terça-feira, 14 de julho de 2009

CINEMA CEARÁ

Os filmes e mostras especiais do Cine Ceará 2009

Confira os filmes que farão parte das Mostras Competitivas da 19ª edição do festival que acontece entre os dias 28 de julho e 4 de agosto

Oito filmes de longa metragem, sendo duas ficções e dois documentários brasileiros, um documentário argentino e ficções de México, Cuba e Peru comporão a mostra competitiva ibero americana de longas metragens.
Quinze curtas, representantes do Ceará, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraíba e Rio Grande do Sul, farão parte da mostra competitiva de curtas metragens.
O melhor longa metragem do festival receberá o prêmio no valor de US$ 10 mil (dez mil dólares), escolhido por júri próprio.
A abertura do festival será com o longa CHE – Guerrilha, segunda parte do filme dirigido por Steven Soderberg, ainda inédito comercialmente no Brasil. A exibição do filme marca a também a abertura da mostra paralela Che – Olhares no Tempo, que exibirá 13 filmes que discutem a imagem do guerrilheiro argentino-cubano, e que terá a presença de Douglas Duarte, diretor de Personal Che (2007), Héctor Cruz, diretor de Kordavision (2005), Fernando Birri, diretor de Mi Hijo el Che (1985) e Luis Carlos Gutierrez, o dentista chamado de Fisín, hoje com 90 anos, e que alterou o rosto de Che para as guerrilhas no Congo e na Bolívia.
Uma mostra do Cinema de Animação Cubano: 30 anos dos estúdios do ICAIC, com 30 curtas e um longa metragem, realizados entre 1960 e 2009, prestarão uma homenagem aos Estúdios de Animação Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográficas e seus criadores. Um Seminário de Animação está programado para acontecer entre os dias 01 e 03 de agosto.

Cine Ceará realiza sua 19ª edição promovendo arte e educação

O Cine Ceará - Festival Ibero-Americano de Cinema, consagrado como um dos maiores eventos da sétima arte no Brasil, chega à sua 19º edição levando ao público cearense uma parcela significativa da produção de cinema e vídeo ibero-americanos. Desde 2006, o Festival definiu como lema a relação entre o audiovisual e educação. Todos os anos, um seminário internacional falando sobre o tema é realizado, defendendo a importância do audiovisual na formação do individuo.

O 19º Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema reconhece a grande contribuição do cinema de animação para a história do audiovisual no Brasil e no Mundo. Nesse ano, o Seminário Internacional do Evento será sobre a importância do cinema de animação na educação. De 01 a 03 de agosto, o Festival será palco do Seminário Internacional Audiovisual e Educação: Cinema de Animação. Animadores, cineastas, técnicos de animação e outros estudiosos, do Brasil e da América Latina, estarão presentes para debaterem sobre o emprego da animação como recurso na educação, as novas técnicas e as políticas públicas adotadas para divulgação e incentivo da animação brasileira.

A proposta é apresentar um projeto de educação e cultura mostrando como o cinema de animação reúne e promove o desenvolvimento intelectual dos novos agentes difusores desta linguagem, além de propiciar uma abordagem acerca das novas tecnologias que dinamizam a construção técnica dessa arte no século XXI.

O Cine Ceará fará também uma retrospectiva de três grandes animadores da história do cinema: o cubano Juan Padrón e os portugueses Abi Feijó e Regina Pessoa. Padrón será destaque na mostra Cinema de Animação Cubano: 50 anos de criação do ICAIC, que terá exibição de 30 curtas e um longa-metragem, realizados entre 1960 e 2009, e que homenagearão o aniversário do Instituto Cubano da Arte e Indústria Cinematográfica (ICAIC). Os filmes que serão exibidos transitam por temas de história, mitologia, literatura, ecologia, educação social e familiar, humor - muitos deles marcados por uma forte intenção didática e formadora, própria dos primeiros anos da Revolução. O personagem de Elpidio Valdés é talvez o principal ícone dessa saga. Criado por Juan Padrón em 1970, Elpidio foi primeiro um personagem de histórias em quadrinhos e mais tarde o protagonista dos seus mais populares desenhos animados.

Os cineastas Abi Feijó e Regina Pessoa serão destaque da Mostra ibero-americana representando Portugal. Os animadores tem forte ligação com a educação. Feijó é professor e fundador da Casa de Animação, em Portugal, e da Ciclope Filmes, onde produziu filmes de Regina Pessoa. Ambos participarão do Seminário Internacional do Cine Ceará. O filme mais recente de Pessoa, Histórica Trágica Com Final Feliz, que faz parte da Mostra, é o filme mais premiado do cinema português.

O festival exibirá ainda, entre os dias 29 de julho e 09 de agosto, mostras de países como Chile e Colômbia, além de uma mostra nacional que contará com a exibição de diversas animações patrocinadas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), patrocinador máster do Cine Ceará.



Oito longas-metragens disputam o troféu Mucuripe na Mostra Competitiva do 19º Cine Ceará

O 19º Cine Ceará – Festival Iberoamericano de Cinema recebeu a inscrição de 121 longas-metragens, dos quais oito foram selecionados para a Mostra Competitiva. O vencedor receberá o Troféu Mucuripe e um prêmio no valor de US$ 10 mil (dez mil dólares). A lista inclui duas ficções e dois documentários brasileiros, um documentário argentino e ficções de México, Cuba e Peru. Os selecionados concorrem ainda nas categorias de: Direção; Fotografia; Edição; Roteiro; Trilha Sonora Original; Som; Direção de Arte; Ator e Atriz. O júri será composto por Beatriz Bermúdez Rothe, Gianfranco Annichini, Settimo Presutto, Steve Solot e Wilson Cunha.

O documentário "Pequeno Burguês – Filosofia de Vida" aborda a carreira do cantor Martinho da Vila, que estrela esse show-filme sobre sua trajetória de vida, desde o seu primeiro álbum O Samba Está de Volta (1969) até os dias atuais, com a nova música Filosofia de Vida, que dá título ao filme. A música se mistura com as histórias, as piadas e os pensamentos do sambista. A direção ficou a cargo de Edu Mansur, responsável pelo musical Chacrinha (2007), sobre o ícone da televisão brasileira.

Dirigido pelo cineasta José Eduardo Belmonte, "Se Nada Mais Der Certo" narra a vida do jornalista Léo (Cauã Reymond), que cobre eventos para jornais de fora de São Paulo, cidade em que vive. Ele está com problemas financeiros, piorados devido ao atraso com que são pagos os trabalhos que realiza. Ângela (Luíza Mariani) divide o apartamento com Léo e tem um filho de 6 anos, que é praticamente criado por sua empregada. Depressiva, ela fica boa parte do dia na cama e à noite sai em busca de diversão. Em uma noite, Léo resolve gastar o pouco dinheiro que tem e, por acaso, encontra Ângela.



Ela o apresenta a Marcin (Caroline Abras), que se veste como homem, mas possui trejeitos de mulher. Logo ficam amigos e decidem beber, tendo ainda a companhia de Wilson (João Miguel), um taxista com distúrbios mentais. Aos poucos surge entre eles um forte laço afetivo, aumentado ainda mais quando decidem aplicar um golpe.

A produção "À Deriva", do diretor Heitor Dhalia, foi bem recebido no Festival de Cannes e também participa da Mostra Competitiva de longas do Cine Ceará. Na trama ambientada nos anos 1980, uma tradicional família de classe média alta passa as férias de verão em Búzios, Rio de Janeiro. A viagem se configura como um esforço coletivo entre os pais e seus três filhos de reconstruir a família e reconquistar a felicidade já perdida. Filipa (Laura Neiva), uma menina de 14 anos, carrega consigo os conflitos clássicos de sua idade. Encontra-se em pleno ritual de passagem da adolescência para a idade adulta quando é sugada pela crise inesperada no casamento de seus pais.



Ao longo do filme, Filipa tenta desesperadamente desvelar um caso amoroso entre seu pai e uma mulher mais jovem, vizinha de sua casa de praia. O filme traz no elenco o francês Vincent Cassel e Camilla Belle, americana filha de mãe brasileira.

O documentário-musical brasileiro "O Homem que Engarrafava Nuvens" narra a vida e a obra do compositor, advogado, deputado federal e criador das leis de direito autoral, Humberto Teixeira, também conhecido como "O Doutor do Baião" por ser o autor de clássicos populares como a música Asa Branca. O filme acompanha sua filha, Denise Dummont, em uma viagem em busca de aprender mais sobre o pai. O longa traz intervenções de artistas da música nacional como Bebel Gilberto, Caetano Veloso, Chico Buarque, Fagner, Gal Costa, Lenine, entre outros. A direção é de Lírio Ferreira, de Árido Movie (2006), também responsável pelo roteiro em parceria com Denise Dumont.

Haroldo Conti – Homo Viator, de Miguel Mato, é um documentário sobre o argentino Haroldo Conti, conhecido por suas contribuições como ator, diretor teatral, seminarista, empresário, professor de filosofia, diretor de cinema, dentre tantas outras funções que exerceu.

Em 1976, Conti foi seqüestrado pela ditadura militar e, desde então, está incluído na lista dos permanentemente desaparecidos.



O filme Coração do Tempo (Corazón Del Tiempo), do premiado realizador mexicano de televisão e cinema Alberto Cortés, foi totalmente filmado em cenários naturais do estado de Chiapas, no México, e conta a história da jovem Sonia, que está prestes a casar, mas se apaixona por um revolucionário da resistência zapatista. Enquanto isso, a filha de Sonia, Alicia, aprende a interpretar a revolução por meio de suas brincadeiras de criança e do conhecimento de sua avó Zoraida.



No cubano Os Deuses Quebrados (Los Dioses Rotos), Laura é uma professora universitária de 35 anos que prepara sua tese de mestrado sobre Alberto Yarini, que viveu no submundo cubano e foi assassinado por rivais franceses no começo do século XX. Interessada em mostrar a história do lendário personagem, ela descobre em sua pesquisa sociológica que, em uma das casas de La Habana, existe um objeto pertencente a Yarini. Em sua obsessão pela relíquia, Laura entra em um mundo que acaba se voltando contra ela. A direção é de Ernesto Daranas.



O filme O Prêmio (El Premio), de Alberto Chicho Durant, conta a vida de Antonio, um professor que vive pobremente em um povoado no Peru. Sua sorte parece mudar quando ele ganha o prêmio máximo na loteria. Ele oferece aos vizinhos o uso do dinheiro para fazer melhorias no local. Ele parte para Lima para cobrar o prêmio e, ao chegar, se reencontra com Alex, seu filho que não tem contato há dez anos. Quando o dinheiro de Antonio desaparece misteriosamente, ele culpa o filho pelo roubo. Ao voltar para o povoado, os vizinhos esperam ansiosos, porém se sentem traídos quando sabem do sumiço do dinheiro e partem para vingança. O elenco do longa conta com a participação de Magdyel Ugaz, que já venceu o prêmio de melhor atriz no Cine Ceará em 2007 por Mariposa Negra.



Confira programação com horários e dias dos filmes no fim desta página



Curta-metragem "O Som da Floresta" será lançado na abertura do 19º Cine Ceará

O filme é resultado do esforço de crianças que se destacaram na oficina de animação do projeto Cine Coelce e foram premiadas com bolsas de estudo na Casa Amarela

Para dez crianças de comunidades de baixa renda de Fortaleza e Região Metropolitana, a abertura do 19º Cine Ceará terá um significado especial. Alunos de destaque das oficinas de animação do projeto Cine Coelce, realizadas em 2008, eles ganharam bolsas de estudo para o curso de cinema de animação da Casa Amarela Eusébio Oliveira, da UFC, e apresentam o resultado dessa experiência – o curta-metragem “O som da floresta” – na abertura do festival.

Juntamente com seus familiares, diretores de escolas e lideranças comunitárias, os jovens poderão assistir à produção ao lado do cineasta Telmo Oliveira, diretor do filme e instrutor deles nas oficinas do Cine Coelce. A exibição abre a programação da noite na edição 2009 do Festival Cine Ceará, nesta terça-feira (28), às 19h30min.

Na ocasião, o grupo de crianças será homenageado e receberá ainda, das mãos do presidente da Coelce, Abel Rochinha, os certificados de conclusão do Curso de Extensão de Cinema de Animação, realizado pelo Núcleo de Cinema de Animação do Ceará (NUCA), da Casa Amarela.

O Som da Floresta

Com uma proposta lúdica de denúncia contra o desmatamento e a extinção de animais. O filme "O Som da Floresta" retrata a história de um índio que encontra uma flauta mágica e consegue salvar a floresta de um caçador. A produção cultural tem a duração de 3min30’’, exibe um cenário de fauna e flora, reproduzido pelas crianças que também são as responsáveis pelo roteiro, story board, animação, traço e pintura.

Sob a direção do cineasta Telmo Carvalho e com a participação de Josimário Façanha, o curta-metragem será exibido na abertura do festival Cine Ceará 2009. A oficina de cinema de animação fez parte do projeto Cine Coelce, com a realização da Associação Cultural Cine Ceará e Irê Brasil. Apoio da Universidade Federal do Ceará, Núcleo de Cinema de Animação da Casa Amarela Eusébio Oliveira (NUCA), Governo do Estado do Ceará e Tusche Produções.

Oficinas de Animação
No ano de 2007, foram abertas dez turmas, em dez comunidades na periferia de Fortaleza e 200 crianças foram beneficiadas com as oficinas. Em 2008, além das turmas em Fortaleza ingressou também a Região Metropolitana. Neste ano, em seu terceira mostra, o projeto Cine Coelce já capacitou 400 crianças na área do audiovisual e ofereceu dez oficinas, em dez bairros de Fortaleza e região metropolitana. Das dez crianças que mais se destacaram na área do audiovisual foram as selecionadas para a produção de animação.

Cine Coelce
Em 2008, o Cine Coelce foi exibido para um Público superior a 30 mil expectadores levou exibições de filmes para comunidades de 40 municípios do interior do Estado. A iniciativa faz parte da política de responsabilidade social e fomento à cultura e educação da Coelce, em parceria com a Casa Amarela Eusébio Oliveira da Universidade Federal do Ceará (UFC), com apoio do Governo do Ceará pela Secretaria de Cultura do Estado (SECULT), via Sistema Estadual de Cultura, e Ministério da Cultura através da Lei Rouanet.

Serviço
Exibição do filme "O Som da Floresta”, na abertura do 19º Cine Ceará
Data: 28 de julho (terça-feira).
Local: Centro Cultural SESC Luiz Severiano Ribeiro Praça do Ferreira, Bairro: Centro
Horário: 19h30min


Cine Ceará homenageia envolvidos com a produção audiovisual nacional e internacional


Além da programação de filmes, mostras paralelas e debates do 19º Cine Ceará - Festival Ibero-Americano de Cinema, o evento também homenageará nomes importantes da produção audiovisual nacional e internacional. Este ano, os homenageados serão o empresário e produtor de cinema cearense Luís Eduardo Girão, o diretor cubano Juan Padrón, o exibidor e distribuidor de filmes Adhemar Oliveira e a atriz e diretora Conceição Senna. Eles receberão o Troféu Eusélio Oliveira. Também será homenageado o Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográfico (ICAIC), que completa 50 anos, e será representado por sua vice-presidente Suzana Molina.

As homenagens serão realizadas entre os dias 29 de julho e 02 de agosto, sempre a partir das 19h30, no Centro Cultural Sesc Luiz Severiano Ribeiro, antes do início das Mostras competitivas de curtas e longas-metragens.

O 19º Cine Ceará - Festival Ibero-Americano de Cinema é uma promoção da Universidade Federal do Ceará (UFC), através da Casa Amarela Eusélio Oliveira e do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, com o apoio do Ministério da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual. O Festival tem o patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Companhia Energética do Ceará (Coelce), Oi e Petrobrás, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e do Sistema Estadual de Cultura do Ceará (SIEC). Essa edição do Cine Ceará conta ainda com o apoio cultural da Prefeitura Municipal de Fortaleza, do Sesc-Ceará, do Sebrae/Ceará e do Oi Futuro.

Serviço

Homenagens – Centro Cultural Sesc Luiz Severiano Ribeiro – 19h30

Luís Eduardo Girão – 29 de julho

Juan Padrón – 30 de julho

ICAIC / Suzana Molina – 30 de julho

Adhemar de Oliveira – 31 de julho

Conceição Senna – 02 de agosto



Encontro Cearense de Cineclubes na Vila das Artes


Articulações e debates engrossam ações cineclubistas no Estado


A Vila das Artes em parceria com o 19º Festival Ibero Americano Cine Ceará e o movimento cineclubista Ativismo em Rede promovem na próxima semana o Encontro Cearense de Cineclubes. O encontro será de 29 de julho a 1 de agosto, das 14h às 18h, na Vila das Artes, rua 24 de maio, 1221, centro.

O objetivo principal além de refletir sobre ações cineclubistas em todo o Brasil é fortalecer o movimento através da criação do Fórum Permanente de Cineclubes do Ceará. Estarão reunidos neste debate membros do Conselho Nacional de Cineclubes, o coordenador geral de Difusão de Direitos Autorais e de Acesso à Cultura do Ministério da Cultura, Rafael Pereira Oliveira, representantes de cineclubes locais, pontos de difusão digital, pontos de cultura e representantes de prefeituras do Ceará.

Interessados em participar devem solicitar inscrição pelo email artivismoemrede@gmail.com, outras informações no site http://artivismoemrede.ning.com

O evento tem apoio da Secretaria da Cultura do Ceará – Secult, da Secretaria de Cultura de Fortaleza – SECULTFOR e do Conselho Nacional de Cineclubes – CNC. A Vila das Artes é um equipamento vinculado à Secretaria de Cultura da Prefeitura de Fortaleza.

PROGRAMAÇÃO
Dia 29 de julho
14h – Abertura do Encontro
Presença de representantes das Secretarias de Cultura de Fortaleza (Secultfor) e do Ceará (Secult)
15h – Memória Cineclubista: Panorama Cearense e propostas de integração cineclubista
- Sáskia Sá (ES)
Diretora de Memória do Conselho Nacional de Cineclubes. (Cineclube da ABD)
- Nelson Marques (RN) - Cineclube Natal
Diretor Regional NE 3 (CE, MA, PI e RN) do Conselho Nacional de Cineclubes.
Diretor do Festival Cine Goiamum (RN)
- Philipi Bandeira (CE)

Documentarista e Professor de Cinema
- Luana Camargo (MA)
Oficineira da ação Cine Mais Cultura
Escritora de "Para não dizer que não falamos de cinema - O Movimento de
Super-8 no Maranhão"
- Carolinne Vieira (CE) - Mediadora da mesa
Suplente de Diretoria Regional NE 3 (CE, MA, PI e RN) do Conselho Nacional de Cineclubes
Coord. Casa Brasil - Vila União (CE)

Dia 30 de julho
14h – Panorama do Cineclubismo Nacional e Internaciona
- Antônio Claudino de Jesus (ES)
Presidente do Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros – CNC
Vice-presidente da Federação Internacional de Cineclubes – FIC
- João Batista Pimentel (SP)
Secretário geral do CNC - Produção Executiva do Cine Mais Cultura - CNC
- Lenildo Gomes (CE)
Coord. da Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes (Secultfor)
- Carolinne Vieira (CE)

Dia 31 de julho
14h – Direitos Autorais x Direito do Público
- Antônio Claudino de Jesus
- João Batista Pimentel Neto (SP)
Diretor de Articulação e Comunicações do CBC - Congresso Brasileiro de Cinema
Secretário Geral do CNC - Relações Institucionais do Festival Internacional do Audiovisual de Atibaia - Coordenador Executivo CNC - Cine Mais Cultura
- Rafael Pereira Oliveira
Coordenador-Geral de Difusão de Direitos Autorais e de Acesso à Cultura do
Ministério da Cultura (MinC)

Dia 01 de agosto
14h – Formação de Rede
- Antônio Claudino de Jesus
- João Batista Pimentel Neto
- Nelson Marques (RN)
- Andréa Saraiva (CE)

Consultora Cultural
Coord. da ONG Ceará em Foco
- Representantes do Artivismo em Rede (CE)
- Carolinne Vieira (CE) – Mediadora da mesa

Serviço
Encontro Cearense de Cineclubes, de 29 de julho a 1 de agosto na Vila das Artes, rua 24 de Maio, 1221, centro Telefone (85) 3252-1444. Inscrições pelo email artivismoemrede@gmail.com, outras informações no site http://artivismoemrede.ning.com ou pelo telefone (85) 8716-7667.



Mostra competitiva de curtas-metragens exibe 15 produções nacionais

Quinze curtas-metragens compõem a Mostra Competitiva do 19º Cine Ceara – Festival Ibero-Americano de Cinema. Foram inscritos 489 curtas de todo o país. Os filmes selecionados concorrem ao Troféu Mucuripe nas seguintes categorias: Melhor Curta; Direção; Fotografia; Edição; Roteiro; Som; Direção de Arte; Ator; e Atriz. Serão oferecidos ainda prêmios em dinheiro e serviços, a serem definidos.

Das produções escolhidas para a Mostra Competitiva, quatro são curtas-metragens cearenses: o documentário A Montanha Mágica, de Petrus Cariry, e as ficções A Mulher Biônica, de Armando Praça, Selos, de Gracielly Dias, e Passos no Silêncio, de Guto Parente. Os filmes concorrem ainda ao premio de Melhor Curta Cearense. O júri que irá analisar os concorrentes será composto por Lis de Carvalho Kogan, Esdras Rubin, Silvio Toledo, José Acevedo e Nirton Venâncio.


FILMES DA MOSTRA

A Montanha Mágica

(Petrus Cariry, Doc., 13’, Cor, CE, 2009)

Sinopse: De tanto se divertir lá em cima, ele caiu, quinze metros, faltou ar! Quais são os limites entre a realidade e ficção? Eu gostaria de lembrar um pouco mais. Um filme sobre uma memória da infância.

Bolívia te extraño

(Dellani Lima e Joacélio Batista, Exp., 7’, MG, 2009)

Sinopse: O quadro não está perdido no deserto de sal.

Superbarroco

(Renata Pinheiro, Ficção, 17’, PE, 2008)

Sinopse: A ornamentação na ruína, o escuro no claro, o silêncio na voz, o imóvel na ação.

A Mulher Biônica

(Armando Praça, Ficção, 19’, CE, 2008)

Sinopse: Um dia e duas lembranças na vida de Marta.

Silêncio e Sombras

(Murilo Hauser, Animação, 9’, PR, 2008)

Sinopse: Quem cavalga tão tarde pela noite e pelo vento?

Flores em Vida

(Rodrigo Marques e Eduardo Consonni, Doc., 12’, SP, 2008)

Sinopse: Um documentário sobre o universo cotidiano de Lazara Crystal e sua floricultura na cidade de São Paulo.

Leituras Cariocas

(Consuelo Lins Doc., 13’, RJ, 2009)

Sinopse: Fragmentos de leituras feitas por passageiros do metrô carioca.

Os Sapatos de Aristeu

(Renê Guerra, Ficção, 17’, SP, 2008)

Sinopse: O corpo de uma travesti morta é preparado por outras travestis para o velório. A família, após receber o corpo, decide enterrá-lo como homem. Uma procissão de travestis então se encaminha para o velório para dizer adeus. A morte é apenas uma janela.

Sweet Karolynne

(Ana Barbara Ramos, Exp. 15’, PB 2009)

Sinopse: Os bons tempos nunca foram tão bons.

Nordeste B

(Mirela Kruel, Exp.,15’. RS 2008)

Sinopse: Documentário experimental realizado a partir de sobras de um outro vídeo gravado no nordeste. Nordeste B é uma viagem poética pelo semi-árido nordestino, evidenciando os contrastes das paisagens locais e revelando personagens de um país esquecido.

Josué e o Pé de Macaxeira

(Diogo Viegas, Animação, 12’, RJ, 2009)

Sinopse: Ao trocar seu burro por uma"macaxeira mágica", Josué descobre que não são apenas feijões que podem nos levar a uma aventura fantástica

Selos

(Gracielly Dias, Ficção, 15’, CE, 2008)

Sinopse: Odilonzinho não sabia de onde vinham os selos, mas sabia por onde eles chegavam. Chegavam no quente da manhã ou ao pôr-do-sol, chegavam do começo da rua, que era a estrada para qualquer lugar do mundo, e chegavam pelas mãos daquele carteiro.

Passos no Silêncio

(Guto Parente, Ficção, 17’ CE, 2008)

Sinopse: Uma professora de alemão recebe de um de seus alunos o pedido para que lhe traduza um poema.

Vida Vertiginosa

(Luiz Carlos Lacerda, Ficção, 15’, RJ, 2009)

Sinopse: Estrelado por Ney Latorraca e Paula Burlamaqui, o curta pretende fazer uma homenagem ao escritor João do Rio. Inspirado na obra do início século XX, “Vida Vertiginosa” é uma adaptação dos contos “A Mulher e os Espelhos” e “A Aventura de Rosendo Moura“. O filme conta a história de uma atriz que, ao mesmo tempo em que se prepara para entrar em cena, conta estórias que não sabemos se ela viveu ou se são inventadas.

Os Filmes que não Fiz

(Gilberto Scarpa, Ficção, 16', MG, 2008)

Sinopse: Nos moldes dos documentários em que diretores de cinema famosos falam de seus filmes, com o respaldo de comentários de grandes atores hollywoodianos sobre seu talento e genialidade, "Os Filmes que não fiz" mostra de forma divertida e cínica a filmografia de um realizador completamente desconhecido que tem muitos projetos e roteiros, mas não tem nenhum filme produzido.




19º Cine Ceará - programação das mostras competitivas e paralelas

*Programação sujeita a mudanças

28 de agosto (Terça-Feira)

Atração cultural - Praça do Ferreira - Centro

O Cangaço é nossa eterna paixão – Arraiá Zé Testinha

19h30 – Cerimônia da Abertura – 19º Cine Ceará – Centro Cultural SESC Luiz Severiano Ribeiro Apresentação especial

Entrega do certificado de conclusão dos 10 alunos do Curso de Animação – parceria da Casa Amarela Eusélio Oliveira e COELCE.

Exibição Especial - Institucional Projeto Cine Coelce 7’ e o Curta. O Som da Floresta (direção coletiva, vídeo, 4’, cor, 2009) – orientação Telmo Carvalho.

20h – Exibição especial filme de abertura

Che – parte 2 – A Guerrilha - direção Steven Soderbergh, 2008, ficção, 131’

______________

29/07 (Quarta -Feira)

14h – Mostra Olhar do Ceará – Espaço Unibanco 1 – Dragão do Mar – Classificação Etária

Pode me chamar de Nadí, ficção. 35mm. 17´.2009. Direção Déo Cardoso

Capitão em Fortaleza lezalezaleza, Ficção. Digital. 02’. 2009. Direção Cauã Barroso

Diante da Lei. Digital. Ficção.20’, 2008 . Direção Alysson Lacerda

Linhas e Espirais, Animação. Digital. 02’, 2009. Direção Diego Akel

O Carente, Animação. Digital. 03’, 2009. Direção Felipe Fox

Um Dia Fora do Tempo, Experimental. Digital. 07’, 2008. Direção Ítalo Rodrigues

Luzes nas Madrugada, Experimental. Digital. 04’, 2008. Direção Alex Fedox

Tons de Totonho. Documentário. Digital. 19’, 2009. Direção Carlos Normando

O Poeta dos Cachorros. Documentário. Digital. 11’, 2008. Direção Tony Costa

Objetos que Transitam. Documentário. Digital. 15’, 2008. Direção Tiago Pereira

Língua de Tamanduá. Documentário. Digital. 15’, 2009. Direção Tibico Brasil

14 as 18h – Encontro Cearense de Cineclubes 2009 – Vila das Artes

Abertura do Encontro

Mesa: Memória Cineclubista: Panorama Cearense e propostas de integração cineclubista.

Com: Sáskia Sá (ES)Diretora de Memória do Conselho Nacional de Cineclubes,Nelson Marques (RN)Diretor Regional NE 3 (CE, MA, PI e RN) do Conselho Nacional de Cineclubes.

Diretor do Festival Cine Goiamum (RN),Philipi Bandeira (CE) Documentarista e Professor de Cinema,Luana Camargo (MA)Jornalista e cineclubista,Carolinne Vieira (CE) - Mediadora da Mesa.Suplente de Diretoria Regional NE 3 (CE, MA, PI e RN) do Conselho Nacional de Cineclubes.

15h – Mostra Che Olhares no Tempo – Espaço Unibanco 2 – Dragão do Mar

Che Guevara. Donde nunca jamás se lo imaginan (Ché Guevara. Onde nunca jamás o imaginam) dir Manuel Pérez, Cuba, 2006, documentário, 55

Kordavision, direção Hector Cruz Sandoval, México EUA, 2005, documentário 92´

15h – Mostra Ibero-Americana Cinema de Animação – Casa Amarela Eusélio Oliveira

Programa : Cinema de Animação dos Estúdios ICAIC (Instituto Cubano de Arte e Industria Cinematográfica) – classificação etária LIVRE

O maná (El Maná, 1960)

Animação. 3’40. P&B. Cuba. Direção: Jesús de Armas.



N,vula (N’vula, 1981)

Animação. 9’26. Cor. Cuba. Direção: Juan Padrón.



As vasilhas (Las Vasijas, 1987)

Animação. 6’00. Cor. Cuba. Direção: Tulio Raggi.



A origem do Gugu (El origen del Gugu, 1966)

Animação. 7’32. P&B. Cuba. Direção: Hernán Henríquez.



Elpidio Valdés encontra Palmiche (Elpidio Valdés encuentra a Palmiche, 1977)

Animação. 7’26. Cor. Cuba. Direção: Juan Padrón.



O passo do Yabebirí (El paso del Yabebirí, 1987)

Animação. 8’00. Cor. Cuba. Direção: Tulio Raggi.



As orelhas de Canela (Las orejas de Canela, 1985)

Animação. 5’24. Cor. Cuba. Direção: Tulio Raggi.



Nené travessa (Nené traviesa, 2003)

Animação. 6’22. Cor. Cuba. Direção: Alexander Rodríguez.



Uma aventura de Elpidio Valdés (Una aventura de Elpidio Valdés, 1974)

Animação. 6’40. Cor. Cuba. Direção: Juan Padrón.



O primeiro passo de Papai (El primer paso de Papá, 1977)

Animação. 7’10. Cor. Cuba. Direção: Tulio Raggi.



Clips para curiosos No. 1 (Clips para curiosos No. 1, 2006)

Animação. 2’30. Cor. Cuba. Direção: Ernesto Padrón.



Clips para curiosos No. 2 (Clips para curiosos No. 2, 2006)

Animação. 2’30. Cor. Cuba. Direção: Ernesto Padrón.



A festa dos cogumelos (La fiesta de los hongos, 1990)

Animação. 6’45, Cor. Cuba. Direção: Juan Padrón.



A alma tremola e só (El alma trémula y sola, 1983)

Animação. 7’30. Cuba. Direção: Tulio Raggi.



Quinoscopio No. 1 (Quinoscopio No. 1, 1985)

Animação. 6’40 Cor. Cuba. Direção: Juan Padrón.

16h – Mostra Olhar do Ceará – Reprise - Espaço Unibanco 1 – Dragão do Mar

19h30 – Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem e Mostra Competitiva Ibero-Americana de Longa-metragem – Centro Cultural SESC Luiz Severiano Ribeiro – Classificação Etária

Homenagem ao empresário e produtor de cinema Luís Eduardo Girão

Curta-metragem Leituras Cariocas (Consuelo Lins Doc., 13’, Cor, RJ, 2009)

Curta-metragem Selos (Gracielly Dias, Ficção, 15’, Cor, CE, 2008)
Curta-metragem A Mulher Biônica (Armando Praça, Ficção, 19’, Cor, CE, 2008)

Longa-metragem O Prêmio (El premio), de Alberto Chicho Durant (ficção,35mm, 92’,Cor,Peru)

______________

30/07 (Quinta)

10h – Debate e coletiva com realizadores – Seara Praia Hotel

Debate com os Realizadores

10h – Mostra Paralela Terceira Idade - Centro Cultural SESC Luiz Severiano Ribeiro

Longa-metragem Chega de Saudade (Laís Bodanzky,Ficção,vídeo,92’,Cor,Brasil, 2008)

14h – Mostra Olhar do Ceará – Espaço Unibanco 1 – Dragão do Mar – Classificação Etária

Alcides, ficção. Digital. 04’.2009. Direção Ribamar Neto

Capoeira o valor de uma amizade, ficção. Digital. 15’.2009. Direção José Moreira de Sousa

A Busca, ficção. Digital. 20’.2009. Direção Beto Gaudêncio

Fada Pérola Cearense em salvar nosso planeta, ficção. Digital. 20’.2009. Direção Maria Liliane Rodrigues

Um Lord abandonado, Documentário. Digital. 05’.2009. Direção Tiago Pereira

Tapeba Sociedade, Cultura, Lutas e Tradições, Documentário. Digital. 12’.2009. Eribeldo Silva

Uma parada para falar de felicidade e liberdade, Documentário.Digital.7’.2008.Alex Fedox

Mulheres e DST/Aids, documentário.digital. 14’ .2009. Direção Marcos Rocha

Pobreza e Prevenção, documentário.digital. 16’ .2009. Direção Jackeline de Morais

14 as 18h – Encontro Cearense de Cineclubes 2009 – Vila das Artes

Mesa: Panorama do Cineclubismo Nacional e Internacional

Com: Antônio Claudino de Jesus (ES)Presidente do Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros – CNC e Vice-presidente da Federação Internacional de Cineclubes – FIC,João Batista Pimentel (SP)Secretário geral do CNC e Produção Executiva do Cine Mais Cultura – CNC,Lenildo Gomes (CE)Coord. da Escola Pública de Audiovisual de Fortaleza e Coord. do Pontos de Corte e Carolinne Vieira (CE)Suplente de Diretoria Regional CNC - NE3 (CE, MA, PI e RN) e Coord. Casa Brasil - Vila União (CE)

15h – Palestra – Fundo Setorial do Audiovisual – Seara Praia Hotel

Fundo SetoriaL do Audiovisual
Palestrante: Manoel Rangel - Presidente da Ancine

15h – Mostra Che Olhares no Tempo – Espaço Unibanco 2 – Dragão do Mar

Mi hijo el Ché (Meu filho Ché) direção Fernando Birri, Argentina, 1984, documentário 60´

Personal Che (direção Douglas Duarte e Adriana Mariño, Brasil, Colombia , 2007, documentario, 86´)

16h – Mostra Ibero-Americana Cinema de Animação – Casa Amarela Eusélio Oliveira

Programa : Cinema de Animação dos Estúdios ICAIC (Instituto Cubano de Arte e Industria Cinematográfica) – classificação etária - LIVRE

Viva papai! (¡Viva Papi!)

Animação. 5’34. Cor. Cuba. 1982. Direção: Juan Padrón .



Elpidio Valdés em campanha de verão (Elpidio Valdés en campaña de verano, 1988)

Animação. 8’40. Cor. Cuba. Direção: Juan Padrón.



A corça cega (La gamita ciega, 1986)

Animação. 6’30. Cuba. Direção: Tulio Raggi.



História das coisas: o automóvil (Historia de las cosas: el automóvil, 2007)

Animação. 6’00. Cuba. Direção: Guillermo Ochoa.



Fernanda 1: O estranho caso da cola (Fernanda 1: el extraño caso del fraude escolar, 2005)

Animação. 11’00 Direção: Mario Rivas.



Elpidio Valdés e o fusil (Elpidio Valdés y el fusil, 1979)

Animação. 6’20. Cor. Cuba. Direção: Juan Padrón.



O proprietário (El propietario, 2007)

Animação. 6’24. Cor. Cuba. Direção: Ernesto Piña.



Um sonho na praça (Un sueño en el parque, 1965)

Animação. 5’00 P&B/Cor. Cuba. Direção: Luis Rogelio Nogueras.



Quinoscopio No. 2 (Quinoscopio No. 2, 1986)

Animação. 6’15 Cor. Cuba. Direção: Juan Padrón.



Clips para curiosos No. 3 (Clips para curiosos No. 2, 2006)

Animação. 2’30. Cor. Cuba. Direção: Ernesto Padrón.



E puro como uma crianza (Y puro como un niño, 1988)

Animação. 8’50. Cor. Cuba. Direção: Mario Rivas.



Filminuto No. 1 (Filminuto No. 1, 1980)

Animação. 6’13. Cor. Cuba. Direção: Juan Padrón.



Osaín (Osaín, 1966)

Animação. 10’38. P&B. Cuba. Direção: Tulio Raggi.



Clips para curiosos No. 4 (Clips para curiosos No. 4, 2006)

Animação. 2’30. Cor. Cuba. Direção: Ernesto Padrón.



Quinoscopio No. 3 (Quinoscopio No. 1, 1987)

Animação. 8’40 Cor. Cuba. Direção: Juan Padrón.

16h – Mostra Olhar do Ceará – Reprise - Espaço Unibanco 1 – Dragão do Mar

19h30 – Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem e Mostra Competitiva Ibero-Americana de Longa-metragem – Centro Cultural SESC Luiz Severiano Ribeiro – Classificação Etária

Homenagem ao diretor cubano Juan Padrón e Homenagem aos 50 anos do ICAIC representado por sua vice-presidente Suzana Molina

Curta-metragem Silêncio e Sombras (Murilo Hauser, Animação, 9’, P&B, PR, 2008)

Curta-metragem Passos no Silêncio (Guto Parente, Ficção, 17’, P&B, CE, 2008)

Longa-metragem Os Deuses Quebrados (Los dioses rotos), de Ernesto Daranas,Ficção,35mm,96’Cuba,2008)

______________

31/07 (Sexta)

10h – Debate e coletiva com realizadores – Seara Praia Hotel

Debate com os Realizadores

10h – Mostra Paralela Primeiro Filme a Gente Nunca Esquece - Centro Cultural SESC Luiz Severiano Ribeiro - Sessão de curtas-metragens - Classificação etária - LIVRE

Juru que vi: O Saci – Humberto Avelar – 13’ – RJ – animação

Contatos siderais antes do colegial – Ale Machado - 15’ – SP – ficção

A Menina que pescava estrelas – Ítalo Cajueiro - 9’ – DF – animação

Bob Mosca – Davi Corbalan - 3’ – SP – animação

Mãos de Vento e Olhos de dentro - Susanna Lira - 13’ – RJ – ficção

A Ilha – Alê Camargo - 9’ – DF – animação

As Fadas da areia – João Batista Melo - 15’ – DF – ficção

Macaco de imitação – Renato Borges - 2’ – SP - animação

Um menino uma flor – Caó Cruz - 2’ – BA – animação

Aprendiz – Marcio Kakumo - 3’ – SP – animação

14h – Mostra Olhar do Ceará – Espaço Unibanco 1 – Dragão do Mar

Matryoshka, Ficção. Digital. 09’. 2009. Direção Salomão Santana

Alfarrábio, Ficção. Digital. 16’. 2009. Direção Sabina Colares

Intervalos, Ficção. Digital. 10’. 2009. Direção Soraya Ferreira

Revelação, Experimental. Digital. 05’. 2009. Direção Mardônio França

Velocípede dos Dias, Experimental. Digital. 05’. 2008. Direção Mardônio França, Ítalo Rodrigues,Marcelo Gonçalves

Improvisação Insana, Experimental. Digital. 08’. 2008. Direção Walbersantos

Piratas de Troco, Experimental. Digital. 13’. 2009. Direção Gabriel Silveira

Quadrinhos para Quadrados, documentário.digital. 08’ .2008. Direção Eduardo da Silva

Até Onze e Meia, documentário.digital. 13’ .2008. Direção Mauro Ramos, Andressa Back

Bicho de Ferro, documentário.digital. 07’ .2009. Direção Beto Gaudêncio

Mães de Metal, documentário.digital. 20’ .2009. Direção George Andreoni

14 as 18h – Encontro Cearense de Cineclubes 2009 – Vila das Artes

Mesa: Direitos Autorais x Direito do Público

Com: Antônio Claudino de Jesus Presidente do CNC e Vice-Presidente da FIC e Rafael Pereira Oliveira Coordenador-Geral de Difusão de Direitos Autorais e de Acesso à Cultura do Ministério da Cultura (MinC)

15h – Mostra Che Olhares no Tempo – Espaço Unibanco 2 – Dragão do Mar

El dia que me quieras (O dia que me queiras), dir Leandro Katz, Argentina, 1997, documéntario, 30´

Carabina M2 uma arma americana, de Carlos Pronzato, 2007 Argentina, documentário, 90´

16h – Mostra Ibero-Americana Cinema de Animação – Casa Amarela Eusélio Oliveira

Programa : Cinema de Animação dos Estúdios ICAIC – classificação etária 16 anos

Vampiros em Havana!

¡Vampiros en La Habana! 1985

Animação. 82’. Cor. Cuba. Direção: Juan Padrón.



16h – Mostra Olhar do Ceará – Reprise - Espaço Unibanco 1 – Dragão do Mar

19h30 – Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem e Mostra Competitiva Ibero-Americana de Longa-metragem – Centro Cultural SESC Luiz Severiano Ribeiro – Classificação Etária

Homenagem ao exibidor e distribuidor de filmes Adhemar Oliveira

Curta-metragem Flores em Vida (Rodrigo Marques e Eduardo Consonni, Doc., 12’, Cor, SP, 2008)

Curta-metragem - Josué e o Pé de Macaxeira (Diogo Viegas, Animação, 12’, Cor, RJ, 2009)

Curta-metragem – A Montanha Mágica (Petrus Cariry, Doc, 13’, Cor, CE, 2009)

Curta-metragem –Os Filmes que não Fiz (Gilberto Scarpa, Ficção, 16', Cor, MG, 2008)
Longa-metragem- Haroldo Conti - Homo Viator, de Miguel Mato (documentário, 2008, 90 min, ARGENTINA) classificação etária:

______________

01/08 (Sábado)

10h – Debate e coletiva com realizadores – Seara Praia Hotel

Debate com os Realizadores

10h as 13h - Seminário Internacional: audiovisual e Educação - Cinema de Animação – Casa Amarela Eusélio Oliveira

MESA 1 - Animação Nordeste

Com Silvio Toledo (PB), Lula Gonzaga (PE), Márcio Ramos (CE)

Mediação: Diego Akel (CE)

14 as 18h – Encontro Cearense de Cineclubes 2009 – Vila das Artes

Mesa: Formação de Rede

Com: Antônio Claudino de Jesus Presidente do CNC / Vice-presidente da FIC,João Batista Pimentel NetoDiretor de Articulação e Comunicações do CBC - Congresso Brasileiro de Cinema e Secretário Geral do CNC - Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros,Nelson Marques Diretor Regional NE3 (CE, MA, PI e RN) - Conselho Nacional de Cineclubes, Andréa Saraiva (CE) Historiadora, escritora e Coordenadora da ONG Ceará em Foco,Representantes do Artivismo em Rede (CE) e Carolinne Vieira (CE) Mediadora da mesa.

14h30 – Lançamento do Livro – O Homem da Montanha – Seara Praia Hotel

Lançamento do Livro O Homem da Montanha do cineasta, jornalista, escritor e diretor teatral Orlando Senna

15h30 – Debate com os realizadores da Mostra Che Olhares no Tempo – Seara Praia Hotel

Debate com os diretores de Douglas Duarte ( Personal Che) Hector Cruz Sandoval ( Kordavision ),Carlos Pronzato (Carabina M2 uma arma americana), Fernando Birri ( Me Hijo El Che) e Lenadro Katz (El dia que me quieras)

14h – Mostra Olhar do Ceará – Espaço Unibanco 1 – Dragão do Mar – Classificação Etária

Daquilo que chamam de Amor, Ficção. Digital. 10’. 2009. Direção Rafael Marcílio

Deus Lhe Pague, ficção. Digital. 13’. 2009. Direção Raylka Franklin

Gabriel, Paulo Victor e as Cachorras, Ficção. Digital. 04’. 2008. Direção Walbersantos

Café da Manhã, ficção. Digital. 03’.2008. Direção Carla Bogado

Submascarados, Animação. Digital. 03’. 2009. Direção Alex Fedox

Curta num Curta – Uma Partida de Xadrez, Animação. Digital. 13’. Direção Walbersantos

Seu Vavá e a Paixão pela Sétima Arte, documentário. Digital. 05’. 2009. Direção Iasmin Matos

Comunidade Sabiaguaba, documentário. Digital. 05’. 2009. Direção Ítalo Rodrigues

O Luiz de Fortaleza, documentário.digital. 14’ .2008. Direção Afonso Celso

Um Louco na Praça, documentário.digital. 18’. 2009. Direção Régis Brasileiro

Massafeira Livre – Festival de Amostragem, documentário. Digital. 19’. 2009. Direção Robério Araújo

15 as 18h - Seminário Internacional: audiovisual e Educação - Cinema de Animação - Casa Amarela Eusélio Oliveira

MESA 2 - Formação e publicações sobre animação no Brasil

Com Sérgio Nesteriuk (Universidade Anhembi Morumbi e PUC-SP), Diego Stoliar (Animador e Diretor de Animação) e Alberto Lucena Junior (UFPB)

Mediação: Silas de Paula (UFC)

16h – Mostra Olhar do Ceará – Reprise – Espaço Unibanco 1 – Dragão do Mar

16h – Mostra Especial

Longa-metragem Rumos (IrmãosPretti,70,ficção,cor,2009,bRASIL) – debate com os realizadores após a exibição do filme.

19h – Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem e Mostra Competitiva Ibero-Americana de Longa-metragem – Centro Cultural SESC Luiz Severiano Ribeiro – Classificação Etária 12 anos

Longa-metragem - Coração do tempo (Corazón del tiempo), de Alberto Cortés (ficção, 2008, 90 min, MÉXICO)

Longa-metragem Se nada mais der certo ( Jose Eduardo Belmonte ,ficção, 120 min, BRASIL)


______________

02/08 (Domingo)

10h – Debate e coletiva com realizadores – Seara Praia Hotel

Debate com os Realizadores

10h as 13h - Seminário Internacional: audiovisual e Educação - Cinema de Animação – Casa Amarela Eusélio Oliveira

Mesa 3 - Projeto Proanimação (Formação, exibição, produção e pesquisa)

Adilson Ruiz (Representante da Secretaria do Audiovisual), Arnaldo Galvão (Desenhista, Diretor, Produtor, Roteirista e diretor comercial da ABCA - SP)

Mediação: Marta Machado (Presidenta da ABCA)

14h – Mostra Olhar do Ceará – Espaço Unibanco 1 – Dragão do Mar

Para Macedônio, Experimental. Digital. 10’. 2008. Direção Claudemyr Barata

Seiva, Experimental. Digital. 06’. 2008. Direção Henrique Dídimo

Codex Nocturnum, Experimental. Digital. 15’. 2009. Direção Rafael Pajata

Apnéia, Experimental. Digital. 06’. 2008. Direção Henrique Dídimo

Vaidade, Experimental. Digital. 10’. 2009. Direção Thais de Campos

Palavras Mortas, ficção. Digital. 20’. 2008. Direção Marina Mapurunga

Uma Vela para Dario, ficção. Digital. 12’. 2009. Direção Soraya Ferreira

Fulô de Kuroyama, ficção. Digital. 13’. 2009. Direção Victor Furtado

Vista Mar, documentário.digital. 13’. 2009. Direção Rúbia Mércia, Pedro Diógenes,Victor Furtado, Claugeane Costa, Rodrigo Capistrano e Henrique Leão

Miúdos, documentário.digital. 13’. 2008. Direção Pedro Diógenes

15h – Mostra Che Olhares no Tempo – Espaço Unibanco 2 – Dragão do Mar

Nascista di un guerrigliero (Nascimento de um guerrilheiro) dir Roberto Savio, Itália , 1972, documentário, 63´ ( Capítulo I da série Pequisa sobre um mito)

Morte di un guerrigleiro (Morte de um guerrilheiro) dir Roberto Savio, Italia 1972, documentário 60´(Capítulo II da série Pequisa sobre um mito)

15 as 18h - Seminário Internacional: audiovisual e Educação - Cinema de Animação –

MESA 4 – Tarde - Animação adulta X animação infantil: qual a fronteira?

Com Patrícia Alves Dias (Multirio), Andrés Lieban (2D Lab), Quiá Rodrigues (ANIMANIA – TV Brasil)

Mediação: Luciana Druzina (Diretora do Granimado)

16h – Mostra Olhar do Ceará – Reprise – Espaço Unibanco 1 – Dragão do Mar

19h30 – Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem e Mostra Competitiva Ibero-Americana de Longa-metragem – Centro Cultural SESC Luiz Severiano Ribeiro – Classificação Etária

Homenagem a atriz e diretora Conceição Senna

Curta-metragem Vida Vertiginosa (Luiz Carlos Lacerda, Ficção, 15’, Cor, RJ, 2009)

Curta-metragem - Bolívia te extraño (Dellani Lima e Joacélio Batista, Exp., 7’ Cor, MG, 2009)

Curta-metragem - Sweet Karolynne (Ana Barbara Ramos, Exp. 15’, Cor, PB 2009)

Curta-metragem - Os Sapatos de Aristeu (Renê Guerra, Ficção, 17’, P&B, SP, 2008)

Longa-metragem - O Homem que engarrafava nuvens, (Lírio Ferreira,documentário, 2008, 105 min, BRASIL) classificação etária:

______________

03/08 (Segunda-Feira)

10h – Debate e coletiva com realizadores – Seara Praia Hotel

Debate com os Realizadores

10 as 13h - Seminário Internacional: audiovisual e Educação - Cinema de Animação - Casa Amarela Eusélio Oliveira

MESA 5 - A Animação e a Educação em Cinema

Debatedores: Wilson Lazaretti (Núcleo de Animação de Campinas), Abi Feijó (Ciclope /Portugal), Regina Pessoa (Ciclope /Portugal)Juan Padrón (ICAIC / Cuba)

Mediador: Elisabete Bullara (CINEDUC)

10h - Seleção Pitching Globo Filmes para os diretores selecionados através do Edital Pitching Nacional Cine Ceará/Globo Filmes – Seara Praia Hotel

Apresentação e Defesa

15h as 17h – Encontro com Produtores LACT (Latin American Training Center) e CQS (escritório Cesnik,Quintino & Salinas Advogados) – SEARA PRAIA HOTEL

15:00 Palestra Novos Modelos de Negócios no Audiovisual com Steve Solot

16:00 Palestra Mecanismos de Financiamento ao Audiovisual no Brasil com Fábio Cesnik

17:00 Lançamento do livro “Incentivos Fiscais para a Produção e a Co-Produção Audiovisual na Ibero-América, Canadá e Estados Unidos”

15h – Mostra Che Olhares no Tempo – Espaço Unibanco 2 – Dragão do Mar

Le cause del fallimento (As causas do fracasso) dir Roberto Savio, Itália documentário 85´, (Capítulo III da série Pequisa sobre um mito)

Hasta la victoria siempre (Até a vitória sempre) dir Santiago Alvarez, 1967, documentário , Cuba 12´

16h – Mostra Ibero-Americana de Cinema de Animação - Casa Amarela Eusélio Oliveira

Programa: Abi Feijó e Regina Pessoa classificação etária:16 anos

OH QUE CALMA - Abi Feijó - 3’ 8’’-1985

A NOITE QUE SAIU NA RUA - Abi Feijó - 4’ - 1987

OS SALTEADORES - Abi Feijó - 14' 14'’ – 1993

A NOITE - Regina Pessoa – 6’ 42” – 1999

CLANDESTINO - Abi Feijó e Regina Pessoa - 7’ 32’’- 2000

OS PODERES DO PRESIDENTE - Abi Feijó – 5’ 30” . – 2004

CICLO VICIOSO - Abi Feijó, Regina Pessoa e Pedro Serrazina– 23” – 1996

ANA - Abi Feijó –1’ - 1996

ODISSÉIA NAS IMAGENS - Regina Pessoa– 25” – 2001

FANTASMAPORTO - Abi Feijó– 33” – 1998

HISTÓRICA TRÁGICA COM FINAL FELIZ - 2005 7 ‘46”- Regina PESSOA

(HISTORIA DE PORTUGAL) Fado Lusitano - Abi Feijó– 5’35” – 1995

SEU DESTINO PODE SER MUDADO - Abi Feijó– 23” – 1996

19h30 – Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem e Mostra Competitiva Ibero-Americana de Longa-metragem – Centro Cultural SESC Luiz Severiano Ribeiro – Classificação Etária

Curta-metragem Nordeste B (Mirela Kruel, Exp.,15’, Cor/P&B, RS 2008)

Curta-metragem Superbarroco (Renata Pinheiro, Ficção, 17’, Cor, PE, 2008)

Longa-metragem - Pequeno Burguês - Filosofía de Vida, (Edu Mansur documentário, 2008, 70 min, Brasil)

Longa-metragem A Deriva (Heitor Dhalia,Ficção,103’,Cor,SP,2009)

______________

04/08 (Terça-Feira)

10h – Debate e coletiva com realizadores – Seara Praia Hotel

Debate com os Realizadores

10h as 18h – Clinica Cesnik/Solot para Produtores - SEARA PRAIA HOTEL

Clínica Cesnik/Solot para Produtores – Encontro de produtores (individualmente) com assessores da LACT e CQS.

15h – Mostra Che Olhares no Tempo – Espaço Unibanco 2 – Dragão do Mar

Che de Steven Sodebergh, EUA, 2008, ficção 135´ parte 1

Diários de motocicleta de Walter Salles, 2004, Brasil, ficção 128

16h – Mostra Ibero-Americana de Cinema de Animação – Casa Amarela Eusélio Oliveira

Programa: Cineteca de la Pontifícia Universidad Católica de Valparaíso – Chile – Classificação etária - 16 anos

EL PESCADOR – Claudio Rocco – 3’50” – 2006

MANOS LIBRES – Tomás Wells – 15’30” – 2000

CICLOS VITALES – Claudio Diaz – 6’ – 2004

REPÚBLICA BANANA – César Peña – 6 ‘ – 2003

VIVENDA MULTIFAMILIAR – Andreas Forero – 7’ – 2006

VALPARAÍSO 3371 – Luis Saavedra – 14 ‘ – 2003

LA HISTORIA DEL PABELLÓN DE PARIS – Tomás Schüller – 14’37” – 2005

PÁJARO MUDO – Francisco Huichaqueo – 3’ – 2004

M – Klaudia Kemper – 6’ – 1990

A PERIFERIA – Fabrizzio Bartolini – 10’- Chile – 2008

20h – Cerimônia de Encerramento – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro

Premiação dos vencedores categorias curtas e longas e Pitching

Exibição Especial do Longa-metragem SIRI-ARA (Rosemberg Cariry,ficção,cor,84’,Brasil)

______________

05/08 (Quarta-Feira)

19h – Mostra Ibero-Americana de Cinema de Animação – Casa Amarela Eusélio Oliveira – Programa: Adulto – classificação etária: 16 anos

Animadores – Allan Sieber – 8´- RJ
Almas em chamas – Arnaldo Galvão – 11´- SP
Deu no jornal – Yanko del Pino - RJ – 3´
Os três porquinhos - Cláudio Roberto - 4´ RJ
Moradores do 304 – Leonardo Cata Preta – 15´- MG
Yansan – Carlos Eduardo Nogueira – 18´- SP
Consumidouro – Fábio Vianna, Juliano Lamb e Walkir Fernano – 3´40” – PR
Dossiê Re Bordosa – César Cabral – SP – 15'
Terra – Sávio Leite – 5’ – MG

______________

06/08 (Quinta-feira)

19h – Mostra Ibero-Americana de Cinema de Animação – Casa Amarela Eusélio Oliveira Programa: O Nordeste – Classificação etária: Livre

Arraial – Otto Guerra – 14’- RS

Vida Maria – Márcio Ramos – 8´- CE

O jumento santo e a cidade que se acabou antes de começar – Leo D. e William Paiva – 11´- PE

Disputa entre o diabo e o padre pela posse do Cênte-Fór na festa do Santo mendigo –Francisco Tadeu e Eduardo Duval – RJ - 11'

Campo Branco – Telmo Carvalho – 13’ – CE

O Lobisomem e o coronel – Ítalo Cajueiro e Elvis Kleber – 15´- DF

Calango Lengo – morte e vida sem ver água – Fernando Miller – 10’ – RJ

______________

07/08 (Sexta-feira)

19h – Mostra Ibero-Americana de Cinema de Animação – Casa Amarela Eusélio Oliveira Programa: Personagens de um mundo fantástico– Classificação etária: Livre

A Terra a Gastar - Cassia Mary e Celina Kurihara – 6´- SP

Viagem Pitoresca - Fernando Mozart – 10’ – RJ

O Anão que virou Gigante – Marão – 10’ – RJ

Mestre Vitalino - Alunos da Rede Municipal de Vitória – 12’ – ES

Osmar- A primeira Fatia do Pão de Forma - Ale Machado – 11’ – SP

Como Comer um Elefante - Jansen Raveira – 6’ – RJ

Dayane e Zé Frio - Marta Kawamura – 11’ - SP

Lúmen – William Santos – 4´- MG

Passo – Ale Abreu – 3’- SP

Ballons – Jonas Brandão – SP - 1´20”

Casa de Máquinas – Maria Leite e Daniel Herthel – MG - 5´

______________

08/08 (Sábado)

16h – Mostra Ibero-Americana de Cinema de Animação – Casa Amarela Eusélio Oliveira Programa: Série Juro que Vi/ MultiRio – Infantil – Classificação etária: Livre

Série Juro que Vi/ MultiRio – Infantil – Livre

O Curupira – Humberto Avelar – 11’ – Rj

O Boto – Humberto Avelar – 11’ – Rj

Iara – Humberto Avelar – 11’ – Rj

Matinta Perera – Humberto Avelar – 11’ – Rj

Saci – Humberto Avelar – 11’ – Rj

Mostra BNDES de Animação – Infantil

Filme financiado pelo BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social

Classificação etária : LIVRE

Filme “Garoto Cósmico” – Alê Abreu – 75’ – Brasil

09/08 (Domingo)

Mostra BNDES de Animação – Infantil - Casa Amarela Eusélio Oliveira

Filme financiado pelo BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social

Classificação etária : LIVRE

Filme “Garoto Cósmico” – Alê Abreu – 75’ – Brasil

______________

09/08 (Domingo)

16h - Mostra BNDES de Animação – Casa Amarela Eusélio Oliveira

Série financiada pelo BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social

Série Peixonauta TV Pinguim em associação com a Discovery Kids - INFANTIL

Classificação etária: LIVRE

Episódio O Caso dos Carneirinhos – 12’ – SP

Episódio O Caso do Gelo Derretido – 12’ – SP

Episódio O Caso dos Duendes Brilhantes – 12’ – SP

Episódio O Caso da... Qual é esse caso mesmo? – 12’ – SP

Mostra BNDES de Animação – infantil - Casa Amarela Eusélio Oliveira

Filme financiado pelo BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social

Classificação etária : LIVRE

Filme “BRichos” – Paulo Munhoz – 77’ – Brasil

Curso: Maquiagem e Caracterização de Personagem para Cinema e TV.

Orientador: João Ferrar

período: 6 e 7 de agosto (das 13h as 18h), 8 de agosto (de 9h as 12h e das 13h as 18h)

Perfil do Orientador:João Ferrar trabalhou em produções de curta e longametragem como: Aguas de Romanza e A Ilha da Morte, atualmente compõe o time de maquiadores de novelas da REDE GLOBO.

Realização: Cine Ceará, Vila das Artes e ACARTES

______________

10/08 (segunda-feira)

14h - Mostra “OUÇO PORQUE VEJO, VEJO PORQUE OUÇO” – CASA AMARELA

Classificação etária : LIVRE

curta-metragem "A Montanha Mágica" Direção - Petrus Cariry

longa-metragem "Ver Para Ouvir, Ouvir Para Ver" Direção - Soraya Ferreira e Sara Benvenuto

______________

11/08 (terça-feira)

14h - Mostra “OUÇO PORQUE VEJO, VEJO PORQUE OUÇO” – Casa Amarela

Classificação etária : LIVRE

curta-metragem: "Águas de Romanza" Direção - Gláucia Soares e Patrícia Baía

longa-metragem: "O Homem que Engarrafava Nuvens" Direção - Lírio Ferreira

12/08 (Quarta-feira)

14h - Mostra “OUÇO PORQUE VEJO, VEJO PORQUE OUÇO” – Casa Amarela

Classificação etária : LIVRE

curta-metragem: "Capistrano no Quilo" Direção - Firmino Holanda

longa-metragem: "Se Nada Mais Der Certo" Direção - José Eduardo Belmonte



13/08 (Quinta-feira)

14h - Mostra “OUÇO PORQUE VEJO, VEJO PORQUE OUÇO” – Casa Amarela

Classificação etária : LIVRE

curta-metragem: "Reisado Miudim" Direção - Petrus Cariry

longa-metragem: "Pequeno Burguês - Filosofia de Vida" Direção - Edu Mansur

14/08 (Domingo)

14h - Mostra “OUÇO PORQUE VEJO, VEJO PORQUE OUÇO” – Casa Amarela

Classificação etária : LIVRE

longa-metragem: "O Grão" Direção - Petrus Cariry

Os filmes a serem exibidos com legendagem e audiodescrição no 19º Cine Ceará são: Ver Para Ouvir, Ouvir Para Ver, de Soraya Ferreira e Sara Benvenuto; Pequeno Burguês - Filosofia de Vida, de Edu Mansur; Se Nada Mais Der Certo, de Jose Eduardo Belmonte; O Homem Que Engarrafava Nuvens, de Lírio Ferreira; O Grão, de Petrus Cariry; A Montanha Mágica, de Petrus Cariry; Capistrano no Quilo, de Firmino Holanda; Águas de Romanza, de Gláucia Soares e Patrícia Baía; e Reisado Miudim, de Petrus Cariry. A I Mostra de Filmes Acessíveis está prevista para acontecer no período de 10/08 a 14/08, com início previsto para as 14h na Casa Amarela Eusélio Oliveira.

Nenhum comentário: