terça-feira, 6 de outubro de 2009

CINEMA DE ARTE, MOSTRAS, FESTIVAIS

O melhor do cinema francês

SESC e Embaixada Francesa realizam Mostra de Cinema Francês Contemporâneo


>>>Cena do filme “Tudo perdoado”, de Mia Hansen-Love, filme que será exibido no último dia da Mostra

No próximo dia 27 de outubro acontecerá a abertura oficial da Mostra de Cinema Francês Contemporâneo, no Centro Cultural SESC / Cine São Luiz, às 19h, com o filme A França (La France) do diretor Serge Bozon, que já confirmou presença no evento. A Adida Audiovisual da Embaixada da França no Brasil, Sra. Brigitte Veyne, também estará presente no coquetel de abertura. Essa é a primeira edição da Mostra, organizada em parceria entre o SESC e a Embaixada Francesa, fazendo parte do calendário oficial do Ano da França no Brasil.
Oito filmes franceses, produzidos entre 2000 e 2007 serão reproduzidos entre os dias 28 de outubro e 03 de novembro, com o objetivo de proporcionar o acesso a essas obras e o diálogo entre artistas, intelectuais e o público em geral. Para o SESC, promover a Mostra significa levar ao público brasileiro questões da contemporaneidade francesa, como mais um caminho para a compreensão das nacionalidades. Desta forma, o cinema, mídia que faz parte da programação da entidade desde os anos 70, cumpre sua missão educativa.
A curadoria dos filmes foi feita pela tradicional revista Les Cahiers Du Cinéma, promotora histórica da reflexão sobre a arte do cinema. Segundo Jean-Michel Frodon, diretor de redação da publicação até junho deste ano, os longas selecionados para exibição na mostra refletem a França contemporânea e não se assemelham esteticamente aos filmes da Nouvelle Vague. Porém, a narrativa, a crença na força do documentário e a audácia formal presentes no movimento francês da década de 60 podem ser encontradas ao longo da programação.
Programação dos filmes:
Data: 28/10 a 03/11
Sessões: 12h e 18h30
28/10 - 12h00 – A França (La France) – Serge Bozon
18h30 – Até Já (A Tout Suíte) – Benoit Jacquot
29/10 - 12h00 – Até Já (A Tout Suíte) – Benoit Jacquot
18h30 – Povoado Number One (Bled Number One) – Rabah Ameur-ZaÏmeche
30/10 - 12:00 – Povoado Number One (Bled Number One) – Rabah Ameur-ZaÏmeche
18h30 – A esquiva (L’Esquive) – Abdellatif Kechiche
31/10 - 12h00 – A esquiva (L’Esquive) – Abdellatif Kechiche
01/11 - 12h00 – O Último dos Loucos (Le Dernier des Fous) – Laurent Achard
18h30 – Assassinas (Meutriéres) – Patrick Grandperret
02/11 - 12h00 – O Último dos Loucos (Le Dernier des Fous) – Laurent Achard
18h30 – De Volta à Normandia (Retour en Normande) – Nicolas Philibert
03/11 - 12h00 – De Volta à Normandia (Retour en Normande) – Nicolas Philibert
18h30 – Tudo Perdoado (Tout Est Pardonné) – Mia Hansen-Love





Espaço Unibanco Dragão do Mar apresenta a Mostra do Cinema Espanhol Atual

Confira abaixo os filmes que serão exibidos gratuitamente a partir de semana que vem

PROGRAMAÇÃO
De 04 a 09 de novembro de 2009

Dia 04/11 (quarta-feira)

>>>Filme: A SOLIDÃO (La Soledad - foto)

Direção: Jaime Rosales – Espanha – 2007 – 133 min. – 14 anos

Distribuição: Consulado da Espanha

Sinopse: A história de duas mulheres. Adela que se muda de uma cidade pequena para Madri, onde começa uma vida nova com seu pequeno filho e Antonia, dona de um pequeno supermercado de bairro, cuja vida sossegada se vê alterada por problemas com suas duas filhas.

Dia 05/11 (quinta-feira)

Filme: MATAHARIS (Mataharis)

Direção: Icíar Bollaín – Espanha – 2007 – 95 min.

Distribuição: Consulado da Espanha

Sinopse: Carmen, Inês e Eva são detetivers particulares que não usam chapéu nem revólver, mas que fazem compras, trocam fraldas e tentam manter um relacionamento, enquanto trabalham revelando segredos alheios. As três descobrirão que há mentiras que não souberam enxergar e verdades que é melhor não revelar.

Dia 06/11 (sexta-feira)

Filme: SOB AS ESTRELAS (Bajo las Estellas)

Direção: Féliz Viscarret – Esapnha – 2007 – 107 min.

Distribuição: Consulado da Espanha

Sinospe: Benito Lacunza, trompetista de três quartos, um personagem deplorável e desocupado, volta a sua cidade natal em Natal para o enterro de seu pai. Ali descobre que seu bondoso irmão, Lalo, está a ponto de se casar. Sua noiva é Nines, uma mulher prematuramente castigada pela vida e mãe solteira, a quem Benito conhece de suas aventuras adolescente. Benito se predispõe a salvar Lalo de Nines, mas não conta a Ainara, a filha dela, uma garota rebelde e introvertida com que ele acabará travando uma insólita amizade.

Dia 07/11 (sábado)

Filme: [REC] ([REC])

Direção: Jaume Balagueró – Espanha – 2007 – 85 min.

Distribuição: Consulado da Espanha

Sinopse: A cada noite, uma jovem repórter de uma emissora local vai com sua câmera a um coletivo diferente. Esta noite ela irá com os bombeiros, na esperança secreta de ver ao vivo um incêndio espetacular. No entanto, a noite trancorre tranqüilamente até que recebem uma ligação de uma senhora que ficou trancada dentro de sua casa. No edifício onde vive, os vizinhos estão muito assustados. A mulher, emite gritos deseperadores. É só o início de um longo pesadeloe e de uma reportagem dramática e única no mundo.

Dia 08/11 (domingo)

Filme: SETE MESAS DE BILHAR FRANCÊS (Siete Mesas de Billar Francés)

Direção: Gracia Querejeta – Espanha – 2007 – 113 min.

Distribuição: Consulado da Espanha

Sinospe: Ângela e seu filho Guille viajam a uma grande cidade ante a repentina doença de seuLeo, seu pai e avô do garoto. Quando chegam, pouco depois do caloroso amanhacer de um dia de verão, Charo, amante de Leo, coloca a par da ruína do negócio de seu pai: um local onde se alinham sete mesas de bilhar.






8º Festival NÓIA

De 26 a 31 de outubro, Fortaleza é palco de mais uma edição do NÓIA – Festival do Audiovisual Universitário. Chegando à oitava edição, o NÓIA conta, na programação deste ano, com três mostras (uma nacional e duas estaduais), seminário e quatro oficinas. As atividades do Festival acontecem em quatro locais diferentes: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, SESC SENAC Iracema, Vila das Artes e Núcleo de Produção Audiovisual (NUPA) Marista.

A programação tem início na próxima segunda-feira (26) com a abertura das oficinas, que serão realizadas na Vila das Artes e na Faculdade Marista. No dia 27, acontece o lançamento da IV Mostra Cearense de Fotografia Universitária no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. A Mostra, que se estende até o dia 29 de novembro, é composta por 16 fotografias, selecionadas entre 170 trabalhos fotográficos inscritos.

Além das oficinas e da Mostra de Fotografia, o público em geral também pode participar da II Mostra Cearense de Bandas Universitárias, que acontece nos dias 29 e 30 de outubro (quinta e sexta-feira), a partir das 21h, no teatro do SESC SENAC Iracema (Rua Boris, 90 C, Praia de Iracema). Das 21 bandas do cenário musical cearense inscritas na Mostra, o público pode conferir a apresentação das 10 selecionadas.

O momento mais esperado da oitava edição do Festival NÓIA é a Mostra Nacional de Cinema Universitário nos dias 29 e 30 de outubro (quinta e sexta-feira), às 19h, no Cine-teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Nesta edição, 115 trabalhos inscreveram-se para concorrer ao Troféu NÓIA. Com produções vindas de vários estados do país, os selecionados deste ano são dos estados do Ceará (5), Rio de Janeiro (4), São Paulo (3), Minas Gerais (2), Rio Grande do Sul (2) e Paraná (1). Os 17 filmes selecionados para a Mostra deste ano estão divididos em quatro seções de exibição.

Dando continuidade ao incentivo à formação em audiovisual, o NÓIA realiza, em parceria com a Academia de Ciências e Artes (ACARTES), o Seminário “Cinema de Ponto a Ponto” – construindo uma ação audiovisual para a Teia 2010. O seminário acontece na quinta e na sexta-feira (29 e 30/10) das 14h às 18h na Vila das Artes (rua 24 de Maio, 1221, Centro). Além disso, quatro oficinas acontecem durante a programação do Festival: Produção Independente de Vídeo (dias 26 e 27 das 9h às 12h), Interpretação de Atores (dias 27, 28 e 29 das 14h às 18h), Apreciação de Curta-metragem (dias 28 e 29 das 9h às 12h) e Videoclipe (dias 29 e 30 das 9h às 12h). Com exceção da oficina de Interpretação de Atores, que acontece no Núcleo de Produção Audiovisual (NUPA) Marista (Av. Duque de Caxias, 101, Centro), as oficinas acontecem na Vila das Artes.

O ponto alto do 8º NÓIA fica por conta da cerimônia de premiação dos vencedores das três Mostras deste ano. Os vencedores serão conhecidos do público no sábado (31/10) a partir das 19h no Cine-teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Logo após, a partir das 22h, as bandas Tia Maria e Rede Run, vencedoras da I Mostra Universitária de Bandas, em 2008, fazem a festa de encerramento no Hey Ho Rock Bar (Rua José Avelino, 604, Praia de Iracema).

O Festival é um espaço destinado à divulgação da produção audiovisual realizada por universitários de todo o Brasil, à profissionalização de jovens e adultos por meio do audiovisual e à democratização do acesso de diferentes públicos às produções culturais, nas áreas de cinema, música e fotografia. Todas as atividades têm acesso gratuito. Confira a programação completa e os selecionados das três Mostras no site www.festivalnoia.com.

O NÓIA – Festival do Audiovisual Universitário é uma realização da Academia de Ciências e Artes – ACARTS em parceria com a produtora CICLOS Comunicação e Cultura.



CURTA PETROBRAS ÀS SEIS EXIBE ÚLTIMA PROGRAMAÇÃO DE 2009

Dia 9 de outubro, sexta-feira, entraram em cartaz os últimos quatro curtas-metragens do projeto Curta Petrobras às Seis 2009, no Espaço Unibanco Dragão do Mar.

Até o dia 03 de novembro o programa “Inocência” vai exibir “Tori”, de Andréa Midori Simão e Quelany Vicente, “Ilha do Rato”, de Bernard Attal e Joselito Crispim, “Piruetas”, de Haroldo Borges e “Passo”, dirigido por Alê Abreu.

As sessões acontecem às 18 horas com entrada franca.

O Curta Petrobras às Seis teve início em 1999, em apenas uma sala em São Paulo. Hoje em sua sexta edição, o projeto tem exibições em Aracaju, Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Guarulhos, Juiz de Fora, Natal, Niterói, Porto Alegre, Recife, Campinas, Rio de Janeiro, Salvador, Santos, São Paulo e Vitória. O Curta Petrobras às Seis é uma iniciativa do Circuito Espaço de Cinema, em São Paulo, com patrocínio da Petrobras através da Lei Rouanet.

FORTALEZA
Programação de 09/10 a 03/11/09
Sempre às 18h - Grátis

Espaço Unibanco Dragão do Mar
Centro Cultural Dragão do Mar
Rua Dragão do Mar, 41 - Fortaleza – CE

Programa: Inocência

Tori
Direção: Andréa Midori Simão e Quelany Vicente
SP – 2006 – 16 min – Fic – cor
São Paulo, década de 50, Emi, nissei de 8 anos, vai em busca do paradeiro de seu irmão.

Ilha do Rato
Direção: Bernard Attal e Joselito Crispim
BA – 2005 – 18 min – Fic – cor e p&b
Bitchu é um menino das Palafitas. No caminho da escola, ele vende "sonhos" para ajudar sua família. Mas o sonho real de Bitchu é de achar um jeito para navegar...

Piruetas
Direção: Haroldo Borges
BA – 2007 – 14 min – Fic – cor
Um garoto e seu avô têm suas vidas transformadas quando um circo chega na pequena cidade onde vivem. O universo mágico do circo resgata no velho uma juventude adormecida ao mesmo tempo em que faz com que o garoto deixe de lado a televisão e embarque numa nova brincadeira.

Passo
Direção: Alê Abreu
SP – 2007 – 4 min – Animação – cor
Um pássaro tenta escapar de sua gaiola.

Classificação: 16 anos

Nenhum comentário: