quinta-feira, 3 de abril de 2008

DANÇA


Dia Internacional da Dança

>>> Ballet Hugo Bianchi é uma das atrações amanhã no Teatro José de Alencar

Terça, 29, Dia Internacional da Dança, o anfiteatro da Funcet será palco para o debate "Qual o papel do artista e das entidades culturais na potencialização das políticas de difusão em dança na cidade de Fortaleza?", a partir das 16h. A proposta é provocar uma reflexão sobre a dança e celebrar não só o prazer em dançar, mas também a concretização de conquistas artísticas nos âmbitos cultural, político e social. As comemorações serão encerradas com dois duos de Felipe Araújo, dentro do Projeto “Quarta em Movimento”. No duo "Umas doces lágrimas", ao lado de Tiago Braga, ele dança as relações pessoais e sexuais, sem medo e sem censura. A performance é uma crítica à homofobia e também uma ode ao amor que não conhece cor, raça, religião classe social nem sexo. No outro, ele contracena com Henrique Castro para tratar da questão do deslocamento a partir da passagem de transeuntes que seguem uma mesma estrada de um lugar qualquer no espetáculo “É Carona”. Depois dos espetáculos, um debate sobre a dança e seus conceitos. No Teatro José de Alencar, a programação começa às 9h, com “Boi Ceará”, dança do grupo do Mestre Zé Pio. Das 10h30 às 14h30 acontece a Mostra vídeo-dança/Ceará IV Bienal Internacional de Dança do Ceará, seguindo às 15h, no foyer, com apresentação de “Embolado”, com Carlos Antônio dos Santos e Ricardo Freire, do Grupo N Infinito, e às 16h, na Sala de Teatro Nadir Pápi Saboya, com “Ind Gente + Parece que foi ontem” com o grupo Cem (Centro de Experimentações em Movimento). Às 17h30 no foyer, a ProDança – Associação dos Bailarinos, Coreógrafos e Professores de Dança do Ceará - lança CD ROM e promove debate sobre projetos da instituição. A programação no TJA se encerra às 20h no palco principal, com o Ballet Hugo Bianchi e convidados.




O movimento da dança

A temporada 2008 do projeto Quarta em Movimento, do Núcleo de Dança da Funcet, tem início nesta quarta-feira, dia 09, às 20h, no Mercado dos Pinhões

A conquista de espaços para circulação de espetáculos de dança na cidade passa pelo projeto Quarta em Movimento, concebido e viabilizado através do Núcleo de Dança da Fundação de Cultura, Esporte e Turismo (Funcet) desde 2005. Na proposta original, objetivos complementares entre si: o estímulo à produção local, à descentralização, à experimentação e à dessacralização dos espaços instituídos para a dança. “Trata-se de uma política pública de difusão em dança, já que são pouquíssimos os espaços que se abrem para a dança contemporânea e experimental. Uma iniciativa de suma importância para o segmento”, sustenta Isabel Botelho, coordenadora do Núcleo de Dança da Funcet.

O Quarta em Movimento, que começou na própria sede da Funcet, entre escadas, terraços e jardins, foi dar no Mercado dos Pinhões, hoje palco oficial do projeto. Todas as quartas-feiras, a partir de 20h, é sob a estrutura de ferro que bailarinos, coreógrafos e grupos de dança têm espaço garantido para apresentar performances e trabalhos autorais ou de caráter experimental. Ao longo de 2008, quem sobe ao palco do Mercado são os seis selecionados no último edital de fomento à dança, lançado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Funcet. “Eventualmente, também vamos também convidar grupos profissionais para fazer uma interface com os iniciantes. Essa troca é necessária e rica”, enfatiza Isabel.

Durante o mês de abril, quem se apresenta nas noites de quarta é o bailarino Felipe Araújo. Ele é coreógrafo de dois duos. Em "Umas doces lágrimas", ao lado de Tiago Braga, dança para fazer uma crítica à homofobia; em "É Carona", contracenando com Henrique Castro, trata da questão do deslocamento a partir da passagem de transeuntes que seguem uma mesma estrada de um lugar qualquer. Felipe Araújo é remanescente do CEM (Centro de Experimentação em Movimento) e passou pelo Curso Técnico em Dança (SENAC/Secult/SESC).

Em maio, o grupo Expressart apresenta no local o espetáculo Vidas Secas, seguido, em junho, do grupo Anagrama, que assina o espetáculo Que Liberta. No mês de julho, o espetáculo Delicatessem fica à cargo da Cia. Datê. Em agosto, Edmar Cândido dança Respiro e em setembro Lúcia Machado apresenta Entretantos. “Para os meses de outubro e novembro vamos convidar dois dos selecionados no edital de manutenção de grupos da Funcet. E assim fechamos o ano cientes de que o Quarta em Movimento e a política dos editais contribuiu fortemente com a afirmação da dança cênica em Fortaleza, estimulando, de forma democrática e equitativa, veteranos e novatos”, afirma Isabel.

Quarta em Movimento \\ Espetáculos de dança, todas as quartas-feiras, às 20h, no Mercado dos Pinhões (entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioly).



OUTROS ESPETÁCULOS

ADVENTO DO SER - Espetáculo da cia. de Dança Ballet Baião, com direção de Gerson Moreno, na programação do Quinta com Drança, do Centro Dragão do Mar (rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema). As quintas de abril, às 20 horas. Ingressos: R$ 2 (inteira) e R$ 1 (meia). Informações: 3488 8600.

ENTRE E SAIA PELAS ENTRE SALAS - Espetáculo da cia. Etra de Dança Contemporânea, com direção de Edvan Monteiro. Às sextas de abril, às 19 horas, no teatro do Centro Cultural Bom Jardim (rua Três Corações, 400 - Bom Jarim). Grátis. Informações: 3491 5981 / 599.

Nenhum comentário: