quinta-feira, 3 de abril de 2008

MÚSICA


RICHARD CLAYDERMAN – CLASSIC

Álbum brinda a trajetória de sucesso do pianista francês com clássicos como Chariots of fire, Ballade pour Adeline e La vie em rose.


Considerado um dos maiores ícones da música romântica internacional, o pianista Richard Clayderman – nome artístico do parisiense Philppe Pagès – é também um dos maiores recordistas de vendas e concertos do mundo musical. Uma delicada amostra desta trajetória de sucesso pode ser conferida nas 14 faixas do CD Richard Clayderman Classic, lançado pela Som Livre. Dentre os destaques do álbum, a antológica Chariots of fire – tema do filme hômonimo de 1981 (Carruagens de Fogo, em português), vencedor de sete Oscars, incluindo o de Melhor Música. Na seleção não poderia faltar a simbólica Ballade pour Adeline, cuja interpretação, em 1976, alçou o então jovem Clayderman ao estrelato. La vie en rose, de Edith Piaf, e Besame Mucho, de Consuelo Velasquez, são outras faixas clássicas que justificam o nome do álbum. Uma emocionante execução da Ave Maria de Schubert encerra o disco em grande estilo, fazendo jus à virtuosa obra do compositor austríaco.

Sobre Richard Clayderman

Filho de um professor de piano, Clayderman começou a tocar o instrumento aos seis anos de idade. Aos 12 entrou para um Conservatório de música e aos 16 ganhou seu primeiro prêmio. Nesta mesma época chegou a se aventurar pelo mundo do rock’n’roll, empreitada não muito bem-sucedida, segundo ele próprio admite.“Queria fazer algo diferente, então criei um grupo de rock com alguns amigos. Foi uma época difícil. O pouco dinheiro que ganhávamos era usado para comprar equipamentos. Eu me alimentava tão mal, basicamente de sanduíches, que cheguei a ser operado por causa de uma úlcera aos 17 anos”, conta. A mudança radical em sua vida viria um pouco mais tarde, aos 23 anos, quando o conceituado produtor francês Olivier Toussaint compôs uma balada em homenagem à sua filha recém-nascida, Adeline, e contratou Richard para executar e gravar a obra. Com previsão inicial de vendas na faixa dos 10 mil exemplares, o single Ballade pour Adeline acabou batendo a surpreendente marca das 22 milhões de cópias, vendidas em 38 países.

Conhecido como o “Príncipe do Romance”, Richard Clayderman tem no currículo números invejáveis, como 70 milhões de álbuns vendidos, 267 discos de ouro e 70 de platina. O músico já gravou mais de mil composições e faz entre 150 e 200 concertos por ano. Fã da música brasileira, “rica em harmonias”, como costuma dizer, o pianista esteve quatro vezes no Brasil, país onde reúne um público fiel e carinhoso. Carinho este que ele já retribuiu em discos como Brazilian Passion (1998), Magic of Brazilian Music (1995) e My Bossa Nova Favourites (1997).

SERVIÇO:
CD Richard Clayderman Classic
Faixas: 14
Preço sugerido: R$ 19,90
Cotação: ***





CD reúne eclético time de vozes femininas do Brasil

Lançado pela Som Livre, o CD Mulher 2 volta a reunir algumas das mais prestigiadas vozes femininas da música nacional. Nesta compilação talentos estabelecidos como Rita Lee (Ovelha Negra), Marisa Monte (Pra ser sincero), Zélia Duncan (Carne e Osso) e Ivete Sangalo (Quando a chuva passar) dividem espaço com mais recentes revelações da MPB, dentre as quais a roqueira Pitty (Na Sua Estante) e as cantoras Luiza Possi (Dias Iguais) e Tânia Mara. Esta última interpreta a canção Se Quiser, sucesso na trilha da novela Páginas da Vida, em 2007.

A música Coisas que eu sei – tema da personagem Júlia, vivida por Débora Falabella na novela global Duas Caras – é outro destaque da seleção, na voz da carioca Danni Carlos. A saudosa Cássia Eller é relembrada na faixa Por Enquanto, do igualmente saudoso amigo Renato Russo. Já a paulistana Fernanda Porto interpreta Tudo de bom, composta por ela - em parceria com Lina da Albuquerque - em homenagem ao Rio de Janeiro, cidade que a acolheu carinhosamente. Conhecida pelo trabalho como atriz na minissérie e no filme Antonia, a também cantora Negra Li entra na lista com sua energética releitura de Você vai estar na minha (de Lino Crizz e Marisa Monte).

O time de vozes nada frágeis é composto ainda por Mariana Aydar - apresentando Deixa o Verão - música que integrou a trilha da séria Malhação no ano passado -, pela mato-grossense Vanessa da Mata (Ainda bem) e pela paulistana Luciana Mello (filha de Jair Rodrigues), com Simples Desejo.

Apesar de reunir um grupo eclético, as 14 faixas do CD se encadeiam em delicada harmonia, refletindo a riqueza da cena musical feminina do Brasil. O romantismo permeia grande parte das músicas, mas pequenas pitadas de rock, reggae, rap e bossa temperam a receita.

SERVIÇO:
CD Mulher 2
Faixas: 14
Preço sugerido: R$ 19,90
Cotação: ****




SEXO COM AMOR?

Guto Graça Mello assina trilha do filme, que marca a estréia do diretor Wolf Maia no cinema


A Som Livre lança a trilha sonora do filme Sexo com Amor?, que marca a estréia de Wolf Maia na direção de longas-metragens. A trama, distribuída pela Fox Films, trata do relacionamento de três casais que atravessam diferentes crises no casamento. A trilha é assinada por Guto Graça Mello e reúne canções produzidas especialmente para o filme: as músicas-tema Partita, Taxista e Romântico foram elaboradas para cada um dos casais centrais da trama, com trechos de diálogo dos atores.
Na trilha ainda há espaço para prestigiar o trabalho de artistas que debutam no cenário musical, como Gabriel Guerra, Mariano San Roman e Pedrinho do Cavaco. Guerra participa com a faixa Quem tenta entender uma mulher -- música do seu disco de estréia, Nobre Guerreiro, lançado pela Som Livre. Mariano San Roman canta Secret Share, do seu primeiro disco, Magical Fingers, lançado pelo selo Som Livre Apresenta. E o jovem Pedrinho do Cavaco, promessa do samba nacional, marca presença com a música Tô chegando. A diversão fica por conta da funk Ke Ketchup, de Tigrinha e MC Maguila. ***




Cidade Negra ganha 'Perfil' ao perder Toni Garrido

É coincidência, mas, por providencial acaso, a gravadora Som Livre vai pôr nas lojas uma coletânea do grupo Cidade Negra na série Perfil que vai funcionar como um resumo da passagem de Toni Garrido pelo quarteto fluminense. Na semana passada, em clima pouco amistoso, o cantor decidiu deixar o posto de vocalista da banda, ocupado por Garrido desde 1993, quando saiu da Banda Bel para assumir o lugar que ficara vago com a saída de Rás Bernardo. A seleção de Perfil não ignora a passagem de Bernardo pelo Cidade Negra, representada pelo sucesso Falar a Verdade, mas está obviamente centrada na bem-sucedida fase do grupo com Garrido, que, em julho, após cumprir os shows já agendados da turnê Diversão, se desliga do quarteto para seguir carreira solo. Todas as 15 gravações incluídas na compilação do grupo na série Perfil pertencem ao acervo da antiga gravadora da banda, Sony BMG. Eis as 15 músicas selecionadas para a coletânea:1. A Sombra da Maldade2. Querem meu Sangue (The Harder They Come)3. Sábado à Noite - com Lulu Santos4. Aonde Você Mora?5. Girassol6. O Erê7. Firmamento (Wrong Girl to Play with)8. A Estrada9. Pensamento10. Falar a Verdade11. Johnny B. Goode12. Luz dos Olhos13. Bamba14. A Cor do Sol15. Perto de Deus - com Anthony B. ****




DUAS CARAS INTERNACIONAL

Trilha internacional da novela de Aguinaldo Silva traz no repertório sucessos do pop e do jazz, além de três cantores brasileiros

A trilha sonora da novela Duas Caras é pop e sofisticada, selecionada para abranger a complexa trama de Aguinaldo Silva – que se desenrola em diversos cenários sociais e culturais. O álbum reúne baladas românticas, músicas para dançar, além do jazz de Diana Krall e Madeleine Peyroux. Para o público jovem, destaque para So much for you, de Ashley Tisdale, cantora que se tornou popular entre os adolescentes por sua participação no musical High School Musical.

O repertório de Duas Caras Internacional conta com três artistas brasileiros que cantam em inglês. O curitibano Tiago Iorc interpreta Scared, música tema de Marconi Ferraço, personagem de Dalton Vigh. O lançamento do primeiro disco do jovem cantor, de 22 anos, está previsto para abril, pelo selo Som Livre Apresenta. A potiguar Marina Elali, que esteve na trilha internacional de Páginas da Vida com One Last Cry, agora volta com All she wants. A música é uma versão em inglês de Xote das Meninas, de Luiz Gonzaga. O terceiro artista brasileiro é veterano em trilhas sonoras de novelas,: o paranaense Ivo Pessoa. O cantor já esteve em Alma Gêmea internacional, com Misty, e cantou a música de abertura da novela O Profeta, Além do Olhar. Neste álbum ele interpreta um clássico do rock: You are so beautiful, do inglês Joe Cocker.

Duas Caras Internacional ainda traz o inglês James Blunt, com Same Mistake. O cantor fez sucesso no Brasil e no exterior com a música You’re beautiful, e esteve na trilha internacional da novela Belíssima - que apresentou o artista ao país. Outra boa dose de romantismo aparece na faixa Let me out, do grupo Ben’s Brother, e com o cantor americano Robin Thicke, que canta a música Lost without you.

Os amantes de jazz podem conferir I’m all right, de Madeleine Peyroux. Sempre comparada à americana Billie Holiday quanto ao estilo e voz, seu trabalho é aplaudido pela crítica especializada. A pianista e cantora canadense Diana Krall, consagrada como a nova “musa do jazz”, está representada com The look of love. O pop enérgico fica por conta da cantora australiana Kylie Minogue, que volta à cena no Brasil com a música 2 hearts. Britney Spears canta Gimmie More, e Alicia Keys, o hit No one. ***






Coração de Leonardo bate no compasso caipira

Ao entrar na Universal Music, em 2006, Leonardo foi induzido a gravar repertório ruim que ia além do universo sertanejo. Até inapropriado dueto com Zeca Pagodinho foi providenciado para turbinar o CD que marcou a estréia do artista na major. Mas o disco não reeditou o sucessos dos álbuns que Leonardo lançava pela Sony BMG. Não é à toa que, em Coração Bandido, ele remói suas dores de amores no compasso sertanejo em que bate o coração de parcela expressiva do povo brasileiro. O repertório alterna baladas sentimentais - como Porque É Tão Cruel o Amor, Dois Passarinhos (com direito a violinos e cellos orquestrados no típico tom caipira) e a faixa-título - com temas animados compostos para animar os bailões sertanejos. São os casos dos arrasta-pés Rodo de Borracha e Pega Fogo Cabaré, de Mentirosa (faixa que tenta em vão clonar a batida latina do calipso) e do forró Por Favor Reza por Nóis. A produção de César Augusto segue à risca a fórmula do sertanejo mais comercial. Dez anos depois da morte de Leandro, em junho de 1998, o coração de Leonardo parece ter fôlego para bombar este som padronizado que continua no gosto do Brasil popularesco. E gosto se discute.

Nenhum comentário: