quarta-feira, 1 de julho de 2009

DIVIRTA-CE COBERTURAS

VIII Acampamento Latino Americano da Juventude

Fotos: Danielle Estácio e Felipe Muniz


Nos dias 16, 17, 18 e 19 de julho acontece na Praia de Tremembé em Icapui, no litoral leste a 200 km de Fortaleza, o VIII Acampamento Latino Americano da Juventude. O evento que desde 2007, passou a ser Bienal, é um espaço para debater, trocar ideias e experiências acerca de questões e assuntos relativos à juventude e aos problemas sociais, com a participação dos jovens e a sociedade brasileira e latino americana, através de oficinas, debates, shows, exposições, cinema, teatro e atividades esportivas.
























Kalimo no Mucuripe Club

Evento de moda reúne grifes cerenses




























Acampamento cultural

Praia de Tremembé, em Icapuí, terá teatro, exposições, cinema e shows, de 16 a 19 de julho. Entre as atrações nacionais: O Rappa, Beto Barbosa, Tribo de Jah e Nando Reis

Nos dias 16, 17, 18 e 19 de julho acontece na Praia de Tremembé em Icapui, no litoral leste a 200 km de Fortaleza, o VIII Acampamento Latino Americano da Juventude. O evento que desde 2007, passou a ser Bienal, é um espaço para debater, trocar ideias e experiências acerca de questões e assuntos relativos à juventude e aos problemas sociais, com a participação dos jovens e a sociedade brasileira e latino americana, através de oficinas, debates, shows, exposições, cinema, teatro e atividades esportivas.

A programação desta oitava edição tem novidades. A começar pela abertura na noite do dia 16, quinta-feira, na Praia de Barreiras, com cortejo de grupos de teatro e shows musicais no Palco Latino com bandas locais, onde atração principal, é a banda de Reggae maranhense Tribo de Jah.
Em Tremembé, no dia 17, sexta-feira, iniciam-se as oficinas nas áreas de fotografia, meio ambiente, cultura, turismo comunitário, teatro, artes plásticas e saúde. O público também participará de debates onde serão discutidos temas como: América Latina - Desafios na Nova Conjuntura Mundial, Icapui – 25 Anos – Uma História de Lutas e Realizações, com as presenças da prefeita de Fortaleza Luizianne Lins (PT-CE); senador Inácio Arruda (PCdoB-CE); deputado estadual Dedé Teixeira (PT-CE), vice-governador Francisco Pinheiro (PT-CE), secretário de Cultura do Estado do Ceará, Auto Filho, dentre outros. As atrações da noite ficaram a cargo de bandas locais, do projeto Férias no Ceará do Governo do Estado, com o show da banda O Rappa.
O centenário de Patativa do Assaré e de Dom Helder Câmara, os 50 anos da Revolução Cubana e os 25 anos de emancipação de Icapuí são temas de exposições, tendas temáticas e das competições de Voleibol, Espiribol e Futebol de Praia.

No dia 18, sábado, às 7 horas da manhã será realizado o Abraço ao Mar. À noite, o cantor paulista Nando Reis se apresenta no Palco Latino. No dia 19, domingo, pela manhã haverá show com seis bandas, iniciando às 9h e encerrando do evento às 15h.
Sempre às tardes espetáculos teatrais acontecem na Tenda SESC. A organização do Acampamento preparou excelente estrutura para receber o público – área de camping, segurança privada e banheiros químicos. O VIII Acampamento Latino Americano da Juventude é promovido pela ONG Solar (Associação Cultural Solidariedade e Arte), Centro de Desenvolvimento Vento Leste, Fundação Brasil Cidadão, Caiçara, Sindiserpumi (Sindicato dos Servidores Públicos de Icapuí), Aratu e Câmara Municipal de Icapuí.



CAMPEONATO DE SURF ESTE FIM DE SEMANA NA PRAIA DO FUTURO

Continuando a corrida pelo título de 2009, acontece neste fim de semana, dias 18 e 19 de julho, na Praia do Futuro, próximo a Barraca Vira Verão, a segunda etapa do Circuito Cearense de Surf Profissional. A competição envolve disputas nas categorias Profissional e Pró-júnior. Na disputa da Profissional, Edvan Silva defende o título conquistado em 2008 e busca se isolar na liderança. Ele foi o vencedor da primeira etapa do circuito, realizada em abril passado.

Na vice-liderança da Profissional vem o também cearense Adilton Mariano. Ele que está em segundo lugar no ranking, promete bom desempenho para conseguir melhorar seus resultados. O terceiro colocado do ranking é Dunga Neto, atual vice-campeão cearense. O experiente atleta, também tem chances de sair vencedor e até assumir a liderança do circuito ao final desta etapa.

Os cearenses que figuram nos três primeiros lugares do ranking vão ter que cuidar dos seus lugares, pois os visitantes vão vir com tudo para brigar pela liderança. Potiguares, paraibanos e baianos também estão atrás da boa premiação e pontuação. Serão oferecidos R$ 15 mil de premiação na categoria profissional e a competição vale 1000 pontos no ranking do Cearense e 250 pontos para o Brasil Tour, a divisão de acesso à Elite do Surf Nacional. Na categoria Pró-Júnior, no final do Circuito, o campeão ganhará uma passagem internacional.

O Maresia Cearense de Surf Profissional é apresentado pela Tent Beach Surf Shop e tem o patrocínio do Governo do Estado do Ceará e da Prefeitura de Fortaleza. A realização é da Federação Cearense de Surf e Top 16 Promoções.

MARESIA CEARENSE DE SURF PROFISSIONAL 2009
Etapa 3 – 03 e 04 de Outubro – Local a definir.
Etapa 4 – 19 e 20 de Dezembro – Ronco do Mar/Paracuru.

ÚLTIMOS CAMPEÕES CEARENSES PROFISSIONAIS
2008- Edvan Silva
2007 - Edvan Silva
2006 - Messías Félix
2005 - Thiago de Sousa
2004 - Dunga Neto
2003 - Michel Rock
2002 - Fábio Silva

CURSOS, SEMINÁRIOS, OFICINAS, DEBATES

Simpósio Nacional de História dá destaque à cultura

Evento acontece até sexta-feira, 17, em Fortaleza, e tem foco na Literatura


O maior e mais importante encontro acadêmico de História está sendo realizado em Fortaleza, até o dia 17 de julho. Trata-se do XXV Simpósio Nacional de História, um evento destinado à troca de saberes e à disseminação do conhecimento, realizado com apoio da Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor).

O Simpósio traz a marca do diálogo, da exposição de ideias e da renovação de conhecimentos e práticas do ofício historiográfico. Por isso, conta com uma extensa programação científica com debates, palestras e mini-cursos, todos voltados para os acadêmicos previamente inscritos. A programação completa pode ser acessada pelo site http://www.snh2009.anpuh.org.

Além das atividades de praxe, o evento dará um lugar especial para a cultura, envolvendo projetos e espaços culturais da Prefeitura Municipal de Fortaleza, com acesso gratuito ao público em geral. Um desses espaços é o Mercado dos Pinhões, onde acontece semanalmente o projeto Quinta Cultural. No dia 15, em função do Simpósio, o projeto será especial com exposição de livros de História e apresentação do grupo Poemas Violados e Cantares Boêmios sobre as obras do pintor, desenhista, poeta e compositor cearense Ramos Cotoco.

Nenhum comentário: