quarta-feira, 1 de julho de 2009

TOP DVD

Era uma vez o blues

Filme “Cadillac Records” relata a gênese do rock


Lançamento em DVD mostra a vida de músics lendários como músicos lendários como Muddy Waters, e Chuck Berry - a cantora Beyonce interpreta Etta James


O filme "Cadillac Records", lançamento da Sony diretamente nas locadoras, retrata a história de um verdadeiro marco da música; a gravadora Chess, um pequeno selo de Chicago que durante as décadas de 50 e 60 produziu os melhores e mais importantes discos do blues e de um ainda iniciante rock, tendo em seu elenco músicos lendários como Muddy Waters, Willie Dixon, Howlin' Wolf, Chuck Berry, Little Walter e Etta James. Para qualquer pessoa que se interessa por rock mais clássico, especialmente aquele que saiu da chamada British Invasion, nos anos 60 e já teve a curiosidade de pesquisar as influências dos músicos que mudaram para sempre a cara do rock e do pop que se fez desde então, já deve ter tropeçado aqui e ali em informações sobre esta mítica gravadora.
Para nós, os fãs, sempre foi um lugar mágico, uma espécie de "disneylandia" onde os músicos que vinham do velho sul, pegavam emprestados alguns toques urbanos da efervescente Chicago e entregavam ao mundo uma nova sonoridade que até então, só chegava nas rádios especializadas em música negra, que também, até então, só contavam com uma audiência negra. O enfoque do filme em especial é sobre a figura de Leonard Chess (Adrien Brody), um europeu que vai para a América tentar vencer na vida e tropeça em uma mina de ouro. Como não podia deixar de ser, o dinheiro que a gravadora produz quase nunca chega aos bolsos dos músicos, mesmo assim, Chess mostra-se como um bom amigo de seu elenco de astros, chegando a presenteá-los com luxuosos cadillacs, os tops de linha da época. Claro que no caminho destas lendas, todas bem desajustadas quando examinadas mais de perto, aparecem doses maciças de drogas, bebida e sexo; mas são detalhes que estão no contexto, tanto da música, quanto da época, em que artistas, especialmente os negros, percorriam a linha fina que separa a vida boêmia da marginalidade.
Chega a ser emocionante ver estes músicos lendários retratados com uma boa dose de reverência pelo diretor Darnell Martin, que ainda teve o bom senso de escalar um elenco de músicos; assim, o rapper Mos Def aparece retratando tranquilamente as maluquices de Chuck Berry e a cantora Beyonce Knowles está perfeita como a maravilhosa Etta James. A trilha sonora é imperdível. **** 4 ESTRELAS / Ótimo



Novidades de terror nas locadoras

“Alma perdida” e Quarentena” são boas opções para fãs do gênero


Do diretor, produtor e roterista David Goyer, “Alma Perdida” é um thriller sobrenatural sobre uma jovem que se vê dentro de um mundo de assombrações depois que um espírito demoníaco passa a aterrorizá-la, espalhando medo à sua volta.
A jovem Casey Beldon (Odette Yustman) odeia sua mãe por tê-la abandonado quando criança. Mas eventos inexplicáveis e assutadores começam a acontecer, trazendo à tona o real motivo que fez sua mãe fugir. O principal deles é a aparição do fantasma do seu irmão gêmeo, morto antes de nascer, que agora quer se apoderar do corpo de Casey para ficar de vez no mundo dos vivos. Desesperada, Casey busca ajuda e acaba cruzando o caminho de Sendak (Gary Oldman), a única pessoa capaz de livrá-la de seus pesadelos e fazer a assombração parar.
O roteiro do filme nasceu a partir dos questionamentos que David Goyer, o diretor e também roteirista de "Alma Perdida", fazia sobre o conceito de dar à luz a gêmeos. Durante a produção do roteiro, Goyer chegou a estudar o antigo folclore judaico. No momento de escolher a protagonista do filme, a equipe de produção decidiu selecionar uma atriz com poucas produções no currículo.

“Quarentena” é uma refilmagem do sucesso espanhol REC (2007), de Paco Plaza e Jaume Balagueró, que ajudaram os irmãos John Erick e Drew Dowdle (do atordoante The Poughkeepsie Tapes, ainda inédito no país) na adaptação norte-americana. Embora algumas cenas sejam refeitas quadro a quadro, os Dowdle - que assinam roteiro e direção - mudaram cenas-chave da trama.
A história é centrada na repórter Angela Vidal (Jennifer Carpenter, de O Exorcismo de Emily Rose). Ela e seu cinegrafista, Scott (Steve Harris), fazem reportagens para a TV sobre a rotina de profissionais que trabalham enquanto o restante da cidade dorme. No programa da vez, eles passam a noite em um quartel de bombeiros. Depois de horas de tédio, Angela e Scott acompanham os bombeiros em uma chamada. Em princípio, a emergência não tem muitas emoções: uma senhora aparentemente passou mal e os vizinhos não conseguem abrir a porta de seu apartamento.
Ao chegar ao edifício, no entanto, a situação mostra-se mais sombria. Quando os policiais e bombeiros invadem a casa, seguidos pela câmera de Scott, a tal senhora ataca um policial, arrancando com os dentes metade de seu pescoço. Quando o grupo de resgate tenta levar o oficial atingido para o hospital, percebe que o prédio foi lacrado pelo Exército. Isto é, estão em quarentena. Como não há qualquer explicação, exceto o ataque da idosa canibal, a tensão dos personagens começa a aumentar com o confinamento. Tudo isso captado pelas lentes de Scott e apresentado por Angela, que sente que precisa mostrar o que está acontecendo com eles.
Apesar de ser válido fazer pequenas modificações, nem que seja por razões culturais, os irmãos Dowdle extraíram a essência de REC, para incorporar uma estranha referência ao terrorismo. Some-se a isso o fato de a produção estragar o suspense com detalhes desnecessários, que não existiam na versão ibérica.
Talvez o ponto mais negativo da trama seja o fato de ter criado um argumento precário para explicar a origem dos zumbis. É difícil entender como uma doença erradicada há décadas poderia tornar-se o vírus do fim do mundo. Fica muito evidente, também, que Quarentena procura reunir estilos de diferentes vertentes do cinema de terror atual.
Em três referências simples, encontra-se na produção a narrativa por meio de uma trêmula câmera, como em A Bruxa de Blair (1999) e Cloverfield - Monstro (2008); um número crescente de zumbis, como em Madrugada dos Mortos e Extermínio, ambos de 2003, e mortes violentas, com muitos ossos quebrados e sangue, similares aos vários capítulos de Jogos Mortais e O Albergue (2006). Para os fãs do gênero, esse mosaico do horror funciona como um ímã. Afinal, Quarentena não apenas copia modismos, ele provoca todas as sensações dos filmes que imita: tensão, aflição, asco, medo, tontura e, às vezes, até alguns risos. *** 3 ESTRELAS / Bom



Sony Pictures sugere emoção, ação e mais dois clássicos dos anos 80 para o mês de agosto

No dia 6 de agosto a Sony Pictures lança um grande pacote com títulos em DVD e Blu-ray (alta-definição). Destaque para Anjos da Noite: A Rebelião (Underworld: Rise Of The Lycans), O Menino da Porteira e os indicados ao Oscar® Valsa com Bashir (Waltz with Bashir) - Melhor Filme Estrangeiro 2009 - e o clássico O Sol da Meia-Noite (White Nights) - Melhor Canção Original 1985. Como destaque dos lançamentos em alta-definição, o Blu-ray do clássico Os Caça-Fantasmas (Ghostbusters).

Considerado o melhor filme da franquia, Anjos da Noite: A Rebelião conquistou mais de três milhões de reais em bilheteria no Brasil. Protagonizado por Michael Sheen, indicado ao BAFTA, e Bill Nighy, premiado pelo Globo de Ouro e BAFTA, a terceira saga cinematográfica que retrata a eterna guerra entre vampiros e lobisomens, conta a origem de tudo. Um jovem Lycan (Michael Sheen) surge como líder e reúne os lobisomens para um levante contra Viktor (Bill Nighy), o poderoso vampiro. Dirigido por Patrick Tatopoulos, responsável pelos efeitos especiais de Eu Sou A Lenda e Independence Day, o filme chega às locadoras nos formatos DVD e Blu-ray.

Refilmagem do clássico de 1976 com Sergio Reis, O Menino da Porteira, tem como destaque o cantor Daniel, que atualmente está presente na novela Paraíso, exibida pela Rede Globo. Ele vive o peão Diogo que acompanha a trajetória do encantador Rodrigo - a revelação João Pedro Carvalho - que sonha em ser boiadeiro quando crescer. Dirigido por Jeremias Moreira (Tainá), o delicado filme que conta com grandes atuações de Rosi Pedro e José de Abreu, emociona tanto quanto a filmagem original.

Inovador e devastador, Valsa com Bashir (Waltz with Bashir), animação de Ari Folman - veterano israelense da 1ª Guerra do Líbano - é inspirado em fatos reais e passeia pelas memórias de soldados e velhos amigos de Folman. Elogiado por todos os lugares em que foi exibido, Valsa com Bashir foi indicado ao Oscar® de Melhor Filme Estrangeiro em 2009, recebeu o Globo de Ouro na mesma categoria e também recebeu o prêmio de Melhor Filme no National Society of Film Critics. Agora ele chega exclusivamente em DVD nas locadoras de todo o Brasil.

Dirigido por Taylor Hackford, que em 2004 apresentou a premiada história de Ray Charles, O Sol da Meia-Noite (White Nigths) foi imortalizado pelo Hit "Say You, Say Me", de Lionel Richie, Oscar® e Globo de Ouro de Melhor Canção Original, em 1985. O filme chega às lojas apenas no formato DVD em edição especial, com comentários e o especial Fazendo O Sol da Meia-Noite. Neste filme Mikhail Baryshnikov é um bailarino da União Soviética exilado nos EUA aprisionado pela KGB. Nesse momento ele conhece Gregory Hines (Cotton Club, Um Anjo em Minha Vida) um bailarino Américo que foi morar em Moscou e casou-se com uma russa.

No destaque dos lançamentos em alta-definição do mês, Bill Murray, Dan Aykroyd e Harold Ramis estrelam Os Caça-Fantasmas (Ghostbusters) a clássica comédia sobrenatural que marcou a década de 80. O Blu-ray traz comentários de Ivan Reitman, Harold Ramis e Joe Medjuck, mais especiais como Cemitério de Cenas, Cenas com Multi-Ângulo, Comparação de Storyboards entre outras coisas.



Universal lança novas séries em DVD

Primeiras temporadas de “In Plain Sight - Testemunha Ocular” e “A Ex” estão disponíveis nas lojas e locadoras

Os mais variados personagens de séries policiais dão duro procurando responsáveis por assassinatos, roubos, crimes em geral. Em Testemunha Ocular, a mira é outra, e talvez a menos esperada: a testemunha. Cabe à Mary Shannon, interpretada por Mary McCormack, a função de dar atenção e supervisionar a figura mais importante da cena do crime. Linda, loira e bombástica, Mary é uma agente especial que trabalha no Departamento Federal de Proteção à Testemunha. Ao lado do seu parceiro de trabalho, o agente Marshall Mann (Fred Weller), ela mostra que tem energia de sobra ao encarar os mais complicados casos policiais em que precisa vigiar e calcular cada movimento das testemunhas. Além disso, ainda tem que agüentar e administrar as complicações da sua família, que pouco - ou nada - sabe a respeito do seu conturbado trabalho. Criada por David Maples, a série presenteia o espectador com um jeito diferente de se observar um crime: sob o ponto de vista da testemunha. Bem-Vindo ao programa de proteção a testemunha. Agora Desapareça. O episódio piloto de “Testemunha Ocular” atraiu mais de 5 milhões de espectadores nos Estados Unidos.
Mary McCormack chegou a fazer uma ponta em outro seriado. Interpretando a protagonista de "Testemunha Ocular", ela participou do episódio “Contract” da série “Lei & Ordem - Criminal Intent”. A primeira temporada de “In Plain Sight” começou a ser exibida no Brasil dia 6 de fevereiro de 2009, no canal de tv a cabo AXN.

Série indicada ao Globo de Ouro 2009 – Melhor Atriz em séries de comédia – para Debra Messing, “A Ex” é outra novidade da Universal nas lojas e locadoras. Baseado no best-seller de Gigi Levangie Grazer, “A Ex” acompanha o dia-a-dia de Molly Kagan (a premiadíssima Debra Messing), uma mulher bonita que usa o humor e charme para retomar sua vida depois que seu rico marido pede o divórcio. Nesta nova vida, ela encara a solteirice com muita diversão, luta para começar uma nova carreira aos 40 anos e até engata um novo relacionamento. Na minissérie que deu origem ao programa foram exibidos seus episódios, todos intensos, mas que deixaram um gostinho de quero mais. Foi um período brilhante, com direito a passagens pelo Emmy, Globo de Ouro, Sattellite Awards, entre outras premiações. E, para provar que toda esta repercussão não foi em vão, a Ex se estende por mais 10 capítulos, com muitas histórias novas para contar.
O primeiro ano da série – quando ela tinha a classificação de minissérie – garantiu a atriz Judy Davis o Emmy (2007) de Melhor Atriz Coadjuvante em Minissérie ou Filme. Além deste prêmio, “Descasada” recebeu nove indicações ao Emmy. No total, a minissérie ganhou três prêmios e mais de 20 indicações nos principais eventos da indústria cinematográfica e do entretenimento.

Nenhum comentário: