mundo em notícia de tabloide, ridicularizar qualquer possível prova.
Murilo Rosa vai interpretar o agricultor João Batista, um personagem presente em três épocas e que foi abduzido. O diretor será Gerson Sanginitto, com quem o produtor executivo cearense Halder Gomes trabalhou em “Cadáveres 2”. As filmagens aconteceram ano passado, em outubro no Ceará, e novembro em Los Angeles, Estados Unidos, e agora

“Area Q” está em fase de pós produção, com colocação de efeitos especiais e montagem. O filme deverá estrear ainda no primeiro semestre de 2010.










CINEMA VAI ÀS RUAS:

COLETIVOS FORMADOS PELO PROJETO PONTOS DE CORTE PROMOVEM EXIBIÇÃO DE FILMES


Confira a programação de férias


Cine Paramotoquinha
O cineclube foca atrações para o público infantil, na Associação Comunitária da Serrinha, avenida Dedé Brasil. Contato (85) - 8805-5465
Dia 27 de janeiro, 19h Atrações Culturais com o grupo Escambo Popular de Rua, de Fortaleza.

Cine Serviluz
Todos os sábados a partir das 18h, cinema ao ar livre no bairro Serviluz (Praia do Futuro). Contato pelo telefone (85) 8775-9305. Exibição e debate sobre os filmes Coisa Fina, de Raimundo Cavalcante e Maxwell Ferreira, SOS Cocó, de Camilo Ximenes e Cine Holiúdy - O Astista Contra o Caba do Mal, de Halder Gomes.
Próxima atração: 30/01 - Pracinha da Estiva - Travessa Vicente de Castro, s/n.

Nenhum comentário: