segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

LITERATURA


Nelida Piñon foi a vencedora do prêmio literário Casa de las Americas

A escritora Nelida Piñon foi a vencedora do prêmio literário Casa de las Americas na categoria Literatura Brasileira com o livro de ensaios O aprendiz de Homero, lançado no Brasil pela Editora Record. O anúncio dos vencedores da edição 2010 foi feito na manhã de sexta (29 de janeiro).

“Sentada na poltrona verde, tenho a Ilíada no colo. Enquanto Gravetinho atordoa-me com sua natureza canina, sintonizo-me com a imaginação do grego, fonte de permanente inspiração. Assentada sobre as pedras fundadoras da civilização que o poeta empilhou para formar uma muralha, dialogo com ele. Convicta de que, onde esteja, ele simula ouvir a brasileira que, julgando-se às vezes camponesa e universal, reage às suas raivosas argumentações. Impõe-me Agamenon quando eu queria outro em seu lugar. Mas como Homero tem a imortalidade a seu favor, é paciente. Sabe que a justiça narrativa se faz e que o tempo dissolve os nós cegos da paixão. E mesmo quando

Cassandra, em uma outra tragédia grega, despede-se dos corifeus para ir ao encontro da morte, aceito suas emendas. Afinal, sou sua aprendiz.”

Escritora reconhecida no Brasil e exterior, primeira mulher a presidir a Academia Brasileira de Letras, Nélida Piñon lança seu primeiro livro desde Vozes do deserto, vencedor do Prêmio Jabuti 2005 nas categorias Romance e Livro do Ano. APRENDIZ DE HOMERO reúne 24 ensaios literários escritos nos últimos cinco anos. Nélida esmiúça suas referências literárias: como leitora e escritora. O livro serve como bússola para novos leitores e reverencia os grandes autores universais.

O livro revela as influências da autora e de onde vem a sua matéria bruta da criação. “Esse livro revela não somente a minha leitura como de que matéria se formou a minha imaginação de criadora, de escritora”, argumenta. Lendo sobre os cânones que Nélida Piñon escolheu como seus, e da forma emotiva com que se relaciona com eles, podemos adentrar um pouco mais na literatura dessa autora que é, sem dúvida, uma das maiores escritoras brasileira contemporânea.

Segundo a escritora, é papel do escritor garantir a imortalidade dos grandes mestres. “A literatura não pode ser simples, corriqueira. Desse jeito ela não tem sentido. Os grandes textos se modernizam com as interpretações que são dadas ao longo dos séculos. Cada geração lê um livro de modo diferente. Por isso que Homero precisa que eu fale dele. Homero deveria agradecer o tempo todo a nós que lhe garantimos a imortalidade”, explica.

Nélida Piñon nos oferece uma aula de literatura em APRENDIZ DE HOMERO, e brinda os leitores com uma paixão e devoção pela escrita capaz de transbordar das páginas do livro. Carioca, Nélida Piñon estreou com seu primeiro romance em 1961, Guia-mapa de Gabriel Arcanjo. Ao longo de sua carreira, colaborou em publicações nacionais e estrangeiras, proferiu conferências em diversos países, onde foi igualmente traduzida. É catedrática da Universidade de Miami desde 1990, havendo sido escritor-visitante da Universidade de Harvard, de Colombia, de Georgetown, de John Hopkins, de Georgetown. Recebeu prêmios brasileiros como: Golfinho de Ouro, Mário de Andrade e o Jabuti de melhor romance e livro de ficção de 2005 por Vozes do deserto. E internacionais como: Juan Rulfo, do México, Jorge Isaacs, da Colômbia, Rosalia de Castro, da Espanha, Gabriela Mistral, do Chile e o Prêmio Menéndez Pelayo, da Espanha. Em 2005 recebeu o importante Príncipe de Astúrias pelo conjunto de sua obra. Recebeu título de doctor honoris causa das Universidades: Poitiers, Santiago de Compostela, Rutgers, Florida Atlantic. Empossada como imortal em 1990, em 1996 foi eleita a primeira mulher a presidir a Academia Brasileira de Letras por ocasião do seu I Centenário.







Biblioteca Pública abre a programação de 2010 com lançamento de livro de Hiroldo Serra

Na quinta-feira, dia 28, o teatrólogo Hiroldo Serra lança o livro “Teatro Experimental de Arte (TEA) – O fazer teatral nos anos 50”, com platéia seleta formada por grandes nomes do teatro cearense, como Haroldo Serra, Ary Sherlock, Hiramisa Serra e Fernanda Quinderé. O evento integra a primeira programação de 2010 da Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel (BPGMP), equipamento vinculado à Secretaria da Cultura do Estado, que começa na quarta-feira (27) e segue até sexta (29) com contação de histórias, exibição de filmes, encontro de xadrez, visitas guiadas e oficinas direcionadas para a Terceira Idade.

Ganhador do V Edital de Incentivo às Artes da Secretaria da Cultura do Estado, o livro de Hiroldo aborda a formação nos idos anos 50 do grupo de "Teatro Experimental de Arte”, criado por Haroldo Serra, B. de Paiva, Marcos Miranda e o bailarino Hugo Bianchi. O grupo atuou de 1952 até 1956 e revelou muitos talentos do teatro do Ceará, como Emiliano Queiroz, Aderbal Freire e Ary Sherlock.
Ainda neste dia, quinta (28), às 16h, a professora Dra. Neuma Cavalcante discorre sobre “Moreira Campos, o contista do Ceará”, em palestra aberta ao público. E, para as crianças, de quarta a sexta-feira, um grupo de contação de histórias adentra o setor infantil.

A programação terá ainda oficina de DOSVOX, no setor Braille, dedicada aos deficientes visuais. O DOSVOX é um programa que permite que pessoas cegas utilizem um computador para desempenhar uma série de tarefas. A oficina será ministrada pelos técnicos do setor Braille da Biblioteca Pública, principal centro de produção e distribuição de obras em Braille no Estado. Conta com um acervo especializado de aproximadamente 2.500 volumes composto por livros em Braille, livros falados e livros digitais disponíveis para consulta local e retirada em empréstimo domiciliar.

Por fim, na programação da semana, duas atividades estão direcionadas a grupos da Terceira Idade. A oficina “Cadernos Afetivos” e a visita guiada aos andares da Biblioteca Pública com o grupo D.Zefinha fazem parte do programa de inclusão dedicada aos idosos que têm sido estimulados a conhecer e frequentar o equipamento. Com estacionamento próprio, climatização, elevadores e vista para o mar na sala de leitura, o lugar não poderia ser mais propício para este público sempre cheio de boas histórias.

Biblioteca Cidadã – A Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel é um equipamento cultural ligado à Secretaria da Cultura do Ceará, e oferece programação, geralmente, na última semana de cada mês, como parte do projeto “Biblioteca Cidadã – de livros abertos para você!”. A programação é uma realização do Programa “Por um Pacto Social pelo Livro”, da Secult. O projeto desenvolve atividades que promovem o livro, a literatura, a leitura e a biblioteca e fortalecem o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas. Com 141 anos de existência, a Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel é um dos equipamentos culturais mais antigos do Estado. Possui atualmente um acervo composto por mais de 100.000 livros e cerca de 300 títulos de periódicos.

27/01/10- Quarta-Feira
14h às 17h - Contação de Histórias, a grande aventura do Livro no Setor Infantil, com Juliana Tavares (agendamento com a Márcia pelo telefone 3101.2549)
14h às 17h - Oficina Dosvox (Setor Braille – inscrição e agendamento com Veleda pelo telefone 3101.2553)
14h às 15h - Visitação Guiada à Biblioteca Pública com o Grupo Dona Zefinha (Grupo da Melhor Idade)
15h às 15h30min - Lanche
15h30 às 16h30min - Oficina “Cadernos Afetivos” (Grupo da Melhor Idade) (Setor de Encadernação da BPGMP )

28/01/10- Quinta- Feira
14h às 17h - Teatro Mágico Para Crianças Infantil no Setor Infantil com o Grupo Brincoleiros (agendamento com a Márcia pelo telefone 3101.2549)
14h às 17h - Oficina Dosvox (Setor Braille – inscrição e agendamento com Veleda pelo telefone 3101.2553)
9h e 14h – CineClube da Biblioteca apresenta: “O Carteiro e o Poeta” (Il Postino, 1994), filme dirigido por Michael Radord , com duração de 109 minutos, gênero Romance.
15h - Distribuição de Pipoca e Guaraná durante a Sessão do CineClube
16h – Palestra: “Moreira Campos, o contista do Ceará”, com a profa. Neuma Cavalcante
19h – Lançamento de Livro Teatro Experimental de Hiroldo Serra, ganhador do V Edital de Incentivo às Artes da SECULT. Com a participação de Haroldo Serra, Ary Sherlock, Hiramisa Serra, Fernanda Quinderé e grande elenco.

29/01/10- Sexta- Feira
14h às 17h - Contação de Histórias, a grande aventura do Livro no Setor Infantil, com Silvia Montenegro (agendamento com a Márcia pelo telefone 3101.2549)
14h às 17h - Oficina Dosvox (Setor Braille – inscrição e agendamento com Veleda pelo telefone 3101.2553)
14h – Encontro com o Xadrez (Sala de Multimeios)

Serviço:
“Biblioteca Cidadã – de livros abertos para você!”
Data: 27 a 29 de janeiro de 2010
Local: Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel(Avenida Presidente Castelo Branco, 255)
Horário de funcionamento: De segunda a sexta das 8h às 21hs; aos sábados e domingos, de 14 às 18h. Grátis.
Informações: (85) 3101.2546
www.secult.ce.gov.br








OSWALD DE ANDRADE, 120 ANOS


Em janeiro de 1890 nascia um dos maiores escritores da literatura brasileira

José Oswald de Sousa Andrade nasceu dia 11 de janeiro de 1890, em São Paulo. Formou-se em Direito pela Faculdade do Largo de São Francisco. E, como a maioria dos integrantes da elite nacional, fez diversas viagens à Europa. Mas, à diferença de seus pares, interessou-se ali não pela complementação de sua carreira acadêmica, mas pelas vanguardas artísticas, até se tornar um dos principais nomes da Semana de Arte Moderna de 1922, ao lado de Mário de Andrade. Sua contribuição mais reconhecida para a literatura brasileira deu-se na poesia (além, naturalmente, do campo das idéias), em que levou ao limite cert os procedimentos modernistas, como o coloquialismo, a brevidade e a ironia, em obras como Poesia Pau-Brasil e Primeiro caderno de poesia do aluno Oswald de Andrade. Mas se sua obra poética foi redescoberta nos anos 50, igual não se deu, na mesma intensidade, com sua prosa e seu teatro (ou com seu jornalismo cultural), de que se pode dizer, porém, o mesmo que de sua poesia, em obras como Memórias sentimentais de João Miramar e Serafim Ponte Grande, O rei da vela e A morta. Publicou ainda vários volumes de crítica, como Ponta de lança, e o livro de memórias Sob as ordens de mamãe, entre outros. Figura atuante, apesar do voluntarismo tipicamente vanguardista, também na política, editou com Patrícia Galvão, a famosa Pagu, o jornal O homem do povo, em que defendiam a luta operária. Foi filiado ao Partido Comunista Brasileiro. Morreu em São Paulo, em 1954.

Desde 2002, A Editora Globo vem reeditando as obras completas de Oswald de Andrade. Confira aqui.







Caminhão do Patativa segue pelo interior

Patativa do Assaré Encanta em todo Canto é uma programação itinerante do Governo do Estado que tem objetivo difundir a importância da poesia popular pelo Estado


O Caminhão do Patativa visita agora as cidades do norte do Estado, saindo do Trairi, onde ficou nos dias 24 e 25 de janeiro, rumo à Paraipaba, Umirim, Itapajé e Itapipoca. Localizada próximo à praia de Lagoinha, Paraipaba recebe o caminhão nesta terça-feira (26), que permanece na Cidade até o meio dia da quarta-feira. De lá, o caminhão segue para Umirim, onde fica até quinta-feira (28), disponibilizando mostras de livros, filmes, fotografias e informações sobre Patativa do Assaré (que ano passado teria completado 100 anos), em uma programação gratuita e aberta ao público. O projeto Patativa do Assaré Encanta em todo Canto é uma realização do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, com promoção da Fundação Memorial Patativa do Assaré.

Para encerrar a programação neste mês de janeiro, o Caminhão do Patativa passa ainda por Itapajé, onde fica nos dias 29 e 30, e Itapipoca, no domingo (31) e 1 de fevereiro. Em cada município, o caminhão baú passa cerca de dois dias, aberto a população. No caminhão adaptado, o público tem acesso gratuito a vida e obra de Patativa do Assaré, conhecendo a sua discografia, bibliografia e filmografia completa. Podem ainda conferir as fotografias da mostra “Patativa do Assaré - Poeta Cidadão” e ainda folhear algumas de suas publicações. A noite, a partir de 18h, o espaço do projeto é colocado a disposição dos artistas para apresentações espontâneas de repentistas e trovadores, além de exibir em telão alguns filmes sobre o Pássaro Poeta. Nas cidades do interior estão previstas a realização de oficinas e palestras com professores da escolas municipais.

Patativa do Assaré Encanta em todo Canto é uma programação itinerante do Governo do Estado que tem objetivo difundir a importância da poesia popular pelo Estado. Em cada município, o caminhão báu passa dois dias, aberto a população para visitas gratuitas, com mostras de livros, filmes, fotografias e informações sobre Patativa do Assaré.

Quem é - Antônio Gonçalves da Silva, Patativa do Assaré, nasceu a 5 de março de 1909 na Serra de Santana, no município de Assaré (Cariri). Dedicou sua vida a cultura, destacando-se como compositor, improvisador e poeta. Publicou Inspiração Nordestina, em 1956, Cantos de Patativa, em 1966. Tem inúmeros folhetos de cordel e poemas publicados em revistas e jornais. Patativa do Assaré é unanimidade no papel de poeta mais popular do Brasil. Para chegar onde chegou, tinha uma receita: dizia que para ser poeta não era preciso ser professor. 'Basta, no mês de maio, recolher um poema em cada flor brotada nas árvores do seu sertão', declamava.

Serviço:
Patativa do Assaré Encanta em todo Canto
24 e 25 - Trairí
26 e 27 - Paraipaba
27 e 28 - Umirim
29 e 30 - Itapajé
31 e 1/fev. - Itapipoca

Telefone 85-31016763 e E-mail codac@secult.ce.gov.br
Site: www.patativaencantaemtodocanto.com.br







Mesmo com crise, livro é prioridade de compra nos EUA

Mesmo durante tempos difíceis para a economia dos Estados Unidos, quando os consumidores tentam cortar despesas dispensáveis, eles não conseguem viver sem livros.

Três quartos dos adultos norte-americanos que participaram de uma pesquisa on-line disseram que sacrificariam férias, jantares, idas ao cinema e até compras nos shoppings, mas não conseguiriam resistir à tentação de comprar um bom livro.

Jantar fora de casa veio numa longínqua segunda posição da lista dos itens dispensáveis, com apenas 11%, seguida por compras, com 7%, viagens, com 4%, e filmes, categoria escolhida por apenas 3% dos participantes.

"A recessão realçou o declínio da ganância, dos prazeres e da entrega às tentações, mas notamos uma volta aos prazeres mais simples da vida", afirmou Michelle Renaud, gerente da Harlequin Enterprises Limited, que realizou a pesquisa.

A sondagem entrevistou 3.000 pessoas e tentou determinar o que seduzia as pessoas a gastarem mais dinheiro, como elas reagiam à tentação e quão longe elas iriam quando tentadas.

O sexo foi a principal tentação de 50% dos homens, enquanto 56% das mulheres responderam que a comida encabeçava a lista. Os gêneros também divergiram no seu enfoque em cometer desvios. Metade dos homens disse que era inofensivo cobiçar alguém que não fosse sua parceira, número que caiu para 33% entre as mulheres.

'Nossa pesquisa também revelou que 20% das mulheres e 43% dos homens tinham tentação de ficar com a parceira de um amigo [ou parceiro da amiga]", informou a empresa.

A economia em dificuldade e o alto desemprego também parecem ter aumentado a competição e as tentações no ambiente de trabalho. Segundo a sondagem, 48% das pessoas admitiram ter dado uma olhadela no holerite do companheiro de trabalho. Já 15% dos homens e 10% das mulheres disseram que sabotaram um colega.

"É muito surpreendente o número de pessoas que admitiram ter feito isso", disse Renaud, acrescentando que esse fato provavelmente ocorre devido ao competitivo mercado de trabalho.

A mesma fatia de homens e 8% das mulheres admitiram que tomaram para si o crédito por um trabalho feito por outra pessoa.







CENA DOLOR BARREIRA

O evento apresenta ao público leituras dramáticas, solos e pequenas peças, levando a experiência de um espetáculo dramático, na encruzilhada entre literatura e teatro. Logo após o espetáculo, acontece um debate com os artistas sobre o processo de criação das cenas e dos personagens.

Neste mês, o Cena Dolor traz “Nas Encruza”, encenada e dirigida por Cícero Teixeira Lopes. Inspirado no conto “A Minha Nego ou O Casulo e A Larva”, de Ricardo Guilherme, a peça “Nas Encruza”, trata das novas formações de gêneros manifestados na contemporaneidade, em que se procura revelar e problematizar as diferenças do ser nos nossos dias. Tendo como suporte para montagem elementos ou formas comportamentais da atualidade, a peça se apresenta como um mosaico em que se sobrepõem o texto de acento regionalista com elementos da cultura de massa, atitude da sociedade de consumo e exacerbação de posturas individuais. A procura pelo essencial permeia a montagem e a interpretação, como forma de despertar no espectador a possibilidade de criar suas próprias imagens e fabulações.

Serviço

Cena Dolor, encenação de peça baseada em um conto literário. Dia 14, às 18h30, no pátio da Biblioteca Pública Municipal Dolor Barreira (Av. da Universidade, 2572 – Benfica) Informações: 3105.1299. A biblioteca funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 8h às 17h.






Livros mais vendidos pelas Livrarias Nobel, entre os dias 04 e 11 de janeiro.‏ Clique e amplie a foto







INTERNET - INFORMÁTICA

Game da reforma ortográfica desbanca Artur Azevedo entre os mais assistidos

Site LivroClip, que reúne mais de 160 animações gratuitas na internet, divulga lista dos dez vídeos mais acessados da semana

Em nova lista divulgada pelo site LivroClip sobre os vídeos mais assistidos na última semana, o primeiro lugar ficou com o Game da Reforma Ortográfica, que desbancou o trailer de “A pele do lobo”, de Artur Azevedo. Ainda entre os “TOP 10” estão o Game Ler É Preciso, seguido por duas obras de Machado de Assis, “A Cartomante” e “Dom Casmurro”.

O site (www.livroclip.com.br) disponibiliza mais de 160 animações multimídia para download gratuito, com informações sobre a obra, o autor, envio de trecho e o Espaço do Professor, com dicas para uma abordagem didática do material.



Confira o ranking completo do TOP 10



1º Game da Reforma Ortográfica

http://www.livroclip.com.br/index.php?acao=hotsite&cod=183



2º Jogo Ler é Preciso

http://www.livroclip.com.br/index.php?acao=hotsite&cod=131



3º A Cartomante

http://www.livroclip.com.br/index.php?acao=hotsite&cod=103



4º Dom Casmurro

http://www.livroclip.com.br/index.php?acao=hotsite&cod=4



5º A Carta

http://www.livroclip.com.br/index.php?acao=hotsite&cod=88



6º A Metamorfose

http://www.livroclip.com.br/index.php?acao=hotsite&cod=5



7º A Divina Comédia (O Inferno)

http://www.livroclip.com.br/index.php?acao=hotsite&cod=18



8º OMO-OBA, histórias de princesas

http://www.livroclip.com.br/index.php?acao=hotsite&cod=209



9º Os Lusíadas

http://www.livroclip.com.br/index.php?acao=hotsite&cod=13



10º Hipopótamo, batata frita, nariz – tudo deixa um poeta feliz

http://www.livroclip.com.br/index.php?acao=hotsite&cod=191

Nenhum comentário: