quarta-feira, 1 de julho de 2009

EXPOSIÇÃO

Vando Figueirêdo abre temporada de exposição da galeria do Moana Gastronomia & Arte

O artista plástico cearense Vando Figueirêdo é o primeiro a expor suas obras no Moana Gastronomia & Arte. Até o dia 30 de setembro a mostra “Caminhar ao Sol”, composta por 15 obras, homenageia as mulheres. As peças, criadas a partir de técnica mista, expressam diferentes olhares sobre a figura feminina, reinventada por ele através de experimentos pictóricos, compostos por colagens de tecido, madeira, além de reciclagem artística. Para a composição, Vando Figueirêdo buscou inspiração em técnicas e temas recorrentes entre as décadas de 1960 e 1970. Desenhista, pintor, gravurista e escultor, o artista tem no seu currículo várias exposições individuais e coletivas, além de participações nos mais importantes salões de arte nacionais e internacionais.

O Moana Gastronomia & Arte possibilita aos seus freqüentadores a oportunidade de degustar os saborosos pratos da casa e apreciar, ao mesmo tempo, as obras de arte que ambientam o espaço. A primeira exposição teve início dia 31 de julho e vai até o dia 30 de setembro.

Serviço
Exposição de Vando FIgueirêdo no Moana Gastronomia & Arte
De 31 de julho a 30 de setembro
Avenida Beira Mar, 4260 – no Golden Flat Fortaleza
* Restaurante (buffet de café da manhã, além de almoço e jantar a la carte). Funciona das 6h às 1h.
* Galeria (visitação sem consumo). Funciona das 9h às 11h e das 14h às 19h. Entrada grátis.
Mais informações: (85) 3263.4887




Canteiro das obras de Cláudio Tozzi

Depois de ter passado por Juazeiro do Norte, o projeto Arte SESC traz a Fortaleza a exposição Canteiro de Obras, do artista plástico Claudio Tozzi. Amanhã, 14, um coquetel de abertura dará início a visitação das 37 obras do artista que estarão expostas no Sesc Senac Iracema.
A exposição apresenta uma visão panorâmica dos trabalhos de Tozzi, desde a década de 60 até obras mais recentes, permitindo ao espectador realizar conexões e sínteses das imagens produzidas durante este período. O público poderá ter contato direto com 33 gravuras (serigrafias e litogravura), 03 pinturas (acrílica sobretela) e 01 objeto (múltiplo).

O acervo visitará diversas cidades do Brasil com a curadoria de Fábio Magalhães e realização do Departamento Nacional do Sesc.

Claudio Tozzi é paulista, artista plástico e arquiteto. Foi um dos expoentes da Geração de 60 juntamente com Antonio Dias, Gerchman, Helio Oiticica, Lygia Clark dentre outros que se destacaram do movimento de vanguarda que o físico e crítico de arte Mario Chenberg denominou de Novo Realismo. Esse grupo provocou uma ruptura de comportamento contrapondo os artistas que participavam dos circuitos oficiais.

Tozzi produziu constantemente, acompanhando as ealizações de cada década. Atualmente continua pintando, mas sua pintura apresenta espaços organizados, diferente do caos existente numa grande cidade como São Paulo.

Serviço:
Horário: 19h
Local: Sesc Senac Iracema (Rua Boris, 90 C, Centro - próximo ao Dragão do Mar)
Exposição Canteiro de Obras
Data: de 14 de julho a 20 de agosto (terça a domingo)
Horário: 8h às 22h
Local: Sesc Senac Iracema (Rua Boris, 90 C, Centro - próximo ao Dragão do Mar)
Entrada gratuita



Cenas históricas em exposição na Galeria Antônio Bandeira

Coleções propõem diálogo crítico entre retratos, autoretratos e poéticas biográficas


Museus são espaços dedicados ao ensinar e ao aprender através da memória. São lugares que vêm deixando de ser “depósitos de relíquias” para se tornarem locais de discussão da guarda e da construção da capacidade humana de criar, expandir e transformar universos simbólicos; locais de gosto pelo saber e de descoberta. Mesmo em silêncio, querem provocar o visitante a recontar sua própria história e entender os seus territórios e localidades, instigar a pesquisa, alimentar a sua curiosidade e o seu devir.

Foi pensando na necessidade de articular passado e presente, de dar à arte seu lugar como memória da Cidade e dos cidadãos, que a Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), decidiu promover a exposição “Cenas Históricas: da Arte como Memória”, na Galeria Antônio Bandeira, equipamento cultural do município que cada vez mais fortalece a política de democratização e cidadania cultural através das Artes Visuais abraçada pela Prefeitura; ação que cumpre o papel cultural de aproximar a arte da população, franqueando o acesso à produção artística e sugerindo um diálogo mais possível entre arte e público.

Na mostra, os acervos da Secultfor e do Museu do Ceará, coleções que guardam registros da nossa arte e da nossa história, portanto do nosso povo, serão deslocados para a Galeria Antônio Bandeira, propondo um diálogo crítico entre retratos, autoretratos e poéticas biográficas. “Esta edição expositiva está preocupada em explorar os desvios da história da arte, confrontando leituras distintas da cidade de Fortaleza, por meio das paisagens dos nossos lugares de memórias”, explica Carolina Ruoso, diretora da Galeria Antônio Bandeira que divide a curadoria da mostra com Alexandre de Oliveira Gomes.

Serviço:
Exposição Cenas Históricas: da Arte Como Memória. Até 20 de agosto na Galeria Antônio Bandeira – Centro de Referência do Professor (Rua Conde D’Eu, 560 – Centro). Informações: 3105.1358 e 3253.0377.



“Estrelas do Norte” no Sobrado Dr. José Lourenço

O Sobrado Dr. José Lourenço (Rua Major Facundo, 154, Centro), equipamento vinculado a Secretaria de Cultura do Estado (Secult), inaugura no sábado (04), às 10h, a exposição “Estrelas do Norte”, que reúne artistas e obras significativas da Zona Norte do Estado do Ceará. São 37 artistas que comemoram a evidente expressão pessoal, regional e universal. A curadoria da exposição é de Dodora Guimarães.

A idéia da exposição foi centrada na participação de novos artistas, mas sem deixar de destacar artistas seminais como Raimundo Cela e Zenon Barreto, ambos nascidos em Sobral, que tem uma grande contribuição à história da arte cearense e brasileira. Assim, em “Estrelas do Norte” acontece um diálogo entre jovens promissores e inventores como o escultor Ivan que, nos anos 70 em Ubajara, foi capaz de provocar o surgimento de outras gerações de artífices, a exemplo de Frank Castro e Matias. Diálogo que visa quebrar o isolamento em que vivem Chico Marçal e Acélio Alves, de Sobral, e outros artistas igualmente instigantes, como Guido Darezzo, de Crateús, e os irmãos pintores Edsim e Zezim, da Meruoca.

Entre os expositores estão pintores e desenhistas com trajetórias também históricas: Cleoman Fontenele, de Viçosa, Tarcísio Félix, (foto de obra acima) de Granja, Audifax Rios, de Santana do Acaraú, e o gravador Francisco de Almeida, de Crateús. Tanto Batista, como Félix, Audifax e Almeida, é necessário que se diga, estão aqui e lá, em curtas ou temporadas mais extensas eles animam a cena cultural da terra. A citar das novas gerações a presença de Wilson Neto, iniciado em Sobral, e Rian Fontenele, de Ubajara.

Além disso, a exposição reúne os trabalhos dos Tesouros da Cultura, reconhecidos e titulados pelo Governo do Estado, como mestre Joviniano, imaginário de Crateús, e as ceramistas dona Branca, de Ipu, e dona Francisca, de Viçosa. Em homenagem a seus fazeres outras contribuições da tradição do barro e do talhe na madeira são incluídas na Mostra como referências da cultura local, a exemplos de peças miniaturizadas de barro e ex-votos em madeira, procedentes de Canindé.

O Sobrado - Restaurado com o auxílio dos alunos da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu, do Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC), o Sobrado Dr. José Lourenço funciona como centro cultural aglutinador das artes visuais do Ceará. O prédio abriga salas para exposição e auditório, consolidando-se como espaço de convivência e difusão das artes visuais com acesso gratuito da população.

Serviço:
Inauguração da Exposição – “Estrela do Norte”
Local: Sobrado Dr. José Lourenço- Rua Major Facundo, 154, Centro
Data: 04 de julho de 2009
Horário: às 10h


Pintura cearense em nova perspectiva

O artista plástico cearense Rian Fontenele abre a exposição individual “Elogio da Sombra”


O artista plástico cearense Rian Fontenele abriu a exposição individual “Elogio da Sombra” dia 25 de junho, na Galeria Mariana Furlani Arte Contemporânea, apresentando seus mais recentes trabalhos em pintura.

A mostra, que estará aberta para visitação até o próximo dia 24 de julho, contará com aproximadamente 25 obras de grandes dimensões, painéis que variam entre 120 x 120 cm a 200 x 450 cm, além dos estudos desses trabalhos, todos integrantes das séries “Em louvor da Sombra”, “Noturnos e brincantes” e “Columpiantes”, às quais o artista vem se dedicando há pouco mais de um ano. Utilizando nanquim, esmalte, carvão, acrílica e óleo sobre tela, o pintor, gravador e desenhista cearense Rian Fontenele apresenta nesta exposição trabalhos sóbrios, elaborados a partir da sobreposição de aguadas extremamente tênues, quase aquarelas em grandes formatos, até pinturas com camadas.

O artista aboliu as linhas precisas que delimitavam personagens em corpos nítidos, que habitualmente apareciam em seus desenhos, para se perder na perspectiva do volume, com corpos flutuantes e borrados, que dissolvem as fronteiras entre corpo e não-corpo, estabelecendo uma relação entre o abstrato e o figurativo. Uma tentativa de infiltrar-se na noite, em meio às sombras e às luzes, para se encontrar. Personagens que buscam a liberdade na escuridão. As figuras, que parecem quererem se apagar, encontram-se envoltas por uma bruma, reunidas, compondo imagens de um mundo flutuante que evidencia a luta entre o branco e o negro em um elogio à sombra a partir da presença da luz.
As obras a serem apresentadas na exposição “Elogio da Sombra” dão continuidade ao tema abordado pelo artista plástico no trabalho “Em louvor da sombra”, da série “Noturnos”, integrante do Projeto Diálogos, lançado no último mês de março pelo Restaurante L’Ô, em Fortaleza-CE. Quase todas as obras que irão compor essa mostra podem ser conferidas na exposição virtual no novo site: www.rianfontenele.com.br, que .constitui-se em um local de encontro entre o artista, sua obra e o público.




Arte em alto relevo

O paulista Roberto Vivona inaugura hoje mostra “Concreto Cultura”

Apreciadores e curiosos do mundo da arte terão a oportunidade de conhecer de perto as obras do artista plástico paulista, Roberto Vivona, durante a exposição Concreto Cultura, realizada em parceria com os Correios. O evento acontece no período de 18 de junho a 1º de agosto, no Espaço Cultural dos Correios de Fortaleza, na Agência Central.

Roberto Vivona é Artista Plástico e Curador da Exposição. Formado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (SP), ele é artista plástico auto-didata. Participou de exposições como Criart (SP – 1996), Prodan (SP – 1998), Metro (SP – 1998), Sturion Design (SP – 1999), Brasil 500 anos (SP – 1999), dentre outras. É a primeira grande exposição de Vivona, no Estado do Ceará. Nela, o artista apresenta aos cearenses obras inspiradas na civilização Maia, nas morenas da Bahia, no jazz norte-americano e nos dragões chineses, entre outras referências culturais. Serão exibidas ao todo 30 obras que retratam traços da cultura de diferentes povos, em diferentes épocas da humanidade.
As imagens têm como matéria-prima o concreto-celular (material usado normalmente na construção civil). Outra peculiaridade do trabalho do artista plástico é a produção, por parte do próprio Vivona, de todas as tintas e tonalidades específicas para cada um dos trabalhos. Assim, o artista cria uma nova estética, capaz de contar histórias, reviver mitos, crenças e conservar memórias. O projeto permite aos visitantes uma leitura mais apurada dos caminhos percorridos pelo homem em seus diferentes momentos históricos.
Os interessados podem visitar gratuitamente a Mostra, de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados até o meio dia.



Da arte tumular ao brinquedo: é possível passear nos museus do Ceará e aprender com os objetos

Durante todo o mês de julho, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) realiza atividades nos museus do Estado com exposições permanentes ou temporárias, possibilitando que os visitantes conheçam as casas, as obras e os acervos cearenses. O Museu de Arte Contemporânea (MAC), o Museu do Ceará, o Sobrado Dr. José Lourenço e o Memorial da Cultura Cearense e o Museu da Imagem e do Som (MIS) estão de portas abertas à visitação.



MUSEU DO CEARÁ

Com acervo permanente para visita ressalta os mais diversificados aspectos da História do Ceará. Abre duas novas exposições em julho.

Dia 07– Abertura da mostra fotográfica “Cultuando a saudade: Arte tumular do cemitério São João Batista”, trabalho de conclusão de curso dos alunos do curso de Jornalismo da FGF.

Dia 14 – Abertura da exposição “Entre o segredo e a rua: a maçonaria cearense” (1870-1930) que reúne importante acervo documental e de objetos maçônicos, além de promover o lançamento do livro “Intrépidos Romeiros do Progresso”, de Berenice Abreu de Castro Neves.

Dia 27 – Lançamento do livro de Arlene Holanda. “Caixinha da Memória-Ceará”.

Museu do Ceará – Rua São Paulo, 51 – Centro. Horário: terça a sábado das 9h às 17h. Informações: (85) 3101-2609 / 3101-2610



MUSEUS DO DRAGÃO

O mais importante centro cultural do Estado possui dois museus. Confira o que estará em cartaz em julho:

Brincadeiros e Brincadeiras - A mostra apresenta o universo dos meninos e meninas que brincam, aprendem e descobrem por meio dos brinquedos. A pesquisa de Gandhy Piorski sobre o brinquedo tradicional e a imaginação é resultado de vivências com crianças cearenses. Nesta temática, o Memorial ainda mostra outra exposição com a coleção Macao Goes, chamada Brinquedo – a arte do movimento.

Vaqueiros - Exposição lúdica, de caráter didático, que percorre o universo do vaqueiro a partir da ocupação do território cearense pela pecuária até a atualidade. Utiliza recursos cenográficos, ensaios fotográficos e objetos ligados ao cotidiano do vaqueiro.

No Memorial da Cultura Cearense – Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema. Horário: terça a quinta, das 9h às 19h (acesso até às 18h30) e de sexta a domingo das 14h às 21h (acesso até às 20h30). Ingressos: R$ 2,00 / R$ 1,00. Aos domingos a entrada é franca. Outras informações: 85. 3488-8621.

Siderações, de Luiza Nóbrega - A sensiblidade no desenho fantástico da artista propõe ao espectador refletir sobre o ambiente onírico construído entre figuras e lugares exóticos.

Diálogos em Movimento – videoarte cubana contemporânea - Apresenta um panorama atual da criação artística com enfoque na videoarte cubana em sua diversidade.

No Museu de Arte Contemporânea – Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema. Horário: terça a quinta, das 9h às 19h (acesso até às 18h30) e de sexta a domingo das 14h às 21h (acesso até às 20h30). Ingressos: R$ 2,00 / R$ 1,00. Aos domingos a entrada é franca. Outras informações: 85. 3488-8621.



Minimuseu Firmeza

Considerado o mais completo acervo das artes visuais no Ceará, o espaço, que é também residência dos artistas Nice e Estrigas, abriga exemplares das mais diversas manifestações artísticas do Ceará em documentos, pinturas, esculturas, catálogos, livros e recortes de jornais. O museu-ateliê é uma aula de história da arte no Ceará, onde é possível trocar idéias com os artistas residentes, discutir sobre técnicas e contemporaneidade.

Minimuseu Firmeza - Via Férrea, 259 - Mondubim. A entrada é gratuita. De terça a domingo, das 8h às 18h.

Nenhum comentário: