quarta-feira, 1 de julho de 2009

TEATRO


"ALICE - NEM TUDO O QUE PARECE É" VOLTA AO TEATRO JOSÉ DE ALENCAR

SEXTA-FEIRA, 31 DE JULHO ÀS 19H, E COM MAIS SESSÕES NO SÁBADO, 1/08 E NO DOMINGO, 02/08, AMBAS ÀS 17H. NO PÁTIO NOBRE. GRÁTIS

Os alunos concludentes do Curso Princípios Básicos de Teatro (CPBT), da 1ª Turma Noite, apresentaram durante essa semana, uma peça livremente inspirada nas obras de Lewis Carroll ("Alice no País das Maravilhas" e "Alice no País do Espelho"). O espetáculo será novamente apresentado nessa sexta-feira (31 de julho), às 19h, na entrada do Theatro José de Alencar, e segue do saguão ao pátio nobre, mas também terá mais sessões no sábado, 1/08 e no domingo, 02/08, ambas às 17h.

Os próprios atores vão conduzindo os espectadores pelos espaços, utilizando do som, da luz, da imagem e da arquitetura do teatro. A entrada é gratuita, e a indicação da peça é para maiores de 14 anos.

Na adaptação do diretor Silvero Pereira, Alice já não é mais criança e ainda não se tornou mulher. Na medida do tempo, ela vai precisar abrir mão de algo muito valioso, sua imaginação, e já não é capaz de enxergar o mundo como antes. Em consequência, ela parte numa busca de novos meios para voltar à fantasia. Fugir da realidade, no entanto, não será tão fácil assim.


PELO INTERIOR

Os 28 espetáculos cearenses que estarão no Festival de Guaramiranga 2009

Um total de 28 espetáculos do Ceará será apresentado nas Mostras Paralelas do XVI Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga - FNT, que acontece de 04 a 12 de setembro em Guaramiranga e cidades vizinhas no Maciço de Baturité. Desse total, 27 foram selecionados para compor as mostras Maciço (08 peças), Infantil (09), Palco Ceará (06) e Te-Ato a Meia Noite (04) e um grupo participa como convidado.


De Fortaleza, integram as mostras 19 companhias. As demais selecionadas são de Tauá, Maracanaú, Icapuí, Boa Viagem, Itapipoca, Aquiraz, Crato e Juazeiro do Norte. É também de Juazeiro a companhia convidada, Carroça de Mamulengo, que leverá ao FNT suas “Histórias de Teatro e Circo”. A comissão de seleção dos espetáculos cearenses das Mostras Paralelas foi composta por Dane de Jade (atriz / gerente do programa Cultura Sesc Ceará), Gil Brandão (professor / ator) e Walden Luiz/ (professor / diretor), que selecionou os espetáculos dentre os 57 inscritos de todo o estado.


Foram inscritos 57 espetáculos de todo o estado, sendo 41 de Fortaleza e 16 peças de grupos de teatro de 11 municípios do interior. Desse total, serão escolhidos até 20 espetáculos. A seleção será feita por uma comissão composta por três integrantes de notório conhecimento da área teatral e dois integrantes da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA). O resultado será divulgado no dia 30 de julho, com prazo até 20 de agosto para os grupos selecionados confirmarem participação.

O XVI FNT é uma realização da AGUA com patrocínio da Oi e apoio cultural do Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da Oi. Mais informações: (85)3246.5555 e 3246.1242.



TV DIVIRTA-CE

Confira reportagem feita por Dan Viana para TV DIVIRTA-CE no Festival de Teatro de Guaramiranga no ano passado. Produção: Felipe Muniz Palhano




ESPETÁCULOS DAS MOSTRAS PARALELAS

MOSTRA MACIÇO

A Farsa do Panelada - Cia Artes Cínicas de Teatro (Tauá)

A Triste História de Catarina e Billy Macarrão - Epidemia de Bonecos (Maracanaú)

As Prosopopéias de Casimiro Coco - Cia Camarim de Teatro (Fortaleza)

Cabeça de Papelão - Cervantes do Brasil (Icapuí)

Circolando - Cia Mais Caras (Fortaleza)

Dr. Qorpo – Imagens (Fortaleza)

O Maligno Baal o Associal - Experimental de Teatro (Fortaleza)

Pratativando - Cia Mais Caras (Fortaleza)



MOSTRA INFANTIL

A Menina dos Brincos de Ouro - Edvaldo e Paula Yemanjá (Fortaleza)

As Fadas - Edvaldo e Paula Yemanjá (Fortaleza)

Blá – Pantim (Boa Viagem)

Brincando de Brincar - Pavilhão da Magnólia (Fortaleza)Developar - Núcleo Húmus de Pesquisas (Itapipoca)Faz de Conta: Quem tem medo do escuro? – Cambada (Fortaleza)João e Maria – Mirante (Fortaleza)Mamulengo é Terno Divino - Cia Carroça de Mamulengo (Juazeiro do Norte)O Pássaro Azul - Pavilhão da Magnólia (Fortaleza) MOSTRA PALCO CEARÁ



Avental Todo Sujo de Ovo - Ninho de Teatro (Crato)

CircoLar - Princípios Básicos de Teatro (Fortaleza)

Controle – Cambada (Fortaleza)

Curtas N° 1 - 3x4 de Teatro (Fortaleza)

Ikebana – IFCE (Fortaleza)

Respiro – Fuzuê (Fortaleza)



TE-ATO A MEIA NOITE

Cabaré da Dama - Parque de Teatro (Aquiraz)

Majestic Bar – Majestic (Fortaleza)

O Abajur Lilás – Imagens (Fortaleza)

Rãmlet Soul - Tembiú Produções (Fortaleza)



GRUPO CONVIDADO

Histórias de Teatro e Circo - Cia Carroça de Mamulengo (Juazeiro do Norte)




“AS FILHAS DA GLÓRIA” CELEBRA SETE ANOS DA CIA. TEATRAL ACONTECE

A PEÇA ESTARÁ EM CARTAZ AOS SÁBADOS DE AGOSTO NO TEATRO MORRO DO OURO

Espetáculo que questiona o preconceito social e tem como cenário um Cabaré comandado por Glória que acaba morrendo para defender seus direitos de ser humano na sociedade. Teve estréia em novembro de 2008 e esteve aprticvipando da programação do Dragão no Mês do Teatro em Março de 2009.

SINOPSE: Glória dona de um cabaré, abriga moças que perderam a esperança com a vida, Lindete a mais velha da casa, Geralda que trabalha para sustentar sua filha, Dasdores que sonha sair da vida que leva a todo custo e Vitória que chega na pensão por não ter mais pra onde ir.

Glória e suas meninas sofrem o preconceito da sociedade, e recebem notícias dos acontecimentos da cidade pelo Cabo Nonato que se encontra entre a lei e a amizade delas. Toda a cidade se mobiliza para expulsar Glória e suas meninas tentando de tudo para fechar seu cabaré, o padre Oscar aliado ao poder da igreja usa de seus artifícios para convencê-las a sair da cidade, até o prefeito que teve uma caso antigo com Glória se junta ao povo para expulsá-la depois que descobre que seu filho engravidou umas das prostitutas.

Esse e outros espetáculos, no TJA e Dragão do Mar, celebram Os sete anos da Cia. Teatral Acontece no VI Festival de Esquetes da Cia. Teatral Acontece (*)

SERVIÇO: As Filhas da Glória

De Walden Luis. Direção: Almeida Junior. Cia Teatral Acontece. Com Andressa Cavalcante, Isadora Sameds, Walkis Walkirette, Renata Cavalcante, Ruth Xenofonte, Marcelo Freitas, Luis Albuquerque, Almeida Junior.

SÁBADOS 01, 08, 15, 22, 29/08 às 18h30 no Teatro Morro do Ouro * 90 lugares

R$ 2 e 4 Para maiores de 12 anos

Saiba mais: (85) 3221.3496 8865.8687




A sexualidade como tema no teatro cearense

O Grupo Imagens de Teatro estreia em agosto "O Abajur Lilás", primeiro espetáculo do projeto "Trilogia do Maldito", com peças de Plínio Marcos - serão montados também "Barrela" e "Navalha na Carne"

O Grupo Imagens de Teatro estreia “ O Abajur Lilás” em 1º de agosto, às 19h30, com a temporada se estendendo todos sábados e domingos, no mesmo horário, no Teatro José de Alencar (Sala Nadir Papy Saboia).

A peça conta o drama de três prostitutas torturadas pelo cafetão que quer descobrir quem quebrou o abajur lilás do seu quarto. A trama que incluem da tortura ao assassinato, foi escrita há mais de 30 anos, transcende o momento, a circunstância e infelizmente, resiste ao tempo, demonstrando a extrema atualidade de seu contexto.

Ação dramática, humana e de alta significância, o Abajur Lilás joga atores e público no olho do furacão, levando às entranhas do submundo que preferem ignorar existir, fazendo-os cúmplices privilegiados do mundo de Plínio Marcos, esse universo denso e marginal invade os palcos do teatro cearense.

O elenco é composto por Kátia Kamila, Adriana Pimentel, Mara Carvalho, Gilson Tenório, Beto Menêis e Fábio Frota, com direção de Edson Cândido.

O Grupo mergulhou em uma pesquisa profunda, tanto da obra como do universo que o autor Plínio Marcos traz para o seu texto, através de análises sobre a vida e obra do autor e contextualização histórica, prosseguindo com pesquisa de campo, palestras, seminários, oficinas, filmes e vivência em entidades, enriquecido por laboratórios onde os atores visitaram cinemas pornôs, casas de prostituição, saunas, bares e praças, locais onde os personagens retratados na peça viveriam. Esse é o princípio que torna a obra de Plínio Marcos tão contemporânea, pois podemos encontrar esses personagens em cada esquina de Fortaleza. Como em toda obra do autor," O Abajur Lilás" expõe a alma humana.
O ambiente é um bordel de quinta categoria, tendo à frente um bar, salpicado de luzes vermelhas. Há música de cabaré, cantada ao vivo. Ao fundo, o quarto na penumbra, onde ocorrem os programas e as tramas.
O público, logo ao entrar terá o contato direto e real com o elenco, pois a platéia será composta por mesas e cadeiras, como em um bar, onde posteriormente será servida uma “branquinha”. O universo abordado é o que sempre determina o espaço cênico e não há qualquer distância entre personagens e espectadores.

Boate, Puteiro, Noite, Torturas e a própria sociedade são temas constantes nesse espetáculo, abordando tramas em que os personagens são socialmente marginalizados.

“Isso tudo que construirmos no espetáculo denominamos como um “ soco no estomago” da sociedade, acreditamos que o teatro vem para incomodar e questionar, queremos também que as pessoas saiam do espetáculo pesando em toda a violência sofrida pelas as mulheres, no abandono e acima de tudo na tortura em que existem ainda hoje, mesmo que seja de outras formas” comenta o diretor do espetáculo Abajur Lilás , Edson Cândido

O medo transvertido em autoridade, alcoolismo e angústias estão presentes no palco.

O cheiro da cachaça misturado ao perfume barato emanado dos corpos sofridos disfarça a angustia das mulheres presente no palco. O realismo das falas choca pela crueza, pelo comodismo desumano, sem a menor convenção moral. Não tem meio termo nem consideração, as palavras vêm em jorros de sangue e de vômito.

“Não é a garota que sabe falar três idiomas lá na Beira Mar não, que cobrar quinhentos reais. É a prostituta da Periferia mesmo que queremos retratar. Essa sim que nos interessa, dessas que cobram dez, quinze reais por programa. Quem for ver o espetáculo com certeza vai sai de alguma forma transformado do teatro “. Fala Edson Cândido

Sobre o Grupo

O Grupo Imagens de Teatro que teve origem em janeiro de 2002, quando seus integrantes iniciaram o estudo do texto de nome Meia-Sola, do mesmo autor da peça Imagens, durante uma oficina de teatro realizada no SESC. O grupo vem se destacando nos principais festivais regionais e nacionais, sendo contemplado com mais de 15 prêmios e tendo reconhecimento no cenário artístico.

Local: Teatro Jose de Alencar (Anexo: Sala Nadir Papy Sabóia)

Horário: 19:30

Sábados e Domingos de Agosto

Informações: (85) 88341071 Edson Cândido




TRAGICOMÉDIA INSPIRADA NA OBRA DE CLARICE LISPECTOR E NAS CANÇÕES DE NÚBIA LAFAYETTE

ATOR WELLINGTON RODRIGUES, da Cia. Teatral Moreira Campos, protagoniza o espetáculo "Embriagada...eu quero desabafar!"

O espetáculo Embriagada...eu quero desabafar! é um texto inspirado na obra de Clarice Lispector (Laços de Família, A Hora da Estrela, A Paixão Segundo G. H.) e nas canções da grande compositora e interprete da música brasileira, Núbia Lafayette. A peça relata a vida cômica e trágica de Dolores, uma mulher feia, datilógrafa, semi-analfabeta, magra, casada há dez anos com um marido machista, egoísta, ignorante e estúpido. Embriagada e em meios a devaneios, diante da situação em que se encontra - a beira de um ataque de nervos - ela resolve desabafar tudo aquilo que a sufocava, que estava preso na garganta.

De forma sutil, cômica e quase trágica, Dolores conta suas angústias, decepções, sonhos, traições e sua “anti-vida” com seu marido “Amado”.

Afinal, o que pode acontecer entre quatro paredes e na intimidade diária de um casal juntos há dez anos???


A Montagem

Penetrar no universo feminino não é uma tarefa fácil. Fazer uma personagem feminina, ser sutil, sentir-se mulher, casada, solitária, angustiada, repleta de conflitos, sonhos fracassados, sendo homem, também não é uma coisa que se faz da noite para o dia. Mas esse foi um desafio a percorrer. As palavras poéticas de Clarice Lispector e as canções inesquecíveis de Núbia Lafayette, conduziram-me ao sublime da construção de um texto que pudesse ajustar num só conceito de poesia essas duas mulheres que mexeram com o mundo de muitas outras mulheres através de suas palavras ditas e/ou não ditas, apenas, sentidas.

O fato é, que, Demonstrar frustrações, desejos e vontades...embriagar-se nas dores de Dolores... mulher... mãe... sem fazer clichês, dentro de uma poética onde a palavra é um forte, a submissão é um forte, o sentimento é um forte, o monólogo interior é um forte, a presença da ausência é um forte, a vida a um (dois) é um forte, foi o que tornou esse espetáculo uma grande experiência minha quanto ator e quanto pesquisador do enigmático mundo literário.

O texto situa-se numa confluência de paradigmas que entretece e destece, pondo o espectador numa espécie de tensão ilusória facilitada pela personagem Dolores em situações da vida diária, mas num intenso lirismo. As cenas nos colocam diante de um realismo-naturalismo e de um romantismo-simbolismo significante, uma vez que, encontram-se veios recessivos que criam um entrelaçamento entre realidade e a “realidade adivinhada”, produzindo uma poética que lhe é própria.

Desafios foram lançados. Desafios múltiplos: uma produção sem dinheiro, estréia fora da capital cearense (estreamos em Guaramiranga – maio de 2009), monólogo, reassumindo um grupo que estava desativado há três anos e outros desafios.

Era preciso coragem. Como num ritual dionisíaco, Dolores, embriaga-se. Palavras repletas de sentimentos ecoam pelos quatro cantos do palco, como a forte batida de um coração alado. Eu quero desabafar...!


Clarice Lispector

Clarice Lispector nasceu em Tchetchelnik, pequena cidade da Ucrânia, e chegou ao Brasil aos dois meses de idade, naturalizando-se brasileira posteriormente. Criou-se em Maceió e Recife, transferindo-se aos doze anos para o Rio de Janeiro, onde se formou em Direito. Trabalhou como Jornalista e destacou-se na carreira literária. Viveu muitos anos no exterior, em função do casamento com um diplomata brasileiro. Teve dois filhos e faleceu em dezembro de 1977, no Rio de Janeiro.

Núbia Lafayette

Uma das maiores intérpretes e compositoras da música brasileira. Dentre suas canções mais conhecidas, destacam-se os seguintes títulos: Lama, Fracasso, Aliança com filete de prata, Casa e comida, Devolvi, Hino ao amor, Mata-me depressa e Amargura. Núbia Lafayette participou recentemente do Programa “Rei Majestade”, exibido pelo SBT, e logo depois, em 2007, veio a falecer, deixando-nos sua eterna poesia.

A Cia. Teatral Moreira Campos

A Cia. Teatral Moreira Campos foi fundada no ano de 1998, por alunos do Curso de Letras e do Curso de Arte Dramática da Universidade Federal do Ceará, tendo como principal objeto de pesquisa obras da literatura brasileira e universal.

Ao longo de onze anos, vários atores e diretores da classe artística de Fortaleza passaram pelo grupo. A companhia participou de festivais locais e regionais de teatro, sendo indicada a prêmios. Montou três esquetes e oito espetáculos: A Morte e a Alta Costura (1998-2001), Odisséia I (1999), Odisséia II (2000), Relembranças (2001), Agosto (2001-2002), Os Sertões (2002-2004), A Casa (2004-2005), Embriagada...eu quero desabafar (2009...).

O nome do grupo é uma homenagem a um dos maiores contistas da literatura cearense, Moreira Campos, nascido na cidade de Senador Pompeu, em janeiro de 1914. Foi professor da Universidade Federal do Ceará, membro da Academia Cearense de Letras e integrante do grupo literário Clã. É autor, dentre outras obras, do livro de contos Dizem que os cães vêem coisas. Moreira Campos faleceu em Fortaleza, em maio de 1994.

O Ator

Wellington Rodrigues é formado em Letras, Especialista em Cultura Clássica e Mestrando em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Também é formado pelo Curso de Arte Dramática da UFC. Fundador da Cia. Teatral Moreira Campos, ao longo de onze anos no teatro como ator e produtor, fez 14 espetáculos. Foi indicado pelo Prêmio Balaio do Ceará nas seguintes categorias: Melhor Produção, Ator Revelação e Ator Coadjuvante. Participou como ator convidado de espetáculos montados pela Companhia Palmas Produções Artísticas, pelo Grupo Palcos Produções Artísticas e pelo grupo Bilu Bila de Teatro.

SERVIÇO
O ESPETÁCULO "EMBRIAGADA...EU QUERO DESABAFAR!"

TEATRO SESC EMILIANO QUEIROZ
(AV.DEQUE DE CAXIAS, 1701 - CENTRO)

ESTRÉIA DIA 01 E 02 DE AGOSTO E CONTINUA EM CARTAZ TODOS OS SÁBADOS E DOMINGOS DE AGOSTO

HORÁRIO: 20 HORAS
INGRESSOS: 12,00 INTEIRA / 6,00 MEIA
INFORMAÇÕES: 3452.9066 / 3452.9065 / 88019645 / 88045161




A HISTÓRIA DO BAIRRO PICI

ESPETÁCULO "JOGUEIROS" É ATRAÇÃO NO TEATRO JOSÉ DE ALENCAR DIA 29 DE JULHO

O grupo Escuta de Teatro, atuante na arena de música e teatro, apresenta, na última quarta-feira do mês das férias estudantis, 29, o espetáculo "Jogueiros: Guerreiros Novos", com texto de Ângela Linhares e direção de Graça Freitas.

No espetáculo, a história do Bairro Pici é contada com a graciosidade dos elementos da cultura popular, que costura, de forma cênica e poética, alguns momentos de variadas histórias de vida com o olhar da juventude do grupo Escuta. Há seis anos, o grupo protagoniza um processo de formação: trabalho e estudo em arte por meio da experiência dos círculos de cultura brincantes.

Às 20h, no palco principal do Theatro José de Alencar, a peça teatral recomendada para maiores de 12 anos pode ser vista gratuitamente, e lá o espectador poderá conhecer, numa concepção que transita pelas formas mambembes de atores e bonecos, a história desde um casal de retirantes lutando contra a seca até dois irmãos que discutem sobre o amor da mãe, sobre frei Tito e a juventude de agora

Jogueiros: Guerreiros Novos - Grupo: Escuta de Teatro. Texto: Ângela Linhares. Direção: Graça Freitas Elenco: Gilvan de Sousa, Micinete Mulher, Edvania Ayres – Músicos: Jonas de Jesus, Leandson Sampaio – Figurino: Cleidson Catarina – Cenário e Adereços: Carlos César.

SOBRE O GRUPO ESCUTA DE TEATRO.

O grupo Escuta de Teatro atua na arena do teatro e da música. Nosso repertório musical é mais chegado nas músicas populares, como ciranda, coco, maracatu, bois, reisados, xote e baião. O grupo busca fazer uma fusão entre musica e teatro nas suas apresentações, com a brincadeira de boi, brincadeira de coco e outras brincadeiras populares. Apresenta a animação de musicas com poesias e a brincadeira do Mateus e Catirina, personagens arquétipos da Cultura Popular Nordestina. Recentemente o grupo gravou um CD com musicas de domínio publico e músicas autorais, compostas em parceria com Ângela Linhares e a colaboração de diversos músicos amigos convidados.

Teatralmente, o grupo produz espetáculos para palco e rua. Destaca-se como produções atuais para rua o espetáculo Mateus e Catirina nas Rodas de Rua, que nasce do desejo de ligar personagens como Mateus e Catirina, característico dos espetáculos de boi, com a realidade das periferias de Fortaleza. Para o palco a montagem do espetáculo Jogueiros: Guerreiros Novos conta a história do Pici relacionada com histórias de vida e sob a perspectiva e o olhar da juventude engajada no Escuta.


Companhia francesa Transe Express abre no Ceará programação do Ano da França no Brasil

Para dar início no Ceará às comemorações do Ano da França no Brasil, o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), traz a Fortaleza a companhia francesa Transe Express. Com passagens apenas por São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, a capital cearense será a única cidade da região Nordeste a receber as apresentações do espetáculo “Os Reis Preguiçosos”, nos dias 7 e 8 de agosto, a partir das 19 horas, na Praça 31 de Março – Praia do Futuro, inteiramente gratuitas. Especializada na promoção de espetáculos de grande porte e com encontro direto com o público, a trupe francesa irá se apresentar para um público estimado em 40 mil pessoas.

“Os Reis Preguiçosos” conta a história de uma viagem feita por seis reis e suas comitivas, que formam três cortejos saindo de locais pré-determinados e com percursos distintos, com uma distância média de 800 metros e que se encontram ao final na Praça 31 de Março. O espetáculo é grandioso. Ao todo, são 175 artistas participantes, sendo 55 franceses e 120 artistas cearenses, que irão compor os cortejos, cada qual com a participação de dois carros alegóricos. Ao final, os artistas e o público se reúnem em torno da Árvore dos Reis, uma estrutura metálica de 30 metros de altura montada na Praça. A apresentação ao ar livre une música ao vivo, teatro, dança, performances e um final imponente com acrobacias aéreas. Tudo isso próximo ao público, que acompanha de perto, sem cadeiras nem arquibancada, e vê os artistas se movimentarem ao seu redor. O espetáculo tem direção de Gilles Rhode e coreografias de Brigitte Burdin, Luc Moka e Sophie Sauvage.

Os 175 artistas participantes convidam o público para acompanhar os três cortejos. Os seis carros alegóricos abrilhantam o trajeto, que conta com muitas luzes, cores e sons. Os seis reis partem em uma intuitiva viagem saindo do Norte, do Sul e do Leste. O Norte é inspirado no conjunto da obra de Jerome Bosch, pintor holandês, e é a viagem em direção a um mundo surrealista com tonalidades do estilo fantástico. O Leste percorre o universo nostálgico de povos migrantes e do folclore com acentos bucólicos. Já no Sul, repousa a inspiração nos ritos do nascimento e dos funerais.

Assim, caminhando ao lado dos carros alegóricos, o público participa da comitiva dos reis, composta por músicos e bobos da corte, carregadores, guardas e chefes de protocolo e pequenos reinos ambulantes. Ao final, no encontro de todos na Árvore dos Reis, uma estrutura metálica se abre em três galhos para performances de nove acrobatas.

Para participar do espetáculo “Os Reis Preguiçosos” foram selecionados artistas cearenses das companhias Vidança, Teatro de Caretas, Cordapés, Centro de Experimentação em Movimentos (CEM), Maracatu Az de Ouro e Grupo BCAD. As oficinas com os artistas locais serão realizadas entre os dias 3 e 6 de agosto, em período noturno, no Clube do Médico, e possibilitarão um relevante intercâmbio cultural e artístico entre os franceses e as companhias cearenses.

O espetáculo “Os Reis Preguiçosos”, da Companhia Transe Express, é uma realização do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Cultura, com o apoio do Banco do Nordeste (BNB) e da Prefeitura de Fortaleza. A atração conta com a parceria do Governo Francês e Ministério da Cultura (MinC). O evento abre a programação estadual do Ano da França no Brasil, que apresenta outros nove projetos até novembro de 2009.

Sobre a Companhia Transe Express
Fundada há vinte e cinco anos pelos artistas Gilles Rhode e Brigitte Burdin, a trupe francesa Transe Express se caracteriza por se apresentar em espaços abertos, indo ao encontro do público. Os fundadores também assinam a direção artística da companhia. As criações privilegiam principalmente a rua e os espaços não convencionais. Suas apresentações buscam surpreender o público em seu cotidiano com aventuras inéditas para envolver, embalar e brincar. Em seus espetáculos são utilizados uma gama de gêneros artísticos e modos de expressão como música, dança, artes plásticas, circo, fogo, literatura, metalurgia, entre outros elementos presentes em suas adaptações.

A Companhia Transe Express está instalada em Eurre, na região da Drôme. La gare à Coulisses é o nome desta base de Artes da Rua, onde a companhia desenvolve um trabalho de criação. No total a equipe de produção da companhia é composta por mais de 100 artistas, entre eles atores, violonistas, dançarinos, percussionistas, cantores, trapezistas, produtores, ferreiros e outros, que realizam regularmente os projetos da companhia: criações efêmeras, e espetáculos sempre muito próximos das pessoas, aéreos ou de evoluções em desfiles.

A Companhia já esteve no Brasil, em 2007, com passagens pelo Estado de São Paulo (Festival Internacional de Teatro de Rio Preto e Vale do Anhangabaú) e no Paraná. Eles também têm em seu currículo a Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Albertville 1992, no Canadá, Jogos Olímpicos de Atenas 2004, Encerramento do Ano da França na China, em 2005, Abertura do Campeonato do Mundo de Esqui, em 2009, além de outras apresentações.

• Espetáculo “Os Reis Preguiçosos”, com a companhia Transe Expresse (França)
Data: 7 e 8 de agosto
Local: Praia do Futuro – Praça 31 de Março
Horário: 19 horas
Gratuito
Informações: (85) 3262.5011











PRÓXIMAS ATRAÇÕES NO TEATRO JOSÉ DE AÇLENCAR

FONE PARA SERVIÇO: 85/ 3101.2583 - portaria Praça José de Alencar/bilheteria


DE 28 A 31 DE JULHO

terça, 28

Alice

Espetáculo de conclusão do curso Princípios Básicos de Teatro – Turma Noite 2008/2009. Temporada III. Direção: Silvero Pereira
19h no pátio nobre grátis Para maiores de 14 anos
>>>>Livremente inspirado na obra de Lewis Carroll, o espetáculo cria um novo mundo a ser visitado por Alice. Esta visita está relacionada à sua passagem de criança para mulher, não possuindo mais a poder de imaginar e tendo que recorrer a outros artifícios para continuar numa vida cheia de encantos. No entanto, na utilização de novos caminhos para a imaginação, algumas coisas podem sair de forma...
A peça também será encenada na quinta e sexta, 30 e 31/07, no sábado, 1/08 - 17h e no domingo, 2/08 - 17h


quarta, 29

Jogueiros: Guerreiros Novos

Grupo Escuta de Teatro. Texto: Ângela Linhares. Direção: Graça Freitas Elenco: Gilvan de Sousa, Micinete Mulher, Edvania Ayres. Músicos: Jonas de Jesus, Leandson Sampaio. Figurino: Cleidson Catarina. Cenário e Adereços: Carlos César
20h no palco principal grátis
>>>>O espetáculo conta a história do Bairro Pici relacionada com histórias de vidas. Um casal de retirantes lutando contra a seca, uma menina que conta um pouco da base velha do pici, uma mulher que espera seu amado, um louco que constrói as casas do bairro, o conflito de um neto e seu avô e dois irmãos que discutem sobre o amor da mãe, sobre frei Tito e a juventude de agora. Também reconstrói a trajetória de formação artística do Grupo Escuta. No palco atores e bonecos, numa concepção que passeia pelas formas mambembes e pela graciosidade dos elementos da cultura popular, vai tecendo, de forma cênica e poética, alguns momentos dessa história, a partir do olhar da juventude do Escuta, que há seis anos protagoniza um processo de formação: trabalho e estudo em arte, por meio da experiência dos círculos de cultura brincantes – um projeto de arte e educaçã

Circo-Lar

Espetáculo de conclusão do Curso Princípios Básicos de Teatro – CPBT/Turma Manhã, Temporada III. Direção: Tutti Gonçalves
18h na sala de teatro Grátis Para todas idades
>>>>O circo está no mundo como vestígio de um saber ancestral. O espetáculo revela os bastidores do circo, com as alegrias e as dores de quem vive o antes, o durante e o depois “da função”. E nos mostra o quanto o circo está presente em nossas vidas.

sexta, 31

Fora de Hora – Majestic bar
20h no porão
Ingressos: R$ 5 e 10 - Para maiores de 12 anos
Saiba mais: 8804.5060



Espetáculos de teatro e dança para crianças e adultos

Em julho tem espetáculo, tem sim senhor. A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) promove o teatro cearense em seus dois principais espaços cênicos: o teatro do Centro Dragão do Mar e os múltiplos palcos do Theatro José de Alencar. Além disso, espetáculos de dança entram na pauta. Vale a pena fazer o agendão e conferir o que entra em cartaz neste mês.

Dança – Companhias do Ceará, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas vão trocar as salas de espetáculos pelos palcos montados ao ar livre durante o III Festival de Dança Litoral Oeste, um dos principais eventos de dança do interior do Ceará. Ele acontece de 15 a 18 de julho em Itapipoca, Paracuru e Trairí, três municípios da região do Vale do Curú. Nas três cidades, moradores e turistas, leigos e profissionais da área vão poder conferir apresentações totalmente gratuitas, e participar de atividades formativas, como mesas redondas, palestras e oficinas dos mais diversos gêneros. O Festival tem um público estimado de 15 mil pessoas, entre população local e turistas. A ação é realizada pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), e promovido pela Associação dos Bailarinos, Coreógrafos e Professores de Dança do Ceará (ProDrança). (Informações: 3101-6763)

Em Fortaleza, o Centro Dragão do Mar recebe já no início do mês a Experimentus Cia. de Dança, com o espetáculo “Formas”, nos dias 01 e 02 de julho. “Formas” é o segundo trabalho da companhia de dança, criada há três anos em Fortaleza, e formada por jovens bailarinos oriundos da Escola de Dança e Integração Social Crianças e Adolescentes (Edisca). Ingresso: R$ 12,00 / 6,00. No Quinta com Dança o espetáculo “Nada a declarar” com o Grupo N8 se apresenta nos dias 16, 23, 30, com ingressos a R$ 2,00/ 1,00. O espetáculo ainda faz uma apresentação extra no domingo, dia 02/08. (informações: 3488-8600)

Já no TJA, a programação do Fendafor - Festival de Dança de Fortaleza ocupa o palco principal nos dias 01 a 04 de julho com diversos espetáculos e convidados. Ingresso: R$ 12 e 6,00. (Informações: 3482-0510)

Nos domingos de julho (05, 12, 19 e 26), no espetáculo “A música que eu te dei” músicos e bailarinos convidados se revezam. Erudito, hip hop, trance, canções e outros modos de música estão no roteiro criado pelo bailarino Felipe Araújo. 16h no foyer. Grátis

Para a criançada – As opções para as crianças de férias começam no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura com toda a programação infantil com acesso livre. Todos os sábados de julho têm espetáculo no Espaço Rogaciano Leite Filho. “A Vaca Lelé” com o grupo Art'Elenco é gratuita e conta a história de Matilde, uma vaquinha cheia de sonhos e curiosidades. Neste dia também vale a pena levar a meninada para ouvir o projeto Histórias de Criança que tem contação de histórias com Paula Yemanjá, Edvaldo Batista, Júlia Fiúza e Josy Correia. No domingo a agenda fica por conta dos projetos Pintando e Brincando no CDMAC, na Praça Verde, a partir de 16h. (informações: 3488-8600).

Outra opção é ver o projeto TJA Criança recebe os espetáculos “Sorriso de Palhaço” (dias 05 e 12 de julho) e “A cigarra e a formiga” (dias 19 e 26 de julho) com alunos do grupo de Teatro do Projeto Ilhas de Maracanaú, às 17h no Teatro Morro do Ouro. Ingresso: R$ 5 e 10,00. (info: 3101-2583).

Para os adultos, as opções teatrais são diversas, marque na agenda:

No Teatro do Dragão

Dias 03, 15, 22 e 29 – “Ikebana” - Espetáculo de Danilo Pinho, espetáculo de conclusão dos alunos do curso superior em Artes Cênicas do IFET-CE. Grátis

De 07 a 10 - Mostra A Paralela do VI FECTA - Festival de Esquetes da Cia. Teatral Acontece. Ter a sex, 17h, grátis. Auditório

Dias 04, 05, 07, 08, 09 e 10 - Mostra Competitiva do VI FECTA - Festival de Esquetes da Cia. Teatral Acontece. Sáb, dom, ter, qua, qui e sex, 18h. Ingresso: R$ 4,00 e 2,00.

Dias 11, 12, 18, 19, 25 e 26 – “As Vizinhas” - Espetáculo com Cia. Cearense de Molecagem. Ingresso: R$ 20,00 e 10,00

Dias 11, 12, 18, 19, 25 e 26 – “+ Vezes Comédia” – Espetáculo com Grupo Arte de Viver. Ingresso: R$ 14,00 e 7,00

Dias 14, 21, 28 e 01/08 – “Aniversário de Casamento” - Espetáculo com o Grupo 3x4 de Teatro. Ingresso: R$ 2,00 e 1,00.

Dias 17 e 24 – “Tudo que eu queria te dizer” – Espetáculo com Cia. Lai-tu de Teatro, de Silvero Pereira. R$ 20,00 / 10,00.

No Theatro José de Alencar

Dias 03, 10, 17 e 31 - Majestic Bar - Espetáculo no programa Fora de Hora às 22h30 no porão. Ingressos: R$ 5 e R$ 10. (info: 8804.5060)

Dias 04, 11, 18, 25 - Portas Abertas – Espetáculo com Grupo de Teatro Vitrine, às 18h, na Sala de Teatro. Ingresso: R$ 5 e 10. (informações: 8791.4727)

Dia 07, 08 e 09 – Simplesmente Shirley – Espetáculo de Ackson Dantas, no teato Morro do Ouro, às 19h. Grátis.

Dias 08, 15, 22 e 29 - Circo-Lar - Espetáculo de conclusão do Curso Princípios Básicos de Teatro, às 18h, na sala de teatro. Grátis

Dia 14 - Rever a Volta - Espetáculo de conclusão da residência do Teatro do Oprimido com a Cia. Teatral EncenArt, às 17h, no Teatro Morro do Ouro. Grátis (8843.6844)

Dia 16, 17, 18, 19 - Dias de Setembro - Solo de teatro de Lucas Sancho, às 20h, na sala de dança. Ingressos: R$ 5 e 10.

Dia 18 - Flor de Obsessão– Solo de Ricardo Guilherme às 19h30, no Palco Principal do TJA. Ingresso: 1,00 e 2,00

Dias 25 e 26 - A monstra – Espetáculo com Patrícia Travassos às 21h no palco principal. Ingressos: 50,00 e 25,00. (3094.5575)

Dia 28, 29 e 31 – Alice II – Espetáculo do CPBT Às 19h no pátio. Grátis

Dia 29 - Jogueiros: Guerreiros Novos – Espetáculo com Grupo Escuta de Teatro. 20h no palco principal. Grátis

Nenhum comentário: