segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

CURSOS, SEMINÁRIOS, OFICINAS, DEBATES

INSCRIÇÕES PARA CURSOS DE CINEMA

Pontos de Corte


Em 2010, a Vila das Artes – equipamento da Secretaria de Cultura de Fortaleza - vai formar mais agentes culturais para atuar com arte e cinema nas comunidades. As inscrições para a seleção pública da sétima turma do Pontos de Corte – Formação e Apoio a Agentes Culturais Independentes prossegue até 12 de fevereiro de 2010 A formação oferece subsídios para ações culturais comprometidas em olhar criticamente a cidade e o mundo. O curso é sustentado pelo tripé: formação e apoio a agentes culturais independentes; apoio à autonomia e sustentabilidade dos grupos; e apoio à ação cineclubista – o cineclubismo em rede. Além de exibições em vários espaços da cidade alguns grupos multiplicam o conhecimento e estimulam a formação de novos atores sociais para intervir com ações culturais no cotidiano de sua comunidade. O curso é totalmente gratuito e acontece à noite. As oficinas vão desde introdução ao universo do audiovisual, com suas diferentes linguagens ao longo da história a gestão e planejamento de ações culturais.

Serviço: A Vila das Artes recebe inscrições de 11 de janeiro a 12 de fevereiro na Vila das Artes// Informações pelo telefone 3252-1444. Edital e ficha de inscrição no site www.fortaleza.ce.gov.br .

Documentário para Web
A Vila das Artes está com inscrições abertas para a Seleção Pública de duas turmas do Curso de Documentário para Web, voltado para grupos atuantes em Fortaleza. O curso, de 450 horas-aula, oferecerá uma formação gratuita em linguagem audiovisual tendo como resultado a produção de documentários para veiculação online.
São oferecidas 80 vagas, distribuídas em duas turmas. Poderão participar da seleção grupos ligados a instituições ou independentes (grupos de teatro, música, dança e outros) formais ou informais.

Serviço: Edital e ficha de inscrição no site www.fortaleza.ce.gov.br. Inscrições de 11/01 a 12/02/ 2010. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas na sede da Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221 – Centro), entre os dias 11/01 e 12/02, das 9h às 20h. A Seleção será feita através da análise dos documentos apresentados e por entrevista com os grupos ou coletivos pré-selecionados. Informações: 3252-1444 ou 3105-1404.









Diretores de teatro e ópera da Colômbia e Venezuela ministram curso gratuito no TJA

Dois diretores de culturas paralelas se reencontram em Fortaleza para intercambiar o resultado de 20 anos de pesquisa: como passar da intimidade da permanente formação do ator no seu treinamento à criação. Esse é o mote do curso realizado de terça (26) à sexta-feira (29) pelo projeto Encontros e Mostras de Fóruns de Linguagens, promovido pela Secretaria da Cultura do Ceará.
O curso será ministrado pela diretora de teatro e de ópera, Elisa Toledo (Venezuela) e pelo ator e diretor de teatro colombiano, Fernando Montes, e direcionado para atores, diretores, cantores, dramaturgos, bailarinos e coreógrafos. As aulas acontecem de 16h às 21h no Theatro José de Alencar. Entre as exigências dos realizadores, os participantes precisam ter preparo físico, estar em perfeito estado de saúde e devem aprender um poema e uma canção de infância de cor, que nunca tenham trabalhado antes.
O curso é uma experiência de como pôr à serviço da criação os elementos do treinamento físico e vocal. Para a coordenadora de Ação Cultural/ Gestão dos Sistemas Estaduais de Cultura (Coges), Rejanne Reinaldo, o curso fomentará a disponibilidade do ator para acolher aquilo que a poética da criação precise, ou seja, preparar as asas para o vôo.
As inscrições são gratuitas e podem ser feita no local (por ordem de chegada). Mais informações pelo telefone 3101.6745 / 6795 (SECULT/COGES) ou pelo e-mail: coges@secultu.ce.gov.br .
Serviço: CURSO: “DO TREINAMENTO FÍSICO E VOCAL À AÇÃO CRIATIVA: DIÁLOGO ENTRE CRIADORES” Data: 26 a 29 de janeiro de 2010 Horário: 16h às 21h Local: Theatro José de Alencar (Sala de dança) Nº de participantes (por ordem de inscrição): 20 pessoas + 10 suplentes Público-alvo: Atores, diretores, cantores, dramaturgos, bailarinos e coreógrafos.

MINISTRANTES:
Elisa Toledo (Venezuela): É diretora de teatro e de ópera. Aluna de Etienne Decroux e de Marcel Marceau. De 1988 a 1993 aprofunda o legado de Jerzy Grotowski passando um ano no Odin Teatret e fazendo cursos com Richard Cieslak, Ludwig Flaszen e Zygmunt Molik do Teatro Laboratorio de Wroclaw. Ao mesmo tempo se especializa em direção de teatro musical, interpretação vocal e ópera. Hoje reside entre Brasil e a França e dirige a companhia Paralelo da Graviola – Poéticas d´Arte.
Fernando Montes (Colombia): Ator e diretor de teatro colombiano, após estudar na escola Jacques Lecoq e de trabalhar com o ator mito do Teatro Laboratório de Wrolclaw, Richard Cieslak, foi selecionado para trabalhar, de 1988 a 1992, todos os aspetos do treinamento atoral baixo a direção de Jerzy Grotowski e de Maud Robart no WORKCENTER OF JERZY GROTOWSKI de Pontedera . Hoje reside em Bogotá onde dirige o teatro Varasanta.






Oficina de Arte, Customização e Renda


O Sest/Senat está com inscrições abertas para duas turmas de Oficina de Arte, Customização e Renda. A primeira turma será nos dias 10 e 11 de fevereiro das 14h às 17h. E a segunda, nos dias 24 e 25 de fevereiro das 8h às 11h. Para participar, cada aluna deverá trazer uma camiseta e uma tesoura para tecido. As oficinas vão acontecer no próprio Sest/Senat e o valor será de R$ 20,00. Vagas limitadas. Mais Informações: (85) 3304- 4118 ou 3304-4144 ou por email: celydias@sestsenat.org.br, Falar com Cely Dias.

SERVIÇO:
Sest/Senat
Rua Dona Leopoldina, 1050 – Centro
Fortaleza-Ce.
Tel.: (85) 3304- 4118 ou 3304-4144









CURSO DE INICIAÇÃO À DANÇA CONTEMPORÂNEA

A Vila das Artes, dentro do seu Programa de Aulas Abertas, oferece curso de Iniciação à Dança Contemporânea. O curso é direcionado a jovens (a partir de 15 anos) e adultos interessados em travar contato com o universo da dança contemporânea através da prática em dança e da apreciação de obras coreográficas. As inscrições são gratuitas e a ficha de inscrição pode ser solicitada através do e-mail escoladedancadefortaleza@gmail.com.
As aulas serão divididas em dois momentos: o primeiro destinado à aula de dança propriamente dita e o segundo a exibições comentadas de obras das principais correntes estéticas da dança cênica no século XX. A professora Eliana Madeira, que ministrará o curso, é pedagoga do Movimento Humano, dançarina contemporânea e coreógrafa. Graduada em Educação Física (UFRJ), tem pós-graduação em Pesquisa e Pedagogia do Movimento Humano/Elementarer Tanz-Maja Lex, na Escola Superior Alemã de Esporte de Colônia (Alemanha). Foi dançarina no Grupo Maja Lex (Colônia – Alemanha) e professora para formação corporal na Escola Superior Alemã de Esporte de Colônia.
Nos anos 80 introduziu a Dança Contemporânea em Fortaleza e hoje é professora de Análise do Movimento no Curso Técnico em Dança, realizado através de parceria entre o Senac-CE a Secretaria da Cultura do Ceará.


Serviço:
Oficina de Iniciação à Dança Contemporânea, com Eliana Madeira
Inscrições: Gratuitas. De 25/01 a 18/03 (horário comercial). Ficha de inscrição pode ser solicitada através do e-mail: escoladedancadefortaleza@gmail.com.
Data: 23 de fevereiro a 5 de março, às terças, quartas e sextas.
Horário: das 18:30 às 21:30
Contato: 31051402










MOVIMENTO MANGUE BEAT É TEMA DE DEBATE

DO PAPO XXI NO CENTRO CULTURAL BNB


O movimento musical Mangue Beat é o tema do próximo programa Papo XXI, que será realizado no cineteatro do Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza, na terça-feira, 26, às 19 horas, dentro da programação do IV Festival BNB do Rock-Cordel. Surgido no Brasil na década de 1990, em Recife, o movimento mistura ritmos regionais com rock, hip hop, maracatu e música eletrônica. O estilo tem como ícone Chico Science, ex-vocalista, já falecido, da banda Chico Science & Nação Zumbi, idealizador do rótulo mangue e principal divulgador das idéias, ritmos e contestações do movimento.

Fred Zero Quatro, disfarce inspirado nos dois últimos algarismos da cédula de identidade de Fred Rodrigues Montenegro, será a figura central desta discussão. O compositor e vocalista do grupo pernambucano Mundo Livre S/A, é autor do primeiro manifesto do Mangue Beat, em 1992, denominado “Caranguejos com cérebro”, e co-autor do segundo, “Quanto Vale uma Vida?”, lançado em 1997, logo depois do acidente de carro que vitimou o companheiro Chico Science.

Pelo fato de o mangue ser um dos habitats mais ricos do planeta, a ideia era formar uma cena musical tão diversificada quanto os manguezais. Com o Mundo Livre S/A, no início da década de 90, Zero amadurece sua peculiar mistura de samba e punk-rock, resumido na equação “Jorge Ben e Johnny Rotten no mesmo groove”.

O debate conta ainda com o empresário musical e artístico Paulo André Pires, produtor do Festival Abril Pro Rock e de bandas como Chico Science & Nação Zumbi, Cabruêra, Cascabulho e DJ Dolores; e Paula Tesser, doutora em Sociologia pela Universidade René Descartes – Paris V Sorbonne, com o tema “Música, identidade e inclusão social. Mangue Beat: húmus cultural”, sob a orientação do renomado sociólogo francês Michel Maffesoli.

Zero Quatro e o Mundo Livre

“Jorge Ben e Johnny Rotten no mesmo groove” é uma das frases preferidas dos amigos quando desejam brincar de rotular o som do Mundo Livre S/A. Segundo eles, basta substituir o vocalista do Sex Pistols por Mick Jones ou Joe Strummer (vocalistas da formação original do Clash) e tem-se sintetizada com perfeição a receita desse Combat Samba, a primeira coletânea da carreira do Zero e seus companheiros. O título Combat Samba, obviamente, é uma referência ao “Combat Rock”, quinto disco de estúdio do Clash, a banda seminal do Punk inglês ao lado do Sex Pistols.

Assim como Strummer e Jones buscaram expandir as fronteiras sonoras e temáticas do pop inglês, o Mundo Livre, desde os primeiros shows – que se deram em 1984 –, “entorta” o universo da música popular brasileira, em especial o do samba. O sexto disco, “Bebadogroove”, saiu em 2005, com ótima repercussão de crítica, e a banda recebeu convites para festivais importantes, abrindo dois shows da banda The Strokes (Rio e Sampa) no Tim Festival.

Nesse mesmo ano, a banda fez apresentação no Palácio do Planalto, quando recebeu das mãos do Presidente Lula e do ministro Gilberto Gil importante comenda, a Ordem do Mérito Cultural. Em 2006, teve várias músicas incluídas em coletâneas européias. A música “Meu Esquema” se tornou hit de rádio em Portugal, sendo lançada pela EMI em países como Itália, Suíça, Alemanha e Holanda. No ano seguinte, a mesma canção foi selecionada, nos Estados Unidas, para abrir a coletânea Sagatiba-The Pure Spirit of Brazil, que também continha sucessos de Bebel Gilberto e Seu Jorge.

A edição especial de aniversário do primeiro ano da revista Rolling Stone Brasil, lançada em outubro de 2007, publicou uma seleção dos 100 melhores discos brasileiros de todos os tempos. Junto com Chico Science e Nação Zumbi, o Mundo Livre S/A é eleito na enquete realizada com mais de 50 especialistas, com dois discos da banda inclusos na seleção: Samba Esquema Noise (94) e Carnaval Na Obra (97). As letras de Zero Quatro narram com poesia assuntos diversos como a globalização, as desventuras do Timor Leste e as musas de biquini branco.



Rock-Cordel

O Festival BNB do Rock-Cordel conta nesta quarta edição com a participação de 121 grupos musicais, além de workshop, oficinas e debates, que acontecem simultaneamente nos três Centros Culturais Banco do Nordeste (Fortaleza; Cariri, em Juazeiro do Norte, região sul do Ceará; e Sousa, no alto sertão paraibano).

O evento fortalece a parceria entre o Banco e grupos sociais diversos, entre músicos, produtores culturais, pesquisadores, universidades, associações e segmentos organizados da sociedade, valorizando a cultura e as manifestações estéticas juvenis como integrantes fundamentais de um desenvolvimento regional e sustentável.



Serviços

- Dia 26 de janeiro, terça-feira, às 19h

- CCBNB-Fortaleza: Rua Floriano Peixoto, 941 – Térreo – Centro –Fone: (85) 3464.3108






Oficinas e shows marcam a programação do I Festival de Música de Guaramiranga

Prefeitura do Município, Via de Comunicação e Cultura e o curso de Música da Universidade Estadual do Ceará (UECE) promovem em janeiro aulas instrumentais e masterclasses

Alunos e professores do curso de Música da Universidade Estadual do Ceará (UECE) vão passar seus conhecimentos musicais para jovens instrumentistas durante o I Festival de Música de Guaramiranga, que acontece de 24 a 30 de janeiro. O evento é uma parceria da Prefeitura Municipal de Guaramiranga com a Universidade Estadual do Ceará e a Via de Comunicação e Cultura, que desde 2000 realiza na cidade serrana o Festival Jazz & Blues durante o carnaval.

O I Festival de Música de Guaramiranga contará com aulas instrumentais e masterclasses durante o dia e, à noite, haverá apresentações dos participantes. Durante o evento serão selecionados 15 alunos para a Residência Artística do Festival Jazz & Blues, que será também em Guaramiranga, na semana que antecede o carnaval.

As inscrições para o Festival de Música custam R$ 5,00 por aluno e estão abertas até o dia 23 de janeiro na Secretaria de Cultura e Turismo de Guaramiranga e na secretaria do Curso de Música da UECE, no Itapery.

A ficha de inscrição está disponível para download no site da Prefeitura Municipal de Guaramiranga, http://www.guaramiranga.ce.gov.br/ ambiente "eventos". As especificações das oficinas constam na ficha de inscrição.

Mais informações: cultura@guaramiranga.ce.gov.br ou 85-9973.0665.


Clique aqui e confira as atrações do Festival de Jazz e Blues de Guaramiranga em 2010

Nenhum comentário: