terça-feira, 6 de outubro de 2009

PELO INTERIOR

Guaramiranga realiza Oktoberfest 2009

O evento acontecerá neste fim de semana e conta com shows da dupla Ítalo e Renno e da banda Dona Zefinha

A tradição alemã vai ganhar sotaque cearense. O resultado dessa mistura inusitada poderá ser conferido na Oktoberfest Guaramiranga 2009, que acontecerá nos dias 30 e 31 de outubro e 01 de novembro, no Sítio Guaramiranga. Considerado um dos maiores festivais de cerveja do mundo, a Oktoberfest chega ao Ceará, pela primeira vez, oferecendo ao público uma estrutura que promete marcar o calendário do turismo e da cultura da região.

Com expectativa de atrair aproximadamente 16 mil visitantes nos três dias de evento, a Oktoberfest Guaramiranga será realizada em uma área de 9 mil m² de mata atlântica, que engloba o “Parque das Trilhas”, com trilhas ecológicas, restaurante e esportes de aventura, banho de bica e dois lagos.

Para cada noite do evento haverá três shows com músicas alemãs e cearenses. Uma banda recepcionará os visitantes, seguida por dois shows principais, sendo um nome de destaque local e uma banda típica alemã, vinda do sul do Brasil. Entre as atrações confirmadas, estão a dupla Ítalo e Renno, a banda Cavalinho Branco (SC) e grupos de música folclórica do Ceará.

Já o humor, marca registrada do povo cearense, ficará por conta de Falcão. A programação terá, também, desfile com carros alegóricos expondo as matérias-primas do Maciço de Baturité, feira gastronômica, oficinas gourmet, palestras, passeios ecológicos, esportes de aventura e programação infantil. O festival promoverá, ainda, a Corrida da Cerveja inspirada na internacional “Drink & Run”.

A estrutura agregará restaurantes e bares espalhados pela Arena do Festival, tudo em pleno funcionamento durante a festa. Um dos principais diferenciais da festa está no projeto Carbon Free, que terá o compromisso de zerar a emissão de gases causadores do Efeito Estufa (GEE), como o gás carbônico (CO2). Para isso, será calculado o valor estimado de poluição gerado, sendo plantadas mudas de árvores em áreas de preservação da serra de Guaramiranga, em quantidade necessária para neutralizá-los, através da absorção gerada pelo processo de fotossíntese.

A atuação sócio-ambiental continua com a realização de cursos de capacitação da mão-de-obra, possibilitando a geração de emprego e renda para os habitantes da região. Além disso, parte da receita será destinada às obras de instalação do festival e empregada na reestruturação dos equipamentos culturais da cidade, contribuindo para o desenvolvimento da economia local.

De acordo com um dos organizadores da festa, Franciscus Galba, da Letra Viva Comunicação & Eventos, “o evento tem um planejamento de infra-estrutura que buscará a segurança e conforto dos visitantes e é completamente adequado às bases que fomentam o turismo ecológico, saudável e sustentável, com vistas a preservar a cidade, a natureza e beneficiar o Município, a região e seus habitantes”.

A Oktoberfest no Brasil e no mundo

>Dj Marquinhos, uma das atrações da festa na serra cearense

- A Oktoberfest (em alemão, "Oktober" significa outubro, e "Fest", festa ou festival) é um festival de cerveja que era celebrado originalmente na cidade de Munique, ao sul da Alemanha.

- A primeira Oktoberfest de Munique, em 1810, nada tinha a ver com a multidão de turistas, enormes canecos de cerveja e o parque de diversões da atual festa na capital da Baviera. Naquela época, foi instituída uma corrida de cavalos para comemorar o casamento do príncipe herdeiro Luís, mais tarde rei Luís I da Baviera, com a princesa Teresa de Saxe-Hildburghausen.

- No Brasil, a primeira edição foi em 1984, na cidade de Blumenau (SC). Em apenas 10 dias de festa o evento atingiu um públco surpreendente de 102 mil pessoas, o que na época representada mais da metade da população da cidade.

- Em 23 edições, a Oktoberfest Blumenau foi conferida por quase 15 milhões de pessoas. Em 2007 atraiu 690 mil visitantes.

Serviço:

Oktoberfest Guaramiranga 2009

De 30 de outubro a 1º de novembro de 2009

No Sítio Guaramiranga

Informações: 85-3283.2495

Nenhum comentário: