segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

GASTRONOMIA

Ratatouille com sabor do verão

Um dos pratos mais representativos da saudável e aromática cozinha do Mediterrâneo, o Ratatouille, pode ser preparado com alimentos da estação. Assim, é possível ganhar em saúde, sabor e economia.

ratatouille_bx.jpgNa safra, o período natural da colheita, os alimentos são mais frescos e saborosos, mais saudáveis e mais baratos. Na tabela de janeiro é a abobrinha, o pimentão e a cebola que “estão no ponto”. Para aproveitar os ciclos da agricultura com bom gosto e sofisticação, o restaurante Josephine Bistrô sugere o típico prato francês Ratatouille (foto). A receita é um refogado requintado dos muitos ingredientes em alta nesta estação.

Um cardápio arrojado e nutritivo feito com frutas e legumes associadas às diferentes estações do ano inclui Ratatouille. Saudável e saboroso, o prato é servido como entrada ou acompanhamento. Em geral, fica bem ao lado de carnes e assados.

A receita é generosa, serve seis ou oito pessoas, e fica ótima fria. Com exceção da berinjela e do alho, todos os demais ingredientes (pimentão, abobrinha e cebola) fazem parte dos alimentos da época em janeiro. Por ser leve e de dar água na boca, o Ratatouille é um dos pratos mais indicados para o verão.

Ratatouille

Ingredientes
4 berinjela
2 pimentões vermelhos
2 pimentões amarelos
4 abobrinhas do mesmo tamanho
2 cebolas
3 dente de alhos
6 colhes de azeite de oliva
2 ramos de manjericão
sal e pimenta do reino

Modo de Fazer

Corte os legumes em cubos, cozinhe por alguns minutos e, depois, leve à grelha por cerca de 10 a 15 minutos. Tempere com cebola, alho, sal e pimenta do reino. Corte as folhas de manjericão com as mãos e espalhe por cima. Sirva com fatias de pão francês.

Nenhum comentário: