terça-feira, 14 de julho de 2009

CINEMA

Origem de Michael Meyers

Filme de terror “Halloween – O início” é uma das opções para fãs do gênero

Os fãs de filmes de terror que aguardavam o dia em que poderiam ver nos cinemas brasileiros a versão de Rob Zombie (A Casa dos 1000 Corpos) sobre o personagem Michael Myers, criado por John Carpenter, pode ficar aliviado. Agora, a distribuidora de Halloween - O Início no Brasil é a Playarte, que garantiu sua estreia. O terror estreou nos EUA em 2007 e, atualmente, uma continuação está sendo filmada, também sob a direção de Zombie, com estreia nos EUA prevista para 28 de agosto deste ano.
A primeira vez que Myers apareceu no cinema foi em Halloween - A Noite Do Terror, de 1978. Halloween - O Início é uma espécie de refilmagem do longa original, mas com alguns novos elementos graças à direção de Zombie. Na história, Michael Myers (vivido por Daeg Faerch quando criança e Tyler Mane na idade adulta) ataca a babá de confiança da família, aos seis anos. Diagnosticado com uma série de transtornos psicológicos, fica trancado num manicômio durante 17 anos. Erroneamente, Myers é solto pelos diretores do hospital e agora volta a perseguir o objeto de sua obsessão, a babá Laurie Strode (Scout Taylor-Compton).

TV DIVIRTA-CE

Confira trailers dos filmes citados nas matérias




______________________________________________



Filmes em cartaz

Drama romântico "Tinha que Ser Você", suspense “Trama Internacional” e aventura da Disney “A Montanha Enfeitiçada” são as novidades

O circuito comercial de cinemas apresenta novidades. O drama romântico "Tinha Que Ser Você", uma das opções, é protagonizada por Dustin Hoffman e Emma Thompson - ambos indicados ao Globo de Ouro pelo filme. Hoffman é Harvey, um compositor de jingles nova-iorquino que está prestes a perder o emprego, mas precisa ir a Londres para o casamento de sua filha, Susan (Liane Balaban), que mora na capital de Inglaterra. Emma é Kate, uma mulher solitária, que aspira ser escritora mas trabalha como pesquisadora no aeroporto. Além disso, cuida da mãe (Eileen Atkins), com quem deixou de dividir a casa há muito tempo.



O destino parece conspirar a favor de Harvey e Kate. Ela tenta aplicar um questionário nele, assim que o norte-americano chega na Inglaterra - mas, estressado como está, é grosseiro com ela. Num outro momento, ela entra num táxi do qual ele acabou de sair, mas eles nem se notam. Mais tarde, quando se encontram novamente e travam um diálogo, Harvey já passou por diversas frustrações. No casamento de sua filha, ele descobre que a moça prefere o padrasto (James Brolin) para conduzi-la ao altar. Como Harvey deve voltar aos Estados Unidos logo, ele não pode ficar para a festa. Ao chegar ao aeroporto, recebe um telefonema e descobre que foi demitido de vez. Desnorteado, Harry senta num café quando se depara com Kate, lendo um livro ao seu lado. Se num primeiro momento ela é resistente a ele que, aliás, tenta desculpar-se pela grosseria passada, com o tempo Kate cede ao charme e carisma de Harvey. Os dois iniciam uma amizade que tem tudo para caminhar para algo mais sério. As andanças dos dois personagens por Londres, passando longe dos pontos turísticos mais famosos, fazem lembrar "Antes do Amanhecer" (1995) e "Antes do Pôr-do-Sol" (2004), numa versão com personagens mais maduros. A forma como o diretor e roteirista Jon Hopkins trabalha essa interferência de um na vida do outro e as consequentes mudanças é o que traz charme e verdade a "Tinha que Ser Você". Uma subtrama envolvendo a mãe de Kate e um vizinho que ela desconfia ser um assassino adiciona um pouco de leveza ao filme.

A Disney mais uma vez aposta em trazer aos cinemas novas versões de suas clássicas histórias que fizeram sucesso no passado. Desta vez, o remake é de “A Montanha Enfeitiçada”, do clássico original de 1975, baseado em um livro de mesmo nome (1968), que chega aos cinemas de todo o Brasil numa versão mais caprichada, estrelada pelo astro Dwayne Johnson (The Rock). Dwayne Johnson vive Jack Bruno, um motorista de táxi de Las Vegas que encontra em seu taxi dois adolescentes com poderes sobrenaturais. No começo ele acredita ser mais uma corrida como outra, mas logo descobre que ao prestar seus serviços aos garotos, acaba entrando em uma perigosa corrida, repleta de explosões, adrenalina e simples efeitos especiais, que lembram e muito algumas produções da década de 90.



As crianças Sara e Seth vêm de outro planeta mais evoluído com a missão de salvar a Terra, que corre o risco de ser invadida e ter a vida humana extinta. Para que isso não aconteça, os dois descem ao nosso planeta em busca de um aparelho que salve toda a humanidade. Para atrapalhar a missão, o governo, criminosos e até mesmo um extraterrestre tentam detê-los e Jack Bruno irá ajudar os dois a voltar a salvo ao seu planeta de origem.

O argumento de ”Trama Internacional”, outra novidade nos cinemas, tem algo a ver com a difícil conjuntura atual na medida em que expõe, em termos ficcionais, na linguagem de um thriller, como as instituições financeiras são capazes de exercer enorme influência sobre a política, a economia e a vida das pessoas. O roteiro, do estreante Eric Warren Singer, é inspirado no escândalo do Banco de Crédito e Comércio Internacional - BCCI -, criado no Paquistão, na década de 70, que se tornou o maior operador, no âmbito internacional, de lavagem de dinheiro e de investimentos predatórios, como o do recente caso Madoff. Além disso, administrou lucrativo esquema de tráfico de armas e de apoio ao terrorismo de todas as colorações. Os protagonistas da película são o agente da Interpol Louis Salinger (Clive Owen) e a assistente da promotoria de Manhattan Eleonor Whitman (Naomi Watts), que se dedicam a obter provas incriminadoras contra uma poderosa organização bancária, a IBBC, sediada em Luxemburgo.



Ao ler o roteiro, o cineasta alemão Tykwer (Corra, Lola, Corra) identificou nele condições propícias a realizar um filme como O Ultimato Bourne, o que fica evidente pela linha que impôs à direção semelhante à de Paul Greengrass, especialmente nas longas e, também no caso, bem feitas sequências de ruas em que personagens de ficção se misturam com figuras reais, os transeuntes. Salinger e Eleonor, por se conscientizarem de que uma série de assassínios ocorridos em Berlim, em Milão (este contra um candidato a primeiro ministro da Itália) e em Nova York, foi perpetrada a mando da IBBC, que sabia tudo sobre a vida das suas vítimas, armam um esquema para tentar desbaratar a trama e evitar que outros crimes aconteçam. Na perseguição aos criminosos que, em Nova York, tem por cenário o interior do Museu Gugenheim – uma réplica em miniatura foi construída em estúdio –, Tykwer realiza, graças à precisão das tomadas do fotógrafo Frank Griebe, o melhor e o mais bem inspirado momento do filme. A sequência se inicia quando Salinger encontra numa rua o assassino contratado pela IBBC (Brian F. O´Byrne) e, de repente, uma pista promissora, por ele seguida, se transforma em virada significativa no caso que investiga.

Clique aqui e confira horários e sálas de exibição na seção PROGRAMAÇÃO DE CINEMA




O futuro de Johnny Depp

Depp em cena de "Inimigos Públicos", no papel do assaltante de bancos John Dillinger

Johnny Depp está com filme novo nos cinemas: em "Inimigos Públicos", e em um dos mais aguardados da temporada, "Alice no País das Maravilhas". Johnny Depp tem seu nome ligado a vários filmes importantes ainda em desenvolvimento, mas enfrenta um cenário sem filmes prontos a entrar em produção. O que há, em lugar disso, é uma quantidade estonteante de possibilidades e permutas, mas nada com grande probabilidade de resultar em um filme produzido para ele no futuro próximo.



Os produtores de "The Incredible Mr. Limpet", da Warner Bros., estão interessados em Depp para o papel-título. O remake da comédia fantástica de 1964 a ser dirigido por Kevin Lima seria mais um papel divertido e bizarro, mas não tão dramático, na carreira do ator. Mas ele ainda não assinou contrato para o filme, que, de qualquer maneira, só entrará em produção em 2010. Enquanto isso, o quarto filme da série "Piratas do Caribe" continua a ser prioridade para a Disney e o produtor Jerry Bruckheimer. Até pouco tempo atrás, seria o próximo filme de Depp no papel do capitão Jack Sparrow. Mas como Gore Verbinski não vai mais dirigir a franquia, o navio vai demorar um pouco mais para deixar o porto.
Em função da demora em produzir o próximo "Piratas", um projeto de Depp que estava previsto para entrar em produção depois dele, "The Lone Ranger", pode acabar sendo adiando ainda mais, embora também seja possível que seja rodado antes da história de piratas. Por enquanto, porém, "Ranger" ainda está parado.
Finalmente, o filme que a Warner pretende fazer a partir do seriado de TV "Dark Shadows" - uma colaboração entre Johnny Depp e Tim Burton que poderia ser rodada ainda este ano ou no início do próximo - também deve ser adiado. Burton ainda tem muito trabalho com "Alice", que estreia em março. Tudo isso significa é que há projetos com muito potencial para os quais Depp ainda não assinou contrato, e projetos com os quais ele já se comprometeu que não estão com muito ímpeto.
Em outras palavras, é um fenômeno muito típico de 2009, provocado, por um lado, pelo fato de o ator escolher seus papéis com cada vez mais cuidado, e, por outro, pela cautela crescente dos estúdios. Pode ser uma tendência nova, já que Will Smith e Leonardo DiCaprio se encontram em situações semelhantes. O resultado é que Depp pode passar um ano ou mais sem ser visto nos cinemas.
Pode não soar como algo tão importante, mas, para o público, será uma mudança. Johnny Depp vem passando por um dos períodos mais férteis de sua carreira. O ator também protagoniza "The Rum Diary", adaptação de um livro de Hunter S. Thompson, e fez um papel coadjuvante em "The Imaginarium of Dr. Parnassus", de Terry Gilliam, que ainda não chegou aos cinemas americanos.



GERARD BUTLER ESTÁ EM GAMER, ASSISTA O TRAILER

Astro escocês estrela este thriller de ação futurista, que estreia dia em 02 de outubro nos cinemas.

Gamer (Gamer) o mais novo trabalho da dupla de diretores Mark Neveldine e Brian Taylor (Adrenalina), traz o astro Gerard Butler (300) no papel principal deste thriller futurista, onde os videogames e a realidade se misturam. Confira as imagens desta produção no trailer legendado do filme.

Sinopse: Num futuro próximo um revolucionário videogame on-line será a mais popular forma de diversão. Semanalmente, milhões de internautas assistirão condenados lutando para sobreviver como se fossem personagens virtuais em um videogame. Kable (Gerard Butler), um prisioneiro, se tornará a grande estrela deste jogo. Para o jogador, Kable é um mero personagem, mas para o grupo de resistência ele é a peça chave para a vitória. No meio dessa batalha, e sob o comando de um adolescente, Kable terá que usar todas suas habilidades extravirtuais para vencer o jogo e derrubar o sistema.

Estreia nos cinemas dia 02 de outubro.

Confira o trailer:





EcoVision - Festival Internacional de Meio Ambiente e Cinema acontece em Palermo, na Itália, e em Fortaleza

O EcoVision - Festival Internacional de Meio Ambiente e Cinema exibe filmes de temática ambiental, com o objetivo de discutir as questões ambientais que afetam o mundo atualmente. O Festival é o principal evento do gênero na Europa. A edição 2009 deu início em junho, em Palermo, na Itália, e continua - pela primeira vez no Brasil - em Fortaleza, de 18 a 24 de julho de 2009, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, numa parceria com a Associação Harco.

O Festival foi criado para discutir o desenvolvimento eco sustentável e os diferentes conceitos de meio ambiente no mundo, para fomentar a produção audiovisual documentarista sobre o tema, divulgar os nomes dos cineastas e favorecer intercâmbios culturais.
O Brasil foi escolhido pela imensa biodiversidade e pelo constate debate sobre a preservação das grandes áreas naturais.
Serviço: EcoVision - Festival Internacional de Meio Ambiente e Cinema, de 18 a 24 de julho de 2009, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Acesso livre. Informações em italiano e em inglês através do site www.ecovisionfestival.com

Contatos: Associação Harco - Nauer Spindola e Azin Neto (85.8787-0839 / 85.9201-3736)

Programação
Acesso livre
Sábado, 18 de julho

Filmes
Anfiteatro
19h –Abertura do Festival EcoVision em Fortaleza
20h – Breeze (Vento no Parque) de Daniele Ottobre, 20’, Itália, Documentário, Sem Diálogo
20h – Lipari de Frank van den Engel, 10’, Holanda, Ficção, Sem Diálogo
20h30 – Bab Al Samah (A porta do perdão) de Francesco Sperandeo, 15’, Itália/Tunísia, Ficção, Idioma: Arabe, Legenda: Inglês
20h45 – Carpa Diem de Sergio Cannella, 2’, Itália, Ficção, Sem Diálogo
20h47 – Once Upon a Time ( Era uma vez) de Leandro Blanco, 5’, Espanha, Documentário, Sem Diálogo
20h52 – Rain is Falling (A chuva cai) de Holger Ernst, 15’, Alemanha/Marrocos, Ficção, Sem Diálogo
21h07 – Clean Man (Homem Limpo) de Alessandro Palazzi, 7’, Itália, Ficção,
Sem Diálogo
21h14 – The Mechanicals (Os Mecânicos) de Leon Ford, 9’, Austrália, Ficção, Idioma: Inglês
21h23 – Oïo de Simon Goulet, 9’25’’, Canadá, Experimental, Sem Diálogo
21h34 – Faces (: Phases) (Face) de Holger Ernst, 14’30’’, Alemanha/Marrocos/Sul Africa/China/Paquistão/Polônia, Documentário, Sem Diálogo
21h50 – Ocean Chronicles (Crônicas do oceano) de Leandro Blanco, 5’, Espanha, Documentário, Sem Diálogo
21h55 – Pet Shop (Loja de Animais) de Michael Gabriel Zenelis, 7’, Grécia, Ficção, Idioma: Grego, Legenda: Inglês
22h03 – O Clube dos Sem Teto de Claudia Brenlla, 55’15’’, Espanha, Documentário, Idioma: Português, Legenda: Inglês


Domingo, 19 de julho

Filmes
Anfiteatro
20h – Apresentação do livro “As Meninas da Esquina” da escritora e jornalista, e editora da Folha de S.Paulo e da ISTOE’Gente, Eliane Trindade, com sua presença
20h – Projeção de alguns trechos do filme da Sandra Werneck “Sonhos Roubados”, baseado no livro “As Meninas da Esquina”
20h – Projeção do documentário “I Ragazzi di Ipanema” de Tonino Pinto


Segunda-feira, 20 de julho


Palestra
Auditório
10h – Direito e Sustentabilidade
Palestrante: Geovana Cartaxo (Bacharel em Direito e Mestre em Direito Ambiental)


Filmes
Anfiteatro
(Noite dedicada aos filmes de Animação)
20h – Dans la Tête (Na cabeça) de G. Damour, M. Entringer, A. Gilles, A. Sellier, 6’47’’, França, Animação, Idioma: Francês, Legenda: Inglês
20h – Blackrainbow (Arco-Iris Negro) de Jisuk Jung, 6’26’’, Coréia do Sul, Animação, Idioma: Inglês, Legenda: Inglês
20h – Ö Guerepork (O Porquinho) de Sam Orti, 16’40’’, Espanha, Animação, Idioma: Espanhol, Legenda: Inglês
20h – EX – E.T. de B. Bargeton, R. Froment, N. Gracia, Y. Lasfas, 8’25’’, França, Animação, Sem Diálogo
20h – Haoma de M. Deltour, M. Lafon, E. Legros, Y. Moalic, 7’35’’, França, Animação, Sem Diálogo
20h – Hey de Guy Ben Shetrit, 3’26’’, Israel, Animação, Idioma: Inglês
20h – Lavatory-Lovestory (Banheiro Público – História de amor) de Konstantin Bronzit, 9’15’’, Rússia, Animação, Sem Diálogo
21h06 – El Viaje de Said (A viajem de Said) de Coke Riobòo, 12’30’’, Espanha, Animação, Idioma: Espanhol, Legenda: Inglês
21h20 – Welcome to Corporate Corp. (Benvindo a Corporate Corp.) de A. Allain, P. Navarre, F. Borne, U. Riaboukine, 5’45’’, França, Animação, Idioma: Francês, Legenda: Inglês
21h26 – Si Vis Bellum (Se queres a guerra) de B. Basso-Bert, V. Gornes, R. Laplasse, L. Tollard, 6’30’’, França, Animação, Idioma: Francês, Legenda: Inglês
21h33 – Jungle Jail (A lei do mais forte) de B. Nguyen Vanlan, A. Palermo, H. Cierzniak, M. Arnoux, 7’47’’, França, Animação, Sem Diálogo
21h42 – Fly by Red Shoes (Vôo com sapatos vermelhos) de Harsha Nagaraju, 6’40’’, India, Animação, Sem Diálogo
21h50 – Perpetuum Mobile (Moto Perpétuo) de Enrique Garcia e Raquel Ajofrin, 10’30’’, Espanha, Animação, Sem Diálogo
22h02 – Qub de G. Arvieu, W. Boucher, A. Colchen, H. Debat-Burkarth, 6’42’’, França, Animação, Idioma: Inglês, Legenda: Inglês
22h09 – Oracle (Oráculo) de F. Lens, S. Buisson, T. Legranchè, M. Desnoyelles, 7’45’’, França, Animação, Idioma: Francês, Legenda: Inglês
22h18 – Replay de Z. Boumediane, C. Delmelle, A. Voisin, F. Felicite-Zulma, 8’20’’, França, Animação, Idioma: Francês, Legenda: Inglês
22h22 – Real World (Mundo Real) de Rebekah Farr, 4’, Austrália, Animação, Idioma: Inglês
22h25 – Agricultural Report (Noticiario sobre a agricultura) de Melina Sydney Padua, 2’32’’, Irlanda, Animação, Idioma: Inglês


Terça-feira, 21 de julho


Palestra
Auditório
10h – A Problemática dos Resíduos Sólidos
Palestrantes: Thereza Freitas (Eng. Eletricista e Presidente do Sindicato dos Engenheiros do Ceará) e Amélia Spíndola (Eng. Especialista em Segurança do Trabalhho)


Filmes
Anfiteatro
20h30 – Soy: In the Name of Progress (Soja: No Nome do Progresso) de Todd Shouthgate, 15’10’’, Brasil, Documentário, Idioma: Português, Legenda: Inglês
20h45 – Do Mato para o Mundo. O Circo na Floresta, de Maurizio Longobardi, 52’, Brasil, Documentário, Idioma: Português
21h37 – Nós Existimos de Alessandro Rocca, 19’, Itália, Documentário, Idioma: Italiano/Português, Legenda: Italiano
21h57 – Io, Socrate e Linda de Mario Balsamo, 37’27’’, Itália, Documentário,
Idioma: Italiano/Português, Legenda: Italiano


Quarta-feira, 22 de julho


Filmes
Anfiteatro
20h30 – Colours at the End of the World (Cores no fim do mundo), de Ale Corte, 52’, Argentina/Inglaterra/Itália, Documentário, Idioma: Espanhol, Legenda: Inglês
21h22 – Absurdistan de Veit Helmer, 87’, Alemanha/Azerbaijan, Ficção,
Idioma: Russo, Legenda: Inglês


Quinta-feira, 23 de julho


Palestra
Auditório
10h – Cinema e meio ambiente
Palestrantes: Daniele Ottobre e Angelo Bagnato


Filmes
Anfiteatro
20h30 – Ledas Langtan – En Svan Film (O desejo de Leda – Um Filme sobre os cisnes), de Karin Wegsiö, 8’45’’, Suecia, Ficção, Sem Diálogo
20h39 – The Job (O Trabalho) de Jonathan Browning, 3’10’’, USA, Ficção,
Idioma: Inglês
20h42 – Äsamara de Jon Garaño e Raúl López, 9’, Espanha, Ficção, Sem Diálogo
20h51 – Mini Cine Tupy de Sergio Bloch, 10’, Brasil, Documentário,
Idioma: Português
21h01 – Lines in the Sand (Linhas na areia) de Mark Freeman, 7’, USA, Documentário, Sem Diálogo
21h08 – O Professor da Farinha de Manuel Lampreia Carvalho, 20’, Brasil, Documentário, Idioma: Português
21h28 – The End (Fim) de Eduardo Chapero-Jackson, 27’, Espanha, Ficção, Idioma:Inglês
21h55 – Treinta Años (Trinta Anos) de Nicolas Lasnibat, 19’, França/Cile, Ficção, Idioma: Espanhol, Legenda: Inglês
22h15 – Die Sahara – (O Sahara) di Michael Schlamberger, 50’, Austria,
Idioma: Inglês


Sexta-feira, 24 de julho


Filmes
Anfiteatro
19h – Início da solenidade de encerramento
20h30 – Cetacei (Cetáceos), de Aldo Bruno, 27’, Itália, Documentário,
Idioma: Italiano
20h57 – Ainda Há Pastores? de Jorge Pelicano, 73’, Portugal, Documentário, Idioma: Português, Legenda: Inglês
22h10 – Der Lachende Hund (O Cachorro Sorridente) de Shohreh Jandaghian, 8’30’’, Alemanha, Ficção, Sem Diálogo
22h19 – Don’t Let It All Unravel (Não deixe que tudo se desfaça) de Sarah Cox, 20’, Inglaterra, Animação, Sem Diálogo
23h – Termino da solenidade de encerramento

Nenhum comentário: