terça-feira, 6 de outubro de 2009

PATRIMÔNIO HISTÓRICO

MOSTRA HISTÓRICA DO SALÃO DE ABRIL

Exposição segue até o dia 15 de outubro

A Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), promoveu ontem a solenidade de abertura da mostra histórica do 60º Salão de Abril, no Centro Cultural Banco do Nordeste.

O Salão Histórico, tributo à sexagésima edição do Salão de Abril, um dos mais antigos eventos de artes visuais da América Latina, foi aberto na última terça (22), no Centro Cultural do Banco do Nordeste do Brasil, Centro da cidade, com a presença de importantes nomes da cultura cearense. A mostra, realizada pela Prefeitura de Fortaleza, em parceria com o BNB, permanece em cartaz até o dia 15 de outubro e faz um panorama das 30 primeiras edições do Salão de Abril, entre os anos de 1943 e 1980. No ano que vem, é a vez dos 30 salões seguintes serem lembrados.

O homenageado da noite foi o pintor Nilo de Brito Firmeza, o Estrigas, que completa 90 anos de idade em 2009. Ele não escondia a alegria e disse estar muito satisfeito por ser reconhecido. A curadora do Salão, Kadma Marques, explica a escolha do artista. “Devemos aos vários livros publicados por ele, em boa parte, os contornos do que conhecemos atualmente sobre a história das artes plásticas no Ceará”, afirma.

Já o Salão de Abril Contemporâneo começa nesta quinta-feira (24) e segue até o dia 7 de novembro. Nesta mostra, obras de 30 artistas selecionados entre 434 brasileiros e até estrangeiros residentes no país são expostas no Centro de Referência do Professor, prédio-sede da galeria Antônio Bandeira, e ainda no Passeio Público e nas ruas Major Facundo e Senador Alencar. “A exposição de obras nas ruas é, também, uma forma de incentivar a população fortalezense a entrar em contato com as artes”, ressalta a secretária municipal de Cultura, Fátima Mesquita.

Prova disso pode ser o sucesso do Salão Histórico já na sua noite de abertura. O evento atraiu até a atenção de estudantes de Guiné-Bissau, país africano quatro vezes menor que o estado do Ceará. Um deles era o jovem Bubacar Djalo, de 23 anos, que ainda não entende perfeitamente o português falado no Brasil, mas soube resumir em poucas palavras sua impressão sobre a mostra. “Muito boa, muito boa”, disse.

SERVIÇO
Salão Histórico
Até 15 de outubro. No Centro Cultural Banco do Nordeste do Brasil (CCBNB) – Rua Floriano Peixoto, 941 – Centro. Visitação de terça a sábado, das 10h às 20h, e aos domingos, das 10h às 18h. Entrada gratuita.
Salão de Abril Contemporâneo
De 24 de setembro a 7 de novembro. No Passeio Público, ao longo das ruas Major Facundo e Senador Alencar e no Centro de Referência do Professor (CRP), na Galeria Antônio Bandeira – Rua Conde D’Eu, 560 – Centro. Visitação: de segunda a sexta, das 8h às 19h, e aos sábados, das 10h às 17h.




III Conferência Municipal de Cultura debate PAC das Cidades Históricas

Plano de Ação para Cidades Históricas para Fortaleza será submetido à consulta pública no CDL

A Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), convoca o poder público e a sociedade civil para mais um debate preparatório da III Conferência Municipal de Cultura, quando o Plano de Ação das Cidades Históricas para Fortaleza (PAC das cidades históricas) será submetido à consulta pública. A oficina de trabalho acontece nesta quarta-feira, dia 7 de outubro, Clube dos Diretores Lojistas (CDL), de 9h ao meio-dia.

O Plano de Ação das Cidades Históricas para Fortaleza (PAC das cidades históricas) é um instrumento de planejamento integrado para a gestão do patrimônio cultural com enfoque territorial. O documento visa elaborar uma política nacional para o patrimônio cultural, partindo do princípio que o patrimônio cultural é elemento estratégico para o desenvolvimento social. Também vem nortear investimentos na área. Fortaleza irá elencar as prioridades do município para captar recursos municipais, estaduais e federais nos próximos quatro anos, com o objetivo de recuperar e requalificar os patrimônios históricos e culturais da Cidade.

O Plano de Ação das Cidades Históricas para Fortaleza é uma demanda do Sistema Nacional de Patrimônio Cultural, realizado pelo Governo Federal, através do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan) e do Ministério da Cultura (MinC). A Prefeitura de Fortaleza já assinou o Protocolo de Cooperação com o Governo Federal e tem até o dia 2 de novembro de 2009 como prazo para apresentar a sua proposta de plano, daí a importância da participação popular.

Em Fortaleza, o Plano está sendo elaborado em conjunto pelo Iphan, Governo do Estado e Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor). São copartícipes ainda as Secretarias Executivas Regionais, em particular a do Centro, as secretarias de Turismo, Meio Ambiente, Infraestrutura e Habitafor, além do Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio Histórico-Cultural de Fortaleza (Comphic) e representantes da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Em paralelo, corre a elaboração de um catálogo com sugestões de reconhecimento de manifestações artísticas e populares e bens materiais e imateriais como patrimônios de Fortaleza.

A área sugerida para receber as intervenções deve ser o Centro Antigo da cidade, ou seja, o centro ampliado. Mas é justamente essa intenção que será submetida aos cidadãos e cidadãs no próximo dia 7, dentro do ciclo de debates preparatórios para a III Conferência Municipal de Cultura.


III Conferência Municipal de Cultura de Fortaleza - Com o tema geral “Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento”, a III Conferência Municipal de Cultura será realizada nos dias 27, 28 e 29 de outubro de 2009. Um de seus objetivos é apresentar para o debate público a proposta de Lei que cria o sistema Municipal de Fomento à Cultura, ou seja, estabelece um conjunto de instrumentos e modalidades de financiamento para a cultura, como o Fundo Municipal e as Leis de Incentivo, o cadastro cultural e o sistema de indicadores. Isso tem por finalidade aprimorar o financiamento público da cultura em Fortaleza e deve implicar também o aumento de recursos disponíveis.

A III Conferência Municipal de Cultura também é instância de aprovação do Plano Municipal de Cultura e do Plano de Ação para as cidades históricas - o PAC das cidades históricas. O Plano Municipal de Cultura é o documento que deve reunir as propostas apresentadas durante a Conferência para balizar a construção de políticas públicas para a Cultura ao longo dos próximos dez anos.

Amparado por uma Lei Municipal que estabeleça metas, programas, ações, responsabilidades, sistemas de monitoramento e avaliação das políticas públicas para a Cultura em Fortaleza, o Plano Municipal de Cultura é peça chave no processo de afirmação de uma política de Estado sistêmica, que atravesse governos.

A criação do Conselho Municipal de Política Cultural, recém aprovado pela Câmara Municipal, com poderes deliberativo, consultivo e fiscalizador no que se refere às definições das diretrizes que orientam a política cultural implementada pelo município também é pauta da III CMC de Fortaleza, bem como a eleição de delegados para a etapa estadual da II Conferência Nacional de Cultura.

Serviço
Consulta pública do Plano de Ação das Cidades Históricas para Fortaleza. Dia 7 de outubro, de 9h ao meio-dia, no Clube dos Diretores Lojistas (Rua 25 de março, 882 - Centro). Entrada franca.

Nenhum comentário: