domingo, 6 de dezembro de 2009

CINEMA CEARÁ

Cinemas nas Ruas: Arte sem fronteiras

O Cinema nas ruas é uma nova forma de refletir sobre arte, cultura e a cidade. As intervenções nos bairros são frutos dos coletivos formados através de curso da Vila das Artes, equipamento da Prefeitura de Fortaleza, vinculado à Secretaria de Cultura de Fortaleza.

O curso Formação de Agentes Culturais e Exibidores Independentes, o Pontos de Corte, incentiva a formação de coletivos os quais têm provocado em cada comunidade a reflexão sobre o cotidiano através de intervenções artísticas e exibição de filmes. A proposta é uma política da Prefeitura voltada a formação em artes focada na democratização do acesso e a formação de platéia para o audiovisual, além de mostrar outras formas de se fazer arte.

Em dezembro o Cine Serviluz leva para a comunidade do Titãozinho, na Praia do Futuro, a exibição dos curtas “Pessoa Non Grata” de Yures Viana e o vídeo coletivo “Fortalezas”, produzido pela Prefeitura através do Núcleo de Produção Digital Vila das Artes (mantido em parceria com o Ministério da Cultura). O “Fortalezas” é o segundo vídeo da série coletiva que celebra o aniversário da Cidade. São curtas retratando personagens que reinventam o cotidiano urbano. O primeiro vídeo, 24H, fez um passeio imagético através do olhar dos realizadores que captaram uma cena do cotidiano em cada hora do dia.

O Coletivo Subvercine continua com a Mostra Cinema Brasileiro na programação do Cine Filosofia que acontece aos sábados à tarde (16h) no auditório da Universidade do Ceará - UECE.



Programação em dezembro



Cine Serviluz

Exibição e debate sobre os vídeos “Persona Non Grata”, produzido em Fortaleza por Yures Viana e “Fortalezas”, produção coletiva realizada pela Prefeitura de Fortaleza, através da Vila das Artes. Todos os sábados a partir das 18h, ao ar livre no bairro Serviluz (Praia do Futuro). Contato pelo telefone (85) 8775-9305.


Dia 5 - Pracinha São Francisco - Avenida Zezé Diogo, s/n.

Dia 12 - Pracinha da Estiva - Travessa Vicente de Castro, s/n.
Dia 19 - Farol do Mucuripe - Avenida Vicente de Castro, s/n.
Dia 26 – Praia do Titanzinho - Avenida Leite Barbosa, s/n, após o encerramento da última etapa do Circuito Titanzinho Surf Club.



Subvercine – Cine Filosofia

Mostra Cinema Brasileiro com debates filosóficos no Auditório do Centro de Humanidades da Universidade Estadual do Ceará, Avenida Luciano Carneiro, 345, a partir das 16h. Informações pelo telefone (85) 8819-0362. Grátis



Dia 4

“À Meia-Noite Levarei Sua Alma”, direção de José Mojica Marins, o Zé do Caixão, 1964. O cruel agente funerário Zé do Caixão, temido e odiado pelos humildes moradores de um vilarejo, vive a demente obsessão de gerar o filho perfeito, que possa garantir a continuidade de seu sangue. Ele busca pela mulher ideal, aquela que será capaz de conceber o seu filho e não hesita em matar todos que ousam interferir em seus planos.

Dia 11

“Madame Satã” do cineasta Karim Aïnouz, 2002. Rio de Janeiro, 1932. No bairro da Lapa vive encarcerado na prisão João Francisco (interpretado por Lázaro Ramos), artista transformista que sonha em se tornar um grande astro dos palcos. Após deixar o cárcere, João passa a viver com Laurita (Marcélia Cartaxo), uma prostituta, ainda Firmina, a filha de Laurita, Tabu, seu cúmplice e Amador, dono do bar Danúbio Azul. É neste ambiente que João Francisco irá se transformar no mito Madame Satã, nome inspirado no filme Madam Satan (1932), dirigido por Cecil B. de Mille.

Dia 18

“Estômago”, de Marcos Jorge, 2007. Na vida há os que devoram e os que são devorados. Raimundo Nonato descobriu um caminho à parte: a cozinha. E é na cozinha do boteco, do restaurante italiano e da prisão que Nonato vive sua intrigante história. Ele aprende as regras da sociedade: os que devoram ou são devorados. Regras que ele usa a seu favor, porque mesmo os cozinheiros têm direito a comer sua parte. E eles sabem, mais do que ninguém, qual é a melhor. Uma fábula nada infantil sobre o poder, o sexo e a culinária.



Serviço:

Exibição de filmes seguida de debates em vários espaços da Cidade. A partir do 4 de dezembro de 2009. Informações na Vila das Artes, Rua 24 de Maio, 1221, centro ou pelo telefone (85) 3252-1444.


Cinema de Canto a Canto



A Prefeitura de Fortaleza garante em dezembro mais lazer e entretenimento nas praças da Cidade. Realizado pela Vila das Artes, o Cinema de Canto a Canto é um projeto itinerante que propõe formar platéia para as produções audiovisuais nacionais e de filmes que convergem com linguagens para além do entretenimento. Que transmitem valores de cidadania, falam sobre meio ambiente, educação, família. O projeto teve início em 2007 e anulamente vai às ruas contribuindo com a política de formação de platéia e democratização do acesso que a Prefeitura oferece à Cidade. As exibições têm início às 18h.



Programação em dezembro

Dia 7 - Praça Doutor Amaury, entre as avenidas Presidente Castelo Branco e Dr. Theberg, Pirambú.
Dia 10 - Praça Principal do Conjunto Santa Maria, Rua Maria Quintino, próximo a Igreja, Messejana
Dia 14 - Praça da Rua 2, no Carlito Pamplona
Dia 17 - Lagoa da Maraponga, Avenida Godofredo Maciel, Maraponga.
18.12 - Praça do Conjunto Santa Cecília, entre as Ruas Virgílio Nogueira, Três Corações, Bom Jesus e Nova Conquista.



Serviço:

Exibição de filmes do Cinema de Canto a Canto. Informações na Vila das Artes. Rua 24 de Maio, 1221, centro. (85) 3252-1444.











Adiadas inscrições para o Festival do Minuto com o tema “Padre Cícero”

Inscrições de vídeos para o Festival do Minuto, com o tema “Padre Cícero”, estão sendo prorrogadas de hoje (segunda-feira, 30 de novembro) para o próximo dia 10 de dezembro. As inscrições estão abertas para participantes de todo o Brasil.

Os vídeos sobre o Padre Cícero devem ser enviados para o site do Festival (www.festivaldominuto.com.br), que apresentará os ganhadores ao final do concurso. São três prêmios de R$ 1.000,00 cada. O Banco do Nordeste do Brasil (BNB) é o patrocinador do tema “Padre Cícero” no Festival do Minuto.

Cearense do Século

O Padre Cícero é até hoje considerado o Cearense do Século. Durante uma missa celebrada por ele em 1889, em Juazeiro do Norte, ocorreu o primeiro de uma série de milagres que o tornaram lendário: uma hóstia ministrada pelo sacerdote a uma beata transformou-se em sangue na boca da religiosa. Tal fenômeno se repetiu diversas vezes durante cerca de dois anos. Rapidamente espalhou-se a notícia de que acontecera um milagre.

A partir daí, o mito do Padre Cícero passou a ter fortíssima influência social e religiosa em todo o Estado do Ceará, e Juazeiro do Norte tornou-se uma cidade-santuário e um dos maiores centros de romarias e religiosidade popular do Brasil. É lá que está sepultado o famoso Padim Ciço, maior benfeitor da cidade e santo popular.

Sobre o Festival do Minuto

O Festival do Minuto foi criado no Brasil, em 1991. É, hoje, o maior festival de vídeo da América Latina, tendo inspirado festivais semelhantes em mais de 40 países. Desde 2007, o Festival do Minuto brasileiro tornou-se permanente e online: passou a receber e exibir vídeos diretamente pela Internet, no www.festivaldominuto.com.br

Quem faz o Festival do Minuto

Marcelo Masagão: Criador e curador do Festival. É cineasta, tendo realizado, entre outros, os filmes Nós que Aqui Estamos por Vós Esperamos (1999), 1,99 – Um Supermercado que Vende Palavras (2004) e Otávio e as Letras (2007).

Gustavo Steinberg: Diretor e produtor executivo do Festival. Mestre em Ciências Políticas (PUC-SP) e em Comunicação (London School of Economics), é autor de dois livros e produziu cinco filmes longa-metragem. Sua estreia na direção de longas aconteceu em 2008, com Fim da Linha.





TELEVISÃO

Produção cearense na TV Brasil

O Ponto Brasil, projeto da TV Brasil realizado em todo o país para divulgar a produção audiovisual já está no ar. Realizado de modo colaborativo por cerca de 100 pontos de cultura e coletivos audiovisuais, a primeira temporada estreou na TV Brasil dia 21 de novembro às 23h45.

Os materiais produzidos pelo Brasil afora estão misturados em cada um dos programas. Cada episódio reúne, em torno de um tema-eixo, interpretações realizadas a partir do amplo leque de coletivos que compõem a rede Ponto Brasil, resultando em 14 caleidoscópios culturais em forma de programas de televisão.

No Ceará a Vila das Artes, equipamento da Prefeitura de Fortaleza, e a Acartes (Organização da sociedade civil) foram sede para oficinas de preparação para a produção e gravação dos conteúdos. Alunos e ex-alunos do curso Pontos de Corte da Vila das Artes participaram desta produção coletiva que poderá ser conferida no dia 5 de dezembro, com Objetos que Transitam, roteiro e direção de Tiago Pedro e no dia 13 de fevereiro de 2010 com Ensinando a Brincar, direção e roteiro de Edinaldo Felipe. A TV Brasil pode ser conectada pelos canais tv aberta, canal 2 no Rio e Maranhão; tv digital, canal 63 em SP; tv por satélite, canal 116 em todo o Brasil. Ou ainda pelo endereço eletrônico pontobrasil.org.br.







CURSOS, SEMINÁRIOS, OFICINAS, DEBATES

Cine Debates na Vila das Artes

A ocupação cineclubista na Vila das Artes, equipamento da Prefeitura de Fortaleza, propõe ampliar os espaços de projeção de filmes e vídeos além de engrossar o debate acerca de produções audiovisuais e formar platéia. Em dezembro a programação acontece nos dias 7 e 14 com exibição dos Cineclubes Alumbramento e Costa Gavras.

No dia 7, o Alumbramento coloca foco em filmes de produção cearense com a participação dos próprios cineastas para um bate papo. Serão exibidos três curtas entre eles o ficção "Selos" produzido como trabalho de conclusão do curso de Realização em Audiovisual da Vila das Artes e que abriu o Cine PE deste ano. No dia 14, o Cine Costa Gavras exibe “Missing” ou, como sugere a tradução, Desaparecidos (EUA), de Konstantino Costa Gavras, 1982. O mais interessante do filme é notar que não se trata de uma ficção, tentando apresentar o que de mais brutal aconteceu em uma das várias "republicas cucarachas" exportadoras de matérias-primas para o governo americano. A história desse desaparecimento é verdadeira. E o desaparecido na época era de um norte-americano. O fato se passou no Chile de Salvador Allende onde centenas de outras pessoas desapareceram na época do golpe militar que colocou o general Pinochet no poder.



Programação

Dia 7

Cine Alumbramento

Diante da Lei, de Alyson Lacerda
Selos, de Gracielly Dias
412 Par, de Euzébio Zloccowick

Filmes de produção cearense com a presença dos realizadores



Dia 14

Cine Costa Gavras

Filme “Missing” (Desaparecidos) EUA, de Konstantino Costa Gavras, 1982



Serviço:

Cineclubes na Vila das Artes. Dias 7 e 14, segunda-feira, a partir das 18h na Vila das Artes// Rua 24 de Maio, 1221, centro. Informações pelo 3252-1444. Grátis.

Nenhum comentário: