domingo, 6 de dezembro de 2009

RÁDIO

Padrão digital deve impulsionar negócios do rádio, afirmam especialistas

Quando o assunto é rádio, o diretor-geral da Rede Massa (SBT), Acácio Luiz Costa, e o consultor da Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e TV (Abert), Ronald Siqueira Barbosa, concordam sobre um ponto fundamental: é preciso definir um padrão digital para que esse meio de comunicação continue sólido numa época de convergência das mídias.

Eles falarão sobre o assunto durante o Fala Nordeste! - V Congresso de Radiodifusão da região e a V Exposição de Equipamentos e Serviços – que será realizado em Salvador nos dias 7, 8 e 9 de dezembro, no Hotel Tropical da Bahia. O tema desta edição é "A força da radiodifusão na mídia regional”. Na ocasião, os dois profissionais ministram palestras sobre novos modelos de negócios e os desafios e oportunidades da radiodifusão com projetos comerciais vencedores.

Segundo Costa, a radiodifusão brasileira está entre as melhores do mundo, não só do ponto de vista da produção artística, mas também da produção técnica. “Usamos no país todas as mais modernas ferramentas de marketing publicitário e promocional”, afirma. O diretor completa que, cada dia mais, o rádio é percebido como um meio de comunicação com capacidades e expertises promocionais – pela sua capacidade e habilidade intrínsecas - e que a definição do padrão digital ajudaria a manter a qualidade do meio.

Para o consultor da Abert, a discussão do sistema digital abriu perspectivas para uma nova abordagem do modelo de negócio para o rádio brasileiro. “Como nós sabemos que o rádio terá que se digitalizar para continuar competitivo, nada melhor do que aprofundar essa discussão em um evento da importância do Fala Nordeste”, diz. Ele afirma que o evento tem se tornado uma referência para os radiodifusores nordestinos e, ao mesmo tempo, proporcionado uma discussão de vanguarda do que ocorre na radiodifusão atual.

Durante o Fala Nordeste, também serão debatidos temas como a importância do perfil do profissional de atendimento para a conquista e fidelização dos clientes, o cenário econômico do Brasil em 2010, com a Copa do Mundo e as eleições, como tirar proveito da convergência dos meios, o diferencial do marketing para esses veículos e os desafios da mídia na atualidade. Uma das novidades desta edição é o Dia da Tecnologia, espaço para palestras de especialistas e expositores sobre equipamentos e serviços.

Entre os painelistas, destacam-se ainda Yole Mendonça, da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom), Fábio Fonseca, coordenador de Planejamento de Rádiodifusão do Ministério das Comunicações, Antônio Rosa Neto, executivo da Rede TV! e Ângelo Franzão Neto, do Grupo de Mídia (SP).

As inscrições podem ser feitas por meio do endereço www.embrasec.com.br/falanordeste09.html. Na página da Internet também estão disponíveis pacotes de hospedagem. O participante inscrito e identificado terá direito à livre circulação na plenária e no ambiente do evento todos os dias e horários, e certificado no final do evento.

Serviço
Data: De 7 a 9 de dezembro
Local: Hotel Tropical da Bahia
Informações: http://http://www.embrasec.com.br/falanordeste09.html
Assessoria de Comunicação da Abert

Nenhum comentário: