TIME FOR FUN TRAZ AO BRASIL THE GRAND MOSCOW CLASSICAL BALLET
Cidades de Porto Alegre, Juiz de Fora, Belo Horizonte, Salvador, Curitiba, Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo recebem a companhia russa, consagrada mundialmente pela originalidade
Coreografias inovadoras e performances altamente técnicas, aliadas a produções originais e um elenco de solistas premiados internacionalmente marcam os 43 anos de história do Grand Moscow Classical Ballet, que desembarca no Brasil em uma realização da TIME FOR FUN, para uma turnê que contemplará oito cidades de sete estados, em quinze apresentações: Porto Alegre (04/11), Juiz de Fora 06/11), Belo Horizonte (07 e 08/11), Salvador (10 e 11/11), Curitiba (12 e 13/11), Rio de Janeiro (14 e 15/11), Brasília (18/11), e São Paulo (20, 21 e 22/11).
Sob a direção artística de Natalia Kasatkina e Vladimir Vasilyov, a companhia russa traz ao país – onde se apresentou pela última vez em 1981 – dois espetáculos consagrados em seu repertório, Dom Quixote, de León Minkus; e A Bela Adormecida, de Pyotr Ilyich Tchaikovsky. Seus solistas principais são Marina Rzhannikova, Lioudmila Doxomova, Alexandra Lezina, Artem Khoroshilov e Alexei Orlov; e os solistas Sergey Belorybkin, Alena Podavalova, Polina Kyrova, Svetlana Lobanova, Alexandre Poushkarev, Iliya Artamonov e Diana Kosyreva.
Ambos refletem a constante busca da companhia por novas propostas e linguagens para a dança, num estilo próprio que une as tradições clássicas a elementos modernos. Uma assinatura que também está presente em produções como “O Lago dos Cisnes” e “O Quebra Nozes”, de Piotr Tchaikovsky; “Cinderela” e “Romeu e Julieta”, também de Prokofiev; “Giselle”, de Adolphe Adam; “A Criação do Mundo” e “Pushkin”, de Andrei Petrov; “La Traviata”, de Giuseppe Verdi e Pavel Salnikov; e “The Magic Jacket”, de Nikolai Karetnikov, entre outras. E em montagens de ato único (one-act ballets), como “Alborada del Graciozo”, de Maurice Ravel, e “A Sagração da Primavera”, de Igor Stravisnky.
Artistas de reconhecida trajetória na dança mundial, como Michail Baryshnikov, Mukhamedov Irek, Kolpakova Irina, Maksimova Ekaterina, Godunov Aleksander, Vladimir Malakhov, Stepanenko Galina, e Stanislav Isaev também já estiveram ao lado do Grand Moscow Classical Ballet no palco.
GRAND MOSCOW CLASSICAL BALLET
Fundado em 1966 por um dos mais importantes coreógrafos do século XX, Igor Moiseyev - com o apoio do ministério da cultura da então União Soviética -, o grupo foi originalmente concebido como “Balé Jovem” da Companhia Estatal de Dança da União Soviética. Em 1968 realizou sua primeira performance, a partir de excertos de obras clássicas e coreografias reduzidas produzidas por Kasyan Goleizovsky e o próprio Moiseyev.
A partir de 1977, transformou-se em uma companhia de balé clássico com repertório próprio, com a nomeação de Kasatkina e Vasilyov como diretores artísticos. Formados pela Escola Bolshoi de Coreografia e dois dos principais solistas do Ballet Bolshoi entre as décadas de 1950 e 1970, Kasaktina e Vasilyov atuaram de forma decisiva para consolidar o Grand Moscow Classical Ballet no cenário internacional, tornando-se nomes referenciais da cultura russa.
Em seu currículo constam mais de 20 produções, incluindo também coreografias para balés como Bolshoi e Kirov – e mais de 55 performances encenadas pelo mundo a partir de seus libretos.
Hoje, o Grand Moscow Classical Ballet acumula apresentações em mais de 30 países da Europa, América e Ásia, além de 200 cidades em seu país de origem. Seus bailarinos já foram premiados com mais de 15 medalhas de ouro em competições internacionais e por três vezes na Academia de Dança de Paris. Recentemente, também foi agraciada com o título de “Companhia Acadêmica” pelo governo russo, uma menção honrosa concedida a poucas companhias de balé russas. Durante nove anos excursionou ininterruptamente com “O Quebra-Nozes”.
A turnê que virá ao Brasil incluirá também apresentações na Romênia, Hungria, Espanha, Portugal, Estados Unidos e Canadá.
TIME FOR FUN – Maior empresa de entretenimento da América do Sul, a TIME FOR FUN é proprietária das casas de espetáculos Credicard Hall, Citibank Hall e Teatro Abril, em São Paulo; Citibank Hall, no Rio de Janeiro; da Ticketmaster; controladora da Vicar e promotora da Copa Nextel de Stock Car.
Mais de 11 milhões de pessoas já assistiram às suas produções, que incluem as temporadas dos espetáculos Saltimbanco, Alegría e Quidam, do Cirque du Soleil; e alguns dos principais artistas internacionais do planeta, como Madonna, Roger Waters, Rod Stewart, Eric Clapton, Santana, Rush, Oasis e Os Três Tenores. Foi também responsável por shows de grandes artistas nacionais, como Roberto Carlos, Marisa Monte, Chico Buarque, Caetano Veloso e Maria Rita, além de organizar a vinda ao país de espetáculos como o Blue Man Group, Slava’s Snowshow e Disney On Ice, entre outros.
Realizou também as temporadas dos principais musicais produzidos no Brasil, como ”Miss Saigon”, “O Fantasma da Ópera”, “Les Misérables”, “A Bela e a Fera”, “Chicago” e “O Beijo da Mulher Aranha”, além de espetáculos teatrais, como “Mademoiselle Chanel”, com Marília Pêra. Na Oca – Parque do Ibirapuera, realizou as mostras “Corpos Pintados”, “Corpo Humano: Real e Fascinante” e “Leonardo da Vinci: A Exibição de um Gênio”.
MAIS INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Caixa de texto: Assessoria de Imprensa – TIME FOR FUN Regis Motisuki – (11) 3576-1423 Rafael Frank – (11) 3576-1217 Carolina Lopez - (11) 3576-1219 E-mail: imprensa@t4f.com.brAssessoria de Imprensa
THE GRAND MOSCOW CLASSICAL BALLET
Editor - Edison Paes de Melo – (11) 3824-4200
Fernanda Oliveira - fernanda@editorweb.com.br
Lúcio Nunes - lucio@editorweb.com.br
www.editorweb.com.br
THE GRAND MOSCOW CLASSICAL BALLET
TURNÊ BRASIL 2009
Realização: TIME FOR FUN
A BELA ADORMECIDA
P. I. TCHAIKOVSKY
(3 atos: 1º 57 min; 2º e 3º juntos - 1h10m)
Duração: 127’
DOM QUIXOTE
L. MINKUS
(3 atos: 1º 37min., 2º 40min., 3º 25min.)
Duração: 102’
DATAS E INFORMAÇÕES
PORTO ALEGRE (RS) – 04 DE NOVEMBRO, 21h – ÚNICA APRESENTAÇÃO
Espetáculo: “A Bela Adormecida”
Local: Teatro do Sesi. Endereço: Avenida Assis Brasil, nº 8.787
Telefone para informações: (51) 3347 8787 / Site: www.teatrodosesi.com.br
Capacidade: 1718 lugares
Acesso para deficientes, ar condicionado
JUIZ DE FORA (MG) – 06 DE NOVEMBRO, 21h – ÚNICA APRESENTAÇÃO
Espetáculo: “Dom Quixote”
Local: Cine Teatro Central. Endereço: Calçadão da Rua Halfeld, Centro.
Telefone para informações: (32) 3215-1400
Capacidade: 1799 lugares
Acesso para deficientes, ar condicionado
BELO HORIZONTE (MG) – 07 DE NOVEMBRO, 21h
Espetáculo: “Dom Quixote”
BELO HORIZONTE (MG) – 08 DE NOVEMBRO, 19h
Espetáculo: “A Bela Adormecida”
Local: Palácio das Artes Endereço: Avenida Afonso Pena 1.537, Centro
Telefone para informações: (31) 3236-7371 / Site: http://www.fcs.mg.gov.br
Capacidade: 1554 lugares
Acesso para deficientes, ar condicionado
SALVADOR (BA) – 10 DE NOVEMBRO, 21H
Espetáculo: “Dom Quixote”
SALVADOR (BA) – 11 DE NOVEMBRO, 21H
Espetáculo: “Dom Quixote”
Local: Teatro Castro Alves Endereço: Praça Dois de Julho,s/n, Campo Grande
Telefone para informações: (71) 3535-0600 / Site: http://www.tca.ba.gov.br/
Capacidade: 1.537 lugares
Acesso para deficientes, ar condicionado
CURITIBA (PR) – 12 DE NOVEMBRO, 21H
Espetáculo: “A Bela Adormecida”
CURITIBA (PR) – 13 DE NOVEMBRO, 21H
Espetáculo: “A Bela Adormecida”
Local: Teatro Guaira Endereço: Rua XV de Novembro, 971
Telefone para informações: (41)3304-7900 / Site: http://www.tguaira.pr.gov.br/
Capacidade: 2.100
Acesso para deficientes, ar condicionado
RIO DE JANEIRO (RJ) - 14 DE NOVEMBRO, 21H
Espetáculo: “Dom Quixote”
RIO DE JANEIRO (RJ) - 15 DE NOVEMBRO, 18H
Espetáculo: “A Bela Adormecida”
Local: Citibank Hall Rio Endereço: Av. Ayrton Senna, 3000 - Barra da Tijuca
Telefone para informações: 0300 789 6846 / Site: http://www.citibankhall.com.br/
Capacidade: 2.954
Acesso para deficientes, ar condicionado
BRASILIA (DF) - 18 DE NOVEMBRO, 21H
Espetáculo: “Dom Quixote”
Local: Teatro Nacional - Sala Villa Lobos Endereço: Setor Cultural Norte, via N2
Telefone para informações: (61) 3325-6239 / Site: http://www.sc.df.gov.br
Capacidade: 1.307
Acesso para deficientes, ar condicionado
SÃO PAULO (SP) - 20 DE NOVEMBRO, 21H
Espetáculo: “A Bela Adormecida”
SÃO PAULO (SP) - 21 DE NOVEMBRO, 21H
Espetáculo: “ A Bela Adormecida ”
SÃO PAULO (SP) – 22 DE NOVEMBRO, 20H
Espetáculo: “Dom Quixote”
Local: Teatro Abril Endereço: Av. Brigadeiro Luís Antônio, 411 – Bela Vista
Telefone para informações: (11) 2144-5444 / Site: http://www.teatroabril.com.br
Capacidade: 1.530
Acesso para deficientes, ar condicionado
- Meia-entrada: obrigatória a apresentação do documento previsto em lei que comprove a condição de beneficiário. Venda limitada na forma da Lei nº 11.355/93.
INFORMAÇÔES
Central Ticketmaster
(11) 2846-6000 ou 0300 789 6846, das 9h às 21h - segunda a sábado.
Pela Internet: www.ticketmaster.com.br
Formas de Pagamento:
Dinheiro, cartões de crédito American Express, Visa, MasterCard, Diners e Cartões de Débito Visa Electron e Rede Shop.
BILHETERIAS OFICIAIS - SEM TAXA DE CONVENIÊNCIA
PORTO ALEGRE (RS)
Local: Teatro do Sesi. Endereço: Avenida Assis Brasil, nº 8.787
Telefone para informações: (51) 3347 8787 / Site: www.teatrodosesi.com.br
JUIZ DE FORA (MG)
Local: Cine Teatro Central. Endereço: Calçadão da Rua Halfeld, Centro.
Telefone para informações: (32) 3215-1400
BELO HORIZONTE (MG)
Local: Palácio das Artes Endereço: Avenida Afonso Pena 1.537, Centro
Telefone para informações: (31) 3236-7371 / Site: http://www.fcs.mg.gov.br
SALVADOR (BA)
Local: Teatro Castro Alves Endereço: Praça Dois de Julho,s/n, Campo Grande
Telefone para informações: (71) 3535-0600 / Site: http://www.tca.ba.gov.br
CURITIBA (PR)
Local: Teatro Guaira Endereço: Rua XV de Novembro, 971
Telefone para informações: (41)3304-7900 / Site: http://www.tguaira.pr.gov.br
RIO DE JANEIRO (RJ)
Local: Citibank Hall Rio Endereço: Av. Ayrton Senna, 3000 - Barra da Tijuca
Telefone para informações: 0300 789 6846 / Site: http://www.citibankhall.com.br
BRASILIA (DF)
Local: Teatro Nacional - Sala Villa Lobos Endereço: Setor Cultural Norte, via N2
Telefone para informações: (61) 3325-6239 / Site: http://www.sc.df.gov.br
SÃO PAULO (SP)
Local: Teatro Abril Endereço: Av. Brigadeiro Luís Antônio, 411 – Bela Vista
Telefone para informações: (11) 2144-5444 / Site: http://www.teatroabril.com.br
LOCAIS DE VENDA - COM TAXA DE CONVENIÊNCIA
Pontos de venda no link: www.ticketmaster.com.br/shwPDV.cfm
BIOGRAFIAS
Solistas Principais
MARINA RZHANNIKOVA Graduou-se na Escola Acadêmica de Coreografia de Moscou, em seguida se juntou ao Grand Moscow Classical Ballet. Ainda estudante, foi premiada pelo programa Novos Nomes. Marina Rzhannikova é um das principais bailarinas da companhia. Em seu currículo destacam-se papéis como protagonista de peças clássicas e modernas, como Odette-Odillie ("Lago dos Cisnes"), A Grande Fada e a Fada de Inverno ("Cinderela"), Kitry ("Dom Quixote"), Giselle (Giselle) por A.Adam, Mary, a rainha dos ratos ("Quebra-Nozes"), a senhora Capuleto ("Romeu e Julieta"), Fogo-pássaro (“O Fogo-pássaro”), Euthibida em “Spartacus” por A.Khachaturian, Aurora e Fada Lilás (“A Bela Adormecida”) de P.Tchaikovsky e outros. Foi premiada pela Competição Internacional de Ballet de Moscou (1993) e excursionou durante anos com a companhia pelos E.U.A., México, África do Sul, França, Itália, Espanha, a China etc. É considerada Artista de Mérito da Rússia.
LIOUDMILA DOXOMOVA Graduada pela Escola Acadêmica de Coreografia de Moscou, onde estudou sob orientação de L. Litavkina, foi admitida para o Grand Moscow Classical Ballet logo após sua formatura. Ainda estudante, se apresentou no Teatro Bolshoi com o número Pas de Deux: Grand pas clássico por D.Aube; pas de deux de “Paquita”, por L.Minkus; “Sinfonia Clássica” por S.Prokofiev; Adágio por R. Glier. Atualmente, seu repertório inclui os seguintes papéis: Odette-Odillie ("Lago dos Cisnes"); Cinderela ("Cinderela"); Kitry ("Dom Quixote"); Giselle (“Giselle”) de A. Adams; Mary, a Rainha dos Ratos ("Quebra-Nozes"); a Senhora Capuleto ("Romeu e Julieta"); Fire-Bird (“The Fire-Bird”); Euthibida em “Spartacus”, de Khachaturian, além de Aurora e Princesa Florina (A Bela Adormecida), de P.Tchaikovsky.
ALEXANDRA LEZINA Graduada no Novo Centro Humanitário de N. Nesterova, pela Escola de Coreografia de Moscow, integrou o Grand Moscow Classical Ballet logo após sua formatura. Seu currículo inclui Odette-Odillie e a Dança Veneziana ("Lago dos Cisnes") de P.Tchaikovsky; Cinderela e a Fada Primavera ("Cinderela") de S.Prokofiev; Kitry e o Cupido ("Dom Quixote") de L.Minkus; Mary e Luiza ("Quebra-Nozes") de P.Tchaikovsky; Julieta e Nelly ("Romeu e Julieta") de S.Prokofiev; Tsarina (“The Fire-Bird”) de I.Stravinsky; Aurelia e Sacrifice (“Spartacus”) de A.Khachaturian, Flora e Fadas (“A Bela Adormecida”) de P.Tchaikovsky, Agni (“Mogli”) de A.Prior e muitos outros. Ganhou reconhecimento público nos EUA, Itália, Espanha, Hungria, Romênia, entre outros. Foi premiada em 2007 pela Competição Internacional de Ballet em Nagoya (Japão).
ARTEM KHOROSHILOV Graduado pela Escola de Coreografia Saratov, foi admitido pelo Grand Moscow Classical Ballet logo após a formatura. Khoroshilov alia forte técnica profissional com presença de palco e linhas expressivas. Seu vasto repertório incluiu importantes papéis como: Príncipe Siegfried e Benno (Lago dos Cisnes), de P.Tchaikovsky; Príncipe e Mestre de Cerimônia (Cinderella), de S.Prokofiev,; Albert, Hans (“Giselle”) de A.Adam; Basil, Toreiro e Jig (“Dom Quixote”), de L.Minkus; Diabo e Arcanjo (“The Creation of the World”) de A.Petrov; Principe Desire, Principe Charmant e o Pássaro Azul (“A Bela Adormecida”), de P.Tchaikovsky; Spartacus e Crassus em “Spartacus”, de A.Khachaturian, etc. Este em turnê com a companhia pela Itália, França, Espanha, Portugal, Estados Unidos, China, etc.
Alexei Orlov Graduado pela Escola de Coreografia Saratov, foi admitido pelo Grand Moscow Classical Ballet logo após a formatura. Ele construiu um vasto repertório teatral em um curto período de tempo, apresentando-se nas seguintes montagens: Príncipe Siegfried e Dança Húngara (Lago dos Cisnes), de P.Tchaikovsky; Tsarevich (Firebird) por I.Stravinsky; Príncipe (Quebra-Nozes), de P.Tchaikovsky; Armand Duval e Gaston (La Traviata) de G.Verdi; Albert, Dança dos Camponeses em Giselle; Basil ( Dom Quixote), de L. Minkus; Spartacus (Spartacus), de A.Khachaturian; Romeu e Paris (Romeu e Julieta), de S.Prokofiev, etc. Esteve em turnê com a companhia pela Itália, França, Espanha, Portugal, Estados Unidos, China, etc.
Solistas
SERGEY BELORYBKIN Assim que se graduou na Perm Ballet School, o bailarino integrou o Grand Moscow Classical Ballet. Atualmente ele gerencia o Ballet Company e é um dos principais bailarinos. Entre os papéis já interpretados estão Lorenzo, Mercutio (" Romeu e Julieta", de S.Prokofiev ); Zug ("Natali, ou Swiss Milkmaid por Girovetz e M. Carafa di Colobrano); Mr. Tetrin ("The Magic Camisole" de N.Karetnikov); Karrasko ("Dom Quixote", de Minkus); Friend ("Gayane", de A. Khachaturian); Madman ("Pushkin - Reflections of the Poet", de A.Petrov); Vilfrid ( "Giselle ", de A.Adam); Tutor, o mestre de cerimônias("O Lago dos Cisnes" de P.Tchaikovsky); Count ("La Traviata», de G. Verdi e P. Salnikov); o pai de Cinderela ("Cinderela", de S. Prokofiev); o Pai ("Fairy's Kiss", de I.Stravinsky); Teddi Bear ("Quebra-Nozes", de P.Tchaikovsky), etc. Sergei Belorybkin é referência única no clássico Pas de Deux onde sua performance é caracterizada pelo estilo delicado e elegante. Sergei Belorybkin também se apresenta em turnês, tendo atingido grande sucesso nos EUA, Japão, França, Itália, Espanha, China, Inglaterra, etc.
ALENA PODAVALOVA Alena Podavalova graduou-se pela Escola de Coreografia de Moscow. Após sua formatura, passou a integrar o Grand Moscow Classical Ballet. Seu currículo inclui papéis como a Fada Mestra ("Cinderela"), de S.Prokofiev; Myrtha ("Giselle") de A.Adam; Rainha dos ratos e a Dança Oriental (“Quebra-Nozes”) de P.Tchaikovsky; Lady ("Romeu e Julieta") de S.Prokofiev; Amazon (“Spartacus”) de A.Khachaturian; Fada Lilás and Carabosse (“A Bela Adormecida”) de P.Tchaikovsky, Possessed (“The Rite of Sacred Spring”) de I.Stravinsky; Dança Russa e os quatro cisnes (“Lago dos Cisnes”) de P.Tchaikovsky, e muitos outros. Foi premiada pela Competição Internacional de Ballet de Moscow em 2001. Excursiona com a companhia por todo o mundo.
POLINA KYROVA Graduada pela Perm School of Choreography, onde estudou sob a tutela de L.Sakharova, integrando o Grand Moscow Classical Ballet logo após a formatura. Polina Kyrova é uma bailarina professional com excelentes qualidades artísticas. Seu repertório inclui solos nas seguintes produções:: Noiva húngara do príncipe e Dança Espanhola (“Lago dos Cisnes”) de P.Tchaikovsky; Pikillia, Variations, Street dancer, Mercedes, Bolero e Dança Cigana (“Dom Quixote”) de L.Minkus; Myrtha, Bathilda (“Giselle”) de A.Adam; Rainha dos Ratos, Dança Espanhola, Dança Oriental (“Quebra-Nozes”) de P. Tchaikovsky; Possessed (“The Rite of Spring”); Fada Carabosse (“A Bela Adormecida”) de P.Tchaikovsky, Senhora Capuleto e Rosalinda (“Romeu and Julieta”) de S.Prokofiev; Fada do Inverno e Dança Espanhola (“Cinderela”) de S.Prokofiev; Amazon (“Spartacus”) de A.Khachaturian; Prudance (“La Traviata”) de G.Verdi etc.
SVETLANA LOBANOVA Graduou-se pela Academy of the Russian Ballet. Trabalhou para a Companhia de ballet Mikhailovsky Theatre em São Petersburgo e só então se juntou ao Grand Moscow Classical Ballet. Ela é considerada uma jovem promissora bailarina. Em pouquíssimo tempo ela acumulou um vasto repertório pela companhia. Entre eles estão a Dança Russa e Prince’s Fiancees Pas de trios (“lago dos Cisnes”) de P.Tchaikovsky; Fadas (“Cinderela”) de S.Prokofiev; New Doll, Pas de trios (“Quebra-Nozes”) de P.Tchaikovsky; Gran Pas variations (“Dom Quixote”) de L.Minkus; Lady (“Romeu e Julieta”); Fadas e Princesa Florina (“A Bela Adormecida”) de P.Tchaikovsky; e há não muito tempo ela fez um enorme sucesso na sua estréia como Aurelia (protagonista de “Spartacus”) de A.Khachaturian. Svetlana Lobanova excursiona com a companhia por todo o mundo.
ALEXANDRE POUSHKAREV Graduado pela Escola de Coreografia de Moscow, foi membro do Saz Children Musical Theatre e então da companhia “Russian Seasons”. Após isso passou a integrar o Grand Moscow Classical Ballet. Alexandre é um professional multifacetado, com brilhante atuação cênica, artistica e musical. Seu repertório inclui – Mazurca, Dança Húngara, dance espanhol ("Lago dos cisnes"), de P.Tchaikovsky; Dom Quixote, Duque e Bolero (“Dom Quixote”) de L.Minkus; S-r Montague; Duque de Verona (“Romeu and Julieta”) de S.Prokofiev; Tsar (“Pushkin”) de A.Petrov; Duque (“Giselle”) de A.Adam; Haron (“La Traviata”) de G.Verdi; Pai de Cinderela (“Cinderela”) de S.Prokofiev; Kaschei’s Immortal Servant (“Fire-Bird”) de I.Stravinsky; Arcanjo (“Creation of the World”) de A.Petrov; Padre (“Spartacus”) de A.Khachaturian etc. Viaja em turnê com a companhia por todo o mundo.
ILIYA ARTAMONOV Graduado pela Moscow Academy of Choreography e foi imediatamente admitido pelo Grand Moscow Classical Ballet. Apesar de muito novo, é um dançarino promissor, com ótima técnica, noção artística, saltos altos e piruetas maravilhosas. Ele é um dançarino extremamente dedicado e decidido. Em pouco tempo acumulou uma série de solos em seu repertório: Blackamoor, Pássaro Azul (“A Bela Adormecida”) de P.Tchaikovsky,; Metrobius (“Spartacus”) de A.Khachaturian; Dança Veneziana (“Lago dos Cisnes”) de P.Tchaikovsly; Peasant pas de deux (“Giselle”) de A.Adam, Prince and Drosselmeyer (“Quebra-Nozes”) de P.Tchaikovsky.
DIANA KOSYREVA Graduada pela Moscow School of Choreography, logo após sua formatura foi admitida pelo Grand Moscow Classical Ballet. Diana é uma das mais jovens bailarinas da companhia, mas já provou ser uma artista madura. Em seu primeiro ano na companhia ela já executou diversos solos como Peasant Pas de deux (“Giselle”) de A.Adam; Four Swans (“Lago dos Cisnes”) de P.TChakovsky; New Doll, Dança Chinesa, Pas de trios (“Quebra-Nozes”) de P.Tchaikovsky; Gato Branco(“A Bela Adormecida”) de P.Tchaikovsky; variação de “Work” (“Coppelia”) de L. Delibes; Fada do Verão (“Cinderela”) de S.Prokofiev; ela fez muito sucesso em sua estréia como solista principal na parte de Mary (“Quebra-Nozes”) de P.Tchaikovsky.
33ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo
Os diretores da Mostra de Cinema de São Paulo, Leon Cakoff e Renata de Almeida, receberam a imprensa especializada, apoiadores e patrocinadores para entrevista coletiva na sala 02 do cinema Unibanco Arteplex Frei Caneca, durante a qual anunciaram as atrações da 33ª edição do evento cinematográfico que organizam na capital paulista. Compuseram a mesa ao lado dos diretores da Mostra, Danilo Santos De Miranda (Diretor Regional Do SESC/São Paulo), Hubert Alquéres (Diretor-Presidente Da Imprensa Oficial Do Estado De São Paulo), Rubens Fernandes Junior (Diretor da Faculdade de Comunicação da FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado), Beatriz Schmidt (Diretora do Instituto Unibanco de Cinema), Fabricio Nunes (Coordenador do Núcleo de Patrocínios das Regionais São Paulo e Sul da Petrobras) e Mario Antonio Araújo (Subchefe da Divisão de Promoção do Audiovisual do Itamaraty – Ministério das Relações Exteriores).
Durante a conversa com os jornalistas, Renata e Cakoff falaram sobre os principais assuntos em destaque este ano, a começar pelo pôster de 2009, que leva a assinatura da dupla Os Gemeos, os grafiteiros paulistanos Gustavo e Otávio Pandolfo. Por coincidência, Rubens Fernandes Junior aproveitou para anunciar que no dia 24 de outubro será inaugurada uma exposição na FAAP que trará as mais importantes obras da dupla para o Museu de Arte Brasileira da faculdade.
Mario Antônio Araújo explicou os procedimentos de outorga do Prêmio Itamaraty, que pela primeira vez será concedido durante a Mostra, além de anunciar a nova categoria ‘Documentários’ e o aumento do valor dos prêmios distribuídos.
Renata destacou a participação da Mostra como evento participante do ‘Ano da França no Brasil’, cuja parceria foi comemorada por Danilo Santos de Miranda, presidente da Comissão do Ano da França no Brasil. “É uma honra estar aqui”, disse, “A Mostra luta o bom combate em relação ao cinema há muitos anos e sempre deu espaço a realizadores de todo o mundo, inclusive da França”. Miranda também contou que o SESC fará o ‘Esquenta Mostra’, evento no qual filmes que já passaram pelo festival serão apresentados no CineSesc, de 9 a 20 de outubro.
“Também teremos a presença de Fanny Ardant, que vem como diretora estreante e receberá homenagem, ainda que não saiba, porque não gosta disso”, brincou Renata se referindo à estréia da diva do cinema francês na direção de um longa-metragem, Cinzas e Sangue (Cendres et Sangre), uma das atrações da Mostra.
Questionado sobre as exibições em salas no centro da cidade, Cakoff disse que “No passado, o Centro sempre esteve na Mostra, mas não adianta renovar o lugar só na fachada.” Segundo os organizadores, o próprio público pede para que as sessões realizadas na região central terminem cedo, com medo da violência.
Este ano, a Mostra teve recorde de filmes inscritos – mais de 700 – e ambos os diretores foram enfáticos ao relatarem a dificuldade de escolherem os cerca de 400 filmes que compõem a programação deste ano. Para eles, o que delimita o número é a quantidade de salas, não a vontade da organização.
O amor da Mostra pelo cinema também se reflete pelo lançamento do livro ‘Os Filmes da Minha Vida’, editado pela Imprensa Oficial do Estado, recordando um ciclo de debates realizado o ano passado e que terá sua segunda edição na 33ª Mostra, gerando o segundo volume do livro, a ser lançado em 2010.
A vinda de produtores suecos para o Brasil em busca de coproduções e possibilidades de financiamento também foi enfatizada, assim como as oficinas que o diretor de fotografia Christian Berger, de ‘A Fita Branca’, de Michael Haneke (vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes), realizará durante a Mostra, em um dia voltado a estudantes e outro para profissionais do ramo, nos dias 3 e 4 de novembro.
Por fim, a retrospectiva do cineasta Theo Angelopoulos, “Um eterno convidado da Mostra”, segundo Cakoff – e a homenagem ao produtor e diretor italiano Gian Vittorio Baldi, foram comentadas pelo diretor.
Após a coletiva, os convidados assistiram ao novo filme do diretor Terry Gilliam, uma das atrações mais aguardadas da 33ª Mostra, ‘O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus’, último longa-metragem estrelado pelo ator Heath Ledger, que também conta com Johnny Depp, Colin Farrell e Jude Law.
Eita Iltda capacita artesãos e estimula a criação de artesanato ...
Inspirada na fauna e flora do Parque do Cocó, uma coleção de artesanato produzida por 25 artesãos, de cinco associações de Fortaleza, representará o Estado na Conexão Solidária – 1ª Mostra Nacional de Comercialização dos Produtos e Serviços da Economia Solidária. O evento acontecerá de 28 a 31 de outubro de 2009, das 14h às 20 horas, no Centro de Exposições Imigrantes de São Paulo.
Os produtos foram desenvolvidos durante uma capacitação de design de produtos da Eita Iltda, por meio do programa Saúde Ambiental, da Unimed Fortaleza. Durante uma semana, no Parque do Cocó, a equipe da Eita realizou curso em técnica de crochê, bordados e reciclagem para os multiplicadores das associações: Lar Francisco de Assis, Maria Mãe da Vida, Instituto de Prevenção à Desnutrição e à Excepcionalidade (Iprede), Lagamar e Cooperativa Social de Artesãos Soropositivos (Coopvida).
Com o objetivo contribuir para o desenvolvimento humano e sustentável das comunidades de Fortaleza, por meio de ações educativas, o programa visa estimular o protagonismo, hábitos de consumo consciente, alimentação saudável, fortalecimento da identidade ambiental, geração de renda de forma justa e solidária.
Valorizando os elementos da natureza, os designers da Eita buscaram qualificar os artesãos com oficinas de cores e criatividade, aperfeiçoamento da técnica artesanal e design de produtos. Promovendo um pensar mais apurado do artesanato tradicional, os cursos contribuíram, também, para a construção de trabalhos inovadores, com estilo próprio e direcionado à comercialização. Com as simples técnicas artesanais e de reciclagem foram produzidas sofisticadas peças. Assim, guardanapos, jogo americano, biojóias, ecobags, linhas de copa e cozinha receberam novo design.
47ª BIJÓIAS SP APOSTA NO CRESCIMENTO DE 35% NAS VENDAS COM COLEÇÕES PARA FESTAS E ALTO VERÃO
A demanda por bijuterias para usar e presentear no Natal e final de ano deve impulsionar os negócios na maior feira do setor da América Latina
Após superar todas as expectativas de negócios, mesmo diante da retração econômica, o setor de bijuterias, acessórios, jóias de prata, aço e folheados se prepara para fechar 2009 com chave de ouro. A 47ª BIJÓIAS SP - maior evento profissional do setor na América Latina, que acontece entre 16 e 18 de novembro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo – promete movimentar as vendas nos próximos meses com coleções inéditas de mais de 200 marcas (entre designers e fabricantes).
Para atender os mais de 10 mil visitantes, entre lojistas, revendedores e compradores do exterior, a 47ª BIJÓIAS SP apresentará peças românticas e glamourosas com influência da moda dos anos 30, 40 e 50, criações em pedras brasileiras e muitas pérolas. Entre as novidades, estão as linhas em estilo tribal e com tema África, modelos inspirados na fauna e flora brasileira e nos traços arquitetônicos, indispensáveis para compor o visual da temporada de moda.
Promovida pela Masi & Associados, com apoio do IBGM – Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos –, a última edição de 2009 deverá gerar um volume de negócios da ordem de R$ 35 milhões, 35% superior a anterior e 18% a mais do que o mesmo período de 2008, pois o evento acontece no período do ano mais forte para o comércio.
"Com a retração econômica, as bijuterias e acessórios ganham apelo maior por ser um presente acessível, que faz bem ao ego feminino e masculino”, observa Vera Masi , diretora do evento. "Além disso, as criações estão cada vez mais criativas e ousadas, o que ajuda a diferenciar e renovar o visual de forma bastante econômica”.
Vera Masi observa ainda que as vendas do setor vêm se mantendo em ritmo de ascensão ao longo do ano. "Só na última feira, em agosto, registramos um crescimento de 26% em relação ao mesmo período do ano passado e tudo indica que a maré continuará bastante favorável para o setor no Natal”, conclui.
47ª BIJÓIAS SP – ALTO VERÃO 2009-2010
Data e horários: de 16 a 18 de novembro
Segunda e terça-feira: das 9h às 20h / quarta-feira: das 9h às 16h
Local: Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca
Rua Frei Caneca, 569 – 4° e 5° andares – Cerqueira César – São Paulo – SP
Evento profissional, não aberto ao público, exclusivo para lojistas do setor.
É exigida apresentação do cartão de CNPJ da empresa e comprovar atuação no setor.
Cidades de Porto Alegre, Juiz de Fora, Belo Horizonte, Salvador, Curitiba, Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo recebem a companhia russa, consagrada mundialmente pela originalidade
Coreografias inovadoras e performances altamente técnicas, aliadas a produções originais e um elenco de solistas premiados internacionalmente marcam os 43 anos de história do Grand Moscow Classical Ballet, que desembarca no Brasil em uma realização da TIME FOR FUN, para uma turnê que contemplará oito cidades de sete estados, em quinze apresentações: Porto Alegre (04/11), Juiz de Fora 06/11), Belo Horizonte (07 e 08/11), Salvador (10 e 11/11), Curitiba (12 e 13/11), Rio de Janeiro (14 e 15/11), Brasília (18/11), e São Paulo (20, 21 e 22/11).
Sob a direção artística de Natalia Kasatkina e Vladimir Vasilyov, a companhia russa traz ao país – onde se apresentou pela última vez em 1981 – dois espetáculos consagrados em seu repertório, Dom Quixote, de León Minkus; e A Bela Adormecida, de Pyotr Ilyich Tchaikovsky. Seus solistas principais são Marina Rzhannikova, Lioudmila Doxomova, Alexandra Lezina, Artem Khoroshilov e Alexei Orlov; e os solistas Sergey Belorybkin, Alena Podavalova, Polina Kyrova, Svetlana Lobanova, Alexandre Poushkarev, Iliya Artamonov e Diana Kosyreva.
Ambos refletem a constante busca da companhia por novas propostas e linguagens para a dança, num estilo próprio que une as tradições clássicas a elementos modernos. Uma assinatura que também está presente em produções como “O Lago dos Cisnes” e “O Quebra Nozes”, de Piotr Tchaikovsky; “Cinderela” e “Romeu e Julieta”, também de Prokofiev; “Giselle”, de Adolphe Adam; “A Criação do Mundo” e “Pushkin”, de Andrei Petrov; “La Traviata”, de Giuseppe Verdi e Pavel Salnikov; e “The Magic Jacket”, de Nikolai Karetnikov, entre outras. E em montagens de ato único (one-act ballets), como “Alborada del Graciozo”, de Maurice Ravel, e “A Sagração da Primavera”, de Igor Stravisnky.
Artistas de reconhecida trajetória na dança mundial, como Michail Baryshnikov, Mukhamedov Irek, Kolpakova Irina, Maksimova Ekaterina, Godunov Aleksander, Vladimir Malakhov, Stepanenko Galina, e Stanislav Isaev também já estiveram ao lado do Grand Moscow Classical Ballet no palco.
GRAND MOSCOW CLASSICAL BALLET
Fundado em 1966 por um dos mais importantes coreógrafos do século XX, Igor Moiseyev - com o apoio do ministério da cultura da então União Soviética -, o grupo foi originalmente concebido como “Balé Jovem” da Companhia Estatal de Dança da União Soviética. Em 1968 realizou sua primeira performance, a partir de excertos de obras clássicas e coreografias reduzidas produzidas por Kasyan Goleizovsky e o próprio Moiseyev.
A partir de 1977, transformou-se em uma companhia de balé clássico com repertório próprio, com a nomeação de Kasatkina e Vasilyov como diretores artísticos. Formados pela Escola Bolshoi de Coreografia e dois dos principais solistas do Ballet Bolshoi entre as décadas de 1950 e 1970, Kasaktina e Vasilyov atuaram de forma decisiva para consolidar o Grand Moscow Classical Ballet no cenário internacional, tornando-se nomes referenciais da cultura russa.
Em seu currículo constam mais de 20 produções, incluindo também coreografias para balés como Bolshoi e Kirov – e mais de 55 performances encenadas pelo mundo a partir de seus libretos.
Hoje, o Grand Moscow Classical Ballet acumula apresentações em mais de 30 países da Europa, América e Ásia, além de 200 cidades em seu país de origem. Seus bailarinos já foram premiados com mais de 15 medalhas de ouro em competições internacionais e por três vezes na Academia de Dança de Paris. Recentemente, também foi agraciada com o título de “Companhia Acadêmica” pelo governo russo, uma menção honrosa concedida a poucas companhias de balé russas. Durante nove anos excursionou ininterruptamente com “O Quebra-Nozes”.
A turnê que virá ao Brasil incluirá também apresentações na Romênia, Hungria, Espanha, Portugal, Estados Unidos e Canadá.
TIME FOR FUN – Maior empresa de entretenimento da América do Sul, a TIME FOR FUN é proprietária das casas de espetáculos Credicard Hall, Citibank Hall e Teatro Abril, em São Paulo; Citibank Hall, no Rio de Janeiro; da Ticketmaster; controladora da Vicar e promotora da Copa Nextel de Stock Car.
Mais de 11 milhões de pessoas já assistiram às suas produções, que incluem as temporadas dos espetáculos Saltimbanco, Alegría e Quidam, do Cirque du Soleil; e alguns dos principais artistas internacionais do planeta, como Madonna, Roger Waters, Rod Stewart, Eric Clapton, Santana, Rush, Oasis e Os Três Tenores. Foi também responsável por shows de grandes artistas nacionais, como Roberto Carlos, Marisa Monte, Chico Buarque, Caetano Veloso e Maria Rita, além de organizar a vinda ao país de espetáculos como o Blue Man Group, Slava’s Snowshow e Disney On Ice, entre outros.
Realizou também as temporadas dos principais musicais produzidos no Brasil, como ”Miss Saigon”, “O Fantasma da Ópera”, “Les Misérables”, “A Bela e a Fera”, “Chicago” e “O Beijo da Mulher Aranha”, além de espetáculos teatrais, como “Mademoiselle Chanel”, com Marília Pêra. Na Oca – Parque do Ibirapuera, realizou as mostras “Corpos Pintados”, “Corpo Humano: Real e Fascinante” e “Leonardo da Vinci: A Exibição de um Gênio”.
MAIS INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Caixa de texto: Assessoria de Imprensa – TIME FOR FUN Regis Motisuki – (11) 3576-1423 Rafael Frank – (11) 3576-1217 Carolina Lopez - (11) 3576-1219 E-mail: imprensa@t4f.com.brAssessoria de Imprensa
THE GRAND MOSCOW CLASSICAL BALLET
Editor - Edison Paes de Melo – (11) 3824-4200
Fernanda Oliveira - fernanda@editorweb.com.br
Lúcio Nunes - lucio@editorweb.com.br
www.editorweb.com.br
THE GRAND MOSCOW CLASSICAL BALLET
TURNÊ BRASIL 2009
Realização: TIME FOR FUN
A BELA ADORMECIDA
P. I. TCHAIKOVSKY
(3 atos: 1º 57 min; 2º e 3º juntos - 1h10m)
Duração: 127’
DOM QUIXOTE
L. MINKUS
(3 atos: 1º 37min., 2º 40min., 3º 25min.)
Duração: 102’
DATAS E INFORMAÇÕES
PORTO ALEGRE (RS) – 04 DE NOVEMBRO, 21h – ÚNICA APRESENTAÇÃO
Espetáculo: “A Bela Adormecida”
Local: Teatro do Sesi. Endereço: Avenida Assis Brasil, nº 8.787
Telefone para informações: (51) 3347 8787 / Site: www.teatrodosesi.com.br
Capacidade: 1718 lugares
Acesso para deficientes, ar condicionado
JUIZ DE FORA (MG) – 06 DE NOVEMBRO, 21h – ÚNICA APRESENTAÇÃO
Espetáculo: “Dom Quixote”
Local: Cine Teatro Central. Endereço: Calçadão da Rua Halfeld, Centro.
Telefone para informações: (32) 3215-1400
Capacidade: 1799 lugares
Acesso para deficientes, ar condicionado
BELO HORIZONTE (MG) – 07 DE NOVEMBRO, 21h
Espetáculo: “Dom Quixote”
BELO HORIZONTE (MG) – 08 DE NOVEMBRO, 19h
Espetáculo: “A Bela Adormecida”
Local: Palácio das Artes Endereço: Avenida Afonso Pena 1.537, Centro
Telefone para informações: (31) 3236-7371 / Site: http://www.fcs.mg.gov.br
Capacidade: 1554 lugares
Acesso para deficientes, ar condicionado
SALVADOR (BA) – 10 DE NOVEMBRO, 21H
Espetáculo: “Dom Quixote”
SALVADOR (BA) – 11 DE NOVEMBRO, 21H
Espetáculo: “Dom Quixote”
Local: Teatro Castro Alves Endereço: Praça Dois de Julho,s/n, Campo Grande
Telefone para informações: (71) 3535-0600 / Site: http://www.tca.ba.gov.br/
Capacidade: 1.537 lugares
Acesso para deficientes, ar condicionado
CURITIBA (PR) – 12 DE NOVEMBRO, 21H
Espetáculo: “A Bela Adormecida”
CURITIBA (PR) – 13 DE NOVEMBRO, 21H
Espetáculo: “A Bela Adormecida”
Local: Teatro Guaira Endereço: Rua XV de Novembro, 971
Telefone para informações: (41)3304-7900 / Site: http://www.tguaira.pr.gov.br/
Capacidade: 2.100
Acesso para deficientes, ar condicionado
RIO DE JANEIRO (RJ) - 14 DE NOVEMBRO, 21H
Espetáculo: “Dom Quixote”
RIO DE JANEIRO (RJ) - 15 DE NOVEMBRO, 18H
Espetáculo: “A Bela Adormecida”
Local: Citibank Hall Rio Endereço: Av. Ayrton Senna, 3000 - Barra da Tijuca
Telefone para informações: 0300 789 6846 / Site: http://www.citibankhall.com.br/
Capacidade: 2.954
Acesso para deficientes, ar condicionado
BRASILIA (DF) - 18 DE NOVEMBRO, 21H
Espetáculo: “Dom Quixote”
Local: Teatro Nacional - Sala Villa Lobos Endereço: Setor Cultural Norte, via N2
Telefone para informações: (61) 3325-6239 / Site: http://www.sc.df.gov.br
Capacidade: 1.307
Acesso para deficientes, ar condicionado
SÃO PAULO (SP) - 20 DE NOVEMBRO, 21H
Espetáculo: “A Bela Adormecida”
SÃO PAULO (SP) - 21 DE NOVEMBRO, 21H
Espetáculo: “ A Bela Adormecida ”
SÃO PAULO (SP) – 22 DE NOVEMBRO, 20H
Espetáculo: “Dom Quixote”
Local: Teatro Abril Endereço: Av. Brigadeiro Luís Antônio, 411 – Bela Vista
Telefone para informações: (11) 2144-5444 / Site: http://www.teatroabril.com.br
Capacidade: 1.530
Acesso para deficientes, ar condicionado
- Meia-entrada: obrigatória a apresentação do documento previsto em lei que comprove a condição de beneficiário. Venda limitada na forma da Lei nº 11.355/93.
INFORMAÇÔES
Central Ticketmaster
(11) 2846-6000 ou 0300 789 6846, das 9h às 21h - segunda a sábado.
Pela Internet: www.ticketmaster.com.br
Formas de Pagamento:
Dinheiro, cartões de crédito American Express, Visa, MasterCard, Diners e Cartões de Débito Visa Electron e Rede Shop.
BILHETERIAS OFICIAIS - SEM TAXA DE CONVENIÊNCIA
PORTO ALEGRE (RS)
Local: Teatro do Sesi. Endereço: Avenida Assis Brasil, nº 8.787
Telefone para informações: (51) 3347 8787 / Site: www.teatrodosesi.com.br
JUIZ DE FORA (MG)
Local: Cine Teatro Central. Endereço: Calçadão da Rua Halfeld, Centro.
Telefone para informações: (32) 3215-1400
BELO HORIZONTE (MG)
Local: Palácio das Artes Endereço: Avenida Afonso Pena 1.537, Centro
Telefone para informações: (31) 3236-7371 / Site: http://www.fcs.mg.gov.br
SALVADOR (BA)
Local: Teatro Castro Alves Endereço: Praça Dois de Julho,s/n, Campo Grande
Telefone para informações: (71) 3535-0600 / Site: http://www.tca.ba.gov.br
CURITIBA (PR)
Local: Teatro Guaira Endereço: Rua XV de Novembro, 971
Telefone para informações: (41)3304-7900 / Site: http://www.tguaira.pr.gov.br
RIO DE JANEIRO (RJ)
Local: Citibank Hall Rio Endereço: Av. Ayrton Senna, 3000 - Barra da Tijuca
Telefone para informações: 0300 789 6846 / Site: http://www.citibankhall.com.br
BRASILIA (DF)
Local: Teatro Nacional - Sala Villa Lobos Endereço: Setor Cultural Norte, via N2
Telefone para informações: (61) 3325-6239 / Site: http://www.sc.df.gov.br
SÃO PAULO (SP)
Local: Teatro Abril Endereço: Av. Brigadeiro Luís Antônio, 411 – Bela Vista
Telefone para informações: (11) 2144-5444 / Site: http://www.teatroabril.com.br
LOCAIS DE VENDA - COM TAXA DE CONVENIÊNCIA
Pontos de venda no link: www.ticketmaster.com.br/shwPDV.cfm
BIOGRAFIAS
Solistas Principais
MARINA RZHANNIKOVA Graduou-se na Escola Acadêmica de Coreografia de Moscou, em seguida se juntou ao Grand Moscow Classical Ballet. Ainda estudante, foi premiada pelo programa Novos Nomes. Marina Rzhannikova é um das principais bailarinas da companhia. Em seu currículo destacam-se papéis como protagonista de peças clássicas e modernas, como Odette-Odillie ("Lago dos Cisnes"), A Grande Fada e a Fada de Inverno ("Cinderela"), Kitry ("Dom Quixote"), Giselle (Giselle) por A.Adam, Mary, a rainha dos ratos ("Quebra-Nozes"), a senhora Capuleto ("Romeu e Julieta"), Fogo-pássaro (“O Fogo-pássaro”), Euthibida em “Spartacus” por A.Khachaturian, Aurora e Fada Lilás (“A Bela Adormecida”) de P.Tchaikovsky e outros. Foi premiada pela Competição Internacional de Ballet de Moscou (1993) e excursionou durante anos com a companhia pelos E.U.A., México, África do Sul, França, Itália, Espanha, a China etc. É considerada Artista de Mérito da Rússia.
LIOUDMILA DOXOMOVA Graduada pela Escola Acadêmica de Coreografia de Moscou, onde estudou sob orientação de L. Litavkina, foi admitida para o Grand Moscow Classical Ballet logo após sua formatura. Ainda estudante, se apresentou no Teatro Bolshoi com o número Pas de Deux: Grand pas clássico por D.Aube; pas de deux de “Paquita”, por L.Minkus; “Sinfonia Clássica” por S.Prokofiev; Adágio por R. Glier. Atualmente, seu repertório inclui os seguintes papéis: Odette-Odillie ("Lago dos Cisnes"); Cinderela ("Cinderela"); Kitry ("Dom Quixote"); Giselle (“Giselle”) de A. Adams; Mary, a Rainha dos Ratos ("Quebra-Nozes"); a Senhora Capuleto ("Romeu e Julieta"); Fire-Bird (“The Fire-Bird”); Euthibida em “Spartacus”, de Khachaturian, além de Aurora e Princesa Florina (A Bela Adormecida), de P.Tchaikovsky.
ALEXANDRA LEZINA Graduada no Novo Centro Humanitário de N. Nesterova, pela Escola de Coreografia de Moscow, integrou o Grand Moscow Classical Ballet logo após sua formatura. Seu currículo inclui Odette-Odillie e a Dança Veneziana ("Lago dos Cisnes") de P.Tchaikovsky; Cinderela e a Fada Primavera ("Cinderela") de S.Prokofiev; Kitry e o Cupido ("Dom Quixote") de L.Minkus; Mary e Luiza ("Quebra-Nozes") de P.Tchaikovsky; Julieta e Nelly ("Romeu e Julieta") de S.Prokofiev; Tsarina (“The Fire-Bird”) de I.Stravinsky; Aurelia e Sacrifice (“Spartacus”) de A.Khachaturian, Flora e Fadas (“A Bela Adormecida”) de P.Tchaikovsky, Agni (“Mogli”) de A.Prior e muitos outros. Ganhou reconhecimento público nos EUA, Itália, Espanha, Hungria, Romênia, entre outros. Foi premiada em 2007 pela Competição Internacional de Ballet em Nagoya (Japão).
ARTEM KHOROSHILOV Graduado pela Escola de Coreografia Saratov, foi admitido pelo Grand Moscow Classical Ballet logo após a formatura. Khoroshilov alia forte técnica profissional com presença de palco e linhas expressivas. Seu vasto repertório incluiu importantes papéis como: Príncipe Siegfried e Benno (Lago dos Cisnes), de P.Tchaikovsky; Príncipe e Mestre de Cerimônia (Cinderella), de S.Prokofiev,; Albert, Hans (“Giselle”) de A.Adam; Basil, Toreiro e Jig (“Dom Quixote”), de L.Minkus; Diabo e Arcanjo (“The Creation of the World”) de A.Petrov; Principe Desire, Principe Charmant e o Pássaro Azul (“A Bela Adormecida”), de P.Tchaikovsky; Spartacus e Crassus em “Spartacus”, de A.Khachaturian, etc. Este em turnê com a companhia pela Itália, França, Espanha, Portugal, Estados Unidos, China, etc.
Alexei Orlov Graduado pela Escola de Coreografia Saratov, foi admitido pelo Grand Moscow Classical Ballet logo após a formatura. Ele construiu um vasto repertório teatral em um curto período de tempo, apresentando-se nas seguintes montagens: Príncipe Siegfried e Dança Húngara (Lago dos Cisnes), de P.Tchaikovsky; Tsarevich (Firebird) por I.Stravinsky; Príncipe (Quebra-Nozes), de P.Tchaikovsky; Armand Duval e Gaston (La Traviata) de G.Verdi; Albert, Dança dos Camponeses em Giselle; Basil ( Dom Quixote), de L. Minkus; Spartacus (Spartacus), de A.Khachaturian; Romeu e Paris (Romeu e Julieta), de S.Prokofiev, etc. Esteve em turnê com a companhia pela Itália, França, Espanha, Portugal, Estados Unidos, China, etc.
Solistas
SERGEY BELORYBKIN Assim que se graduou na Perm Ballet School, o bailarino integrou o Grand Moscow Classical Ballet. Atualmente ele gerencia o Ballet Company e é um dos principais bailarinos. Entre os papéis já interpretados estão Lorenzo, Mercutio (" Romeu e Julieta", de S.Prokofiev ); Zug ("Natali, ou Swiss Milkmaid por Girovetz e M. Carafa di Colobrano); Mr. Tetrin ("The Magic Camisole" de N.Karetnikov); Karrasko ("Dom Quixote", de Minkus); Friend ("Gayane", de A. Khachaturian); Madman ("Pushkin - Reflections of the Poet", de A.Petrov); Vilfrid ( "Giselle ", de A.Adam); Tutor, o mestre de cerimônias("O Lago dos Cisnes" de P.Tchaikovsky); Count ("La Traviata», de G. Verdi e P. Salnikov); o pai de Cinderela ("Cinderela", de S. Prokofiev); o Pai ("Fairy's Kiss", de I.Stravinsky); Teddi Bear ("Quebra-Nozes", de P.Tchaikovsky), etc. Sergei Belorybkin é referência única no clássico Pas de Deux onde sua performance é caracterizada pelo estilo delicado e elegante. Sergei Belorybkin também se apresenta em turnês, tendo atingido grande sucesso nos EUA, Japão, França, Itália, Espanha, China, Inglaterra, etc.
ALENA PODAVALOVA Alena Podavalova graduou-se pela Escola de Coreografia de Moscow. Após sua formatura, passou a integrar o Grand Moscow Classical Ballet. Seu currículo inclui papéis como a Fada Mestra ("Cinderela"), de S.Prokofiev; Myrtha ("Giselle") de A.Adam; Rainha dos ratos e a Dança Oriental (“Quebra-Nozes”) de P.Tchaikovsky; Lady ("Romeu e Julieta") de S.Prokofiev; Amazon (“Spartacus”) de A.Khachaturian; Fada Lilás and Carabosse (“A Bela Adormecida”) de P.Tchaikovsky, Possessed (“The Rite of Sacred Spring”) de I.Stravinsky; Dança Russa e os quatro cisnes (“Lago dos Cisnes”) de P.Tchaikovsky, e muitos outros. Foi premiada pela Competição Internacional de Ballet de Moscow em 2001. Excursiona com a companhia por todo o mundo.
POLINA KYROVA Graduada pela Perm School of Choreography, onde estudou sob a tutela de L.Sakharova, integrando o Grand Moscow Classical Ballet logo após a formatura. Polina Kyrova é uma bailarina professional com excelentes qualidades artísticas. Seu repertório inclui solos nas seguintes produções:: Noiva húngara do príncipe e Dança Espanhola (“Lago dos Cisnes”) de P.Tchaikovsky; Pikillia, Variations, Street dancer, Mercedes, Bolero e Dança Cigana (“Dom Quixote”) de L.Minkus; Myrtha, Bathilda (“Giselle”) de A.Adam; Rainha dos Ratos, Dança Espanhola, Dança Oriental (“Quebra-Nozes”) de P. Tchaikovsky; Possessed (“The Rite of Spring”); Fada Carabosse (“A Bela Adormecida”) de P.Tchaikovsky, Senhora Capuleto e Rosalinda (“Romeu and Julieta”) de S.Prokofiev; Fada do Inverno e Dança Espanhola (“Cinderela”) de S.Prokofiev; Amazon (“Spartacus”) de A.Khachaturian; Prudance (“La Traviata”) de G.Verdi etc.
SVETLANA LOBANOVA Graduou-se pela Academy of the Russian Ballet. Trabalhou para a Companhia de ballet Mikhailovsky Theatre em São Petersburgo e só então se juntou ao Grand Moscow Classical Ballet. Ela é considerada uma jovem promissora bailarina. Em pouquíssimo tempo ela acumulou um vasto repertório pela companhia. Entre eles estão a Dança Russa e Prince’s Fiancees Pas de trios (“lago dos Cisnes”) de P.Tchaikovsky; Fadas (“Cinderela”) de S.Prokofiev; New Doll, Pas de trios (“Quebra-Nozes”) de P.Tchaikovsky; Gran Pas variations (“Dom Quixote”) de L.Minkus; Lady (“Romeu e Julieta”); Fadas e Princesa Florina (“A Bela Adormecida”) de P.Tchaikovsky; e há não muito tempo ela fez um enorme sucesso na sua estréia como Aurelia (protagonista de “Spartacus”) de A.Khachaturian. Svetlana Lobanova excursiona com a companhia por todo o mundo.
ALEXANDRE POUSHKAREV Graduado pela Escola de Coreografia de Moscow, foi membro do Saz Children Musical Theatre e então da companhia “Russian Seasons”. Após isso passou a integrar o Grand Moscow Classical Ballet. Alexandre é um professional multifacetado, com brilhante atuação cênica, artistica e musical. Seu repertório inclui – Mazurca, Dança Húngara, dance espanhol ("Lago dos cisnes"), de P.Tchaikovsky; Dom Quixote, Duque e Bolero (“Dom Quixote”) de L.Minkus; S-r Montague; Duque de Verona (“Romeu and Julieta”) de S.Prokofiev; Tsar (“Pushkin”) de A.Petrov; Duque (“Giselle”) de A.Adam; Haron (“La Traviata”) de G.Verdi; Pai de Cinderela (“Cinderela”) de S.Prokofiev; Kaschei’s Immortal Servant (“Fire-Bird”) de I.Stravinsky; Arcanjo (“Creation of the World”) de A.Petrov; Padre (“Spartacus”) de A.Khachaturian etc. Viaja em turnê com a companhia por todo o mundo.
ILIYA ARTAMONOV Graduado pela Moscow Academy of Choreography e foi imediatamente admitido pelo Grand Moscow Classical Ballet. Apesar de muito novo, é um dançarino promissor, com ótima técnica, noção artística, saltos altos e piruetas maravilhosas. Ele é um dançarino extremamente dedicado e decidido. Em pouco tempo acumulou uma série de solos em seu repertório: Blackamoor, Pássaro Azul (“A Bela Adormecida”) de P.Tchaikovsky,; Metrobius (“Spartacus”) de A.Khachaturian; Dança Veneziana (“Lago dos Cisnes”) de P.Tchaikovsly; Peasant pas de deux (“Giselle”) de A.Adam, Prince and Drosselmeyer (“Quebra-Nozes”) de P.Tchaikovsky.
DIANA KOSYREVA Graduada pela Moscow School of Choreography, logo após sua formatura foi admitida pelo Grand Moscow Classical Ballet. Diana é uma das mais jovens bailarinas da companhia, mas já provou ser uma artista madura. Em seu primeiro ano na companhia ela já executou diversos solos como Peasant Pas de deux (“Giselle”) de A.Adam; Four Swans (“Lago dos Cisnes”) de P.TChakovsky; New Doll, Dança Chinesa, Pas de trios (“Quebra-Nozes”) de P.Tchaikovsky; Gato Branco(“A Bela Adormecida”) de P.Tchaikovsky; variação de “Work” (“Coppelia”) de L. Delibes; Fada do Verão (“Cinderela”) de S.Prokofiev; ela fez muito sucesso em sua estréia como solista principal na parte de Mary (“Quebra-Nozes”) de P.Tchaikovsky.
33ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo
Os diretores da Mostra de Cinema de São Paulo, Leon Cakoff e Renata de Almeida, receberam a imprensa especializada, apoiadores e patrocinadores para entrevista coletiva na sala 02 do cinema Unibanco Arteplex Frei Caneca, durante a qual anunciaram as atrações da 33ª edição do evento cinematográfico que organizam na capital paulista. Compuseram a mesa ao lado dos diretores da Mostra, Danilo Santos De Miranda (Diretor Regional Do SESC/São Paulo), Hubert Alquéres (Diretor-Presidente Da Imprensa Oficial Do Estado De São Paulo), Rubens Fernandes Junior (Diretor da Faculdade de Comunicação da FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado), Beatriz Schmidt (Diretora do Instituto Unibanco de Cinema), Fabricio Nunes (Coordenador do Núcleo de Patrocínios das Regionais São Paulo e Sul da Petrobras) e Mario Antonio Araújo (Subchefe da Divisão de Promoção do Audiovisual do Itamaraty – Ministério das Relações Exteriores).
Durante a conversa com os jornalistas, Renata e Cakoff falaram sobre os principais assuntos em destaque este ano, a começar pelo pôster de 2009, que leva a assinatura da dupla Os Gemeos, os grafiteiros paulistanos Gustavo e Otávio Pandolfo. Por coincidência, Rubens Fernandes Junior aproveitou para anunciar que no dia 24 de outubro será inaugurada uma exposição na FAAP que trará as mais importantes obras da dupla para o Museu de Arte Brasileira da faculdade.
Mario Antônio Araújo explicou os procedimentos de outorga do Prêmio Itamaraty, que pela primeira vez será concedido durante a Mostra, além de anunciar a nova categoria ‘Documentários’ e o aumento do valor dos prêmios distribuídos.
Renata destacou a participação da Mostra como evento participante do ‘Ano da França no Brasil’, cuja parceria foi comemorada por Danilo Santos de Miranda, presidente da Comissão do Ano da França no Brasil. “É uma honra estar aqui”, disse, “A Mostra luta o bom combate em relação ao cinema há muitos anos e sempre deu espaço a realizadores de todo o mundo, inclusive da França”. Miranda também contou que o SESC fará o ‘Esquenta Mostra’, evento no qual filmes que já passaram pelo festival serão apresentados no CineSesc, de 9 a 20 de outubro.
“Também teremos a presença de Fanny Ardant, que vem como diretora estreante e receberá homenagem, ainda que não saiba, porque não gosta disso”, brincou Renata se referindo à estréia da diva do cinema francês na direção de um longa-metragem, Cinzas e Sangue (Cendres et Sangre), uma das atrações da Mostra.
Questionado sobre as exibições em salas no centro da cidade, Cakoff disse que “No passado, o Centro sempre esteve na Mostra, mas não adianta renovar o lugar só na fachada.” Segundo os organizadores, o próprio público pede para que as sessões realizadas na região central terminem cedo, com medo da violência.
Este ano, a Mostra teve recorde de filmes inscritos – mais de 700 – e ambos os diretores foram enfáticos ao relatarem a dificuldade de escolherem os cerca de 400 filmes que compõem a programação deste ano. Para eles, o que delimita o número é a quantidade de salas, não a vontade da organização.
O amor da Mostra pelo cinema também se reflete pelo lançamento do livro ‘Os Filmes da Minha Vida’, editado pela Imprensa Oficial do Estado, recordando um ciclo de debates realizado o ano passado e que terá sua segunda edição na 33ª Mostra, gerando o segundo volume do livro, a ser lançado em 2010.
A vinda de produtores suecos para o Brasil em busca de coproduções e possibilidades de financiamento também foi enfatizada, assim como as oficinas que o diretor de fotografia Christian Berger, de ‘A Fita Branca’, de Michael Haneke (vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes), realizará durante a Mostra, em um dia voltado a estudantes e outro para profissionais do ramo, nos dias 3 e 4 de novembro.
Por fim, a retrospectiva do cineasta Theo Angelopoulos, “Um eterno convidado da Mostra”, segundo Cakoff – e a homenagem ao produtor e diretor italiano Gian Vittorio Baldi, foram comentadas pelo diretor.
Após a coletiva, os convidados assistiram ao novo filme do diretor Terry Gilliam, uma das atrações mais aguardadas da 33ª Mostra, ‘O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus’, último longa-metragem estrelado pelo ator Heath Ledger, que também conta com Johnny Depp, Colin Farrell e Jude Law.
Eita Iltda capacita artesãos e estimula a criação de artesanato ...
Inspirada na fauna e flora do Parque do Cocó, uma coleção de artesanato produzida por 25 artesãos, de cinco associações de Fortaleza, representará o Estado na Conexão Solidária – 1ª Mostra Nacional de Comercialização dos Produtos e Serviços da Economia Solidária. O evento acontecerá de 28 a 31 de outubro de 2009, das 14h às 20 horas, no Centro de Exposições Imigrantes de São Paulo.
Os produtos foram desenvolvidos durante uma capacitação de design de produtos da Eita Iltda, por meio do programa Saúde Ambiental, da Unimed Fortaleza. Durante uma semana, no Parque do Cocó, a equipe da Eita realizou curso em técnica de crochê, bordados e reciclagem para os multiplicadores das associações: Lar Francisco de Assis, Maria Mãe da Vida, Instituto de Prevenção à Desnutrição e à Excepcionalidade (Iprede), Lagamar e Cooperativa Social de Artesãos Soropositivos (Coopvida).
Com o objetivo contribuir para o desenvolvimento humano e sustentável das comunidades de Fortaleza, por meio de ações educativas, o programa visa estimular o protagonismo, hábitos de consumo consciente, alimentação saudável, fortalecimento da identidade ambiental, geração de renda de forma justa e solidária.
Valorizando os elementos da natureza, os designers da Eita buscaram qualificar os artesãos com oficinas de cores e criatividade, aperfeiçoamento da técnica artesanal e design de produtos. Promovendo um pensar mais apurado do artesanato tradicional, os cursos contribuíram, também, para a construção de trabalhos inovadores, com estilo próprio e direcionado à comercialização. Com as simples técnicas artesanais e de reciclagem foram produzidas sofisticadas peças. Assim, guardanapos, jogo americano, biojóias, ecobags, linhas de copa e cozinha receberam novo design.
47ª BIJÓIAS SP APOSTA NO CRESCIMENTO DE 35% NAS VENDAS COM COLEÇÕES PARA FESTAS E ALTO VERÃO
A demanda por bijuterias para usar e presentear no Natal e final de ano deve impulsionar os negócios na maior feira do setor da América Latina
Após superar todas as expectativas de negócios, mesmo diante da retração econômica, o setor de bijuterias, acessórios, jóias de prata, aço e folheados se prepara para fechar 2009 com chave de ouro. A 47ª BIJÓIAS SP - maior evento profissional do setor na América Latina, que acontece entre 16 e 18 de novembro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo – promete movimentar as vendas nos próximos meses com coleções inéditas de mais de 200 marcas (entre designers e fabricantes).
Para atender os mais de 10 mil visitantes, entre lojistas, revendedores e compradores do exterior, a 47ª BIJÓIAS SP apresentará peças românticas e glamourosas com influência da moda dos anos 30, 40 e 50, criações em pedras brasileiras e muitas pérolas. Entre as novidades, estão as linhas em estilo tribal e com tema África, modelos inspirados na fauna e flora brasileira e nos traços arquitetônicos, indispensáveis para compor o visual da temporada de moda.
Promovida pela Masi & Associados, com apoio do IBGM – Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos –, a última edição de 2009 deverá gerar um volume de negócios da ordem de R$ 35 milhões, 35% superior a anterior e 18% a mais do que o mesmo período de 2008, pois o evento acontece no período do ano mais forte para o comércio.
"Com a retração econômica, as bijuterias e acessórios ganham apelo maior por ser um presente acessível, que faz bem ao ego feminino e masculino”, observa Vera Masi , diretora do evento. "Além disso, as criações estão cada vez mais criativas e ousadas, o que ajuda a diferenciar e renovar o visual de forma bastante econômica”.
Vera Masi observa ainda que as vendas do setor vêm se mantendo em ritmo de ascensão ao longo do ano. "Só na última feira, em agosto, registramos um crescimento de 26% em relação ao mesmo período do ano passado e tudo indica que a maré continuará bastante favorável para o setor no Natal”, conclui.
47ª BIJÓIAS SP – ALTO VERÃO 2009-2010
Data e horários: de 16 a 18 de novembro
Segunda e terça-feira: das 9h às 20h / quarta-feira: das 9h às 16h
Local: Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca
Rua Frei Caneca, 569 – 4° e 5° andares – Cerqueira César – São Paulo – SP
Evento profissional, não aberto ao público, exclusivo para lojistas do setor.
É exigida apresentação do cartão de CNPJ da empresa e comprovar atuação no setor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário