quarta-feira, 1 de julho de 2009

REVISTAS

A BBB PRISCILA PIRES É A ESTRELA DA EDIÇÃO DE ANIVERSÁRIO DA PLAYBOY

Em um dos mais ousados ensaios da história da revista, a morenaça encarna uma sensacional stripper que atende pelo nome de Princesa Devassa

No dia 28 de julho, a tentação morena do Big Brother Brasil 9, Priscila Pires, estará no Auditório Abril — localizado no mezanino do prédio da Editora Abril — para receber a imprensa em uma coletiva, precedida de café da manhã. Devido à imensa popularidade que ela adquiriu no BBB e atendendo a pedidos, Priscila foi escolhida para protagonizar a edição de 34 anos da PLAYBOY brasileira.

Em relação à honra — e responsabilidade — de ser o presente de aniversário da revista aos leitores, ela avisa: "Queria que fosse algo que entrasse para ficar na história da revista”. Vai ficar. Clicadas pelo descolado Valério Trabanco, as fotos exibem Prisicila nua sendo carregada por animados garotões de torso desnudo, enlouquecendo os frequentadores de um peep show e exibindo suas curvas no pole dance — com direito a notas de dinheiro maliciosamente colocadas na cinta-liga. Tudo isso foi registrado em uma boate do centro de São Paulo, em clima de inferninho "da pesada", onde a luxúria não teve — mesmo — limites. Não por acaso, o ensaio foi batizado de Princesa Devassa. O olhar ultramoderno e sofisticado de Trabanco foi fundamental para que o resultado final fosse quente como se queria, mas classudo como a marca PLAYBOY exige.

Toda essa ousadia deixou Priscila muito, mas muito nervosa.“Foi complicado dormir". E antes que perguntem, é claro que o piercing tão alardeado durante as exibições do BBB9 — e localizado em uma das zonas mais erógenas do corpo da sister — continua lá, aguardando para ser espiado pelos ávidos leitores.

Outros presentinhos polêmicos da edição de aniversário da PLAYBOY:Christiane Torloni no Entrevistão — ela comenta a histórica foto de seu derrière,registrada pela PLAYBOY em 1983 (claro que a imagem estará na revista) —; um conto de alta voltagem erótica de Rubem Fonseca e a volta do sempre comentado ranking da cachaça.



Um século sem Euclides da Cunha

Revista de História da Biblioteca Nacional traz dossiê sobre a vida do escritor que ficou eternizado por sua obra


Cem anos se passaram desde a morte de Euclides da Cunha, mas neste caso, o tempo não foi capaz de apagar as lembranças que são transmitidas de geração em geração a respeito da vida e da obra do autor do clássico Os Sertões, que retrata a Guerra de Canudos não apenas como um acontecimento local, mas como um grito de revolta de todo o sertão brasileiro. A 47ª edição da Revista de História da Biblioteca Nacional (RHBN), que chega às bancas em agosto, conta toda a trajetória de vida do escritor que ficou consagrado por sua obra-prima, mas que enfrentou grandes dificuldades ao longo de sua existência.

Em O Triunfo da Memória, a antropóloga e professora da UNIRIO, Regina Abreu, relata detalhadamente a vida do escritor, desde o nascimento em 1866 em uma fazenda de café no Vale do Paraíba carioca, até a trágica morte em 15 de agosto de 1909, passando pela luta em favor da causa republicana, o que inclusive lhe rendeu um convite para escrever no jornal A Província de São Paulo (futuro O Estado de S. Paulo), do qual foi enviado para acompanhar o conflito de Canudos, experiência que funcionou como embrião para sua futura obra Os Sertões. “Euclides da Cunha consagra-se então como o primeiro correspondente do importante jornal paulista, contribuindo para inaugurar o que hoje chamamos de reportagem”.

Poucos conheciam o lado misterioso que povoava a mente do escritor e que contrastava com as forças racionais da educação que tinha recebido. Em Espinhosa Caminhada, o professor da Universidade da Califórnia, Leopoldo M. Bernucci, traça a personalidade explosiva de Euclides da Cunha e revela o contraste entre a fase vitoriosa de Os Sertões e a deterioração matrimonial, que mais tarde viria a resultar em tragédia.

Na reportagem Fardas e Farpas, o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro e membro da Academia de Letras, José Murilo de Carvalho, fala sobre a estreita (e pouco harmoniosa) relação de Euclides da Cunha com o exército. “Militares foram protagonistas de dois momentos cruciais de sua biografia – o que o tirou do anonimato e o que o tirou da própria vida”.

A publicação traz ainda, trechos inéditos de manuscrito feito pelo escritor sobre a Amazônia, que seria versão preliminar do livro À Margem da História, publicado postumamente, em 1909, na reportagem Euclides Inédito, dos antropólogos Mauro W. B. de Almeida e Manuela Carneiro da Cunha.
A revista – Desde o seu lançamento em 2005, a Revista de História da Biblioteca Nacional oferece informação qualificada em artigos e matérias produzidos pelos mais importantes historiadores brasileiros. A publicação conta com a chancela e o rico acervo iconográfico da Biblioteca Nacional. Sua linguagem e apresentação agradável conquistaram um público abrangente independentemente de formação educacional ou área de atuação profissional. Única em seu segmento editorial especializada em História do Brasil, a RHBN é distribuída mensalmente nas bancas de todo o país e pode ser assinada. O conteúdo integral de todas as edições da revista também pode ser acessado no endereço http://www.revistadehistoria.com.br





Coleção Oceanos apresenta os tesouros e os mistérios marinhos

Edições especiais de Scientific American Brasil abordam em profundidade as origens, transformações e o futuro dos ecossistemas dos mares

Já está disponível nas bancas e livrarias de todo o país a coleção Oceanos – Origens, transformações e o futuro , edição especial de Scientific American Brasil, em lançamento pela Duetto Editorial. A série é dividida em quatro volumes e apresenta uma abordagem aprofundada sobre os ecossistemas marinhos, dedicando especial atenção aos santuários, riquezas e potencialidades da costa brasileira. Os desafios à preservação da biodiversidade, os tesouros ocultos sob as águas, as alterações ambientais que afetam o equilíbrio marítimo, a contribuição dos mares para a geração de energia e produção de alimentos, entre outros temas, são apresentados em mais de 40 artigos inéditos, em sua maior parte produzidos especialmente para a coleção, ilustrados por belas imagens, além de gráficos e diagramas que facilitam a compreensão dos conteúdos abordados.

“A iniciativa de produzir uma obra de referência sobre o mar justifica-se pela importância crucial dos oceanos desde as remotas origens do homem, mas também por tratar-se de um dos objetos de estudos cada vez mais relevante para todos que se preocupam com os destinos da sociedade e do planeta”, explica Flávio Lobo, editor da coleção Oceanos. Os textos trazem a visão de destacados especialistas em áreas como oceanografia, biologia marinha, física, meteorologia e ecologia, permitindo uma compreensão abrangente do assunto, principalmente ao público não especializado. “Trata-se de uma aventura de descobertas e belezas, mas também de enigmas e perigos”, afirma o editor da coleção.

Os artigos levam a assinatura de pesquisadores ligados instituições como a Universidade de São Paulo, UNESCO, University of Adelaide (Austrália), University of Miami (EUA), University os Southampton (Reino Unido), entre outras. Todos os textos trazem sugestões de livros, artigos, sites e outras referências para o leitor que deseja se aprofundar nos assuntos tratados. A coleção Oceanos – Origens, transformações e o futuro tem circulação nacional em bancas de revistas e livrarias, com periodicidade mensal, ao preço de R$ 14,90 o exemplar.

Oceanos 1 – Mudanças climáticas e desafios ambientais

O primeiro volume trata do papel-chave dos oceanos nas mudanças ambientais da atualidade. Perspectivas sobre o aquecimento global, a elevação do nível do mar e a preservação da biodiversidade também são o foco da edição. Os especialistas também analisam fenômenos que afetam particularmente a costa brasileira, como é o caso ocupação desordenada e da exploração predatória pelas comunidades.

Oceanos 2 – Geopolítica, pesca e riquezas marinhas

O volume 2 dedica-se analisar o jogo de interesses e estratégias por trás das disputas econômicas, políticas e militares envolvendo os oceanos. Os autores apresentam e avaliam as inovações científicas e tecnológicas, os riscos ecológicos e sociais, a exploração dos recursos marinhos, os potenciais e as perspectivas futuras.

Oceanos 3 – História, ciência, tesouros e culturas do mar

Já o terceiro volume relata a trajetória da oceanografia e revela os bastidores e descobertas de algumas das principais áreas de pesquisa. A edição aborda, ainda, a situação de fascinantes seres marinhos, como baleias e golfinhos, com destaque para a realidade brasileira. O leitor também encontrará informações sobre a história e cultura dos homens e comunidades que vivem no mar.


Oceanos 4 – Petróleo, poluição e energias alternativas

O último volume de Oceanos apresenta as conquistas nacionais na exploração petrolífera em águas profundas, com destaque para o pré-sal, uma grande descoberta realizada graças a décadas de pesquisa e desenvolvimento tecnológico. A edição apresenta, ainda, um panorama dos desafios ambientais relacionados à poluição marinha e das alternativas energéticas que o avanço do conhecimento sobre os oceanos poderá oferecer.

Editora: Duetto Editorial
Distribuição: Nacional em bancas de revistas e livrarias
Preço: R$ 14,90 o exemplar
82 páginas

Nenhum comentário: