terça-feira, 14 de julho de 2009

CURSOS, SEMINÁRIOS, OFICINAS, DEBATES

Aulas de Dança Moderna/Contemporânea

Prof.: Rubéns Lopes
Quando: Todos os sábados
Horário: de 15:30 as 17:00h
Onde: Artelaria - Av. da Universidade esq. com Juvenal Galeno.
Quanto: 5,00 por aula.

OBS:Em frente a Casa Amarela, onde era o antigo comitê da Luiziane. Em cima da xerox.

--
Companhia de dança contemporânea PONTO DANÇA
http://pontodancaletras.blogspot.com




Secultfor realiza oficina pedagógica de cadernos artesanais

Inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 3 de agosto

Estão abertas as inscrições para a oficina pedagógica de cadernos artesanais com a arte-educadora Luciane Goldberg. Realizada pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), a oficina será realizada nos dias 3 e 4 de agosto, na Biblioteca Pública Municipal Dolor Barreira, às 9h.

O objetivo da oficina é ensinar como confeccionar cadernos artesanais, estimulando o estudo do “eu” e do mundo que nos cerca e valorizando a relação com o artesanal, com aquilo que se pode fazer a partir das habilidades – um contraste com o mundo da indústria, em que tudo já está pronto. Ao costurar as páginas, os alunos veem um caderno surgir. A partir de qualquer material (papéis guardados, linhas, fitas, etc.), os alunos podem iniciar um projeto pessoal de inventariar e contar ou guardar um pouco dos seus cotidianos.

No entanto, um caderno pode ter variados fins - pode ser um presente, construído especialmente para alguém querido, ou mesmo, quem sabe, uma fonte de renda. Aprender a fazer um caderno artesanal significa encontrar a chave para um universo repleto de novas possibilidades que dependerão da criatividade e do espírito aventureiro de cada um. A oficina é dividida em duas partes. No primeiro dia, aprende-se a fazer o miolo do caderno; no dia seguinte, a capa.

A oficina será ministrada por Luciane Goldberg. Ela é arte-educadora, artista gráfica e educadora ambiental. Possui Licenciatura Plena em Artes Plásticas e Mestrado em Educação Ambiental. Atua como tutora da Especialização em Educação Ambiental e Coordenadora de Pós-Graduação no SENAC e professora do curso de Especialização em Arte-educação na FA7. Atualmente, desenvolve o projeto "Os cadernos de campo e as representações sociais de crianças de periferia", no Centro Cultural do Bom Jardim.

Serão disponibilizadas 15 vagas para a oficina. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas por telefone, bastando ao aluno fornecer seu nome completo.

Serviço
Oficina pedagógica de cadernos artesanais
Inscrições Gratuitas
Dias 3 e 4, às 9h
Biblioteca Pública Municipal Dolor Barreira
Av. da Universidade, 2572 – Benfica
Informações: 3105.1299



Primeira Olimpíada Nacional de História

Em agosto serão abertas as inscrições via internet da Primeira Olimpíada Nacional de História do Brasil, uma iniciativa do Museu Exploratório de Ciências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), dedicada aos temas fundamentais da história nacional. Os participantes serão estudantes do oitavo e nono anos do ensino fundamental e do ensino médio. O primeiro desafio está marcado para o dia 7 de setembro. Alunos de escolas públicas e privadas serão divididos em equipes, comandadas por um professor, e com ampla utilização da internet, irão estudar e pensar a História do Brasil. Professores e historiadores comentarão as respostas. Depois de dois meses de competições, a melhor equipe de cada região do país vai participar da final, na Unicamp. O evento é patrocinado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e conta com o apoio da Revista de História da Biblioteca Nacional (RHBN), que servirá de fonte de estudo para os concorrentes e para elaboração das questões.




Oficina de Dança Contemporânea na Vila das Artes

Escola Pública de Dança da Vila das Artes recebe inscrições até 6 de agosto pelo email escoladedancadefortaleza@gmail.com

A Vila das Artes, equipamento vinculado à Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Fortaleza, recebe em agosto a bailarina e professora de dança contemporânea Clarice lima, para uma oficina que vai abordar algumas das técnicas que embasam o universo coreográfico contemporâneo.

A oficina Dança Contemporânea faz parte do programa Aulas Abertas da Escola Pública de Dança da Vila das Artes. As aulas gratuitas acontecem de 10 a 22 de agosto, das 14h às 15h30, na Vila das Artes (rua 24 de maio, 1221, centro) e as inscrições podem ser feitas pelo email escoladedancadefortaleza@gmail.com. Outras informações através dos telefones 3252-1444 e 3105-1402 ou na secretaria da Vila.

Durante as aulas os alunos terão oportunidade de explorar pontos de apoio no chão, a expansão e o recolhimento a partir do centro do corpo, o deslocamento horizontal e vertical usando os planos baixo, médio e alto e a busca da tridimensionalidade do movimento. A Escola Pública de Dança da Vila das Artes tem como proposta fomentar ações ligadas à formação técnica, artística e teórica em dança cênica, estimulando as potencialidades criativas dos alunos, a reflexão, o pensamento e a construção de conhecimento sobre dança.

Clarice Lima é formada em dança pela Amsterdam Hogeschool voor de Kunsten – departamento de Dança Moderna/Teatro. Estudou na Folkwang Hochschule, na Alemanha e no Colégio de Dança do Ceará. Como bailarina trabalhou com diversos coreógrafos como Constanza Macras (AR/GE), Jan Fabre (BE), Julie Nioche (FR), Diogo Granato (SP), Karin Virgínia (CE/SP) e Andréa Bradawil (CE). Foi intérprete-criadora dos trabalhos Total Eclipse of the Heart, Alice, Aero Moça e Is it ok?. Co-protagonizou o documentário "Deixa Ir - Let the Movement Travel" da vídeomaker Roberta Marques. Atualmente é integrante do Gt'aime grupo de dança e teatro e da companhia Silenciosas, trabalha como assistente de coreografia e professora da J. Garcia Cia de Dança e é professora de dança contemporânea no Espaço.

Serviço: Inscrições para Oficina de Dança Contemporânea de 24 de julho a 6 de agosto de 2009 pelo email escoladedancadefortaleza@gmail.com ou na secretaria da Vila das Artes (rua 24 de maio, 1221, centro). Informações através dos telefones 3252-1444 e 3105-1402. Sobre Clarice Lima http://www.claricelima.rg3.net/




Fábio Cesnik dá palestra e atendimento a produtores sobre o mercado audiovisual

Advogado especializado no segmento cultural atende produtores no 19º Cine Ceará

O advogado Fábio Cesnik, do Cesnik, Quintino & Salinas Advogados, parte para Fortaleza nos dias 3 e 4 de agosto e participa do 19º Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema, realizando um programa de atividades para produtores audiovisuais em parceria com Steve Solot do LATC – Latin American Training Center / Centro Latino-Americano de Treinamento e Assessoria Audiovisual.

No dia 03 de agosto, às 16h, Cesnik ministra a palestra “Mecanismos de Financiamento ao Audiovisual no Brasil” no Seara Praia Hotel, em Fortaleza. Na seqüência, às 17h, o advogado participa do lançamento do livro “Incentivos Fiscais para a Produção e a Co-Produção Audiovisual na Ibero-América, Canadá e Estados Unidos”, onde escreveu o capítulo sobre o mercado audiovisual no Brasil. A obra reúne diversos autores e foi coordenada por Steve Solot. Os eventos são abertos ao público.

No dia seguinte, 04 de agosto, a sede do festival abriga a Clínica Cesnik/Solot, que vai oferecer consultoria jurídica e comercial gratuita para produtores. Para tanto, o produtor se reúne com os dois especialistas durante 30 minutos, apresenta o seu projeto e recebe os comentários de Cesnik e Solot, que farão uma avaliação por escrito entregue ao final do encontro.

O atendimento será realizado das 10h às 18h20. Para se inscrever é necessário enviar um e-mail para mostrainternacional@hotmail.com até o dia 30 de julho. As informações que devem constar na inscrição são: dados do produtor (nome, endereço e contatos) e dados gerais do projeto (título, diretor, gênero, empresa produtora, sinopse de 1 lauda, resumo do orçamento, estado do projeto e especificar se o mesmo já foi aprovado na Ancine). Dez produtores serão selecionados pela comissão do 19º Cine Ceará, que serão informados via email.

Fábio de Sá Cesnik
Bacharel em Direito e Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP); Co-autor do livro "Projetos Culturais: Elaboração, Administração, Aspectos Legais e Busca de Patrocínio", na quarta edição pela Editora Escrituras e do livro “Globalização da Cultura”, pela Editora Manole; Autor do livro “Guia do Incentivo à Cultura”, pela Editora Manole; Membro Efetivo do Instituto dos Advogados de São Paulo.

Serviço
Data: 03 de agosto
Horário: 16h
Palestra “Mecanismos de Financiamento ao Audiovisual no Brasil”, por Fábio Cesnik

Horário: 17h
Lançamento do livro “Incentivos Fiscais para a Produção e a Co-Produção Audiovisual na Ibero-América, Canadá e Estados Unidos”.

Local: Seara Praia Hotel
Av. Beira Mar, 3080 Meireles – Fortaleza/CE
Tel: (85) 4006-2222
Entrada franca – os dois eventos são abertos ao público.

Data: 04 de agosto
Horário: 10h às 18h20
Clínica Cesnik/Solot
19º Cine Ceará – Festival Ibero Americano de Cinema
De 28 de julho a 04 de agosto de 2009
Endereço: Centro Cultural Sesc Luiz Severiano Ribeiro
Praça do Ferreira - Fortaleza - CE



Curso ensina como maquiar e caracterizar personagem para cinema e TV

Curso é gratuito e recebe João Ferrar em agosto


Em agosto a Vila das Artes recebe o maquiador João Ferrar, que atualmente integra a equipe de maquiadores de novelas da TV Globo, para o curso Maquiagem e Caracterização de Personagens para Cinema e Televisão.

No curso os participantes terão noção sobre o papel do maquiador num filme e sua relação com o diretor, a arte e a fotografia; as técnicas de maquiagem aplicadas no cinema e na televisão e maquiagem corretiva; pesquisa e soluções para demandas específicas.

As inscrições estão abertas na secretaria da Vila das Artes, rua 24 de Maio, 1221, centro, até o dia 3 de agosto. É necessário currículo resumido, uma foto 3x4, ficha de inscrição e carta de intenção preenchidas. As aulas são gratuitas e acontecem dias 6 e 7 de agosto, das 13h às 18h e dia 8, das 9h às 18h, na Vila das Artes. O curso acontece através da parceria Núcleo de Produção Digital Vila das Artes (programa Olhar Brasil do Ministério da Cultura mantido em parceria com a Prefeitura de Fortaleza), Academia de Ciência e Artes (ACARTES) e o Cine Ceará.

O curso é voltado para pessoas interessadas em trabalhar em cinema e televisão, com direção de arte e maquiagem para produções audiovisuais.

Serviço

Curso de Maquiagem e Caracterização de Personagem para Cinema e TV. Inscrições até dia 3 de agosto, das 9h às 19h na Vila das Artes, rua 24 de Maio, esquina da Meton de Alencar, Centro. Informações pelo telefone 3252-1444. Grátis.

Nenhum comentário: