segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

CIÊNCIA - COMPORTAMENTO - ESOTERISMO

Cérebro aguenta no máximo 150 amigos no Orkut

Pesquisa diz que pessoas têm limite para gerenciar relacionamentos, mesmo virtuais

Pesquisador diz que pessoas mantêm circulos sociais de no máximo 150pessoas porque grupos muito grandes perdem a força

Ter muitos seguidores no Twitter ou amigos no Orkut é considerado sinal de status é popularidade, mas um estudo feito na Inglaterra indica o cérebro humano consegue gerenciar, no máximo, 150 amizades – o resto são só números.
Robin Dunbar, professor da Universidade de Oxford, disse ao jornal britânico Sunday Times que, apesar de as redes sociais como o Orkut e o Facebook permitirem que as pessoas iniciem novos relacionamentos, o número de amizades significativas que os humanos conseguem manter não mudou.
– O interessante é que as pessoas podem ter 1.500 amigos virtuais, mas quando você olha para o tráfego desses sites percebe que elas mantêm o mesmo círculo íntimo de cerca de 150 pessoas que nós vemos na vida real.
Nos anos 90, Dunbar desenvolveu uma teoria segundo a qual o cérebro humano permite apenas que tenhamos círculos sociais com 150 amigos, não interessa o quão sociáveis nós sejamos. Nós encontramos essas pessoas ao menos uma vez por ano e nos importamos com a vida delas.
O pesquisador chegou a esse número pela análise de diferentes sociedades – de vilas pré-históricas a escritórios modernos. Ele diz que a tendência é que nosso círculo de amigos seja limitado porque o grupo começa a perder força se ficar muito grande. E isso não muda com o mundo virtual, diz o pesquisador.
– Mas há uma grande diferença entre os sexos. As garotas são muito melhores em manter relacionamentos apenas pela conversa, enquanto os garotos precisam de contato físico também.

Nenhum comentário: