quinta-feira, 3 de abril de 2008

ARTES PLÁSTICAS


Inscrições para 59º Salão de Abril terminam dia 19

A Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Fundação de Cultura, Esporte e Turismo (FUNCET), segue até o próximo dia 19 de abril com as inscrições para o 59º Salão de Abril – ARTE: DESEJO E RESISTÊNCIA. Nesta edição, a mostra vem reformulada e traz algumas novidades, tanto em seu conceito quanto na sua relação com a comunidade artística e com o público em geral.

A principal inovação é a realização da exposição no Centro de Referência do Professor e nos terminais de ônibus do Papicu e do Siqueira, simultaneamente, no período de 12 de junho a 21 de julho. A idéia é democratizar e facilitar o acesso da população, principalmente aquela que não percorre o circuito das galerias e museus, à produção artística contemporânea de Fortaleza e do restante do Brasil, instituindo novos espaços para fruição artística inseridos em lugares de intenso fluxo urbano, dentro de um circuito cultural descentralizado. O projeto museográfico desses lugares ficará a cargo do arquiteto André Scarlazzari, um dos especialistas mais bem renomados do Brasil.

De acordo com o edital, serão selecionados 45 artistas de todo o país, 15 a mais que em 2007, e cada um deles irá receber R$1.500. Em função desse aumento na quantidade de artistas contemplados, o prêmio concedido na edição anterior do Salão de Abril foi extinto. Segundo Maíra Ortins, da curadoria geral e da comissão organizadora do Salão, a proposta é melhor distribuir os recursos públicos. "Na 59ª edição do Salão de Abril eliminamos o caráter competitivo da exposição para dar espaço a um número maior de artistas brasileiros, mantendo o caráter nacional da mostra instaurado no ano passado", explica. Your browser may not support display of this image.

Os trabalhos candidatos ao Salão de Abril de 2008 serão selecionados por uma comissão julgadora/curadoria formada por três membros, sendo dois nomes nacionais e um local. Outra novidade da exposição é o reforço na segurança, que será feita por 80 homens, alternadamente em diferentes turnos, e na monitoria, que irá contar com um total de 42 monitores.

Cada artista poderá inscrever até três trabalhos em somente uma das categorias das artes visuais, podendo, no entanto, participar também de um trabalho em grupo uma categoria diferente. As categorias definidas pelo edital são: desenho, escultura, gravura, instalação, fotografia, objeto, pintura, performance, intervenção urbana, videoarte ou outras do gênero.

Para participar da seleção, as obras devem ser inéditas, tendo sido produzidas a partir de 2006. Os artistas precisam preencher uma ficha de inscrição e apresentar um portfólio, com um dossiê das obras candidatas ao Salão de Abril e currículo. Os artistas que foram premiados na 58ª edição da mostra não poderão participar
neste ano.

O tema ARTE: DESEJO E RESISTÊNCIA foi pensado a partir da constatação de que, na configuração atual do sistema das artes visuais, as diretrizes de uma ótica de mercado estabelecem a existência de alguns nós que amarram o sistema e sufocam o desejo. Dessa forma, a proposta do Salão de Abril de 2008 é resgatar uma política que contemple o desejo inquieto, questionador, que quer transformar, mudar; que amplia as possibilidades da arte. Your browser may not support display of this image.

A exposição se propõe a apresentar uma mostra da produção contemporânea das artes visuais do Brasil, em suas variadas vertentes, assim como afirmar a política pública municipal voltada para as artes visuais que contemple uma perspectiva sistêmica e integradora da sociedade.

O edital na íntegra, com mais informações sobre as inscrições e a seleção, pode ser conferido no portal da Prefeitura de Fortaleza (www.fortaleza.ce.gov.br).

CRONOGRAMA DO EDITAL DO SALÃO DE ABRIL
Inscrições: 04 de março a 19 de abril
Seleção das Obras 25, 26 e 27 de abril
Divulgação do resultado 29 e 30 de abril
Recepção das obras 01 de maio a 31 de maio
Período de Exposição 12 de junho a 21 de julho



CONTATOS: Maíra Ortins (85) 31051358 e Paulo Amoreira (85) 8724.3010, curadores gerais e comissão organizadora do 59º Salão de Abril.

Nenhum comentário: