quarta-feira, 1 de julho de 2009

PELO INTERIOR

Produção divulga os 28 espetáculos cearenses que estarão no Festival de Guaramiranga 2009

Um total de 28 espetáculos do Ceará será apresentado nas Mostras Paralelas do XVI Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga - FNT, que acontece de 04 a 12 de setembro em Guaramiranga e cidades vizinhas no Maciço de Baturité. Desse total, 27 foram selecionados para compor as mostras Maciço (08 peças), Infantil (09), Palco Ceará (06) e Te-Ato a Meia Noite (04) e um grupo participa como convidado.


De Fortaleza, integram as mostras 19 companhias. As demais selecionadas são de Tauá, Maracanaú, Icapuí, Boa Viagem, Itapipoca, Aquiraz, Crato e Juazeiro do Norte. É também de Juazeiro a companhia convidada, Carroça de Mamulengo, que leverá ao FNT suas “Histórias de Teatro e Circo”. A comissão de seleção dos espetáculos cearenses das Mostras Paralelas foi composta por Dane de Jade (atriz / gerente do programa Cultura Sesc Ceará), Gil Brandão (professor / ator) e Walden Luiz/ (professor / diretor), que selecionou os espetáculos dentre os 57 inscritos de todo o estado.


Foram inscritos 57 espetáculos de todo o estado, sendo 41 de Fortaleza e 16 peças de grupos de teatro de 11 municípios do interior. Desse total, serão escolhidos até 20 espetáculos. A seleção será feita por uma comissão composta por três integrantes de notório conhecimento da área teatral e dois integrantes da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA). O resultado será divulgado no dia 30 de julho, com prazo até 20 de agosto para os grupos selecionados confirmarem participação.

O XVI FNT é uma realização da AGUA com patrocínio da Oi e apoio cultural do Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da Oi. Mais informações: (85)3246.5555 e 3246.1242.


TV DIVIRTA-CE

Confira reportagem feita por Dan Viana para TV DIVIRTA-CE no Festival de Teatro de Guaramiranga no ano passado. Produção: Felipe Muniz Palhano




ESPETÁCULOS DAS MOSTRAS PARALELAS

MOSTRA MACIÇO

A Farsa do Panelada - Cia Artes Cínicas de Teatro (Tauá)

A Triste História de Catarina e Billy Macarrão - Epidemia de Bonecos (Maracanaú)

As Prosopopéias de Casimiro Coco - Cia Camarim de Teatro (Fortaleza)

Cabeça de Papelão - Cervantes do Brasil (Icapuí)

Circolando - Cia Mais Caras (Fortaleza)

Dr. Qorpo – Imagens (Fortaleza)

O Maligno Baal o Associal - Experimental de Teatro (Fortaleza)

Pratativando - Cia Mais Caras (Fortaleza)



MOSTRA INFANTIL

A Menina dos Brincos de Ouro - Edvaldo e Paula Yemanjá (Fortaleza)

As Fadas - Edvaldo e Paula Yemanjá (Fortaleza)

Blá – Pantim (Boa Viagem)

Brincando de Brincar - Pavilhão da Magnólia (Fortaleza)Developar - Núcleo Húmus de Pesquisas (Itapipoca)Faz de Conta: Quem tem medo do escuro? – Cambada (Fortaleza)João e Maria – Mirante (Fortaleza)Mamulengo é Terno Divino - Cia Carroça de Mamulengo (Juazeiro do Norte)O Pássaro Azul - Pavilhão da Magnólia (Fortaleza) MOSTRA PALCO CEARÁ



Avental Todo Sujo de Ovo - Ninho de Teatro (Crato)

CircoLar - Princípios Básicos de Teatro (Fortaleza)

Controle – Cambada (Fortaleza)

Curtas N° 1 - 3x4 de Teatro (Fortaleza)

Ikebana – IFCE (Fortaleza)

Respiro – Fuzuê (Fortaleza)



TE-ATO A MEIA NOITE

Cabaré da Dama - Parque de Teatro (Aquiraz)

Majestic Bar – Majestic (Fortaleza)

O Abajur Lilás – Imagens (Fortaleza)

Rãmlet Soul - Tembiú Produções (Fortaleza)



GRUPO CONVIDADO

Histórias de Teatro e Circo - Cia Carroça de Mamulengo (Juazeiro do Norte)




IBIAPABA: A vez dos mestres no palco do Festival

O VI Festival Música na Ibiapaba se aproxima do fim e o público de Viçosa do Ceará começa a interagir com o talento dos professores que, no início do evento, esteve restrito às salas de aula. Nesta quinta-feira (30), os mestres convidados sobem ao palco da Praça da Igreja do Céu, às 20h30, como as principais atrações da noite. Conduzindo um total de 72 oficinas durante toda a semana, eles dão um tempo nas lições para presentear os mais de 1.000 alunos e o público do Festival com seus talentos como instrumentistas e cantores.

São 28 professores, entre cearenses, cariocas, paulistas, paraibanos – todos com um currículo respeitável no cenário da música no Ceará e em todo o país, seja acompanhando grandes nomes da MPB ou desenvolvendo projetos próprios. "O importante é que os alunos vejam os professores em uma situação diferente da sala de aula. Nesse formato, a programação é inédita no evento", pontua Maninha Morais, diretora do Festival.

Sem tantas regras para se apresentar em conjunto - geralmente a formação dos grupos acontece no dia do Encontro dos Mestres – os professores revelam suas impressões sobre o evento em si. "Fiquei impressionado com a natureza do lugar (Viçosa do Ceará). É muito especial. É tudo organizado, um mimo só para nós (professores). Existe um carinho mesmo em se fazer o Festival. A parte pedagógica e a artística caminham juntas. É muito importante os alunos terem o que apresentar no palco”, observa o professor e cantor Augusto Ordine (RJ), que pela primeira vez participa do festival na Ibiapaba. Ele faz referência à Mostra das Oficinas, que acontece na sexta (30) e no sábado (1º).

Outro carioca que faz coro com Ordine em prol da importância do Festival é o guitarrista Nelson Faria, que veio à Ibiapaba pela segunda vez. "Não é só importante, é fundamental. O Festival tem um efeito duplicador muito forte", analisa. Para o violonista cearense Tarcísio Sardinha, mestre pela segunda vez no evento, um dos fatos mais relevantes das oficinas é o explícito interesse dos alunos. “Tem muitos jovens querendo aprender, os professores comentam isso entre si. São alunos com pouca idade: 15, 16, 19 anos", observa Sardinha. O leque de interesses na programação pedagógica é bastante amplo: O cearense Orlângelo Leal, à frente do curso de Sonoridades, Bailado e Encenações - Cortejos Brincantes, lembra que seus "oficineiros" não têm necessariamente formação acadêmica em música. "É uma oficina que reúne um perfil de alunos bem diferente da maioria", diz ele.

Além do Encontro dos Mestres no Palco da Igreja do Céu, a programação artística desta quinta acontece nos outros palcos de Viçosa, a exemplo do que já ocorre desde o último sábado (25). Confira a sequência: às 17h, a seção Música no Cinema exibe o vídeo Toquinho – Tributo à Bossa Nova; às 18h, a Big Band da cidade sede do Festival se apresenta no Coreto da Matriz; às 18h30, a Banda Emoção, de Ibiapina, toca no Palco da Praça da Igreja da Matriz; e, por fim, antes do Encontro, às 19h, o Grupo Pé de Samba, de Ubajara, encerra a programação na Matriz.

O Festival Música na Ibiapaba ocorre até o próximo sábado (1º de agosto). O evento é uma ação de política pública de formação do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, voltada para o desenvolvimento e valorização da música brasileira popular. A realização é do Instituto de Arte e Cultura do Ceará – IACC/Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

SERVIÇO

VI Festival Música na Ibiapaba – Até 1º de agosto em Viçosa do Ceará. Informações sobre Viçosa do Ceará – Secretaria da Cidade: (88)3632.1580. Informações sobre o Festival - Instituto de Arte e Cultura do Ceará: (85)3488.8601. E-mail: presidencia@dragaodomar.org.br.


PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA dos três últimos dias

Dia 30.Jul – 5ª Feira
Teatro D. Pedro II
17h – Música no Cinema – “Toquinho – Tributo à Bossa Nova”
Coreto da Praça da Matriz
18h – Big Band (Viçosa do Ceará)
Palco da Praça da Igreja da Matriz
18h30min – Banda Emoção de Ibiapina (CE)
19h – Grupo Pé de Samba de Ubajara (CE)
Palco da Igreja do Céu
20h30min – “Encontro dos Mestres” – Educadores do VI Festival

Dia 31.Jul – 6ª Feira
Igreja da Matriz
15 às 18h – Mostra das Oficinas – Educandos do VI Festival
Teatro D. Pedro II
17h – Música no Cinema – “João Donato – Donatural”
Coreto da Praça da Matriz
18h – Homem Banda – Willian Rodrigues (Viçosa do Ceará)
Palco da Praça da Igreja da Matriz
18h30min – Banda de Música Municipal de Croata (CE)
19h30min – Saxteto de Ipú (CE)
Palco da Igreja do Céu
20h – Mostra das Oficinas – Educandos do VI Festival
21h30min – “Zefinha vai a Feira” – Banda D. Zefinha (CE)

Dia 01.Ago – Sábado
Igreja da Matriz
15 às 18h – Mostra das Oficinas – Educandos do VI Festival
Teatro D. Pedro II
17h – Música no Cinema – “Ao Jacob, Seus Bandolins, Suas Músicas e Seus Intérpretes”
Palco da Praça da Igreja da Matriz
18h15min – Show Paizinha Miranda (Viçosa do Ceará)
Palco da Igreja do Céu
20h – Solenidade Oficial de Encerramento do VI Festival
20h30min - Mostra das Oficinas – Educandos do VI Festival
23h – Festa no Céu com DJ



Banda Alegoria da Caverna no 1º FestFérias


O 1º FestFérias Festival de Cultura e Juventude realizado pela Fundação de Turismo e Cultura de Pacatuba (FUNTEC), trás para a abertura do evento, nesta quinta, 30/7, a banda Alegoria da Caverna.

O banda se apresenta no Campo Principal do Polo de Lazer de Pacatuba.

Alegoria da Caverna, que foi formada em janeiro de 1999, pelos estudantes da Faculdade de Música da U.E.C.E., Vitoriano (Voz/Guitarra); Miguel Basile (Guitarra/Vocais); JolsonX (Baixo/Vocais); Wilker D'Angelo (Bateria), inicia o ano de 2009 com nova formação. Luiz Alberto Zoo, que já passou por grupos como Jumentaparida, Fator RH e Bolacha Preta, assume os vocais da veterana Alegoria da Caverna, substituindo Vitoriano que atualmente investe em um trabalho solo.

A banda trás ainda uma novidade, a presença constante do promissor pesquisador de música eletrônica Mateus Barros (groovebox e samples) no novo show do grupo.

Essa nova formação, juntamente com o novo show ...os Alegóricos estão voltando!, marca os 10 anos da banda Alegoria da Caverna.

Confira imagens de divulgação do Festival:
http://www.youtube.com/watch?v=7n8y6aH1SmY





VIII ACAMPAMENTO LATINO AMERICANO DA JUVENTUDE DE ICAPUÍ

Nos dias 16, 17, 18 e 19 de julho acontece na Praia de Tremembé em Icapui, no litoral leste a 200 km de Fortaleza, o VIII ACAMPAMENTO LATINO AMERICANO DA JUVENTUDE.
O evento que desde 2007, passou a ser bienal, é um espaço para debater, trocar ideias e experiências acerca de questões e assuntos relativos à juventude e aos problemas sociais, com a participação dos jovens e a sociedade brasileira e latino americana, através de oficinas, debates, shows, exposições, cinema, teatro e atividades esportivas.

A programação desta oitava edição tem novidades. A começar pela abertura na noite do dia 16, quinta-feira, na Praia de Barreiras, com cortejo de grupos de Teatro e shows musicais no Palco Latino com bandas locais, onde atração principal, é a banda de Reggae maranhense Tribo de Jah.

Em Tremembé, no dia 17, sexta-feira, iniciam-se as oficinas nas áreas de fotografia, meio ambiente, cultura, turismo comunitário, teatro, artes plásticas e saúde. O público também participará de debates onde serão discutidos temas como: América Latina - Desafios na Nova Conjuntura Mundial, Icapui – 25 Anos – Uma História de Lutas e Realizações, com as presenças da prefeita de Fortaleza Luizianne Lins (PT-CE); senador Inácio Arruda (PCdoB-CE); deputado estadual Dedé Teixeira (PT-CE), vice-governador Francisco Pinheiro (PT-CE), secretário de Cultura do Estado do Ceará, Auto Filho, dentre outros. As atrações da noite ficaram a cargo de bandas locais, do projeto Férias no Ceará do Governo do Estado, com o show da banda O Rappa.

O centenário de Patativa do Assaré e de Dom Helder Câmara, os 50 anos da Revolução Cubana e os 25 anos de emancipação de Icapuí são temas de exposições, tendas temáticas e das competições de Voleibol, Espiribol e Futebol de Praia.

No dia 18, sábado, às 7 horas da manhã será realizado o Abraço ao Mar. À noite, o cantor paulista Nando Reis se apresenta no Palco Latino. No dia 19, domingo, pela manhã haverá show com seis bandas, iniciando às 9h e encerrando do evento às 15h.

Sempre às tardes espetáculos teatrais acontecem na Tenda SESC.

A organização do Acampamento preparou excelente estrutura para receber o público – área de camping, segurança privada e banheiros químicos.

O VIII Acampamento Latino Americano da Juventude é promovido pela ONG Solar (Associação Cultural Solidariedade e Arte), Centro de Desenvolvimento Vento Leste, Fundação Brasil Cidadão, Caiçara, Sindiserpumi (Sindicato dos Servidores Públicos de Icapuí), Aratu e Câmara Municipal de Icapuí. Com parceira do SESC e SEBRAE. Além do patrocínio do Ministério da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal, Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Governo do Estado do Ceará e apoio da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, Curta Canoa, Pontes e Caminha Consultoria Empresarial e Agrícola Famosa.

ATIVIDADES ESPORTIVAS NO VIII ACAMPAMENTO LATINO AMERICANO DA JUVENTUDE DE ICAPUÍ


Nos dias 16, 17, 18 e 19 de julho acontece na Praia de Tremembé em Icapui, no litoral leste a 200 km de Fortaleza, o VIII ACAMPAMENTO LATINO AMERICANO DA JUVENTUDE.

O evento que desde 2007, passou a ser bienal, é um espaço para debater, trocar ideias e experiências acerca de questões e assuntos relativos à juventude e aos problemas sociais, com a participação dos jovens e a sociedade brasileira e latino americana, através de oficinas, debates, shows, exposições, cinema, teatro e atividades esportivas.
As atividades esportivas deste ano, acontecem na Praia de Tremembé nos dias 18 e 19 de julho e tem como temas Patativa do Assaré, os 25 anos de emancipação de Icapuí e os 50 anos da Revolução Cubana.

18 e 19/07/09 – Tremembé
Horários 8h30 às 12h e 14h30 às 17h30

ATIVIDADE COMPETITIVA
Torneio de Futebol de Praia (Patativa do Assaré)
Torneio de Espiribol (25 anos de Icapuí)
Torneio de Voleibol de dupla Feminino (50 anos de Cuba)
Torneio de Voleibol de dupla Masculino (50 anos de Cuba)

ATIVIDADE DE MESA
Tênis de mesa
Totó
Dama
Xadrez
Dominó

SERVIÇO
8º ACAMPAMENTO LATINO AMERICANO DA JUVENTUDE DE ICAPUÍ
Local: Praia de Tremembé, Icapuí, Ceará.
Acesso:
Shows com: Tribos de Jah, Nando Reis, O Rappa, Pingo de Fortaleza, Beto Barbosa e atrações locais.
Programação totalmente gratuita.
Inscrições e programação no site www.acampamentoicapui.com.br
Os participantes receberão certificado de participação ao término de cada oficina.
Informações: 085 – 3226 1189.
Promoção: Solar ONG Solar (Associação Cultural Solidariedade e Arte), Centro de Desenvolvimento Vento Leste, Fundação Brasil Cidadão, Caiçara, Sindiserpumi (Sindicato dos Servidores Públicos de Icapuí), Aratu e Câmara Municipal de Icapuí.




Paracuru, Itapipoca e Trairí recebem o III Festival de Dança Litoral Oeste

Companhias do Ceará, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais vão trocar as salas de espetáculos pelos palcos montados ao ar livre durante o III Festival de Dança Litoral Oeste, um dos principais eventos de dança do interior do Ceará. A ação cultural acontece de 15 a 18 de julho em Itapipoca, Paracuru e Trairí, três municípios da região do Vale do Curú (Litoral Oeste do Ceará), que desenvolvem ações significativas em torno da dança. Nas três cidades, moradores e turistas, leigos e profissionais da área vão poder conferir apresentações totalmente gratuitas e participar de atividades formativas, como mesas redondas, palestras e oficinas dos mais diversos gêneros. O Festival tem público estimado de 15 mil pessoas, entre população local e turistas.

Realizado pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult) em parceria com a Funarte/MINC, e promovido pela Associação dos Bailarinos, Coreógrafos e Professores de Dança do Ceará (ProDrança), o III Festival de Dança Litoral Oeste é ponto de encontros, de trocas de saberes e fazeres, espaço de visibilidade para a produção de dança, principalmente do estado, contribuindo para o fortalecimento dessa manifestação artística na região e no Ceará. O festival acontece com patrocínio da Caixa Econômica Federal e apoio institucional das prefeituras municipais de Itapipoca, Paracuru e Trairi.



Desde sua primeira edição, em 2006, o Festival colabora para a democratização do acesso à cultura na Região do Litoral Oeste cearense e para o fortalecimento do segmento da dança local. Aliado a isso, o evento preocupa-se com o desenvolvimento social, econômico e cultural da região. Nas primeiras duas edições, em abril de 2006 e dezembro de 2007, o Festival teve uma forte participação das populações das cidades sedes, visitantes e participantes em geral. Em 2009, o festival será realizado na alta estação para conciliar o tradicional turismo de lazer de praias com uma ação cultural de dança, contribuindo para a economia local de forma sustentável.



AS COMPANHIAS CONVIDADAS



Nos palcos do III Festival de Dança Litoral Oeste se apresentar companhias nacionais renomadas como as cariocas Staccato Dança Contemporânea, dirigida por Paulo Caldas, que traz o novo espetáculo Quinteto, e Paula Águas, com Qual é a Música?. De Minas Gerais, Vanilton Lakka apresenta Interferências Inacabadas... Preste Atenção no Ruído ao Fundo. Do Ceará, entre as companhias de reconhecido trabalho na dança, estão a Cia Etra com o espetáculo Entre Sala, a Cia Balé Baião, de Itapipoca, com Sólidos, o mais recente trabalho da companhia, que trilha 15 anos de carreira, e a Cia de Dança de Paracuru, que leva ao palco dois espetáculos: Folgança e Por um Fio.



CONVIDADOS NACIONAIS

Staccato Dança Contemporânea (RJ): Quinteto

Paula Águas (RJ): Qual é a música?

Jorge Garcia Companhia de Dança (SP): Cantinho de Nóis

Rodrigo Cruz (GO): Dúplice

Vanilton Lakka (MG): Interferência Inacabada... Preste Atenção no Ruído ao Fundo



CONVIDADOS DO CEARÁ

Cia Faces de Dança (CE): Eu... Tu

Alysson Amâncio Cia. de Dança (CE): Eu prometo

Cia Etra de Dança (CE): Entre Sala

Arte em Rua Companhia de Dança (CE): Trilogia

Miraira (CE): Irmãos, fuertes hermanos



CONVIDADOS DAS CIDADES SEDES

Cia Balé Baião (Itapipoca-CE): Sólidos

Grupo Folclórico de Itapipoca – GRUFI (Itapipoca-CE)

Cia de Dança de Paracuru (CE): Folgança e Por um Fio



Grupo de Dança Popular Coco do Alagadiço (Trairi-CE)

Cia Arreios (Trairi-CE)

Escola de Dança do Colégio Liceu (Itapipoca)

Escola de Dança de Paracuru



NOVIDADE NA 3ª EDIÇÃO



Uma novidade do III Festival de Dança Litoral Oeste é o Cine Dança. Em praça pública serão exibidos vídeos relacionados à dança nos dias que antecedem o evento.



OFICINAS PREPARATÓRIAS



Antes mesmo do Festival começar, a Secult e a ProDança já vêm realizando ações preparatórias nos municípios sedes do Festival. O início foi em abril, na cidade de Paracuru, com a residência artística “Da energia à ação”, ministrada por Carlo Simeoni, ator e diretor do Grupo Lume Teatro, conhecido internacionalmente por seus métodos de treinamento físico e vocal para atores e dançarinos. Na última semana de maio o programa de formação realizou em Trairi a residência “Ensino de dança hoje” com a pesquisadora Isabel Marques, diretora do Caleidos Cia. de Dança (SP), que se notabilizou por propostas inovadoras no campo da dança.



Em julho, Isabel Marques ministrará a residência “Linguagem da dança: princípios para o ensino de dança”, em Itapipoca. O objetivo dessa residência é introduzir na teoria e na prática os princípios de Rudolf Laban que regem a compreensão corporal, mental e expressiva da Dança enquanto Arte. Após a realização dessas residências, um participante de cada cidade participará de um intercâmbio a fim de conhecer de perto o trabalho desenvolvido por cada professor das residências. O interesse é fazer com que troca de conhecimentos e experiências possibilitem novos trabalhos e parcerias para além do Ceará.







OFICINAS NO FESTIVAL



Uma série de oficinas também será ofertada durante o Festival, nas três cidades, com apoio da Funarte. São oficinas de dança de rua, danças folclóricas, dança contemporânea e dança de salão. As inscrições estão abertas nas secretarias de cultura de Itapipoca, Paracuru e Trairi. Pela primeira vez outras cidades da região do Vale do Curú também receberão oficinas organizadas pelo festival. A idéia é beneficiar diretamente mais cidades do litoral oeste.



Para a definição da programação de espetáculos e as oficinas do Festival, foi mantido um diálogo entre a ProDança e representantes das três cidades sedes do evento, que juntos formaram a curadoria desta edição. As oficinas foram definidas com base na demanda de cada cidade. Tudo isso é resultado da identificação da região do Litoral Oeste do Ceará com a linguagem da dança, o que resultou em uma forte parceria do Festival com as prefeituras municipais de Itapipoca, Paracuru e Trairi.



O LITORAL OESTE



O Litoral Oeste do Ceará é uma região que vem se destacando no panorama artístico e cultural do Estado. Uma de suas principais vocações artísticas é a dança. Em suas terras destacam-se diversas comunidades pesqueiras de origem indígena, que têm a dança do coco como a sua principal manifestação cultural popular. Atualmente, existem mais de 10 grupos de dança que produzem espetáculos profissionais e amadores, alguns reconhecidos e outros anônimos. A capacidade de articulação intermunicipal dos agentes culturais da região e as diversas manifestações artísticas que se originam nas cidades do Vale do Curú têm sido freqüentemente citadas como exemplos a serem seguidos por outras regiões do Ceará.



Em Paracuru, um dos principais municípios da região, existe um importante projeto social que atende cerca de 300 crianças e adolescentes carentes através de uma escola de dança reconhecida nacionalmente. Destaca-se como a segunda escola de dança no Brasil que possui o maior número de alunos do sexo masculino. Itapipoca é a sede da Cia de Dança Contemporânea Ballet Baião, que há 15 anos tem um forte trabalho de produção e militância artística na região. A cidade realiza projetos de dança que contam com participação da comunidade, formando uma platéia local para dança e popularizando essa linguagem no município. Trairi, por sua vez, a exemplo das cidades já citadas, abriga artistas e iniciativas expressivas que contribuem para o fortalecimento da dança na região.



Dos mestres das danças tradicionais populares do Ceará a importantes nomes da dança cênica nacional e internacional, a programação tornou-se um espaço de convergência entre dança e público de distintos contextos.



SERVIÇO

III Festival de Dança Litoral Oeste – De 15 a 18 de julho em Itapipoca, Paracuru e Trairí. Espetáculos de dança de companhias do Ceará e de outros estados e oficinas de dança. Informações: (85)3276.2525. GRÁTIS.





Festival de Guaramiranga abre inscrições para a Programação Paralela

Estão abertas, a partir desta semana, as inscrições para a Programação Paralela da 16ª edição do Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga - FNT, que acontece de 04 a 12 de setembro em Guaramiranga e cidades vizinhas no Maciço de Baturité. Podem participar grupos cearenses de teatro de atores e de atores com bonecos. As inscrições acontecem até o dia 10 de julho.

A Programação Paralela consiste na Mostra Ceará (palco italiano ou rua), Mostra Infantil, Mostra no Maciço e Te-Ato à Meia-Noite. Os inscritos podem indicar a mostra que desejam participar e a organização poderá propor alterações de acordo com a estrutura do Festival. Para estas mostras serão escolhidos até 20 espetáculos inscritos. A organização do Festival vai arcar com as despesas de transporte Fortaleza-Guaramiranga-Fortaleza, alimentação e hospedagem, durante o período de sua participação no FNT, e os cachês pela participação serão negociados diretamente com cada grupo selecionado.

A seleção será feita por uma comissão composta por três integrantes de notório conhecimento da área teatral e dois integrantes da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA), realizadora do Festival. O resultado será divulgado no dia 30 de julho, com prazo até 20 de agosto para os grupos selecionados confirmarem participação.

A ficha de inscrição para a Programação Paralela está disponível para download no site do AGUA (www.agua.art.br) assim como a relação do material necessário, o regulamento e o endereço para envio do material. Mais informações: (85)3321.1405.


Banda Alegoria da Caverna no 1º FestFérias


O 1º FestFérias Festival de Cultura e Juventude realizado pela Fundação de Turismo e Cultura de Pacatuba (FUNTEC), trás para a abertura do evento, nesta quinta, 30/7, a banda Alegoria da Caverna.

O banda se apresenta no Campo Principal do Polo de Lazer de Pacatuba.

Alegoria da Caverna, que foi formada em janeiro de 1999, pelos estudantes da Faculdade de Música da U.E.C.E., Vitoriano (Voz/Guitarra); Miguel Basile (Guitarra/Vocais); JolsonX (Baixo/Vocais); Wilker D'Angelo (Bateria), inicia o ano de 2009 com nova formação. Luiz Alberto Zoo, que já passou por grupos como Jumentaparida, Fator RH e Bolacha Preta, assume os vocais da veterana Alegoria da Caverna, substituindo Vitoriano que atualmente investe em um trabalho solo.

A banda trás ainda uma novidade, a presença constante do promissor pesquisador de música eletrônica Mateus Barros (groovebox e samples) no novo show do grupo.

Essa nova formação, juntamente com o novo show ...os Alegóricos estão voltando!, marca os 10 anos da banda Alegoria da Caverna.

Confira imagens de divulgação do Festival:
http://www.youtube.com/watch?v=7n8y6aH1SmY

Nenhum comentário: