terça-feira, 6 de outubro de 2009

CINEMA CEARÁ

Minuto de romaria em Juazeiro

O Festival do Minuto realiza ação em Juazeiro do Norte, no Cariri, no próximo dia 2 de novembro. Como tema para os vídeos, nada mais apropriado para o dia de Finados que a Procissão de padre Cícero. As inscrições estão abertas até o dia 30 de novembro para participantes de todo o Brasil.
O Festival do Minuto foi criado no Brasil em 1991 e é hoje o maior festival da América Latina, tendo inspirado festivais semelhantes em mais de 40 países. Desde 2007 o festival tornou-se permanente e on-line, passando a receber e exibir vídeos diretamente pela Internet, no site www.festivaldominuto.com.br
Os vídeos sobre o padre Cícero deverão ser enviados para o site oficial do Festival (www.festivaldominuto.com.br), que apresentará o ganhador no final do concurso. Serão três prêmios de R$ 1.000, sendo um deles para quem realizar o vídeo durante a romaria, in loco. A ação é patrocinada pelo Banco do Nordeste (BNB).
Marcelo Masagão, criador e curado do Festival do Minuto, interrompendo o seu almoço para uma conversa rápida por telefone com a equipe do O POVO, falou um pouco da ideia do Festival do Minuto e por que a escolha da Procissão de Padre Cícero como tema. ``O Festival surgiu com o conceito básico de ser um festival da ideia, da síntese. Antes ele era anual, agora é mensal, então todo mês a gente tem um tema para o minuto instantâneo com ações específicas e quando o BNB, principal patrocinador, sugeriu o tema aceitamos na hora``, conta.
Padre Cícero
É em Juazeiro do Norte, a 600 Km de Fortaleza, que descansa o corpo de padre Cícero Romão Batista, ou simplesmente ``Padim Ciço``. Desde seu primeiro milagre, em 1889, ele se tornou uma lenda e passou a ter forte influência social e religiosa em todo o estado do Ceará. (Camilla Lima)

SERVIÇO

Festival do Minuto -Inscrições abertas até 30 de novembro. Os vídeos devem ser enviados através do site oficial do festival:
www.festivaldominuto.com.br.




O Cinema democrático vai às ruas

Coletivos formados através de curso da Vila das Artes oferecem ao público cinema de graça. Foto (Lane/subvercine)


Pipoca, reflexão e ar livre. È assim que muitas pessoas estão assistindo filmes em Fortaleza. Com um banquinho na praça e sob céu estrelado o cinema deixou de ser apenas entretenimento e diversão. É também reflexão. Esta é a proposta de diversos coletivos formados e incentivados pela Prefeitura de Fortaleza, através da Vila das Artes que promove o curso de Formação de Agentes Culturais e Exibidores Independentes, o Pontos de Corte.

O cinema nos bairros quebra barreiras, já que as exibições de filmes são fora do eixo comercial das salas de cinema dos shoppings centers, e a cidade ganha espaços de projeção e de ação cultural, descentralizando e democratizando o acesso ao púbico.

As intervenções nas comunidades fazem parte da política cultural da Prefeitura de Fortaleza voltada para a formação de platéia e a reflexão sobre arte e cotidiano através de debates com o público. “Através dos encontros nossa intenção é provocar a reflexão sobre a Estação do Bonfim, que corre o risco de virar uma avenida” explica Natália Nascimento, uma das integrantes do Coletivo Urbano, responsável pelo Cine Estação, que começou suas atividades no dia 3 de outubro, com projeção e debate na própria Estação Bonfim.

O coletivo propõe a preservação da Estação no bairro Bonfim, bem como a memória e a história dos moradores. O próprio bairro foi povoado a partir da construção da estação “Percebemos através das histórias contadas pelos moradores que eles vivem no bairro porque os familiares vieram para trabalhar nas obras da estação e permaneceram.” conta Natália. As lembranças dos moradores estão sendo recuperadas também. O coletivo deixou duas caixinhas, uma na Mercearia do Raimundo e outra na Mercearia Dona Socorro, que ficam na mesma rua da Estação Bonfim. As caixinhas acolhem histórias escritas pelos moradores e suas relações com o bairro e a estação. Algumas destas impressões farão parte de um documentário.

O curso Pontos de Corte da Vila das Artes teve início em 2007 e desde então já formou centenas de pessoas e diversos coletivos. A formação oferece subsídios para ações culturais comprometidas em olhar criticamente a cidade e o mundo. O curso é embasado em três etapas: formação e apoio a agentes culturais independentes; apoio à autonomia e sustentabilidade dos grupos; e apoio a ação cineclubista – o cineclubismo em rede.

Além de exibições em vários espaços da cidade alguns grupos também estão multiplicando o conhecimento e estimulando a formação de novos atores sociais para intervir com ações culturais no cotidiano de sua comunidade.

O Subvercine é um desses coletivos. Multiplicou a ação que levou a criação dos Cines Ribeirinho (que exibe filmes às margens dos rios em Fortaleza), o Filosofia (com exibições e debates filosóficos na Universidade do Ceará - UECE) e o Sete Mares (que promove exibição de filmes na Barra do Ceará). “O grupo acredita que fomentando a exibição de vídeos nas comunidades, agrega conhecimentos novos e bons valores ao universo cultural de Fortaleza” explica Robério Araújo.

Já o Artivismo em Rede, um coletivo formado por cinco cineclubes atuantes na cidade, nasceu durante uma oficina de sustentabilidade financeira, oferecida pela Vila das Artes aos grupos formados pelo Pontos de Corte. O grupo faz exibição na sede da organização do terceiro setor Ceará em Foco, de filmes que convergem com outras linguagens artísticas como música, teatro, literatura. Com um leque de opções basta escolher a programação mais perto de sua casa. Mais informações na Vila das Artes, rua 24 de maio, 1221, centro, ou pelo telefone 3252-1444.



Programação dos Coletivos em outubro



Cinema Sete Mares// 18h30//

Avenida Radialista José Lima Verde, Barra do Ceará – anexo ao restaurante Albertu´s.

Dia 7

Filme: O Velho e o Mar (EUA – 1958 - 86 min), de Jonh Sturges.

Sozinho em um pequeno barco, um velho pescador cubano captura um imenso marlin (peixe) e precisa desafiar o mar e o clima para levar seu grande prêmio para casa.

Dia 14

Filme: Fábio Fabuloso (BRA – 2004 - 70 min), de Pedro César, Ricardo Bocão e Antônio Ricardo.

Inspirado na literatura de cordel, o filme conta a trajetória do bicampeão brasileiro de surfe Fábio Gouveia, considerado pela maioria como o melhor surfista brasileiro.

Dia 21

Filme: Náufrago (EUA – 2000 - 153 min), de Robert Zemeckis.

No papel principal Tom Hanks interpreta um inspetor da FedEx que fica preso em uma ilha por quatro anos. Durante este tempo ele precisa lutar para sobreviver.

Dia 28

Filme: O Mar é Nosso Túmulo (EUA -1958 - 93 min), direção de Robert Wise.

'Richardson (Clark Gable) é um oficial da Marinha com o único propósito: encontrar e destruir o destróier japonês que ele acredita ter afundado seu antigo navio.



Cine Filosofia// 16h// (Mostra Woody Allen)
Auditório do Centro de Humanidades da Universidade Estadual do Ceará, Avenida Luciano Carneiro, 345, Fátima.

Dia 02
Tudo O Que Você Sempre Quis Saber Sobre Sexo Mas Tinha Medo de Perguntar (EUA - 1972 - 88 min)

Dia 9
Annie Hall (EUA - 1977 - 94 min)
Dia 16
Zelig (EUA - 1983 - 79 min)
Dia 23
Desconstruindo Harry (EUA: 1997 - 95 min)
Dia 30
Match Point (EUA - 2005 - 124 min)
Sexta Básica// 18h30//

Na ong Ceará em Foco - Rua Alerta, 47, Farias Brito.

Todas as sextas de outubro (2, 9, 16, 23 e 30).

O “Sexta Básica” é um projeto de sessões cineclubistas que dialoga com diversas linguagens artísticas e congrega amantes da sétima arte. Projeto do Artivismo em Rede.


Cine Brincadeiras// 18h
Praça da Igreja Matriz, no Canindezinho, Rua das Pitangueiras esquina com Avenida Osório de Paiva.
Dias 9 e 30
Filme: Canindé Cidade da Fé, de Rosemberg Cariry.
Os romeiros e suas devoções, a vida de São Francisco encenada ao ar livre e registrada pelo cineasta cearense.

Cine Estação // às 18h

Primeira sexta-feira do mês. Informações pelo telefone 8885-6544

Na Estação Otávio Bonfim, próximo a Secretaria Executiva Regional I

O Cine Estação é um cineclube realizado pelo Coletivo Urbano (grupo capacitado e formado pelo Pontos de Corte, projeto da Prefeitura de Fortaleza, realizado pela Vila das Artes). O coletivo promove o debate sobre diferentes correntes e posições cinematográficas, envolvendo a comunidade no debate cotidiano do bairro.




Novidade no elenco de "Area Q", o filme internacional sobre alienígenas que será rodado no Ceará

Tânia Khalil se junta ao elenco que já tinha Murilo Rosa, Karla Karenina e Isaiah Washington

AREA Q, longa metragem gênero drama/ficção científica sobre contatos imediatos do 3o, 4o. e 5o grau no interior do Ceará (Quixadá e Quixeramobim) iniciou suas filmagens de 23 de setembro à 20 de outubro, continuando em Los Angeles, Califórnia, de 05 à 12 de novembro.

No elenco já estão confirmados Isaiah Washington (do seriado de sucesso mundial, "Grey's Anatomy") e Murilo Rosa ("Caminho das Índias", "Orquestra dos Meninos"). Para nosso orgulho, a mais recente estrela a aderir ao projeto é a talentosa atriz TÂNIA KHALIL ("Caminho das Índias"), que fará sua estréia no cinema.

O talento cearense estará representado por Karla Karenina, Leuda Bandeira, Rodger Rogério, Sol Morfeur, dentre outros atores/atrizes e profissionais.

AREA Q terá Direção/Produção de Gerson Sanginitto (brasileiro radicado em Los Angeles) e Produção/Produção Executiva do cearense Halder Gomes.

O projeto é uma coprodução Brasil/EUA, entre as produtoras Reef Pictures Inc., ATC Entretenimentos, Estação Luz Filmes e Boa Vontade Filmes, do grupo LBV (Legião da Boa Vontade), que também fará sua estréia numa produção cinematográfica.

AREA Q é representa uma luta pessoal de 10 anos (o filme seria rodado no Arizona) do realizador cearense Halder Gomes, para provar a investidores internacionais que o Ceará é um local com diversidade de locações, infra-estrutura, capacidade técnica/artística e rico em histórias para realizações cinematográficas. Mesmo antes de sua realização, mais 2 produções de Los Angeles acenaram o interesse de aportar em nosso Estado.

AREA Q é uma produção independente, sem Leis de Incentivos Fiscais, formada de parcerias e muita dedicação dos seus realizadores.




Cinema, Vídeo, Fotografia, Música, Oficinas Educativas, Palestras, shows... Nóia!

Estão abertas e seguem até 20 de setembro as inscrições para o 8º NÓIA - Festival do Audiovisual Universitário. O Festival é composto por três mostras: Mostra Nacional de Cinema e Vídeo Universitário, Mostra Cearense de Fotografia Universitária e Mostra Cearense de Bandas Universitárias. A programação é ainda formada por oficinas e palestras de acesso gratuito.

O NÓIA é um espaço destinado à divulgação da produção audiovisual realizada por universitários de todo país, além de abrir caminho para a profissionalização de jovens e adultos por meio do audiovisual e para a democratização do acesso de diferentes públicos às produções culturais na área de fotografia, cinema e música.

Para os interessados, o regulamento e a ficha de inscrição para as três mostras que compõem o Festival estão disponíveis no site festivalnoia.com. Podem participar da Mostra Nacional de Cinema Universitário estudantes universitários de todo o país. Já as Mostras de Fotografia e Bandas são destinadas unicamente ao público universitário cearense.

Além das tradicionais Mostra Nacional de Cinema e Vídeo e Mostra de Fotografia Universitária e Mostra de Bandas, a programação do 8º Festival NÓIA inclui ainda oficinas e palestras de acesso gratuito.

As atividades acontecem no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, no SESC SENAC Iracema, no Museu da Imagem do Som (MIS) e na Vila das Artes.

O Festival é uma realização da Academia de Ciências e Artes – ACARTS em parceria com a produtora CICLOS Comunicação e Cultura.

Mostra Nacional de Cinema e Vídeo
Os curtas-metragens inscritos na Mostra serão julgados por profissionais locais e nacionais e concorrem ao Troféu NÓIA nas seguintes categorias: Melhor Ficção / Animação; Melhor Videoclipe; Melhor Documentário; Melhor Experimental e Melhor Publicitário. Os filmes selecionados concorrem ao Troféu Nóia na categoria Melhor Filme – Júri Oficial. E os filmes e vídeos juntos concorrem ainda: Melhor Curta-metragem – Júri Popular, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Edição, Melhor Trilha Sonora, Melhor Ator e Melhor Atriz.

Mostra Cearense de Fotografia
As fotografias selecionadas serão analisadas por uma Comissão Julgadora (formada por fotógrafos locais) que selecionará os trabalhos que farão parte da mostra e escolherá as três melhores fotos a serem agraciadas com o Troféu NÓIA, com base nos seguintes critérios: criatividade na composição da fotografia e habilidade técnica na execução.

2º NÓIA EQUALIZE - Mostra de Bandas Universitárias
Os vencedores serão escolhidos por meio de avaliação realizada por uma Comissão Julgadora, composta por profissionais locais. Os vencedores serão contemplados com o Troféu NÓIA nas seguintes categorias: Melhor Banda (Júri Oficial e Popular) e Melhor Música Autoral.


8º NÓIA - Festival do Audiovisual Universitário
de 27 a 31 de outubro de 2009 em Fortaleza (CE)
inscrições abertas até dia 20 de setembro
info: (85)8836-5570 (Luana Amorim) ou festivalnoia.com

Nenhum comentário: