terça-feira, 6 de outubro de 2009

NOVELAS



Drama aumentará Ibope de “Viver a Vida”

Personagem de
Alinne Moraes, que fica tetraplégica, é um dos trunfos da trama global

O acidente que vai deixar Luciana (Alinne Moraes) tetraplégica nos próximos capítulos de ‘Viver a Vida’ marca um recomeço para a personagem e para a novela de Manoel carlos. A cena trágica foi gravada parte na Jordânia e parte em Itaguaí, na noite de último sábado. O autor da história, acredita que o drama da modelo vai aumentar os índices de audiência. “Apesar da normalidade, tenho certeza que iremos crescer a partir do acidente de Luciana”, aposta o autor.
‘Caras & Bocas’ chegou a bater ‘Viver a Vida’ por 36 a 35. Mas Manoel Carlos demonstra tranquilidade ao analisar o quadro. “Estamos absolutamente dentro (até com vantagem) dos últimos resultados das cinco ou seis novelas que nos antecederam. Não existem mais — desde ‘Páginas da Vida’ — índices altos, na faixa dos 40 pontos, a não ser após o capítulo 100 (metade da novela)”, afirmou.
Há pouco mais de um mês no ar, a novela das oito da Globo marca 35 pontos de média. No mesmo período, suas antecessoras alcançavam números parecidos, de acordo com dados oficiais do Ibope: ‘Caminho das Índias’, 33; ‘A Favorita’, 36; ‘Duas Caras’, 35; e ‘Paraíso Tropical’, 38.

Luciana, que até o momento se mostrou uma garota mimada e invejosa, vai ver sua vida virar de cabeça para baixo. A moça está empolgada com sua primeira sessão de fotos no exterior e por ter conhecido o aventureiro Bruno (Thiago Lacerda), com quem chega a trocar beijos. Mas por ser imprudente, ela se indispõe com Helena (Taís Araújo). É justamente depois de uma discussão feia com a madrasta que um trágico acidente deixa Luciana tetraplégica. Seu namoro, que já estava balançado, chega ao fim e Jorge (Mateus Solano) a abandona. Luciana é acolhida pelo irmão gêmeo do rapaz, Miguel, e os dois começam a namorar. Helena, por sua vez, vai se sentir culpada, pois nega carona à enteada e justamente depois disso o ônibus em que Luciana está capota.


Dora trabalhará na casa de Helena

Em breve, a vida de Dora (Giovanna Antonelli) passará por uma virada em "Viver a Vida", da Globo. A interesseira vai mostrar a que veio e se mudará de mala e cuia para a casa de Marcos (José Mayer), seu amante, e de Helena (Taís Araújo), no Rio. Quando isso acontecer, a bela deverá estar grávida do empresário. Para evitar ser abandonada, como aconteceu com o pai de sua primeira filha, Rafaela (Klara Castanho), Dora conseguirá um trabalho como empregada doméstica na mansão de Marcos. Assim, transformará a vida do amante em um inferno. Helena, que também estará grávida, não saberá de nada e sofrerá nas mãos da rival e de Rafaela.





Eliana interpreta ela mesma em novwela do SBT

>>>Apresentadora posa ao lado do elenco e acerta os detalhes da cena com o diretor de "Vende-se um véu de noiva", Antonio Piá

Eliana grava cena em Vende-se um Véu de Noiva, de Iris Abravanel, e interpreta ela mesma. O capítulo está previsto para ir ao ar na segunda semana de novembro.
Ao chegar na cidade cenográfica, a apresentadora acerta os detalhes da cena com o diretor Antônio Piá e elenco.
Seguindo o roteiro, Eliana vai à badalada lanchonete Rock’n’Burguer conversar com Cris (Talita Castro), proprietária do dinner, e Patrícia (Veridiana Toledo), a garçonete.
Por lá, Eliana bate um papo com as personagens a respeito da AME – Associação de Mulheres Encantadas. Interessada pela mobilização das mulheres, a apresentadora convida Cris e Patrícia para participar de seu programa num quadro de entrevistas.
Entre os intervalos, Eliana atende aos pedidos dos figurantes e posa para fotos e concede autógrafos. Os atores Maurício de Barros e Janaína Lince também participam da cena.



Confira detalhes da nova temporada de Malhação


Conflitos que independem de tribo e que fazem parte da vida de qualquer adolescente são o tema de ‘Malhação ID’, que estreia dia 09 de novembro na Rede Globo. Escrita por Ricardo Hofstetter, com direção geral de Mário Márcio Bandarra e direção de Paola Pol, a trama mostra a conturbada busca pela identidade que tanto aflige esta geração. Os estudantes do colégio Primeira Opção querem ser únicos, originais, mas sem estarem sozinhos. E, neste caminho, aventuras, romances, esportes, games, músicas e muito humor fazem parte da vida destes jovens que têm muito a dizer. “Todos os personagens estarão discutindo o que querem para suas vidas profissional, amorosa, familiar, fraternal, social, sexual e política. Os jovens estão muito ligados no que acontece no mundo. Eles têm acesso a uma quantidade enorme de informações e, por isso, são mais maduros. Na trama, estes assuntos serão abordados de uma maneira ágil e divertida, buscando um ângulo diferente para encarar o problema”, explica Hofstetter.



Ao estruturar o programa com a riqueza do universo adolescente, nasceu uma nova temporada, com diferenciais nunca experimentados. E o improviso se impôs a uma nova situação. O autor e os diretores trazem para a atração construções de stand-up comedy e o humor passa a ser um dos ingredientes desta temporada. “Este ano gostaria de contar mais com improvisos. Acho que esse é o caminho da dramaturgia do futuro e é bom trabalhar com essa garotada porque eles não têm fórmulas prontas. Tudo isso é muito gostoso porque dentro da arte que fazemos podemos encontrar energia com esses jovens. Acredito que eles têm uma característica que é desejável em todo elenco: sonho latente”, define Bandarra.



O fio condutor desta história nasce do encontro de Bernardo (Fiuk) e Cristiana (Cristiana Peres), rodeado de diferenças e descobertas. Opostos que se atraem, mas aos poucos. Bernardo é um jovem rico e inconsequente, que adora se divertir com os amigos; Cristiana é uma adolescente pobre, séria e preocupada em ajudar a quem precisa. Ele sempre teve tudo o que quis, é filho do empresário Paulo Roberto (Tarcísio Filho) e mora em um casarão com o pai, a mãe Cissa (Vera Zimmerman) e a irmã Clarinha (Luciana Didone). Ela luta pelo que quer e é filha do caseiro dessa mansão, Antônio (Sergio Mastropasqua), e mora com o pai e a irmã Nanda (Giovana Echeverria).



Bernardo e Cristiana são alunos do Primeira Opção, um antigo colégio de classe média que pertence ao diretor e professor de Filosofia, Livramento (José de Abreu). Os melhores amigos do jovem são Beto (Murilo Couto), Bia (Mariana Molina) e Tati (Élida Muniz), que juntos formam o quarteto mais famoso do local. Cristiana divide todos os seus segredos com Victor (Erich Pelitz), que está entre os alunos mais inteligentes da escola. Para Bandarra, a presença da escola confere realidade à trama: “Estamos resgatando o conceito do bairro com um colégio tradicional. O público deve reconhecer uma certa urbanidade na nova temporada”, afirma.



Um dos pontos de encontro dos estudantes fora da escola é o Rocket Stone, mais conhecido como roller, frequentado por jovens que adoram conversar, ouvir música e praticar esportes, como hóquei sobre patins e basquete . O dono do roller é Anselmo (Leandro Hassum), um ex-patinador de sucesso que está viajando e confia à ex-noiva Zuleide (Priscila Marinho) a tarefa de administrar o espaço. Essa e outras atividades, como surfe, atletismo, patinação artística, boxe, natação e futebol, estarão presentes na trama.



Zuleide ainda administra uma república de estudantes no Himalaia, edifício assim conhecido devido à quantidade de escadas que os condôminos precisam subir e descer todos os dias para chegar em casa, já que não há elevador. Os primeiros moradores da república são sua sobrinha Juju (Rafaela Ferreira) e Jotapeg (João Maia), um jovem viciado em jogos eletrônicos que se sente mais à vontade com o relacionamento virtual do que real.



O inusitado encontro entre Emílio (Lafayette Galvão) e Reco (Daniel Belmonte) garante momentos de diversão em ‘Malhação ID’. Emílio foi um grande comediante da Rádio Nacional que ficou amargo com o passar do tempo e reencontra um pouco da alegria ao ajudar o jovem Reco, aluno mais engraçado do Primeira Opção, a fazer stand-up comedy. Outros personagens também são contagiados pela comédia: “O humor estará espalhado por todos os núcleos do programa, sem exceção. Além do Emílio e Reco, teremos a irmã mais nova do protagonista, Clarinha (Luciana Didone), que tem tiradas hilárias e muito avançadas para sua idade; a Zuleide (Priscila Marinho), gerente do Rocket Stone, que conversa com ela mesma o tempo todo; e o Casca (Glaucio Gomes), professor de química que foi líder de uma famosa banda brasileira de heavy-metal nos anos 1980, entre outros”, revela o autor.



Emílio viverá uma grande história de amor que estará, porém, recheada de mágoas do passado. Ele foi casado com Nélia Drummond (atriz a ser escalada) e as diferenças de opiniões os levaram para caminhos distintos: ele tornou-se um senhor ranzinza e ela, uma atriz famosa. O reencontro dos dois vem para provar que amor não tem idade. Outra que tem de se adaptar às mudanças impostas pelo destino é Samira (Thaís Botelho), estudante muçulmana que se muda para o Brasil e passa pela experiência de viver em uma sociedade muito diferente da sua. No meio de toda esta turma e nesta diversidade de conflitos circulam quatro alunos do antigo Múltipla Escolha: Domingas Gentil (Carolinie), Fernandinho Chalfon (Johnny Massaro), Bruno (Caio Castro) e Caju (Rael Barja).



Para abrigar esta nova turma, a cidade cenográfica de ‘Malhação’ foi remodelada e ganhou uma rua com dez prédios, uma praia cenográfica, uma república e lugares descolados para a galera se encontrar. “Um programa que existe há tanto tempo precisa se reinventar e sentimos a necessidade de expandir os ambientes para que as histórias aconteçam fora da escola também. Como teremos uma cara específica, é legal termos uma cenografia que corresponda a ela. Por isso, mexemos um pouco na parte da cenografia e do figurino”, afirma o diretor, apostando na urbanidade da nova temporada.



A nova temporada de ‘Malhação’ promove um brinde ao encontro de gerações ao misturar conflitos contemporâneos com o clima que embalou os anos 80. A referência dessa década influencia a estética e a trama do programa, estando presente na cenografia e arquitetura; no figurino e em suas modelagens; nas histórias que se desenrolam na pista de patinação, febre na época; ou até mesmo na trilha sonora composta por clássicos da época agora revisitados por novas bandas.



Atento ao universo virtual, o site desta temporada traz novidades para os internautas. Websérie, blogs, podcast, games e o universo de Malhação ID estarão presentes na página da atração - www.globo.com/malhacaoid : "Será um ambiente na web onde os personagens vão dividir suas vivências e experiências com os fãs", explica Giuliano Chiaradia, diretor de novas mídias do programa. O site contará com material exclusivo produzido especialmente para o espaço online e, entre as novas atrações, estão o "Escondidinho", onde só é possível entrar com uma senha especial; os blogs da Domingas e do Primeira Opção; e o Fórum, um dos pilares da comunidade, que vai promover a participação do público discutindo temas apresentados na TV.



Na home da Rede Globo - www.redeglobo.com.br -, jogos e brincadeiras, como o "Beijo da Juju", um gift animado para compartilhar com os amigos, e o "Guarda-Roupa da Tati", onde será possível escolher a roupa da jovem vivida por Élida Muniz, que é apaixonada pelo mundo da moda, também marcarão a estreia da nova temporada da série.



“Demorei muito pra te encontrar / Agora eu quero só você / Teu jeito todo especial de ser / Fico louco com você”

(Só Você - Vinícius Cantuária)



Paulo Roberto (Tarcísio Filho), pai de Bernardo (Fiuk), acaba de comprar uma mansão e precisa contratar um caseiro de total confiança para administrá-la. Antônio (Sergio Mastropasqua), pai de Cristiana (Cristiana Peres) e um grande amigo do passado, é a pessoa perfeita para o trabalho. Após aceitar a proposta, ele se muda com as filhas Cristiana (Cristiana Peres) e Nanda (Giovana Echeverria) para a casinha dos fundos da mansão.



No último dia de férias, Cristiana (Cristiana Peres) está praticando patinação artística no Rocket Stone quando Bernardo (Fiuk), Beto (Murilo Couto), Tati (Élida Muniz) e Bia (Mariana Molina) aparecem querendo usar a pista e expulsar a jovem do local. Decidida, ela avisa que eles devem aguardar o fim de seu treino. Para fazê-la desistir de patinar, Bernardo passa a imitar todos os seus passos. Ele consegue o que quer, mas a estudante só sai do roller após derrubar o jovem na frente de seus amigos.



Definitivamente, não é um bom começo para uma história de amor. Sem imaginar que seus filhos já se conheceram, Paulo Roberto (Tarcísio Filho) e Antônio (Sergio Mastropasqua) apresentam suas famílias. Cristiana (Cristiana Peres) mal pode acreditar que terá que conviver com aquele garoto mimado e irresponsável.



“E no balanço das horas tudo pode mudar”

(Tudo Pode Mudar - Joe e Ronaldo Santos)



Na véspera do início do ano letivo, Bernardo (Fiuk) se reúne com Tati (Élida Muniz), Bia (Mariana Molina), Beto (Murilo Couto) e Nanda (Giovana Echeverria) para planejar a volta às aulas em grande estilo. Os quatro são populares no Primeira Opção e as armações de Bernardo (Fiuk) são famosas no colégio. Dessa vez, ele pretende pousar com seu balão no pátio da escola, e conta com a ajuda dos amigos para que tudo dê certo. Apesar de já ter feito o curso e faltar apenas uma hora para conseguir a autorização para pilotar um balão, Bernardo (Fiuk) não tem brevê. Mas isso é apenas um detalhe para um jovem que gosta de curtir a vida intensamente.



Os preparativos para voltar às aulas em grande estilo incluem várias arbitrariedades. O garoto acha que está tudo pronto para a decolagem, quando o instrutor avisa que o tempo pode mudar e suspende o voo. Bernardo (Fiuk) finge acatar a decisão, mas aproveita um instante de distração para decolar com seus amigos. O tempo não colabora e os estudantes são surpreendidos por uma forte tempestade. Instantes depois, o balão cai em uma espécie de caverna e todos ficam presos. Com esforço, encontram uma saída através de um pequeno buraco. Todos se salvam, exceto Rita (Olívia Torres), uma amiga do colégio, que não consegue sair do local.



Bombeiros são chamados e o acidente é noticiado pela imprensa. A demora no resgate faz com que Bernardo (Fiuk) desconfie que a jovem não quer ser salva, pois tem motivos para isso. Rita (Olívia Torres) tem um péssimo relacionamento com seu pai e com sua madrasta. O estudante se arrisca para ajudar a amiga, e a convence a se entender com sua família. Com a atitude, Bernardo (Fiuk) é considerado um herói.



Enquanto isso, Cristiana (Cristiana Peres) está irritada com a irresponsabilidade do rapaz que, além de ter deixado uma adolescente soterrada, pôs em risco a vida de sua irmã e cancelou o primeiro dia de aula.



Agindo de forma bem diferente, Cristiana (Cristiana Peres) sempre pensa nas pessoas ao seu redor. Ao ser abordada por um mendigo na saída da escola, resolve levá-lo para sua casa, mas sua decisão é repreendida por todos. Ela sabe que não tomou a melhor atitude, mas cuida para que seu novo amigo consiga um emprego, mesmo sem saber o que fará com os outros milhões de mendigos que existem no mundo.



“Eu gosto tanto de você / Que até prefiro esconder / Deixo assim ficar / Subentendido / Como uma ideia que existe na cabeça / E não tem a menor obrigação de acontecer”

(Apenas mais uma de amor – Lulu Santos)



Bernardo (Fiuk) cultiva um bom relacionamento com seus pais e com sua irmã Clarinha (Luciana Didone) e leva uma vida sossegada já que nunca precisou de esforço para conseguir o que quer. Um dia, porém, ao chegar da escola, encontra a Polícia Federal em sua casa. Eles estão à procura de Paulo Roberto (Tarcísio Filho) e Cissa (Vera Zimmermann), pois a empresa da família, a CPRO, está sendo acusada de desvio de verbas públicas. Definitivamente, os dias de Bernardo não serão mais os mesmos. Seus pais fogem e ele passa a morar com o caseiro, Antônio (Sergio Mastropasqua), pai de Cristiana (Cristiana Peres). Aos poucos, o jovem aprende como é a vida de quem não tem tanto dinheiro.



Ele e Cristiana (Cristiana Peres) ficam mais próximos, descobrem que um não é exatamente como o outro pensava e acabam se apaixonando. Para que este amor dê certo, porém, os dois terão que superar muitos obstáculos. Entre eles estão Tati (Élida Muniz), Bia (Mariana Molina) e Nanda (Giovana Echeverria), as meninas que se dizem apaixonadas por Bernardo e disputam o posto de namorada.



“Eu quero levar / Uma vida moderninha / Deixar minha menininha / Sair sozinha / Não ser machista / E não bancar o possessivo / Ser mais seguro / E não ser tão impulsivo.../ Mas eu mordo de ciúme...”

(Ciúme – Roger Rocha Moreira)



Bia (Mariana Molina) e Tati (Élida Muniz) morrem de amores por Bernardo. Como andam sempre juntas, se tratam como amigas, mas, quando o assunto é o galã da escola, sabem que não podem confiar uma na outra. Elas disputam o rapaz de maneira velada e carregam a esperança de se tornar namorada de Bernardo (Fiuk), que foge com a desculpa de que só assumirá um compromisso no final da faculdade. Quando Bia e Tati perceberem que Bernardo (Fiuk) está apaixonado por Cristiana (Cristiana Peres), farão o possível para afastá-la dele.



Muitas destas histórias acontecem no roller, gerenciado por Zuleide (Priscila Marinho), que já foi noiva de Anselmo (Leandro Hassum). O espaço é frequentado por jovens que adoram conversar, ouvir música e praticar esportes, como hóquei sobre patins. Essa e outras atividades como o surfe, atletismo, patinação artística, boxe, natação e futebol também estarão na temporada.



“Você diz não saber / O que houve de errado / E o meu erro foi crer / Que estar ao seu lado / Bastaria! / Ah! Meu Deus! / Era tudo o que eu queria ”

(Meu erro – Hebert Vianna)



Nanda (Giovana Echeverria) tem uma relação de amor e ódio com a irmã Cristiana (Cristiana Peres). Ao mesmo tempo que a admira, sabe que nunca será igual a ela. Por isso, sente ciúmes da sua competência e acha que Antônio (Sérgio Mastropasqua) sempre privilegia a irmã, quando, na verdade, ele está tentando protegê-la dos estragos que pode causar com seu ciúme. Assim como várias meninas do colégio, Nanda é apaixonada por Bernardo (Fiuk) e acredita que é correspondida quando ele a trata com carinho. Cristiana (Cristiana Peres) tenta alertá-la explicando que Bernardo (Fiuk) a considera uma irmã mais nova, mas Nanda (Giovana Echeverria) acha que é inveja e não dá ouvidos. Ao perceber que Cristiana (Cristiana Peres) está interessada no rapaz, ela declara guerra.



“Eu jogo um charme, alguém me vê / Nada acontece, não sei porque / Se eu não perdi nenhum detalhe / Onde foi que eu errei / Ainda encontro a fórmula do amor”

(Fórmula do Amor – Leoni e Léo Jaime)



Valentina (Julia Bernat) e Lucca (Erik Vesch) não formam um casal tradicional, mas são apaixonados um pelo outro. Lucca (Erik Vesch) é tímido e não tem coragem de se declarar, mesmo quando ela se insinua seguindo os conselhos das amigas. Valentina (Julia Bernat), por sua vez, não tem muita paciência para assuntos de menina e acha chato ter que esperar Lucca (Erik Vesch) convidá-la para sair. O namoro dos dois é quase perfeito.



Lucca (Erik Vesch) nunca gostou de arcar com as responsabilidades tradicionalmente atribuídas ao gênero masculino e Valentina (Julia Bernat) é mais moderninha. Ele ama andar na garupa da scooter da namorada e adora quando ela o defende de um garoto marrento. Valentina (Julia Bernat) também adora pegá-lo em casa e pagar a entrada do cinema, mas não gosta quando ele quer discutir a relação. O jeito invertido do casal gera problemas com os amigos, que não aceitam a relação dos dois. Se não fosse por isso, eles teriam encontrado a fórmula do amor.



“Perdi meu amor / No paraíso / Dou tudo que tenho / Por um aviso / Seja sob sol / Ou debaixo de chuva / Minha alma geme por você”

(Mais uma de amor – Ricardo Barreto / Antônio Pedro / Bernardo Vilhena)



A maioria das amigas de Maria Claudia (Isabella Dionísio) pensam em se formar, fazer faculdade, viajar e curtir a vida. Ela, porém, sonha em se casar e ser dona de casa. Toda a turma acha um absurdo uma garota inteligente e bem informada como ela ter um sonho tão antiquado, mas Maria Claudia (Isabella Dionísio) tem a certeza de que é isso o que quer para o futuro. Os garotos fogem da jovem para não serem pressionados a subir no altar no primeiro dia de namoro.



“Isso me dá / Tic Tic! Nervoso / Tic Tic! Nervoso / Tic Tic! Nervoso...”

(Tic Tic Nervoso – Kid Vinil)



Na pracinha do bairro, Cristiana (Cristiana Peres) conheceu Emílio (Lafayette Galvão), um senhor ranzinza e mal-humorado. A estudante, contudo, adora conversar com ele graças a sua veia cômica latente. Aos poucos, Cristiana (Cristiana Peres) vai conhecendo a história de Emílio (Lafayette Galvão) e descobre que ele trabalhou na Rádio Nacional, onde foi contemporâneo de grandes humoristas brasileiros. Ele conta que fez chanchadas e shows pelo Brasil em parceria com sua esposa, Nélia Drummond, também comediante e por quem era apaixonado. Sua carreira entrou em decadência quando ela recebeu o convite para fazer carreira solo na TV. Os dois se separaram e Emílio (Lafayette Galvão) se tornou amargo e depressivo.



Emílio (Lafayette Galvão) só reencontra um pouco da alegria ao ajudar o jovem Reco (Daniel Belmonte), o aluno mais divertido do ‘Primeira Opção’. Juntos, os novos amigos vão apresentar imperdíveis construções de stand-up comedy ao longo da história.



Cristiana (Cristiana Peres) conta com a ajuda do ex-comediante nos trabalhos comunitários que realiza. Sem saber que se trata de sua ex-mulher, Cristiana (Cristiana Peres) tenta ajudar o amigo e leva os trabalhos dele para uma famosa atriz conhecer. Ao descobrir que ela é Nélia Drummond e que os dois já foram casados, a estudante vai tentar reaproximá-los, em mais uma de suas missões.



Cenários neutros, personalidades em destaque



Para abrigar os novos cenários de ‘Malhação ID’, a cidade cenográfica teve a metragem quadrada duplicada e passou por transformações para receber os personagens e as histórias. A temporada terá uma movimentada rua e ambientes ao ar livre, o que trará luminosidade ao programa. “Quisemos resgatar a ideia de diversão na rua, como um ponto de encontro e bate-papo, por isso destacamos esse espaço construindo uma avenida inteira, com 10 prédios”, explica o cenógrafo Cláudio Domingos.



Nesta rua, estão localizados o colégio Primeira Opção, cuja arquitetura dos anos 30 evidencia o seu tradicionalismo, e o edifício conhecido como Himalaia, onde funcionará uma espécie de república dos estudantes. Na trama, o apartamento dos jovens moradores fica no quinto andar e o prédio não possui elevador, por isso a escadaria promete divertidas situações, já que é preciso fôlego para enfrentar a maratona de subir o Himalaia todos os dias. A decoração do apartamento deles mescla peças garimpadas em brechós do Rio de Janeiro, com ambientes neutros para que os jovens moradores possam decorar o espaço, imprimindo nele sua identidade.



No processo criativo, os anos 1930 e 1980 inspiraram as equipes de cenografia e de figurino. “Buscamos referências no passado. Um ambiente com uma arquitetura clássica permite que todos os tipos de jovens o frequentem”, afirma o cenógrafo. Seguindo este conceito, o point Rocket Stone tem uma fachada clássica. “É como se aquele espaço outrora conhecido tivesse sido abandonado até ser recuperado por alguém”, diz Cláudio.



O programa terá outros cenários importantes como o exterior do roller, onde foi construída uma praia cenográfica, e, nos fundos da mansão da família Oliveira, a casa mais simples de Antônio (Sergio Mastropasqua). Dentro da estética do programa, o cenário é um pouco mais neutro para que o figurino possa trabalhar livremente com os personagens.



Figurino e caracterização – A forma da identidade



Assim como a cenografia, o figurino buscou referências nos anos 80 para destacar o tema da temporada e criar a identidade dos personagens. “Quis trabalhar com camisetas inspiradas nos nessa época e algumas peças de brechós. Trouxemos cores como pink, neon e laranja, incorporando a estética do programa”, explica a figurinista Ellen Milet.



Em suas pesquisas para compor o visual dos personagens, a figurinista também descobriu que muitos adolescentes compram roupas pela internet e, pela primeira vez, incorporou estas peças ao acervo do programa. “Conversando com alguns jovens, percebi que muitos compram na rede camisetas, tênis e acessórios. Por isso, além de peças garimpadas em brechós e lojas, e confeccionadas por nós, incluímos artigos comprados na internet”, diz.



O figurino de cada personagem destaca a sua personalidade. Tati (Élida Muniz), que é estudante de moda, tem um figurino eclético com peças compradas na internet e roupas de marca. Jotapeg (João Maia) só tem uma roupa porque não liga para a aparência: ele carrega uma marcante jaqueta original dos anos 80 adquirida em brechó. O figurino de Rita (Olívia Torres), uma garota acima do peso que tem baixa auto-estima, foi estruturado em cima de enchimentos. “O guarda-roupa da Cristiana (Cristiana Peres) tem mais roupas compradas em brechó. Já Bernardo (Fiuk), que é um garoto riquinho, usa tudo do bom e do melhor e ousa em relógios e camisetas coloridas”, ressalta a figurinista.



Para trazer à tona a personalidade dos personagens entrou em ação o caracterizador Marcelo Dias da Silva, responsável pelo visual dos atores jovens: “Alguns personagens vão ter estilos próprios bem marcados, como a Rafaela Ferreira, que raspou a nuca para viver a Juju, e a Isabella Dionísio, que ganhou um corte chanel graças ao romantismo de sua personagem Maria Claudia”, comenta ele.



A praticidade da protagonista Cristiana (Cristiana Peres) está refletida em madeixas mais escuras e um corte curto e contemporâneo. Para representar a estudante de moda Tati, Élida Muniz encaracolou os cabelos, assumindo um ar black power. “De todos os personagens, a Tati é a única que tem a maquiagem evidente porque é muito vaidosa e ainda estuda moda”, explica o caracterizador. “Com os demais, minha preocupação é trabalhar com o frescor da juventude através de um rosto mais limpo”, completa. No elenco masculino, Ricky Tavares passou por uma transformação mais radical e pintou o cabelo de louro para se transformar no jogador de hóquei e surfista Rodrigo.



Entrevista com o diretor geral Mário Márcio Bandarra



Mário Márcio Bandarra entrou na Rede Globo em 1976, ainda estudante de Comunicação Social, para estagiar como auxiliar de produção do falecido diretor Herval Rossano. Em seguida, tornou-se assistente, coordenador de produção, editor e, em 1980, diretor. Entre alguns de seus principais trabalhos destacam-se ‘Armação Ilimitada’ (1985), ‘Labirinto’ (1998), ‘O Cravo e a Rosa’ (2000), ‘O Clone’, ‘Caldeirão do Huck’ (2005), ‘Malhação’ (2003 – 2005) e ‘Força-Tarefa’ (2009). Este ano, ele assume a direção geral da nova temporada de ‘Malhação’.



Por que a nova temporada do programa se chama Malhação ID?


Mário Márcio Bandarra: Quando começamos a trabalhar o tema “identidade” pensamos em uma maneira de levá-lo para o nome e para a abertura do programa como uma forma de definir o conceito de temporadas. Por isso, fizemos uma pesquisa e concluímos que acrescentar à ‘Malhação’ a sigla “ID” seria a melhor alternativa. Além de fazer jus ao tema, “ID” remete à carteira de identidade e à forma como os jovens se comunicam hoje através de rádios.



Como surgiu a ideia de trabalhar com o conceito de camisetas como expressão de identidade na abertura e vinhetas do programa?

Mário Márcio Bandarra: Em nossas pesquisas sobre o tema, concluímos que as pessoas se definem através das estampas das camisetas que vestem. Por isso, decidimos que cada personagem iria usar na abertura do programa uma camiseta que estampasse a sua personalidade e revelasse para o público o que ele é ou está buscando ser. O curioso é que eu nunca tinha me dado conta dessa forma de expressão e agora me pego observando o que as pessoas trazem estampado em suas roupas!



Como foi a escolha do elenco?

Mário Márcio Bandarra: A primeira etapa foi uma entrevista feita por mim e pela minha equipe, na qual conhecemos um pouco mais do candidato e trabalhamos com um teste de improviso. Após a etapa de entrevistas, formamos grupos de dez candidatos para ver como eles interagiam. Os testes de texto foram a última etapa porque acredito que esse é um programa que vive das verdades que esses adolescentes podem emprestar aos personagens. E, para isso, é preciso conhecer um pouco dos atores.



A faixa etária do elenco desta nova temporada diminuiu um pouco. Por quê?

Mário Márcio Bandarra: Baixamos a idade do elenco para dar aos temas que vamos discutir a pureza que eles merecem. Não podemos falar de primeiro beijo com uma atriz de 23 anos porque não é verdade, por melhor atriz que seja. O que é legal é quando você vê que aquela pessoa tem dificuldade de fazer aquilo porque você se reconhece naquela trama. É como misturar o drama com a ficção.



Você e Ricardo Hofstetter já trabalharam juntos em duas temporadas de ‘Malhação’. Como funciona essa parceria?

Mário Márcio Bandarra: É muito bom porque conversamos bastante e nos damos bem. Somos amigos, trocamos idéias e, por isso, dá certo. O Ricardo escreveu um livro maravilhoso (“A Verdadeira História de Bimba: o Bambambã do Colégio” – Editora Rocco) sobre um adolescente que tinha fama de fazer sucesso entre as meninas, mas não ficava com ninguém e eu queria muito que ele trouxesse esse personagem para ‘Malhação’. Consegui, o Bimba (Cristiano Sauma) está na trama.



Quais serão as mudanças na estética do programa?

Mário Márcio Bandarra: Estamos trabalhando com um cenário de quatro paredes, com câmeras na mão que podem filmar 360º. Por isso, temos que trabalhar com a luz de cima. Dá mais trabalho, porém podemos inovar mais e trabalhar com inversão de eixo, por exemplo. Talvez o público perceba que tem alguma coisa diferente, mas não consiga identificar o que é. Mas para mim, como diretor, é um enorme prazer.



Como surgiu a ideia de inserir sucessos dos anos 1980 na trilha sonora de ‘Malhação’?

Mário Márcio Bandarra: Ainda estávamos preparando a nova temporada quando eu escutei um CD de tributo a Renato Russo com cantores interpretando músicas do Legião Urbana. Foi quando surgiu a ideia de trazer sucessos dos anos 80 regravados por bandas que são reconhecidas na internet e têm cerca de dois milhões de visitantes. A trilha terá 18 músicas cantadas por bandas conhecidas como NX Zero e Fresno, e bandas desconhecidas cantando Paralamas do Sucesso, Lulu Santos, Sempre Livre, RPM, Legião Urbana, Ultraje a Rigor, Kid Vinil, entre outros. A música de abertura “Quem eu sou” foi composta pelo produtor musical Rogério Vaz e Juliano Cortuah e será cantada pela Hóri, a banda do Fiuk, que interpretará o personagem Bernardo.



Entrevista com o autor Ricardo Hofstetter



O dramaturgo, escritor e roteirista Ricardo Hofstetter foi colaborador, autor e supervisor de texto de ‘Malhação’ entre 1999 e 2005. Foi também redator da ‘Escolinha do Professor Raimundo’ (1993), dos programas ‘Chico Total’ (1996/1997) e ‘O Belo e As Feras’ (1998/1999), entre outros. Em 2008, trabalhou como colaborador da novela ‘Beleza Pura’. Dentre alguns livros escritos por ele, destaca-se “A Verdadeira História de Bimba, o Bambambã do Colégio”, da editora Rocco, que ficou entre os finalistas do Prêmio Jabuti em 2007, e está em sua segunda edição. Atendendo aos pedidos de admiradores da obra, o autor inseriu o personagem principal do livro na nova temporada de ‘Malhação’.



Que novidades desta nova temporada de 'Malhação' você destaca?

Ricardo Hofstetter: São muitas novidades nesta fase. A mais importante é que vamos contar as histórias de forma mais moderna, tanto no texto quanto na direção. E traremos as tramas mais para perto dos adolescentes. Teremos personagens muito interessantes, um novo colégio, que terá grande importância na trama, uma nova cidade cenográfica com um bairro irado, um roller (Rocket Stone) onde vai rolar de tudo e não apenas patinação, e voltam também os esportes. O elenco desta fase também promete muito. Acho que teremos muitas surpresas agradáveis. E usaremos e abusaremos do humor.



Qual o principal tema deste ano? Como surgiu a ideia do tema?

Ricardo Hofstetter: O principal tema desta fase é a descoberta da identidade. Escolhi esta temática porque os adolescentes o vivem continuamente em seu dia-a-dia. A todo momento estão tentando descobrir quem são, quem é sua turma, que profissão escolher, com quem se casar, se querem mesmo casar... Enfim é uma fase de busca de identidade, amorosa, profissional, fraternal, política e sexual. Por isso o tema.



Como será a história de amor que envolve os protagonistas Bernardo e Cristiana?

Ricardo Hostetter: Não gosto muito daquelas histórias de amor onde um olha para o outro e plim! Sininhos tocam, os pássaros cantam e os dois ficam perdida e eternamente apaixonados um pelo outro. Gosto das histórias de amor que vão sendo construídas aos poucos. É o que vai acontecer com o Bernardo e a Cristiana. No início, eles vão se odiar e viverão de implicância. Mas, com o tempo, começarão a ver qualidades escondidas um no outro e vão se descobrir apaixonados. Se irão conseguir viver esse amor, só o tempo e os antagonistas dirão!



De que maneira o humor estará presente no programa?

Ricardo Hofstetter: Viremos com uma pegada forte de humor. E o humor sempre foi um componente forte nas minhas tramas. Além do Leandro Hassum e da Priscilla Marinho, também teremos o Lafayate Galvão, que fará um ex-comediante da terceira idade, um garoto jovem de stand-up comedy e todas as tramas terão sempre um viés de humor, mesmo as mais sérias.



Serão abordados temas polêmicos da juventude?

Ricardo Hofstetter: Temas polêmicos são sempre bem-vindos, pois fazem parte do universo adolescente. Teremos muitos. Mas o mais importante é tratá-los de forma séria e responsável, tentando sempre ver novos ângulos para o problema, sem ser chato. Podemos ser politicamente corretos, mas sem perder o bom humor! É como eu gosto de trabalhar.



O que esta temporada pretende passar para o público de 'Malhação'?

Ricardo Hofstetter: ‘Malhação’ sempre foi um programa de entretenimento. Vamos levar essa premissa ao extremo, tentando fazer uma fase muito gostosa e divertida de se acompanhar. Ao mesmo tempo, como sempre fiz, vamos passar informações muito importantes para o nosso público. É como eu sempre digo: ‘Malhação’ é um programa de entretenimento, não é educativo, mas não custa nada ser também informativo. Vamos falar de relacionamentos entre pais e filhos, alunos e professores, galera versus galera, galera versus 3ª idade. Acho que vai ser muito legal.



Como você constrói os personagens?

Ricardo Hofstetter: Ideias para personagens surgem o tempo todo: lendo jornal, vendo um filme, lendo um livro, navegando na internet ou simplesmente olhando as pessoas na rua. Em geral, num primeiro momento, me vem apenas um traço da personagem. Como a Valentina, que é uma garota sem muita paciência para as coisas de garotas e que acaba atuando na vida de forma “masculina”. Depois, vou bolando outras características para sua personalidade e pensando numa história que tenha a ver com aquelas características. No caso da Valentina, que é uma garota com alma de garoto, eu pensei: quem seria o par ideal para essa menina? A ideia veio na hora: claro! Um garoto com alma de menina! Mas, se um parece feito para o outro, onde está o conflito?! Na galera em volta, que não vai aceitar que eles tenham comportamentos tão fora do padrão e irá infernizar o namoro deles.



Perfil dos Personagens



Bernardo Oliveira (Fiuk) – É um garoto do bem, mas mimado e irresponsável. Filho de pais ricos, sempre teve tudo o que quis. Gosta de viver o presente intensamente e, de preferência, com muita diversão. Tem três paixões na vida: passear em seu balão, jogar hóquei sobre patins com seus amigos e se divertir com as garotas. Bonito e carismático, é disputado por muitas meninas, entre elas, Tati (Élida Muniz) e Bia (Mariana Molina). Se apaixonará de verdade por Cristiana (Cristiana Peres)



Cristiana Araújo (Cristiana Peres) – É o oposto de Bernardo (Fiuk) em muitos aspectos. Séria e preocupada com os grandes problemas do mundo, vive antenada com tudo o que acontece à sua volta, e sempre tenta ajudar os outros. É carismática e linda, mas não liga muito para a aparência. Se dedica a trabalhos voluntários e tem um grande amigo, o Victor (Erich Pelitz). Aos poucos se descobre apaixonada por Bernardo (Fiuk).



Nanda Araújo (Giovana Echeverria) – Tem uma relação complicada de amor e ódio com a irmã Cristiana (Cristiana Peres). Sente-se inferior, gostaria de ser igual a ela, e acha que a irmã é a preferida do pai. Tem vergonha de ser pobre e tenta esconder sua condição social das amigas. Vai se apaixonar por Bernardo (Fiuk).



Bia - Beatriz Gomes (Mariana Molina) – Bonita, misteriosa, decidida e impulsiva. Está sempre de preto, jeans e maquiada. Punk? Grunge? Gótica? Bia detesta rótulos. Inteligente, gosta de ler e discute as matérias com os professores, mas não é uma aluna exemplar. A menina faz parte do quarteto mais famoso do colégio, que conta ainda com Tati (Élida Muniz), Bernardo (Fiuk) e Beto (Murilo Couto). Também gosta de Bernardo e acredita que um dia eles irão namorar.



Tati - Tatiana Guimarães (Élida Muniz) – A principal concorrente de Bia (Mariana Molina) na disputa pelo amor de Bernardo (Fiuk). Linda, tem uma carreira instável de modelo e manequim e uma personalidade mais recatada do que a Bia. Se pudesse, faria apenas programas tradicionais com Bernardo, como cinema, jantar e compras no shopping.



Beto Duarte (Murilo Couto) – Faixa marrom de caratê, Beto é do tipo que debocha de todo mundo, mas detesta que debochem dele. Em resumo, é um tremendo ogro. Seus acessos de raiva são temidos e a única pessoa que consegue controlá-lo é Bernardo (Fiuk), a quem se sente subordinado e respeita. Tanta revolta tem um motivo: seus pais são superausentes e, inconscientemente, tudo o que ele deseja é um pouco de atenção.



Victor Cardoso (Erich Pelitz) – O melhor amigo de Cristiana (Cristiana Peres). De origem humilde, o menino é bonito, inteligente, bem informado, alegre e do bem. É completamente desajeitado para o amor e incapaz de perceber quando está sendo paquerado. Graças a sua inteligência, ganhou bolsa integral no Primeira Opção. Topa qualquer trabalho extra além de seu emprego fixo no Rocket Stone.



Rita Silveira (Olívia Torres) – Bonita, insegura e com problemas de auto-estima. Acha que não merece o melhor por não ser linda e magra. Mora com o pai e a madrasta, com quem não se dá bem.



Renato Cornélio - Reco (Daniel Belmonte) – É o garoto mais engraçado do colégio. Perde um amigo, mas não perde a piada. Sua família é de advogados e, por isso, Reco pensa em fazer Direito. Porém, contará com a ajuda de Emílio (Lafayette Galvão) para fazer stand-up comedy. Faz toda a turma rir com suas piadas e imitações e tem sempre uma resposta hilária na ponta da língua. Todos adoram ficar ao seu lado e Reco só não sabe o que dizer quando implicam com seus pontos fracos: seu nome e nariz avantajado.



Bimba (Cristiano Sauma) – É o bambambã do Primeira Opção. Se tem alguém que fica com mais meninas que Bernardo (Fiuk), é o Bimba. É tido como o maioral da turma e é muito experiente. Bimba recebeu esse apelido porque fica com todas as garotas. O único problema é que todas essas características são falsas. Ele nunca namorou ninguém e sua fama surgiu após algumas histórias inventadas por ele.



Maria Cláudia Guimarães (Isabella Dionísio) – Muito feminina, não gosta de esportes. Prefere gastar seu tempo livre fazendo o que mais gosta: imaginar como será sua vida de casada. Não pretende fazer faculdade porque acha que nasceu para cuidar da casa e da família.



Valentina Duarte (Julia Bernat) – Não tem paciência para assuntos femininos e adora o jeito simples e direto dos garotos. Pretende fazer engenharia civil para construir pontes e prédios, coisas sólidas, como sua personalidade. Seu esporte favorito é boxe tailandês. Enfim, é um garoto no corpo de uma garota e não consegue se adequar ao papel esperado para uma menina. Por conta disso, irá se apaixonar por Lucca (Erik Vesch).



Lucca Azevedo (Erik Vesch) – O oposto de Valentina (Julia Bernat). É sensível, tímido e tem vergonha de se declarar para uma menina e levar um fora. Preferia que as meninas chegassem nele. Vai se apaixonar por Valentina porque ela é tudo o que ele sempre sonhou.



Samira (Thaís Botelho) – Muçulmana recém-chegada do Irã, de onde veio com a família fugindo da repressão. Sua mãe é brasileira. Fala fluentemente árabe, farsi (persa moderno) e português e se veste de forma tradicional, com véus cobrindo os cabelos e roupas largas que não marcam seu corpo. Planeja estudar algo que a ajude a entender melhor o ser humano.



Rafael (Vitor Lucas) – O garoto mais espiritualizado do colégio. Gosta de capoeira e natação, mas não tem a obsessão de vencer. Rejeita o consumismo e a competitividade do mundo atual. Vai se interessar por Samira (Thaís Botelho).



Juju (Rafaela Ferreira) – Veio do interior para morar com o tio Anselmo (Leandro Hassum) e estudar no Primeira Opção. Tudo para ela é muito intenso e sua especialidade é distribuir abraços apertados e beijos pelo colégio.



Alê - Alexandre (William Barbier)– Rapaz bonito, inteligente, estudioso e doce. Tem um jeito delicado, é goleiro do time de hóquei, mas não é um entusiasta do esporte. Pretende fazer vestibular para engenharia ou arquitetuara, mas ainda não se decidiu.



Rodrigo Cerqueira (Ricky Tavares) – Lindo, forte, mas quando abre a boca...que decepção! Se acha o rapaz mais esperto do colégio e vive repetindo falsos provérbios cheio de certeza, como se fossem profecias.



Jotapeg (João Maia) – É viciado em jogos eletrônicos e gosta particularmente de simuladores de voo. Está sempre com um eletrônico na mão e se sente muito mais a vontade se relacionando virtualmente do que pessoalmente. Não liga muito para higiene, pois prefere gastar o seu tempo jogando. Por isso, ganhará um segundo apelido: Jotapig.



Jonas Duarte (João Vithor de Oliveira) – Irmão de Beto (Murilo Couto), sua principal característica é o empreendedorismo. Tem mania de grandeza, é esperto e inteligente. Vive colado em Clarinha (Luciana Didone) e Limão (Igor Rudolf).



Limão - Guilherme Cardoso (Igor Rudolf) – Por causa do seu pessimismo, Guilherme foi apelidado de Limão. É medroso, mas não deixa que ninguém perceba. Vive grudado em Jonas (João Vithor de Oliveira) e Clarinha (Luciana Didone).



Clarinha Oliveira (Luciana Didone) – Apesar de sua inexperiência de vida, sabe tudo na teoria, pois lê muito. Irmã de Bernardo (Fiuk), gosta de alfinetar suas irresponsabilidades, mas o ama de paixão. Vive fazendo comentários inteligentes e irônicos.



Paulo Roberto Oliveira (Tarcísio Filho) – Pai de Bernardo (Fiuk) e Clarinha (Luciana Didone) é casado com Cissa (Vera Zimmerman). Empresário de sucesso, não tem muito tempo para a família. De origem pobre, procura dar aos filhos o que não teve. Discreto, sério e respeitado na vizinhança, parece um cidadão acima de qualquer suspeita. Até que surgem denúncias contra a sua empresa, a CPRO



Cissa Oliveira (Vera Zimmermann) – Casada com Paulo Roberto (Tarcísio Filho) e mãe de Bernardo (Fiuk) e Clarinha (Luciana Didone). Bonita, engraçada e de personalidade forte. É sócia do marido no conglomerado de empresas CPRO.



Antônio Araújo (Sérgio Mastropasqua) – É um homem humilde. A esposa morreu há dez anos e, para superar a perda, dedica-se com amor à criação das filhas Cristiana (Cristiana Peres) e Nanda (Giovana Echeverria). Trabalha como caseiro na mansão de Paulo Roberto (Tarcísio Filho), seu amigo de infância e por quem nutre um enorme respeito.



Emílio (Lafayette Galvão) – É avô de Rafael (Vitor Lucas). Vive em uma cadeira de rodas, apesar de não ter nenhuma deficiência. Tem apenas cansaço e amargura com a vida. Apesar de ser muito ranzinza, acaba divertindo todos à sua volta com suas tiradas do mais autêntico e corrosivo mau-humor. Foi um comediante famoso no passado e chegou a se casar com uma atriz renomada, por quem é apaixonado até hoje.



Anselmo (Leandro Hassun) – É um ex-patinador de sucesso que tornou-se dono do Rocket Stone após sofrer uma contusão que o impossibilitou de patinar. Anselmo está viajando a trabalho e conta com a ajuda da ex-noiva Zuleide (Priscila Marinho) para administrar o roller na sua ausência. Ele é tio de Juju (Rafaela Ferreira) e os dois, quando estão juntos, vivem protagonizando muitas confusões na república do Himalaia.



Zuleide (Priscila Marinho) – É a gerente do Rocket Stone e ex-noiva de Anselmo (Leandro Hassun). Adora Juju (Rafaella Ferreira) e administra a república de estudantes do Himalaia.



Livramento (José de Abreu) – Diretor do Primeira Opção, colégio que herdou da mãe. Também é professor de filosofia e sua missão é preparar os alunos para a vida.



Lise (Regina Remencius) – Professora de Português e Literatura. Separada, tem uma filha e é avó de um casal. Respeitada pelos alunos disciplinados, mas temida por aqueles que não gostam de ler.



Serjão (Ricardo Ciciliano) – Um lindo professor de Educação Física que causa alvoroço entre as meninas do colégio. Serjão gosta de mulheres mais velhas e se apaixonará por Lise (Regina Remencius).



Letícia (Graziella Schmitt) – Professora de Biologia. De tão bonita recebeu dos alunos o apelido de “delícia”. Maratonista, é delicada e muito exigente. Vai se apaixonar por Serjão (Ricardo Ciciliano)



Casca (Glaucio Gomes) – Professor de Química. Foi vocalista e guitarrista de uma banda de rock dos anos 80.



Thales Alvim (Isaac Benart) – Professor de Matemática e Física. Exigente, não tem paciência para aluno preguiçoso. É cheio de manias.



Dona Tânia (Angela Dip) – Inspetora do colégio. Protege os alunos na frente do diretor, mas os repreendem quando estão sozinhos.



Arlete (Simone Pontes) – Assistente social amiga de Cristiana (Cristiana Peres).



Clóvis (Kaká Santana) – Professor de Geografia do colégio Primeira Opção.



Galocha (Aldair José Ferreira) – Trabalha no roller Rocket Stone.



Personagens que continuam na nova temporada



Domingas Gentil (Carolinie) – Namorada de Fernandinho Chalfon (Johnny Massaro), vive os conflitos típicos deste romance.



Fernandinho Chalfon (Johnny Massaro) – Namorado de Domingas Gentil (Carolinie).



Bruno (Caio Castro) – O jovem passará pelo conflito de ser casado com uma mulher mais velha. Bruno tem as responsabilidades de um adulto, mas ainda é um adolescente e aluno do Primeira Opção.



Caju (Rael Barja) – Vai trabalhar na padaria do bairro e divertir os clientes com suas brincadeiras.

Nenhum comentário: