segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

DANÇA

Sapateado “Confia em mim”, da residência artística de Brino Correia...

...no Teatro José de Alencar, estréia com alunos no dia 02 de fevereiro e volta ao cartaz em todas as primeiras terças de cada mês

Como resultado da Residência que trabalha com sapateado no Theatro José de Alencar/TJA (em Fortaleza, CE), realizamos a performance “CONFIA EM MIM”, com coreografia e direção do professor Brino Correia, desenvolvida por seus alunos para apresentação com duração de 15 minutos. Tendo como alvo em nossos trabalhos a descoberta dos porquês das coisas ao nosso redor, nosso maior e melhor material é o ser humano que nos dias de hoje passa por uma das maiores crises já enfrentadas em nossa história: “a falta de percepção”. CONFIA EM MIM é uma interrogação a respeito dessa crise, tentando nos alertar, que é possível encontrar caminhos alternativos, que podem até não solucionar o problema, mas certamente nos fará refletir sobre atitudes e relações interpessoais.

A mostra da performance “CONFIA EM MIM” estréia nessa terça, 02 de fevereiro de 2010, às 17h no Pátio nobre do TJA e fará parte da programação gratuita para todas as idades em toda primeira terça do mês, até dezembro 2010 (promoção iniciada em janeiro). FICHA TÉCNICA: Direção e Coreografia BRINO CORREIA. Produção e Figurino: A RESIDÊNCIA. Músico: BRUNO MARTINS. Participação Especial: SÍLVIO GURGEL. Elenco: BRINO CORREIA, DIEGO CLAYTON, ELÍLIA ROCHA, HIGOR FERNANDES, INGRID OHARA, KARENA SANTOS, MANOEL TORRES, THAÍS PINHEIRO

Saiba Mais: Brino Correia : (085) 87738944 - email: brinotap70@hotmail.com

Sobre a Residência Permanente de Sapateado com Brino Correa no TJA

Surge com o intuito de difundir esse segmento artístico para além das academias de dança convencionais, possibilitando o desenvolvimento de jovens e adultos de baixa renda, com ou sem experiência, no campo da dança. Iniciada em Fevereiro de 2009, a residência conta com o sapateador Brino Correia, no desenvolvimento da formação dos alunos, em parceria com Theatro José de Alencar, no tocante à estrutura física para sua ocorrência, bem como oportunidades de apresentação dos trabalhos desenvolvidos.

O projeto conta, desde sua fundação, com oito alunos fixos já em nível intermediário e dez alunos iniciantes. Não havendo restrição de idade ou teste de aptidão para o ingresso, sendo assim aberta à comunidade.

Dentre os principais elementos desenvolvidos na Residência Permanente estão: Técnica, Coordenação Motora, Ritmo, Sincronismo de Movimentos, Apreensão da Nomenclatura dos Passos do Sapateado, bem como o Resgate da História do mesmo.

Objetivos: Tornar de conhecimento público o trabalho desenvolvido pela Residência; Ampliar a abrangência do projeto criando trabalhos de qualidade; Possibilitar a apresentação dos produtos resultantes do projeto;Formação de platéia difundindo o sapateado na cena cearense.







Cia. Experimentus apresenta espetáculo "Formas"

A projeção de material pessoal fotográfico e em vídeo de três bailarinos em cena revela no palco gestuais próprios e espontâneos que compõem um trabalho único revivido por formas inusitadas de ver e conceber as situações nostálgicas que a mente nos coloca a prova. Formas são observações performáticas pura e simples criadas por uma pesquisa de cada corpo em movimento através das impressões presentes de cada bailarino.

O resultado é uma obra coreográfica intensa e com sucessivas repetições visuais, sonoras e de gestos. O corpo como um objeto que, uma vez aberto, revele as lembranças que norteiam a memória.
Com direção e coreografia de Paulo Lima, a Experimentus Cia de Dança apresenta, com as bailarinas Aline Rodrigues, Ana Vládia Lima e Danielli Vieira, o espetáculo Formas, dias 14, 21 e 28 de janeiro de 2009, no Teatro do Dragão do Mar.

A Cia. é composta por jovens bailarinos, coreógrafos clássicos e contemporâneos formados por uma ONG (EDISCA) com aperfeiçoamento no Colégio de Dança do Ceará/Brasil. Fundada em 2005, a Cia. estreou em 2006 o balé ILUZÃO, onde o mote do espetáculo era a luz. Em 2007 foi contemplada pelo edital da FUNCET de manutenção de companhias de dança se aperfeiçoando com Tíndaro Silvano, profissional referência no Brasil e no mundo.

Considerada pela crítica especializada uma das mais promissoras da nova geração, a Experimentus Cia. de Dança vem desenvolvendo uma linguagem singular confirmando sua presença ativa no cenário da dança.

Serviço: Experimentus Cia. de Dança apresenta Formas dias 14 e 21 (acesso livre) e dia 28 de janeiro (R$ 4,00 / 2,00), às 20h, no Teatro. Classificação livre







VII BIENAL INTERNACIONAL DE DANÇA DO CEARÁ – CONEXÃO CABO VERDE

Em iniciativa inédita, Bienal de Dança amplia relações com países do hemisfério sul e leva 92 artistas do Ceará, Minas Gerais e São Paulo a Cabo Verde

Para fortalecer os processos colaborativos de criação artística com países do hemisfério sul, a Bienal Internacional de Dança do Ceará, que completa 12 anos e sete edições, realiza o projeto Conexão Cabo Verde, realizando sua primeira edição fora do território cearense. De 19 a 23 de janeiro, 92 criadores e intérpretes do Ceará, Minas Gerais e São Paulo estiveram expandindo fronteiras e relações artísticas com Cabo Verde. Foram cinco dias de intensa programação de espetáculos, oficinas, cursos, palestras e encontros.

Com esse movimento, delineia-se um painel rico e multifacetado de propostas provenientes de contextos distintos. Dança contemporânea, hip hop, manifestações da tradição caboverdiana. O encontro de gêneros e gerações renderá um breve apanhado de obras feitas em cenários em constante mutação, atravessados pela intensidade dos processos culturais e políticos contemporâneos, mas também e, sobretudo, conseqüência e causa de formas outras de habitar a dança.

A programação foi delineada e estruturada por 31 espetáculos, dos quais 14 brasileiros e 11 caboverdianos, visando trocas de experiências e modos de existência em dança. Para favorecer essa aproximação, o formato das ações de formação contou com o curso de Linguagem e Realização em Vídeo-dança, ministrado por Alexandre Veras (Ceará/Brasil), e a palestra Corpo e Imagem, que Veras ministra com Andréa Bardawil, ambos idealizadores do Programa de TV Terceira Margem, produzido pela Bienal de Dança e exibido pela TV O Povo/Fundação Padre Anchieta/TV Cultura de São Paulo; e a palestra Políticas Públicas para dança, com Leonel Brum, coordenador de Dança da Funarte – Fundação Nacional de Artes (Rio de Janeiro/Brasil). E para partilhar fazeres e pensamentos artísticos, a coreógrafa Silvia Moura, diretora do CEM – Centro de Experimentações em Movimentos, e o diretor da Paracuru Cia. de Dança Flávio Sampaio realizaram oficinas nas comunidades caboverdianas. Houve, ainda, a edição de Os Bons Encontros, em que artistas que se apresentaram na noite anterior conversam com o público sobre seus processos criativos.

A Bienal Internacional de Dança do Ceará – CONEXÃO CABO VERDE é apresentada pela Petrobras, através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, Governo do Estado do Ceará, Governo Federal do Brasil e Câmara Municipal de Praia/Cabo Verde; conta com patrocínio do Banco do Nordeste e Funarte – Fundação Nacional de Artes; agradecimento especial à Companhia Energética do Ceará; apoio institucional Embaixada do Brasil no Cabo Verde e Instituto Camões; apoio cultural Governo do Estado do Ceará, através de sua Secretaria da Cultura, Governo Federal do Brasil, através do Ministério da Cultura do Brasil e da Diretoria de Relações Internacionais, e Governo Federal do Cabo Verde; parceria da ProArte, ProDança – Associação de Bailarinos, Coreógrafos e Professores de Dança do Ceará e A.H.B.D. – Associação Hugo Bianchi de Dança; sendo uma realização da Indústria da Dança e Quitanda das Artes.









Quinta Cultural tem dança, música e artes plásticas no Mercado dos Pinhões

Nesta quinta, dia 14, tem show de Paulo Façanha, distribuição do catálogo do 60º Salão de Abril e performance com a Cia. de Dança Omi

Artes visuais, dança e música. Essas são as atrações da semana do projeto Quinta Cultural, que tem como característica a aproximação das diversas linguagens artísticas em uma mesma noite no Mercado dos Pinhões. A noite começa com a distribuição do catálogo do 60º Salão de Abril. A publicação traz uma retrospectiva de imagens das obras em exposição durante a mostra, realizada entre setembro e outubro do ano passado. Com o tema “Qual o lugar da arte?”, o 60º Salão de Abril instigou a reflexão da relação do homem com o espaço, a questão da identidade e da coletividade e o papel da arte na contemporaneidade, instigando o pensamento sobre o lugar que esta ocupa. As obras selecionadas passaram pelo Passeio Público, Rua Major Facundo e Senador Alencar, indo ao encontro do Centro de Referência do Professor - constituindo um conjunto de intervenções urbanas no coração da cidade.

Em seguida, o palco do Mercado dos Pinhões será ocupado pela Companhia de Dança OMI, com uma aula de samba de gafieira. O diretor da companhia, Éder Soares, irá ministrar a aula aberta ao público com duração de 40 minutos. Após a aula, os dançarinos da companhia fazem uma apresentação de tango, samba, salsa e forró. A OMI surgiu em 2007 e desde então desenvolve trabalhos de pesquisa a partir de danças folclóricas populares, danças a dois e danças de salão, tentando valorizar a ancestralidade dessas danças, criando uma linguagem contemporânea e tentando dialogar com outras linguagens tais como música, teatro, capoeira, canto, entre outros. A OMI se propõe à renovação, tendo como pretensão propor um olhar diferenciado, assim como produções divergentes nas atuais referentes criações em dança, valorizando e mantendo seu foco na releitura da nossa cultura. A companhia tem como principal objetivo resgates mútuos de ações culturais da dança, assim como aplicá-la de forma recreativa e artisticamente fora do olhar comum.

Fechando a noite, show com o cantor e compositor Paulo Façanha. Considerado um dos artistas mais atuantes de Fortaleza, Paulo Façanha começou sua trajetória profissionalmente cantando na noite aos 17 anos. Suas composições, por ele interpretadas, sempre foram destaques nos festivais. Entre suas conquistas está o título de melhor intérprete do Festival Universitário da Canção, da UFC, de 1993, com “Calabouço”, composta com Marcílio Homem e Beto Paiva. Seu primeiro CD, intitulado “Parto”, foi lançado em 1996 de forma independente com muito boa aceitação do público e crítica. Em 1999 Paulo Façanha fez uma temporada de seis meses com grande sucesso no México. Sua composição de maior sucesso é “Quando a noite chegar”, em parceria com Beto Paiva, gravada por Jorge Vercillo no ano 2000, no álbum “Leve”. Isso contribuiu com grande repercussão em sua carreira. Neste mesmo ano, lançou seu segundo disco com participações especiais de Flávio Venturini e do violonista Manassés de Sousa. Atualmente, Paulo trabalha o seu terceiro disco, “Vida é pra gastar”, produzido por Junior Meirelles, que é o diretor musical e guitarrista de ninguém menos que Ney Matogrosso. o disco foi totalmente gravado em Fortaleza, no estúdio Ararena, e mais uma vez Jorge Vercillo dá o ar de sua graça nesse novo trabalho do parceiro e amigo. No CD, além de ter composto, ele divide os vocais e toca violão na faixa "O que você fez", uma das mais belas do disco.
A cada quinta-feira, o Quinta Cultural, projeto da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), fortalece sua posição como palco de todas as artes e coloca o Mercado dos Pinhões no centro da política de recuperação e requalificação dos espaços públicos abraçada pela Prefeitura Municipal de Fortaleza.








PROFESSORES DE DANÇA CONHECEM CUCA EM AULA PRÁTICA COM VANILTON LAKKA, NO SÁBADO

Um diálogo entre a Vila das Artes, equipamento da Secretaria de Cultura de Fortaleza, e o recém inaugurado CUCA Che Guevara, na Barra do Ceará: os professores do projeto “Dançando na Escola”, da Escola Pública de Dança da Vila das Artes, visitam o espaço e participam de aula prática com Vanilton Lakka. “Essa será uma ótima ocasião para os professores conhecerem o CUCA, vivenciando uma aula de dança de rua, uma manifestação já bem presente naquele contexto. Na verdade, é uma oportunidade para se vislumbrar possibilidades de integração e colaboração entre as ações e os espaços culturais do município", disse Ernesto Gadelha, coordenador da Escola Pública de Dança. O encontro será no sábado, 16/01, das 10h às 13h.

O professor convidado, Vanilton Lakka, é criador-intérprete premiado pela Associação Paulista de Críticos de Artes (2005). Mestrando em Artes e Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Uberlândia, iniciou seus estudos em dança no ano de 1991, por meio do contato com o Movimento de Dança de Rua na cidade de Uberlândia. Desde 2007 elabora a proposta do programa Circulacion – Intercâmbio de Processos Criativos, em parceria com a Rede Sudamericana de Dança e que resulta em residências artísticas com criadores de dança nas seguintes cidades sul-americanas: Ipatinga e Uberlândia (Brasil), Assuncion (Paraguai), Caracas (Venezuela) e Córdoba (Argentina). Atualmente mantém carreira solo, compõe a Cia. Mário Nascimento e desenvolve trabalhos com colaboradores.

Serviço:

Aula prática de Vanilton Lakka – 16/01, das 10 às 13h, Cuca (antigo Clube de Regatas Barra do Ceará, na avenida Leste-Oeste)

Informações:

Ernestro Gadelha – Escola Pública de Dança/Vila das Artes – 31051402; sobre Vanilton Lakka:www.lakka.com.br.








Cia. Dita reapresenta espetáculo no Sesc Senac Iracema

Em seus oito anos de existência a Cia. Dita tem focado sua pesquisa no transito e na interlocução de diferentes linguagens, como dança, vídeo, performance e fotografia.

INC. performance de Fauller e Wilemara Barros da continuidade a essa pesquisa de linguagem, onde o corpo, suas relações e interferências com o meio em que estar situado, foi seu primeiro foco de atenção.

Com sua pesquisa estética diretamente influenciada pela cultura pop, INC. é um exercício de captar o “falso brilho” dos objetos de desejo e de consumo de massa, dessa forma, propondo um mergulho no nosso tempo, anseios, medos e falta de intimidade consigo mesmo, para a qual somos diariamente convidados.


Cia Dita

A Cia. Dita é um “lugar de procura”, pesquisa e produção artística. Ao longo de seus oito anos de existência vem circulando por eventos que se relacionam com a dança e com outras linguagens, dentro e fora do Brasil, como: Mostra Fora-Do-Eixo(SP), Encontro Coreográfico de Santo André(SP), FID- Fórum Internacional de Dança(Belo Horizonte), Festival Ibero-Americano de Cinema do Ceará- Cine Ceará, Festival Internacional de Cinema de Brasília, Simpósio Internacional de Filosofia de Fortaleza, Bienal Internacional de Dança do Ceará, Encontro Internacional de Artes Cênicas (Zona de Transição), Festival Panorama de Dança, e Festival Brasil Move Berlim.

Ficha técnica:
Performance de : Wilemara Barros e Fauller
Realização: Cia. Dita
Direção e concepção: Fauller
Co- criação: Wilemara Barros
Música: Ryoji Ikeda, Mozart
Som: Wilenaina Barros
Luz: Fábio Oliveira
Fotografia: Alex Hermes
Produção: Cristiane Pires
Casa virtual: www.ciadita.com
Contato: (85)3494.1859\8842.5815










Vila das Artes lança edital para ocupação da sala de dança

Ação pretende democratizar ocupação dos equipamentos públicos municipais e estimular a produção artística em dança cênica

A Vila das Artes, equipamento vinculado a Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Fortaleza, através de sua Escola Pública de Dança abre inscrição para o Programa de Ocupação da sala de dança. As propostas devem ser encaminhadas à secretaria da Vila (Rua 24 de Maio, 1221, Centro), até o dia 15 de janeiro de 2010. O Edital de seleção e a ficha de inscrição estão disponíveis no site da Prefeitura (www.fortaleza.ce.gov.br).

O interessado deve apresentar cópias do registro de identidade, CPF, comprovante de endereço e currículo artístico pessoal ou da Companhia (no caso de projetos inscritos para ensaios). Ainda uma proposta de projeto para ocupação da sala, contendo apresentação (no máximo uma página), justificativa (no máximo três páginas), ficha técnica completa, e os meses e horários de utilização. Podem participar pessoas maiores de 18 anos e que tenham formação em dança.

A sala de dança da Vila das Artes ficará disponível nos meses de fevereiro, março, abril e maio de 2010 nos horários das 9h às 11h30, 11h30 às 14h, 16h às 18h30 e 18h30 às 21h.

O objeto da política de ocupação é democratizar o acesso a equipamentos públicos municipais e estimular a produção artística em dança cênica na cidade. Também incentiva a realização de projetos na área de dança através da cessão de espaço e recursos técnicos para o desenvolvimento de ensaios e residências artísticas com foco na pesquisa de linguagem.

Serviço

Lançamento do edital de Ocupação da Sala de Dança da Vila das Artes. Inscrições até 15 de janeiro de 2010 na secretaria da Vila das Artes, rua 24 de Maio, 1221, Centro. Informações pelo telefone 3252-1444. Grátis

Nenhum comentário: