quinta-feira, 3 de abril de 2008

INFANTIL



ESPECIAL ABRIL LEITURA

Em Abril transcorrem o Dia Internacional do Livro Infanto-Juvenil (dia 2), Dia do Autor e Editor (dia 18), Dia do Livro Infantil (dia 18) e Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor (dia 23)

ATIVIDADES INFANTIS

PROGRAMA CRIANÇA E ARTE

Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza

(rua Floriano Peixoto, 941 – Centro – fone: (85) 3464.3108)

Nos domingos de abril (dias 6, 13, 20 e 27, de 10h às 18h)

Entrada franca

Teatro Infantil

Livrolândia: O Reino da Leitura

Cia Camarim de Teatro

Dias 06, 13, 20 e 27, aos domingos, 10h30, 15h e 17h

Direção: Davidson Caldas Miná

Era uma vez... uma aventura emocionante, cheia de magia e encanto, num reino onde a leitura é o acorde principal. Um rei e seu bobo da corte partem em busca de um candidato competente para se tornar um leitor oficial. Mas será que o rei e o bobo conseguirão encontrar um candidato a leitor oficial, em meio a tantas magias e ambições? Uma bailarina, um vendedor de livros e um mago terrível estarão envolvidos neste fantástico concurso. Muita diversão e muita confusão é o que promete essa história lúdica e encantadora. 60min.



Cia Camarim de Teatro

A Cia Camarim de Teatro nasceu da necessidade de trabalhar a educação e a inclusão social através do ensino de teatro. A Cia foi desenhada com traços de muito esforço, disciplina, sensibilidade e dedicação, buscando uma identidade que some e dialogue com os projetos de arte-educação desenvolvidos pela Fundação Viva Maranguape de Turismo, Esporte e Cultura (Fitec), contribuindo para o engrandecimento espiritual de jovens e adolescentes.



Ficha Técnica

Adriano Araújo (Rei), João Paulo Lopes (Dr. Sabidão), Maikel Batista (Mágico Pirandello), Mayla Bittencourt (Bailarina Ana Bota Água), Pedro Magno (Bobo da Corte), Fábio Araújo (Soldado) e Ana Beatriz Diniz (Princesa Brilhantina).



Oficina de Arte

Fazendo Pequenos Livros de Desenho

Facilitador: Ítalo Rovere

Nº de vagas: 15

Faixa etária: a partir de 5 anos

Dias 06, 13, 20 e 27, aos domingos, 11h30

Para comemorar o Dia Mundial do Livro, Ítalo Rovere traz para as crianças uma pequena reflexão sobre um verso seu, que se transformará em imagens e, em seguida, na construção de um livro. Esta oficina tem o objetivo de estimular e ensinar as crianças a montagem de um pequeno livro. 90min.



Arte em Família

Dias 13 e 27, aos domingos, 11h30

Arte em Família é um programa de visitas monitoradas, oferecido para as crianças que visitam o Centro Cultural aos domingos participarem, juntamente com seus acompanhantes, de uma experiência artística com jogos e brincadeiras educativas, a partir das exposições em cartaz. 60min.



Sessão Curumim (Cinema)

A História de Davi

Dia 06, dom, 12h30

A história bíblica do homem que enfrentou um gigante. Ameaçado pelo poderoso exército filisteu, que ocupava uma vasta colina, os israelenses, durante 40 dias seguidos, viram e ouviram o gigante soldado Golias gritar para eles: "mandem um homem e deixe nós dois lutarmos!". Caso não aceitassem, seria um massacre. Davi, o filho mais novo que se encarrega de pastorar as ovelhas do pai, Saul, numa de suas passagens pelo lugar, ouviu o gigante e resolveu atendê-lo. Pegou cinco pedras lisas no riacho e, armado com uma baladeira, foi ao seu encontro. O filme conta toda a história em detalhes e o que aconteceu após a vitória de Davi. Animação. Cor. Dublado. Livre. 45min.



Joana D'Arc

Dia 13, dom, 12h30

A história da heroína francesa que enfrentou o poderoso exército inglês e acabou sendo injustiçada pela igreja católica. Em 1429, enquanto a França clamava por independência, os soldados ingleses adentraram à França. Quando a cidade de Orleans resiste bravamente e está prestes a se render, uma adolescente de 16 anos aparece devidamente armada e lidera um grupo de soldados e camponeses rumo à primeira vitória, a qual mudaria o rumo da história. Animação. Cor. Dublado. Livre. 54min.



Príncipe Valente

Dia 20, dom, 12h30

Criado por Harold Foster (1892-1982) em 1938, esse herói cristão da Idade Média, oriundo da corte do Rei Arthur, percorre todas as estradas e caminhos de uma Europa, envolta entre o místico e o religioso, enfrentando, com seus amigos, fantásticos perigos, brigas de taverna e batalhas infernais, e, ao mesmo tempo, cantando o poder do amor. Animação. Cor. Dublado. Livre. 45min.



A Turma do Saci Pererê

Dia 27, dom, 12h30

Adaptação de uma história com os personagens criados pelo cartunista Ziraldo no início dos anos 1960, em história escrita pelo maestro e compositor Tim Rescala. O macaco Alan, o coelho Geraldinho, o índio Tininim, a onça Galileu, a tartaruga Moacir, o Menino Maluquinho e Saci Pererê, entre outros, resolvem percorrer o Brasil em busca do mais brasileiro dos brasileiros. Eles passam pelas diversas regiões e vão conhecendo as danças, os costumes, os tipos humanos. Animação. Cor. Livre. 80min.



Construindo Histórias

Poetinhas

Grupo Maricotas Serelepes

Dias 06, 13, 20 e 27, aos domingos, 13h30

A poesia é um belo instrumento para trabalhar a criatividade, a sensibilidade e ainda estimula a leitura e a escrita. Neste Construindo Histórias, as crianças conhecerão um pouco sobre os livros poéticos infantis como “Segredinhos de Amor”, de Elias José, e “Mania de Explicação”, de Adriana Falcão. A partir daí, terão a oportunidade de construir sua própria história poética. 50min.



Troca de Idéias com o Autor

Dias 06, 13, 20 e 27, aos domingos, 14h30

O mês de Abril é dedicado ao livro e à leitura, por isso, neste mês, o as crianças terão a oportunidade de conversar com alguns autores de literatura infantil, como Rafael Comin Nunes, Ângela Escudeiro, Kelsen Bravos e Silvio de Araújo. 30min.



Trenzinho da História

Facilitador: Gerson Linhares

Nº de vagas: 60

Dias 06, 15h30, 13, 10h15 e 15h30, 20, 15h30 e 27, 15h30, aos domingos

As crianças e acompanhantes (**) passearão por ruas e avenidas do Centro Histórico da cidade, em um veículo tipo trenzinho, conhecendo igrejas, praças, palacetes e monumentos, com uma rápida parada na Praça do Ferreira. 60min.

(**) As crianças deverão ser acompanhadas por um adulto. Será permitido somente um acompanhante por criança.



Contação de Histórias

Histórias do Tempo da Minha Avó

Elinete Fortaleza e Teddy Williams

Dias 06, 13, 20 e 27, aos domingos, 16h

Elinete Fortaleza e Teddy Williams resgatam as histórias vividas pelas crianças na década de 1940, mostrando ao público infantil a atualidade das emoções como os medos, as alegrias, as descobertas e os sonhos. 50min.



Bibliotequinha Virtual

Facilitadora: Ângela Sousa

Nº de vagas: 12 por turma

Dias 06, 13, 20 e 27, aos domingos, 16h e 17h

Despertar o interesse das crianças pela Internet, mediante a realização de atividades educativas e jogos. 50min.

Nenhum comentário: