quinta-feira, 3 de abril de 2008

LIVROS – NÃO-FICÇÃO




CRESCENDO COM MEU IRMÃO JOHN LENNON

Biografia de John Lennon por sua meia-irmã revela imagem inteira
de sua história familiar


Imagine: Crescendo com meu irmão John Lennon, de Julia Baird, não segue a tendência das biografias “definitivas”, baseadas numa pesquisa exaustiva e no objetivo de reproduzir a vida do biografado com toda minúcia. Paradoxalmente, porém, pela proximidade da autora com o biografado, esta é uma biografia ao mesmo tempo mais e menos minuciosa. Menos, ao não ser extensiva a toda a vida do biografado, e mais, ao se basear, para o período e os aspectos que aborda, na memória direta e nas informações de primeira mão da autora. Além de um índice remissivo não apenas de nomes, mas também de momentos/situações chave na vida de Lennon, o livro conta com prefácio e posfácio da autora – e com uma amostra generosa de sua cole ção particular de fotografias familiares inéditas.
Certa vez John Lennon afirmou que os Beatles eram mais famosos que Cristo. Essa fama acarreta, quanto ao conhecimento dos personagens, um efeito duplo: de um lado, sabe-se “tudo” de suas vidas; de outro, tal familiaridade impede o recuo necessário para passar por cima dos mitos cristalizados no caminho. Se se sabe tudo, nada há a questionar e, principalmente, a descobrir. Este é o ponto de partida da meia-irmã de Lennon ao escrever sua biografia. Ou seja, que muitas das certezas sobre sua vida são mitos.
Não no sentido de serem mentiras factuais, mas no de serem tão erroneamente interpretados que já não correspondem à verdade. Nas esclarecedoras palavras da autora: “Este livro é a minha tentativa de dar sentido à minha própria vida e a do meu meio-irmão John. Todas as famílias têm histórias secretas e a maioria passa suas vidas tentando mantê-las escondidas até mesmo uns dos outros. Na nossa, entretanto, as histórias escondidas têm sido penduradas em uma tela gigante nos céus, convidando à verificação e crítica de todos e à pesquisa e dissecação dos especialistas em Beatles e em John. Tivemos que deixá-los continuar, sabendo que grande parte as histórias estavam erradas. Na verdade, tantas coisas inexatas têm sido escritas sobre Jo hn e nossa família que, às vezes, tenho que lembrar a mim mesma as verdades básicas.”. Verdades básicas dadas, agora, a público.

O primeiro e principal mito, naturalmente, é quanto à sua própria mãe, a grande e problemática personagem de sua(s) vida(s). Os fatos básicos são conhecidos: a ausência do pai, a “desistência” de criar o filho, que é então entregue à tia Mimi, quando, na verdade, não lhe teria sido dada opção... Há ainda novas visões da adolescência e do primeiro casamento de Lennon, assim como de seus primórdios musicais, entre outros.
Em meio às revisões e nuançamentos que o livro empreende, há ao menos um reforço que não chega a surpreender. Trata-se da imagem de Yoko Ono. A meia-irmã de Lennon não diz nada dela, diretamente. Mas diz algo sobre ela ao narrar seu comportamento quanto à casa de Liverpool que Lennon deixou para as irmãs. E que Yoko doa ao Exército da Salvação local sem comunicá-las. Ela é fria e áspera ao conversar com a cunhada ao telefone, além de não recuar de sua decisão unilateral – incluindo ignorar as “provas” que exige da cunhada sobre a destinação da casa dada por Lennon. Considerando a fortuna formidável que ela mesma herdou, a cena é, no mínimo, bastante constrangedora.

TRECHOS

“Foi no cinema que, no final de 1944, Julia encontrou um jovem soldado galês que estava em casa de licença e tiveram um caso. Como tantos casos da época da guerra, esse provavelmente se diluiria no tempo, como um segredo partilhado apenas pelas duas pessoas envolvidas, se Julia não tivesse ficado grávida. Isso mudou tudo. Foi uma catástrofe – para Julia, para a criança ainda em gestação e para John – e as repercussões afetariam toda a família [...]. Julia foi condenada, total e cruelmente, por sua família e pela sociedade. Ela era uma mulher casada que tinha tido um caso e engravidado. Não contava o fato de que ela tinha visto o marido duas ou três vezes em quase cinco anos. Não havia desculpa nem compaixão. A gravidez desencadeou uma seqüência de eventos, todos impossíveis d e serem interrompidos e que enrolaram uma corrente em torno do coração de minha mãe. No início parecia haver uma pequena chance de ela ficar com o bebê. O pai de seu filho queria ficar com ela e com a criança, mas não queria envolvimento com John.”

“Era a vez de Mimi se sentir ultrajada. Ela fez um sermão para seu pai por ter permitido que Julia e Bobby expusessem sua relação. Proclamou aos quatro ventos que a situação não teria se desenvolvido se ela ainda estivesse em casa. Julia e Bobby estavam mantendo uma relação pecaminosa. Minha mãe não era mais uma mãe apropriada para John. Ela era uma mulher casada, que já havia desgraçado a família tendo um bebê fora do casamento. Ela não podia ter um homem em sua vida. Assim tinha que ser. Essa casa não era mais adequada para John. [...] John foi levado para Mendips, eu creio, para fazer minha mãe voltar ao seu juízo perfeito. Quando ela percebesse que teria que desistir da sua relação pecaminosa, aí, então, poderiam conversar. Para minha mãe isso t udo deve ter sido terrível. Sempre passional, com as emoções à flor da pele, Julia deve ter sofrido abertamente, enlouquecida com a separação de seu amado filho.”

A AUTORA

A inglesa de Liverpool Julia Baird é filha de John Albert Dykins e de Julia Stanley, a mãe de John Lennon – cujo pai, Alfred Lennon, empregado na marinha mercante, jamais viveu com a mulher, apesar de oficialmente casados. ****




Livro proibido na China

Com mais de 10 milhões de exemplares vendidos no mundo, editora Record lança “O Segredo Chinês” “O Segredo Chinês” vendeu 250 mil exemplares na China antes de ser banido pelas autoridades por conta de suas denúncias contundentes. No mercado ilegal do país, fez uma estrondosa carreira alcançando a marca de 10 milhões de exemplares vendidos. Como conseqüência, seus autores, os jornalistas chineses Chen Guidi e Wu Chuntao, foram levados aos tribunais, obrigados a pedir demissão de seus empregos e por fim tiveram sua casa apedrejada por uma multidão. Tudo porque eles ousaram pintar um retrato verdadeiro da vida dos camponeses da China, apresentando a realidade rural de forma crua. O livro mostra que o milagre econômico chinês acontece apesar - e não por causa - dos camponeses do país. Eles não aparecem nos retratos das prósperas Xangai ou Pequim, mas constituem uma classe extremamente pobre ainda regida por um sistema feudal. Para escrever o livro, Chen Guidi e Wu Chuntao retornaram à província natal de Chen, Anhui, uma das mais pobres do país, para empreender um estudo de três anos sobre como viviam os camponeses locais. O resultado é um espantoso retrato da tirania que se espalha nas aldeias e nos condados do país, revelando a face secreta de uma emergente superpotência. Para John Pomfret, atual correspondente da Costa Oeste e ex-chefe da sucursal de Pequim do jornal Washington Post, que assina a introdução do livro, “O Segredo Chinês” é “provavelmente o livro mais importante lançado na China em anos”. A obra venceu o prêmio Lettre Ulysses 2004 na categoria reportagem literária. ****







Livro "Força na Peruca" mostra a determinação e o bom humor de uma mulher para enfrentar o câncer

Imagine terminar um casamento. Agora, junto com isso, imagine perder o emprego. Ok, agora que está tudo ruim, imagine descobrir que você está com câncer.
Se o quadro parece péssimo, foi esse o real ponto de partida de Mirela Janotti para escrever “Força na Peruca – Tragédias e Comédias de um Câncer” (Matrix Editora, 184 páginas).
Na obra, Mirela conta com muito bom humor a experiência diante da doença e da possibilidade da morte. Ela tirou os dois seios, passou por oito sessões de quimioterapia e 25 sessões de radioterapia.
Durante esse período, tentou levar uma vida normal, nunca se sentindo como doente. Para ela, o câncer não foi tão feio quanto pintam.
Seu texto mostra como foi o tratamento, a batalha por um novo emprego, os novos amigos que apareceram em sua vida, como os homens que ela tentava conquistar se sentiam quando ela revelava sua doença.
Um livro que é um exemplo de força de vida. Enfrentar um câncer é uma batalha difícil para qualquer pessoa. Enfrentar com bom humor é para poucos.


Sobre a autora
Mirela Janotti nasceu em 1967. Trabalha como redatora de propaganda desde 1989. E montou uma coleção de perucas e de lenços de causar inveja. ****




Livro mostra como identificar as “ficções tributárias”

Especialista em Direito Público e Tributário, a advogada Ângela Motta Pacheco, sócia do escritório Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados, lançou, pela Editora Noeses, o livro “Ficções Tributárias: Identificação e Controle”. A obra, em suas 441 páginas, traz informações práticas para facilitar o dia-a-dia daqueles que lidam com tributos. O livro mostra o que é verdade no Direito e explica como identificar as chamadas “ficções tributárias” a fim de pedir na Justiça a exclusão da incidência de tributos indevidos. ***







Segundo Peggy McColl as emoções têm o poder de mudar o seu destino

“Mude o seu destino”, lançamento da Editora Larousse, de autoria de Peggy McColl, não é apenas mais um livro de auto-ajuda. É um conceito poderoso, um processo que ajudará o leitor a transformar a sua vida energicamente. Pode-se chamar a esse processo de mudança de paradigma na consciência criativa, algo que irá engajar o leitor mais profundamente na busca do seu autodesenvolvimento. A obra esclarece a melhor forma de equilibrar as emoções fundamentais de modo a atingir os objetivos pessoais.

A autora enriqueceu a obra com várias ferramentas propiciadoras da mudança de vida, como as Estratégias de Mudança do Destino, Iluminadores, a Escala das Emoções Humanas e um Painel de Controle da Mudança de Destino. “Este livro ajuda o leitor a compreender como usar suas emoções de modo a liberar uma fonte infinita de poderes criativos dentro de si próprio e atrair as forças que possibilitam a realização da vida de seus sonhos”, diz a autora.

Segundo ela, todo o processo de transformação apresentado na obra foi desenvolvido a partir de uma experiência pessoal, quando estava infeliz e precisava de uma nova perspectiva, “Quando jovem, vivia em uma prisão de negatividade e não sabia que o segredo para escapar era tomar as rédeas de minhas emoções e usá-las para criar a vida que eu queria”, afirma.

McColl passou anos de sua vida estudando e, durante esse tempo, vivenciou quatro revelações: a primeira delas mostrou-lhe que as emoções negativas são como uma prisão e administrá-las é o segredo para tornar-se livre; a segunda baseava-se na compreensão dos conhecimentos adquiridos – pensamentos positivos só mudam sua vida diante de emoções também positivas; a terceira indicou que a única solução para combater a negatividade é cultivar as emoções positivas; e a quarta e última revelação foi constatar que são os sentimentos positivos que a levariam a alcançar os objetivos de sua vida.
A partir disso, ela decidiu que trabalharia com as emoções, ensinando outras pessoas a controlá-las através do sistema criado por ela e destrinchado passo-a-passo neste livro.

Dividido em quatro partes, o livro primeiro esclarece questões sobre o funcionamento das emoções, o grande poder que possuem e o porquê da grande influência na vida das pessoas, encorajando o leitor a começar a dominá-las.

Em seguida, começam os ensinamentos sobre como trabalhar com as emoções positivas e negativas. Mostrando pela primeira vez o que ela chama de “Painel de Controle da Mudança de Destino”, uma imagem criada para auxiliar na administração dos próprios sentimentos, McColl procura instigar o leitor a descobrir como intensificar emoções criativas e anular as que o levam para baixo.

Na Parte III, o uso do “Painel” é orientado para que os sentimentos negativos desapareçam e um estado emocional positivo seja mantido constante. A autora explica também como utilizar os intitulados “Iluminadores”, exercícios que procuram auxiliar na busca por luz e positividade.

A última parte do livro é um guia para os momentos difíceis e também um “Planejamento do Seu Destino”, que segundo a autora tem como objetivo motivar o leitor, fazendo com que ele se comprometa a manter a prática dos exercícios e consiga transformar sua vida obtendo os resultados desejados – seja profissional, afetiva ou financeiramente.

Sobre a autora: Peggy McColl é uma especialista reconhecida internacionalmente em sua área. Seu propósito é trazer uma contribuição positiva para a vida de milhões de outras pessoas. Ela vem inspirando leigos, especialistas, atletas profissionais e organizações a cumprir seus potenciais durante os últimos 25 anos. É presidente e fundadora da Dynamic Destinies Inc., organização comprometida com a distribuição de gravações em áudio destinadas a gerar mudanças positivas e duradouras. **






Editora Sextante lança Atendimento Nota 10, da Performance Research Associates


Prestar um atendimento perfeito é criar uma experiência inesquecível para o cliente, isto é, suprir expectativas e satisfazer necessidades, descobrindo oportunidades de surpreender e cativar. Esse é o melhor caminho para que ele volte sempre. Com linguagem simples e ilustrações bem-humoradas, Atendimento Nota 10, lançamento da Editora Sextante, aborda os mais importantes aspectos envolvidos em um serviço de alta qualidade. O leitor encontrará estratégias e dicas para fazer um bom trabalho pessoalmente, pela internet e pelo telefone.

Escrito pela equipe da Performance Research Associates, empresa de consultoria especializada em qualidade de atendimento, o livro apresenta as técnicas empregadas em todo o mundo por profissionais que prestam um serviço de excelência.

O leitor irá descobrir o que esses profissionais fazem para tornar a vida e o trabalho dos clientes mais fácil, mais interessante e menos entediante. “As companhias que privilegiavam o atendimento de alta qualidade acabam se transformando em empresas melhores e mais bem-sucedidas em todos os aspectos do que as que tratam os clientes como inimigos e encaram esse serviço com má vontade ou como um mal necessário”, explica Ron Zemke, um dos autores de Atendimento Nota 10.

O primeiro passo para executar um serviço exemplar é compreender o que é um bom atendimento – mas do ponto de vista do cliente. Outras questões imprescindíveis são: saber exatamente qual é o seu papel e como o desempenha, reconhecer o nível de qualidade que seu trabalho deve ter e condicionar-se a executá-lo sempre com esse padrão.

Atendimento Nota 10 mostra os cinco princípios básicos do atendimento perfeito: confiabilidade (a capacidade de cumprir o prometido), empatia (o cuidado individual com os clientes), segurança (o conhecimento de causa, a cortesia e a habilidade de transmitir sinceridade, competência e confiança), aparência (a adequada apresentação das instalações, dos equipamentos e dos colaboradores) e a resposta (a boa vontade em ajudar os clientes). “A melhor regra é nunca dar ao cliente algo que você mesmo hesitasse em receber ou que o deixasse constrangido ou irritado”, ensina o livro.

De acordo com o livro, os clientes observam cada uma das ações de seus fornecedores, avaliando seu modo de escutar as pessoas e responder a elas, a maneira como antecipa necessidades, seu jeito de se relacionar pessoalmente, a forma como usa o telefone, as palavras que escreve e a maneira de agradecer a alguém, entre muitas outras coisas.

Sobre o autor:
A Performance Research Associates (PRA) é uma empresa de consultoria especializada em qualidade no atendimento e na fidelização de clientes. No total, sua equipe já escreveu mais de 50 livros e milhares de artigos na área de negócios. Com escritórios em Minneapolis, Dallas, Orlando e Ann Arbor, organizou dezenas de seminários e produziu uma série de filmes de treinamento, assim como de ferramentas organizacionais sobre avaliação. Fundada em 1972, presta consultoria a grandes e médias empresas e organizações, entre as quais Microsoft, Motorola, American Express Financial Advisors, PriceWaterhouseCoopers, Harley-Davidson, Universal Studios Theme Parks, Glaxo SmithKline, Roche Diagnostic Systems, First Union Corporation e Dun & Bradstreet.

Serviço do livro:

Atendimento nota 10, de Performance Research Associates

Preço: R$19,90

Páginas: 192



Cotação: ***




Piadas de gaúchos reunidas em livro

Claudio Cunha é o não-gaúcho mais gaúcho do país. Interpreta “O Analista de Bagé” no teatro há anos, e de tanto ouvir e contar piadas do pessoal do Rio Grande do Sul, resolveu reuni-las no livro As Melhores Piadas de Bagé (Matrix Editora, 104 páginas).

A obra é uma divertida coletânea sobre as histórias de cidades como Bagé e Pelotas, a doce simplicidade do homem do campo, as travessuras do Joãozinho e da professorinha, as trapalhadas de Manuel e Maria e as impagáveis histórias de Dilermando, Inocêncio e Salustiano.


Trechos

Um dia o Nicanor entrou no bar trêbado. Aproximou-se de uma mesa onde estavam sentados dois rapazes idênticos:

– Será que estou vendo demais?

– Tá não! Nós somos gêmeos mesmo.

– Os quatro?!!




O Inocêncio largou o emprego que tinha na prefeitura de Pelotas e com a ajuda do pai da mulher comprou uma chacrinha no meio do maior matagal. Capinou, arou, construiu um galinheiro, um pomar, fez uma horta e uma casinha que era um brinco.

Belo dia, padre Germano – à cata de donativos para a igreja – apareceu na chácara.

– Que beleza de trabalho vocês fizeram aqui!

– Vocês?

– Sim, você e Deus!

– Aaah! Mas o senhor precisa ver como é que tava isso aqui na época em que ele cuidava sozinho!

Sobre o autor

Claudio Cunha é ator, diretor e produtor. No teatro, além dos trabalhos como produtor, é o consagrado ator da peça O Analista de Bagé, baseada no best-seller de Luis Fernando Verissimo. Por conta dela, foi parar no Guinness Book com dois recordes: a peça há mais tempo em cartaz e o ator há mais tempo no mesmo personagem.


Sobre a Matrix Editora

Matrix é a única editora do Brasil especializada em livros bem-humorados e em temas relacionados ao humor. Entre seus autores figuram nomes como Millôr Fernandes e best-sellers como Manual do Xavequeiro e Guia do Pão-Duro.


As Melhores Piadas de Bagé – 104 páginas

Autor: Claudio Cunha
Lançamento: Matrix Editora
Preço: R$ 18,00
Cotação: ***




Educador - Friedrich Nietzsche

Baseado na postura do filósofo Schopenhauer, Friedrich Nietzsche traça o perfil do novo modelo social de homem e critica o sistema de ensino de sua época


Nesta obra Friedrich Nietzsche dedica seus pensamentos à postura filosófica do alemão Schopenhauer, um de seus grandes influenciadores. Mais do que uma biografia, este livro traz uma sucinta análise desse pensador, que influenciou profundamente as teorias filosóficas do próprio Nietzsche.



A obra não se limita a apresentar Schopenhauer como mero educador, mas busca esclarecer suas eventuais ligações com o processo instrutivo e educacional da Alemanha e, de modo particular, sua influência nos estudos filosóficos nas Universidades. Aqui o filósofo é descrito como um pensador exemplar, que soube galgar paulatinamente os degraus do conhecimento e do saber, chegando a se tornar um dos grandes exemplos às novas gerações que desejam enveredar pelos campos do conhecimento.



Nesse contexto, o autor passa a descrever o modelo do novo homem, que deveria guiar os destinos futuros da humanidade e compor o elemento essencial, moderno e necessário de uma nova sociedade. Neste sentido o autor traça um contrapondo entre o homem segundo Rousseau, o homem segundo Goethe e o homem segundo Schopenhauer. Em resumo, o homem superior une a visão filosófica de ser humano desses três pensadores, o super-homem imaginado e predito por Zaratustra.



A bem da verdade, segundo Nietzsche, o homem de Rousseau é rebelde, subversivo e revolucionário, enquanto o homem de Goethe é desapegado e contemplativo, ao passo que o homem de Schopenhauer é a antítese dos dois precedentes, pois é inteligente, lúcido, ativo, voluntarioso e idealista, superando barreiras, ilusões e convenções, sem se deixar abater, apesar dos altos e baixos que refletem o próprio pessimismo de seu idealizador, Schopenhauer.



Nietzsche ressalta ainda os três tipos superiores da humanidade, segundo o pensamento do filósofo que analisa: o filósofo, o artista e o santo. Os dois últimos são tratados pelo autor como categorias que se constroem e realizam suas obras desfrutando da aceitação social, destacando-se como reflexo daquilo que é belo e bom na humanidade. Quanto aos filósofos, porém, a situação é totalmente diversa. Para o autor, a filosofia sofreu um desvirtuamento, que a separa em duas vertentes: A primeira trata esta ciência de forma pura, independente e desligada das influências do poder, da qual Schopenhauer é um exemplo. Mas há também a filosofia subserviente, patrocinada pelo Estado, ensinada nas Universidades por sábios profissionais, filosofia deletéria que influencia negativamente na instrução e mesmo na educação das novas gerações.



Neste momento, o autor passa a criticar aberta e acerbamente o sistema de ensino de sua época, clamando por liberdade total, independência do Estado e pela desvinculação de um ensino programático e normativo que traz imensos prejuízos à própria filosofia, entendida como ciência do pensamento livre, independente e isenta de qualquer tipo de sufocação do poder e dos costumes da época.



Sobre o autor: Friedrich Wilhelm Nietzsche nasceu em Röcken, Alemanha, onde foi instruído pela mãe nos rígidos princípios da religião cristã. Cursou teologia e filologia clássica na Universidade de Bonn. Lecionou Filologia na Universidade de Basiléia, na Suíça, de 1868 a 1879, ano em que deixou a cátedra por doença. Passou a receber, a título de pensão, 3.000 francos suíços que lhe permitiam viajar e financiar a publicação de seus livros. Em 1866, contraiu sífilis e entregou-se à solidão e ao sofrimento. Atingido por crises de loucura em 1889, passou os últimos anos de sua vida recluso, vindo a falecer no dia 25 de agosto de 1900, em Weimar.



Espírito irrequieto e insatisfeito, consciência eruptiva e crítica, vivia uma vida de lutas contra si mesmo, de choques com a humanidade, de paradoxos sem limite. Assim era Nietzsche.



Ficha Técnica:



Título: Miscelância de Opiniões e Sentenças

Autor: Friedrich Nietzsche

Coleção: Grandes Obras do Pensamento Universal

Edição: 90

Editora: Escala

Preço: R$4,90



Cotação: ***

Nenhum comentário: