domingo, 6 de dezembro de 2009

LITERATURA


#Doeumlivrononatal

Campanha nasce no twitter
e chega às ruas do País


Iniciativa individual de twitteiro ganha apoio de diversas pessoas, empresas e entidades e se transforma rapidamente em grande campanha nacional para a doação de livros para o Natal.* Segundo o diretor de divulgação da campanha, José Luiz Goldfarb, já foram arrecadados 20 mil livros e a expectativa é que o número chegue a 100 mil. “A campanha é mais um exemplo de como as redes socais que se formam no twitter podem extrapolar os limites da dimensão virtual, ganhar as ruas das cidades, fazer a diferença e transformar a realidade”, afirma Goldfarb.

Mais uma ver o twitter, com seus míseros 140 toques, mostra que pode ser um poderoso aliado da cultura. De maneira informal, há pouco mais de um mês Heber Dias de Sousa passou a incentivar seus amigos do twitter a doarem livros no Natal. A proposta teve receptividade e adesão avassaladoras e logo se tornou a campanha #doeumlivrononatal. Organizada por Dias de Souza, José Luiz Goldfarb e Laura Furquim Xavier, a campanha se tornou um dos assuntos mais comentados no ambiente do twitter (em alguns dias a TAG chegou a ser a mais mencionada no twitter brasileiro) e, desde então, foi “adotada” por artistas, jornalistas, políticos e empresários, entre outros.

Rapidamente a iniciativa evoluiu para um projeto objetivo e consistente, com parcerias em todo o país, Muitos postos de coleta foram disponibilizados e os livros começaram a surgir - de forma surpreendente e em grande quantidade. Até agora as doações* já chegam a 20 mil livros.

Ao #doeumlivrononatal se juntaram parceiros importantes, como a Fundação Abrinq, a Ong Visão Mundial e projeto “Sempre um Papo”. A abrangência e legitimidade foram garantidas quando a campanha ganhou o apoio do Conselho de Secretários Estaduais de Educação (Consed), que abriu as portas das Secretarias de Estados de Educação para que os livros sejam recebidos; e da Droga Raia, que disponibilizou suas 300 filiais para a doação de livros (junto com a campanha “Passe essa história adiante. Doe um livro”, da própria rede, em São Paulo. Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná).

Segundo José Luiz Goldfarb, curador há 19 anos do Prêmio Jabuti, professor e diretor do programa de Estudos de Pós-Graduação em História da Ciência da PUC-SP, diretor da Câmara Brasileira do Livro (CBL), coordenador de diversos projetos de incentivo à cultura e diretor de divulgação do #doeumlivrononatal, “a campanha é mais um exemplo de como as redes socais que se formam no twitter podem extrapolar os limites da dimensão virtual, ganhar as ruas das cidades, fazer a diferença e transformar a realidade”.

De acordo com Goldfarb, em dezembro a campanha deverá ganhar ainda mais corpo, com o início de ações coletivas que despertem atenção para a campanha e potencializem ainda mais a doação de livros. “Esperamos chegar a 100 mil livros”, anuncia.

Laura Furquim Xavier, coordenadora do projeto, conta que muitos dos usuários do twitter têm anexado ao seu avatar (nomes e/ou foto de identificação) o boton (twibbon) da campanha. “Já são 758 pessoas”, afirma**.

Os locais de coletas*** podem ser encontrados no blog da campanha: http://www.doeumlivrononatal.blogspot.com (ou para contatar a campanha via twitter :@doeumlivro).

Sobre José Luiz Goldfarb

José Luiz Goldfarb atua em diversas áreas do conhecimento. Possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Filosofia e História da Ciência - McGill University, Canadá (1980) e doutorado em História da Ciência pela Universidade de São Paulo (1992). É curador há 19 anos do prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, considerado a principal premiação da literatura do país; professor e diretor do Programa de Estudos de Pós-Graduação em História da Ciência da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; coordenador de diversos programas de incentivo à leitura (São Paulo: um Estado de Leitores", da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo; "Letras de Luz", da Fundação Victor Civita/Energias do Brasil, nos estados do Tocantins, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e São Paulo; e "Rio: uma cidade de Leitores", da Secretaria de Educação da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro); coordenador do Corredor Literário na Paulista, da Secretaria de Estado da Cultura; oficiante do culto da sinagoga da Associação Brasileira “A Hebraica” de São Paulo; conselheiro da Biblioteca Haroldo de Campos (Casa das Rosas - Secretaria de Estado da Cultura); e presidente do conselho deliberativo da Associação Amigos do Museu Judaico de São Paulo, entre outros.

Tem grande conhecimento na área de História, com ênfase em História das Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: história da ciência e ciência no século XVII, influências herméticas em Isaac Newton, ciência e religião, história da ciência no Brasil; bibliotecas públicas, políticas públicas de promoção do livro e da leitura, judaísmo e cinema, além da elaboração, produção, viabilização e implantação de projetos e eventos culturais.

Nenhum comentário: