FMF chega à 27ª edição com tema “Moda para Todos”
A top Isabela Fiorentino desfila pela Reserva Handara
O Festival da Moda de Fortaleza (FMF), tradicional e pioneiro evento em lançamentos e investimentos em moda no Ceará, irá trazer novas idéias e comportamentos durante uma semana de atividades, a serem realizadas entre os dias 22 e 25 de abril, das 17 horas às 22 horas, no Maraponga Mart Moda (rua Francisco Glicério, 290. Maraponga). Para 2008, ano que marca a 27ª edição do festival, o evento tem como tema “Moda para Todos”, discutindo a construção do estilo de cada um e a individualidade diante do mundo da moda. Adaptado às realidades do mercado e voltado para impulsionar o comércio atacadista, o FMF apresenta a moda difundida a partir do Ceará, com influências cosmopolitas e, ao mesmo tempo, acessíveis ao grande público - composto por revendedoras, lojistas e consumidoras de moda - e distribuída por meio de cadeias de lojas locais e nacionais. A entrada para o FMF é gratuita para visitação. Para os desfiles e outras atrações, é necessária a apresentação de convite.
Neste ano, o Festival da Moda de Fortaleza mostra como as identidades e pensamentos das pessoas se encaixam no universo das grifes, tendências e idéias de moda. A programação do FMF 2008 inclui o concurso FMF Mostra Moda, voltado para os estudantes de moda e que tem como intuito revelar os novos talentos; e a 2º edição do Troféu FMF, que objetiva premiar profissionais e personalidades do mundo da moda cearense. Diariamente, serão realizados 16 desfiles de grifes de vários Estados. Já estão confirmadas as marcas Cajá Brasil, Gato Gaiato, Absoluta, Handara, Onilev, Famel, M4 Fashion, Chica Fulô, Rosa Menina, Linhas e Formas. Os desfiles serão realizados entre os dias 22 a 25 de abril, a partir das 17 horas, na Arena de Desfiles do shopping. O dia de abertura do FMF, 22 de abril, entretanto, terá um desfile de abertura especial às 10 horas, nas dependências do shopping, prosseguindo a programação às 17 horas.
Para Juliana Melo, diretora de produção do FMF, “a intenção é fazer com que as pessoas se sintam parte do mundo da moda, respeitando seu estilo individual e interagindo com as informações locais e globais”. A experiência do Maraponga Mart Moda como shopping de atacado também se reflete na escolha da temática. Mesmo sendo um mercado voltado para o popular, o setor atacadista também se integra ao ambiente do estilismo e dos negócios que o envolvem, movimentando projetos e incentivando investimentos.
Em sua 27ª edição, o FMF consolida-se como uma plataforma de marketing que promove marcas, produtos e serviços associados à indústria do vestuário, desenvolvidos ou comercializados no Estado do Ceará. O shopping oferece à audiência do evento uma entrada exclusiva, além de uma decoração temática no Lounge Lino Villaventura, espaço central do FMF, ao lado da Arena de Desfiles. Uma área destinada a expositores também compõe o local. Fornecedores, colaboradores e lojistas participam do evento com seus produtos e serviços, atingindo revendedores e público em geral.
Abertura do FMF
A abertura do Festival da Moda de Fortaleza (FMF) será marcada por um mega-desfile com as marcas que compõe o shopping. No primeiro dia de evento, 22, haverá um desfile especial, excepcionalmente às 10 horas, em uma passarela de 1.000 metros de extensão que irá ocupar os corredores do Maraponga Mart Moda, apresentando 198 looks exclusivos, produzidos especialmente para o evento. Aberto ao público, esse desfile especial conta, ainda, com a participação de celebridades e discotecagem ao vivo como trilha sonora, mostrando os produtos que o shopping oferece ao revendedor e ao visitante.
Desfiles 2008
A cada dia do evento, o FMF coloca na passarela marcas de vários estados do Brasil, apresentando cerca de 30 looks de suas respectivas coleções. Os desfiles de coleções asseguram a função comercial do evento, promovendo as marcas, seus conceitos e produtos, gerando importante acréscimo em vendas e a valorização da imagem de uma grife. Como resultado final, os desfiles aproximam produto, compradores, revendedores e consumidores finais. Nessa 27ª edição, a Arena de Desfiles do Maraponga Mart Moda recebe 16 marcas nos quatro dias de evento. Algumas das grifes confirmadas são Cajá Brasil, Gato Gaiato, Absoluta, Handara, Onilev, Famel, M4 Fashion, Chica Fulô, Rosa Menina, Linhas e Formas. Após o último desfile de cada dia, os convidados participam de um coquetel oferecido pela organização do evento. Os desfiles serão realizados de 22 a 25 de abril, sempre de 17 às 22 horas, na Arena de Desfiles. A entrada para assistir aos desfiles é por meio de convite.
FMF Mostra Moda
Outra atração do FMF é o Concurso de Estilismo - FMF Mostra Moda. Voltado para estudantes das escolas de moda do Ceará, profissionais inseridos recentemente no mercado e autodidatas, o concurso pretende incentivar, aquecer e promover a indústria da moda local ao inserir novos criadores profissionais no mercado. A divulgação da produção conceitual de moda do Estado também tem importância no processo, firmando o Ceará como pólo criador e difusor de pensamentos de moda para o país. A Comissão Julgadora do concurso é formada por coordenadores dos cursos de Moda da Universidade Federal do Ceará (UFC), Faculdade Católica do Ceará, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), além de colunistas de moda e figuras importantes no cenário local, como estilistas. Os desfiles dos novos talentos, bem como a premiação, acontecem na quinta-feira, dia 24, sendo realizados na Arena de Desfiles, encerrando a programação do dia.
Prêmio FMF
Em sua segunda edição, o Prêmio FMF objetiva premiar profissionais e personalidades do mundo da moda cearense que tiveram destaque durante o ano de 2007. Além de valorizar e estimular os talentos locais, a premiação estimula o surgimento de profissionais criativos e preparados para atuar no mercado de moda com responsabilidade e postura profissional. Profissionais cearenses ou radicados no Estado que tenham se destacado em sua área no corrente ano podem concorrer ao prêmio. Entre os critérios de julgamento estão os trabalhos apresentados durante o período, a contribuição para o mercado de moda do Ceará, criatividade e ética profissional.
O Prêmio FMF abrange as seguintes categorias: Estilista do Ano; Estilista Revelação; Conteúdo de Moda; Destaque em Marca; Fotógrafo de Moda; Modelo; Beauty Stylist; Qualidade em Produto e uma Menção Honrosa à Personalidade de Moda do Ano. Os doze juízes, escolhidos entre profissionais de referência na sociedade cearense e formadores de opinião, indicam seus nomes e, em seguida, os mais votados passam por nova escolha até se chegar aos contemplados. Os vencedores são conhecidos em uma cerimônia realizada no último dia do Festival da Moda em Fortaleza, dia 25, encerrando as atividades da edição corrente.
27ª edição do Festival da Moda de Fortaleza
Dia: 22 a 25 de abril
Hora: 17 às 22 horas*
Local: Maraponga Mart Moda (Rua Francisco Glicério, 290 – Maraponga).
Entrada gratuita para visitação. Para os desfiles, a entrada é por meio de convite.
No primeiro dia de evento, 22 de abril, haverá um desfile especial de abertura, às 10 horas, no shopping.
*Grifes confirmadas até a presente data. Programação de Desfiles do FMF 2008*
Dia 22 de abril
10h – Mega Desfile (com todas as lojas que compõem o shopping) - Aberto ao público
17h - Cajá Brazil
17h30min - Gatto Gaiato (presença do ex-BBB Fernando Mesquita)
18h – Absoluta
18h30min - Handara (presença da modelo Isabela Fiorentino)
Dia 23 de abril
17h – Onilev (presença da modelo Suyane Moreira)
17h30min - Chica Fulô
18h - M4 Fashion
18h30min - Famel
Dia 24 de abril
17h - Rosa Menina
17h30min - Linhas e Formas (presenças dos ex-BBB’s 2008 Juliana Góes e Alexandre Scaquette)
18h - Coletivo (reunião de estilistas cearenses) - Aberto ao público.
18h30 - FMF Mostra Moda – concurso de estilismo
Dia 25 de abril
18h - Lino Villaventura
Prêmio FMF
Coquetel de encerramento
* Programação sujeita a alterações. ** Celebridades confirmadas até o momento.
Selecionados para o FMF Mostra Moda
- Iury Costa (CE) – Com o trabalho “Mulheres de Carcará, Mulheres”.
- Isiana Ventura e Savio Cavalcante (CE) - Com o trabalho “As Garotas do Alceu”.
- Jairo Andrade (CE) – Com o trabalho “Com o trabalho “O Fascínio Imperial do Oriente”.
- Annie Gueiros e Keterin Vargas (CE) – Com o trabalho “À Moda Brasileira”.
- Marcia Henz (CE) – Com o trabalho “Mãos na Moda”.
- Marcelo Lima Ferreira (CE) – Com o trabalho “Sertão Couture”.
- Adelita Monteiro e Venícia Nunes (CE) – Com o trabalho “Eu Vou te dar Alegria”.
- Paula Rodrigues e Juliana Xavier (CE) – Com o trabalho “Eternamente Jeans. E a renda, o que me diz?”.
- Lorena Antunes (CE) – Com o trabalho “Identidade”.
- Laureane Sutir (DF) – Com o trabalho “Ryden Surreal”.
Relação dos indicados ao Prêmio FMF
Categoria Estilista do Ano
Melca Janebro
Lindebergue Fernandes
Mark Greiner
Categoria Fotógrafo de Moda
Nicolas Gondim
Delfina Rocha
Galba Sandras/Roberta Braga
Categoria Destaque em Marca
Água de Coco
Handara
Dona Florinda
Categoria Qualidade em Produto
Robia
Guapa Loca
D'Metal/Miss Mano
Categoria Beauty Stylist
Silvania Braga
Ruth Vidal
Eduardo Ferreira
Categoria Modelo
Daniela Gondim
Bárbara Nascimento
Khrisley
Categoria Conteúdo de Moda
M de Moda
Seven
Profissão Moda
Categoria Estilista Revelação
Adriana Piorski
João Zabaleta
Natália Viana
Categoria Menção Honrosa
Cláudio Silveira
Camisetes sem costura a novidade da Lupo
Produto pode ser encontrado em Fortaleza
Inspirada nos anos 80, a Lupo, uma das maiores fabricantes de lingerie sem costura, meias e cuecas do País, lançou uma coleção de camisetes com sete modelos, em poliamida e nas cores da moda: amarelo, azul Royal, aquamarine e rosa fruti. O destaque da linha é a camisete Marilyn, sofisticada e versátil, tipo cache-coeur, cujo transpasse é inspirado na roupa das dançarinas dos anos 80. Com seu decote profundo, pode ser usada de dia ou de noite. As mangas tipo morcego, famosas na década de 80, permitem que seja usada com broche ou bustier fit por baixo ou sem nada. Nos dias mais frios, comporta sobreposições, como blusinhas de gola alta. Foi confeccionada nas cores branco, amarelo, vermelho e preto. Já a Lauren atende a todos os tipos de silhuetas, com suas mangas quase ¾ e decote canoinha. Nas cores preto, branco e aquamarine, possui punho de elástico na manga e na cintura. O toque romântico fica por conta de modelos como a regata Angelina, justinha, com aplicações de laise imitando florzinhas, nas cores branco, azul-mar, magenta, rosa e preta, ou a Debra, de mangas curtas com a cintura marcada e detalhes em corações nas mangas e na cintura, encontrada nas cores branco, lilás, azul-mar, roxa, rosa fruti e preta. Todas são oferecidas em tamanho P, M e G, ao preço que gira em torno de R$45,00 cada. As camisetes podem ser encontradas nas Lojas Lupo e nos pontos de venda especializados espalhados por todo o Brasil. Em Fortaleza há lojas exclusivas Lupo no North Shopping e no Shopping Iguatemi. Mais informações pelo SAC da Lupo 08007078220.
PLANET GIRLS
CAMPANHA INVERNO 2008
“Marca aposta em campanha publicitária multifacetada, com temas diferenciados e ultra-fashion.”
A atriz Flavia Alessandra é o rosto da coleção outono inverno 2008 da Planet Girls, numa ação publicitária construída em três momentos distintos, pontuando os diferentes estilos que a marca apresenta para suas clientes.
Conceitual: com uma imagem forte, bem focada no clima do inverno, a atriz aparece vestindo um macacão jeans com fechamento em zíper, bolsos na altura do busto, manga ampla com barra dobrada e martingale.Seguindo as tendências mundiais em jeans, as pernas desta peça vem na modelagem skinny e detalhes em máxis botões nos bolsos e mangas. Nos pés um modelo de sandália de dedo rasteira, sem salto, em couro “off white” com dobra no tornozelo e vazada no calcanhar.
Fashion: apostando da tendência dos volumes a segunda imagem da campanha Planet Girls chega cheia de formas e super contemporânea. Blusa em malha azul turquesa aberta nas costas com franzido na diagonal do “shape” e nas mangas. Para compor o look minissaia bufante com toque de alfaiataria nas pregas e bolso faca com lapela. A barra e o cós recebem pespontos em faixa larga e fechamento com botões de pressão. Nesta produção a sandália rasteira aparece com materiais diferenciados, no ‘mix” de brilhos do verniz com o gliter e elásticos nas laterais.
Casual: numa imagem dupla, fazendo referencia a jaqueta, a Planet Girls aposta na diversidade de opções na hora de escolher a produção. O casual chega com conforto e estilo numa jaqueta em moletom dupla face, com forro em pelúcia de onça, podendo ser usado de ambos os lados. A legging preta serve de cenário para a bota de cano alto em couro marrom, bico e salto fino e leve plissado nas pernas.
A coleção outono inverno da Planet Girls já pode ser encontrada em todas as lojas da marca e nos pontos de vendas multi-marcas de todo o Brasil. Mais informações pelo site http://www.planetgirls.com.br/.
Iguatemi Mix de volta ao calendário da moda
A cena fashion local tem encontro marcado, entre os dias 23 e 26 de abril, no Iguatemi Mix (www.iguatemifortaleza.com.br), que está de volta ao calendário da moda cearense após três anos. Em vários ambientes do Shopping, ocorrerão palestras, oficinas e exposições. As atividades, gratuitas, terão início pela manhã, estendendo-se até a noite. São esperadas mais de 150 mil pessoas nos quatro dias do evento. Nomes de referência nacional e internacional vão engrandecer a programação. O estilista Lino Villaventura, a figurinista Marília Carneiro e a consultora de estilo Titta Aguiar estão entre as atrações. A exposição de figurinos de produções da Rede Globo, organizada por Marília, é um dos espaços mais aguardados. É a oportunidade de relembrar roupas de personagens marcantes de novelas como "Roque Santeiro", dos famosos Viúva Porcina e Sinhozinho Malta, "Dancin’Days", "Rainha da Sucata" e "O Clone".
Ponto permanente para doações
Dentro de sua linha de trabalho social, o Iguatemi mantém um ponto permanente de arrecadação de donativos. O serviço funciona todos os dias, das 10 às 22h, no Concièrge (posto de informações, ao lado da loja Sandpiper). A cada três meses, uma instituição é beneficiada com o material arrecadado. São aceitos itens como alimentos, roupas, brinquedos e livros.
Loja Forum incrementa mix
O Iguatemi acaba de ter seu mix reforçado pela Forum. A grife já está funcionando no primeiro piso da segunda etapa. Virão mais novidades!
www.iguatemifortaleza.com.br
Dragão Fashion Brasil: O maior evento de moda autoral do Brasil
Clique aqui e confira fotos do evento
De 31 de março a 5 de abril, aconteceu em Fortaleza o maior evento de moda autoral do Brasil: Dragão Fashion Brasil 2008. Em sua nona edição, apresentou o tema “Dragão de todas as artes”. Afinal, a moda estará em completa sinergia com cinema, artes plásticas, artes visuais, música e etno-design.
O Centro de Convenções Edson Queiroz se transformou em uma grande galeria de arte e cultura. A programação é intensa, com debates pela manhã, concurso de novos talentos à tarde e desfiles à noite. Estilistas consagrados como Mário Queiroz, Samuel Cirnansck e Ronaldo Fraga tiveram presença confirmada. Quarenta tops da equipe Ford Models de São Paulo também.
Cem jornalistas de todo o Brasil e mais dez convidados da imprensa internacional, como Argentina, Escandinávia, Alemanha, Colômbia, Peru, Nicarágua, Venezuela, Canadá, Londres e Itália, fizeram a cobertura do evento. As revistas Quem, Marie Claire, World Fashion, Use Fashion e Seven, entre outras, terão espaços institucionais no local, assim como os grupos de rádio, jornal e televisão.
O desfile do cearense Mark Greiner abriu a programação, 31 de março, no Centro de Convenções de Fortaleza, seguido de um coquetel para convidados. No Centro de Convenções, em quatro noites, três salas de desfiles climatizadas exibiram criações de estilistas locais, nacionais e internacionais.
Cada um dos 28 desfiles foi precedido por um curta metragem do Cine Ceará, como prévia de um dos maiores festivais de cinema do País. O lounge principal do Centro de Convenções abrigou obras do Salão de Abril, evento de referência das artes plásticas no Ceará e espaço Mariana Furlani, terá cenografia especial por Juliana Capelo. A Casa Cor também esteve com exposição no Dragão Fashion. O etno-design ganhou um grande espaço, a Casa do Dragão, com 2.000 m² de área e projeto do arquiteto Marcus Novaes.
O Dragão Pensando Moda teve como convidados nomes da área de Moda e Bussines fazendo uma explanação dos temas : Moda & Todas as Artes, Moda e Bussiness, Moda e Sétima Arte, com apoio da Fiec e palestrante convidada Cristiane Alves – Firjan - RJ. Com participação de Jackson Araújo, Carol Garcia, Ronaldo Fraga dentre outros.
O encerramento em 5 de abril contou com exposição inédita dos 30 anos de carreira do estilista Lino Villaventura, no Sesc-Senac Iracema. Logo após, o Dragão Fashion ofereceu um desfile especial da C&A e grande show na Praça Verde do Centro Dragão do Mar da banda Capital Inicial, integrada ao desfile.
http://www.dragaofashion.com.br/
Mar Del Castro
“Mandioca”
A Ilha de Mar Del Castro está sempre em festa. A marca que carrega o nome do lugar imaginário celebra uma das festas mais aguardadas do sertão nordestino: a farinhada. Há três anos no mercado, a marca de beach couture contou na 9ª edição do Dragão Fashion Brasil, a história do cultivo da mandioca e a sua importância para o povo sertanejo. Trazendo uma coleção que mixa referências regionais e contemporâneas, serão apresentadas peças que primam pelo rigor de detalhes, repletas de sofisticação, prontas para invadir os balneários e guarda-roupas dos jet-setters de plantão.
1. Formas
As formas são democráticas com variações no shape, que vão desde cortes mais básicos das sungas e biquínis, aos mais arrojados, com detalhes de bojos estruturados e maiôs com linhas geométricas.
2. Complementos
Vestidos, caftans, bermudas e tops irresistíveis, completam o visual dos homens e mulheres da Mar Del Castro. Um perfume dos anos setenta paira no ar, evidenciado através das cinturas altas das calças jeans e shorts, da linha feminina. Destaque para o patchwork de estampas e tecidos planos, característico da marca. Para eles, as bermudas com modelagem oversized e bolsos com recortes estratégicos, garantem a funcionalidade e diferencial dos modelos.
3. Tecidos
Os artigos que serão utilizados foram desenvolvidos em parcerias com a ONG INDS, que capacita e profissionaliza artesãos no interior do estado do Ceará. A renda de filé produzida no município de Orós, o crochê vindo de Nova Russas e o algodão tecido em Sobral são a base da coleção. Os tecidos modernos e tecnológicos também marcam presença nos biquínis. O jersey opaco da Santa Constância proporciona efeito sofisticado e moderno ao beach couture da marca.
4. Cores
As cores foram inspiradas na cultura da mandioca. Branco tapioca, amarelo farinha d’água, verde folha de mandioca, marrom tubérculo e o azul celeste, formam a cartela de tons.
5. Estampas
Desenvolvidas em parceria com a designer Edna Mello, as estampas garantem a bossa da coleção. São elas: estampa “Folhagem”, que recria a folha da mandioca, “Listras com xilogravuras”, que contará através de imagens em xilogravura a história da farinhada, desde a colheita até o processo da mandioca, e a estampa “Chitas”.
6. Acessórios
Chapéus de palha, bolsas e acessórios serão desenvolvidos pelos designers da Milagrosa. As bolsas carregam a chita mixada com o couro de cabra e tilápia, também presentes nas sandálias masculinas e femininas, em modelos alpargatas e franciscano. Destaque para as jóias do designer Cláudio Quinderé, presentes na apresentação.
Piorski
A marca feminina Piorski estreou na passarela do Dragão Fashion Brasil 2008, apresentando coleção inspirada na estética do cineasta Tim Burton
Apontada como grande aposta da moda cearense, a estilista Adriana Piorski (foto) apresentará no próximo dia 04 de abril, no Centro de Convenções, o seu Inverno 2008 que buscou referências no universo das diferenças e atração dos opostos. O belo versus o feio, o novo se contrapondo ao antigo, a escuridão e a luz, marcam presença nesta estação.
Personagens da Disney como “A Bela e a fera”, servem de ponto de partida para a costura da coleção. Referência marcante, o universo dos filmes de Tim Burton, confere a ludicidade e escapismo, característicos no trabalho da marca. Clássicos como “Edward mãos de tesoura”, resgatam a atmosfera obscura e fantástica do cineasta, traduzidos numa coleção que prima pela construção de peças e detalhes.
Coleção Inverno 2008: “Pretérito Perfeito”
1. Formas
As formas são ultra-femininas, com foco na construção da modelagem. Drapeados, enviesados, tomara-que-caia, mangas longas e bufantes ditam a silhueta. Os vestidos recebem tratamento de nervurados e bordados.
As golas altas com laços e babados conferem dramaticidade ao visual, um mix de formas amplas e justas. Destaques para os bolerinhos e coletes.2. Tecidos
Mix de texturas como as do algodão, tafetá e couro dão a tônica dos artigos escolhidos. As aplicações de bordados e patchs enfatizam a presença do hand-made.3. Cores
Os tons pastéis do bege, verde, azul, amarelo e rosa seco, são acesos por tons vibrantes do vermelho-sangue, laranja e verde, acompanhados pelo branco e preto.4. Estampas
As estampas são carregadas de bom humor e ironia fashion. Imagens de tesouras e rosas se materializam com ares de street-art. Castelos, biscuits e flocos de neve, completam a estamparia. Listras e xadrezes completam o mix de padronagens.5. Acessórios
Famosa por suas bolsas e acessórios, a marca preparou uma linha exclusiva das peças. Os broches e tênis prometem invadir as ruas, bem como os suspensórios, aposta da marca.
6. Hits
A estética subversiva de Tim Burton, transposta para o inverno da marca, presente na edição do desfile em make e elementos surpresas.
7. Perfil da marca
A marca Piorski existe desde 2002, quando a designer Adriana Piorski resolveu desenvolver peças para vender informalmente para amigos e posteriormente através da internet.
Formada em 2005 pelo curso de Estilismo e Moda da Faculdade Marista, a estilista participa pela primeira vez do Dragão Fashion Brasil na edição de 2006, expondo sua coleção no show-room do evento dedicado às novas criações.
No final de 2007, a marca feminina de new-street-wear, dá um importante passo abrindo suas portas em uma charmosa vila do bairro Aldeota, Fortaleza, recanto de novos designers. Em 2008, estréia na passarela do Dragão Fashion, apresentando sua coleção intitulada “Pretérito Perfeito”, apontada como uma das grandes apostas do cenário da moda atual.
http://www.piorski.com.br/
Loja: Rua Maria Tomásia, 698 – Aldeota – Fortaleza
Tel. +55.85 3433 1801 – piorski@gmail.com
Casa do Dragão encanta visitantes
Paraíso para os consumistas
Quase impossível visitar o Dragão Fashion e não conferir as maravilhas que estiveram à venda na Casa do Dragão. O espaço montado próximo ao Jardim da Delícias era um paraíso para os que apreciam o artesanato local e peças criativas.
Os itens variados agradaram a todos os gostos e bolsos. Arte solidária! É desta forma que se pode definir o espaço, os artesãos tiveram a oportunidade de expor e comercializar suas obras, que vão desde sandálias a peças de decoração.
As comunidades participantes do projeto foram beneficiadas com a oportunidade de terem seus trabalhos reconhecidos e os visitantes satisfeitos com a chance de adquirir peças inconfudíveis, produzidas com cuidado e de forma única.
Dragão do artesão
Por Danielle Estácio
Como todos os anos se reinventa, inova, agrega, e este ano o DFB traz muitas novidades. A primeira é que o evento congrega, com charme e vanguardismo, todas as artes. Como dizia Jean Paul Gaultier:"La mode est l'art du changement"(A moda é a arte da mudança), e como carro chefe das mudanças da sociedade, a moda traz consigo as Artes Plásticas e Visuais, Cinema e claro, o Artesanato. Este último, sempre ocupou espaço relevante no evento, trazendo para a sociedade a importância do artesanato local e solidário.
A relação entre essas duas expressões artísticas, artesanato e moda, existe há séculos. Desde a Antiguidade, passando pela Idade Média, e estacionou um pouco na segunda metade do século passado, com o pós-guerra. Depois de um boom de industrializados e produção em massa e como reflexo da sociedade atual, o individualismo é a característica que "rege" o homem do século XXI. E a atenção pelo manual, pelo artesanal, pelo único ganha de novo a cena.
Essa retomada do gosto pessoal e a valorização do trabalho personalizado, oriundo de pessoas humildes em sua maioria, traz uma nova perspectiva de vida e "massageia" o ego dessas pessoas. Falando em ego, é aí onde os empresários de moda e os estilistas entram em cena, ganhando com a mão -de-obra irrisória e enaltecendo o trabalho desses pequenos produtores, com a fachada de artesanato solidário. E infelizmente na grande maioria dos casos, o sistema de moda tem como base a redução máxima de custos, principalmente no que concerne a mão-de-obra. Ou se produz na China ou Indonésia, ou investe-se aqui mesmo, com o salário um pouco mais significativo e, em contrapartida, benefícios e isenções de impostos, e lógico, com o mérito de ''cidadão honorário".
CELEBRIDADES UNIDAS NO COMBATE AO CÂNCER DE MAMA
A Ogilvy & Mather escolheu uma forma simples e descontraída para chamar a atenção das pessoas sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama. A nova campanha criada pela agência para o Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC) volta a ter artistas como garotos-propaganda da causa. As peças publicitárias lembram um editorial de moda.
Desta vez, a campanha exclusiva para mídia impressa, traz personalidades como Mariana Weickert, Flávia Alessandra, Maria Clara Gueiros, Juliana Didone, Gustavo Leão, Dudu Nobre, Tiago Lacerda, Ellen Jabour, Marcio Garcia, Glória Pires, Daniele Suzuki e Rodrigo Santoro. A campanha está prevista para estrear no fim de março.
Alguns artistas assumem o papel de super-heróis, já que além da luta do dia-a-dia também precisam se preocupar com a detecção precoce do câncer de mama. Exemplo disso é a peça criada com a imagem da atriz Glória Pires – “Ela já foi enfermeira, empresária e babá. Hoje ela vai ser salva-vidas”, diz o texto da sua camiseta.
A nova campanha aborda ainda o bom humor. “Eu também faço o auto-exame. É pro meu samba não virar chorinho”, diz o texto de uma das camisetas que veste Duda Nobre. Todos os artistas estão vestidos com a nova coleção de camisetas do IBCC com o famoso símbolo do alvo. Cada unidade comercializada tem R$ 6,50 revertido para o IBCC.
História da Campanha
A campanha "O Câncer de Mama no Alvo da Moda" nasceu nos Estados Unidos, em 1994, quando o CFDA Council of Fashion Designers of América realizou a primeira campanha com o logo criado por Ralph Lauren. A edição americana arrecadou U$ 2 milhões que foram destinados ao Instituto Nina Hyde. Em 1995, a campanha chegou ao Brasil pelas mãos do Instituto Brasileiro de Controle do Câncer, primeira instituição internacional a licenciar a campanha e realizá-la fora dos Estados Unidos. Fundado em 1968 pelo Prof. Dr. João Sampaio Góes Jr., o IBCC, que fica na Zona Leste de São Paulo, já atendeu a mais de 3 milhões de mulheres, 85% pelo SUS.
Moda outono-inverno Extra invade as ruas
Lojas do hipermercado no Ceará contam com as acessíveis peças fashion para a estação
Seguindo as tendências mundiais da moda outono/inverno, as lojas Extra em todo o Brasil estão com sua coleção ao alcance dos clientes. Inspiradas no romantismo dos anos 20 e na força da mistura cultural étnica, o outono-inverno do Extra apresenta peças modernas e a preços acessíveis.
Misturando a memória dos anos 20 à vivacidade das cores vibrantes provenientes das influências étnicas, a coleção outono/inverno do Extra traz blusas fluidas e cheias de babados, boleros, sobreposições, peças com aplicações divertidas em silk screen e delicadas borboletas, além do clássico xadrez, tanto nas peças como em detalhes.
As calças seguem a tendência da cintura mais alta e pernas largas, no estilo pantalona. Já as saias são abaixo do joelho, em cores sóbrias ou xadrez vibrante, provando que a moda não precisa ser careta. Acessórios como botas, sandálias de saltos grossos ou as delicadas sapatilhas estilo bailarina são os mais indicados para harmonizar com o estilo que ganha as ruas.
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