domingo, 6 de dezembro de 2009

CENA GLS



'Do começo ao fim' coloca incesto e homossexualismo no mesmo pacote

Homossexualismo é um assunto que desperta polêmica. Imagine, então, acrescentar ao tema o elemento incesto (união sexual entre parentes), um dos maiores tabus da humanidade?


Escrito e dirigido pelo talentoso Aluizio Abranches (Um copo de cólera), Do começo ao fim aborda um relacionamento amoroso entre dois irmãos: Francisco e Thomás.


Eles são fruto de dois casamentos da médica Julieta (Julia Lemmertz).



Filme mostra relação amorosa entre dois meio-irmãos

Com o primeiro marido, o empresário Pedro (o argentino Jean-Pierre Noher), ela teve Francisco (interpretado por Lucas Cotrim, quando criança, e por João Gabriel, na fase adulta).


Com o atual marido, o arquiteto Alexandre (Fábio Assunção), Julieta temThomás (Gabriel Kaufman e Rafael Cardoso). Desde cedo, a mãe percebe que os irmãos (que têm uma diferença de idade de seis anos) possuem uma relação mais íntima do que o normal, mas diz: “Que posso fazer?”.

Adultos, Francisco e Thomás enfrentam uma separação, já que o segundo vai morar na Rússia, treinando para os Jogos Olímpicos.

Na opinião de Abranches, um diretor realmente inquieto, Do começo ao fim “conta a história de um amor incondicional como uma possibilidade, como um contraponto para um mundo cheio de violência, medo e intolerância”.

Com fotografia do suíço Ueli Steiger (Godzila,O patriota), o filme enfrentrou problemas na captação de patrocínio.


Conseguiu apenas dois, num total de R$200 mil, mas os empresários exigiram ficar no anonimato.



Nenhum comentário: