quarta-feira, 1 de julho de 2009

LITERATURA

Saraiva abre primeira MegaStore em Fortaleza

Rede investe cerca de R$ 4 milhões em livraria que oferece um ambiente agradável para os momentos de entretenimento, cultura e lazer


Dando continuidade ao momento de expansão e revitalização das antigas lojas Siciliano, a Saraiva aposta em mais uma abertura no Nordeste com a inauguração da primeira MegaStore em Fortaleza. Agora a rede de livrarias está presente no Shopping Iguatemi com o seu bem sucedido modelo de negócio: uma livraria completa que oferece em um mesmo ambiente o que há de melhor em cultura, entretenimento e conveniência, além de uma atraente cafeteria para o prazer de seus clientes.

A loja já está funcionando desde 15 de julho, mas será oficialmente inaugurada no próximo dia 28 de julho com presença confirmada do ator e diretor José Wilker, que será homenageado como padrinho da MegaStore na ocasião. Participarão também da festa os diretores do grupo, parceiros e representantes do cenário cultural e empresarial da região como, por exemplo, o senador Tasso Jereissati.

Na nova MegaStore o público tem à sua disposição um acervo com mais de 80 mil itens, entre livros nacionais e importados de diversas áreas do conhecimento. A loja oferece também um extenso catálogo de filmes, séries de TV, games, álbuns musicais e shows, opções de MP3 players, notebooks, impressoras e uma linha completa de acessórios de informática e eletrônicos, além da sua tradicional papelaria.

Segundo o diretor presidente da Livraria Saraiva, Marcílio D'Amico Pousada, a expectativa é das melhores: "Cada vez que abrimos uma loja percebemos o quanto à oportunidade de acesso muda a vida das pessoas no que diz respeito ao consumo de cultura. Ter a possibilidade de pesquisar e comprar significa alcançar novas perspectivas. E nós assumimos esta responsabilidade como nossa", explica o executivo.

Para o lazer e entretenimento dos clientes, a Saraiva tem o Espaço Rachel de Queiroz, nome escolhido para homenagear a conceituada jornalista e escritora cearense. Trata-se de uma sala multidisciplinar projetada especialmente para promover eventos como lançamentos de livros, pocket shows, saraus literários, exposições e bate-papos, entre outros. A exemplo de outros espaços, localizados nas demais lojas Saraiva, será um ponto de encontro para quem gosta de saber mais sobre cultura e arte.

Sucesso em todas as livrarias MegaStore , o espaço Saraiva Kids é um ambiente lúdico onde a criançada solta a imaginação entre livros, CDs, DVDs e brinquedos. Aos finais de semana, arte-educadores promovem narrações de histórias, oficinas com materiais reciclados, peças de teatro e outras atividades recreativas. A cafeteria Dona Xícara é outro ambiente que certamente proporcionará momentos agradáveis. Integrada à loja, a cafeteria é o lugar ideal para sentar, folhear um livro ou uma revista, e apreciar um saboroso café expresso, completando a prazerosa sensação de estar em uma livraria.

A nova Saraiva MegaStore causa impacto não só pelo seu visual arrojado, mas também por ter facilidades que ajudam o cliente escolher os produtos: estações de escuta para CDs e DVDs e poltronas para descansar na hora da leitura. Uma perfeita experimentação e integração ao ambiente. Para facilitar ainda mais a oportunidade de compras, o público pode usufruir os benefícios da rede, como o programa de fidelidade Saraiva Plus, que reverte pontos em descontos para futuras compras; o cartão de crédito Saraiva, que permite financiamento diferenciado das demais bandeiras do mercado; a Encomenda Garantida, que busca produtos não disponíveis para o cliente; e o Cartão Presente Saraiva, para aqueles que gostam de escolher seu próprio presente.

Saraiva MegaStore
Shopping Iguatemi
Av. Washington Soares, 85
Telefone: (85) 3241-1986 / Fax: (85) 3241-0634



Concurso de Contos Josué Guimarães recebe mais de 1.800 trabalhos inéditos


A 11ª edição do Concurso Nacional de Contos Josué Guimarães recebeu 1.827 trabalhos inéditos, com participação de escritores de 20 Estados do País. Rio Grande do Sul, com 429 contos, São Paulo, com 426, e Rio de Janeiro, com 375, são os Estados com o maior número de participantes. Como acontece tradicionalmente, os dois primeiros colocados serão conhecidos na abertura da 13ª Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo, no dia 24 de agosto.


Assim como ocorreu na 10a edição, o Concurso este ano terá uma premiação especial. Além de R$ 5 mil para o primeiro colocado e R$ 3 mil para o segundo, o vencedor ganhará um estágio de 10 dias na Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha, com direito a passagem aérea, hospedagem, participação em seminários de literatura e encontros com professores e críticos literários. Os dois primeiros colocados também recebem o troféu Vasco Prado.

Conforme prevê o regulamento, a Comissão Julgadora poderá conceder Menção Honrosa a alguns concorrentes. Os contos premiados poderão ser editados em antologia organizada pelo Instituto Estadual do Livro, a ser publicada em coedição com a Fundação Universidade de Passo Fundo e com a Prefeitura Municipal de Passo Fundo. Os trabalhos serão julgados por uma comissão indicada pelas instituições promotoras – Universidade de Passo Fundo, Prefeitura de Passo Fundo, Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Instituto Estadual do Livro.

Os vencedores do 10º Concurso Nacional de Contos Josué Guimarães, realizado em 2007, foram Lúcia Bettencourt (1.º lugar) e Bruno Dorigatti (2.º). Receberam Menção Honrosa os contistas Marcus Vinicius Teixeira Quiroga Pereira, Francisco Carlos Lopes, Katja Plotz Fróis, Silvio Luiz Rocha, Jorge Júlio Schwartz Rein e Luci Collin.




Políticas públicas de livro e leitura

Rosely Boschini*


O irrefutável pressuposto do quanto a leitura é decisiva para a conquista do desenvolvimento com justiça social impõe à Nação o compromisso de viabilizar a democratização do acesso aos livros. Assim, governo, iniciativa privada e instituições da sociedade devem unir-se nesse objetivo. Consciente de sua responsabilidade no processo, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) tem realizado numerosas ações, ao lado de outras organizações da cadeia produtiva.

A estratégia da entidade voltada à promoção da leitura e fortalecimento do mercado editorial baseia-se em três eixos complementares: o desenvolvimento do negócio do livro em todos os segmentos da cadeia produtiva; ações políticas capazes de garantir voz e peso institucional devidos a um setor de atividade decisivo para a disseminação do conhecimento e da cultura; e amplo apoio aos associados, não só na prestação de serviços importantes, como no sentido de que sua articulação em torno de uma entidade de classe com reconhecimento nacional lhes propicie representatividade ante o setor público e a sociedade.

O trabalho da CBL e das entidades do livro apresenta resultados práticos para o setor. Alguns deles foram evidenciados, em 26 de junho, no Instituto Goethe, no Fórum CBL “Políticas Públicas de Livro e Leitura”, um evento, aliás, inserido no conjunto de ações voltado ao fortalecimento do mercado. Em palestra do professor Marcelo Soares Pereira da Silva, diretor de Políticas de Formação, Materiais Didáticos e de Tecnologias para Educação Básica do Mec, ficou clara a crescente importância dos programas do livro nas metas de melhoria da qualidade do ensino. Tal reconhecimento por parte do governo expressa o esforço no escopo do eixo da ação política da CBL.

No âmbito do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para o ensino médio, acrescentaram-se, em 2009, obras de física e geografia, além das que já o integravam anteriormente (língua portuguesa, biologia, química e história). Outra boa notícia é que, até 2012, todas as séries do Ensino Médio, em todo o Brasil e na totalidade das disciplinas, serão contempladas pelo programa. Quanto ao Ensino Fundamental, tendo como público-alvo os alunos do primeiro e do segundo ano, o PNLD 2010 já incluirá obras complementares em distintas áreas do conhecimento.

Também são interessantes as informações relativas ao Programa Nacional Biblioteca da Escola. Em 2006, distribuíram-se obras de literatura, de diversos gêneros, aos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Em 2007, incluíram-se os estudantes do sexto ao nono ano. Essa distribuição irá repetir-se em 2009. Para o nível médio, o programa distribui acervos compostos por 139 títulos. Em 2008, foram contempladas 229.889 escolas em todo o País, com investimento de R$ 65,28 milhões.

Como se vê, há avanços relevantes na luta pela ampliação do acesso ao livro. O desafio, porém, é imenso. Por isso, nenhum esforço deve ser poupado. Dessa maneira, a CBL estará cada vez mais mobilizada, com a realização de eventos, seminários e mobilização do mercado, setor público e sociedade, na imprescindível conversão do Brasil em um país de leitores.


*Rosely Boschini, da Editora Gente, é presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL).

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