domingo, 6 de dezembro de 2009

DESTAQUES

Os shows de janeiro

Comece a se programar com nossas opções de artistas nacionais e internacionais


Ano começa com The Wailers, Lulu Santos e Claudia Leitte

Para quem gosta de um bom show, seja ele nacional ou internacional, janeiro de 2010 irá trazer boas opções, e o DIVIRTA-CE decidiu citar algumas delas para você começar a se programar. No Ceará, a animação nas férias está garantida, com shows gratuitos promovidos pelo Governo do Estado: de 7 de janeiro até 7 de fevereiro, os cearenses e visitantes poderão conferir apresentações de bandas nacionais na capital e em diversos municípios cearenses. Uma pena que a seleção de atrações é mal feita –chamam os mesmos artistas que estão sempre por aqui, em casas de show ou festivais como o “Ceará Music”, ou mesmo no projeto “Férias no Ceará” – os produtores poderiam diversificar. Um total de seis bandas animarão as férias em 16 municípios, são eles: Jota Quest (dia 7 Itapipoca, dia 8 Quixeramobim, dia 9 Fortaleza e dia 10 Juazeiro) ,Skank (21/01 Iguatu, 22/01 Sobral, 23/01 Fortaleza e 24/01 Cascavel) Lulu Santos (28/01 Tauá, 29/01 Aracati, 30/01 Fortaleza, 31/01 Barbalha), Nando Reis (dia 14 Crateús, 15/01 Guaramiranga, 16/01 Fortaleza, 17/01 Crato) e Biquini Cavadão (4/02 São Benedito, 5/2 Camocim, 6/2 Fortaleza e 7/2 Limoeiro do Norte). Os shows estão marcados para acontecer sempre a partir das 20h, e em Fortaleza acontecerão no Parque do Cocó.

Outra opção, só que paga, será o II Verão Fortaleza Festival: todos os finais de semana de Janeiro, o Forró no Sítio e o Mucuripe Club receberão as atrações que irão agitar as férias na cidade. Dia 2 de janeiro terá Banda Eva no Mucuripe. Já no dia 9 de janeiro, o festival contará com as bandas Monobloco, Timbalada, Solteiroes, Forró dos Plays, Ventilador no 3 no Forró no Sítio. A festa começa a partir das 19h, e ainda vai contar com três horas de de caipiroska liberada. Dia 16 de janeiro será a vez do Aviões do Forró no Mucuripe Club e no dia 30, no encerramento, Forró do Muído Eletrico no Forró no Sítio.



Outras atrações: dia 02/01 acontecerá o Feijão Folia, no Hotel Oásis Atlântico; dia 09/01 a cantora Claudia Leitte fará show na casa de shows Siará Hall, na Água Fria; dia 16/01 tem Oz Bambaz e Psirico no Parque do Vaqueiro; o melhor do samba será a noite do dia 15/01, com Arlindo Cruz e Revelação, no Siará Hall, mesma casa que irá trazer no dia 22/01 a banda de pagode Inimigos da HP; e no dia 15/01 tem show internacional de reggae com a banda The Wailers, na barraca Biruta, na Praia do Futuro.
Para quem não se contém e até viaja para ver seu ídolo internacional, DIVIRTA-CE também dá dicas para janeiro. Depois de confirmar presença no Festival de Verão de Salvador (BA), em 23 de janeiro, Akon anunciou mais dois shows no Brasil. O cantor americano passa pela capital paulista, no dia 26, e pelo Rio de Janeiro, no dia 28. Com três discos lançados, Akon deve apresentar mais músicas de seu último trabalho, "Freedom", lançado em 2008.
Sucesso nos anos 90, os irlandeses do The Cranberries retornam aos palcos. O Brasil está nos planos da volta, com quatro shows marcados para janeiro de 2010. Rio de Janeiro (28) é a primeira cidade parada, seguida de São Paulo (29), Belo Horizonte (30) e Porto Alegre. A turnê brasileira também coincide com o lançamento do novo disco solo da vocalista, "No Baggage".
O sueco-americano Eagle-Eye Cherry se apresenta em 21 de janeiro em São Paulo. O mês fecha com a banda Metallica, 28/01 em Porto Alegre, e dias 30 e 31 de janeiro em São Paulo. E que venha fevereiro, com Beyoncé, carnaval e muito mais!









LADY GAGA
A ARTISTA DO ANO

A nova rainha da música pop

Conheça um pouco mais sobre a cantora de apenas 23 anos que conquistou o mundo


Atitude, moda e música. Parceria com estilista fez Lady Gaga ficar mais famosa

Ela se chama Stefani Joanne Angelina Germanotta, nasceu em Nova Iorque, Manhattan, em 28 de março de 1986, e é a atual rainha da música pop mundial. Mais conhecida pelo seu nome artístico Lady Gaga, ela é inspirada por cantores e grupos de glam rock como David Bowie e Queen, mas há quem diga que ela lembre Grace Jones, ou seja a sucessora de Madonna – afinal, essa mulher diferente, performática, de apenas 23 anos e com um talento incrível para causar um frisson em suas apresentações tem mesmo o potencial para fazer o sucesso que Madonna fez – vai depender da trajetória da carreira dessa nova popstar que brilhou mais do que qualquer outro artista em 2009.

Filha mais nova do casal ítalo-americano Joseph e Cynthia Germanotta, com 11 anos de idade, Gaga preferiu sair da escola e ir para um convento: ela foi mandada para a Juilliard School em Manhattan, mas ao invés disto foi para o Convent of the Sacred Heart. Aprendeu a tocar piano aos 4 anos de idade, sendo que compôs sua primeira balada aos 13 e mais tarde já fazia apresentações. Aos 17 anos de idade ganhou admissão na escola de artes da Universidade de Nova Iorque Tisch. Lá, ela estudou música e aperfeiçoou sua habilidades de compor ao escrever dissertações e papéis analíticos focando em assuntos como arte, religião, e organização sócio-política.
Gaga assinou um contrato com a Def Jam aos 19 anos de idade, depois do produtor musical L. A. Reid ouvi-la cantar abaixo da entrada de seu escritório. Entretanto, ela diz que Reid jamais a conheceu, e depois de três meses, ela foi despedida da gravadora. Ela mudou-se para a casa de seus pais e começou a fazer apresentações no centro musical do sudeste de Nova Iorque, acompanhada dos grupos Mackin Pulsifer e SGBand.

Naquele período, começou a usar drogas e apresentar-se em clubes burlesque. Gaga disse que seu pai “apenas não entendia” aquilo, e que não conseguia olhar para ela durante alguns meses. O produtor musical Rob Fusari, quem ajudou Gaga a compor uma de suas primeiras canções, comparou seu estilo vocálico com o de Freddie Mercury. Ele apelidou-a de Gaga por causa da canção “Radio Ga Ga”, do grupo de rock Queen. Ela começou a usar este apelido como seu nome artístico e a partir daí ficou conhecida como Lady Gaga.
A partir de 2007, Gaga passou a trabalhar com Lady Starlight, quem ajudou-a a criar seus figurinos a serem usados em apresentações, como a do festival de música Lollapalooza, onde ela foi aclamada e recebeu muitas críticas positivas. Durante este período, ela passou a compor para artistas contratados da gravadora de Akon, assim como Fergie, Pussycat Dolls, Britney Spears, e New Kids on the Block. Depois de ouvi-la cantar em uma referência vocal para uma de suas faixas, Akon concluiu que ela também era uma boa cantora, e finalmente convenceu o presidente da Interscope Records, Jimmy Iovine para contratá-la e fazer um acordo com sua própria gravadora.

Lady Gaga com a Rainha Elisabeth da Inglaterra>>>>>

Em 2008, Gaga mudou-se para Los Angeles, e passou a trabalhar proximamente da sua gravadora para finalizar seu álbum de estreia The Fame. Gaga disse que combinou vários gêneros diferentes no álbum, “dos tambores e bate-palmas de Def Leppard até tambores de metal em canções urbanas”. Em julho de 2009 as vendas mundias do álbum foram contabilizadas em 3 milhões de cópias. O primeiro single do álbum, “Just Dance”, foi lançado em 8 de abril de 2008, e foi número um em seis países – Austrália, Canadá, Holanda, Irlanda, Reino Unido, e Estados Unidos. Este recebeu uma indicação ao Grammy na categoria “Melhor Canção Dançante”, mas perdeu para “Harder, Better, Faster, Stronger”, de Daft Punk. O segundo single, “Poker Face”, foi lançado em 3 de setembro de 2008, e assim como seu antecessor atingiu o número um, em quase vinte países, incluindo a maioria do comércio musical no mundo.

A primeira turnê oficial da cantora, a The Fame Ball Tour, começou em 12 de março de 2009 e foi muito elogiada pela crítica. Ela também disse ser bissexual e que é inspirada por lindas mulheres, o que ela afirma deixar seus namorados “desconfortáveis.” Sobre sua orientação sexual, Gaga afirmou não querer ser vista como alguém que quer usar a comunidade gay para ser atrativa. Antes desta entrevista ela disse à uma multidão em um dos seus concertos que a sua canção “Poker Face” fala em suas letras sobre fantasiar com uma mulher enquanto estar na cama com um homem. Gaga também apareceu no single do rapper Wale, “Chillin”.

Gaga foi indicada com um total de nove prêmios no MTV Video Music Awards de 2009. Em outubro, Gaga recebeu o prêmio da Billboard “Estrela em Ascenção de 2009”.
Com videoclipe de sucesso, e uma crítica feroz ao difícil mundo das celebridades, “Paparazzi” alcançou também incrível sucesso, assim como hit atual, “Bad Romance”.

Em Outubro de 2009 foi anunciada a segunda turnê da cantora, chamada "The Monster Ball Tour", que teria como base o novo trabalho musical, que seria um digno relançamento do "The Fame", intitulado "The Fame Monster", um belo trabalho, considerado pela crítica como um álbum totalmente independente do The Fame e de maior nível. A nova turnê irá passar por paises como Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e Austrália, por enquanto. Gaga, em uma entrevista a um jornal carioca, afirmou que também passaria pelo Brasil com a "The Monster Ball Tour".



TV DIVIRTA-CE

Confira shows e entrevista com Lady Gaga para o Fantástico







































______________________________________________






LIVROS - NÃO FICÇÃO


GUINNESS WORLD RECORDS 2010

Edição especial do GWR traz os maiores e os melhores da primeira década do Terceiro Milênio



A nova edição do Guinness World Records, que chega ao Brasil pela Ediouro, selecionou os feitos mais significativos, curiosos e impressionantes alcançados pela humanidade nestes dez primeiros anos do século XXI e que marcaram a passagem para o terceiro Milênio.


Assim, no Guinness World Records 2010 pode se conhecer a mais demorada transmissão ininterrupta de um seriado de TV, a pessoa que passou mais tempo em contato corporal direto com o gelo, a mais numerosa rede de relacionamento online ou ainda o homem que segurou a maior quantidade de cascavéis com a boca.

Mantendo a tradição de sempre inovar, nesta edição o leitor encontrará uma senha para entrar no site www.guinnessworldrecords.com/2010 e ter acesso a conteúdos exclusivos, como entrevistas com recordistas, vídeos, fotos para download, além escolher por votação seus preferidos entre os TOP 100.

Também traz os capítulos inéditos: Os inquebráveis – com os recordes mais duradouros da história, Os Primeiros - composto por feitos que inauguraram categorias e ainda um recorde para cada dia do ano, permitindo ao leitor descobrir, por exemplo, o recorde do dia de seu aniversário.

Recordes brasileiros também ganham destaque na edição

Tiago Della Vega, o guitarrista mais rápido do mundo (foto acima), Rosilda Ferreira (foto ao lado), a caixa de supermercado que conseguiu registrar e empacotar mais mercadorias em menos tempo, Joaquim Gonçalves, o paranaense responsável por assar o maior pão de todos os tempos e Felipe Nascimento que encheu 320 bexigas em uma hora estão entre os brasileiros que conquistaram vaga no Guinness World Records 2010, sem falar da proeza das 15 pessoas que entraram juntas em um fusca.

Sobre o Guinness

Publicado no Brasil pela Ediouro, o Guinness World Records é a autoridade mundial em quebra de recordes. Editado pela primeira vez em 1955, o livro é renovado todo ano em mais de 100 países e 25 línguas, com vendas superiores a 4 milhões de exemplares, já ultrapassando o total de 100 milhões de unidades vendidas, tornando-se o segundo livro mais vendido do mundo, ficando abaixo somente da Bíblia Sagrada. Desde 2008, o Guinness World Records também publica anualmente uma edição Games, voltada exclusivamente ao mundo dos jogos eletrônicos e seus recordes. O site www.guinnessworldrecords.com recebe mais de 11 milhões de visitantes ao ano.

Ficha Técnica:
Livro: Guinness World Records 2010 – O livro da década
Editora: Ediouro
Nº de páginas: 288
Preço Sugerido: R$ 74,90







ARTES PLÁSTICAS, ARQUITETURA, DESIGN

Instituto da Fotografia - IFOTO abre inscrições para o deVERcidade 2010

A quarta edição da mostra de fotografia e artes visuais está aberta a ensaios e instalações de fotógrafos e coletivos de todo o Brasil

Neste momento milhões de imagens são criadas, produzidas coletivamente e compartilhadas em redes de escala mundial. Que imagens são essas? Quem são seus autores? O que dessa produção permanecerá como memória e corpo do nosso tempo? Estas são algumas questões levantadas pelo Instituto da Fotografia – IFOTO com a quarta edição do deVERcidade, mostra de fotografia e artes visuais que acontecerá de 24 a 28 de fevereiro no entorno do Mercado dos Pinhões, em Fortaleza, Ceará. As inscrições para o deVERcidade 2010 estão abertas a partir desta terça-feira, 24 de novembro, e podem ser feitas até o dia 31 de dezembro de 2009. A realização é do IFOTO, com patrocinio da Oi Futuro, Governo do Estado do Ceará e Prefeitura Municipal de Fortaleza.


deVERcidade – Dentro e Fora do Olhar


A quarta edição do deVERcidade apresenta uma investigação dentro e fora do olhar, propondo uma reflexão sobre os rumos que a fotografia contemporânea vem seguindo, abrindo a possibilidade para que os mais diversos segmentos possam colaborar na ampliação deste debate.

Em uma sociedade hiper-imagética o olhar experimenta a cegueira do excesso e a exaustão da repetição, que esvazia e dessignifica sentidos e compreensões. Ao mesmo tempo, transbordamentos e contaminações são incorporados ao processo de construção de imagens. Fotografia, Artes Visuais e Audiovisual trocam entre si signos e possibilidades de criação, instituindo novas formas de vivenciar o olhar. O Autor se multiplica em coletivos e situações e, no limite, se esvai. O Observador também compartilha da autoria. O processo de criação é Obra. O espaço expositivo pode ser o Corpo, o Ar ou uma Sensação.


Olhares de todo o Brasil na quarta edição
Quem produz, pensa ou vive imagens pode participar do deVERcidade, que é um espaço para compartilhamento de idéias, olhares e inquietações. A quarta edição vem com uma novidade: é nacional. Fotógrafos e coletivos atuantes no Brasil podem inscrever até duas propostas por inscrição, mas somente uma poderá vir a ser selecionada. Os coletivos selecionados correspondem a uma única inscrição. A inscrição deve ser feita por meio do link presente do site do IFOTO (www.ifoto.org.br) anexando um ensaio fotográfico com até 10 imagens ou, quando for o caso, a proposta de instalação fotográfica. O regulamento também está disponível no site do Instituto da Fotografia. As propostas selecionadas serão anunciadas no dia 12 de janeiro de 2010.

SERVIÇO
deVERcidade 2010 – Inscrições abertas até 31 de dezembro de 2009 para a quarta edição do evento de fotografia, que acontecerá de 24 a 28 de fevereiro de 2010 no entorno do Mercado dos Pinhões, em Fortaleza - Ceará. Aberta a qualquer pessoa residente no Brasil ou coletivos atuantes no país. As inscrições serão feitas unicamente através do link apropriado no site www.ifoto.org.br. Só serão considerados inscritos aqueles que receberem a confirmação que será enviada por email para o endereço fornecido no ato de inscrição. Informações na sede do ifoto: Rua Gonçalves Lêdo, 307 – Praia de Iracema, Fortaleza – Ceará. Tel: 85-3254.6385 - ifoto@gmail.com – www.ifoto.org.br.







RESTAURANTES


O castelo das delícias Vojnilô


O restaurante Vojnilô, situado no bairro Varjota, principal bairro gastronômico de Fortaleza, é um referência na gastronomia nacional, oferecendo um dos melhores pescados do mundo. Pela arquitetura da casa, que lembra um castelo medieval, você percebe o requinte e o glamour do local, que já recebeu celebridades, atores, atrizes, empresários e grandes personalidades das mais diferentes esferas da sociedade.
Comandado pelo chef mineiro Lúcio Figueiredo, um verdadeiro gentleman na arte de receber as pessoas, o Vojnilô foi aberto em abril de 2006. A história de nascimento do restaurante é curiosa: Lúcio conheceu em Guarapari, no Espírito Santo, o macedônio Vicente Bojovski, artista, poeta e mestre da culinária de crustáceos, dono do restaurante Guaramare naquela cidade. Vicente despertou a paixão pela culinária em Lúcio, que decidiu abraçar sua verdadeira vocação. Lúcio largou tudo em São Paulo, onde morava na época, e mudou-se para Fortaleza, terra que oferece farta e ótima matéria-prima para sua arte. O acerto de sua decisão é comprovado pela clientela fixa que o Vojnilô conquistou em tão pouco tempo.
O nome do restaurante, que na Macedônia quer dizer Vicente, é uma homenagem ao seu amigo e mestre, responsável também pela inspiração de todos os pratos do cardápio da casa. Especializada em frutos do mar, com destaque para os pescados assados na brasa e paellas, “Também não podemos esquecer da nossa costela suína caramelada, que faz muito sucesso entre os clientes”, diz Lúcio.

O Vojnilô tem como proposta oferecer um lugar onde a decoração remeta os clientes aos tempos medievais, com iluminação indireta, velas nas mesas e ambiente climatizado. Na decoração da casa são encontradas várias peças antigas, a exemplo de um móvel de madeira de 80 anos, trazido de Caxambu, rodas de carros de boi de 200 anos, que fizeram parte da abertura da estrada de Ilhabela, litoral paulista, panelas de cobre antigo, lampiões suecos, pratarias francesas, cálices antigos de estanho. Isso sem contar que o molde do tijolo da fachada foi trazido de Minas Gerais e feito em Fortaleza, os lustres foram trazidos de fazendas mineiras e que o bar é um barco de 25 anos, retirado da Praia do Mucuripe após um naufrágio. Peças que certamente vale a pena o cliente descobri-las em um passeio pela casa.
Lúcio Figueiredo recomenda de entrada o Espetinho de Vieira e as Ostras Frescas. De prato principal, o Peixe à Moda da casa, que vem assado na brasa, com alcaparra, arroz à grega e batata sautée. Outras boas pedidas são o Misto de Pescados (lagosta, camarões e peixe assado na brasa) e a Paella de Carne. DIVIRTA-CE recomenda também indica bons vinhos do Vojnilô, caso do sul-africano Raka, feito da uva sauvignon blanc (safra 2007) e o tinto chileno Estampa Gold Assemblage 2004, da uva syrah. Para arrematar, a carta de cachaças lista 150 rótulos, a exemplo das mineiras Seleta e Boazinha.
O Restaurante Vojnilô funciona diariamente a partir das 19h, abrindo também de sexta a domingo para almoço, e fica situado na Rua Frederico Borges, 413, Varjota. Informações e reservas: (85) 3267-3081

Nenhum comentário: